Pesquisar neste blogue

19 de abril de 2008

Novi Sad, ETA sub-16, Cat.2

É o que faz a euforia do Estoril Open.
Um imperdoável esquecimento fez-nos não referir a presença de duas lusas na lindissíma Croácia, no quadro principal de um torneio de Cat. 2 , a contar para o ranking europeu de sub-16.
Brites Soares foi eliminada na 1ª ronda pela 3ª CS do torneio, a romena Larisa Sporea, pelos parciais de 3/6 e 1/6, enquanto Margarida Moura, como convidada, e também na ronda inaugural, venceu a bielorussa Bandarovich por 6/0 e 6/2.
Na 2ª ronda perdeu frente a Vasiliki Giannakaki da Grécia , pelos parciais de 1/6 e 2/6.
Em pares ambas as lusas perderam na 1ª ronda.

VII Torneio Internacional Valência, ITF Junior, G2

Manuel Marcelo é 0 8º CS da qualificação deste G2 que se disputa na academia de JC Ferrero, em Villena, Espanha.
Na 1ª ronda, cabe-lhe defrontar o russo Alexander Blakhin, convidado da organização.
Em meninas, Patricia Martins é uma das tenistas convidadas para a qualificação e defronta na 1ª ronda a 7ª CS, a sueca Ebba Unden.

18 de abril de 2008

Estoril Open - Dia 7

4/6 e 1/6 e vitória, mais do que natural, de Roger Federer sobre Frederico Gil.
Pró ano temos mais.
Até lá.

Estoril Open - Dia 7

Depois de no 1º set ter cometido a proeza de quebrar o serviço ao Sr. Federer , e apesar de o ter perdido por 4/6, Frederico Gil está a deliciar os mais de 5000 espectadores presentes no Court Central, neste encontro relativo aos quartos de final do Estoril Open.
Com uma interrupção devido à chuva pelo meio, o 1º set desenrolou-se numa toada de equilibrio, com um Gil muito consistente frente a um Federer a errar mais do que é costume.
Neste momento, no 2º set, 1/1 e 40/0 para Federer, a servir e a chuva a provocar mais uma interrupção no encontro.

Estoril Open - Dia 7

Daqui a pouco começa o jogo entre Frederico Gil e Roger Federer.
Voltamos lá mais para o final e vamos ver o jogo descansados....
Boa sorte Gil, tu mereces o jogo, a honra e o resultado, qualquer que ele seja.

João Sousa

Para João Sousa, a participação no Estoril Open foi pouco menos que um sonho.
Não nos podemos esquecer ( e o portuga, muitas vezes, tem a memória curta ) que o João era , pra muitos que aqui mandavam as bocas do costume, um daqueles que perdia sempre, fartava-se de jogar e jogar e jogar e raramente passava da 1ª ou 2ª ronda de qualificação nos inúmeros torneios de $ 10.000 em Espanha.
Mas o miúdo, com uma grande máquina técnica, psicológica e de formação atrás de si, soube esperar a sua hora e logo que abandonou o circuito de júniores ( onde, recorde-se, foi sempre o melhor português atrás do Gastão), comecaram a aparecer as primeiras vitórias nas qualificações em Futures.
Agora, depois de um convite mais do que merecido para estar no Estoril Open, não se amendrontou com um madrasto sorteio ( e logo ele, que em Espanha, tinha por norma apanhar com os CS logo de entrada ) e despachou Golubev, venceu Vejmelka e Pedro Sousa para depois no quadro principal ultrapassar Marach na 1ª ronda. Pelo meio, a honra de ter trocado umas bolas com Roger Federer.
Os 20 pontos aqui conquistados duplicam o seu pecúlio de 20 conquistados até aqui e vão colocá-lo a pouco mais do que 60 lugares de entrar no Top 500, com uma subida de quase 200 lugares.
É um prémio mais do que merecido para o João e para os seus pais, verdadeiros investidores privados na sua carreira. No seu regresso a Barcelona, ouvirá, por certo, dos seus treinadores e mentores muitas palavras de confiança e não nos surpreenderia se o João, de repente, caísse nalgumas qualificações de Challengers....
Boa sorte João e obrigado por teres sido a grande estrela do Estoril Open de 2008.

Para a semana...

Catarina Ferreira deverá estar em Torrent, para um torneio de $ 10.000, onde deverá ser CS.
Em Espanha, junto a Barcelona, na cidade do hóquei, Reus, estará uma armada lusa, composta por Leonardo Tavares, João Sousa, Frederico Marques e Pedro Sousa.
Em júniores, Manuel Marcelo e Pedro Palha continuam em Espanha, onde jogam o G2 da Acedemia de JC Ferrero.
Ambos estão igualmente inscritos num G1 francês , em Beaulieu Sur Mer onde estará igualmente Miguel Almeida.
Brites Soares e Margarida Moura poderão viajar até à Sérvia, onde estão inscritas num Cat. 3 do ranking de sub-16 da ETA.

Frederico Gil

Para além da vitória, Gil embolsará, mesmo que perca com Federer, 9200 Euros, bem preciosos nesta altura do campeonato, sendo que os 25 pontos liquidos que acrescentará ao seu ranking farão Gil subir cerca de 10 lugares na próxima 2ª feira, aterrando por volta do lugar 135 ATP.
Gil vai viajar agora para Itália onde, em Cremona, a partir de 2ª feira, vai participar no Challenger local, com um prize money de 30.000 €.

Estoril Open - Dia 7

Bem mais rápido do que todos esperaríamos, Frederico Gil venceu os 6 jogos que precisava para mar presença no Court Central mais logo, após o almoço, vencendo o 2º set do encontro com João Sousa por 6/2.
Assim e pela primeira vez em torneios profissionais, um português vai defrontar Roger Federer, para mais, no Estoril Open.
A Frederico Gil nada é exigido. Fez vincar o seu estatuto de melhor português da actualidade e vai ter que apenas desfrutar o jogo com o mago suiço, com a certeza que, independentemente do resultado, vai deixar a nação tenística nacional orgulhosa do seu pupilo.
Uma última palavra para João Cunha e Silva.
Como todos os que adoptam uma postura " low profile" longe das parangonas dos jornais, Cunha e Silva sofre comentários aqui e ali menos abonatórios ao estatuto que, como jogador e como treinador, sobre construir mas, mesmo assim, é, de longe, o treinador de ténis com mais sucesso em Portugal.
O CETO mantem várias centenas de alunos, em todos os escalões e níveis profissionais e soube, na altura propria, resgatar Gil , ir buscar Rui Machado a Barcelona e iniciar, com este, um percurso deveras interessante. Outros exemplos ( Gonçalo Falcão ) iniciam agora uma nova etapa da sua carreira no clube de Oeiras.
Seria bom, para o ténis português, que todos batessemos palmas aos bons exemplos.
Parabéns, ao Gil, ao Rui, ao João Sousa ( será esta a próxima contratação do CETO ??? ) e ao João Cunha e Silva por tudo aquilo que estão a dar ao ténis português.
Para o Federer, vê lá se apanhas alguma indigestão mais logo.....

Estoril Open - Dia 7

Frederico Gil já está com um pé no jogo do ano, mais logo, frente a Roger Federer.
Acabou de quebrar, pela 2ª vez , o serviço de João Sousa e vai servir a vencer por 4/1.

Estoril Open - Dia 7

Já recomecou o jogo no Court Central do Jamor, com o resultado neste momento em 2/1 para Gil, que quebrou o serviço de João Sousa .

Estoril Open - Dia 7

Falta pouco para começar a 2ª parte de um filme genuínamente português ( até o juíz de cadeira é portuga...) e que decidirá, mais logo, o adversário de Roger Federer nos quartos de final do Estoril Open.
No meio de tantos comentários verdadeiramente inúteis e inócuos, era bom que nos juntassemos a apoiar o tenista que mais gostamos sem com isso denegrir, atentar contra a imagem do outro.
É tão simples mas, pelos vistos, dificil de entender para muitos.
Recordo que o jogo foi interrompido ontem depois de uma valente tromba de água no Jamor, quando os parciais marcavam 0/15, no serviço de Frederico Gil, 0/1 no 2º set e 7/6 no 1º set.
Que vença o melhor até porque, mais do que os pontos e/ou dinheiro , o prémio é 60 minutos de treino " a sério" com Roger Federer.

17 de abril de 2008

Campeonato Regional Inter-Clubes - AT Vila Real

Situados num espaço privilegiado da cidade flaviense (quer dizer, até oPrograma Polis permitir!), junto ao Jardim do Tabolado, os courts rápidos do TCChaves foram palco de mais uma edição do prestigiante Campeonato Regional de Equipas, vulgo Inter-Clubes, competição que se disputa no formato de 3 singulares e 2 pares.
Brevemente, e sem lugar dissertações, de manhã, no primeiro frente-a-frente, os tenistas da academia transmontana lograram uma vitória expressiva (4-1) face à equipa anfitriã, o Ténis Clube de Chaves.
À tarde, os tenistas da AAUTAD superiorizaram-se ao CT Vila Real por 3-2.Na última jornada, o CT Vila Real venceu (3-2) o TC Chaves alcançando assim a 2ª posição e o direito de participar na fase nacional.
Nesta competição, a equipa da Secção de Ténis da AAUTAD (na foto, da esquerda para direita - "Gui", Vj, "Xiscco", Amadeu, "Caloiro Pedro", "Grande Spratley"e "Nik") obteve mais um título de Campeã Regional e garantiu o apuramento para a fase seguinte, isto é, o Campeonato Nacional de Equipas, cuja realização está agendado para os dias 9 a 12 de Outubro (local a designar).

Campeonato Regional de sub-14 -AT Setúbal

Está a decorrer o Campeonato Regional sub 14 da Associação de Ténis de Setúbal. O torneio terminará sábado.
No quadro masculino, nos lugares de acesso à final irão estar Tomás Leal, do Clube Tenis Setubal, que vai defrontar Eduardo Lameiras, do CRDBRouxinol, e Ivo Lapão, da Assoc. T. Almada, que irá jogar contra Samuel Cabanas, da AT Parque.
No quadro feminino, já estão apuradas as duas finalistas :Bárbara Alonso (CRDB Rouxinol) diante de Beatriz Parreira (AT Parque).

Rankings ETA

Patricia Martins manteve a 24ª posição do ranking europeu de sub-14 e mantem, pois, a melhor posição entre as portuguesas.
Depois de Patricia estão Sofia Araújo em 200ª e Beatriz Coelho em 213ª.
Em masculinos, no mesmo escalão, Vasco Mensurado desceu para 54ª posição, seguido de Diogo Rocha em 77º e João Barra em 87º. Já fora dos 100 primeiros estão ainda Henrique Costa em 100º, Frederico Silva em 103º, Gonçalo Loureiro em 109º e Danyal Sualehe em 121º.
Em sub-16 femininos, a liderança lusa pertence igualmente a Patricia Martins, na 123ª posição, seguida de Barbara Luz em 177ª e Maria João Koehler em 206º.
Em masculinos, Miguel Almeida é 38º, Francisco Dias 148º e Vasco Mensurado 227º.

Marca Jovens Promessas - Vigo

Rita Vilaça já está nos quartos de final do 3º torneio do circuito espanhol Marca Jovens Promessas, que se está a disputar em Vigo, na Galiza.
Na 2ª ronda bateu a espanhola Beatriz Prieto por 3/6, 6/4 e 6/3 e defronta de seguida Rocio Sanchez Palacio, uma das grandes esperanças espanholas do ténis juvenil e uma das candidatas a vencer o circuito em 2008.
Recordo que Rita Vilaça esteve em Valladolid, na 1ª jornada deste circuto, em finais de Março e conseguiu atingir a meia final, sendo pois uma das tenistas mais respeitadas do circuito espanhol.
Parabéns à Rita Vilaça por esta aposta, que , aliás, já vem desde do ano transacto, em participar e com óptimos resultados nos sempre competitivos torneios e circuitos espanhóis.

Torneio Poitou Charents Iteuil, ETA, sub-14, Cat. 3

Vasco Mensurado foi afastado das meias finais do torneio de singulares, depois de ter perdido esta tarde pelos parciais de 2/6 e 2/6, frente ao francês Deshayes.
No entanto, em pares, Mensurado e Frederico Silva sagraram-se vice-campeões da competição, após derrota na final por 4/6 e 5/7.
Aliás, Portugal dominou toda a competição de pares, já que Joana Valle Costa, com Dunford, venceu a competição feminina, com vitória na final pelos parciais de 6/1 e 6/3.
Foi pois uma brilhante prestação da selecção lusa em França, prestigiando, mais uma vez, o nosso país além fronteiras.
Parabéns a todos e bom regresso a casa.
PS: No dia de 5ª feira, o website oficial do torneio mostrava a dupla masculina como vencedora da copetição, tendo agora emendado o resultado. Aos visados as nossas desculpas.

PNDT - Carcavelos

Inês Mesquita (CT Torres Vedras), em singulares femininos, e Duarte Vale (CT Qta Marinha), em masculinos, venceram a terceira etapa da Zona Centro do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos), a contar para o Circuito Nacional de Sub 10, realizada no Carcavelos Ténis, no fim-de-semana de 5 e 6 de Abril. Tomás Soares ganhou a prova de Sub 8. Cerca de 70 atletas marcaram presença em Carcavelos.
Resultados
Prova de Sub 10
Singulares Femininos
1.º lugar: Inês Mesquita (CT Torres Vedras)
2.º lugar: Sofia Remédios (CT Sassoeiros)
Singulares Masculinos
1.º lugar: Duarte Vale (CT Qta. Marinha)
2.º lugar: Ricardo Ramos (CT Estoril)
Pares Femininos
1.º lugar: Simone Leal (CTS Miguel) / Marta Magalhães (CTS Miguel)
2.º lugar: Inês Mesquita (CT Torres Vedras) / Teresa Franco (CT Torres Vedras)
Pares Masculinos
1.º lugar: Duarte Vale (CT Qta. Marinha) / Manuel Gonçalves (CT Qta. Marinha)
2.º lugar: Diogo Herrera (CIF) / Afonso Olivares (Carcavelos Ténis)
Prova de Sub 8 (competição mista)
Vencedor: Tomás Soares (CIF)
In: FPT

Estoril Open - Dia 7 - Horários

Será que vai chover amanhã, logo pela manhã ?
Os meterologistas dizem que nim, pode ser que sim, pode ser que não....
João Sousa, depois de perder o 1º set por 6/7 e estando a vencer por 1/0, frente a Frederico Gil, terá oportunidade de confirmar se a chuva de hoje lhe foi benéfica ou não.
Frente a um Gil reconhecidamente bem mais forte do que em anos transactos, João Marinho Sousa é, para este blog e para a generalidade dos analistas presentes no Jamor, a grande revelação do torneio.
Durante o 1º set de hoje e em vários periodos de jogo, até parecia que o miúdo já anda nesta alta ( bem , média ) roda do ténis mundial desde sempre...
Muito seguro, serviço a 200 Km's por hora, trocas de bola com precisão e coerência, pecando, compreensivelmente, aqui e ali, por alguma falta de paciência e algum deslumbramento pela simpatia expressa pelo público do Court Central.
Amanhã, logo pelas 10 horas da manhã, Gil e Sousa irão decidir quem irá ter a honra de defrontar Roger Federer no encontro do inicio da tarde.
Que ganhe o melhor....

Estoril Open - Dia 6

Com 1/0 para João Sousa e após o 1º set para Frederico Gil, começou a cair uma chuva diluviana que interrompeu o encontro, sendo que o mesmo só deverá ter continuidade amanhã de manhã para decidir quem, amanhã à tarde, defrontará Federer.

Estoril Open - Dia 6

1º set para Frederico Gil, no Tie-Break, por 7/6, com 7/5.
Um excelente jogo de ténis em terra batida, entre dois portugueses, no Estoril Open, e com o público claramente a aplaudir bem mais os pontos de João Sousa do que os de Frederico Gil...

Estoril Open - Dia 6

6/6 e Tie-Break no 1º set.
Um João Sousa ao nível de um Frederico Gil a jogar no seu torneio favorito.
Para apostar, aqui o blog aposta em João Sousa....

Estoril Open - Dia 6

Frederico Gil-João Sousa 4/4

João Sousa a servir a 200 Km's por hora !!!!!

Estoril Open - Dia 6

Veja o jogo em directo aqui : http://videos.sapo.pt/qFqMVftvP5JMhTMkJyVV

Estoril Open - Dia 6

Já começou, no Court Central do Complexo do Jamor, o encontro que opõe Frederico Gil a João Sousa, em jogo da 2ª ronda do torneio ATP.
Recorde-se que o vencedor desta partida tem, amanhã, a difícil mas entusiasmante tarefa de defrontar Sua Excelência Roger Federer.

Torneio Poitou Charents Iteuil, ETA, sub-14, Cat.3

Vasco Mensurado e Frederico Silva são uma das duplas finalistas do torneio de pares do torneio francês, depois de vitória na meia final por 6/3 e 6/4.
O jogo decisivo será frente à dupla Kanar/Lokoli que, na 2ª ronda eliminaram outra dupla lusa, a de Diogo Rocha e Henrique Costa.

Estoril Open - Dia 6

Com Roger Federer a mostrar porque é o nº1 do mundo e apesar de a terra batida, para mais molhada, não ser a sua superfície favorita, esperamos ansiosamente pelo inicio do confronto luso entre Frederico Gil e João Sousa para saber quem amanhã terá a honra de defrontar o suiço no jogos dos quartos de final do Estoril Open.
Roger venceu Hanescu pelos parciais de 6/3 e 6/2 em 60 minutos.

Quatro grandes senhores do ténis

http://www.rafaelnadal.com/es/fundacion.html

http://www.fundacionnalbandian.org.ar/es/

http://www.rogerfedererfoundation.org/en.html

http://www.agassifoundation.org/

16 de abril de 2008

Estoril Open - Dia 6 - Horários

Dois jogos importantes e ambos no Court Central do Jamor.
Pelas 13.45h jogam Federer e Hanescu e pelas 15.45 o grande jogo do torneio até ao momento, o confronto inédito entre lusos numa 2ª ronda de um torneio ATP, Frederico Gil vs. João Sousa.

Estoril Open - Dia 5

Com um Davydenko em dificuldades e obrigado a um 3ºset no Court Central, com 6/2 e 2/6, o Jamor assiste no Centralito ao jogo de pares de Gastão e Leonardo, frente a Lindstedt e Nieminen com 4/6 e 3/2 e serviço dos lusos.
Nos restantes jogos de hoje, destaque para a sova de Benesova em Pennetta, 1ª CS, por duplo 6/2 e à derrota do 5º CS masculino, Simon, por desistência frente a Cipolla.
Lá mais para a noite, jogarão Gil e Rui o seu encontro de pares.

Top 10/12 Bressuire , ETA Sub-12

Matilde Fernandes venceu o seu encontro inaugural deste torneio francês, pelos parciais de 7/5 e 6/2, indo agora defrontar a francesa Maurine Lena.
Em masculinos, depois de Dória, também Bernardo Lemos perdeu na ronda inaugural, pelos parciais de 1/6 e 5/7.
Os quatro portugueses estão nas provas de pares, ainda sem resultados disponíveis.

Torneio Poitou Charents Iteuil, ETA, sub-14, Cat.3

Vasco Mensurado é o sobrevivente luso no quadro de singulares do torneio francês, depois de ter vencido, esta manhã, em jogo dos oitavos de final, pelos parciais claros de 6/0 e 6/2.
No jogo de acesso à meia final vai defrontar o 7º CS, o francês Romain Deshayes.
Frederico Silva perdeu por 3/6 e 0/6.
Em pares femininos, Joana Valle Costa estará na final, depois de ter vencido a dupla de Beatriz Coelho por 6/4 e 6/1.

Estoril Open - Dia 5

Foi a despedida de Rui Machado do Estoril Open, na 2ª ronda, depois da derrota desta tarde por 6/7 e 1/6.
Ainda assim os 15 pontos conquistados servirão para mais um pulo no ranking, devendo ficar perto do 335º lugar na próxima 2ª feira.
Parabéns Rui e agora, depois de sete semanas de competição sem interrupção, é bom que descanses alguns dias para voltares em forma.

Estoril Open - Dia 5

Rui Machado terá gasto os trunfos todos no 1º set, depois de uma recuperação notável, onde, a perder por 2/5, evitou um set point indo até ao tie-break, no 2º set as coisas não correm nada de feição ao luso, que perde por 0/4 frente a Florent Serra, ATP 101.
No entanto, o 1º set mostrou que Rui Machado tem jogo para muitos dos challengers do circuito e que, não sendo uma prioridade absoluta para o pupilo de João Cunha e Silva, pode aí conseguir conseguir pontos importantes para entrar, de novo, no Top 300 mundial.

Estoril Open - Dia 5

Daqui a cerca de 30 minutos deverá começar, no Court Central, o desafio da 2ª ronda do Estoril Open, entre Rui Machado e Florent Serra.
O francês, que reside na Suiça, tem 27 anos e é um dos jogadores mais sólidos da forte armada francesa.
Apesar de estar fora do Top 100, já foi nº 36 ATP, no Verão de 2006.
2008 não lhe tem corrido nada bem, com várias eliminações precoces e tenta aqui recuperar o terreno perdido.
Esteve em Nápoles , no inicio do mês e perdeu para Starace nos quartos de final e esteve no Open da Australia, onde perdeu na 2ª ronda para Rafael Nadal em 3 sets, fazendo apenas 4 jogos...
Em resumo, um Rui inspirado pode dar aqui outra grande alegria aos portugas unidos neste Estoril Open de 2008 do nosso contentamento.
Força Rui.

Tenis Quiz: Quem ele é?


Tenis Quiz: Quem ela é?


Crédito: espn.com

No O Jogo

As infra-estruturas provisórias do Estoril Open são, todos os anos, tema "obrigatório" no Jamor, onde Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, marcou ontem presença e comentou a questão frequentemente abordada por João Lagos. "As condições deste torneio são excelentes e está muito bonito", avançou.
"Mas o Estoril Open deve ter uma instalação de 'court' central definitiva e não móvel. Nós queremos criar, no Jamor, as melhores condições para o ténis. Estamos a um mês de ter as obras dos seis 'courts' cobertos concluídas, porque é nossa intenção que este conjunto seja um centro de alto rendimento.
Terá três ou quatro dezenas de campos, já existentes, mais os cobertos e uma instalação definitiva", prosseguiu, garantindo estar o "Governo, com a Federação Portuguesa de Ténis e João Lagos, a estudar as soluções para implementar o 'court' central, que terá de ser ajustado a todo um conjunto de instalações complementares a que um Estoril Open obriga e também para acolher grandes torneios internacionais".
Em 2009, segundo Laurentino Dias, haverá algumas diferenças de localização de estruturas, não comprometendo, contudo, a realização da prova.

Encontro Imediato

O nosso amigo Flávio andou pelo Estoril Open e traz-nos uma visão na 1ª pessoa do encontro imediato de 3º grau com a nossa mais do que tudo.
Vai-me , por certo, perdoar a inconfidência de tornar público um sentimento que por certo, a muitos outros aconteceu.
Para Michelle, acredita miúda, estamos todos contigo, nos bons e sobretudo nos menos bons momentos.
Uma sugestão: não arranjavas aí, na tua fatiota de jogo, um espaço pequenino para colocares a bandeira de Portugal?
Flávio dixit:
Foi com uma enorme vontade que me dirigi hoje ao Estoril Open.
Pela primeira vez, iria ver jogar, ao vivo, a pequena grande Michelle,longe dos habituais live scores que sigo pela internet para saber como está a correr este e aquele jogo.
A caminho do central, vejo-a passar em direcção à zona de jogadores.
Cresceu...pensei eu, em comparação à última vez que a tinha visto o ano passado, no Estoril Open.
Começou o jogo e tudo corria de feição.
Calculei que a segunda partida fosse rápida. Boa movimentação, pancadas fortes.
Contudo, Mamic apercebeu-se do jogo unidimensional que Michelle praticava e apostou na consistência.
Os erros começaram a aparecer. Faltaram, como ela posteriormente acabou por dizer, os slices e os amorties.
Entre um forte apoio do público, os pais que diziam à sua filha para ter mais calma no jogo, e uma Michelle que efusivamente gritava "vais", "vamos"e "calma", numa demonstração de querer dar a volta ao resultado, o público do central acreditou que seria possível.
Nada a que não estejamos habituados naquela miúda. E de facto, tudo indicava que sim- reduziu de 2/5 para 4/5. Entretanto, Michelle vai servir e acaba por consentir o break e o encontro. Pela primeira vez, um atleta fez-me chorar.
Mas, o público soube consolar a menina prodígio e, com um forte aplauso, de pé, mostrou estar do seu lado e reconheceu o que ela já fez, na sua tenra idade. Sabia que não era o momento certo, mas queria muito que a Michelle me assinasse uma foto sua e demonstrar-lhe como gosto dela e o quão estou grato pelo que já fez.
Estava sozinha, ladeada por dois seguranças. Não hesitei e lá fui. Congelei, como que um adolescente que vê o seu ídolo (tenho 21 anos). Os sorrisos a que nos habitou eram, hoje,lágrimas por sentir a derrota caseira. Felicitei-a por tudo o que já conseguiu, agradeci-lhe a felicidade com que me presenteou com as suas vitórias e disse-lhe que tem um futuro pela frente.
As suas lágrimas,que se aguentavam, acabaram por cair.
Agradeci-lhe mais uma vez, por gentilmente ter acedido ao meu pedido.Fui embora com a certeza de que mais que uma grande jogadora, está ali uma pequena grande mulher que ama o seu país natal e que tudo fará para orgulhar os portugueses.
Para o ano há mais.

15 de abril de 2008

2º dia consecutivo com record no blog

Depois de ontem termos ultrapassado, pela primeira vez os 1000 visitantes únicos, hoje conseguimos igualmente atingir as 2000 pageviews, sendo que este resultado combinado é demonstrativo da aceitação que vamos tendo no panorama tenistico nacional.
Mais uma vez, obrigado a todos e muito especialmente aos muitos mails de felicitações que recebemos durante o dia de hoje.

6º Open Seat - Sub-14 - Cat. B - SCPorto

Nos dias 25, 26 e 27 de Abril vai ter lugar no Sport Club do Porto o 6º Open Seat no escalão de sub-14 masculinos e femininos, prova da nível B da Federação Portuguesa de Ténis.
As inscrições podem ser feitas na secretaria do clube, pelos telefones 226066243/962001281 ou com o Juíz Árbitro Francisco Castro através do 966215820 até ao dia 17 de Abril!

O SCP é uma simpática agremiação da cidade invicta que conta nas suas fileiras com vários tenistas que já aparecem por aqui regularmente referidos, como são o caso de Rui Lima ou José Tinoco, que estão em França neste momento a representar o nosso país.
De parabéns também a SporJop, a Wilson e a SportZone por apoiarem iniciativas deste teor.

Rui Machado - Jogador do mês da ITF

Já está disponível o longo texto de apresentação de Rui Machado como o jogador do mês para a ITF em http://www.itftennis.com/mens/players/spotlighton/2008/march2008.asp.
O jornalista Nick Fishpool escapelizou as consecutivas vitórias de Rui Machado durante o mês de Março e quase no final deixa-nos um parágrafo inteiro que nos enche de orgulho e que deverá ser mais uma fonte de motivação extra para o encontro do Rui amanhã:
"To summarise, March was a successful month for Rui as he won two Futures singles titles to add to the two titles he won in February.
Also it is worth noting that starting with his first round win in Italy in early February, Rui managed to win twenty-three consecutive singles main draw matches before his defeat in the semi final of Spain F12 in late March.
This places him in joint 6th position in an all time list of successive main draw Futures matches won.
This run of victories brought him a total of 4 titles, three of these coming in successive weeks. During this 23 match main draw winning streak, Rui only lost 2 sets. He even played in a qualifying event during this same period winning all three matches played without losing a set."
Depois disto, só nos apetece dizer : Well Done, Rui.

Estoril Open - Dia 5 - Horários

Amanhã, Rui Machado em singulares fará o 2º jogo no Court Central frente ao francês Florent Serra e fechará o dia no mesmo espaço, com Frederico Gil no jogo inaugural de pares frente à dupla Melo e Prieto.
No Centralito, a fechar o dia, jogam Gastão e Leonardo frente a Lindstedt e Nieminen.

Torneio Poitou Charents Iteuil, ETA, sub-14, Cat.3

Em masculinos, apenas Frederico Silva e Vasco Mensurado lograram passar à 3ª ronda do torneio francês.
Frederico Silva venceu Arthur Beck (FRA) por 3/6, 6/3 e 6/4 e Vasco Mensurado venceu Armand Rafalimanana (FRA) por 2/6, 7/5 e 6/4.
Dos restantes portugueses , Henrique Costa perdeu com Jonathan Kanar (FRA) por 2/6 e 1/6, José Tinoco perdeu com Cameron Silvestre (FRA) por 1/6 e 2/6, Diogo Rocha perdeu com Nicolas Leblanc (FRA) por 6/1, 3/6 e 1/6 e Danyal Sualehe perdeu com o francês Julien Tan por 3/6 e 3/6.
Na próxima ronda, Vasco Mensurado, 2º CS, defronta o inglês Angus Mac Caul e Frederico Silva ( 5º CS ) encontra o 9º CS, o francês Gregoire Barrere.
Em pares, Vasco Mensurado e Frederico Silva estão nas meias finais onde defrontam os franceses Barrere/Jelab.
Em pares femininos, vamos ter uma portuguesa na final, dado que numa das meias finais se encontram , frente a frente duas tenistas lusas: de um lado Joana Valle Costa com Dunford e do outro Beatriz Coelho com Cardenas.

Estoril Open - Dia 4

Depois do susto inicial, Roger Federer levou de vencida Olivier Rochus por 4/6, 6/3 e 6/2 e apurou-se para a 2ª ronda do Estoril Open, onde vai defrontar Hanescu, que derrotou hoje Olivier Patience.
Deste jogo sairá o adversário para o vencedor do jogo entre Frederico Gil e João Sousa.
Do outro lado do quadro, Davydenko defrontará Ivo Minar, e em femininos, Penetta vai defrontar Benesova e Kirilenko deverá ter que jogar frente a Cetkovska.

Estoril Open - Dia 4

A normalidade parece ter regressado ao Estoril, com Federer a vencer o 2º set por 6/3 e Kirilenko a vencer o 3º set por 6/1.

Estoril Open - Dia 4

Davydenko já está na 2ª ronda, tendo vencido por 6/3 e 6/1, Federer está a ver-se " belga " e vence no 2º set por 2/1 enquanto Kirilenko, para delicia do público masculino presente no Estoril Open, perdeu no tie-break do 2º set e já disputa a 3ª e decisiva partida.

Top 10/12 Bressuire , ETA Sub-12

Rafael Marques perdeu na 3ª ronda do torneio de Bressuire de sub-11 pelos parciais de 4/6 e 1/6.
No torneio de 12 anos, Ivone Alvaro perdeu por 6/7 e 3/6, enquanto Matilde Fernandes joga esta tarde e em masculinos José Maria Dória perdeu por 2/6 e 4/6 e Bernardo Lemos joga ainda esta terça-feira.

Torneio Poitou Charents Iteuil, ETA, sub-14, Cat.3

Beatriz Coelho foi eliminada na 2ª ronda do torneio francês, tendo perdido por 4/6, 6/4 e 3/6.
Em masculinos, Danyal Sualehe perdeu na 2ª ronda por duplo 3/6, Diogo Rocha venceu por 1/6, 6/3 e 6/1, Henrique Costa perdeu por 2/6 e 1/6 e Vasco Mensurado ganhou por 2/6, 7/5 e 6/4.
Ainda não jogaram Frederico Silva e José Tinoco.

Estoril Open - Dia 4

E já está.
Olivier Rochus venceu o 1º set frente a Roger Federer por 6/4, aumentando a expectativa no Court Central para o comportamento do suiço no 2º set.
Já Davydenko está a passear a sua classe e o seu bom momento de forma e vai vencendo por 6/3 e 5/0 o austríaco Melzer.
Kirilenko venceu o 1º set por 6/4 e disputa o Tie-break no 2º, frente à suiça Vogele.

Estoril Open - Dia 4

Já jogam os dois primeiros pré-designados do Estoril Open de 2008.
No Court Central, Roger Federer já vence por 1/0 e no Centralito Davydenko está a perder por 1/2.
Depois da saída de Michelle, seria uma grande surpresa se algum destes dois saísse pela porta pequena do torneio se bem que nestas coisas do ténis, nunca se sabe e aí está muito a beleza que este desporto encerra.

Rankings

No ranking ATP, Frederico Gil caiu 12 lugares para estacionar na 146ª posição enquanto Rui Machado continua a sua subida vertiginosa ( que irá continuar com os 15 pontos que, para já, conseguiu no Estoril ) e já é 371º.
Nos restantes lugares poucas alterações, sendo que para a semana, João Sousa ultrapassará Gastão Elias como 4º melhor português do ranking, mesmo que perca com Gil na 2ª ronda do Estoril Open.
Em femininos, Neuza Silva alcança esta semana a sua melhor posição no ranking WTA de sempre, no 176º lugar, seguida de Michelle Larcher de Brito na 234ª e Frederica Piedade na 292ª.
Destaque para a subida de Magali De Lattre, que é agora 644ª num ranking fechado por Demi Rodrigues na 1055ª posição.
Em júniores, Gastão Elias é o 1º no ranking masculino, na 11ª posição, seguido agora de Martim Trueva em 161º, ele que ultrapassou Miguel Almeida, que está agora na 167ª posição.
Manuel Marcelo é 494º e Francisco Franco Dias subiu para a 724ª posição.
Em meninas, Michelle é 19ª, Demi Rodrigues 410ª e Barbara Luz 525ª.

Estoril Open - Dia 4

Na 2ª ronda do Estoril Open, já são conhecidos os adversários dos lusos no quadro masculino, sendo que Frederico Gil defronta o outsider João Sousa e Rui Machado encontra o francês Florent Serra.

Pete Sampras regressa pelas maõs de um português

Pete Sampras vai jogar pela primeira vez no BlackRock ATP Tour of Champions e escolheu como palco de estreia o Nossa Caixa Grand Champions Brasil, o torneio que a Premier Sports, do empresário português Pedro Frazão, vai organizar no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo, de 21 a 24 de Maio.

Um ano depois de ter garantido o regresso do mítico Bjorn Borg à competição, no Vale do Lobo Grand Champions Caixa Geral de Depósitos, em Agosto último, Pedro Frazão volta a demonstrar que é uma força incontornável no ATP Tour of Champions, circuito onde detém os direitos exclusivos para Portugal e Brasil.

«Estes dois êxitos seguidos, o Borg em Vale do Lobo e o Sampras em São Paulo, são extremamente importantes e revelam bem o prestígio e a imagem que a Premier Sports goza junto dos jogadores e no ATP Tour of Champions», disse Pedro Frazão, um dos sócios da Premier Sports Brasil, a empresa que comercializa o evento em São Paulo.

Depois de ter regressado à competição no ano passado, vencendo os três únicos torneios que disputou no Outback Champions Series (o circuito norte-americano) e de nos últimos meses ter dado muito que fazer ao actual nº1 mundial Roger Federer, vencendo uma das quatro exibições que ambos protagonizaram, Pete Sampras sentiu-se finalmente pronto para jogar no ATP Tour of Champions, cujo calendário de 2008 integra 14 torneios.

O único evento português, o Vale do Lobo Grand Champions CGD, decorrerá de 5 a 8 de Agosto.

«Irei jogar de forma muito mais descontraída do que o fazia quando era nº1 mundial. Andava sempre tão concentrado que, basicamente, só conhecia o hotel e os 'courts' pelos locais onde jogava. Tinha sempre a sensação de que havia uma enorme expectativa de toda a gente em que eu vencesse todos os encontros e eu próprio colocava essa pressão em cima dos meus ombros», recordou o jogador que mais tempo liderou o 'ranking' mundial ATP (286 semanas).

«Hoje em dia, ainda quero jogar bem e ainda quero vencer. De cada vez que piso um 'court' de raqueta na mão é para ganhar, mas se perder já não é o fim do Mundo», acrescentou o ainda recordista mundial de títulos de singulares do Grand Slam (14).

O norte-americano, de 36 anos, que terminou seis épocas seguidas na primeira posição do 'ranking' mundial ATP, explicou porque razão se deixou convencer pela proposta de Pedro Frazão para fazer a sua estreia em São Paulo: «Ouvi muitas coisas boas sobre São Paulo e como nunca fui à América do Sul... ainda outro dia pensava que costumava viajar pelo Mundo fora e nem sequer ligava à história desse país ou à beleza da cidade, mas agora já faço questão de tirar alguns dias livres, fazer um pouco de turismo. São culturas diferentes e gosto de conhecê-las».

Até ao momento, Pete Sampras comprometeu-se apenas com dois torneios, o Nossa Caixa Grand Champions Brasil e o BlackRock Tennis Masters, o torneio que encerra o ATP Tour of Champions, reunindo os dez primeiros classificados do SAA Tour of Champions Rankings, mais dois 'wild cards'.

Tudo indica, portanto, que o recordista de sete títulos de Wimbledon não venha em 2008 ao Vale do Lobo Grand Champions CGD.

Pedro Frazão, presidente da Pemier Sports, elucida que «o Pete Sampras foi convidado pela maioria dos torneios do ATP Tour of Champions, mas só confirmou a presença em São Paulo e em Londres. Estou convencido que, no futuro, com mais capacidade orçamental, poderemos perfeitamente ter o Pete Sampras no Vale do Lobo Grand Champions Caixa Geral de Depósitos».

Para além do norte-americano Pete Sampras, vão ainda jogar o 2º Nossa Caixa Grand Champions Brasil o chileno Marcelo Rios, o espanhol Sergi Bruguera, o brasileiro Fernando Meligeni, o sueco Mikael Pernfors, o holandês Paul Haarhuis e o brasileiro Jaime Oncins. O segundo 'wild card' ainda não anunciado, mas Pedro Frazão deu a entender que não deverá ser um português, ao contrário do sucedido em 2007, quando João Cunha e Silva se tornou no primeiro tenista nacional a jogar no estrangeiro um torneio do BlackRock ATP Tour of Champions.

«O protocolo entre os dois torneios, de ter um brasileiro em Vale do Lobo e um português em São Paulo, só vigorou em 2007. Este ano, em São Paulo, iremos dar dois 'wild cards' a jogadores brasileiros», concluiu o presidente da Premier Sports.
Premier Sports

Estoril Open - Dia 4

Não me merece grandes comentários o dia de hoje, até ao momento.
Se João Sousa continua a ganhar adeptos portugueses e não só, Michelle Larcher de Brito chorou as lágrimas de uma nação inteira que aguardou, estes anos todos, pela primeira perfomance em solo luso.
A derrota não deslustra, a croata tem um ranking muito mentiroso, dado o espaço de tempo em que esteve afastada dos courts devido a problemas fisicos mas depois daquele 1º set, poucos duvidariam da vitória da Michelle.
No próximo ano ela cá vai estar, sem precisar de WC e a defender, de uma outra forma, o seu orgulho ferido.
Resultado final: 6/2, 0/6 e 4/6.
Gastão Elias, mesmo não estando no melhor da sua forma, deu mais trabalho do que se poderia esperar ao germânico Berrer, mas não evitou uma derrota em dois sets, pelos parciais de 4/6 e 5/7.
Rui Machado frente ao gigante Karlovic aproveitou e bem o problema fisico que o nº 19 ATP arranjou na Taça Davis e passou à 2ª ronda, por desistência, quando vencia por 6/4 e 1/0.
Neuza Silva apenas ao 12º jogo conseguiu bater Benesova, numa demonstração algo incaracteristica da melhor portuguesa da actualidade, insuficiente para evitar a derrota por 0/6 e 2/6.

Estoril Open - Dia 4

O blog fecha para recuperação cardio-vascular, voltamos lá mais para a tarde, que isto são emoções a mais.
Inté.

Estoril Open - Dia 4

Michelle perdeu o 2º set por 0/6 e vamos ter que sofrer mais um bocadinho logo na ronda inaugural do Estoril Open.
Entretanto, no Centralito, Gastão está a fazer pela vida e já vence Berrer por 2/0 , indo servir de seguida.
Grande Gastão.

Estoril Open - Dia 4

Foi com um As que Michael Berrer fechou o 1º set frente a Gastão ( 4/6 ) mas mesmo assim, o nosso miúdo obrigou o categorizado alemão a 45 minutos de esforço.
Entretanto, no Court Central, Michelle vai servir para evitar perder o 2º set por 0/6....

Estoril Open - Dia 4

0/4 no jogo da Michelle e Gastão Elias vai tentar salvar o 1º set, onde perde por 4/5.

Estoril Open - Dia 4

Michelle perde no 2º set por 0/2, com serviço da croata e Gastão perde por 3/4 , com serviço de Berrer.
Bom para aclamar a euforia mas nada está perdido, bem pelo contrário....

Estoril Open - Dia 4

6/2 para Michelle e o 1º set já cá canta.
Gastão fez o contra break com uma zerada no serviço de Berrer mas depois permitiu resposta de igual calibre, estando a perder por 2/3 e serviço do germânico.

Estoril Open - Dia 4

Michelle vai vencendo por 4/2, e serviço da croata e Gastão está a dar uma luta tremenda ao Berrer, estando o jogo neste momento com 1/2 e serviço do germânico.

Este comentário merece ser promovido a post!!!!

Certissimo o meu feeling quando meti um dia de férias para a próxima 5ª feira.
Como estamos em maré de parabéns, deixem-me dar os parabéns a mim mesmo quando apostei na 5ª feira para ir ao Estoril.
Parabéns Pedro!
Parabéns Cristina, que casaste com o gajo certo (às vezes) e assim vais ver um jogo para a história do tenis tuga!
Perdoem a imodestia!
Pedro

Estoril Open - Dia 4

Frederico Gil - João Sousa na 2ª ronda do Estoril Open.
O miúdo despachou o austríaco enquanto o diabo esfragava um olho , por 6/1 e 6/3 e temos desde já a certeza de ter um tuga na 3ª ronda do EO de 2008, possivelmente a defrontar Roger Federer...
Quem diria.
Entretanto Michelle Larcher de Brito já joga o seu muito aguardado encontro de estreia no torneio, frente a Sanda Mamic da Croácia e a nossa menina não está, para já, a desiludir os fans que quase enchem o Court Central do Jamor e vence neste momento por 3/0, indo servir.
No Centralito vai começar dentro de momentos o jogo entre Gastão Elias e Michael Berrer.

Estoril Open - Dia 4

4/0 para o João. !!!!!
Uma coisa é certa, acabaram-se, por uns tempos, os eternos fins de semana de qualificação nos Futures e , se calhar, temos jogador para começar a participar, aqui e ali, numas qualificações de Challengers , até porque ténis, ele tem, e tem demonstrado que a paciência e o treino com orientação superior , sempre trazem bons resultados no futuro.
Ah, já agora, o Gil que se cuide...

Estoril Open - Dia 4

E logo a abrir o 2º set, no serviço do austríaco, 1/0 para o João.
28 minutos de jogo e acreditamos que o João vai despachar a coisa a tempo do pessoal ir ver a Michelle ao Court Central.
Temos que admitir que é simpático da parte do João....

Estoril Open - Dia 4

Verdadeiramente endiabrado, João Sousa vence o desorientado Marach por 6/1, no final do 1º set, sendo que João Sousa está a meio caminho de carimbar o passaporte para defrontar Frederico Gil na 2ª ronda, obrigando ( vamos a ver ) Roger Federer a ter que aturar um dos dois tugas, ambos em excelente momento de forma.
E se calhar.....

Estoril Open - Dia 4

Já se joga e de que maneira no Centralito, com João Sousa a tentar levar o mais longe possível o seu sonho de participar, pela primeira vez, num quadro principal de um torneio ATP.
Defronta o austríaco Oliver Marach e até ver, está a portar-se como um campeão, estando a vencer no 1º set por 3/0.
Em grande o João. Força....

14 de abril de 2008

Foi com esta que o Gil deu uma sova no Mahut

Com a tecnologia O³ que é imagem de marca da Prince, esta é uma raquete que "grita" por TopSpin, a sua flexibilidade aumenta o peso do efeito spin gerado.
Para o jogador que gosta de jogar ao fundo do court, esta caracteristica é o aliado perfeito.
Ao fundo do court a Ozone Tour é flexivel e maleável, o seu peso de 310g (s/ corda) é ideal para o jogador agressivo, mesmo assim a Prince não esqueceu o conforto e outra das caracteristicas desta raquete é a baixissima ou quase nula vibração causada pelo impacto com a bola.
Na rede a Ozone Tour porta-se bem, a rigidez do quadro faz com que a bola seja empurrada para longe do adversário, a tecnologia O³ torna a raquete bastante rápida facilitando as pancadas reflexo.
Nos serviços a flexibilidade da cabeça torna os liftados em autênticas armas secretas, mas infelizmente perde para os serviços chapados.
Comparada com outras marcas, a Ozone Tour poderá ser comparada com a Babolat Pure Drive e com as Wilson Team.

In: www. ferfiltenis.blogspot.com

E pronto, sai mais um record...

É só olhar para o contador, à esquerda:
Verá mais de 1000 visitas únicas no dia de hoje e a caminho das 2000 page views.
E como contra factos não existem argumentos ( que o diga o Mahut, que nem romano na aldeia do Asterix) , resta-me agradecer a todos aqueles que continuam a visitar este espaço e prometer melhorar cada vez mais para continuar a merecer a confiança de todos.
Aproveito igualmente para , mais uma vez, pedir aos muitos clubes por esse país fora que me enviem noticias do que fazem , dos pequenos torneios que semanalmente, ocupam milhares de jovens do Algarve ao Minho, dos Açores à Madeira.
Vá lá, não custa nada e é de borla.

Campeonato Regional de Absolutos -AT Lisboa

Maria J. Severino do Clube Ténis do Jamor é a primeira finalista do Regional Absoluto Femininos da AT Lisboa, depois de ter derrotado Inês Santos na meia final por 6/0 e 6/1.
A outra finalista sairá do confronto entre Filipa Correia e Olga Serbyn, em jogo a realizar amanhã de manhã.
Em masculinos, as meias finais serão disputadas entre Diogo Mota e João Fernandes e entre João Pedro Santos e Paulo Joaquim.

A Frase do Dia

Na excelente cobertura que o João Saro, o Rui do Carmo e restante armada do lusotenis.com ( http://estorilblog.blogspot.com/ ) estão efectuar do Estoril Open, retiramos a frase do dia, do grande Gil, a propósito da possibilidade de defrontar Federer nos quartos de final:
«Tenho de preocupar-me é com a próxima eliminatória e o Federer ainda tem de ganhar a primeira ronda.»
Quem fala assim não é gago.

Estoril Open - Dia 4 - Horários

CENTRAL
12:00
[WC] M Larcher de Brito (POR) vs S Mamic (CRO)
Not Before 1:45 PM
[WC] R Machado (POR) vs [3] I Karlovic (CRO)

CENTRALITO
11:00am
[Q] O Marach (AUT) vs [Q] J Sousa (POR)
[WC] G Elias (POR) vs [8] M Berrer (GER)
I Benesova (CZE) vs [WC] N Silva (POR)

Cinco Vitórias lusas ????

Estoril Open - Dia 3 -

Até poderíamos gastar umas quantas linhas a escrever sobre a sova que o Gil deu, esta tarde, no Mahut, mas não nos apetece.
Fica para a história o resultado: Frederico Gil - Nicolas Mahut : 6/0 ; 6/3
Next, please !

Estoril Open - Dia 3 -

O francês lá fez um joginho.... e o blog atinge a cifra inimaginável, para nós, de mais de 60 ( sim, sessenta ) usuários ao mesmo tempo....
2º set : 1/1

Estoril Open - Dia 3 -

SEIS A ZERO !!!!!
Nem o Gil, nos seus sonhos mais optimistas podia pensar que um dia haveria de bater um Top 50 por 6/0, seja em que circunstâcia fosse.
E é bom não esquecer que o 43º lugar que actualmente ocupa no ranking ATP é muito próximo do seu melhor de sempre ( 40º) e vem de Indian Wells onde só perdeu na 3ª ronda e frente a Federer por duplo 1/6, depois de bater Korolev e Almagro e, na semana seguinte, perdeu em Miami na 2ª ronda, depois de vencer Mayer e perder com Moya.
E no 2º set, já 1/0 para o Gil....

Estoril Open - Dia 3 -

Verdadeiramente Hard-Core, o jogo de Gil : 5/0 ao Mahut, que fez 10 pontos em 31 !!!!

Estoril Open - Dia 3 -

Frederico Gil está inspiradissímo e já vence Nicolas Mahut por 3/0, não estando a dar qualquer tipo de chance ao francês, perante o público, pouco diga-se, que está presente no Court Central do Jamor.
Vamos lá Gil !!!!!!

Torneio Poitou Charents Iteuil, ETA, sub-14, Cat. 3

Todos os lusos presentes na 1ª ronda do torneio masculino já estão na 2ª ronda, dado o seu estatuto de CS e respectivo bye na ronda inicial, com excepção de Rui Lima que, não sendo CS jogou e perdeu, frente a Arthur Beck de França , por 2/6 e 4/6.
Recorde-se que estão presentes Vasco Mensurado, Diogo Rocha, Frederico Silva, Henrique Costa, Danyal Suahele e José Tinoco.
Em meninas, Joana Valle Costa perdeu na 1ª ronda frente a Amandine Bidault de França por 1/6 e 3/6, enquanto Beatriz Coelho, 10ª CS já está na 2ª ronda, onde defronta a francesa Audrey Albi.

Top 10/12 Bressuire , ETA Sub-12

No torneio feminino de sub-12, as portuguesas presentes já conhecem as suas daversárias da 1ª ronda. Assim:
Matilde Fernandes - Faniry Andrianjafitri FRA
Ivone Alvaro - Marion Touron FRA
No torneio masculino, os jogos com lusos são os seguintes:
José Maria Dória - Elvyn Nguyen FRA
Bernardo Lemos - Matthis Tetard FRA
No torneio de sub-11, Rafael Marques começou em grande e bateu na 1ª ronda o inglês David Bavington por 6/3 e 6/2.
Defronta na 2ª ronda o escocês Vincent Gillespie

Estoril Open - Dia 3 -

João Sousa é o 4º português a estar presente no quadro principal do Estoril Open, depois de ter vencido esta tarde Pedro Sousa pelos parciais de 6/2 e 6/3.
Em pares femininos, Michelle e Neuza perderam por 4/6, 6/4 e 8/10.
Daqui a pouco vai jogar no Court Central o nosso melhor representante masculino, Frederico Gil que defronta o francês Nicolas Mahut, 6º CS da competição.

Estoril Open - Dia 3 -

Já se joga no Centralito o jogo de pares entre a dupla Neuza Silva/Michelle Larcher de Brito frente a Kleybanova/Kloesel.
No primeiro set, igualdade a 4 jogos.
Daqui a breves minutos e em pleno Court Central vai jogar-se um dos jogos da última ronda de qualificação, entre João Sousa e Pedro Sousa.

Estoril Open - Dia 3 -

No primeiro encontro do 3º dia do Estoril Open, Frederica Piedade foi derrotada por Knapp pelos parciais de 3/6 e 0/6.
Daqui a pouco vão jogar Pedro Sousa frente a João Sousa, num jogo de apuramento para o quadro principal.

13 de abril de 2008

Estoril Open - Dia 3 - Horários

Logo a abrir, no Court Central, pelas 11 horas, jogam Frederica Piedade frente a Knapp, seguida do confronto dos Sousas ( 13.45 ) e do jogo do Frederico Gil ( 15.45 ).
No Centralito, o 2º jogo será o de pares com Michelle e Neuza, lá por volta das 12.30h
Os restantes portugueses só jogarão na 3ª feira ou mesmo na 4ª, dependendo da chegada de muitos tenistas dos seus encontros da Taça Davis.

Estoril Open - Pares Femininos

Finalmente, Michelle Larcher de Brito e Neuza Silva, as duas melhores tenistas portuguesas da actualidade vão actuar juntas, como parceiras convidadas do torneio de pares do Estoril Open.
Na 1ª ronda, defrontam a dupla composta pela russa Alisa Kleybanova e pela germânica Sandra Kloesel, com quem Neuza tem umas contas a ajustar desde da semana passada, na Bélgica.
Será pois mais um motivo de atracção para o muito público que promete fazer desta edição a maior e a melhor de sempre.

VI Open Obralia - Alicante - G3 ITF Junior

Diogo Soares foi eliminado na 2ª ronda de qualificação, perdendo pelos parciais de 0/6 e 4/6.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Pedro Sousa arrancou,esta tarde, no Centralito uma vitória de garra e querer, como há muito não víamos, e com as caracteristicas que, amiúdes vezes, dizemos que o Pedro não tem.
Se talento não lhe falta, muitas vezes é uma estranha desconcentração, um esquecer do jogo que se está a jogar, que leva, a quem está a ver, a pensar no que é que o Pedro estará a pensar.
A perder por 3/5 no 3º set, salvando um Match-Point, o Pedro deverá ter acordado, virou o jogo para 6/5, até ao Tie-Break onde adormeceu outra vez.
Rapidamente o espanhol fez 4/0 e pensámos todos que estava feito o resultado.
O Pedro acordou outra vez, de 0/4, rapidamente fez 6/6, para depois levar de vencida o Tie-break pelos parciais de 9/7.
Assim amanhã teremos em confronto dois dos mais emblemáticos jogadores da nova geração, sendo que o João é uma promessa renovada e o Pedro a eterna promessa.
A balança penderá para o lado do João, mais mediático, com maior consistência de jogo e de resultados, com maior capacidade de concentração e com melhor ranking ATP.
Aqui, no blog, temos uma opinião diferente: O Pedro amanhã vai vencer e vai jogar no quadro principal do Estoril Open.
No entanto, qualquer que seja o resultado, Portugal estará representado como se calhar nunca esteve, tanto no quadro masculino,como no feminino.
Boa sorte a todos.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Pedro Sousa vence por 6/5 no 3º set e vai tentar fechar o encontro no serviço do espanhol.
Esteve a perder por 3/5 e até teve tempo para salvar um Match-Point.
Vamos lá, Pedro....

Estoril Open - Qualificação Dia 2

No 3º set, tudo equilibrado, com vários jogos de serviço ganhos pelo adversário.
Resultado: 3/3.
Força Pedro, concentração....

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Pedro Sousa perdeu o 2º set por 1/6, levando a decisão para um set final.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Pedro Sousa está a perder no 2º set por 0/3 sendo que a continuar assim, teremos um 3º set para decidir quem poderá defrontar João Sousa, amanhã, pela manhã.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Um primeiro set para Pedro Sousa, que estará hoje a jogar perto do seu melhor nível.
Parcial de 6/3 e adivinha-se uma ronda final de qualificação com dois tugas , melhor, com dois Sousas....
Boa sorte para o Pedro neste 2º set.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Começou agora o encontro de Pedro Sousa, no Centralito, enquanto que no Court Central e até às 19 horas, estará Roger Federer com Gastão Elias, em ameno treino de velhos conhecidos....

Taça Davis 2008

Chipre será o próximo adversário de Portugal na Taça Davis, em jogo da 2ª ronda de apuramento para o Grupo I e que se vai jogar entre 18 e 20 de Julho, em Portugal.
Não se sabendo se no Porto ( como quer Pedro Cordeiro ) ou no Jamor ( como querem os jogadores ) o mais importante é que Portugal terá todas as condições para discutir com o Bagdhatis e companhia a presença no jogo decisivo de apuramento, frente a uma destas duas equipas: Ucrânia ou Marrocos.

VI Open Obralia - Alicante - G3 ITF Junior

Francisco Charters foi, esta manhã, eliminado da qualificação deste G3 espanhol que decorre em Alicante, depois de ter perdido frente ao britânico Goodall pelos parciais de 3/6 e 4/6.
Neste momento decorre o encontro de Diogo Soares, e a qualquer momento traremos aqui o resultado desta partida frente a Arturs Kazijevs.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Falta apenas um jogo para terminar, no que aos portugueses diz respeito, este 2º dia cheio de emoções na qualificação do Estoril Open.
Pedro Sousa vai defrontar o espanhol Jose Antonio Sanchez De Luna, actual nº 300 do ranking ATP e que, digo eu, já tem a sua dose de portugas para este ano e para o ano que vêm.
De facto De Luna perdeu nos últimos doze meses com Leonardo Tavares, Frederico Gil, Rui Machado e duas vezes frente a João Sousa.
Neste espaço de tempo, apenas venceu Frederico Marques, num dos futures nacionais.
O espanhol é um regular jogador de Futures mas não deslumbra, pelo menos teoricamente, pelo que o Pedro Sousa poderá propocionar-nos uma dupla alegria, que era a de vencer e, desde logo, garantir a presença de mais um luso no quadro principal do torneio, dado que o vencedor deste jogo defrontará João Sousa, amanhã, pela manhã, para decidir um dos 4 lugares em aberto.
Já Pedro Sousa alterna entre o bom e o menos bom com uma facilidade impressionante mas não consegue esconder ( e não quererá fazê-lo hoje, por certo) o enorme potencial que encerra que, acredito eu, bastará saber canalizá-lo para o jogo em si para que os bons resultados aparecam.
Pode ser que seja hoje.
Boa sorte Pedro.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Quando todos falavam do Gastão e da Michelle, poucos se podiam lembrar que podia aparecer um outsider que nos fixasse ao Live Score e nos fizesse crescer a adrenalina para níveis medicamente pouco recomendáveis.
Pois, meus senhores e minhas senhoras, num ano que acreditamos nós, será de viragem para o ténis português e apesar de termos ainda que sacudir alguns velhos do Restelo, João Sousa ganha,por direito próprio ( aliás, como o Rui Machado tinha vindo a fazer nas últimas 6 ou 7 semanas ), um lugar na história do ténis português e no Estoril Open 2008.

Já não bastava ter mandado para casa o 2º CS da qualificação como ainda tinha que obrigar-nos a um 3º set para levar de vencida este checo que não conseguiu impor-se ao jogo cheio de moral e de confiança do luso que nasceu em Guimarães para o ténis e que desabrochou para um ténis de altissímo nível em Barcelona.

Um agradecimento, de todos nós, para os pais do João.
Lemos, num artigo sobre o miúdo, que os pais se endividaram na banca para conseguir colocar o João numa das melhores academias de ténis de Espanha e de toda a Europa.
Esta situação é uma lição para muitos pais que esperam milagres de miúdos que, tendo as condições inatas para evoluir muitos patamares enquanto crescem como pessoas e como desportistas, não lhes são dadas condições rigorosamente nenhumas para que essa evolução aconteça.
Foi um risco?
Por certo, mas não será isso que os pais devem fazer pelos filhos? Arriscar.
Parabéns João e amanhã, seja frente ao Pedro Sousa , seja frente ao De Luna, estarás feliz por estares a fazeres o que mais gostas de fazer: jogar ténis.
Resultado final : 6/7, 6/1 e 6/3

Foto: @Rui do Carmo (www.lusotenis.com)

Estoril Open - Qualificação Dia 2

João Sousa vai servir para fechar o 3º set a seu favor, ao fim de mais de duas horas de jogo e com 5/3 no placard.
Estamos todos contigo, João.....

Taça Davis 2008

Terminou a ronda inicial da Taça Davis, com a vitória de Portugal frente à Tunisia por 4/1, já que Leonardo Tavares venceu facilmente o último jogo de singulares pelos parciais de 6/2 e 6/4.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Hugo Anão foi eliminado do Estoril Open, depois de ter perdido a sua partida da 2ª ronda de qualificação por duplo 3/6.
Ainda assim, prestigiante a presença do "papa" torneios nacionais de 2007 e que augura, para esta época, mais uma boa prestação do agora jogador/treinador.
No Court Central, João Sousa está empatado 2/2 no 3º set mas não haverá alminha no Complexo do Estoril que não acredite na vitória do português treinado por Francis Roig, em Barcelona

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Um correctivo do tamanho do Court Central, o de João Sousa, no 2º set.
6/1, nem mais e um levar da decisão da partida para o 3º set, onde o João estará mais do que moralizado para amanhã de manhã poder discutir, dentro do campo, uma posição no quadro principal.
Entretanto Hugo Anão está a repetir o 1º set, inicio mau, 0/2, recupera de seguida para 2/2, vamos ver se a partir de aqui a história se inverte.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Hugo Anão perdeu o 1º set por 3/6 mas está a dar uma excelente réplica ao russo, obrigando-o a disputar quase todos os jogos nas vantagens sendo que só a pouca rodagem do Hugo nestas andanças pode explicar a perda de algumas vantagens importantes em alturas cruciais do 1º set.
Vamos ver como reage o Hugo para o 2º set.
Entretanto no Court Central, João Sousa, aborrecido, por certo, de ter perdido o 1º set no Tie-Break, está com outro andamento no 2º set, vence por 3/1 e parece querer levar a discussão da partida para um 3º set, para gáudio dos milhares de espectadores que presenciam este 2º dia do Estoril Open.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

João Sousa perdeu o 1º set por 6/7, com 4/7 no tie-break, enquanto Hugo Anão, depois de um inicio nervoso, recuperou de 0/2 para 2/2 e está a dar muito trabalho ao russo, claramente favorito neste embate da 2ª ronda de qualificação do Estoril Open 2008.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Hugo Anão já joga o seu 2º encontro no Estoril Open, frente ao russo Kudryavtsev, enquanto João Sousa e Adam Vejmelka estão empatados a 5, no 1º set.
O russo adversário do Hugo é o actual 213 ATP, é um bom jogador de pares, estando dentro do Top 100, sendo um jogador que habitualmente só participa em Challenger e torneios ATP, tendo tido uma boa prestação na qualificação do Open da Australia, onde só perdeu na ronda final, depois de eliminar Rochus e Devilder.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Num jogo atípico, onde nenhum dos jogadores logrou ainda vencer no seu jogo de serviço, João Sousa e Adam Vejmelka estão empatados a 3/3 no 1º set.

Taça Davis 2008

Para cumprir calendário, disputa-se hoje o 3º dia da Taça Davis, no Estoril.
Com a vitória assegurada, Gastão Elias perdeu esta manhã o 1º singular do dia, frente ao nº1 tunisino, Walid Jalalli, por 5/7 e 2/6.
No inicio da tarde será a vez de Leonardo Tavares encerrar a contenda, com a garantia de que Portugal deverá encontrar, neste Verão , a equipa de Chipre, em local a definir mas que deverá contar com a presença no nosso país do grande Baghadatis, um dos melhores europeus dos últimos anos, apesar de que em Terra Batida, o cipriota tem muito mais dificuldades.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Já começou, no court Central, o encontro de João Sousa.
Apesar de ter perdido o seu jogo de serviço logo a abrir a partida, nas vantagens, João Sousa respondeu, e de que maneira, conseguindo um jogo em branco no serviço do checo.
Promete, para já, 1/1.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

No 1º encontro da 2ª ronda de qualificação do Estoril Open, Miguel Almeida foi derrotado pelo austríaco Oliver Marach por 2/6 e 3/6, despedindo-se assim desta sua primeira experiência no maior torneio ATP português.
Com apenas 15 anos, Miguel Almeida teve aqui o prémio mais do que merecido para quem já é uma das maiores promessas do ténis masculino e de quem todos nós esperamos muitas alegrias no futuro.
Parabéns Miguel.
Já a seguir e ainda no Court Central, um dos jogos mais aguardados do dia, aquele que vai opor João Sousa a Adam Vejmelka.
O checo ocupa a 349ª posição no ranking mundial, esteve recentemente na Turquia onde, em Futures conseguiu uma final e uma semi final e, acreditamos nós, poderá aqui sofrer uma derrota frente ao vimaranense, cada vez mais motivado, sobretudo depois da espectacular vitória e ontem sobre Golubev, 2º CS da qualificação.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Final do 1º set, com derrota de Miguel Almeida frente a Marach por 2/6, com o jovem luso a não conseguir ganhar no seu jogo de serviço, tendo vencido os seus dois jogos no serviço do austríaco.
Vamos aguardar pelo 2º set onde o Miguel vai dar mais trabalho ao actual nº 166 ATP, 12 anos mais velho que o português, neste autêntico confronto de gerações.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Entrou nervoso, como é natural, jogando no Court Central do Estoril Open com a sua ainda tenra idade.
0/3 para começar mas o jovem luso vai, por certo, entrar no jogo e para já, já devolveu um dos breaks ao austríaco.
Vamos ver como corre o resto do 1º set.
Força Miguel.

Estoril Open - Qualificação Dia 2

Bom dia meus amigos.
Segundo dia de qualificação do Estoril Open e , acreditamos nós, com algumas alegrias para as cores nacionais.
Mais do que merecida a passagem pelo Court central dos jogos de Miguel Almeida, daqui a 10 minutos e, logo a seguir, o de João Sousa, que provocou ontem uma explosão de alegria no Centralito.
Ainda esta manhã jogarão Hugo Anão e Pedro Sousa.
Boa sorte aos quatro nesta aventura.

Campeonato Regional de sub-14 - AT Lisboa

Continua este fim de semana para terminar no próximo, o regional de sub-14 da AT lisboa, nos courts do Ace-team.
Já se jogou a 1ª ronda em masculinos, com os favoritos a seguirem em frente: Gonçalo Loureiro, Henrique Gomes Pereira, Luis Palha, Gonçalo Dias e André Silva.
Em meninas, Andreia Bicho passou com facilidade à 2ª ronda, tal como Beatriz Santos, Mariana Geraldes e Djessica Bezerra.

www.estorilblog.blogspot.com

É mais uma iniciativa brilhante do João Saro e do www.lusotenis.com.
A equipa de Coimbra está decidida a marcar a diferença e estará no Estoril Open, com uma equipa de peso, com direito a fotógrafo oficial e tudo, e com a apresentação de um blog, no endereço em título, que será mais uma importante fonte de informação sobre o mais importante torneio de ténis que se realiza em Portugal.
Casos como este são sempre de louvar até porque o site oficial da FPT só deu uma única noticia sobre o dito já os jogos tinham terminado. Enfim, os bons exemplos deviam vir de cima.
Parabéns ao João pela ideia e pela atitude.
De louvar igualmente o acompanhamento in loco do site www.bolamarela.com ao torneio, com o André Luso a seguir a passo e passo as peripécias do torneio e a ter tido o privilégio de assistir à grande vitória de João Sousa sobre Golubev, esta manhã.

Mais um dia em grande para o blog

Num mês que promete derreter todos os recordes, este sábado o blog subiu mais um patamar, alcançando as 1813 pageviews e 846 visitantes únicos, com momentos de termos tido mais de 40 usuários online.
Destaque para o final do dia, pois entre as 22 e as 23 horas, tivémos 74 visitantes únicos, números que nunca pensámos alcançar.