Pesquisar neste blogue

18 de agosto de 2007

Vila do Conde Tennis Cup, ITF G3

Jogos das meias finais deste G3 português.
Uladzimir Ignatik( BLR ) - Akash Wagh ( IND )
Martim Trueva - Alexander Rumyantsev ( RUS )
Santa Shumilina ( RUS ) - Zuzzana Linhova ( CZE )
Anett Schutting ( EST ) - Oksana Pavlova ( UKR )
Finais de pares
Akhazzan/Ignatik - Miguel Alves/João Bastos
Mathis/Schutting - Meliuk/Sirotkina
Destaque absoluto para a presença de Martim Trueva nas meias finais e da dupla Miguel Alves/ João Bastos na final de pares onde, ou eu me engano, ou vão tornar a vida do nº1 mundial muito complicada.

Campeonato Nacional de sub-16

Disputa-se a partir de hoje o Campeonato Nacional de sub-16, nos courts do clube de ténis de Carcavelos, na zona de Lisboa.
No quadro masculino, Miguel Almeida é o CS nº1 e vai defrontar Gonçalo Mareco na 1ª ronda.
Francisco Franco Dias é o 2º CS e aguarda por um dos atletas da qualificação. Igual sorte para André Caiado, 3º CS.
O 4º CS do torneio é Bruno Ferreira que defronta um dos WC, Pedro Palha, num jogo que aparenta ser o mais equilibrado da 1ª ronda. O outro WC foi atribuído a Francisco Jordão.
Em femininos, Ana Claro é a CS nº1, e defronta a menina prodígio da actualidade, Joana Valle Costa, recente campeã nacional de sub-12. A 2ª CS é Charlotte Pires que aguarda adversária vinda da qualificação. Filipa Correia ( 3ª CS ) defronta Inês Xavier e a 4ª CS, Barbara Luz, espera ainda por uma das apuradas do torneio de qualificação. O WC da prova foi atribuído a Rita Vilaça, campeã nacional de sub-14 e que defronta uma das qualificadas.

Royal Uccle Trophy ETA sub-14, cat. 3

Torneio belga, em Bruxelas, a contar para o ranking ETA de sub-14.
Na qualificação masculina, presentes Frederico Silva, Artur Completo e André Silva.
Frederico Silva vai defrontar o CS nº1 da qualificação, o luxemburguês Charles Berna, enquanto Artur Completo defronta na 1ª ronda o 3º CS, o germânico Yannick Schimtter e André Silva joga frente ao 6º CS, o russo Alexander Kokorev.
Todos os jogos se realizam na tarde deste sábado.

ITF $ 25.000 Bogota WTA

Frederica Piedade está bem e recomenda-se.
No jogos dos quartos de final, frente a Garcia-Sokol, vitória por 6/4, 2/6 e 6/2 e consequente apuramento para as meias finais, onde encontrará a austríaca Mellanie Klaffner, WTA 568, uma jovem de 17 anos feitos em Maio e que está no melhor da sua ainda curta carreira e que na Colômbia está a efectuar o seu melhor torneio de sempre. Foi ela que , na 2ª ronda, eliminou a CS nº1 do torneio , a experiente argentina Argeri.
Em pares é que as coisas já não correram tão bem, com a eliminação nas meias finais pelos parciais de 2/6 e 4/6.

17 de agosto de 2007

Vila do Conde Tennis Cup, ITF G3

Martim Trueva é o resistente da armada lusa no torneio vilacondense, depois de ter derrotado hoje, nos quartos de final, o russo Alexei Iremashvili, por 6/7, 6/4 e 6/2.
No outro jogo com portugueses, Miguel Alves justificou a sua presença nos quartos de final, perdendo, honradamente, frente ao nº1 do mundo Ignatik, por 3/6 e 4/6.

ITF $ 10.000 Savitaipale, Finlândia WTA

Depois da vitória sobre Catarina Ferreira, Magali não conseguiu contrariar o favoritismo da 1ª CS do torneio, a finlandesa Piia Suomalainen, perdendo por 1/6 e 3/6.
Em pares, Catarina Ferreira também perdeu, pelos parciais de 3/6 e 3/6.
Ainda assim, um bom torneio das tenistas lusas.

ITF $ 50.000 Cordenons Itália ATP

Naquele que terá sido o encontro mais fácil neste torneio para Frederico Gil, o português derrotou o italiano Stoppini por 6/3 e 6/2 e marcou, com este resultado, um lugar nas meias finais do torneio, onde defrontará amanhã o vencedor do encontro entre Maximo Gonzalez da Argentina e Pablo Andujar de Espanha.
Com a vitória, Gil somará mais 27 pontos ( 22 líquidos ), até ver, o que lhe permitirá subir cerca de 10 posições no ranking. Em caso de presença na final, mesmo perdendo, Gil poderia subir até bem perto do 160º lugar e em caso de vitória no torneio, Gil ficaria, de novo, à portas do Top 150.
De qualquer das formas, será a 3ª presença numa meia final de um Challenger em 2007, depois de Reggio Emilia e Casablanca.

ITF $ 25.000 Bogota WTA

Para além do bom torneio em singulares, Frederica Piedade já está nas meias finais na variante de pares, depois de ter vencido, com a brasileira Tiene, as colombianas Mejia Tenorio e Robles Garcia, por duplo 6/3.
No jogo de acesso à final, só se vai falar português, com o jogo a ser disputado frente às brasileiras Ana Claro Duarte/Teliana Pereira.

16 de agosto de 2007

Rankings ETA

Nesta semana, em sub-14 masculinos, Francisco Ramos mantem a liderança do contigente luso, ocupando a 55ª posição, seguido de João Monteiro em 126º, Vasco Mensurado em 160º, João Barra em 179º e João Fazendeiro em 225º.
Em femininos, a liderança continua a pertencer a Barbara Luz na 50ª posição, secundada por Patricia Martins na 79ª, Inês Xavier em 190ª, Margarida Moura em 267ª e Barbara Ribeiro em 326ª.
Em sub-16 masculinos, Miguel Almeida é agora 13º, subindo 9 lugares e aterrando à beira dos 10 melhores europeus, seguido de Martim Trueva em 118º, subindo mais de 60 lugares, José Alves em 228º, Francisco Dias em 248º e Rodrigo Carvalho em 341º.
Em meninas, Ana Claro é a melhor lusa, na 95ª posição, seguida de Charlotte Pires em 125ª, Demi Rodrigues em 161ª, Brites Soares em 445ª e Barbara Luz em 450ª.
O destaque inteirinho para Miguel Almeida, que se aproxima do Top 10 europeu de sub-16, sendo o mais novo dos 20 primeiros o que augura um futuro brilhante para este jovem tenista português.

Vila do Conde Tennis Cup, ITF G3

Resultados de hoje dos tenistas portugueses:
Miguel Almeida - Alexander Rumyantsev 1/6, 6/1 e 5/7
Uladzimir Ignatik - Vitor Silva 6/1 e 6/0
Miguel Alves - Akash Wagh 7/6 e 6/3
Martim Trueva - Dimitri Kovalyov 6/1 e 7/5
João Bastos - Pavel Liska 6/3, 6/7 e 5/7
Charlotte Pires - Annet Schutting 4/6 e 2/6
Ana Claro - Margarita Edinarova 2/6 e 3/6
Filipa Correia - Oksana Pavlova
Excelentes prestações de Miguel Alves e Martim Trueva, ambos já nos quartos de final.
Pena as derrotas de Miguel Almeida e João Bastos, sendo que Miguel teve a seu favor 2 MP e João Bastos prolongou o seu jogo para além das 3 horas.

ITF $ 10.000 Savitaipale, Finlândia WTA

Magali De Lattre venceu Catarina Ferreira em jogo da 2ª ronda, pelos parciais de 6/4 e 7/6, ganhando assim o direito de defrontar nos quartos de final a CS nº1 da competição, a finlandesa Piia Suomalainen, WTA 426.
Em pares, a história foi inversa com a dupla Catarina Ferreira/Tochilovskaya a vencer Cornerotte da Bélgica e Evain de França pelos parciais de 7/6, 3/6 e 6/3, enquanto Magali/Pieger perderam por 4/6 e 1/6, frente a Koek da Holanda e Melnikova da Russia.
Nas meias finais, a dupla de Catarina defronta a dupla nº1 da competição, composta por Clerico de Itália e Lobbinger da Bélgica.

ITF $ 10.000 Munchen ATP

Gonçalo Falcão foi eliminado no torneio de pares, ao perder na 2ª ronda por 5/7, 6/3 e 4/6.

ITF $ 25.000 Bogota WTA

Frederica Piedade, 3ª CS do torneio, bateu esta madrugada a boliviana Maria Fernanda Alavarez Teran por 6/4 e 6/0, em jogo da 2ª ronda do torneio de Bogotá.
Nos quartos de final defronta a argentina Maria Garcia Sokol, WTA 448, que venceu Julia Cohen na 1ª ronda deste torneio.

15 de agosto de 2007

ITF $ 10.000 Munchen ATP

Como seria expectável, Gonçalo Falcão perdeu com o 2º CS, pelos parciais de 1/6 e 3/6 mas ainda assim uma excelente qualificação do jovem português, que augura outros voos , quem sabe mais cedo do que esperamos.
O português ainda está no torneio de pares, nos quartos de final.
Parabéns bem merecidos para o Gonçalo.

ITF $ 15.000 Bolzano ATP

Rui Machado perdeu hoje o seu jogo de pares, pelos parciais de 3/6 e 2/6, despedindo-se do torneio italiano.

ITF $ 10.000 Savitaipale, Finlândia WTA

Catarina Ferreira e Magali De Lattre vão discutir, entre si, uma presença nos quartos de final do torneio finalandês, depois de hoje Magali ter vencido o seu jogo por 6/3 e 6/0.

ITF $ 50.000 Cordenons Itália ATP

Frederico Gil está com a corda toda e já se apurou para os quartos de final do torneio italiano, depois de vencer hoje o brasileiro Marcos Daniel por 5/7, 6/4 e 6/2 .
Na próxima ronda defronta o italiano Andrea Stoppini, ATP 331, um jogador perfeitamente ao alcance de Gil. O português vai somar 14 pontos ao seu pecúlio e parece querer recuperar rapidamente um lugar no Top 150 , onde já esteve este ano.
Será também a oportunidade de uma pequena vingança, já que o italiano eliminou Gil da variante de pares, logo na 1ª ronda.

Vila do Conde Tennis Cup, ITF G3

Resultados completos de ontem:
Masculinos
1ª ronda
Miguel Almeida - Ankit Sachdeva ( IND ) 6/2 6/0
Manuel Marcelo - Faris Akhazzan ( GBR) 6/7 1/6
Martim Trueva - Alfredo Desiati ( ITA ) 6/0 6/3
Francisco Charters - Pavel Liska ( CZE ) 6/4 5/7 0/6
João Bastos - Max Gregor ( GBR ) 6/3 6/2
Gonçalo Henrique Pereira - Akash Wagh ( IND ) 3/6 2/6
Para os portugueses , na 1ª ronda, ainda faltam os jogos entre Vitor Silva e Pedro Palha e o de Miguel Alves frente ao britânico Chang.
2ª ronda:
João Bastos - Pavel Liska ( CZE )
Martim Trueva - Dimitri Kovalyov ( UKR)
Miguel Almeida - Alexander Rumyantsev ( RUS )
Femininos
1ª ronda
Teresa Araújo - Karni Cohen ( ISR ) w.o.
Charlotte Pires - Bibiana Almeida 6/1 6/1
Ana Claro - Paula Alvarez Pino ( ESP ) 6/3 6/0
Barbara Luz - Margarita Edinarova ( RUS ) 1/6 3/6
Faltam os jogos de Rita Vilaça, Demi Rodrigues, e de Filipa Correia frente a Inês Coelho.
2ª ronda
Charlotte Pires - Anett Schutting ( EST )
Ana Claro - Margarita Edinarova ( RUS )
Em pares masculinos, uma das surpresas, com a eliminação da dupla nº2, a de Miguel Almeida com o tunisino Jouini, perante a dupla do momento, Miguel Alves e João Bastos, por 6/3 e 7/6.
Os convidados Miguel Aragão e João Maio perderam por 1/6 e 1/6 frente a uma dupla russa.
Em femininos, Barbara Luz e Filipa Correia caíram logo na 1ª ronda, perdendo por 1/6 e 3/6 frente a uma dupla germânica.
Ana Claro, com a israelita Zimmermann já está nos quartos de final, depois de na 1ª ronda terem vencido por 6/4 e 6/2.
Jogam agora frente a Mattis da Austria e Schutting da Estónia.

14 de agosto de 2007

Vila do Conde Tennis Cup, ITF G3

Resultados de alguns dos jogos da 1ª ronda deste torneio júnior, onde participaram portugueses.
Miguel Almeida venceu por 6/2 e 6/0, João Bastos venceu por 6/3 e 6/2, isto no quadro masculinos, enquanto que nas meninas, Charlotte Pires venceu por 6/1 e 6/1 Bibiana Almeida, enquanto Ana Claro bateu a sua adversária por 6/3 e 6/0.
Outros portugueses estiveram em acção no dia de hoje mas apenas destes o press-release da organização falou e logo, como não somos adivinhos....
Infelizmente, a ITF ainda não disponibiliza sequer os quadros de resultados da qualificação e, apesar de não sabermos o motivo, seria, para bem de não sermos comparados aos torneios no " fim do mundo", que a organização do torneio de Vila do Conde ou questionasse o motivo ou procedesse para que tais informações fossem colocadas no website oficial.
Como por estes dias um amigo do blog me dizia, num mail, existem torneios de sub-14 em França, só para citar um exemplo, com "live score" desde da qualificação.....

ITF $ 10.000 Savitaipale, Finlândia WTA

Catarina Ferreira já está na 2ª ronda do torneio finlandês, depois de ter vencido hoje pelos parciais de 6/2, 3/6 e 6/0. Espera agora pelo resultado do jogo de Magali para saber da sua adversária .
Em pares, dupla vitória das portuguesas com a dupla de Catarina a vencer por 6/4 e 6/3 e a dupla de Magali a vencer por 7/5 e 6/2.

ITF $ 15.000 Bolzano ATP

Rui Machado perdeu o seu jogo de estreia no torneio italiano, pelos parciais de 6/2, 5/7 e 3/6.
No entanto em pares as coisas correram bem melhores, com Rui a vencer por 6/4 e 6/2, sendo que nos quartos de final da competição defrontam a 2ª dupla do torneio, composta pelos argentinos Alvarez e Junqueira.

ITF $ 10.000 Irun ATP

Leonardo Tavares foi eliminado na 1ª ronda, perdendo por 2/6, 6/4 e 4/6.

Análise de Jorge Gonçalves - Europeu de sub-16

Uma análise cuidada e com algumas afirmações que obrigam a reflexão, levam-nos a transcrever do site da FPT, o que o seleccionador nacional da equipa masculina de sub-16 tem a dizer sobre o ténis juvenil português.

O técnico madeirense Jorge Gonçalves capitaneou a Selecção masculina de Sub 16 que alcançou um brilhante 6.º lugar na fase final European Summer Cups (Campeonato da Europa por Equipas). A competição decorreu, na passada semana, na localidade de Le Toquet, em França.
Os jovens Miguel Almeida, Martim Trueva e Pedro Palha foram os responsáveis pela proeza, colocando Portugal entre as oito melhores selecções da Europa. Para marcar presença na fase final da European Summer Cups, a Selecção Nacional vencera, alguns dias antes, o seu grupo na qualificação.
Jorge Gonçalves mostra-se satisfeito com a prestação da equipa e não se revela surpreendido com os resultados alcançados. “Penso que este 6.º lugar foi ao encontro do que estávamos à espera, pois, há dois anos esta equipa já tinha estado no Mundial. Sabíamos que, se os atletas mantivessem os mesmos níveis, poderíamos alcançar bons resultados”, refere o técnico.
Depois de uma excelente fase de qualificação em que Portugal conquistou o 1.º lugar no respectivo grupo, derrotando selecções como a Roménia ou a República Checa, Jorge Gonçalves chegou a pensar noutro objectivo. “Quando passamos o grupo como vencedores, pensávamos poder alcançar a qualificação para o Campeonato do Mundo, mas não foi possível e agora é olhar para o futuro”.
Uma nova geração de bons valores
Um futuro que o técnico da Federação Portuguesa de Ténis pensa estar assegurado, com estes e com outros jovens valores do ténis nacional. “Temos no escalão acima o Gastão Elias, o João Sousa, o Pedro Sousa, poderemos colher bons frutos na futura equipa da Taça Davis. O Miguel Almeida está a fazer uma época excelente, conseguindo até melhores resultados que o Gastão nos escalões inferiores”, afirma.
Sem grandes dúvidas, Jorge Gonçalves aponta desde já os nomes daqueles que considera como sendo, num futuro próximo, os potenciais ídolos do ténis português. “Vamos ter o Gastão, a Michelle, o João Sousa e também o Miguel Almeida em grande nível. Segui o Gastão em alguns torneios e penso que é um atleta fora-de-série, vai ter de esperar um pouco para singrar entre os seniores, mas não tenho dúvidas de que vai ter um bom futuro”.
Quanto a Miguel Almeida, o seu pupilo na Selecção de Sub 16, o técnico madeirense deixa as recomendações: “Acredito que o Miguel Almeida tem de fazer 30 a 32 semanas de torneios por ano lá fora, o que não é fácil devido aos custos. Tem de continuar a ter apoio para participar ao mais alto nível”.
Mais competição e menos pressão
Jorge Gonçalves não duvida da qualidade presente nos escalões mais jovens, mas reforça que “tem de haver investimento nos atletas para estes competirem entre os melhores, ao mais alto nível”. Na perspectiva do técnico a transição para os seniores tem de ser abordada de uma outra forma. “Nos escalões jovens Portugal tem estado sempre entre os melhores. Marca-se passo é na passagem dos juvenis para os seniores. As pessoas querem resultados muito depressa, mas nos seniores só ao fim de três ou quatro anos é que eles começam a aparecer”.
A competição constante ao mais alto nível é, na opinião de Jorge Gonçalves, um ingrediente obrigatório para que a transição para o escalão sénior seja feita da melhor forma, a fim de se manter os níveis conseguidos nos escalões mais jovens. O técnico da F.P.T apresenta um exemplo: “O Martim Trueva quando tinha 14 anos tinha um desempenho muito igual a um jogador búlgaro que agora defrontou, mas passados dois anos esse mesmo jogador está muito mais forte, porque participa sempre nos melhores torneios do circuito juvenil”.
Jorge Gonçalves alerta ainda para a necessidade de surgirem exemplos de jogadores profissionais que “possam motivar os pais e os sponsors, reforçando a aposta nas camadas jovens”.

ITF $ 50.000 Cordenons Itália ATP

Frederico Gil bateu com dificuldade o brasileiro Andre Ghem por 7/5 e 7/6 , em jogo da 1ª ronda deste Challenger transalpino, indo agora defrontar um outro brasileiro, Marcos Daniel, que cometeu a proeza de eliminar o nº1 da competição o checo Jiri Vanek

ARGAYON CUP Sub-14 2007, Bélgica ETA cat.3

André Silva e Diogo Rocha perderam na 1ª ronda da variante de pares pelos parciais de 7/6, 1/6 e 1/6.

ITF $ 25.000 Bogota WTA

Frederica Piedade iniciou da melhor maneira a sua participação neste torneio colombiano, vencendo a sua adversária da 1ª ronda pelos parciais de 7/5 e 6/3.
Na 2ª ronda encontra a boliviana Maria Fernanda Alvarez Teran, WTA 809 e que chegou ao quadro principal vinda da qualificação.
Em pares as coisas também correram bem para a portuguesa, vencendo por 6/3 e 6/4.
Com a brasileira Tiene, defrontam nos quartos de final a dupla colombiana Mejia Tenorio e Robles Garcia.

13 de agosto de 2007

Vila do Conde Tennis Cup, ITF G3

Ainda não dispomos dos resultados completos das qualificações, mas já estão disponíveis as informações sobre as rondas iniciais dos quadros principais do torneio vilacondense.
Assim, no quadro femininos, Rita Vilaça, apurada da qualificação, disputará a 1ª ronda frente à CS nº1, a tunisina Nadia Lalami, Barbara Luz defronta a 4ª CS, a russa Margarita Edinarova, Demi Rodrigues defronta Santa Shumilina, finalista do torneio da Foz na semana passada, Teresa Araújo joga contra a israelita Karni Cohen, sendo que Inês Coelho e Filipa Correia jogam entre si, bem como Charlotte Pires frente a Bibiana Almeida.
No quadro masculino, Miguel Almeida é o CS nº2 e defronta o indiano Ankit Sachveda, Martim Trueva aguarda por um tenista da qualificação, Miguel Alves defronta o britânico Elliot Chang, Manuel Marcelo joga frente a Faris Akhazzan, igualmente britânico e Pedro Palha e Vitor Silva discutem entre si um lugar na 2ª ronda.

ITF- Alterações nos jogos de pares

A partir dos torneios que se iniciam na semana de 3 de Setembro, os jogos de pares dos torneios sob supervisão da ITF, irão merecer alterações na contabilização dos pontos, sendo que o 3º set é substituído por um super tie-break e deixará de haver o sistema de vantagens após um 40-40, isto é quem marcar primeiro, ganha o jogo.

ITF $ 25.000 Bogota WTA

Depois da participação e eliminação surpreendentes de Michelle Larcher de Brito, Frederica Piedade deve iniciar amanhã a sua participação neste torneio sul-americano, defrontando, como 3ª CS, na 1ª ronda, a tenista local Viky Nunez-Fuentes, WTA 539, uma tenista que venceu um torneio de $ 10.000 em Bogota no passado mês de Julho.
Em pares, Frederica vai jogar com a brasileira Tiene, e são a dupla nº2 do torneio, jogando na 1ª ronda frente à chilena Koch-Benvenuto e à argentina Garcia-Sokol.

ITF $ 10.000 Munchen ATP

Um espectacular Gonçalo Falcão, no torneio de qualificação deste torneio germânico, despachando Florian Farnleitner da Austria por 6/2 e 7/5, Soren Goritzka da Alemanha por 6/2, 6/7 e 6/4 e, na ronda final, o também alemão Mikael Rutkiewicz por 6/7, 6/4 e 6/4.
Tal proeza mereceria melhor sorteio para o quadro principal, mas Gonçalo vai ter que medir forças com o CS nº2 da competição, o belga Jeroen Masson, ATP 490.
Vamos ver como se portará o jovem tenista luso.
Em pares, Gonçalo Falcão já está nos quartos de final, depois de um bye na 1ª ronda, competição onde faz parceria com o germânico Lorenz Ilg e irão defrontar a 2ª dupla do torneio, composta pelos germânicos Klier e Piyamongkol.

Rankings

No ranking ATP, Frederico Gil continua sozinho, bem lá na frente, tendo esta semana caído duas posições, para o 181º lugar. O destaque vai para o júnior Gastão Elias que é, a partir de hoje, o 2º melhor do ranking, na 789ª posição, beneficiando da queda de Gonçalo Nicau, de 154 lugares, para o 798º. Seguem-se Leonardo Tavares e Pedro Sousa, dentro do Top 1000, salientando-se ainda a subida de Frederico Marques para o 1213º lugar, um salto de 84 posições.
Na WTA, neuza Silva deu um pequeno salto de uma posição, para 209ª, ainda antes de ver contabilizada a final de Coimbra, estando Frederica Piedade mais longe, na 313ª posição, seguida de Catarina Ferreira ( 697ª ), Magali De Lattre ( 740ª ), Ana Catarina Nogueira ( 876ª ) e Maria João Koehler ( 1223ª ).
Em júniores masculinos, Gastão Elias comanda o pelotão luso, na 27ª posição, seguido de João Sousa na 118ª, Miguel Almeida, na 239ª, Martim Trueva na 289ª e Miguel Alves na 361ª.
Em femininos, Michelle Larcher de Brito é 38ª , sendo que Maria Guerreiro entrou no Top 500, ocupando agora a 487ª posição. Mais longe estão Demi Rodrigues em 697ª e Maria João Koehler em 618ª. Saliente-se a entrada na tabela de Rita Vilaça para o lugar 986.

ITF $ 10.000 Savitaipale, Finlândia WTA

Magali De Lattre defronta na 1ª ronda a tenista local convidada Stina Kailahemo, enquanto Catarina Ferreira, 5ª CS, defronta a igualmente finlandesa Katariina Tuohimaa, WTA 820.
Em caso de vitória, as duas portuguesas encontram-se na 2ª ronda....
Em pares, Catarina Ferreira joga com a russa Elizaveta Tochilovskaya, frente a uma dupla eslovena, Pajalic/Poglajen, enquanto Magali tem o contributo da germânica Tina Pieger e defrontam a bulgara Toncheva e a russa Zaytseva.

50.000 !!!!

50.000 page views, 1300 posts, e muitos amigos.
Obrigado a todos.

Vila do Conde Tennis Cup, ITF G3

Já se iniciou o torneio de qualificação deste imponente e majestoso torneio de ténis de nível 1 mas incompreensívelmente de G3, que junta algumas das principais figuras do ténis júnior mundial e que decorre até Domingo em Vila do Conde.
Depois do torneio especial de atribuição dos WC masculinos, que 3 portugueses aproveitaram e bem, eis os resultados da 1ª ronda de qualificação, no que diz respeito oas jogos com tenistas nacionais:
Masculinos
1ª ronda
João Bastos - Tomás Valle Costa 6/2 6/1
José Carlos - Stanislav Isaev ( RUS ) 6/0 6/3
Francisco Azevedo WC - Nicolas Sanchez ( ESP ) 4/6, 6/3 6/0
Francisco Charters WC - Ilia Zhingel 6ºCS ( RUS ) 6/2 6/3
Manuel Cavaco - Egor Kovalev ( RUS ) 4/6 6/7
Rui Pedro Silva WC - Pavel Kuzhelev ( RUS) 1/6 0/6
Diogo Monteiro - Alfredo Desiati ( ITA ) 3/6 2/6
Diogo Oliveira - Alan Perel ( AUS ) 0/6 1/6
Kevin Belhaj - Nicolau Monteiro ( ANG ) 3/6 1/6
André Husgen - Luis Claro 2/6 3/6
Destaque para a vitória de Francisco Charters sobre um dos CS da qualificação, ele que já vem do tal torneio especial de qualificação. Parabéns.
2ª ronda
João Bastos - José Carlos
Francisco Azevedo- Francisco Charters
Luis Claro - Lior Gurshevitz ( ISR )

Femininos
1ª ronda
Filipa Correia - Bye
Steffi Ringelberg - Ana Claro 1/6 0/6
Verónica Seruca - Ana Hidalgo ( ESP ) 4/6 4/6
Inês Coelho - Mafalda Lhorca 6/3 4/6 6/4
Bibiana Almeida - Teresa Franco 7/6 2/6 6/3
Rita Vilaça - Diana Batista 6/0 6/2
Francisca Matos - Barbara Ferreira 2/6 2/6
Mariana Clemente - Tamara Alvarez ( ESP ) W/O
2ª ronda
Filipa Correia - Suzy Larkin ( GBR )
Ana Claro - Sedano Acosta ( ARG )
Inês Coelho - Simona Stefanova ( BUL ) 6/2 1/0 ret.
Bibiana Almeida - Varela Pinero ( ESP ) 6/7 7/5 6/2
Rita Vilaça - Natalia Khakimova ( RUS ) 6/0 6/2
Barbara Ferreira - Liat Zimmermann ( ISR )
Ronda Final
Inês Coelho - Kim Alena Twelker ( GER )
Bibiana Almeida - Rita Vilaça
Excelente percurso de Rita Vilaça e de Bibiana Almeida, ela que não costuma vencer nos jogos dos torneios profissionais e que aqui está a recuperar algum brio e confiança para o futuro. Aguardamos a conclusão da 2ª ronda , com a certeza que pelo menos uma atleta lusa estará no quadro principal vinda da qualificação.

ARGAYON CUP Sub-14 2007, Bélgica ETA cat.3

Diogo Rocha perdeu na 1ª ronda, frente ao belga Romain Bogaerts, por 2/6 e 0/6.
Em pares , o Diogo faz dupla com André Silva e defrontam a dupla composta pelo belga Maxime Alders e o russo Alexander Kokorev.

Open Internacional de Estepona, Sub 12

A Selecção Nacional feminina de Sub 12, formada por Joana Valle Costa e Adriana Silva, com o capitão Paulo Santiago, sagrou-se campeã do Torneio de Estepona, em Málaga, ao derrotar na final a Selecção anfitriã, por 2-0.
Portugal resolveu o desafio frente à equipa espanhola nos encontros de singulares, com Adriana Silva a vencer em duas partidas, enquanto Joana Valle Costa saboreou o triunfo após um super tie-break na terceira partida. A vencer por 2-0, a equipa nacional nem precisou de efectuar o confronto de pares.
In: FPT

12 de agosto de 2007

Stork Interntional 12 Under Tennis Trophy

José Maria Dória e Bernardo Lemos perderam o jogo da final de pares, pelos parciais de 0/6 e 2/6.
Em jeito de pequena vingança, na final de consolação, Bernardo Lemos derrotou o suiço Borter, seu adversário no jogo de pares, por concludentes 6/0 e 6/4.
Esta presença na Suiça, conjuntamente com a presença no Campeonato da Europa tornaram esta semana possivelmente na semana mais importante de 2007 para os mais novos valores do nosso ténis e que parecem começar a despontar um pouco por todo o lado.
Parabéns a todos.

ARGAYON CUP Sub-14 2007, Bélgica ETA cat.3

Diogo Rocha defronta o belga Romain Bogaerts na 1ª ronda deste torneio de sub-14, cat.3, que se realiza na Bélgica a partir de amanhã.

Tennis Europe Nations Challenge by Head - sub-12

Portugal venceu a Roménia por 2-1 e conquistou um brilhante 5º lugar no 1º Campeonato da Europa de selecções de sub-12, com as presenças destacadas de Frederico Silva, Gonçalo Loureiro e de Rodolfo Pereira.
Parabéns aos visados de quem se esperam grandes feitos num futuro muito próximo.

ITF $ 25.000 Bogota WTA

Inesperadamente ou talvez não, Michelle Larcher de Brito surgiu este fim de semana a jogar a qualificação de um torneio de $ 25.000 na Colômbia !!! e em terra batida, o que não se entende se pretendia preparar o US Open em hard, mas enfim, a IMG lá saberá com que linhas cose a carreira da tenista lusa.
Na 1ª ronda, foi derrotada por Paula Robles Garcia, 851 WTA, pelos parciais de 3/6, 6/1 e 3/6 e ainda não será desta que marcará o tal pontinho que lhe permite entrar no ranking WTA.
Neste torneio estará, mas no quadro principal, Frederica Piedade, que será uma das CS.

ITF $ 15.000 Bolzano ATP

Rui Machado defronta o argentino Antonio Pastorino, ATP 488, na 1ª ronda deste torneio italiano.
Em pares fará dupla com o australiano Bezeruk e defrontam El Amrani de Marrocos e Valenti de Itália.

ITF $ 50.000 Cordenons Itália ATP

Frederico Gil, depois da sua passagem por São Marino, mantêm-se por terras italianas, tendo como adversário na 1ª ronda o brasileiro Andre Ghem.
Em pares, fará dupla com o uruguaio Martin Vilarrubi, sendo 3º CS e defrontam os italianos Da Col/Stoppini na 1ª ronda.

ITF $ 15.000 Irun ATP

Leonardo Tavares defronta o francês Franck Dalla-Santa, 1068 ATP, na 1ª ronda do quadro de singulares deste $ 15.000 espanhol.
Frederico Marques participou na ronda de qualificação, tendo sido eliminado logo na 1ª ronda, frente ao espanhol Jordi Samper-Montana, por 1/6 e 4/6.

Open Internacional de Estepona, Sub 12

A Selecção Nacional feminina de Sub 12, formada por Joana Valle Costa e Adriana Silva, com o capitão Paulo Santiago, defronta hoje a Espanha, na final do Torneio de Estepona, em Málaga.
Para atingir mais esta proeza, Portugal derrotou as selecções da Itália e da Irlanda.
O encontro decisivo entre Portugal e Espanha terá transmissão televisiva na Eurosport, a partir das 18 horas (hora de Lisboa).
In: FPT

ITF $ 25.000 Coimbra WTA

Apesar da derrota na final, Coimbra marcará para sempre a carreira de Neuza Silva pois foi graça a esta presença no jogo decisivo que a campeã nacional entrou, pela primeira vez, no Top 200 do ranking WTA.
Frente à francesa Olivia Sanchez, 5ª CS do torneio, Neuza perdeu pelos parciais de 6/7 e 1/6 e junta ao título de vice-campeã, o título na variante de pares, já ontem conseguido.
Parabéns à AAC pela organização do torneio e a Neuza Silva, em particular, por ter defendido tão brilhantemente as cores nacionais.

Taça Diogo Napoles 2007 ITF G4

Maria Guerreiro , na companhia de Irina Dementyeva ganharam às russas Olga Makhova e Margarita Edinarova, por 6-3 e 7-5, no jogo da final de pares femininos.
Neste torneio de G4, destaque igualmente para Miguel Alves que, em singulares, só caiu nas meias finais, às mãos do russo Alexander Rumyantsev, que venceu o torneio.

ARGAYON CUP Sub-14 2007, Bélgica ETA cat.3

No quadro de qualificação masculino, André Silva não teve sorte no sorteio, defrontando logo o 2º CS, o luxemburguês Charles Berna, tendo o português, apesar da derrota, por 6/7 e 4/6, dado uma luta interessante, pelo menos pelo o que demonstram os parciais.
Diogo Rocha estará no quadro principal e ainda não sabemos se Gonçalo Loureiro, depois do Campeonato da Europa vai regressar a Portugal ou vai dar um saltinho à Bélgica, já que ele estava inscrito nesta competição.

Torneio Internacional de Estepona - Sub 12

A Selecção masculina de Sub 12, formada por José Maria Catela e Tiago Cunha, capitaneada por Paulo Santiago, cedeu diante da sua congénere espanhola, por 2-0, no Open Internacional de Estepona, a decorrer em Málaga, Espanha.
Nos confrontos de singulares, Tiago Cunha cedeu diante de Carlos Benito, por 4/1 e 4/2 e José Maria Catela cedeu ante Heitor, por duplo 4/2.
Ainda hoje, a Selecção masculina defronta a Irlanda, enquanto a equipa feminina, composta por Joana Valle Costa e Adriana Silva, defrontam a Selecção espanhola.
In: FPT

Tennis Europe Nations Challenge by Head - sub-12

Já se previa um encontro muito difícil, frente à equipa inglesa, decisivo nas aspirações do trio português.
O favoritismo da equipa britânica comprovou-se, com vitória por 3/0 frente a Portugal, com Gonçalo Loureiro a ser derrotado por 4/6 e 4/6, Frederico Silva por 6/2, 4/6 e 2/6 e a dupla lusa por 5/7, 6/3 e 6/7.
Com esta derrota Portugal vai defrontar a Roménia no apuramento do 5º e 6º lugar, enquanto o play-off da final vaiu ser disputado entre a Itália e a França.