Pesquisar neste blogue

9 de fevereiro de 2008

7tth Monastir ITF Junior Tournament 2008, G2

Miguel Almeida e Martim Trueva mantem-se em Africa , onde disputarão o quadro principal deste G2 na Tunisia, depois de uma prestação que soube a pouco no torneio da passada semana.
O torneio desenrola-se a partir de 3ª feira em Tunis e tem como principais candiatados à vitória o egipcio Safwat ( finalista do torneio que amanhã termina) e o russo Kuznetsov ( semi finalista esta semana).

Tennis Winter Cups by Head - 2008

A Selecção Portuguesa de sub-16 feminina perdeu esta tarde o seu 2º jogo na Tennis Winter Cup by Head, que se disputa, nesta fase de qualificação, em Maniago, Itália.
Frente à selecção germânica, Maria João Koehler venceu K.Holert por 3/6,6/3 e 6/3, Barbara Luz perdeu com Mara Nowak por 2/6 e 3/6 e, no jogo de pares, Koehler e Rita Vilaça perderam por 5/7 e 1/6.
Portugal não consegui fugir à última posição mas destacamos o facto de Maria João Koehler ter vencido os seus jogos de singulares, tanto hoje como ontem, frente à Turquia, dando sequência ao excelente Masters que fez no final de 2007.
Em masculinos, sub-16, na qualificação que se desenrolou em França, Portugal perdeu hoje frente à Irlanda por 0/3, com Pedro Lopes a perder por 1/6 e 2/6, Francisco Dias a perder por 3/6 e 1/6 e o par luso Francisco Dias e João Domingues a perderem por duplo 3/6.
Com este resultado Portugal irá discutir com a Dinamarca o 7º lugar.

ITF $ 10.000 Albufeira WTA

Resultados do jogos de hoje com portuguesas, na 1ª ronda de qualificação:

Margarida Moura - Lyudmyla Kichenok ( UKR) 1/6, 0/6
Joana Pangaio - Veronica Saucedo ( ARG) 7/6, 4/6 e 6/4
Ana Claro - Mika Urbancic ( SLO ) 1/6, 4/6
Veronica Seruca - Irina Begu ( ROM ) 1/6, 1/6
Barbara Ribeiro - Catia Rodrigues 4/6 , 1/6
Magali De Lattre - Holly Fleming ( GBR) 6/1, 6/1
Rita Freitas - Irini Georgatou ( GRE ) 0/6, 2/6
Diana Batista - Melinda Bengtsson ( SWE) 4/6, 3/6
Carla Caetano - Danielle Brown ( GBR) 5/7, 4/6

ITF $ 10.000 Vale do Lobo WTA

Depois da derrota em singulares, Neuza Silva qualificou-se para a final do torneio de pares, com a holandesa Harmsen, ao vencerem o seu jogo das meias finais por 6/2 e 6/4.
Na final de amanhã, Neuza e Harmsen vão defrontar a dupla nº1 do torneio, a russa Bratchikova ( companheira de treino de Neuza Silva) e a ucraniana Avdiyenko.

CC Quinta da Moura, Sub-12, Cat. C

Joga-se a partir de hoje e até dia 16, em Caxias, o torneio de sub-12, categoria C, organizado pelo CC Quinta da Moura, Simpática agremiação da AT Lisboa.
Agradeçemos ao Nuno Ralheta as informações sobre o torneio, que tentaremos ir actualizando aqui.
Hoje, já se jogaram alguns dos jogos dos grupos em Round Robin.
O melhor rankeado do torneio é o Filipe Cunha e Silva do CETO ( filho de peixe sabe nadar...).
Alguns dos tenistas já apurados para o quadro final são Francisco Cerqueira , David Ramalheira e Frederico Câmara , todos do GC Português, Tiago Oliveira, João Carvalho e Tomás Oliveira do CAD.
Em femininos, a melhor rankeada é Vitoria Milyukova do CETO. Para já os primeiros jogos deram o apuramento para o quadro final à já referida Milyukova e a Cheila Cardoso do CAD.

Tennis Winter Cups by Head - 2008

A Selecção Masculina de Sub 14 cedeu (0-3) diante da França, na meia-final da qualificação para a Winter Cups, hoje, em Corregio, Itália. Com este resultado a Selecção Portuguesa, capitaneada por Pedro Felner, fica arredada da fase final da competição e discute amanhã o terceiro lugar da Zona B com a Roménia, que hoje foi afastada pela Itália.
Resultados
Singulares
Frederico Silva – Laurent Lokoli, 2/6 e 2/6
Vasco Mensurado – Lucas Pouille, 3/6 e 2/6
Pares
Frederico Silva / João Barra – Raphael Zeitoun / Laurent Lokoli, 5/7 e 1/6

Cachantun Cup, Vina Del Mar, Chile WTA ,Tier III, $ 200.000

Frederica Piedade já está na 2ª ronda de qualificação, depois de uma vitória sobre Lefevre por 6/4 e 6/2.
Na 2ª ronda, não sabemos se Pelletier apareceu, dado que está na Colômbia a disputar o torneio de Cali, onde bateu Frederica na 1ª ronda por apertados 7/6 e 7/6..., mas qualquer que seja a adversária e se vencer vai ter que bater na ronda final uma das seguintes tenistas: Llagostera Vives ou Jozami....
Vamos ter confiança e parabéns Frederica.

Cachantun Cup, Vina Del Mar, Chile WTA ,Tier III, $ 200.000

Pouco mais de meia hora de jogo e já está, 6/4 e 1º set para Frederica Piedade, num jogo rápido e, até ver, acessível para Frederica.
Esperamos que a lusa se despache o mais depressa possível da francesa para poder descansar para a 2ª ronda de qualificação.

Catarina Ferreira

Cantamos hoje os parabéns a Catarina Ferreira, uma das mais carismáticas tenistas portuguesas dos últimos anos e que, aos 24 anos, e pelas mãos de João Cunha e Silva está no melhor da sua carreira, dentro do Top 500 e, adiantamos nós, com muita esperança de ter em 2008 o seu melhor ano de sempre.

2007 foi bom para a lisboeta mas o mês de Outubro não lhe vai sair da memória tão cedo, com 4 semanas de sonho, final no Porto, meias finais em Espinho e em Sevilha e os quartos de final num $25.000 francês na ilha da Reunião.


Parabéns Catarina e contamos contigo para 2008 ser um ano com mais resultados no mínimo, interessantes.
Foto: Desporto na Linha

Cachantun Cup, Vina Del Mar, Chile WTA ,Tier II, $ 200.000

Já começou o jogo de Frederica no torneio do Chile, um Tier III, 1ª ronda de qualificação, frente a Sophie Lefevre de França.
Bom começo de Frederica, com 1/0 e a servir.
Força Frederica.

Tennis Winter Cups by Head - 2008

A Selecção Feminina de Sub 14 cedeu ante a Bulgária (1-2), no encontro do play-off para o 5.º lugar na Zona C da fase de qualificação para a Winter Cups, hoje, em Estugarda (Alemanha). Com ambas as equipas já afastadas da fase final, a Selecção Portuguesa, capitaneada por Magda Leal, vai amanhã lutar pelo 7.º lugar com a Noruega, que hoje perdeu com a Espanha.
Depois de Joana Valle Costa ter cedido no primeiro confronto de singulares, por 0/6 e 1/6, frente a Borislava Botucharova, Patrícia Martins venceu o segundo duelo de singulares, por duplo 6/4, diante de Viktoria Tomova, adiando a decisão do encontro para o embate de pares. Num desafio extremamente disputado, a dupla Patrícia Martins / Joana Valle Costa viria a ceder por duplo 4/6.
In: FPT

ATP Delray Beach International Tennis Championships $ 436.000

Gastão Elias está a disputar o jogo inicial de qualificação do torneio de Delray Beach, nos EUA.
Frente a Gregorc, 4/6 no 1º set e 3/4 no 2º, com serviço do esloveno.
Vamos ver se o miúdo consegue dar a volta.
PS: Gastão Elias foi eliminado pelos parciais de 4/6 e 4/6

ITF $ 10.000 Vale do Lobo WTA

O Vale do Lobo Ladies Open, a viver a sua décima edição, vai manter a sina de não conseguir coroar como campeã uma tenista portuguesa. Neuza Silva foi hoje (sábado) eliminada nas meias-finais deste torneio internacional feminino, de 10 mil dólares em prémios monetários, a contar para o 'ranking' mundial do WTA Tour, que a Premier Sports de Pedro Frazão está a organizar na Vale do Lobo Tennis Academy, no Algarve.
A bicampeã nacional, classificada no 192º posto do ‘ranking’ mundial, perdeu por 6-4 e 6-3, em uma hora e 48 minutos, com a russa Elena Chalova, que não está classificada no ‘ranking mundial e teve de passar a fase de qualificação, mas que chegou a figurar no 314º posto em 2006 e conta com cinco títulos de singulares em torneios profissionais da Federação Internacional de Ténis. A queda no ‘ranking’ ficou a dever-se a «ter partido a perna direita, tendo estado parada quase um ano». O Vale do Lobo Ladies Open é o seu primeiro torneio «desde Março do ano passado».
Chalova, de 20 anos, tinha passado quase três horas em campo na véspera, para se qualificar para as meias-finais, mas chegou cedo ao clube e solicitou ao técnico fisioterapeuta da prova, Marco Pedro uma massagem de relaxamento ao ombro direito, que estava dorido, tendo ainda solicitado assistência a uma bolha no pé direito, a uma pequena lesão no tornozelo direito e ao adutor esquerdo. Quando entrou em campo parecia fresca e foi ela quem lidou melhor com o forte vento que se fez sentir.
Mesmo assim, Neuza Silva, cotada como primeira cabeça-de-série, teve grandes hipóteses de ser ela a seguir em frente, uma vez que liderava confortavelmente por 4-2 no primeiro ‘set’, antes de se afundar algo inexplicavelmente em duplas-faltas. A nº1 nacional cometeu seis duplas-faltas em todo o encontro (um vício do qual se tinha libertado na época transacta), mas dessas seis, quatro foram cometidas nos seus dois últimos jogos de serviço do primeiro ‘set’, sendo quebrada em ambas as ocasiões. A sexta e última dupla-falta deu-se no último jogo do encontro, um novo ‘break’ a favor da russa.
«Hoje nunca me senti a jogar bem, mesmo quando estava à frente. Não sei bem o que foi e nem posso dar a desculpa do vento. Estive muito irregular e fui perdendo um pouco a confiança. Nunca me senti capaz de agarrar o jogo», queixou-se a nº1 nacional.
O seu treinador, Paulo Lucas, analisou o encontro do seguinte modo: «A Neuza fez o 2-0 com bastante à vontade e quando precisava de confirmar no seu serviço foi quebrada. Voltou a adiantar-se para 3-1, mas perdeu de novo o serviço. Uma vez mais, avançou para o 4-2, mas não confirmou e sobre o ‘break’. Ou seja, andou sistematicamente dentro e fora do encontro. Teve muitas oscilações de concentração e quando isto acontece, normalmente, a jogadora pior classificada, que não tem nada a perder, começa a agigantar-se enquanto a mais cotada começa a perder confiança. Foi isso que aconteceu».
Amanhã, na final, Elena Chalova defronta a vencedora da outra meia-final que decorre neste momento, entre a espanhola Beatriz Garcia-Vidagany e a eslovaca Dominika Nociarova.
Quanto a Neuza Silva, joga ainda esta tarde a meia-final de pares, ao lado da holandesa Danielle Harmsen, frente ao conjunto formado pela russa Alla Aleksandrova e pela lituana Irina Kuzmina.
Em singulares, a passagem de Neuza Silva pelo Vale do Lobo Ladies Open não deixou de ser positiva. A sadina tinha a defender, neste início de época, os pontos referentes às meias-finais no Montechoro Ladies Open e à vitória no Portimão Tivoli Arade Ladies Open em 2007.
Ora, em 2008, já fez exactamente os mesmos resultados no torneio de 10 mil dólares que ganhou no mês passado na Alemanha e com a presença nas meias-finais desta semana.
Tudo o que fizer nos dois torneios de 25 mil dólares que irá disputar nas próximas duas semanas, na Suécia e em Itália, será para somar pontos.
Premier Sports

Mais uma (evitável) confusão....

"A Federação Portuguesa de Ténis nunca disse que o Miguel Almeida estava dispensado da Winter Cup", referiu Pedro Cordeiro que, em França, acompanha a selecção de Sub-16. "Desconheço qualquer pedido dele a anunciar a indisponibilidade e a FPT tem de tomar medidas perante decisões de atletas que recebem dinheiro do Estado para jogar pela selecção", concluiu Cordeiro.
In: O Jogo

Cachantun Cup, Vina Del Mar, Chile WTA ,Tier II, $ 200.000

Frederica Piedade está cheia de confiança e não terá sido a derrota com uma Pelletier em grande forma que retirou a nossa melhor representante feminina de sempre a vontade de fazer de 2008 a sua melhor época.
No Chile , Frederica Piedade estará na qualificação deste Tier III WTA, jogando a 1ª ronda frente à francesa Sophie Lefevre, WTA 489.
Esta francesa perdeu frente a Frederica no passado ano ( 7/6 e 6/0 ), em Julho, no torneio de Mont Marsan, depois de ter batido na ronda anterior Neuza Silva....
Boa sorte, Frederica.

ATP Delray Beach International Tennis Championships $ 436.000

Depois da vitória num dos Futures da Florida, Gastão não perdeu tempo e com o " apoio" da IMG, pretende dar um salto grande, passado dos Futures para os torneios ATP.
Esta semana mantem-se na Florida onde, em Delray Beach, tentará conseguir o enormissímo feito de ultrapassar uma qualificação onde estão nomes como os de Max Mirnyi, Flavio Saretta ou Rajeev Ram, estes últimos na parte do quadro de Gastão.
Gastão defrontará na ronda inicial o esloveno Luka Gregorc, ATP 447 e que este ano só jogou no inicio de Janeiro na qualificação do Challenger de Miami, tendo perdido na 2ª ronda.
O jogo de Gastão será por volta das 16 horas portuguesas, com live scoring aqui: http://www.yellowtennisball.com/live_scoring.php
Boa sorte Gastão.

8 de fevereiro de 2008

Challenger East London - Africa do Sul - $125.000 ATP

Frederico Gil será o 6º CS no seu primeiro torneio de 2008, que se irá disputar na próxima semana na Africa do Sul.
O torneio contará com a presença de alguns ilustres, encabeçados por Ivan Ljubicic, ATP 24, seguido de Stefan Koubek , ATP 55 e dos suecos Jonhansson e Bjorkman.
Estaremos todos muito curiosos em acompanhar a estreia do nosso melhor representante no ranking mundial e desejamos ao Gil a melhor sorte do mundo.

ITF $ 10.000 Albufeira WTA

Está já disponível o sorteio da 1ª ronda de qualificação do 2º torneio feminino ITF que se desenrola em Portugal.
Os jogos com as portuguesas serão os seguintes:
Margarida Moura - Lyudmyla Kichenok ( UKR)
Katia Rodrigues- Marina Gallo
Nathalie Gunthard - Demi Rodrigues
Margarida Fernandes - Nadege Vergos ( FRA)
Charlotte Pires - Viktoria Kozachuk ( UKR)
Joana Pangaio - Veronica Saucedo ( ARG)
Ana Claro - Mika Urbancic ( SLO )
Veronica Seruca - Irina Begu ( ROM )
Barbara Ribeiro - Catia Rodrigues
Magali De Lattre - Holly Fleming ( GBR)
Rita Freitas - Irini Georgatou ( GRE )
Diana Batista - Melinda Bengtsson ( SWE)
Carla Caetano - Danielle Brown ( GBR)
Uma nota para as 16 ( ! ) portuguesas presentes na qualificação.

ITF $ 10.000 Torre Pacheco ATP

João Sousa nem vai ter tempo para descansar pois amanhã começará aquele que, espera-se será o seu último torneio com qualificação, logo que sejam somados os pontos conquistados esta semana em Murcia.
Na 1ª ronda, defrontará o inglês David Rice, a quem João Sousa venceu em Outubro de 2007 por 6/1 e 6/0.

Bruno Ávila e o futuro do ténis - Parte II

2ª parte do texto de Bruno Ávila:
"Já se passaram uns anos. Hoje os feitos dos “4 Mosqueteiros” e das “2 Ladies”, dos “Reis do Ténis Nacional” e da maioria dos seus sucessores não passam de memórias eternizadas em fotografias…já viram o “Clube dos Poetas Mortos”? Lembro-me sempre do filme ao olhar para as fotografias …todos tinham os seus sonhos, as suas expectativas, as suas esperanças…eram todos candidatos a grandes campeões…ainda hoje conseguimos ver isso mesmo nos olhos de alguns, nas fotografias das revistas que guardo no meu quarto…e alguns podiam mesmo tê-lo sido! Se tivessem nascido noutro país…são sortes!
No entanto, passadas tantas vidas, os problemas são os mesmos: continua a falar-se no que devia ser mudado, no que devia ser feito e a iludir-se crianças e jovens com promessas falsas de protagonismo e futuro brilhante na modalidade…como há dez anos…como há vinte…tudo para continuar a alimentar o enorme negócio que envolve o ténis, quais delegados de propaganda médica! Já alguém o disse, eu reafirmo: há treinadores em Portugal que deviam ser banidos e multados, tal o mal que fizeram e continuam a fazer conscientemente a certos jogadores…são vendedores de sonhos!
Entreguem o ténis a quem ama o ténis...deixem-se de negociatas e discussões, fóruns e simpósios…deixem-se de jogar nos bastidores e vão para o court trabalhar! E quando estiverem verdadeiramente convictos de que o vosso trabalho está a ser bem feito, vão para a estrada, Europa fora…de carro, carrinha, atrelado, camioneta, saco-cama, dormir em praias…lembram-se do que fazia o Bívar com a sua trupe em tempos idos? E acredito que ainda o faça…ou fizesse, se a necessidade o impusesse! Assim nascem os emblemáticos Capitães…são os que vão à luta!
O ténis devia ser como o futebol: os treinadores deviam vir dar o peito à bala nas derrotas e assumir as suas responsabilidades e, porque não, ser substituídos quando não houvesse resultados. Porque ao contrário do futebol, no ténis, sobretudo no português, os cargos eternizam-se.
Já vai longa a minha reflexão…e com tantas reticências…tantas quantas ponho ao futuro do nosso ténis que continua, salvo raras excepções, entregue a jogadores que, em boa hora, decidiram não ficar à espera de resoluções do “estado-maior” para resolver as suas vidas: Frederico Gil, Michelle Brito e Gastão Elias são para mim, e neste momento, os casos mais sintomáticos dos enormes benefícios que a decisão de gerir as suas próprias carreiras, longe de estratégias comuns, lhes trouxe!
Talvez tenha uma visão pessimista da coisa mas o mundo evoluiu e o ténis tem de se adaptar à nova realidade ou correrá o risco de se tornar num desporto autista…falta paixão nesta gente…falta um pouco do que já tivemos e um pouco do que nunca conseguimos ter…faltam Mourinhos…mas não em estilo: em atitude e em feitos!
Falta trazer ao ténis o que o Scolari trouxe à Selecção: resultados, confiança e ambição…raça!!! Insisto na paixão…que me parece tão adulterada…
Aqui vos deixo…chega de “idiotices”…o Grande Mestre é o tempo!

Até sempre"
Até já, Bruno...

ITF $ 10.000 Murcia 2 ATP

Não será a derrota de hoje frente ao italiano Arnaboldi ( 4/6, 6/7 ) que deslustra o excelente torneio do jovem vimaranense em Murcia.
Esperamos agora pelo próximo torneio para que o João Sousa possa, finalmente, chegar até às rondas finais de um torneio de singulares.
Parabéns João.

Tennis Winter Cups by Head - 2008

A Selecção Nacional Masculina de Sub 16, composta por Pedro Lopes, Francisco Dias e João Domingues - acompanhados por Pedro Cordeiro, Capitão das Selecções Seniores -, cedeu ante a Polónia (0-3) na eliminatória da fase de qualificação para a Winter Cups, hoje, em Cholet, França. Amanhã, no play-off, Portugal vai lutar pelo 5.º lugar na Zona C.
Resultados
Singulares
Pedro Lopes – Wojuech Lutkowski, 2/6 e 1/6
Francisco Dias – Bartosz Sawicki, 6/3, 3/6 e 3-8
João Domingues / Pedro Lopes - Adam Laakel / Wojuech, 5/7 e 1/6
A Selecção Nacional Feminina de Sub 16, representada por Maria João Koehler, Bárbara Luz, Rita Vilaça, Ana Claro (suplente), com o Capitão Gonçalo Portas, cedeu, por 1-2, no encontro a eliminar com a Turquia, hoje, em Maniago, Itália. Afastda a hipótese de qualificação para a fase final da competição, Portugal joga amanhã o play-off para o 5.º lugar na Zona B.
Num encontro extremamente disputado, a Selecção Nacional começou por ganhar vantagem com a vitória categórica de Maria João Koehler – presente na Fed Cup 2008, na semana passada, com a Selecção Sénior – por 6/2 e 6/3, à qual Bárbara Luz não deu seguimento no segundo singular, cedendo por 4/6 e 2/6. A decisão remeteu-se para o embate de pares, onde Maria João Koehler e Bárbara Luz viriam a ceder ao cabo de três partidas e depois de vencerem o set inaugural (7/5, 6/7 (3) e 4/6.
Resultados
Singulares
Maria João Koehler – Sena Dogru, 6/2 e 6/3
Bárbara Luz – Melis Sezer, 4/6 e 2/6
Pares
Maria João Koehler / Bárbara Luz – Sena Dogru / Melis Sezer, 7/5, 6/7 (3) e 4/6
A Selecção Nacional Feminina de Sub 14, formada por Joana Valle Costa, Patricia Martins, Beatriz Coelho, Sofia Araújo (suplente) e a Capitã Magda Leal, cedeu frente à Eslováquia (0-3) na eliminatória da qualificação para a Winter Cups, hoje, em Estugarda, Alemanha.
Com este resultado, a Selecção Nacional fica arredada da fase final da competição e vai discutir, amanhã, o play-off para o 5.º lugar da Zona C.
Resultados
Singulares
Joana Valle Costa – Karolina Schmiedlova, 4/6 e 0/6
Patrícia Martins – Petra Uberalova, 6/7 (1) e 1/6
Pares
Beatriz Coelho / Joana Valle Costa – Michala Kucharova / Karolina Schmiedlova, 2/6 e 2/6
In: FPT

Bruno Ávila e o futuro do ténis - Parte I

Do nosso grande amigo Bruno, tenista/músico açoriano ( que não é mas é como se fosse), recebemos, com muito gardo algumas considerações que consideramos importantes, sobre o ténis em Portugal.
Dada a extensão do texto, optámos por dividi-lo, pelo que apresentamos agora a 1ª parte, um remexer no baú das recordações, em jeito de viagem por um passado que deve ser olhado como fonte de aprendizagem.
Obrigado Bruno pela tua paciência e atenção.
"Sempre tive o terrível defeito de escrever apenas quando sinto que as minhas mãos deslizam pelo teclado e eu, sem qualquer esforço, vou diluindo pensamentos de há muito, dando forma a uma qualquer visão periférica daquilo que é a minha realidade…não é a letra de uma canção…é uma forma poética de dizer que no ténis nunca faltaram papagaios e idiotas, estes últimos no verdadeiro sentido do termo e, nos quais, me insiro.
Há poucos dias, numa tarde em que me propus arrumar o meu quarto, aconteceu o que sempre acontece quando decido fazê-lo: a meio do trajecto, dei de caras com o “caixote do ténis”, onde guardo tudo o que tem a haver com imprensa escrita. Desde revistas a jornais, passando por algumas edições do velhinho “Jornal do Ténis”, ainda em formato de Jornal, por algumas publicações que trouxe de Espanha, quando lá fui jogar, e pelos “telex” da Lusa que o meu Pai me trazia da RTP ao fim do dia, com notícias, na hora, de tudo o que se passava no mundo das raquetes…ainda não havia Internet!
Foi um desfiar de recordações muito gratas…passei pelo início das carreiras profissionais dos “4 mosqueteiros” (Marques, Cunha, Mota e Couto) e das “2 Ladies” (Sofia Prazeres e Tânia Couto), pelos “Reis do Ténis Nacional” que, não se afirmando internacionalmente se impuseram internamente nos Abertos e, a partir de 1995, nos TMN (Martim Peralta, Vasco Gonçalves, Bruno Fragoso, Nuno Almeida, Pedro Pereira, José Nunes, Inês Drumond, Patrícia Valadas, Marta Peralta, Joana Pedroso…), pelas grandes promessas que, na altura, se afiguravam como grandes sucessores da chamada “geração de Ouro” (Gonçalo Figueiredo, Hélder Lopes, Tomás Maul, Gonçalo Francisco, Pedro Duarte Pedro Leão, André Lopes, Vítor Ferreira, André Ferreira, João Antunes, Hélder Carvalho, Gonçalo Nicau, Diogo Rocha, Peter Rodrigues, José Pedro Silva, Israel Monteiro, Nuno Lencastre, Francisco Neves, Bruno Pedro, Frederica Piedade, Neuza Silva, Carlota Santos, as irmãs Gaspar, Cristina Correia, Ângela Cardoso…). Passei por estratégias, certezas, pela euforia gerada no início da estada de Jan Soukup em Portugal ao serviço do Centro Nacional de Treino, por sucessivas Direcções de Federação, pelo renascer da nossa Selecção ao comando do apaixonado e electrizante Zé Vilela e por alguns brilhantes desempenhos dos nossos internacionais: vibrei com o Bernardo nos JO de Barcelona/92, em que quase sacava o Ivanisevic, arrepiei-me com a coragem do Cunha e Silva na eliminatória que vencemos em Belgrado frente à Jugoslávia em 1998, delirei com as vitórias do Nuno Marques no “Estoril Open” em 1995, deliciei-me com a estreia vitoriosa do Emanuel na sua estreia a titular por Portugal…foram alguns momentos que revivi…deitado no chão do meu quarto…a tentar arrumar memórias… "
(continua)

ITF $ 10.000 Vale do Lobo WTA

Neuza Silva qualificou-se hoje (sexta-feira) para as meias-finais do Vale do Lobo Ladies Open, o torneio internacional feminino, de 10 mil dólares em prémios monetários, a contar para o 'ranking' mundial do WTA Tour, que a Premier Sports de Pedro Frazão está a organizar na Vale do Lobo Tennis Academy, no Algarve.

A bicampeã nacional, classificada no 192º posto do ‘ranking’ mundial, derrotou a holandesa Danielle Harmsen, a 688ª classificada na hierarquia do WTA Tour, por 7-5 e 6-2, ao cabo de uma hora e 40 minutos de jogo.

Neuza Silva, cotada como primeira cabeça-de-série, salvou dois ‘set-points’ na primeira partida, quando perdia por 4-5 e 15-40, mas nessa altura lembrou-se «dos cinco ‘match-points’ que tinha salvo frente à mesma adversária na primeira ronda do Portimão Tivoli Arade Ladies Open do ano passado». A confiança ajudou-a a ultrapassar a tormenta.

«Foi um primeiro ‘set’ difícil e precisei de muita garra porque o forte ‘top-spin’ que ela imprime à bola ganhava ainda mais efeito com o vento que tem estado a soprar hoje», explicou a nº1 nacional que, ao lado desta mesma Danielle Harmsen, se qualificou para as meias-finais de pares.

«O segundo ‘set’ já foi mais fácil, controlei bem o jogo e ela falhou um pouco mais, algo que não tinha sucedido no primeiro», acrescentou a sadina, que apreciou a visita do seu treinador Paulo Lucas, vindo de propósito de Lisboa para vê-la jogar as fases finais deste Vale do Lobo Ladies Open.

Amanhã, nas meias-finais, Neuza Silva defronta a russa Elena Chalova, uma russa de 20 anos, que não está classificada no ‘ranking mundial e teve de passar a fase de qualificação, mas que chegou a figurar no 314º posto em 2006 e conta com cinco títulos de singulares em torneios profissionais da Federação Internacional de Ténis. Hoje, Chalova eliminou a francesa Nadege Vergos por 2-6, 6-3 e 7-5 em duas horas e 50 minutos.

«Para já, foi bom a Chalova ter necessitado de quase três horas para se qualificar para as meias-finais. Poderá estar mais cansado do que a Neuza amanhã, mas creio que esta russa é, a pesar de tudo, mais acessível do que a Harmsen. A Chalova bate mais forte na bola, mas varia pouco o jogo», analisou o treinador Paulo Lucas.

No outro encontro dos quartos-de-final que já terminou, a espanhola Beatriz Garcia-Vidagany impôs-se à russa Vasilisa Davydova por 6-3, 2-6 e 6-1.
Premiersports

Tennis Winter Cups by Head - 2008

A Selecção Nacional Masculina de Sub 14, com Vasco Mensurado, Frederico Silva, João Barra e Diogo Rocha (suplente) e capitaneada por Pedro Felner, apurou-se, esta manhã, para as meias-finais da fase de qualificação da Winter Cups, em Correggio, Itália, ao derrotar a Bósnia & Herzegovina (3-0).
Frederico Silva, com os parciais de 7/5 e 6/3, e Vasco Mensurado, por 6/2 e 6/3, ganharam os respectivos confrontos de singulares diante dos bósnios. Já com a vitória consumada, a dupla Vasco Mensurado / João Barra bateu a dupla adversária em três partidas.
Amanhã, Portugal enfrenta a França e em caso de vitória garante a qualificação para a fase final da Winter Cups, que decorre de 22 a 24 deste mês, em Pruhonice, República Checa.
In: FPT

Frederico Gil a "O Record"

O campeão nacional Frederico Gil tem objectivos ambiciosos para esta época.
Estar entre os 100 melhores [n.d.r. é 139.º] e tornar-se no primeiro jogador português a entrar directamente no quadro principal do Estoril Open de 14 a 20 de Abril. “Figurar no top 100 é uma meta que persigo desde há algum tempo e da qual nunca irei desistir”, confessou Frederico Gil de saída para a África do Sul onde, na próxima semana, vai inaugurar a temporada num Challenger em que será cabeça-de-série.
Gil fará depois os mesmos torneios do ano passado, em França, em Besançon e Cherbourg, na tentativa de continuar a progredir no ranking mundial, sinal de “poder ter acesso a provas com mais pontos e dinheiro.
Vou lutar para ver se consigo entrada directa no Estoril Open.
Este ano o prize-money desceu um pouco e talvez tenha alguma hipótese”, frisou o pupilo de João Cunha e Silva.
O regresso de Gil às provas portuguesas só acontecerá por ocasião da Taça Davis (11, 12 e 13 de Abril) no Clube de Ténis do Estoril. “Temos de unir esforços para derrotar a Tunísia”, acentuou.
In: O Record ( Norberto Santos)

ITF $ 10.000 Murcia 2 ATP

João Sousa terá conseguido, ontem, uma das mais importantes vitórias da sua carreira, ao eliminar o 3º CS e ATP 300, Sanchez De Luna, do torneio de Murcia 2.
O jovem de 18 anos, natural de Guimarães mas radicado em Barcelona, bateu o espanhol pelos parciais de 6/4, 6/7 e 6/1, apurando-se assim para os quartos de final do torneio.
Andrea Arnaboldi de Itália é o adversário que segue, ATP 392 e que eliminou o 6º CS.
João Sousa confirma assim o excelente inicio de época que já lhe deu uma vitória num Future, em pares, e uma sucessão muito interessante de bons resultados, muitos deles a acontecerem em interminaveis qualificações com muito desgaste, fisico e emocional.
Parabéns ao João.

7 de fevereiro de 2008

Torneio de Carnaval Fastsports, Sub-8, Sub-10

Numa organização da Fastsports, Escola de Ténis dos irmãos Anão, realizou-se no inicio desta semana o torneio de Carnaval para os mais pequenos, em sub-8 e sub-10.
Em sub-8 a vitória no torneio foi para Francisco Melo do CT Estoril, numa competição mista, realizada por grupos.

Nos mais " crescidos", a vitória foi para Peniche, para o Tiago Cação, que bateu na final João António do Ferreira Activa CT por duplo 4/0.

Em meninas, Mafalda Parra do C. Vale venceu Beatriz Godinho do TCP Santo Adrião, pelos parciais de 4/2 e 4/1.

Um fim de semana alargado cheio de ténis travesso e divertido lá para os lados de Belas, com Hugo Anão a atrair as atenções dos mais de 30 miúdos que participaram nesta competição.

XI Torneio Cidade do Seixal, Cat.C

Disputou-se durante esta quadra canavalesca o torneio da Cidade do Seixal, na sua 9ª edição.
Nos courts de piso duro do Brasileiro Rouxinol, um dos mais animados clubes da Margem Sul, a vitória em femininos sorriu a Ana Curto do CETO que venceu na final Patricia Couto do Paços Brandão, pelos parciais de 6/1 e 6/2.
No quadro masculino a final vai ser disputada entre Sérgio Coquerim do CTQ Sossego e Nuno Espinha do CT Amadora, jogo a realizar no próximo sábado.

Arbitragem Portuguesa em grande

A arbitragem portuguesa estará representada em dois encontros referentes ao Grupo Mundial da Taça Davis, que decorrem entre 8 e 10 de Fevereiro.
Carlos Ramos será árbitro de cadeira no encontro que opõe as selecções do Perú e de Espanha (em Lima, Perú), enquanto Jorge Dias, como juiz árbitro, e Mariana Alves, como árbitro de cadeira, marcam presença no embate entre Alemanha e República da Coreia (em Braunschweig, Alemanha).
In: FPT

Tennis Winter Cups by Head - 2008

Em sub-14 femininos, Portugal defronta a selecção da Eslováquia na ronda inaugural, em encontro a realizar em Estugarda, na Alemanha.
Em sub-14 masculinos, em Itália, Portugal será um dos CS e vai defrontar uma das seguintes selecções: Bósnia, Montenegro, Roménia ou Suiça.
Em Cholet, França, os sub-16 masculinos não tiveram muita sorte e vão defrontar a poderosa Polónia na ronda inaugural, enquanto que em sub-16 femininos, a nossa selecção vai jogar frente à Turquia em jogo a realizar em Maniago, Itália.
Todos os jogos se realizam amanhã, por eliminação directa, sendo que as finalistas de cada torneio se apuram para a fase final, que se realizam no final de Fevereiro.
Boa sorte para os miúdos portugueses que, tão honrosamente, defendem a nossa bandeira e representam o nosso país.

6th SFAX ITF Junior Tournament 2008, G3

Miguel Almeida perdeu na 2ª ronda do torneio, frente ao CS nº3, pelos parciais de 1/6, 6/4 e 4/6.
Em pares, Trueva e Almeida foram eliminados nos quartos de final, num jogo verdadeiramente incrível, e que terminou com os parciais de 7/5, 5/7 e 5/7, frente a uma dupla italo-japonesa.

ITF $ 10.000 Vale do Lobo WTA

Aparentemente sem grande esforço, Neuza Silva continua a somar vitórias atrás de vitórias, tendo conseguido o apuramento para os quartos de final do torneio de Vale do Lobo, batendo a germânica Anna Zaja por 6/3 e 6/1.
Sendo a única das 8 CS ainda em prova, Neuza é mais do que favorita para o 2º triunfo da época, sendo que terá agora que eliminar a holandesa Danielle Harmsen.
Harmsen é, curiosamente, a parceira de Neuza na competição de pares, e já estão nas meias finais, depois da vitória de hoje por 6/2 e 6/2, sendo que agora defrontam uma dupla de Leste, Aleksandrova e Kuzmina.
Joana Pangaio e Carla Caetano perderam pelos parciais de 3/6 e 4/6.

Pedro Felner em entrevista ao site da FPT

Porque achamos que é uma entrevista para ser lida e relida, deixamos aqui a mensagem do Prof. Pedro Felner ao gabinete de imprensa da FPT.

A Federação Portuguesa de Ténis (FPT) apresentou este ano um programa específico de actividades para os atletas da Selecção Nacional de Sub 14. O objectivo passa, essencialmente, por construir dois programas de actividades distintos – Selecção A e Selecção de Esperanças – e aumentar a participação em provas internacionais, alargando, ao mesmo tempo, o leque de atletas presentes.
Pedro Felner, Capitão da Selecção Nacional Masculina de Sub 14, esteve na base do surgimento do programa e resume o objectivo: “Trata-se de um projecto cuja ideia já tinha surgido há algum tempo e, este ano, foram criadas as condições para a sua implementação. Pretendemos estabelecer um programa para integrar e motivar mais jogadores, incluindo aqueles que não competem muito internacionalmente. É extremamente importante, nestas idades, tentar integrar o maior número possível de atletas. Um programa ambicioso com mais actividades e mais atletas é o que queremos fazer”.
A FPT tem vindo a encetar contactos no sentido de alargar em muitas provas internacionais o número de atletas presentes, aumentando, desta forma, os custos de financiamento. “Para além de termos um programa de actividades para a Selecção de Esperanças, teremos quase o dobro de competições internacionais e, em muitas delas, duplicamos o número de jogadores a participarem. A FPT tem trabalhado para ter mais jogadores nos torneios. Após conversações com a Federação Italiana conseguimos aumentar de 2 para 4 o número de atletas no quadro principal de duas provas. Consequentemente duplicam também os custos com os atletas. Para equilibrar esses custos e para podermos cumprir com o orçamento que temos, optámos por pedir a comparticipação dos atletas nas viagens aos torneios que fazem parte do apoio da FPT”, resume Pedro Felner.
Para melhor se perceber o alcance deste projecto, o Capitão da Selecção Nacional Masculina de Sub 14 diz que “é necessário fazer uma distinção clara entre programas de apoio e Selecções Nacionais, pois, provas de representação nacional são apenas os Campeonatos da Europa por Equipas e Individuais”. O programa de apoio “permite ao atleta participar em 9 ou 10 provas internacionais”, para além dos Campeonatos da Europa.
“Não é verdade que os jogadores tenham de pagar os seus bilhetes de avião para representar a Selecção Nacional. Em todas as provas de representação nacional, as despesas são integralmente pagas pela FPT. Os atletas apenas contribuem nas provas que fazem parte do programa de apoio aos jogadores, e essa contribuição representa um valor muito reduzido relativamente às despesas inerentes à participação num torneio internacional. A FPT propõe esta comparticipação nos bilhetes para poder, com esse dinheiro, investir na participação em mais provas”, esclarece o Seleccionador.
A poucos dias das Selecções de Sub 14, Masculina e Feminina, tal com o as Selecções de Sub 16, participarem na fase de qualificação da Winter Cups – entre 8 e 10 de Fevereiro -, Pedro Felner acredita que “os resultados obtidos pelos atletas nos escalões mais jovens são um indicador, mas mais importante é a oportunidade de poderem competir junto dos melhores e aproveitarem estas oportunidades para desenvolverem o seu nível de jogo”. Para o Seleccionador, as participações dos atletas portugueses nos grandes torneios internacionais não têm desiludido, pelo contrário, afirmando: “Os nossos jogadores batem-se de igual para igual com os melhores da Europa, sejam eles de França, Alemanha ou Itália”.
In: FPT
"

Torneio Ace Team Carnaval 2008, sub-14 e sub-16, Cat. C

Terminou hoje, dia 6 de Fevereiro, o Torneio de nível C, Ace Team Carnaval.
Os resultados das finais foram:
Sub 16 Masculinos
G.Loureiro(CIF) vs. Nuno Andrade(Ace Team) 2/6 1/0 (desistência por lesão de N.Andrade) Sub 16 Femininos
Luisa Castro(CAD) vs. Adriana Veludo(C.T.Estoril) 6/4 6/2
Sub 14 masculinos
Julien Contzen(CTQuinta da Marinha) vs. Francisco Ferreira (CETO) 6/2 6/1
Sub 14 Femininos
Teresa Nogueira (CIF) vs. Claudia Cianci(GCP) 6/3 6/1
In: Ace-Team

Torneio de Carnaval do Carcavelos Tenis, sub-12, Cat. C

Terminou no dia 4 de Fevereiro, o Torneio, inscrito na FPT, de Carnaval do Carcavelos Ténis.
A chuva não foi impedimento para o desenrolar do torneio, já que a utilização dos campos cobertos permitiu o fim do mesmo dentro das datas previstas.
Após uma fase de jogos "todos contra todos", com 28 inscritos na prova masculina e 15 na prova feminina, passaram 16 jogadores e 8 jogadoras para o quadro de eliminação directa.
Os vencedores foram Tomás Oliveira do CT CAD e Margarida Leão, também do CT CAD. Tomás Oliviera disputou o 1º lugar com Tiago Oliveira, tendo vencido por 4/1 e 4/2. Já Margarida Leão venceu Maria Amaral por 4/1, 5/4 (5).
In: Carcavelos Tenis

6th SFAX ITF Junior Tournament 2008, G3

Neste torneio tunisino assistia-se ao regresso de Martim Trueva à competição, depois de boas perspectivas deixadas em 2007.
No sorteio do quadro principal, saíu-lhe a fava, com o jogo frente ao " pequeno Nadal", Carlos Boluda de Espanha.
Martim perdeu pelos parciais de 4/6 e 1/6.
Miguel Almeida, também presente, teve melhor sorte e venceu o britânico James Richardson por 6/3, 3/6 e 6/2.
Na 2ª ronda defronta o indiano Sundanwa Sitaram, 3º CS e actual nº 97 ITF Junior.

ITF $ 10.000 Vale do Lobo WTA

Neuza Silva fez valer o seu estatuto de CS nº1 do torneio e foi a única portuguesa a ultrapassar a 1ª ronda do torneio algarvio.
Com uma vitória fácil por 6/4 e 6/3, Neuza vai agora defrontar na 2ª ronda Anna Zaja da Alemanha, que bateu Joana Pangaio na 1ª ronda por 4/6 e 2/6.
Já Catarina Ferreira defrontava a CS nº2 e companheira de Neuza no Sassoeiros, a russa Nina Bratchikova, perdendo por 6/2, 5/7 e 3/6.
Em pares estão 3 portuguesas nos quartos de final.
A dupla Carla Caetano/Joana Pangaio jogam frente a Bacquet de França e Kilsdonk da Holanda e Neuza Silva, com a holandesa Harmsen defrontam a dupla italiana Balsamo/Pioppo.

6 de fevereiro de 2008

ITF $ 25000 Cali WTA

Frederica Piedade foi eliminada da ronda inicial do torneio colombiano, tendo perdido frente à CS nº3 em dois sets, ambos discutidos no TB, com os parciais de 6/7 e 6/7.
A boa noticia é que Frederica parece estar recuperada da lesão que teve no Arizona, pelo que esperamos com muita espectativa o seu próximo torneio.

PNDT - Guimarães

Michelle Ortega (CT Braga) e Afonso Cortez (CT Porto) venceram, em femininos e masculinos, respectivamente, a segunda etapa do Circuito Nacional de Sub 10 do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos) – Zona Norte, no passado fim-de-semana, no Clube Ténis de Guimarães.
A prova contou com 35 atletas e, apesar da forte chuva que se fez sentir na cidade-berço, foram jogados 74 short sets (sets mais curtos). Cerca de 150 pessoas passaram pelo Clube Ténis de Guimarães para assistir aos encontros.
Em Sub 10 femininos, Michelle Ortega (CT Braga), depois do segundo lugar conquistado em Oliveira de Azeméis – na primeira etapa do PNDT em 2008 –, venceu a prova de Guimarães, à frente de Eduarda Alves Costa (ET Espinho), 2.ª classificada, e de Marta Ferreira (CT Braga) que completou o pódio.
Nos Sub 10 masculinos, Afonso Cortez (CT Porto) impôs-se a António Faria, jogador da casa, por 5/3, na final da prova. Na disputa pelo terceiro lugar, Francisco Oliveira (CT Porto) ganhou a Luis Faria (CT Guimarães), apenas no tie-break, por 5/4 (7-4). ~
In: FPT

Open Juvenil CIF 2008, Sub-12, Cat. A

Mariana Geraldes Maçãs (CAC), em singulares femininos, e Bernardo Lemos (CN Ginástica), em masculinos, venceram ontem o Open Juvenil CIF 2008, prova de Sub 12 (Nível A), que decorreu no CIF, em Monsanto, Lisboa.
Na final feminina, Mariana Maçãs impôs-se a Ivone Álvaro (Tavira RC), por 6/2 e 6/1, enquanto Bernardo Lemos levou a melhor sobre Ivo Rodrigues (Tavira RC), por duplo 6/4, no encontro decisivo de masculinos.
Singulares Femininos
Final
Mariana Geraldes Maçãs (CAC) - Ivone Álvaro (Tavira RC), 6/2 e 6/1
Meias-Finais
Luisa Almeida (ETN Alegro) - Mariana Geraldes Maçãs (CAC), 1/6 e 2/6
Teresa Lobo (GC Português) - Ivone Álvaro (Tavira RC), 2/6 e 6/7 (5)
Singulares Masculinos
Final
Bernardo Lemos (CN Ginástica) – Ivo Rodrigues (CT Porto), 6/4 e 6/4
Meias-Finais
Bernardo Lemos (CN Ginástica) – Zé Maria Dória (SCA Sousa), 6/4 e 6/4
Nuno Mesquita (CT Olaias) – Ivo Rodrigues (CT Porto), 4/6 e 0/6
Pares Femininos
Final
Luisa Almeida (ETN Alegro) / Malide Fernandes (AA Coimbra) – Mariana Maçãs (CAC) / Teresa Lobo (GC Português), 7/5 e 6/3
Pares Masculinos
Final
Manuel Almeida (ET Espinho) / Diogo Pinho (CT Jamor) – Henrique Baptista (GC Português) / José Maria Lino Moya (GC Português), 6/4 e 6/4
In: FPT

5 de fevereiro de 2008

Open Juvenil CIF 2008, Sub-12, Cat. A

Termina hoje o Open Juvenil CIF 2008, a primeira prova de Sub 12 (Nível A) do presente ano, que reúne atletas de todo país no CIF, em Monsanto, Lisboa.
Bernardo Lemos (CN Ginástica) e Ivo Rodrigues (CT Porto) discutem hoje a vitória final em singulares masculinos. Bernardo (1.º cabeça-de-série) e Ivo (2.º CS) confirmaram o favoritismo ao longo da prova, tendo ganho nas meias-finais a Zé Maria Dória (SCA Sousa), por duplo 6/4, e Nuno Mesquita (CT Olaias), por 6/4 e 6/0, respectivamente.
Em femininos, quatro atletas lutam ainda pelo triunfo na prova, sendo que as duas principais favoritas - Luisa Almeida (ETN Alegro), campeã do Masters do Circuito Nacional de Sub 10, e Ivone Álvaro (Tavira RC) - marcam presença nas meias-finais.
Singulares Femininos
Final (hoje)
Meias-Finais (hoje)
Luisa Almeida (ETN Alegro) - Mariana Geraldes Maçãs (CAC)
Teresa Lobo (GC Português) - Ivone Álvaro (Tavira RC)
Singulares Masculinos
Final (hoje)
Bernardo Lemos (CN Ginástica) – Ivo Rodrigues (CT Porto)
Meias-Finais
Bernardo Lemos (CN Ginástica) – Zé Maria Dória (SCA Sousa), 6/4 e 6/4
Nuno Mesquita (CT Olaias) – Ivo Rodrigues (CT Porto), 4/6 e 0/6
In: FPT

ITF $ 10.000 Murcia 2 ATP

João Sousa soma e segue e já está na 2ª ronda do torneio de Murcia, depois de mais uma vitória, esta por 6/1 e 6/3.
O grande teste para o português será o seu jogo da 2ª ronda, frente ao 3º pré-designado do torneio, o espanhol Sanchez De Luna, actual nº 300 ATP e vencedor do torneio de Espinho de Outubro passado.

ITF $ 10.000 Vale do Lobo WTA

Neuza Silva é a primeira cabeça-de-série do Vale do Lobo Ladies Open, o torneio internacional feminino, de 10 mil dólares em prémios monetários, a contar para o 'ranking' mundial do WTA Tour, cujo quadro principal arrancou hoje (terça-feira) na Vale do Lobo Tennis Academy, no Algarve, sob a organização da Premier Sports.

A bicampeã nacional não tinha previsto a sua participação no torneio que abre a época internacional feminina em Portugal, mas decidiu à última hora solicitar um ‘wild card’ aos directores de torneio (Paulo Oliveira e Pedro Frazão), que acederam ao seu pedido.

«Vim da Fed Cup (selecção nacional) lesionada nos adutores mas tenho feito tratamentos diários e estou a sentir-me melhor», disse Neuza Silva, que no ano passado ganhou em Portimão um destes tradicionais três torneios internacionais femininos de Fevereiro e que tenta tornar-se na primeira portuguesa a vencer o Vale do Lobo Ladies Open, criado em 1999.

«Cheguei a inscrever-me nos torneios de Montechoro e de Portimão, mas depois desisti porque vou antes jogar torneios de 25 mil dólares em Estocolmo (Suécia) e Capriolo (Itália) nas próximas duas semanas. Mas como verifiquei que estava de novo capaz de jogar e que em Lisboa não tinha parceiras de treino, pois o grupo de competição de Sassoeiros está todo aquí, em Vale do Lobo, optei por pedir um convite para jogar esta semana. Sempre me dá mais rodagem, há prémios monetários em jogo e posso, ao mesmo tempo, prosseguir os tratamentos com o massagista do torneio (Marco Pedro)», acrescentou a nº1 nacional.

Neuza Silva chegou ontem (segunda-feira) ao Algarve e só joga amanhã (quarta-feira), frente à espanhola Melia Cabrera-Handt, no segundo encontro das 10:30 horas, ou seja, deverá arrancar por volta das 12:0 horas. O quadro principal contempla mais duas tenistas portuguesas: Catarina Ferreira, que entrou directamente, e Joana Pangaio, oriunda da fase de qualificação. Catarina Ferreira joga depois de Neuza Silva diante da russa Nina Bratchikova, terminando a jornada com o embate entre Joana Pangaio e a alemã Anna Zaja.

Joana Pangaio foi a única das 11 portuguesas inscritas na fase de qualificação a apurar-se para o quadro principal. Num duríssimo ‘qualifying’ de 128 participantes, foi necessário ultrapassar quatro rondas e a “pupila” de Ana Nogueira bateu sucessivamente a estoniana Barbara Kvelstein (6-4, 6-1), a ucraniana Lyudmyla Kichenok (7-5, 6-3), a russa Alla Aleksandrova (6-4, 4-6, 6-2) e a ucraniana Julia Goloborodko (1-0 e desistência).

Foi a segunda vez, nos últimos três anos que Joana Pangaio passou o ‘qualifying’ do Vale do Lobo Ladies Open, depois de, em 2006, ter mesmo atingido os quartos-de-final do quadro principal. «Só pode ser uma questão de sorte. É certo que gosto deste clube e destes ‘courts’, mas também me sinto bem em Montechoro onde já por duas vezes só fui eliminada na última ronda da fase de qualificação. Por outro lado, pensando melhor, poderá ser por se tratar do primeiro torneio do ano. Chego mais fresca. Esta série de três torneios é desgastante porque as qualificações são muito longas, com muitas rondas», disse a jovem de 20 anos, que, entretanto, já está nos quartos-de-final de pares. Pangaio e Carla Caetano receberam um ‘wild card’ para o quadro principal de pares e justificaram o convite com um triunfo hoje obtido sobre a também portuguesa Kátia Rodrigues e a inglesa Margot Carter por 6-1 e 6-3.
PremierSports

ITF $ 10.000 Murcia 2 ATP

João Sousa conseguiu o apuramento para o quadro principal do torneio murciano, depois de ter derrotado o espanhol Diaz Ventura em 3 sets, com os parciais de 1/6, 6/3 e 7/6.
Na 1ª ronda do quadro principal, caberá ao português defrontar outro espanhol, convidado da organização, de seu nome Javier Lopez-Parra e que busca aqui o seu primeiro ponto internacional.
Em pares, o João jogará com Rumenov Payakov, de Espanha e defrontam na ronda inaugural os brasileiros Bonatto e Guidolin.

Open Juvenil CIF 2008, Sub-12, Cat. A

Destaque do dia de ontem no quadro feminino foram a eliminação da 3ª cabeça de série Matilde Fernandes por Teresa Lobo do Ginásio Clube Português, e um especial destaque para a jogadora do CAC Mariana Geraldes Maçãs que conta apenas com dois jogos perdidos até ao momento.
Meias finais femininas:
Luísa Almeida vs Mariana Geraldes Maçãs
Teresa Lobo vs Ivone Alvaro
No quadro masculino José Maria Dória do SC ALberto de Sousa derrotou o 3º designado Francisco Caldas, enquanto Nuno Mesquita do CT Olaias protagonizou a grande surpresa do dia ao derrotar o 4º designado Manuel Almeida pelos parciais surpreendentes de 0/6; 7/5 e 6/4.
Ivo Rodrigues e Bernardo Lemos confirmaram o favoritismo nos seus encontros.
Meias finais masculinas:
Bernardo Lemos vs José Maria Dória
Nuno Mesquita vs Ivo Rodrigues
In: www.bolamarela.com

4 de fevereiro de 2008

Um repto..........polémico !!!!

Ok, eu sei, alguns dos assuntos aqui referidos têm dado "pano para mangas", isto é, têm suscitado alguma contorvérsia, com comentários contra e a favor disto e daquilo, uns a coberto do anonimato, outros através de emails pessoais que me tem mandado.
Em relação à questão das viagens, já recebi, tanto de treinadores, como de pais, algumas explicações que podem ( assim acredito) justificar o método usado pela FPT mas isso ficará para uma outra oportunidade.
Um dos nossos fiéis leitores, acabou de me fazer uma proposta que, apesar de me ter já passado pela cabeça, acho que, agora mais do que nunca, poderá propiciar uma saudável discussão e apresentação de ideias, sugestões, resoluções, o que quiserem.
Mas ainda antes da proposta, este nosso leitor lança também um repto ( que agradeço que seja entregue a quem de direito) para que, o mais depressa possível se faça, na televisão, como veículo de comunicação de massas por excelência, um debate alargado sobre o estado do ténis em Portugal, com a presença dos defensores e dos detractores do actual " status quo ", e moderado por jornalistas " apartidários".
Fica o repto e esperamos que alguém apadrinhe este iniciativa.
Mas vamos ao que interessa:
O que eu faria se fosse o presidente da FPT ?
Uma única regra para os comentários: agradeço que se identifiquem com um nome, falso ou verdadeiro, para que possamos acabar com os anónimos por aqui, dado que apagarei os que não estejam identificáveis.

Rankings

O triunfo de Gastão Elias no torneio de 10 mil dólares de Boca Raton, na Flórida (Estados Unidos), permitiu que o jovem tenista, ainda júnior, desse um salto de 80 lugares no ranking mundial, passando agora a figurar entre os 600 melhores (549.º), aproximando-se do segundo melhor português na tabela ATP, Leonardo Tavares (521.º)
Ranking ATP
139.º (139) Frederico Gil (Portugal), 305
521.º (515) Leonardo Tavares (Portugal), 49
549.º (629) Gastão Elias (Portugal), 42
732.º (731) Rui Machado (Portugal), 21
949.º (954) João Sousa (Portugal), 10
1128.º (1123) Frederico Marques (Portugal), 6
1283.º (1276) Gonçalo Nicau (Portugal), 3
1489.º (1488) Pedro Sousa (Portugal), 1
Ranking WTA
192.º (202) Neuza Silva (Portugal), 148
295.º (296) Michelle Brito (Portugal), 84
301.º (302) Frederica Piedade (Portugal), 82
460.º (459) Catarina Ferreira (Portugal), 38
652.º (650) Magali de Lattre (Portugal), 18
718.º (718) Ana Catarina Nogueira (Portugal), 14
In: Record

Open Juvenil CIF 2008, Sub-12, Cat. A

Jogos dos oitavos de final da competição masculina:
Bernardo Lemos - Rafael Marques
Afonso Faria - Eduardo Paulo
Francisco Caldas - Ricardo Marreiros
Tiago Eusébio - José Maria Dória
Nuno Mesquita - José Maria Moya
António Sabugueiro - Manuel Almeida
Miguel Marreiros - João Brás
Diogo Pinho - Ivo Rodrigues
Jogos dos quartos de final da competição feminina:
Luisa Almeida - Ana Filipa Santos
Mariana Maçãs -Maria Tavares
Teresa Lobo - Matilde Fernandes
Cindy Mosneag - Ivone Álvaro

3 de fevereiro de 2008

Torneio de Carnaval do Carcavelos Tenis, sub-12, Cat. C

Numa organização do Carcavelos Tenis, disputa-se até 3ª feira o torneio de sub-12, de Cat. C.
Na vertente feminina, o quadro final apresenta os seguintes jogos:
Maria Amaral ( C Vale) - Joana Carriço (CT Santarém)
Ema Pires ( Boa Hora ) - Constança Figueiredo ( GA Duque )
Matilde Branco ( CNG ) - Margarida Leão ( CT CAD )
Ana Castro Silva ( CT Amadora ) - Patricia Leitão ( C. Vale )
Em masculinos, os jogos dos quartos de final serão os seguintes:
Tomás Fernandes ( C. Vale ) - Tomás Oliveira ( CT CAD )
Alexandre Carvalho ( CETO ) - João Luis Alves ( Colégio Moderno )
Francisco Paulo ( CT Estoril ) - Pedro Fafaiol ( Carcavelos Tenis )
Patrick Dier ( CT Estoril ) - Tiago Oliveira ( CT CAD )

Torneio Ace Team Carnaval 2008, sub-14 e sub-16, Cat. C

Até ao próximo dia 6 vai-se disputar nas instalações do CT Alfragide o torneio de Carnaval da Ace-Team para sub-14 e sub-16, que vamos acompanhar aqui.
No quadro masculino de sub-14, os favoritos serão Guilherme Rosa, do Albi e Luis Palha, do CIF e em femininos, favoritismo para Beatriz Parreira do AT Parque e Inês Paiva do CETO.
Em sub-16 masculinos, Miguel Deus e Nuno Andrade, ambos da equipa da casa, são os dois CS mas o torneio conta ainda com a participação do " internacional" Gonçalo Loureiro.
Em meninas, os nomes mais sonantes serão os de Luisa Castro do CAD e o de Marta Martins da ETC Azeitão, sendo a tenista da casa Alexandra Sokolova a outsider.
Na medida do possível, alguns dos resultados serão aqui apresentados e espera-se que a chuva não estrague o torneio, sob a supervisão do Prof. Pedro Bívar.

Open Juvenil CIF 2008, Sub-12, Cat. A

Acompanhamos o nosso amigo André Luso ( www.bolamarela.com ) na cobertura da 1ª prova de Cat. A de sub-12 em Portugal, e vamos ter também aqui os resultados do quadro principal.
Bernardo Lemos, Ivo Rodrigues e Francisco Caldas são os 3 pré-designados neste torneio que, espera-se, traga bom ténis e muita animação na miudagem.
Saude-se a iniciativa do site bem como a colaboração prometida do juíz-arbitro, Jorge Cardoso, para que, finalmente, se possa começar a divulgar, massivamente, os resultados dos mais pequenos, merecedores de verem o seu nome amplamente difundido.
Parabéns André.

ITF $ 25.000 Cali WTA

Depois de ( mais) uma pequena lesão contraída em competição, Frederica desloca-se até à Colômbia para disputar o quadro principal do torneio de $ 25000 de Cali e não se pode dizer que tenha tido sorte no sorteio.
Na 1ª ronda vai encontrar a canadiana Maria Eve Pelletier, nº 169 WTA e 3ª CS neste torneio.
Apesar de ter batido a sua adversária nas últimas duas vezes que se encontraram, Pelletier é sempre uma adversária de respeito, que ainda não venceu em 2008 e que não ganha um jogo WTA desde Outubro de 2007.
Vamos esperar que a Frederica não se ressinta da lesão e que possa dar continuidade a um bom inicio de época que, recorde-se, lhe deu o título de pares em Tampa Bay e uma qualificação no Arizona limpa.
Boa sorte, Frederica.

ITF $ 10.000 Murcia 2 ATP

João Sousa iniciou a vencer a sua qualificação, batendo um WC pelos parciais de 6/1 e 6/4.
Na 2ª ronda, nova vitória sobre o britânico Alexander Farquharson por 6/3 e 7/5.
O jogo final de apuramento será frente ao espanhol David Diaz-Ventura, ATP 1034.

Tennis Winter Cups by Head - 2008

Já são conhecidos os seleccionados lusos para as eliminatórias da Tennis Winter Cups de sub-14 e sub-16 que se desenrolam a partir de 8 de Fevereiro.
Assim:
Sub-14 masculinos: Vasco Mensurado, João Barra, Frederico Silva, Diogo Rocha(suplente)
Sub-14 femininos: Patrícia Martins, Beatriz Coelho, Joana Valle Costa, Sofia Araújo (suplente)
Sub-16 masculinos: Miguel Almeida, Francisco Dias, Pedro Lopes, João Domingues (suplente)
Sub-16 femininos: Bárbara Luz, Maria João Koehler, Rita Vilaça, Ana Claro (suplente)
Em sub-14 masculinos, Portugal estará no Grupo 2, que se disputa na cidade de Coreggio, em Itália, conjuntamente com as selecções da Bósnia, França, Hungria, Itália, Montenegro, Roménia e Suiça.
Em sub-14 femininos, Portugal está no grupo C, que se vai disputar na Alemanha, em Estugarda, com as selecções da Bélgica, Bulgaria, Alemanha, Noruega, Sérvia, Eslováquia e Espanha.
Em sub-16 femininos, Portugal também estará em Itália, em Maniago, com as selecções da Bélgica, Bulgaria, Alemanha, Itália, Roménia e Turquia.
Finalmente, em sub-16 masculinos, Portugal jogará em Cholet, França, com as selecções da Bósnia, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Holanda e Polónia.