Pesquisar neste blogue

21 de abril de 2007

ITF Junior Villena - Espanha G3

Miguel Almeida é o 2º CS do torneio de qualificação e está isento da 1ª ronda. Na 2ª ronda defrontará o vencedor do jogo entre o espanhol Icardo e o francês Tabarot.

$ 10.000 Reus ATP

Frederico Marques ficou-se pela 2ª ronda do torneio de qualificação, depois de perder frente a Olaso De La Rica por 4/6 e 0/6.
Confirmada está a não presença de Pedro Sousa, ainda não totalmente recuperado da canelite que o apoquenta desde do inicio do ano.

ATP Casablanca Marrocos


Dupla vitória de Frederico Gil nas duas primeiras rondas de qualificação para este torneio ATP.

Na 1ª ronda, vitória sobre M.Ziadi de Marrocos por 6/3 e 7/6 e na 2ª ronda, vitória sobre o colombiano Carlos Salamanca por confortáveis 6/2 e 6/2.

O jogo decisivo será frente ao sérvio V. Troicki, que despachou Mertinak e Marach, e que ocupa a posição nº 168 do ranking ATP.

Este sérvio que vive e treina nos Estados Unidos joga muito pouco em terra batida e apesar de ter batido com alguma facilidade Marach, parece-nos perfeitamente acessível a Gil, que se apresenta aqui na sua melhor forma de sempre e a saborear o seu melhor ranking de todos os tempos.

Istres International Junior Tournament G2 ITF Junior

Michelle Larcher de Brito perdeu nas meias finais frente á WC Mohn por 4/6, 6/2 e 4/6. Num jogo longo de quase três horas, Michelle cometeu 12 duplas faltas e talvez aqui se explique o desaire. Este é de facto um dos pontos onde a tenista lusa terá que melhorar rapidamente.
De qualquer das formas os 50 pontos conquistados podem-na ajudar se o torneio que começa na 2ª feira correr igualmente bem mas se tal não acontecer Michelle ainda terá que ir a Itália disputar mais um ou dois torneios para começar a pensar nos pontos para Wimbledon.

$ 50.000 Torrent ITF Feminino

Catarina Ferreira venceu o seu jogo de estreia neste $ 50.000 espanhol, derrotando Campos-Molina por duplo 6/2.
Uma vitória mais fácil do que se julgava mas que leva Catarina para a 2ª ronda, onde defrontará uma das CS do torneio, a eslovaca Hrozenska.

Circuito CIMA/FPT - Faro


Vai decorrer de 22 a 25 de Abril a 32ª edição do Torneio 25 de Abril com um prize-money de 2000 euros, o qual faz parte do Circuito CIMA/FPT.
Neste torneio participam cerca de uma centena de jogadores de todo o país, tendo o quadro masculino e feminino 5 jogadores do top 10 nacional.
Este torneio está integrado nas comemorações do 25 Abril e tem o patrocínio da Câmara Municipal de Faro.

Já estão disponíveis os quadros da competição. Em femininos os destaques para as presenças de Katia Rodrigues, Inês Santos, Joana Pangaio e Rita Gouveia e em masculinos para José Ricardo Nunes, Vasco Antunes, João Bastos e Hélder Araújo.

Acompanharemos aqui os resultados até ao próximo dia 25.

ATP Casablanca Marrocos

Frederico Gil jogará hoje a 1ª ronda do torneio ATP de Casablanca frente ao WC da organização, o marroquino M. Ziadi. Actualmente é o nº 866 ATP e não deverá causar problemas de maior ao português. Fez o circuito marroquino dos Challengers, sem resultados de monta. No entanto é bom não esquecer que o Frederico joga sempre melhor com adversários mais cotados, pelo que todos os cuidados serão poucos.

20 de abril de 2007

$ 50.000 Torrent ITF Feminino

Catarina Ferreira participa na qualificação deste torneio espanhol, o III Ciutat de Torrent, defrontando na 1ª ronda a espanhola Campos-Molina, actual nº 599 WTA de apenas 16 anos, que vem de uma meia final em Bath ( $ 10.000 ) e que em Outubro de 2006 bateu Magali De Lattre em Saint Cugat, em 3 sets, na 1ª ronda desse torneio.

$ 10.000 Reus ATP

Finalmente uma vitória para Frederico Marques, esta na 1ª ronda da qualificação deste torneio espanhol. Frente a Sanchez-Gil, vitória por 6/4 e 7/5 e apuramento para a 2ª ronda onde encontrará o espanhol Olaso De La Rica, 12º CS da qualificação. É o actual nº 1024 ATP sem grandes resultados que se mostrem, aliás como o próprio ranking demonstra. Vamos ver se esta 1ª vitória em 2007 do Frederico é para valer ou se foi sol de pouca dura.

Istres International Junior Tournament G2 ITF Junior

Michelle Larcher de Brito carimbou o passaporte para s meias finais, depois de vencer a 2ª CS do torneio por 6/1, 5/7 e 6/4, num jogo de quase duas horas.
Mais uma vez um número elevado de DF, sete mas Michelle tem todas as condições para discutir com Lykina a vitória no torneio.
Na meia final de amanhã, pelas 12.30 h, Michelle vai ter que vencer a francesa Mohn, uma tenista colocada fora do Top 300 e que tem protagonizado a grande surpresa do torneio, chegando até á meia final. Não nos parece, no entanto, que tenha argumentos para impedir Michelle de atingir a final do torneio.

ITF $ 10.000 Egipto 3 ATP

Leonardo Tavares perdeu nos quartos de final deste Future egipcio frente ao 2º CS do torneio, por 6/7 e 2/4 com desistência do português. Esperamos, de novo, que não seja nada de grave e que apenas seja o cansaço de ter que disputar qualificações longas e consecutivas.

Istres International Junior Tournament G2 ITF Junior

João Sousa está fora do torneio de Istres, depois de perder a meia final de pares por 6/1, 2/6 e 2/6. De qualquer das formas mais um bom torneio para o tenista português radicado em Barcelona, que estará na próxima semana em mais um torneio em França, neste caso um G1.
Em femininos, esperamos a qualquer momento o resultado de Michelle, quando já são conhecidas as outras 3 semifinalistas. Em caso de vitória hoje, Michelle enfrentará amanhã a francesa Mohn, a grande surpresa do torneio e que está a disputá-lo como convidada.

$ 10.000 Reus ATP

Disputa-se a partir de hoje mais um future espanhol, agora em Reus, Terragona.
Dois portugueses inscritos, Pedro Sousa e Frederico Marques.
Já está disponível o quadro do torneio de qualificação, onde Frederico Marques jogará na 1ª ronda frente ao espanhol Sanchez-Gil, actual nº 1503 ATP e que em 2007 ainda não conseguiu, em 12 torneios, uma única qualificação para um quadro principal. Esteve em Portugal, na qualificação dos 3 futures e num deles, derrotou na 1ª ronda de qualificação o português Manuel Cavaco.
Em relação a Pedro Sousa, não aparece no quadro de qualificação e não sabemos se obteve um WC para o quadro principal ou se ainda não será desta que regressa à competição depois da canelite que o afectou deste do inicio do ano.

FedCup 2007 by BNP Paribas

Portugal conseguiu esta manhã, a subida ao Grupo I da zona Euro-Africana da Fed Cup, ao bater a selecção da Grécia por 2/0, com vitórias de Neuza Silva sobre Kaplani, 6/2 e 6/0 e de Frederica Piedade sobre Gerasimou por duplo 6/2.
Parabéns pois á nossa selecção pelo torneio sem qualquer derrota e apenas um set perdido. Em 2008 estaremos junto das principais selecções mundiais a lutar, obviamente, pela manutenção no Grupo I da zona Euro-Africana.

19 de abril de 2007

V Open de Obralia - Espanha G3 ITF Junior

Sem portugueses este G3 espanhol, depois das derrotas em pares de Miguel Almeida e Demi Rodrigues.

Istres International Junior Tournament G2 ITF Junior

João Sousa ameaça tornar-se um caso sério na variante de pares, sobretudo quando joga com o espanhol Rumenov.
Depois da vitória em Cap D'Ail, na passada semana, esta dupla de sucesso já está nas meias finais deste torneio em Istres, depois de vencerem hoje o seu jogo por 3/6, 6/0 e 6/4.
No acesso á final, defrontam a dupla CS nº1, Evans/Rice.

ATP $ 100.000 Marrakech ATP

Frederico Gil soma e segue. Frente a um jogador que é um verdadeiro especialista na terra batida, Gil venceu por duplo 6/3, ganhando o direito de defrontar ainda hoje o 1º CS do torneio, o argentino Vassallo Arguello, que precisou de 3 sets para eliminar T.Zib.
O jogo dos quartos de final frente ao actual nº 64 mundial será um marco na carreira de Frederico Gil, que com os 19 pontos já conquistados poderá defenitivamente começar a preparar o assalto ao Top 100, até porque está aí o ATP marroquino, onde Gil poderá marcar mais alguns pontos.
Vassallo esteve em Houston na passada semana, onde perdeu para Fish logo na 1ª ronda e esteve igualmente em Miami onde caíu na 2ª ronda frente a Roddick. É um jogador que quase só joga em terra batida durante todo o ano e obteve nos últimos 12 meses algumas vitórias interessantes, nomeadamente sobre Grosjean, em Roland Garros 2006, num épico encontro de 5 sets.
UPDATE : Derrota, esperada mas digna, de Frederico Gil por 2/6 e 3/6. Mais tempo para descansar para a qualificação do ATP de Casablanca, que começará no sábado.

ITF $ 10.000 Egipto 3 ATP

Leonardo Tavares defrontou e venceu Ferrer-Vitória, CS nº 7 e seu parceiro de pares, na 2ª ronda deste future egipcio, por 6/2 e 2/1, por desistência do espanhol, lesionado na véspera no jogo de pares que ditou igualmente o afastamento de Leonardo da competição.
Nos quartos de final , Leonardo terá a espinhosa tarefa de jogar frente ao CS nº 2 do torneio, o egipcío Maamoun, actual nº 328 ATP e que está em boa forma, depois de ter chegado á final do Future egipcío da passada semana, onde perdeu frente a Recouderc por 6/4 e 6/3.

V Open de Obralia - Espanha G3 ITF Junior

Enquanto aguardamos pelo resultado de Miguel Almeida em pares, com o indiano Singh, este mesmo asiático é noticia hoje porque foi derrotado pela coqueluche do torneio, o estreante Carlos Boluda por 7/5 e 6/0.
Entretanto, em pares femininos, Demi Rodrigues, que joga com a espanhola Apaolaza, venceu na 1ª ronda a dupla Lucaks/Luschina por 6/4 e 7/6, cabendo-lhes defrontar nos quartos de final a dupla CS nº 1, constituída por Goloborodko e Vasylyeva da Ucrânia, jogo que também se realizará hoje.

Istres International Junior Tournament G2 ITF Junior

João Sousa não resistiu ao melhor jogo de terra batida de Semrajc, perdendo na 2ª ronda deste torneio por 1/6 e 5/7.
João Sousa ainda irá jogar hoje na variante de pares enquanto Michelle apenas amanhã fará o seu jogo dos quartos de final deste G2 francês, a contar para o circuito mundial de júniores.

V Open de Obralia - Espanha G3 ITF Junior

Miguel Almeida perdeu esta manhã frente a Tim Hewitt de Inglaterra por 5/7 e 1/6, na 2ª ronda deste G3 espanhol.
O tenista português jogará ainda hoje em pares, com o indiano Singh frente a uma dupla espanhola.

FedCup 2007 by BNP Paribas

Resultado esperado, a vitória de Portugal frente á Noruega por 2/0, com Magali a vencer por duplo 6/1 a tenista Auensen e Neuza a vencer Steiro por 6/2 e 6/1.
Com o 1º lugar do grupo, iremos defrontar a selecção grega que perdeu esta manhã frente á Africa do Sul por 2/0.
Na equipa helénica, os destaques vão para Gerasimou, nº 339 WTA e Koumantou, nº 607 WTA.
Parecia-nos equipa para vencer as sul africanas mas o bom momento de forma de Neuza e a aparente subida de confiança de Frederica "obrigam" a nossa selecção a vencer o confronto de amanhã e a consequente subida ao Grupo I da zona Euro-Africana.

18 de abril de 2007

Istres International Junior Tournament G2 ITF Junior

Vitórias de João Sousa em pares e de Michelle em singulares, mantem intactas as hipóteses de pontuar fortemente neste torneio de G2 francês.
Michelle vai defrontar na próxima 6ª feira a germânica S. Kayser, 2ª CS do torneio e que ocupa actualmente a 63ª posição do ranking ITF Júnior. Tem 16 anos e parece-nos pelos resultados que apresenta uma jogadora perfeitamente acessível a Michelle. Já fez algumas incursões por torneios do circuito profissional e ocupa o lugar 900 WTA. Em Fevereiro conseguiu mesmo ultrapassar a 1ª ronda de um $ 25.000 alemão, onde jogou por convite.
João Sousa tem amanhã jornada dupla, jogando pela manhã o seu encontro de singulares frente a Semrajc, da Eslovénia, actual nº 71 do ranking ITF e que recentemente esteve numa meia final de um G1 na Croácia. É um jogador que consegue bons resultados em terra batida pelo que será um teste importante para auferir da boa forma que João Sousa aparenta.
No final do dia, com Rumenov, defrontará a dupla Goffin/Reuter para tentar o apuramento para as meias finais de pares.

Istres International Junior Tournament G2 ITF Junior

Segunda vitória de Michelle, agora por duplo 6/4 o que coloca a tenista lusa nos quartos de final da competição, esperando agora o resultado do confronto entre Bogdan e Kaiser para saber com quem discutirá o acesso ás meias finais. Michelle está bem e recomenda-se e apesar de não jogar em terra batida desde 2004 ( !!!), a nível competitivo, e com dois dias de treino no Jamor, é impressionante o á-vontade da pequena artista nacional em terrenos que não domina.
No entanto Michelle continua a pecar no 1º serviço, tendo hoje cometido 11 duplas faltas a que se deverá juntar 5 na jornada da 1ª ronda.

V Open de Obralia - Espanha G3 ITF Junior

Com os encontros muitos atrasados devido á chuva, Miguel Almeida venceu o seu encontro inaugural neste G3 espanhol, frente ao esloveno Khotulev por 6/3 e 6/4, indo agora defrontar o inglês Tim Hewitt na 2ª ronda, após este ter eliminado um dos CS do torneio.
Tim Hewitt vem de duas finais seguidas em torneios G5 ingleses, com uma vitória em Sutton.
Destaque ainda para a estreia de Carlos Boluda de Espanha em torneios júniores com uma vitória clara por 6/0 e 6/3.
Recordo que tanto Miguel Almeida como Carlos Boluda tem 14 anos de idade. Miguel Almeida, que ocupa a 530ª posição do ranking é o 9º mais jovem nos 600 primeiros.

ITF $ 10.000 Egipto 3 ATP

Como se esperava, Leonardo Tavares venceu o WC egipcio M.Ezz por 6/4 e 6/2 e apurou-se para a 2ª ronda onde vai encontrar, tal como na passada semana, o seu parceiro de pares, o espanhol C.Ferrer Vitoria. Parece-me a mim que se Leonardo o voltar a vencer, a parceria deverá acabar logo ali....
Entretanto esta dupla foi eliminada do torneio de pares logo na 1ª ronda, perdendo por 4/6 e 0/1, por desistência. Ainda não sabemos se por lesão de Leonardo ou de Ferrer Vitoria mas vamos esperar e torcer que Leonardo continue a senda muito positiva que tem revelado neste seu regresso á competição.

Istres International Junior Tournament G2 ITF Junior

Enquanto aguardamos pelo resultado de Michelle, destacamos desde já a vitória de João Sousa em pares e o apuramento com o espanhol Rumenov para os quartos de final, onde vão defrontar uma dupla ainda a apurar. João Sousa continua em grande forma e não nos engaremos se considerarmos o tenista português sério candidato a entrar no quadro principal de Roland Garros.

FedCup 2007 by BNP Paribas

Registo limpo, o da selecção nacional feminina que defende as nossas cores nas Ilhas Mauricias, um arquipélago junto da ilha de Madagáscar, no Oceano Índico.
Depois do 2/0 frente á Bósnia, derrotamos hoje a selecção da Geórgia por 3/0, com o especial na vitória de Frederica Piedade sobre a nº 145 WTA, pelos parciais de 6/2 e 6/4.
Em pares, o único set perdido, com Magali e Ana Catarina Nogueira a vencerem por 6/4, 3/6 e 6/3.
Com o 1º lugar assegurado, vamos cumprir calendário frente á Noruega , a equipa mais fraca da poule e vamos esperar pelo resultado do embate entre Africa do Sul e Grécia para saber com quem disputaremos o acesso ao Grupo I da zona Europeia/Africana.

FedCup 2007 by BNP Paribas

Depois da vitória de ontem de Neuza Silva, Frederica Piedade fez o 2/0, vencendo a bósnia Martinovic por duplo 6/1.
No 1º jogo frente á Geórgia, Portugal já vence por 1/0, com vitória de Neuza Silva frente a Kalashnikova por 7/5 e 6/4. Frederica Piedade jogará frente á melhor tenista da Geórgia, a actual nº 145 mundial, M. Chakhnashvili. Em caso de vitória, asseguramos o 1º lugar da poule.

V Open de Obralia - Espanha G3 ITF Junior

Enquanto esperamos o resultado da estreia de Miguel Almeida em pares, o sorteio do quadro principal masculino foi refeito, sendo que o jovem português enfrentará na 1ª ronda um dos seus adversários de hoje em pares, o esloveno Khotulev, jogo marcado para a manhã de 4ª feira. Na parte do quadro de Miguel Almeida saliente-se a presença de Carlos Boluda, o fenómeno espanhol e o terror dos courts de sub-14 em toda a Europa e que se estreia neste torneio no circuito mundial júnior. Saliente-se que este jogador, que muitos já comparam a Nadal, durante 2006, apenas perdeu 1 encontro de entre os mais de 80 que efectuou sendo por isso esta estreia muito aguardada por " nuestros hermanos".

Top 10-12 Bressuire - França ETA sub-12

Quatro jogos e quatro derrotas é o saldo da presença lusa em singulares neste torneio internacional de sub-12 em França.
Depois das derrotas das tenistas portuguesas, hoje foi a vez de os rapazes jogarem e perderem. João Cunha foi derrotado por 3/6 e 2/6 frente ao francês Lancesseur, enquanto Rodolfo Pereira perdeu com E.Herpe de França por duplo 3/6.
Rodolfo ainda jogará na variante de pares, tendo como parceiro o brasileiro Henrique Cunha e, após um bye na 1ª ronda, jogarão frente a uma dupla italiana na 2ª ronda.
Em pares femininos a dupla portuguesa Mathilde Fernandes e L. Heeren também perderam na 1ª ronda.

17 de abril de 2007

FedCup 2007 by BNP Paribas

Portugal está a vencer a selecção da Bósnia- Herzegovina por 1/0, depois da vitória de Neuza Silva no 1º encontro por 6/3 e 6/3.
Frederica Piedade também está bem encaminhada para vencer o 2º jogo pois vence por 6/1 e 3/0, sendo que o encontro foi interrompido devido á chuva, com reatamento só amanhã.
Verificando-se a vitória neste encontro, o jogo frente á Georgia, igualmente amanhã definirá o apuramento ou não para a poule final da equipa lusa.

V Open de Obralia - Espanha G3 ITF Junior

Demi Rodrigues defrontou Sara Celma e não Kuzmina, na 1ª ronda deste G3 espanhol. Derrota por duplo 4/6 e afastamento precoce de Demi, que vem saltando lugares no ranking mundial.
Ainda hoje Miguel Almeida entrará em acção em pares, fazendo parceria com Singh, defrontando na 1ª ronda a dupla Khotulev/Savulescu.

ITF $ 10.000 Egipto 3 ATP

Vitória de Leonardo Tavares na última ronda de qualificação, frente ao francês Grammare, por 6/2 e 6/2.
Apuramento subsequente para a 1ª ronda do quadro principal onde vai defrontar o egipcio M.Ezz, convidado da organização do torneio, e que não possui ranking internacional sendo que no torneio da passada semana logrou passar a 1ª ronda.

Istres International Junior Tournament G2 ITF Junior

Depois das vitórias em singulares, já estão disponíveis os quadros de pares.
Em masculinos, João Sousa continua a sua vitoriosa parceria com o espanhol Rumenov e defrontam na 1ª ronda a dupla Sichez/ Touil.
Em femininos, Michelle já jogou e perdeu. Com Seateun, perdeu por 4/6 e 1/6 frente á dupla Bohush/Gavenko.

Istres International Junior Tournament G2 ITF Junior

Jornada 100% vitoriosa para os portugueses.
João Sousa derrotou o convidado da organização, o francês Klegou por claros 6/1 e 6/1 e defrontará na 2ª ronda o esloveno Semrajc, actual nº 71 ITF Júnior e 7º CS neste torneio. O tenista da Eslovénia conseguiu recentemente chegar a uma meia final de um G1 na Croácia.
João Sousa mostra um bom momento de forma e este será mais um teste para o tenista radicado em Barcelona.
Igualmente fácil foi a vitória de Michelle Larcher de Brito frente á russa Buchina, por 6/3 e 6/2. Na 2ª ronda caberá a Michelle defrontar a italiana Vierin, actual nº 158 mundial mas que não nos parece capaz de resistir ao melhor jogo da tenista portuguesa.

Top 10-12 Bressuire - França ETA sub-12

Na 1ª jornada deste torneio, a portuguesa L.Heeren perdeu frente á francesa Deschamps, no escalão de 95, por 2/6 e 3/6.
No escalão feminino de 96, Mathilde Fernandes também perdeu por 6/4, 2/6 e 1/6.
Os portugueses do escalão masculino de 1995 só hoje entram em acção.

16 de abril de 2007

V Open de Obralia - Espanha G3 ITF Junior

Pelo menos Demi Rodrigues está presente neste G3 espanhol em Valência, e amanhã iniciará a sua participação, defrontando a russa Kuzmina na 1ª ronda do torneio de singulares. A russa está ao nivel de Demi no ranking ( nº 713 ITF Junior) e não vence um encontro de um quadro principal de um torneio de júniores desde Julho de 2006.
Miguel Almeida também está presente e cabe-lhe defrontar na 1ª ronda um dos CS do torneio, o finalndês Kiuru, actualmente na posição 250 do ranking mundial e que em Fevereiro foi finalista em dois torneios consecutivos de G4.

Rankings : Semana 15 ( ITF Juniores)

Na competição masculina, algumas subidas interessantes dos tenistas lusos. Gastão é 33º e João Sousa subiu para 68º. Cá mais para trás, Martim Trueva saboreia a manutenção junto da sua melhor classificação de sempre, na 246ª posição, seguido de Miguel Alves, na 315ª e de Miguel Almeida, que dá mais um salto , aterrando agora á beira do Top 500, na 528ª posição.
Nas meninas, Michelle continua a comandar a nossa representação, na 104ª posição, seguida de Maria João Koehler na 535ª posição e de Maria Guerreiro no 578º lugar. Demi Rodrigues continua subir ( escalada esta semana de 150 posições ) e já está na 757ª posição.

FED CUP by BNP Paribas 2007 - Adversários

Calhou-nos na rifa as selecções da Georgia, Noruega e Bósnia.
Em relação aos euro-asiáticos, bem que as mulheres podiam vingar os homens, pois ainda não esqueçemos o 2-3 da Taça Davis. As georgianas apresentam como cabeça de cartaz Margalita Chakhnashvili, actual nº 145 WTA, sendo que as restantes jogadoras estão bem abaixo na tabela. Com uma Frederica Piedade razoavelmente bem disposta pensamos que contra as georgianas podemos somar uma vitória.
A Noruega deverá ser a selecção mais fraca, dado que a sua melhor representante está fora do Top 700 mundial e aqui deveremos conseguir nova vitória.
Em relação á selecção da Bósnia, apenas Jugic-Salkic se apresenta como uma jogadora a ter em conta mas para a nossa selecção é , no mínimo exígivel o 2º lugar neste grupo para podermos disputar a poule final.
No outro grupo as favoritas são as gregas com quem deveríamos discutir a vitória neste torneio.
Se tudo correr como espero, disputaremos um dos dois lugares de promoção ao Grupo I com a Africa do Sul.
Vamos ver se as minhas previsões batem certo, sendo que será imprescíndivel vencer a nossa poule para evitar o confronto com a gregas.

Rankings : Semana 15 ( Séniores)

No ranking ATP, Frederico Gil subiu para a 145ª posição, a sua melhor de sempre, mantendo-se Nicau como 2º melhor português, na 614ª posição, perdeu 5 lugares, seguido de Gastão Elias no 746º lugar, subindo mais um. O destaque vai para Leonardo Tavares, que subiu 30 lugares e é agora o nº 1000 do mundo.
No WTA, Frederica e Neuza estão cada vez mais perto uma da outra. Frederica perdeu um lugar e caiu para a 281ª posição enquanto Neuza subiu 4 posições, ocupando agora a 336ª posição. o restante grupo luso manteve as suas posições.

ATP $ 100.000 Marrakech ATP

Não existem campeões sem sorte, lá diz o povo e é bem verdade.
Num curto espaço espaço de dias, Frederico Gil venceu dois jogos após desistência dos adversários.
Na 1ª ronda deste torneio marroquino, Gil venceu o seu adversário por 6/0 e 1/0, com desistência do alemão por lesão.
Com os azares dos outros podemos nós bem e Gil já está na 2ª ronda, onde defrontará o vencedor do encontro entre o colombiano Giraldo e o francês Mahut, 8º CS do torneio.
E com tudo isto são mais oito pontinhos e quase 1500 Euros e o resto....é conversa.

FedCup 2007 by BNP Paribas


A Selecção Nacional Feminina ficou a conhecer quais são as selecções adversárias na fase de grupos da Fed Cup by BNP Paribas 2007, competição que se disputa entre 17 a 20 de Abril, nas Ilhas Maurícias.
O sorteio do Grupo 2 da Zona Euro-Africana realizado esta Segunda-feira (16 de Abril) ditou que as selecções da Geórgia, Bósnia-Herzegovina e Noruega fazem parte do grupo de Portugal. O primeiro encontro realiza-se amanhã (Terça-feira, 17 de Abril) frente à selecção da Bósnia-Herzegovina.
Recorde-se que a comitiva portuguesa é composta por Frederica Piedade, Neuza Silva, Magali de Lattre e Ana Catarina Nogueira, sendo as Atletas capitaneadas por Paulo Lucas e acompanhadas pelo enfermeiro Rui Ferreira.
O formato da competição obriga que os países sejam divididos em dois grupos de 4 selecções que jogarão entre si. As duas primeiras de cada grupo discutirão a duas vagas de acesso ao Grupo 1 da Zona Euro-Africana, enquanto que as duas últimas de cada grupo irão disputar os dois lugares que garantem a manutenção no Grupo 2 na edição de 2008.
Site oficial:
http://www.fedcup.com/


In : F.P.Ténis

Ribarroja Del Turia ITF Junior G5 - Valência

Vitória em pares masculinos de Miguel Almeida que, com o georgiano Osadze bateram Miguel Alves e João Bastos por 6/2 e 6/1.
Em pares femininos, Maria Guerreiro perdeu na final por 0/6 e 4/6.

Istres International Junior Tournament G2 ITF Junior

Já estão disponíveis os quadros principais deste G2 francês.
João Sousa, depois do brilharete da semana passada, é um dos grandes favoritos a chegar longe neste torneio e vai defrontar na 1ª ronda um convidado da organização, o francês Klegou, actualmente nº 420 do ranking mundial mas que em três torneios que participou apenas perdeu 1 em 11 jogos, tendo vencido, ainda em 2006, dois torneios G4. Perdeu na passada semana na 1ª ronda em Cap D'Ail para o belga Reuter em dois sets. Será pois um jogador ao alcance do tenista português.
Em femininos, é o regresso de Michelle Larcher De Brito ás competições júniores, á procura de pontos suficientes para ir a Roland Garros. É a 7º CS do torneio e vai jogar frente á russa Yana Bushina, actual nº 129 ITF júnior. Esteve em Cap D'Ail na semana passada, onde perdeu na 2ª ronda.
Vamos ver como está Michelle após aquela sua lesão. Ela esteve dois dias em Portugal, a treinar no Jamor e parece, pelo que lemos na imprensa, que se encontra preparada e motivada para demonstrar nos torneios júniores a excelente perfomance de Miami.

15 de abril de 2007

ITF $ 10.000 Egipto 3 ATP

Já está na 3ª ronda de qualificação, Leonardo Tavares, depois de uma vitória fácil, 6/1 e 6/2 sobre o checo Hrabal.
Na ronda decisiva, Leo vai defrontar o francês Grammare, jogador sem ranking e que tem passado o último ano a jogar em qualificações e quando passa, não consegue vencer um jogo no quadro principal.
Pensamos pois que Leonardo estará amanhã a jogar o quadro principal deste 3º Future egipcio, quando ainda esperamos pelos seus resultados no torneio de pares da semana passada.

Top 10-12 Bressuire - França ETA sub-12


É mais um torneio internacional de sub-12 com presença lusitana, este que decorre na localidade francesa de Bressuire.

No escalão de 95, femininos, presença de Laetitia Heeren que, apesar do nome, ostenta a bandeira portuguesa e que vai defrontar, no seu jogo de estreia neste torneio, a tenista francesa L. Deschamps.

No escalão das mais novas, nascidas em 96, Mathilde Fernandes defrontará a francesa J.Caron.

Em masculinos, escalão de 95, João Cunha teve um bye na 1ª ronda e aguarda os primeiros jogos para saber do seu oponente, o mesmo acontecendo com o outro luso presente no quadro principal, Rodolfo Pereira.

Os portugueses só amanhã iniciarão a sua participação que se espera cheia de bons resultados.

Esta participação nacional está inserida na planificação internacional do PNDT da F.P.Ténis.

ATP $ 100.000 Marrakech ATP

Frederico Gil já conheçe o seu adversário na 1ª ronda deste $ 100.000 marroquino. Chama-se Mischa Zverev, é germânico , actual nº 144 do mundo. Este tenista de origem russa ainda só obteve duas vitórias em quadros principais durante 2007, sendo que uma delas foi na 1ª ronda do Open da Australia onde só perdeu para o norte-americano Ginepri. Para além disso, um deserto de resultados. Joga poucas vezes em terra batida mas esteve em Monza e em Casablanca onde perdeu na 1ª ronda.

Açores Open Sub-12 ETA


Gonçalo Loureiro e Frederico Silva disputaram hoje a final deste torneio açoriano para sub-12, depois de ontem terem vencido os seus jogos das meias finais. Gonçalo venceu por 6/3 e 6/1 e Frederico por 6/1 e 6/3.

Na final, vitória para Gonçalo Loureiro em 3 renhidos sets, por 3/6, 7/6 e 7/6.

No torneio feminino, a final foi disputada entre a espanhola Civera Lima e a portuguesa Adriana Silva. A vitória sorriu á melhor tenista do torneio, a espanhola Civera Lima, que venceu por esclarecedores 6/0 e 6/1.

Em pares masculinos vitória final para os portugueses finalistas em singulares, vencendo a dupla espanhola Hergueta/Aler por duplo 6/3.

Em pares femininos, a dupla espanhola Civera Lima/Amor venceram por 6/1 e 6/0 e arrecadaram o título.

No quadro masculino de consolação, vitória para José Maria Catela que bateu José Maria Dória por 7/6 e 6/1.

Na consolação femininos, a vitória foi para Beatriz Santos que venceu Francisca Castro por duplo 4/0.

Ribarroja Del Turia ITF Junior G5 - Valência

Alexandre Resende perdeu na 1ª ronda de qualificação frente ao espanhol Navarro por 2/6 e 1/6. Ainda não sabemos se Miguel Almeida e Demi Rodrigues participarão nos quadros principais deste G5 a contar para o ranking mundial de júniores.