Pesquisar neste blogue

24 de maio de 2008

Torneio Pedro e Inês, Alcobaça, Sub-12, Nível A

Através dos nossos amigos, recebemos, em comentários, os resultados do jogos de hoje do torneio de Alcobaça.
Para já o destaque vai para a eliminação de Luisa Almeida e para a vitória de Ivone Alvaro sobre Sofia Sualehe.
Luisa Almeida/Cindy M. 5/7-2/6
M.Vilas Boas/Sara Lourenço 6/4-6/1
Matilde Fernandes/Inês Miranda 4/6-6/3-6/1
Beatriz Bento/Rita Vitorino 6/0-6/0
M. Carvalho Silva/Inês Murta 6/2-6/1
Ivone Alvaro/Sofia Sualehe 6/2-6/3
A.Filipa Santos/M Ines Roxo desistencia de roxo
Teresa Lobo/Ana Silva 6/3-6/4
1/8 Masc
B. Lemos/A. Faria 5/7-2/6
J M Moya/ D. Lopes 6/0-6/2
Rafael Marques/A Sabugueiro 6/3-6/4
N. Mesquita/I. Rodrigues 6/2 6/4
J. Jardim/T. Cação 6/2 6/2
E. Paulo/S. Haddan 3/6 6/2 6/0
Zé Dória/R. Marreiros (chuva)
F. Caldas/M. Marreiros (chuva)
O torneio ficou marcado pelo que aconteceu no dia de ontem num jogo de singulares femininos, quando uma falange de apoio ( ? ) de uma tenista comportou-se de uma forma inaceitável ( segundo vários relatos que já nos fizeram chegar por e-mail) , tentando, com a anuência de todo os presentes, organização incluída, desconcentrar uma menina de 10 ou 11 anos quando esta ao que parece, dominava o encontro que disputava, utilizando uma gritaria medonha , nada propria da ocasião nem do local.
Os factos foram de tal ordem que a jovem visada, às tantas, pura e simplesmente abandonou o campo e refugiou-se junto dos seus, lavada em lágrimas.
Não estará aqui em causa o valor de cada uma das miúdas presentes nem tão pouco o resultado final, pois tratava-se apenas de uma qualificação para um torneio mas é, para nós, comum dos mortais, uma coisa verdadeiramente dantesca e abominável alguém, sozinho ou em grupo, sequer ousar entrar em esquemas medonhos em jogos de sub-12.
Era bom que dada a gravidade dos factos, que acredito verdadeiros pelo que me chegou ao meu correio, alguém da organização e/ou da F.P.T. e até porque o torneio é de nível A, esclarecesse todos a razão porque é que durante vários minutos os responsaveis do torneio aceitaram pacificamente aquela forma de terrorismo psicológico sobre uma criança de 10 ou 11 anos.
Veradeiramente ignóbil e irresponsavel. Inacreditavel.

Projecto Selecções AT Porto

Fruto do trabalho conjunto entre o Projecto Selecções ATPorto (iniciado no fim de 2004) e o PNDT-FPT (iniciado em 2006), em 2008 vai ocorrer o primeiro estágio em conjunto, com cerca de 50 jogadores (sub 10) .
Este estágio será acompanhado pelo Laboratório de Cineantropometria (sob a direcção do Prof. Doutor José Maia) da Faculdade de Desporto – UP (FADE-UP).
A FADE-UP tem um protocolo com a ATPorto para o Laboratório de Cineantropometria desenvolver estudo sobre a evolução dos jogadores de ténis entre os 10 e 14 anos.
Neste âmbito já foram feitas recolhas de dados nos estágios de 2007 (Maio em Espinho e Novembro em Ourense) e o primeiro de 2008 (Fevereiro em Viana do Castelo), sendo esta a 4ª recolha de dados dos pequenos jogadores.
O Estágio será dividido em dois fins de semana, com inicio hoje, em Vila do Conde e final no próximo em Braga, com direito a ver a final do ITF Feminino que hoje começou na cidade dos arcebispos.
Ao mesmo tempo serão disputadas mais duas etapas do Torneio Benjamin CIR/PNDT sendo que já estão confirmadas as presenças do mais emblemáticos pequenos grandes craques da zona norte do país, sendo de realçar os nomes de Marc Ortega e Michelle Ortega do CT Braga, Tomás Almeida da SC A Sousa e Fernando Meneses do SC Porto.
Por certo mais um passo correcto na construção do futuro do ténis em Portugal.

Torneio Ace Team Primavera 2008 Sub-14 e sub-18 Cat. C

Durante este e o próximo fim de semana, disputa-se no Clube de Ténis de Alfragide o Torneio Ace Team Primavera, em sub-14 e sub-18.
Nos mais pequenos, em masculinos, o 1º CS é o tenista da casa Nuno Deus, secundado por Ricardo Almeida do Carcavelos Tenis.
Nas meninas, a 1ª pré-designada é Beatriz Santos do CIF, tendo do outro lado do quadro e igualmente com estatuto de favorita a Inês Miranda do Ace-Team.
Nos mais velhos, nelas, a 1ª CS será Verónica Seruca da Pestana TA , sendo que em masculinos esse lugar pertence ao setubalense Gonçalo Mareco.

Roland Garros 2008 - ATP

Frederico Gil joga amanhã, Domingo, logo pelas 10.00 horas, o seu encontro da 1ª ronda do Quadro Principal de Rolnad Garros, frente ao francês Jeremy Chardy.
No court nº 7, Gil vai tentar manter o seu sonho de criança aceso e como não tem nada a perder, tudo é possível.
Estaremos, como sempre, com o Gil, amanhã, neste blog.
Força Gil!!!

Ténis no Centro Comercial

Ora aí está uma ideia, que não sendo invadora, é, no mínimo, interessante.
A Escola de Ténis Flores Marques vai realizar uma acção de divulgação do ténis dentro do Centro Comercial Floresta Center. Vão construir um mini Campo de ténis de forma a que todas as pessoas de todas as faixas étarias experimentem a modalidade.
O evento será realizado no dia 31 e 1 do próximo fim de semana. E irá ser o dia todo.
Estão todos convidados a dar lá um salto e levarem os amigos que gostassem que experimentassem a modalidade do ténis.
É nas Mercês, ao pé de Sintra, mesmo em frente da Estação

15th PSS Piestany Cup, Eslováquia, ETA sub-14, Cat. 1

Patricia Martins terá conseguido, esta manhã, uma das maiores vitórias da sua ainda curta carreira internacional, ao ter vencido a nº2 do ranking europeu de sub-14, Irina Khromacheva uma russa que em 30 jogos apenas saiu derrotada em 5, em 2008, tendo vencido Patricia Martins em Italia na Copa Livorno, que aliás, venceu brilhantemente.
Com os parciais de 6/2 e 6/4, Patricia vai lutar pelo troféu na final de amanhã frente Elina Svitolina da Ucrânia, actual nº 17 da Europa e aqui a CS nº5.

Em pares, Patricia joga neste momento a sua partida das meias finais e daqui a pouco, por certo, aqui teremos o resultado.

Parabéns para a Patricia Martins.

Foto: Ace -Team

Torneio 20Km Almeirim, Veteranos

Com um céu muito cinzento estará para começar agora o Torneio de Veteranos organizado pela Associação 20 Kms de Almeirim.
Em + 35 anos,a conimbricence Paula Teixeira é a principal candidata, secundada por Paula Falcão do CETL.
Em masculinos o leiriense Carlos Casal comanda o pelotão candidato mas terá que ter cuidado pois nomes como Paulo Riachos , conhecido arbitro da modalidade, e o lisboeta Martins da Silva estão à espreita de uma oportunidade para levar a taça para casa.
Nos mais entradotes, acima dos 45 anos, em masculinos, José Cavaca do CITL é o 1º CS , seguido do goleganense Jorge Curado e de Fernando Castelo, de Santarém.
Acima dos 55 anos, o dominio das inscrições do CITL, que traz os seus melhores atletas, incluíndo o líder nacional José Frazão que deverá dominar a seu belo prazer este torneio.
Espera-se um fim de semana agradavel, dentro da linha que o clube ribatejano nos habitou.
Vamos é esperar que a chuva não estrague muito o torneio.

Torneio Pedro e Inês, Alcobaça, Sub-12, Nível A

O clube de Ténis de Alcobaça organiza este fim de semana o Torneio de sub-12 de nível A, Pedro e Inês e que reune naquela cidade os miúdos futuros craques em mais uma jornada que se quer de grande animação, isto se a chuva deixar...
No quadro principal masculino, o 1º CS será Bernardo Lemos do CNG, tendo do outro lado do quadro o jovem Manuel Almeida da ETE.
Alguns jogos interessantes logo na 1ª ronda, os que opõem Rafael Marques a Henrique Batista, João Brás a Francisco Caldas e o já referido Manuel Almeida a Nuno Mesquita.
No quadro feminino, a líder incontestada do ranking Luisa Almeida lidera o quadro principal, tendo como principal adversária a nº3 nacional Teresa Lobo.
Na 1ª ronda o jogo mais aguardado será o que ocorrerá entre Ivone Alvaro e Sofia Sualehe, que bem podia ser uma meia final, sendo que o jogo entre Inês Miranda e Matilde Fernandes deverá igualmente ser agradavel de seguir.
Da qualificação feminina passaram Beatriz Bento, Ana Catarina Silva, Cindy Mosneag e Maria Carvalho Silva, segundo info de um dos nossos leitores, a quem agradecemos. ( Obrigado Zeca )
Da masculina ainda não temos essa informação.

ITF $ 10.000 Mas Palomas ATP

Frederico Marques é o 3º CS da qualificação de mais este Future espanhol e está isento da 1ª ronda, aguardando adversário.

Circuito FPT/CIMA - Cantanhede

As meias finais do torneio masculino de Cantanhede vão opôr Nuno Matias ( que venceu Hugo Anão ) contra Vasco Antunes e, na outra meia final José Ricardo Nunes ( que venceu Gonçalo Falcão ) frente a João Ferreira.

ITF $ 10.000 Braga WTA

Já se conhece o alinhamento da fase de qualificação do ITF de Braga, que decorrerá na próxima semana na cidade dos arcebispos.
Assim, nos que às portuguesas diz respeito, teremos os seguintes jogos:
( WC ) Charlotte Pires - Marcela Costa Quintas (BRA)
( WC ) Catia Rodrigues - Verena Piccolo ( BRA )
( WC ) Barbara Ferreira - Carmen Rueda ( ESP )
( WC ) Patricia Guerreiro - Marina Gallo
( WC ) Maria João Koehler - Sarah Moundir ( SUI )
Boa sorte para todas e saudamos o regresso de Maria João Koehler à competição internacional.

15th PSS Piestany Cup, Eslováquia, ETA sub-14, Cat. 1

Patricia Martins no seu 2º jogo do dia, venceu a russa Valetova nos 1/4 de final, por 6/1 e 6/1, e apurou-se para jogar amanhã a 1/2 final contra a CS nº1, a russa Khromacheva, nº 2 do ranking europeu.
Vai ser uma reedição da 1/2 final que disputou em Livorno (também um Cat.1) em Abril contra esta mesma jogadora, em que a Patricia perdeu por 4/6 e 2/6.
Na outra 1/2 final defrontam-se a Ucraniana Svitolina(CS 5 e 17 TE) contra a nº1 da R.Checa Pernilla Mendesova(CS 2 e 6 TE) uma jovem que curiosamente viveu e treinou alguns anos em Portugal.
Em pares com Bonaventure hoje disputaram os 1/4 de final contra as eslovacas Blaltova/Kristofovicova vencendo por 6/2 6/2.
Amanhã na meia final defrontam as CS nº1 a russa Khromacheva e a eslovaca Uberalova.

23 de maio de 2008

Frederico Gil à FPT

Depois da vitória desta tarde, frente ao colombiano Santiago Giraldo, que garantiu a Frederico Gil (134.º ATP) a sua primeira presença no quadro principal de Roland Garros e, simultaneamente, a sua estreia em torneios do Grand Slam, o campeão nacional fala num sonho concretizado, mas o pensamento está já no próximo adversário: o francês Jeremy Chardy (145.º ATP).
“É a concretização de um sonho de criança: jogar o quadro principal de Roland Garros por mérito próprio. Estou feliz e super contente, mas agora é preparar o próximo jogo”, começou por dizer o terceiro representante do ténis português – depois de Nuno Marques e Cunha e Silva - que terá o privilégio de jogar na prova rainha da terra batida.
E quanto ao adversário da primeira ronda do quadro principal, Gil adverte para o perigo que pode vir da parte do francês: “O Chardy foi à final do Challenger de Marraquexe, na semana passada, e recebeu um wild card para estar aqui. Não tenho dúvidas que está em grande forma e, com o público do lado dele, será muito difícil”.
Depois de jogar algo adoentado durante os três encontros do qualifying, o melhor português no ranking ATP parece ter debelado os problemas físicos. “As dores de garganta já passaram e já não me custa engolir. No pé, depois de ter jogado com ligadura, não tive mais qualquer queixa. Estou na máxima força para preparar o próximo jogo”, explicou Frederico Gil.
Ainda no rescaldo do embate com o colombiano Santiago Giraldo, que deu entrada do português em Roland Garros, Gil diz que “foi decisiva a postura”. “Foi uma batalha do início ao fim e, quando ganhei o tie break, acalmei-me um bocado para encarar o terceiro set”, resumiu.
Para já, o campeão nacional ainda não sabe se será no domingo ou na segunda-feira que fará a sua estreia no Grand Slam parisiense.

Roland Garros 2008 - ATP

Frederico Gil vai medir forças, na 1ª ronda do Quadro Principal de Roland Garros, com o francês Jeremy Chardy, actual nº 145 ATP que é, aliás, o seu melhor.
Chardy vem moralizado pela final de Marrakech onde perdeu com o carrasco de Gil, o francês Monfils, por duplo 6/7.
De resto parece-nos um sorteio acessível para o Gil que terá que lutar contra a sempre nacionalista assistência gaulesa.
Se vencer Gil poderá muito defrontar David Nabaldian que joga frente ao seu compatriota Berlocq.
Boa sorte, Gil, e cá estaremos para te apoiar.

McDonald's Sports Tour

Depois das duas primeiras acções, nas Caldas da Rainha e em Santarém, no último fim-de-semana, o 'McDonald`s Sports Tour' chega este domingo a Lisboa, passando no sábado por Torres Novas. Este evento desportivo, que irá percorrer mais de 20 cidades portuguesas, pretende oferecer experiências em diferentes modalidades olímpicas a crianças entre os 6 e 11 anos, contando para tal com o alto patrocínio do Comité Olímpico de Portugal e o apoio das Federações de Ténis, Basquetebol, Esgrima e Hóquei em Campo.
No próximo domingo, a partir das 10 horas, os Jardins de Belém, em Lisboa, serão palco do 'McDonald`s Sports Tour', e o ténis estará representado com uma tenda própria. Durante todo o dia, os técnicos André Simões e Marco Silva, designados pela FPT, estarão a coordenar as actividades de ténis junto das crianças. Alguns clubes da região de Lisboa também se farão representar no espaço dedicado à modalidade. Num ambiente lúdico e de grande animação, as crianças poderão brincar com bolas e raquetas, saber mais sobre a modalidade e, talvez, inscreverem-se num clube ou escola de ténis.
A participação das crianças, entre os 6 e 11 anos, é livre e gratuita, não sendo necessária inscrição prévia.

15th PSS Piestany Cup, Eslováquia, ETA sub-14, Cat. 1

Patricia Martins continua, para infortúnio de alguns mas para alegria de quase todos, a realizar excelentes torneios por essa Europa fora, representando, de uma forma condigna e como poucos o fazem , o nosso país junto dos portentados mundiais do ténis juvenil.
Nos oitavos de final desta manhã, Patricia venceu a checa Sonja Liasovka por 6/2 e 6/1 e apurou-se para os quartos de final onde vai defrontar a russa Yulia Valetova, que protagonizou a surpresa do dia ao eliminar a nº 10 europeia , Uberalova da Eslováquia.
Em pares, Patricia fará dupla com a sua amiga Bonaventura, da Belgica ( ambas na foto) e venceram a 1ª ronda por duplo 4/0 ( os sets foram encurtados porque o torneio está bastante atrasado devido à chuva ) o par Hercegova/Staruchova e defrontam agora nos quartos de final as eslovacas Bahlova/Kristofovicova.
Patricia Martins reforçará assim a sua posição dominante neste escalão e mantem-se bem dentro das melhores 25 tenistas europeias de sub-14.

VI Torneio Juvenil Ilha Terceira

Nos courts do Lawn Tenis Club da Ilha Terceira, nos Açores, realizou-se o VI torneio juvenil da Ilha Terceira, eis os resultados finais.
Final Femenina Sub 14
Sara Magalhaes e Beatriz Garcia CTSM 6/4 e 6/1
Meias Finais Sub 14
Jacinto Sequeira LTC - Gonçalo Bettencourt LTC 6/0 e 6/2
Fernando Sousa LTC - Diego Toste LTC 6/0 e 6/4
Final Fernando Sousa e Jacinto Sequeira do LTC 6/0 e 6/2
Meias Finais Sub 18
João Bettencourt LTC - Nuno Soares CTIT 6/0 e 6/0
Miguel Soares LTC - Eugen Anatol ADREP 6/7 e 3/6
Final
João Bettencourt LTC e Eugen Anatol ADREP 6/2 e 6/3

João Cunha e Silva desde Paris

Frederico Gil (134.º ATP) acabou de garantir a entrada, pela primeira vez na sua carreira, num torneio do Grand Slam – Roland Garros, em Paris. O campeão nacional derrotou o colombiano Santiago Geraldo (180.º ATP), por 3/6, 7/6 (7-5) e 6/2, hoje, ao início da tarde, na terceira ronda do qualifying para o Grand Slam francês.
Instantes após a consumação do apuramento de Frederico Gil para o quadro principal de Roland Garros, João Cunha e Silva, treinador de Gil, reconheceu as dificuldades impostas pelo adversário, mas nunca deixou de confiar no triunfo do seu pupilo: “Acreditei sempre na vitória. Houve momentos muito difíceis no jogo. Entraram ambos com uma boa atitude e o adversário apresentou um altíssimo nível. No tie break, o Frederico esteve melhor e conseguiu ganhar [vencendo de seguida o derradeiro set]”.
Desde 1991 que Portugal não tinha um representante na principal grelha do Grand Slam parisiense. Gil quebra assim um jejum de 17 anos, algo que não surpreende de todo o seu técnico. “Estava com esperança que ele entrasse no quadro. Neste momento, dentro do nível presente neste qualifying, o Gil é um bom jogador e, como tal, seria um dos favoritos”, referiu Cunha e Silva, que, juntamente com Nuno Marques, foi o último tenista português a jogar Roland Garros.
Agora segue-se o quadro principal, um momento único, como descreve João Cunha e Silva: “Trabalhamos toda uma carreira para chegar a este momento. Estão cá os melhores jogadores do Mundo. Para ele vai ser uma coisa nova”. E quanto a expectativas, o técnico prefere “aguardar pelo sorteio”, para saber com quem Frederico Gil se irá estrear na catedral do pó-de-tijolo, não escondendo, no entanto, o desejo de "evitar adversários fortes como Rafael Nadal [que, na primeira ronda, vai enfrentar um dos jogadores vindos do qualifying]"
“O Frederico está de parabéns, mas quero também deixar uma palavra de apreço a toda a equipa de trabalho. Estamos todos de parabéns”, concluiu Cunha e Silva, em conversa telefónica, a partir de Paris.
In: FPT

PNDT - Monsanto

Sofia Remédio (CT Sassoeiros) e Martim Café (Boa-Hora) venceram, em femininos e masculinos, respectivamente, a sexta etapa da Zona Centro do Circuito Nacional de Sub 10 referente ao PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos). A prova decorreu, no último fim-de-semana, no Clube de Ténis de Monsanto. Francisco Melo sagrou-se vencedor nos Sub 8.
Na final da prova feminina, Sofia Remédio impôs-se a Marta Magalhães (CT São Miguel), por 4/1 e 5/4, enquanto Martim Café levou a melhor sobre Duarte Vale (CT Qta. Marinha), por 5/3 e 4/1, na final masculina.
Francisco Melo venceu a prova de Sub 8, ficando à frente de Afonso Gomes (CT Torres Vedras), Alexandre Melo (CT São Miguel) e Yann Costa (CIF), segundo, terceiro e quarto classificados, respectivamente.

In: FPT

Roland Garros 2008 - ATP

Frederico Gil tornou-se hoje o 3º português a participar na ronda inaugural do QP de Roland Garros, depois de ter vencido o colombiano Santiago Giraldo pelos parciais de 3/6,7/6 e 6/2, na 3ª fase de qualificação.
Portugal esperou 17 anos para apreciarmos de novo tal feito, depois de em 1991 Nuno Marques e João Cunha e Silva o terem feito, tendo o portuense na altura sido derrotado pelo sueco Larsson por 1/6, 3/6 e 2/6 e o actual treinador de Frederico Gil igualmente derrotado pelo australiano Wally Masur por 6/7, 1/6 e 4/6.
Térá pois, por isso, responsabilidades acrescidas Frederico Gil pois poderá bem ser o segundo português a ultrapassar um ronda em RG ou, se tal não acontecer, ser o primeiro português a vencer um set no QP do Grand Slam francês.
Os adversários possíveis podem ser muitos, dado que o QP já foi sorteado e entre eles, os possíveis, está Rafael Nadal.
Se tal acontecer , Gil tornar-se-ia o 1º português a defrontar o 1º e o 2º do ranking mundial numa mesma época.
Eu gostava muito que para Gil sorrisse o espanhol Carlos Moya...
Vamos esperar até mais logo para ver.
Independentemente disso, só temos que nos render ao enorme espirito de luta do Gil e à enorme vontade de vencer que João Cunha e Silva lhe incutiu sobretudo desde do " 2º casamento" dos dois em 2007.
Para Gil, para além do encaixe financeiro , são mais 7 pontos liquidos que se podem transformar em 42 caso o nosso campeão consiga ultrapassar a 1ª ronda de Roland Garros.
Digo eu, isso não lhe é exigido mas, também o sei, que ambição não lhe falta.
Uma pequena pecha no brilhante currículo do Gil: ainda não veio ao nosso chat...
Mas estará para breve, não é Gil????
Foto: Fernando Correia - Lagos Sports

Torneio Carcavelos Juvenil II, Sub-12 e sub-14, Nível C

Decorre até Domingo o torneio Carcavelos Juvenil II, nos courts do Carcavelos Ténis.
Em sub-12 masculinos, os jogos mais interessantes dos quartos de final serão os que opõem Filipe Cunha e Silva a Miguel Martins, José Tojal a Bernardo Duarte e André Dinis frente a Diogo Valezim.
Em meninas, as meias finais serão entre Margarida Leão e Mafalda Batista e entre Barbara Ferreira e Constança Figueiredo.
Em sub-14 masculinos, o destaque até ao momento foi a eliminação do 2º CS, Daniel Faria por Francisco Ferrão do CT Jamor, pelos parciais de 7/5 e 6/2. De resto todos os restantes CS passaram aos oitavos de final.
Em meninas, as meias finais serão entre Kate Nolan e Claudia Cianci e entre Mariana Monteiro e Teresa Nogueira.
Os jogos deste sábado começam bem cedo, pelas 09.15 h , isto, obviamente, se o tempo deixar.

15th PSS Piestany Cup, Eslováquia, ETA sub-14, Cat. 1

Patricia Martins já está na 3ª ronda deste torneio eslovaco, depois de na 2ª ronda ter vencido Megane Bianco da Suiça por esclarecedores 6/3 e 6/4.
Nos oitavos de final defronta a checa Sonja Liasovska.

22 de maio de 2008

Bergantov Memorial 2008 ETA sub-14 e sub-16, Cat. 2

Nem Luis Silva nem Francisco Ramos lograram ultrapassar a 2ª ronda do torneio de Bergantov.
Luis Silva perdeu por duplo 1/6, enquanto Francisco Ramos perdeu por 4/6, 6/0 e 4/6.

1º Open de Ténis - Aguiar da Beira

Numa organização da Câmara Municipal de Aguiar da Beira e com a colaboração da Associação de Ténis de Viseu realiza-se naquela vila o 1º Open de Ténis, entre os próximos dias 9 e 15 de Junho.
Com torneio para sub-16,ambos os escalões, e para absolutos, num torneio aberto, igualmente em masculinos e femininos, as inscrições podem ser feitas até ao próximo dia 3 para o seguinte e-mail: piscinas@cm-aguiardabeira.pt .

Mais informações em http://www.cm-aguiardabeira.pt/

ITF $ 10.000 Valldoreix ATP

Depois de ter perdido de uma forma incrível o seu encontro de singulares, João Sousa e Frederico Marques perderam a final de pares pelos parciais de 1/6 e 2/6.

Circuito FPT/CIMA - Cantanhede

João Ferreira e José Ricardo Nunes, segundo e terceiro cabeças-de-série, respectivamente, asseguraram hoje o apuramento para os quartos-de-final da competição masculina do Cantanhede Open - prova do Circuito FPT / CIMA, inserida na categoria ‘Super-Série’, com prize money de cinco mil euros. Hugo Anão (1.º CS), principal candidato à vitória final, também venceu na primeira ronda, mas ainda não jogou nos oitavos-de-final, num dia em que a chuva tem vindo a atrasar o agendamento dos encontros. A competição feminina só começa amanhã.
Singulares Masculinos
Oitavos-de-final
José R. Nunes - Carlos Pinto, 6/1 e 6/4
João Ferreira - José Carlos, 6/3 e 6/3
Por realizar:
Hugo Anão – Luis Ferreira
Nuno Matias - André Lopes
Vasco Antunes - João Magalhães
Ricardo Ribeiro - Diogo Mota
Gonçalo Falcão - João Silvério
Miguel Alves - José Gaspar
1.ª Ronda
Hugo Anão – João Moura Silva, 6/0 e 6/3
Luís Ferreira – Alberto Gomes, 4/6, 6/4 e 6/3
Miguel Aragão – Nuno Matias, 3/6 e 0/6
André Lopes – Paulo Joaquim, 6/3 e 6/2
Vasco Antunes – André Fernandes LL, 6/0 e 6/0
Diogo Monteiro – João Magalhães, 2/6 e 5/7
Ricardo Ribeiro – João Domingues, 6/3 e 6/2
Manuel Cavaco – Diogo Mota, 1/6 e 1/6
Gonçalo Falcão – Nicolau Monteiro, 6/3 e 7/5
João Silvério – João Teixeira, 6/0 e 6/0
Carlos Pinto – Pedro Amado (lucky loser), 6/0 e 6/4
Sebastião Guimarães – José R. Nunes, 0/2 e desistência de Guimarães
Miguel Alves – Alberto Queirós, 6/0 e 6/1
José Gaspar – Diogo Ramos, 6/4 e 6/4
José A. Pereira – José Carlos, 1/6 e 2/6
Diogo Soares – João Ferreira, 2/6 e 0/6
In: FPT
NR:Entretanto já sabemos que Gonçalo Falcão, frente a João Silvério também já está nos quartos de final, segundo informação do próprio....

Circuito FPT/CIMA - Cantanhede

Apenas algumas palavras da minha passagem fugaz pelo torneio de Cantanhede, integrado no Circuito FPT/CIMA.
Tive a oportunidade de privar com os craques da bola durante o dia e ainda mais, tive a honra de almoçar com alguns deles, aliás, numa mesa de luxo, capitaneada pelo Senhor Treinador André Lopes, acompanhado por três atletas, entre elas a Joana Pangaio, e, imaginem só, o Hugo Anão, o Manuel Cavaco, o Gonçalo Falcão e o cmpeão nacional de sub-18, Miguel Alves, um miúdo cinco estrelas que se encontra a terminar o 1º ano de medicina.
Trocamos muitas impressões sobre o blog e sobre o actual panorama do ténis português ( com a mesa do lado ocupada pela equipa de arbitragem....), impressões essas que depois continuaram no torneio.
Em Cantanhede, num local muito simpático, com quatro campos de relva artificial, mas com muita areia, e com algum público apesar da chuva intermitente que ia caíndo, o torneio vai terminar no próximo Domingo.
Aos tenistas agradeço a simpatia e disponibilidade.

ITF $ 10.000 Valldoreix ATP

João Sousa foi eliminado na 2ª ronda do torneio de Valldoreix, pelos parciais de 7/5, 6/7 e 6/7, sendo que João Sousa desperdiçou 6 !!! MP no 2º set.
Ainda João jogava , com Frederico Marques, a final de pares.

Circuito FPT/CIMA - Cantanhede

O blog está hoje, em passeio, no Open de Cantanhede, integrado no Circuito FPT/CIMA.
Com a chuva a impedir a realização de alguns jogos da parte matinal, o sol resolveu espreitar, ainda que timidamente, nos courts de relva artificial de Cantanhede e permitir a realização de alguns jogos atrasados e dos primeiros da ronda de depois de almoço.
De manhã, assistimos à vitória fácil do portuense Miguel Alves, de José Ricardo Nunes e vimos um grande jogo entre Diogo Ramos de Coimbra e José Gaspar do TC Choupal, com vitória deste ultimo.
Agora jogam Hugo Anão, Gonçalo Falcão e o grande jogo da 1ª ronda entre Diogo Mota e Manuel Cavaco.
Mais logo diremos mais.

Off the record



Uma noite louca deu a Liga dos Campeões ao Manchester United. A primeira de Cristiano Ronaldo e Nani. E Anderson.
Um empate nos 120 minutos levou o duelo entre campeão e "vice" inglês para os penáltis. E continuou a emoção. Cristiano Ronaldo fez a paradinha, mas não enganou Cech. Terry teve nos pés a possibilidade de dar a primeira ao Chelsea e a Hilário, a segunda a Ricardo Carvalho e a Paulo Ferreira. Escorregou e falhou. Nani marcou, Anderson também. Sem Drogba, expulso, foi Anelka quem decidiu. Falhou, porque Van der Sar fez uma grande defesa.

In: O Jogo

15th PSS Piestany Cup, Eslováquia, ETA sub-14, Cat. 1

Patricia Martins está na Eslováquia, onde será a 12ª CS do Cat.1 de Piestany.
Com um bye na 1ª ronda, aguarda adversária que poderá muito bem ser a nº 65 europeia, a suiça Megane Bianco.

Bergantov Memorial 2008 ETA sub-14 e sub-16, Cat. 2

Luis Silva apurou-se para o quadro principal deste torneio esloveno de sub-14, depois de vencer no último jogo de qualificação o 11º CS, o local Papez por concludentes 6/1 e 6/2.
No quadro principal, Francisco Ramos defrontou o CS nº14, o bulgaro Ivan Petrov e vitória tranquila para o Kiko por 6/4 e 6/2.
Na 2ª ronda, Francisco Ramos defronta o luxemborguês Tom Diederich.
Já Luis Silva entrou em grande no quadro principal derrotando o nº 200 europeu, o inglês Robert Carter por 7/5 e 6/3 e defronta agora o germânico Patrick Elias, 15º CS do torneio.
Em caso de vitória ainda jogarão esta tarde a 3ª ronda bem como a 1ª ronda de pares, onde, esperamos nós, os lusos participem.
Até ver, em grande.

21 de maio de 2008

FUNCHAL 500 ANOS TENNIS FEST


Os campeões do futuro do ténis português estarão em evidência durante as festividades do 500º aniversário da capital da Madeira: no âmbito das comemorações ‘Funchal 500 Anos’, a Câmara Municipal do Funchal e a Associação de Ténis da Madeira associaram-se à João Lagos Sports na realização de um evento tenístico que terá lugar entre os próximos dias 23 e 25 de Maio e que conta com a presença dos mais promissores tenistas nacionais, que são em simultâneo grandes promessas da modalidade a nível mundial.
Tendo como palco os courts da Quinta Magnólia, o certame ‘Funchal 500 Anos Tennis Fest’ é oficialmente apresentado no dia 23 e será protagonizado pelos portugueses radicados na Flórida Gastão Elias (17 anos) e Michelle Larcher de Brito (15 anos), pelo madeirense Martim Trueva (16 anos, na foto) e pela espanhola Yera Campos-Molina (17 anos).
O programa da iniciativa ‘Funchal 500 Anos Tennis Fest’ arranca na sexta-feira 23 com um pré-qualifying na Quinta Magnólia que está reservado aos clubes de ténis inscritos na Associação de Ténis da Madeira e no qual serão encontrados os quatro jogadores que irão emparceirar com os quatro jovens profissionais no Pro-Am ‘Funchal 500 Anos Tennis Fest’; segue-se a apresentação oficial para patrocinadores e comunicação social às 18h30m no restaurante ‘Molhe’ (Funchal).
No sábado 24, entram em acção as quatro jovens vedetas no Pro-Am realizado durante a manhã, enquanto a tarde está reservada para um duelo ibérico de singulares entre Michelle Larcher de Brito e Yera Campos-Molina. Durante o jantar oficial, que tem novamente como palco o restaurante ‘Molhe’, serão entregues os troféus relativos ao Pro-Am.
O domingo 25 será especialmente preenchido: arranca com uma clínica de ténis para as várias escolas de ténis da Madeira, ministrada pelo seleccionador nacional Pedro Cordeiro e com a participação dos quatro jovens profissionais. À tarde realiza-se um encontro de pares mistos entre as duplas Martim Trueva/Michelle Larcher de Brito e Gastão Elias/Yera Campos-Molina que será transmitido em directo pela RTP Madeira, seguido de um confronto entre o madeirense Martim Trueva e o seu amigo Gastão Elias.
Finalmente, haverá uma cerimónia de entrega de prémios relativos aos campeonatos regionais da Associação de Ténis da Madeira.
Para Pedro Calado, presidente da ‘Funchal 500 Anos, E.M.’, a «realização do Funchal 500 Anos Tennis Fest surge como um evento crucial no desenvolvimento desta prática desportiva no Concelho do Funchal. O objectivo é potenciar o crescimento desta prática desportiva entre os mais jovens, rentabilizando da melhor forma todo o desenvolvimento que o Governo Regional tem vindo a fazer em infrastruturas desportivas e dar continuidade a uma política de sucesso que é a aposta no desporto».
O responsável pelas comemorações garante ainda que «incentivar os Jovens à prática desportiva é um dos grandes objectivos dos 500 Anos da Cidade do Funchal. A realização deste evento desportivo, com características de espectáculo de demonstração e com a presença de grandes figuras internacionais, em parceria com a João Lagos Sports e a Associação de Ténis da Madeira, é sem sombra de dúvida, um dos momentos altos, a nível desportivo, das celebrações dos 500 Anos do Funchal».
A entrada para o público é gratuita e espera-se grande afluência aos courts da Quinta Magnólia durante os três dias do ‘Funchal 500 Anos Tennis Fest’.

ITF $ 10.000 Valldoreix ATP

João Sousa e Frederico Marques estão na final do torneio de pares de Valldoreix, depois de vencerem na meia final pelos parciais de 6/3 e 6/4.
Na final, defrontam a dupla Rossello e Itoiz de Espanha, dupla nº1 do torneio.
Amanhã, João Sousa jogará igualmente o encontro da 2ª ronda de singulares.

Roland Garros - GS

Frederico Gil (134.º ATP) apurou-se, esta tarde, para a terceira e última ronda do qualifying de Roland Garros, em Paris. Com os parciais de 6/2 e 6/4, o campeão nacional ultrapassou o germânico Simon Stadler (170.º), num encontro em que foi totalmente dominador.
Na ronda que, em caso de vitória, dá acesso ao quadro principal, Gil vai medir forças com o colombiano Santiago Giraldo (180.º ATP), que hoje bateu o gaulês David Guez, por duplo 6/4.
Para já, ao qualificar-se para a terceira ronda, Frederico Gil iguala o feito do ano transacto no qualifying do Grand Slam gaulês, e parece bem lançado para suceder a Nuno Marques e João Cunha e Silva (o seu treinador) como representante português no quadro principal da catedral do pó-de-tijolo.
Recorde-se que Nuno Marques e Cunha e Silva, ambos em 1991, foram os últimos portugueses a figurarem na principal grelha do torneio parisiense. Frederico Gil, 17 anos depois, está próximo de repetir o feito.
In: FPT

Challenger de Fergana, Uzbequistão, $ 35.000 ATP

São só 5 pontos mas sempre são mais 5 pontos que Rui Machado arrecadou no distante Uzbesquistão, no Challenger de Fergana.
Na 2ª ronda, frente ao russo Kravchuk, derrota por duplo 2/6.
Rui viaja agora até à Turquia para mais um Challenger na sua caminhada para recuperar a posição que o nível de jogo que tem apresentado bem merece.

Roland Garros 2008 - ATP

Neuza Silva foi eliminada do torneio de Roland Garros 2008, ao perder esta manhã frente à australiana Wheeler por duplo 3/6.
Em ambos os sets , Neuza dominou até ao 5º jogo sendo que , depois daí, não mais venceu um único só, com a particulariedade de, no 2º set, ter estado a vencer por 3/1 e ter tido um BP para o 4/1, não tendo conseguido fechar e perdendo os restantes 5 jogos do encontro.
Faltará mais experiência a Neuza Siva, sobretudo se comparada com a que esta australiana tem, e talvez seja o momento de começar a transição para os Tier III e IV para que, nos grandes palcos, a pressão e o nervoso miudinho não roubem espaço ao jogo que se pode mostrar.

Roland Garros 2008 - ATP

Depois de ter feito o 3/1, Neuza Silva ainda teve oportunidade de fazer o 4/1, desperdiçando um BP, permitindo a que a australiana já virasse o jogo, como aconteceu no 1º set, e neste momento o resultado apresentar o parcial de 3/4.

Roland Garros 2008 - ATP

Com a dificuldade evidenciada logo nos primeiros jogos de serviço, Neuza Silva perdeu 4 jogos seguidos e saiu derrotada no 1º set por 3/6.
Vamos acreditar na habitual garra da setubalense e acreditar que a australiana ainda não viu o melhor jogo da portuguesa.
Força Neuza.

Roland Garros 2008 - ATP

Já joga em pleno court nº 9 Neuza Silva , frente à australiana Wheeler.
A meio do 1º set, vantagem para a lusa por 3/2, com Neuza a salvar já uma mão cheia de BP mas a conseguir manter o serviço.
Vamos esperar por uma vitória de Neuza SIlva, na senda do que realizou ontem Frederico Gil que, soube-se hoje, jogou adoentado com uma inesperada infecção na garganta, ao que adianta o jornal O Jogo.
As melhoras para o Gil e boa sorte para a Neuza.

20 de maio de 2008

FPT : Para quando um ranking actualizado ?

A questão não é nova e acontece sistemáticamente.
Os serviços da Federação não são, longe disso, céleres a actualizar as classificações nacionais dos vários escalões etários.
Quem for hoje ao site da FPT, encontra lá as classificações de 11 de Março de 2008, ou seja já lá vão mais de dois meses sem actualização.
O ano passado muito se falou disso por causa do acesso ao Masters, faltavam pontos a uns, torneios a outros, pontos e torneios a quase todos e muitos dos atletas sentiram-se e com razão, injustiçados porque andaram a fazer qualificações sempre onerosas e fisicamente desgastantes quando os seus resultados permitiriam outro descanso.
Este ano, as coisas parecem ir pelo mesmo caminho.
Depois de Faro,Vila Real e Caldas, só para falar dos torneios do circuito FPT/CIMA,( então aqui a última actualização é de 2007) o ranking teve obrigatoriamente mexidas importantes que causam disfunções no lançamento dos próximos torneios, (os de Cantanhede, Agueda, Oeiras,Carvoeiro e Portimão acontecem nas próximas cinco semanas ).
Não sendo, por certo, algo de tão transcendente, um software informático que trate de actualizar semanalmente o ranking, não se percebe porque tal não acontece e, para mais quando isso mexe, e de que maneira, com a justiça dos quadros competitivos bem como com a justiça teórica de chamadas às selecções nacionais, que, para os mais novos, estão ai à porta.
Seria bom, para o bem da modalidade e para a justiça do jogo, que alguém, responsavel, desse, a todos os intervenientes, clubes e jogadores, em publico de preferência ou por circular interna uma justificação plausível para que as coisas não decorram dentro da normalidade.
Estaremos cá, como o fizémos anteriormente, para saudar esse facto.

ITF $ 10.000 Valldoreix ATP

Confirma-se a vitória de João Sousa pelos parciais de 6/3 e 6/2, aqui adiantados em primeira mão mas o adversário não foi o previsto, porque quem jogou frente ao vimaranense foi um LL, de seu nome Matesanz-Aragones.
Não é por ai que a vitória de João Sousa deixa de ser importante, até porque faz marcar mais um pontinho para o ranking mas sobretudo permite-lhe recarregar um pouco as bateriais de confiança, algo debilitadas depois do brilhante desempenho no Jamor.
Na 2ª ronda, João Sousa vai defrontar um dos irmãos Perez-Perez, o Sérgio, ATP 634 , um jogador bem ao alcance do português.
Em pares, Sousa e Marques já estão nas meias finais, depois de vencerem hoje pelos parciais de 6/4 e 6/2.
No acesso à final a dupla do outro lado da rede será constituída pelo britânico Rice e o espanhol Ramos Vinola, a dupla nº2 do torneio.

Roland Garros 2008 - ATP

Neuza Silva vai defrontar a australiana Christina Wheeler, WTA 214, na 1ª ronda da qualificação do torneio feminino de Roland Garros.
Wheeler, de 26 anos, é bem conhecida dos mais atentos, pois foi frente a ela que Michelle Larcher de Brito conseguiu, em Albuquerque, a sua 1ª vitória como profissional.
No quadro de apuramento de Neuza, a jogadora mais cotada é a 8ª CS, a checa Renata Voracova, WTA 110.
Confirma-se, igualmente, a não entrada de Michelle Larcher de Brito no quadro qualificativo, pelo que a jovem lusa terá que esperar por 14 desistências para entrar no quadro de qualificação de Wimbledon.
Esperamos é que por alturas do US Open, tudo esteja já na sua devida ordem.

Campeonato Regional Veteranos + 35 anos - AT Porto

O treinador do Sport Club do Porto, Henrique Assis foi o grande vencedor do escalão maior dos Campeonatos Regionais de Veteranos - +35 anos - que decorreram entre 10 e 18 de Maio no Complexo Desportivo do Monte Aventino. Venceu na final o 1º cabeça-de-série, Vasco Costa (CTP), com os parciais de 4/6 7/5 e 10/8 no super tie-break, após ter enfrentado um match point quando o resultado estava em 4/6 3/5...
Os nossos parabéns ao virtuoso Henrique, e que continue a espalhar magia pelos courts nacionais!

ITF $ 10.000 Valldoreix ATP

Segundo informações em 1ª mão prestadas pelo nosso " chatista " Skippy, João Sousa terá vencido hoje na 1ª ronda do torneio de Valldoreix por 6/3 e 6/2.
A ser verdade, é mais um excelente resultado para o jovem vimaranense, que parecia acusar o facto de ter subido tão vertiginosamente no ranking ATP, após o Estoril Open.

Challenger de Fergana, Uzbequistão, $ 35.000 ATP

Rui Machado venceu o seu encontro de hoje pelos parciais de 2/6, 6/4 e 6/3.
Frente a Kirillov, Rui Machado marcou o passaporte para a 2ª ronda, onde vai enfrentar o russo Kravchuk, ATP 339, um tenista que está em boa forma, depois de uma vitoria e uma semi final em Futures no Uzebequistão.

Roland Garros 2008 - ATP

Com um segundo set ainda mais rápido que o 1º, Frederico Gil já está na 2ª ronda de qualificação, destroçando o jovem francês Stephane Piro por 6/1 e 6/0.
Amanhã temos mais deste Gil que, agora mais do que nunca, está embalado para inscrever o seu nome no QP do grande torneio francês.

Um comentário que nos enche de orgulho

"Para quem passa muito tempo fora de Portugal, se bem que sempre em torneios de ténis, é importante poder acompanhar o que vai acontecendo no nosso ténis.
Os nossos jogadores com ranking ATP/WTA ainda consigo mais ou menos seguir, mas no panorama do ténis nacional propriamente dito a vossa informação tem sido preciosa.
Um abraço desde o ATP Tour de Casablanca onde estou como Juiz Árbitro, na companhia de outro Português muito ligado à arbitragem, Carlos Sanches (ATP Supervisor).
Boa sorte para o futuro. "
Rogério Santos - Juiz Arbitro ATP

Roland Garros 2008 - ATP

Um Frederico Gil ao seu melhor nível e um 1º set extremamente rápido, com o resultado a pender para o português por 6/1.
25 minutos de jogo e atrevemo-nos a dizer que em menos de uma hora Gil marcará presença na 2ª ronda da qualificação onde irá encontrar o germânico Simon Stadler, que recentemente venceu Gastão Elias em Telde, em 3 sets.
Este alemão, actual nº 170 ATP, está em boa forma, tendo atingido nos últimos 4 challengers que participou, por 3 vezes, as meias finais.

Roland Garros 2008 - ATP

No court 17 ainda se joga, e a partida entre Hugo Armando e J.Jeanpierre vai para 3º set pelo que ainda teremos que aguardar mais alguns minutos até recebermos Frederico Gil nesta sua aventura em Roland Garros 2008.

Bergantov Memorial 2008 ETA sub-14 e sub-16, Cat. 2

Luis Silva discute hoje a entrada no quadro principal do torneio esloveno, depois de na 2ª ronda ter defrontado e derrotado Lewis Burton da Grã-Bertanha por 1/6, 7/5 e 6/2.
O acesso ao QP depende do resultado frente a Ziga papez da Eslovénis, nesta qualificação o 11º CS.

ITF $ 10.000 Managua WTA

Demi Rodrigues foi derrotada na 1ª ronda do torneio de Managua, pelos parciais de 1/6 e 4/6.

19 de maio de 2008

ITF $ 10.000 Valldoreix ATP

Frederico Marques perdeu hoje na 1ª ronda frente ao 5º CS Tony Holzinger, por duplo 2/6.
Em pares a dupla lusa, Marques e João Sousa jogam a 2ª ronda rente à dupla espanhola Pastor/Vasquez.
João Sousa só jogará amanhã.

Roland Garros 2008 - ATP

Aí está a grande festa do ténis em França.
Com a divulgação do alinhamento da qualificação do quadro masculino, perfila-se para amanhã, logo pela manhã, o inicio da festa em Paris.
Para os lusos, Frederico Gil é o nome que conta.
16º CS e uma enorme esperança em chegar aos QP, já sabe que não vai ter o público do seu lado, porque defronta uma das jovens promessas do ténis gaulês, Stephane Piro, ATP 940 e que em meados de 2007 chegou a nº4 do ranking de juniores.
Não me parece que chegue, sequer, a assustar Frederico Gil que, diga-se, e analisando o quadro, terá aos seus ombros a enorme responsabilidade de conseguir o apuramento para o QP.
Para nós seria, aliás, uma grande surpresa se o não conseguisse, dada a categoria com que tem correspondido nos ultimos eventos onde tem estado e dada a composição do seu quadro.
Frederico Gil deverá jogar cerca das 09.30 h. no court nº 17

Circuito Benjamin-CIR Sub-10 AT Porto

Realizou-se este fim-de-semana no Clube Sportivo Nun’Álvares mais uma prova do Circuito Benjamin-cir (SUB10)
A prova contou com 48 Atletas de vários clubes da ATPorto. A prova decorreu com grande emoção e Fair-Play por parte de todos os pais, treinadores e atletas.
Nesta prova os grandes vencedores foram Catarina Soares (E.V.Sport) e Afonso Cortez (C.T.Porto). Catarina Soares venceu na final Mafalda Ferreira por 4/0 4/0.
Com o mesmo resultado acabou também a final masculina onde Rafael Andrade cedeu frente a Afonso Cortez.
Ambos os resultados não traduzem a emoção destas duas finais.
No sábado de manhã o torneio foi interrompido pela chuva e houve tempo para pais e atletas competirem num jogo (Quiz) sobre regras de ténis.
Veja os resultados surpreendentes em http://www.csna.pt/.
Pode também consultar os quadros e resultados.

Rankings

São só mais 7 lugares mas que proporcionam a Frederico Gil uma subida até à 134ª posição do ranking mundial ATP e ficando a apenas uma do seu melhor de sempre, alcançado em Fevereiro.
Dos restantes portugueses, apenas Leonardo Tavares subiu, dois lugares, para 521º, e de resto quedas nada importantes para os restantes elementos da armada lusa.
Rui Machado, que ainda não averba os pontos de Averno, cai para a 332ª posição, enquanto Gastão Elias é 617º, atrás de João Sousa que é 582º.
No ranking WTA, Neuza Silva caiu um lugar para 182º, enquanto Michelle Larcher de Brito subiu mais 4 lugares, situando-se na 222ª, aguardando ansiosamente uma cada vez mais improvavél entrada na qualificação de Roland Garros.
Quem também subiu foi Frederica Piedade, para a 262ª, seguida de Catarina Ferreira e Magali De Lattre.

ITF $ 10.000 Managua WTA

Parece brincadeira mas não tem piada nenhuma.
Demi Rodrigues , presente na 1ª ronda do quadro principal do torneio de Managua, vai encontrar, de novo, uma CS.
Agora é a colombiana Paula Zabala, 7ª CS, WTA 875 a calhar à portuguesa que pela 5ª vez consecutiva encontra uma CS na 1ª ronda...
Apesar disso e porque a experiência ganha-se jogando com os melhores, boa sorte para a Demi.

Bergantov Memorial 2008 ETA sub-14 e sub-16, Cat. 2

Em sub-16 masculinos, Luis Silva é o 4º CS da qualificação e está isento da 1ª ronda, aguardando adversário para o seu jogo de 2ª feira pela tarde.
No quadro principal estará Francisco Ramos, que só deverá entrar em jogo na 3ª feira.

18 de maio de 2008

VIII Open de Cantanhede - Circuito FPT/CIMA

Com os jogos de qualificação terminados já estão defenidos os quadros principais do torneio do próximo fim de semana em Cantanhede.
Assim, passaram ao quadro principal Miguel Aragão do CT Jamor, Nuno Matias do Clube VII, João Magalhães e João Domingos da ET Espinho, João Teixeira da ET Maia, Sebastião Guimarães do CETO, Alberto Queiróz do CT FFoz e José Pereira do CT Paços Brandão.
Dos jogos da 1ª ronda, destacamos os embates entre André Lopes e Paulo Joaquim, entre Manuel Cavaco e Diogo Mota e entre o WC Diogo Soares e o 2º CS João Ferreira.
Em femininos, passaram a qualificação Maria Palhoto e Sandra Abreu do CT Coimbra, Inês Barbosa da ET Espinho e Inês Xavier do SC Porto.
Na 1ª ronda o destaque para os jogos entre Maria João Koehler e Rita Vilaça e entre Joana Pangaio e Inês Xavier.

XI torneio Juvenil de Abrantes - Sub-14 e sub 18 Nível C

Em sub-18 masculinos uma final com tenistas de Almeirim, com Rui Lopes e Pedro Vasconcelos a discutirem o título e a vitória a sorrir ao Rui por 6/4 e 6/2.
Em sub-18 femininos, Salomé Duarte do Albi SC venceu na final Ana Fernandes de Almeirim por 6/4 e 6/2.
Em sub-14 femininos, a taça ficou em casa com Francisca Carvalho a vencer na final Carlota Féria da Associação 20 km's Almeirim pelos parciais de 6/3, 2/6 e 6/4.
Em sub-14 masculinos, um quadro enorme e a vitória a sorrir,na final, a Sérgio Trincão de Torres Novas, ao vencer Afonso Varela do CT Abrantes por 6/3 e 6/1.

Circuito FPT/CIMA - Caldas da Rainha

A russa Alla Aleksandrova ganhou a Rita Freitas (4/4, 15-30 e abandono), esta tarde, na final feminina do Torneio Câmara Municipal Caldas da Rainha, categoria ‘Bronze’, com 2 mil euros de prize money. Da parte da manhã, Aleksandrova vencera Olga Serbyn (6/3 e 6/4), enquanto Rita Freitas impusera-se a Maria Guerreiro (6/2 e 6/3), nas meias-finais.
A russa Aleksandrova, jogadora do Centro de Ténis de Sassoeiros, sucede, na galeria de vencedoras da prova, a Bárbara Luz, que, em 2007, levou a melhor também sobre Rita Freitas.
Singulares Femininos
Final
Rita Freitas – Alla Aleksandrova (Rus), 4/4, 30-15 e abandono de Freitas
Meias-Finais
Olga Serbyn - Alla Aleksandrova (Rus), 3/6 e 4/6
Rita Freitas – Maria Guerreiro, 6/2 e 6/3
In: FPT

ITF $ 10.000 Valldoreix ATP

João Sousa vai defrontar na 1ª ronda do torneio espanhol de Valldoreix o 6º CS do torneio, Coll Riudavets, ATP 475 e que no inicio de Maio perdeu com o João por desistência num Future igualmente em Espanha.
Presente neste quadro principal mas por convite está Frederico Marques, que defronta o germânico Tony Holzinger na 1ª ronda, que é o 5º CS. do torneio.
Curiosamente os dois portugueses vão fazer dupla em pares e até são os 4º CS do torneio com um bye na 1ª ronda.
Boa sorte aos dois.

Circuito FPT/CIMA - Caldas da Rainha

Hugo Anão foi o vencedor do torneio das Caldas da Rainha, de € 2000 de prize-money e a contar para o circuito FPT/CIMA.
Na final frente a Vasco Antunes, Hugo Anão venceu por 6/3 e 6/1.

ITF $ 15.000 Averno ATP

E vão seis.
Sete torneios ITF , Seis Vitórias e uma Meia final, é este o registo, em MAIÚSCULAS, de Rui Machado em 2008.
Hoje, em Averno, vitória sobre o argentino Pastorino pelos parciais de 6/4, 3/6 e 7/6.
Rui sairá ainda hoje de Itália para o distante Uzebequistão onde será o 8º CS do Challenger de Fergana.
Uma só palavra: Extraordinário.