Pesquisar neste blogue

17 de maio de 2008

Circuito FPT/CIMA - Caldas da Rainha


Hugo Anão e Vasco Antunes, primeiro e terceiro cabeças-de-série, respectivamente, vão defrontar-se, amanhã, na final do Torneio Câmara Municipal Caldas da Rainha, prova do Circuito FPT/CIMA, da categoria ‘Bronze’, com 2 mil euros de prize money. Nas meias-finais, Anão impôs-se, por 6/4 e 6/1, a Gonçalo Falcão – vencedor do Torneio 25 de Abril, em Faro, a primeira prova o Circuito FPT / CIMA 08 -, enquanto Antunes ultrapassou José Pedro Silva (6/1, 4/1 e desistência).
Singulares Masculinos
Final (Amanhã)
Hugo Anão - Vasco Antunes
Meias-finais
Hugo Anão – Gonçalo Falcão, 6/4 e 6/1
Vasco Antunes – José Pedro Silva, 6/1, 4/1 e desistência de Silva
Quartos-de-final
Hugo Anão – João Fernandes, 6/3 e 6/3
Gonçalo Falcão – Miguel Alves, 6/4 e 6/4
Vasco Antunes - Manuel Marcelo, 6/4 e 6/4
José Pedro Silva – João Silvério, 6/1 e 6/2
Oitavos-de-final
Hugo Anão – Bernardo Fernandes, 6/1 e 6/0
João Fernandes – Pedro Correia, 6/3 e 6/4
Gonçalo Falcão – Diogo Ramos, 6/1 e 6/3
Miguel Alves – Sebastião Guimarães, 6/1 e 6/4
Vasco Antunes – Francisco Carrilho, 6/1 e 6/0
Manuel Marcelo - Filipe Rebelo, 6/2 e 6/0
José Pedro Silva – João P. Santos, 6/0 e 7/5
João Silvério – Miguel Aragão, 4/6, 6/2 e 6/3

In: FPT

Circuito FPT/CIMA - Caldas da Rainha

A cabeça-de-série número um, Cátia Rodrigues, foi hoje afastada na primeira ronda feminina do Torneio Câmara Municipal Caldas da Rainha, prova do Circuito FPT / CIMA, da categoria ‘Bronze’, com prize money de 2 mil euros. Maria Guerreiro, segunda favorita, Rita Freitas, Olga Serbyn e a russa Alla Aleksandrova jogam amanhã as meias-finais.
Singulares Femininos
Meias-Finais
Olga Serbyn - Alla Aleksandrova (Rus)
Rita Freitas – Maria Guerreiro
Quartos-de-final
Olga Serbyn - Maria Palhoto, 7/6 (2) e 6/2
Diana Batista - Alla Aleksandrova (Rus), 4/6 e 0/6
Rita Freitas - Andreia Cabanas, 6/1 e 6/0
Maria Guerreiro – Patrícia Guerreiro, 6/0 e 6/1
1.ª Ronda
Olga Serbyn – Cátia Rodrigues, 6/2 e 6/3
Maria Palhoto – Valeria Mosinzova (Blr), 6/1 e 6/1
Diana Batista – Sofia Baptista, 6/1 e 6/3
Carla Manta – Alla Aleksandrova (Rus), 0/6 e 0/6
Andreia Cabanas – Mariana Felizardo, 6/3 e 6/1
Rita Freitas – Inês Santos, 6/1 e 6/2
Patrícia Guerreiro - Catarina Silva, 6/1 e 6/1
Maria Guerreiro - Bárbara Ferreira, 6/1 e 6/1
In: FPT

ITF $ 15.000 Averno ATP

Rui Machado despachou por 6/3 e 6/2 o 3º CS do torneio e avança calmamente para a 7ª final de 2008 em oito futures disputados.
Na final encontra o argentino Pastorino, 8º CS e actual nº 480 ATP.
Para o Rui, já nem digo nada...
Olha traz lá mais esse caneco que a gente faz uma vaquinha para uma estante nova.

Challenger de Fergana, Uzbequistão, $ 35.000 ATP

Rui Machado irá até à Asia profunda para, no Uzebequistão, marcar o seu regresso aos challengers, quando ainda está em Itália a discutir o acesso à final de amanhã no Future de Averno.
Na 1ª ronda do quadro principal e como 8º CS, defronta Evgeny Kirillov, ATP 347 e que nos parece bem acessível ao Rui, dada a forma que este aparenta.
A nossa e por certo a grande preocupação do Rui será mesmo as viagens entre Nápoles e Fergana.
Boa sorte para o Rui.

META - A Moita na Blogosfera

É mais um dos exemplos de que, sem dinheiro mas com boa vontade, se consegue transmitir, por um blog, o que se faz em qualquer clube de ténis neste país.
Se todos se queixam da falta de divulgação, este é mais um exemplo simples mas informativo, como tudo se faz quando existe vontade.
Em http://www.metatenis.blogspot.com/ , o Moita Escola de Ténis Associação transmite ao mundo as suas actividades, mostra as fotos da alegria da miudagem e até tem artigos técnicos muito interessantes.
Parabéns e sempre que precisarem é só mandar noticias.

O 1º Torneio do Blog

Meus amigos e minhas amigas:
Ainda está tudo muito incipiente, muito tudo no ar mas o blog está a pensar seriamente levar a cabo um torneio, aberto somente a não federados e/ou a federados mal classificados no ranking nacional, ( não, Hugo Anão, não podes participar !!! )e que se irá realizar por todo o país.
Antes de avançarmos com mais pormenores, preciso que no chat do blog se apresentem com o vosso 1º nome, seguido da localidade onde residem, se não forem federados ou se o forem, com as siglas do clube de ténis onde estão inscritos.
Exemplo : Rui - Entroncamento ou Frederico - CETO .
Tal vai permitir-me adicionar-vos como membros do blog e saber onde residem ou treinam pois grande parte desta intenção basear-se-á no local onde vivem.
Necessitamos de 128 participantes ( tipo Grand Slam ) e se forem mais ainda fazemos uma qualificação...
Dentro de dias, indicarei um mail para onde poderão efectuar as vossas inscrições, sendo que será, nesta fase, imprescindível, as indicações que acima descrevi no chat.

Circuito Marca 2008 - Barcelona

Continua, na nossa vizinha Espanha, a realização das várias etapas do Circuito Marca 2008, prova que reune os melhores jogadores juvenis espanhóis e onde também podem participar tenistas estrangeiros.
Depois de Rita Vilaça, que numa das etapas deste ano, já fez um brilharete, foi a vez de Brites Soares ir até Barcelona para participar na prova organizada pela Federação Catalã de Ténis.
Esteve, no mínimo, brilhante ,a acoriana já que logo na 1ª ronda venceu Anna Capridacio por 6/0 e 6/2, na 2ª ronda ganhou à 9ª CS do torneio, Tamara Alvarez, por 7/6 e 6/4, na 3ª ronda eliminou a 7ª CS, Yasmina Fernandez, por 7/5 e 6/4, para só sucumbir frente a Sandra Gonzalez, 1ª CS, por desistência quando perdia por 1/6 e 0/1.
O torneio termina amanhã na Academia Sanchez Casal, uma das " fábricas " de campeões da nossa vizinha Espanha.
Parabéns para a Brites Soares, que todos os dias se afirma como uma das nossas esperanças do ténis juvenil.

ITF $ 10.000 Managua WTA

Demi Rodrigues poderá ser uma das CS no torneio de Managua, na Nicaragua, que esta semana decorre naquele país centro-americano.
Disputado em piso duro e com um quadro principal muito acessível, poderemos estar aqui com a possibilidade de ver Demi Rodrigues marcar alguns pontos importantes para o ranking WTA.
Boa sorte para a Demi.

Bruno Ávila e uma proposta para reflexão

O grande amigo Bruno Ávila, o continental mais açoriano que conheço, apresenta-nos mais uma sua proposta à consideração dos " manda-chuvas" do ténis português.
À consideração " deles" e para vossos comentários, que, espero, tenham a elevação que a importância do assunto merece.
Começa a ser complicado escrever para o Blog do Rui. Pela excelência do conteúdo, por ser um palco com um auditório cada vez maior e por serem os seus leitores críticos de primeira linha. Aqui as pessoas já não “comem” teorias sem as questionar porque este espaço teve esse mérito: democratizou o ténis! Que as minhas raquetes se partissem todas no treino de amanhã se por aqui não passa a nata dos “cabecilhas” do ténis português, escondendo-se muitas vezes atrás do “anónimo” para comentar esta ou aquela notícia!
Hoje, proponho que se debata o novo sistema de Classificações Nacionais, nomeadamente os chamados “C” que estão para o ténis como os distritais estão para o futebol: uma selva. Este ano já fiz alguns, todos no Continente, apesar de ser açoriano, e custa-me constatar que tanto investimento e esforço sejam tão mal recompensados ao nível de pontos. No mês de Março gastei cerca de 300 euros para jogar três torneios: Barreiro, Oliveira do Hospital e Leiria, nos quais ganhei, segundo as minhas contas, onze pontos, equivalentes a dois oitavos e uns quartos. É certo que, não sendo um jogador de topo, não entro na luta pelas vitórias, mas se pensarmos que um jogador que vence um desses Torneios ganha apenas 15 pontos, muitas vezes depois de ultrapassar a violência de um Quadro de 64 em apenas 2 dias, como aconteceu com o Filipe Rebelo em Leiria, e que eu, por ter passado uma ronda no CIMA de Faro, ganhei 9 pontos, chega-se facilmente à conclusão de que o fosso criado entre o topo e o que, no fundo, dá vida ao ténis e movimenta os Clubes de norte a sul do país, que são os “C”, é demasiadamente grande para que haja uma evolução sustentada do nosso ténis. Roça a injustiça!
Sendo que, a meu ver, o objectivo do ténis, e o que lhe dá competitividade, é, no fundo, defrontar adversários diferentes, com diferentes escolas e de diferentes Regiões, aquilo que pergunto é: porque não, dentro dos “C”, valorizá-los consoante o seu lote de inscritos? A minha proposta é muito simples e passo a explicá-la!

- Torneios C em que participassem apenas atletas de 2 Associações de Ténis seriam os C-1 e a classificação atribuída seria a actual;

- Torneios C em que participassem atletas de 3 ou mais Associações de Ténis seriam os C-2, e a pontuação seria a dobrar, em todas as rondas, em relação aos C-1.

- Torneios C em que participassem atletas de 5 ou mais Associações de Ténis seriam os C-3, o topo dos Torneios C com uma pontuação para o vencedor de 40 pontos, menos dez do que recebe um vencedor de um B, finalista 30, ½ final -25, ¼ -15 e 1/8 -7.

Poderá o leitor questionar-se do porquê da minha proposta, mas dou alguns exemplos daquilo que, julgo, poderia melhorar:

- Os Clubes fariam um esforço de promoção e divulgação dos seus Torneios muito maior, uma vez que, sendo a participação de atletas de outras Associações imprescindível para subir de nível, teriam de se esmerar até nas condições oferecidas, de forma a que os tenistas se sentissem aliciados a sair das suas áreas de residência;

- Daria aos jogadores “C” a oportunidade de defrontar alguns jogadores “B”, quiçá “A”, uma vez que, por exemplo, num C-3, 40 pontos é uma pontuação bastante apetecível para muitos dos jogadores CIMA que, não discutindo vitórias, fazem parte da chamada segunda linha;

- Descentralizaria o ténis para Regiões onde, se não for feito um sério esforço, a modalidade acabará por desaparecer ou tornar-se inconsequente. Sendo necessários tenistas de várias Associações, os próprios tomariam, com toda a certeza, a iniciativa de se mobilizar para transformar este ou aquele Torneio num C-2 ou C-3, de forma a poderem, todos, subir o seu coeficiente de pontuação.

Estas são apenas algumas das vantagens que vejo na minha proposta de alteração da pontuação dos “C”. As outras chegarão, com toda a certeza, do vasto auditório que me lê.

Abraço e Obrigado ao Rui pelo tempo de antena

Off The Record

É uma grande vitória do Desporto.
O tribunal arbitral do desporto deu razão ao atleta Óscar Pistorius, recorde-se que o atleta sul-africano reclamou o direito de poder participar nos Jogos Olímpicos apesar de ter uma prótese nas pernas, direito que foi lhe foi recusado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF). A IAAF alegava que a prótese lhe trazia vantagens em relação aos restantes competidores.
“Tendo em conta as provas apresentadas pelos peritos de ambas as partes, não ficámos convencidos que houvesse provas suficientes de qualquer vantagem metabólica a favor do uso pelo duplo amputado da Cheetah Flex-Foot”, refeiru o T.A.S em comunicado.
“Espero que esta decisão silencie as teorias malucas que circulam sobre o facto de eu ganhar uma vantagem injusta”, referiu Pistorius que se mostrou naturalmente feliz com a decisão.
Pistorius vai agora tentar obter os mínimos para participar nos 400 metros livres nos Jogos de Pequim.
In: Sportinveste multimédia

VI Torneio Juvenil Ilha Terceira - Sub-14 e Sub-18, Nível C

Nos courts do Lawn Tenis Club da Ilha Terceira, nos Açores, realiza-se este fim de semana o VI torneio juvenil da Ilha Terceira
Em sub-14 femininos, Sara Magalhães e Beatriz Garcia do CTSM são as duas pré-designadas da competição.

Em masculinos é um atleta da casa o 1º CS, Fernando Sousa, tendo do outro lado do quadro Miguel Botelho do CTSM.

Em sub-18 masculinos, o 1º CS será João Bettencourt do LTC e o 2º Eugen Anatol do ADREP.

16 de maio de 2008

Circuito CIMA/FPT - Caldas da Rianha

João Silvério eliminou o segundo cabeça-de-série, José Ricardo Nunes, (6/4, 3/6 e 6/1) na primeira ronda, e protagonizou a surpresa do primeiro dia do Torneio Câmara Municipal Caldas da Rainha, prova do Circuito FPT/CIMA, inserida na categoria ‘Bronze’, com 2 mil euros de prize money. Os favoritos Hugo Anão (1.º CS), Vasco Antunes (3.º CS) e Gonçalo Falcão (4.º CS) já estão nos quartos-de-final. O quadro feminino só arranca amanhã.
Singulares Masculinos
Oitavos-de-final
Hugo Anão – Bernardo Fernandes, 6/1 e 6/0
João Fernandes – Pedro Correia, 6/3 e 6/4
Gonçalo Falcão – Diogo Ramos, 6/1 e 6/3
Miguel Alves – Sebastião Guimarães, 6/1 e 6/4
Vasco Antunes – Francisco Carrilho, 6/1 e 6/0
José Pedro Silva – João P. Santos, 6/0 e 7/5
João Silvério – Miguel Aragão, 4/6, 6/2 e 6/3
Filipe Rebelo – Manuel Marcelo (por realizar)
1.ª Ronda
Hugo Anão – João M. Silva, 6/0 e 6/1
Bernardo Fernandes – Luis A. Silva, 7/5 e 6/2
Pedro Correia – Pedro Palha, 4/6, 6/1 e 6/1
João Fernandes – Miguel Subtil (lucky looser), 6/0 e 6/0
Gonçalo Falcão – Antoine Pastoret, 6/0 e 6/0
Diogo Ramos – Tiago Olímpio, falta de comparência de Olímpio
Sebastião Guimarães – Hélder Monteiro, 6/4 e 6/1
Miguel Alves – João Pina, 6/2 e 6/2
Filipe Rebelo – Diogo Oliveira, 6/7 (8), 6/0 e 6/3
Manuel Marcelo – Hugo Moraes, 6/2 e 6/3
Francisco Carrilho – João Freitas, 6/2 e 6/3
Vasco Antunes – Gonçalo Sousa, 6/0 e 6/0
José Pedro Silva – Manuel Cavaco, 6/2 e 6/1
João P. Santos – Tiago Gandum, 6/0 e 6/0
Miguel Aragão – Marcelo Oliveira, 6/3, 2/6 e 6/1
João Silvério – José Ricardo Nunes, 6/4, 3/6 e 6/1
Singulares Femininos
1.ª Ronda (Amanhã)
Cátia Rodrigues – Olga Serbyn
Maria Palhoto – Valeria Mosinzova
Diana Batista – Sofia Baptista
Carla Manta – Alla Aleksandrova
Andreia Cabanas – Mariana Felizardo
Rita Freitas – Inês Santos
Catarina Silva – Patrícia Guerreiro
Bárbara Ferreira – Maria Guerreiro
In: FPT

ITF $ 15.000 Averno ATP

Rui Machado já está nas meias finais do torneio de Averno e continua a dar sequência a um ano de 2008 verdadeiramente extraodinário.
Hoje, frente ao 5º CS uma vitória por 1/6, 6/4 e 6/2 e marca presença para amanhã, frente ao italiano Giancarlo Petrazzuolo, no jogo de acesso à final.
Giancarlo é o 3º CS do torneio e actual nº 409 ATP e vem de uma vitória num future italiano , pelo que estará também em boa forma.
O teste vai ser duro e dificil mas acreditamos no nosso Rui que, independentemente do resultado de amanhã, dará mais um pulo na classificação.
Grande Rui.

Challenger de Marrakech, € 80.000 ATP

Frederico Gil terá conseguido, hoje, a maior vitória da sua carreira de tenista, ao sagrar-se com o romeno Mergea, campeão de pares do Challenger de Marrakech, dotado de um prize-money de $ 100.000 .
Na final, frente aos britânicos Auckland e Delgado, vitória fácil por 6/2 e 6/3.
A juntar aos quartos de final de singulares e a uma excelente réplica ao nº 53 mundial, bem podemos dizer que Gil sai para Roland Garros mais motivado do que nunca.
Para além do aspecto financeiro ( cerca de 5000 Euros ) Gil bem precisava deste alento para encarar as qualificações de Roland Garros e conseguir entrar no quadro principal do torneio francês, algo que o português bem gostaria de acrescentar ao seu currículo.
Parabéns Gil e boa sorte para RG.

Neuza Silva e Roland Garros

Neuza Silva parte amanhã para Paris a fim de participar, na próxima semana, no qualifying de Roland Garros. Recomposta da situação que viveu em Beirute, onde ficou retida durante alguns dias devido aos confrontos armados que se registaram na capita libanesa, a campeã nacional está agora empenhada e concentrada na sua estreia no pó-de-tijolo do Grand Slam parisiense.
“Estou muito motivada pois é a primeira vez que vou jogar o Roland Garros ”, começou por dizer Neuza Silva, que ultimamente tem vindo a fazer torneios em terra batida, já a pensar na prova gaulesa.
“Pelo que sei, em Paris, vou encontrar uma terra rápida, que vai mais ao encontro do meu gosto. Vou ter o meu treinador comigo, que me dá também mais segurança”, acrescentou a melhor portuguesa no ranking WTA – é 181.ª classificada – que deverá estrear-se no qualifying de Roland Garros na próxima quarta-feira.
“Espero ter apoio português, é sempre bom”, concluiu Neuza Silva, que fará em Paris, cidade 'recheada' de emigrantes lusos, a sua segunda tentativa de entrada no quadro principal de um Grand Slam. A primeira foi no Open da Austrália, em Janeiro deste ano, onde a número um portuguesa não conseguiu superar a ronda inicial.
No qualificação de Roland Garros, Neuza terá a companhia de Frederico Gil – vai participar na prova masculina – e talvez de Michelle Brito. A menina-prodígio aguarda pela lista definitiva de jogadoras que vão estar presentes no qualifying – sairá na próxima segunda-feira – para saber se terá entrada.
In: FPT

Torneio Juvenil LuzCar 2008- Lagos -Sub-14 e Sub-18 Nível C

Disputa-se este fim de semana, em Lagos, o Torneio Juvenil LuzCar 2008, para Sub-14, ambos os sexos e Sub-18 masculinos.
Em sub-14, masculinos, o 1º CS é Sean Hadden, que joga em casa e o 2º CS é André Aguiar do CTPR.

Em meninas, Rita Correia do CT Faro é a 1ª pré-designada, seguida de Melissa Capitão do CT Carvoeiro. Destacamos ainda a presença de Ivone Alvaro, que muito nos agradou ver jogar no passado fim de semana em Almeirim.

Em sub-18 masculinos, Roque Rocha do CT Quinta Balaia e Luca Barbosa do CT Faro comandam a lista de inscritos, num torneio que conta ainda com a presença de Bruno Ferreira e Eduardo Salsa, ambos do CTPR.

II torneio Juvenil de Carcavelos -Sub-12 e Sub-14 Nível C

Começa amanhã e decorre até ao próximo dia 24 de Maio, o II torneio Juvenil do Carcavelos Ténis em sub-12 e sub-14.
Em sub-12 masculinos, Filipe Cunha e Silva do CETO e Bernardo Correia do Pestana TA são os dois primeiros pré-designados enquanto que em femininos os nomes mais conhecidos são os de Margarida Leão do CTCAD e de Bruna Duarte do CT Estoril.
Em sub-14 masculinos, o 1º CS é Julien Contzen do CT Quinta da Marinha e do outro lado do quadro estará Daniel Faria, tenista da casa.
Em meninas sub-14, Kate Nolan do CT Torres Vedras é a 1ª CS e Teresa Nogueira do CIF a 2ª.
O torneio de sub-14 tem a 1ª jornada no Domingo, dia 18.

XI torneio Juvenil de Abrantes - Sub-14 e sub 18 Nível C

Disputa-se, desde hoje e até Domingo nos courts de Relva Sintética do Complexo Desportivo de Abrantes, mais um torneio juvenil na " minha " região e cujos os quadros nos chegaram através do Miguel Dias, a quem agradecemos.
Em sub-14 feminino, a presença mais destacada vai para Carlota Féria da Associação 20Km's de Almeirim.
Em masculinos, neste escalão, Sérgio Trincão do CD Torres Novas é o 1º CS, seguido de Afonso Varela do clube local.
Em sub-18, femininos, a 1ª CS é a albicastrense Salomé Duarte, seguida de Ana Fernandes de Almeirim.
Em masculinos, Rui Lopes e Pedro Vasconcelos ambos de Almeirim, são os primeiros pré-designados do torneio.
Vamos ver se o blog arranja um tempinho para dar um saltinho à Cidade Florida para dar uma espreitadela nos futuros craques.
Para os nossos leitores que quiserem os quadros é só mandar um mail...

Reiffensen Open- Eslovénia, ETA sub-14 e sub-16 Cat.2

Gonçalo Loureiro foi ontem eliminado na 3ª ronda deste torneio, perdendo pelos parciais de 2/6 e 1/6.
Em pares, o Gonçalo e o André perderam na ronda inicial por 6/0, 2/6 e 3/6, frente a uma dupla belga, 4ª CS.
Beatriz Coelho também tentou a sua sorte em pares, fazendo dupla com uma tenista grega mas, frente à dupla nº1 da competição, perderam na 1ª ronda por 3/6 e 0/6.

Campeonato Europa de sub-12 - Qualificação

As Selecções Nacionais de Sub 12, masculina e feminina, vão ambas jogar em Salo (Itália), na mesma data, as respectivas fases de qualificação para o Campeonato da Europa por Equipas.
Sub 12 Masculinos (24 a 27 de Julho)
Zona C – Salo (Itália): Portugal, Áustria, Bósnia & Herzegovina, Croácia, Itália, Malta, Sérvia e Eslovénia
Sub 12 Femininos (24 a 27 de Julho)
Zona C – Salo (Itália): Portugal, França, Itália, Israel, Roménia, República Eslovaca, Suíça e Ucrânia.
In: FPT

15 de maio de 2008

Selecção Nacional Sub-18, Sub-16 e Sub-14

As Selecções Nacionais de Sub 18, Sub 16 e Sub 14 já conhecem as equipas adversárias, locais e datas para as respectivas fases de qualificação das European Summer Cups (Campeonatos da Europa por Equipas).
Fases de Qualificação
Reina / Soisbault Cup – Sub 18 Femininos (30 de Julho a 01 de Agosto)
Zona D – Lleida (Espanha): Portugal, França, Rússia, Espanha, Suécia
Galea / Valério Cup – Sub 18 Masculinos (30 de Julho a 01 de Agosto)
Zona B – La Rochelle (França): Portugal, Bulgária, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha e Suécia
Helvetie Cup – Sub 16 Femininos (30 de Julho a 01 de Agosto)
Zona B – Livorno (Itália): Portugal, Bósnia & Herzegovina, Alemanha, Hungria, Itália, Sérvia, Eslovénia e Suíça
Borotra Cup – Sub 16 Masculinos (30 de Julho a 01 de Agosto)
Zona C – Torrelavega (Espanha): Portugal, Bielorrússia, Chipre, Grã-Bretanha, Espanha, Suécia, Turquia e Ucrânia
Europa Cup – Sub 14 Femininos (29 de Junho a 01 de Julho)
Zona D – Salerno (Itália): Portugal, Áustria, Bielorrússia, Croácia, Itália, Montenegro, Eslovénia e Espanha
Copa del Sol – Sub 14 Masculinos (29 de Junho a 01 de Julho)
Zona D – Valência (Espanha): Portugal, Croácia, Grã-Bretanha, Israel, Polónia, Espanha, Suécia e Turquia

Challenger de Marrakech, € 80.000 ATP

Frederico Gil recuperou e bem da derrota em 3 sets frente a Monfils e já esta tarde, com o romeno Mergea, venceu a meia final do torneio de pares, por 6/3 e 6/4, o que comprova a excelente temporada nesta variante que Frederico está a realizar.
Parabéns ao Gil.

Bohemia Pfanner Cup ETA sub-14, Cat. 1

Patricia Martins perdeu na meia final do torneio de consolação frente a Ilona Kremer da Bielorussia pelos parciais de 6/4, 3/6 e 6/7.

Instirig Cup 2008 , ITF Junior G5

Como já tinhamos anunciado aqui, Francisco Franco Dias tinha perdido na 1ª ronda deste torneio romeno , frente a Catalin Mirescu, pelos parciais de 6/2, 3/6 e 4/6.
Francisco Charters derrotara o italiano Ghio por 6/3 e 6/1.
Na 2ª ronda e segundo informação disponibilizada aqui no chat do blog, Charters terá perdido a 2ª ronda frente ao nº2 da competição, o espanhol Sanchez-Patino.
Em pares, os lusos també perderam na 1ª ronda, por 3/6 e 4/6.

Challenger de Marrakech, € 80.000 ATP

Depois de um 1º set muito bom, Frederico Gil não resisitiu à maior experiência e categoria do francês Gael Monfils e foi derrotado pelos parciais de 6/4, 3/6 e 3/6.
Mais logo Gil tentará chegar à final do torneio de pares.

Challenger de Marrakech, € 80.000 ATP

Nem parece que Gil defronta um dos melhores 60 tenistas do mundo.
Gael Monfils, antigo nº1 do tanking de júniores e uma das promessas quase certezas dos gauleses, está a ser completamente vulgarizado por um luso cheio de garra e de confiança, que vence no 1º set po 6/4, sendo que, neste caso a exibição é bem melhor do que o resultado.
Assim sendo, acreditamos que o Gil pode despachar este francês em dois sets e ir descansar para carimbar, mais logo, o passaporte para a final de pares.

Campeonato Regional Absoluto - AT Açores

Simão Medeiros, 23 anos, formado nas Escolas do Clube de Ténis de São Miguel, sagrou-se, finalmente, depois de duas finais perdidas (2001 e 2004), Campeão Regional de Absolutos. O título maior do ténis açoriano ficou decidido depois de mais um duelo frente ao Bejense Carlos Ferra, há dois anos radicado nos Açores, e proporcionou ao tenista de São Miguel a entrada numa restrita Galeria de Campeões que nos últimos vinte anos, e muito devido ao recorde de títulos de Nuno Mota (na década de noventa venceu dez consecutivos!), só “admitiu” seis nomes. Simão Medeiros é o sétimo e é caso para dizer que, por tudo o que tem trabalhado ao longo da sua carreira, este era um título que se impunha e havia de chegar…mais cedo ou mais tarde!
Num dia que para Simão foi de festa, Carlos Ferra esteve muito aquém do seu real valor. Desde o início se notou que o tenista natural de Beja não estava nos seus dias, cometendo vários erros que não são seu apanágio e denotando uma desconcentração que se reflectia na insegurança com que batia na bola.
Quem se aproveitou disso foi Simão Medeiros que, apercebendo-se do mau dia do adversário, pautou pela regularidade das suas pancadas, não cometendo erros nem arriscando em demasia, pois, na realidade, não era preciso: Ferra encarregava-se de falhar. Para complicar ainda mais a vida do Bejense, Simão mostrava-se compenetradíssimo no seu único objectivo: ganhar e passar a ser o detentor do título maior do ténis Açoriano.
Em jeito de conclusão, se é verdade que se tivesse estado ao seu nível Ferra poderia ter dado uma réplica mais consentânea com o seu valor, não é menos verdade que Simão esteve muito forte, sobretudo no plano mental, onde ao longo da sua carreira foi tantas vezes acusado, pelos seus detractores, de falhar nos grandes momentos. Desta vez não falhou e pelos parciais de 6/2;6/0 levantou um troféu que terá, com toda a certeza, um lugar de destaque entre todos os que já ganhou.

Reiffensen Open- Eslovénia, ETA sub-14 e sub-16 Cat.2

Gonçalo Loureiro, 13º CS ultrapassou, até ao momento, duas rondas do torneio esloveno de sub-14.
Na 1ª ronda bateu o sueco Simonsson por 2/6, 6/4 e 6/4 e na 2ª ronda venceu o esloveno Domiter por 7/6 e 7/5.
Defronta hoje, nos oitavos de final, o sueco Erik Johnsson.
André Silva deu uma boa réplica ao nº2 do torneio, perdendo apenas por 5/7 e 2/6.
Em sub-14, femininos, Beatriz Coelho perdeu na ronda inicial com a 10ª Cs pelos parciais de 6/7 e 1/6.
Hoje começam os jogos dos torneios de pares.

Antei Cup, ETA sub-14, Cat.2

André Murta foi eliminado na 1ª ronda deste torneio ucraniano, ao perder por 5/7, 7/5 e 5/7.

Bohemia Pfanner Cup ETA sub-14, Cat. 1

Depois de vencerem a dupla cabeça-de-série número dois, na primeira ronda, Patrícia Martins e Sofia Araújo cederam diante da dupla Llona Kremen (Blr) / Yuliya Valetova (Rus), por 5/7 (1), 7/6 e 2-10, nos quartos-de-final de pares da Bohemia Pfanner Cup, prova da categoria 1 do circuito de Sub 14 da Tennis Europe, que decorre em Praga (República Checa).
Assim sendo, apenas Patrícia Martins continua em prova, mas no quadro de consolação. Na primeira ronda, a jovem de 13 anos, actual 26.ª classificada do ranking europeu de Sub 14, ganhou à belga Ysaline Bonaventure (23.ª TE), por 7/6 (9) e 6/4, e vai jogar as meias-finais frente à bielorrussa Llona Kremen – que já enfrentou em pares.

In: FPT

Bjorn Borg em Portugal !!!

Bjorn Borg vai regressar ao Vale do Lobo Grand Champions Caixa Geral de Depósitos naquela que Pedro Frazão acredita poder ser a última aparição do campeoníssimo sueco.
O Vale do Lobo Grand Champions Caixa Geral de Depósitos é o único torneio português inserido no BlackRock ATP Tour of Champions e, em 2008, realiza-se a oitava edição, de 5 a 8 de Agosto, na Vale do Lobo Tennis Academy, no Algarve.
Em 2007, Bjorn Borg escolheu exactamente o torneio organizado pela Premier Sports de Pedro Frazão para regressar à competição após uma ausência de cinco anos e a sua presença veio a revelar-se um enorme sucesso, provocando um impressionante retorno mediático nacional e internacional.
«Considero o Bjorn Borg o maior ídolo da história do ténis e como 2008 deverá ser o seu último ano no BlackRock ATP Tour of Champions, achei por bem convidá-lo de novo. É daqueles jogadores que dá sempre espectáculo e que todos gostam de ver», disse Pedro Frazão, que já se encontra em São Paulo, onde, a partir do próximo dia 21, irá organizar a segunda edição do Nossa Caixa Grand Champions Brasil, que marcará a estreia do norte-americano Pete Sampras no circuito ATP para antigos campeões das raquetas.
Será a terceira visita do vencedor de 11 títulos do Grand Slam – seis em Roland Garros e cinco em Wimbledon – ao Vale do Lobo Grand Champions Caixa Geral de Depósitos. No ano passado, o sueco mostrou que aos 51 anos ainda tinha condições de desafiar jogadores mais novos: derrotou Andres Gomez, perdeu em três 'sets' com Thomas Muster e cedeu em duas partidas com Fernando Meligeni, não se qualificando para a final. Em contrapartida, em 2001, na primeira edição da prova, só perdeu no encontro de decisão do título com Jeremy Bates.
Numa entrevista concedida à revista “Vale do Lobo Living”, Bjorn Borg explicou que adora vir a Vale do Lobo: «Um resort muito do agrado da minha família e até já o recomendei a vários amigos».
O antigo nº1 mundial junta-se assim a Sergi Bruguera no elenco de 2008 do Vale do Lobo Grand Champions Caixa Geral de Depósitos. Em Março último, Pedro Frazão já tinha anunciado a contratação do espanhol que venceu Roland Garros em duas ocasiões e que regressa para defender o título conquistado há um ano em Vale do Lobo.
Os restantes seis jogadores só serão conhecidos mais tarde.
O Vale do Lobo Grand Champions Caixa Geral de Depósitos é o oitavo dos 15 torneios que constituem o BlackRock ATP Tour of Champions de 2008, um circuito onde competem jogadores que tenham atingido o primeiro posto do 'ranking' mundial, que tenham ganho ou chegado a finais de torneios do Grand Slam e da Taça Davis.
Nos sete anos anteriores, o Vale do Lobo Grand Champions Caixa Geral de Depósitos coroou Jeremy Bates (2001), John McEnroe (2002 e 2005), Michael Stich (2003), Jim Courier (2004), Marcelo Rios (2006) e Sergi Bruguera (2007), mas, para além dos vencedores, brilharam igualmente titulares de torneios do Grand Slam como Yannick Noah, Pat Cash, Bjorn Borg, Thomas Muster, Mats Wilander e Andres Gomez.

In: Premier Sports

14 de maio de 2008

Cantanhede Open - Nível A

José Pereira do CT Paços Brandão é o 1º CS da qualificação deste Nível A que se disputa entre os dias 17 e 25 Maio, em Cantanhede.
Destacamos a presença de um dos fiéis leitores do blog, o Eduardo Rodrigues, aqui 11º CS, a quem desejamos particular boa sorte.
No quadro principal, Hugo Anão é o 1º CS e João Ferreira o 2º CS.
Dos jogos da 1ª ronda, destacamos o confronto entre dois tenistas do CETO, Diogo Mota e Manuel Cavaco e o regresso de André Lopes, treinador do Sassoeiros, que defronta o estudante Paulo Joaquim, aqui 7º CS.
No quadro feminino, na qualificação, Inês Coelho e Rita Gouveia são as duas primeiras pré-designadas enquanto que no quadro principal, Ana Nogueira é a 1ª CS e Joana Pangaio a 2ª.
Um jogo, no mínimo interessante, logo na 1ª ronda, o embate entre Maria João Koehler e Rita Vilaça.

Challenger de San Remo - 30.000 € ATP

Gastão Elias e Leonardo Tavares perderam o encontro da 2ª ronda do torneio de pares do Challenger de San Remo, frente à dupla nº1, pelos parciais de 6/7 e 3/6.

ITF $ 15.000 Averno ATP

Rui Machado já está nos quartos de final do torneio italiano, depois da vitória desta tarde por 6/1 e 7/6.
Vai agora defrontar o chileno Jorge Aguilar, 5º CS e actual nº 438 ATP.

Aguilar fez os últimos dois futures em Itália e em ambos foi eliminado nos quartos de final pelo que , acreditamos nós, não será desta que irá conseguir fugir desta média.

Juntamos, hoje, uma foto dos courts do Complexo de Turismo de Averno, onde se disputa este torneio e, como podem reparar, nalguns dos courts, a divisão entre eles é feita por frondosas pinheiras, o que não deixa de ser curioso.

Os Açores na Blogosfera do Ténis

Pelas mãos do tenista/treinador/press officer/músico/compositor/cantor e o mais açoriano dos não açorianos Bruno Ávila, chega à blogosfera o novo blog sobre o ténis nos Açores.
Em http://tenisacoriano.blogspot.com/ , teremos agora uma fonte em primeirissíma mão sobre tudo o que de mais importante se passa e irá passar no que ao ténis diz respeito naquele arquipélago ajardinado do Atlântico.
Apesar de desconhecer que a Henin era açoriana, os maiores votos de felecidade ao Bruno e ao Blog e espero que todos possamos dar lá um saltinho e cumprimentar o iluminado.
PS: Já agora: açoriana é com " e" ou com " i"....????
PS II : Parece que é com um I....

PNDT - Jornada de Controlo - Zona Centro

Perto de 70 atletas oriundos das Associações de Lisboa, Leiria e Castelo Branco participaram na Jornada de Controlo da Zona Centro do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos), para os escalões de Sub 10 e Sub 8, que decorreu durante o último fim-de-semana, no Clube de Ténis de Torres Vedras e no Carcavelos Ténis. A Jornada de Controlo é a segunda fase de selecção dos atletas por parte dos técnicos do PNDT.
No sábado (10 de Maio), cumpriu-se, no CT Torres Vedras, o primeiro dia da da Jornada de Controlo. A manhã foi destinada aos atletas do escalão de Sub 8, enquanto a parte da tarde foi reservada para o sector feminino de Sub 10.
No domingo (11 Maio), coube ao Carcavelos Ténis acolher 40 atletas masculinos de Sub 10, que durante todo o dia mostraram os seus argumentos.
José Mário Silva e Paulo Santiago foram os coordenadores da Jornada e deixaram “o agradecimento ao CT Torres Vedras e ao Carcavelos Ténis pela cedência dos courts e por mais um contributo no desenvolvimento da modalidade”.

In: FPT

O adeus de Justine Henin

Justine Henin, número um do ténis mundial, anunciou esta quarta-feira a sua retirada com efeito imediato, argumentando como principais motivos a fadiga e o cansaço das competições. O abandono da tenista belga, aos 25 anos, apanhou todos de surpresa.
«É o fim de uma maravilhosa aventura, mas é algo que eu já vinha a pensar há algum tempo», disse Henin em conferência de imprensa na Bélgica: «Vivi completamente para o ténis. Estou aliviada e orgulhosa do que consegui.»
Justine Henin conseguiu 41 títulos individuais, sete deles em «Grand Slams». «Estou no fim da estrada. E experimentei tudo o que podia», disse a tenista.

Challenger de Marrakech, € 80.000 ATP

Dupla vitória para Frederico Gil, hoje, em Marrocos.
Em singulares vulgarizou Fernando Vicente com 6/3 e 6/0 , marcando encontro para os quartos de final com Gael Monfils, um francês Top 60 ATP e neste torneio o 1º CS.
Mais tarde, no jogo de pares, vitória de novo em 2 sets, pelos parciais de 6/4 e 6/4 e apuramento para as meias finais, onde defronta o sueco Brunstorm e o americano Cerratini, 3ª dupla do torneio.
Muito bem, Frederico Gil, a preparar, da melhor forma, a qualificação de Roland Garros.

Instirig Cup 2008 , ITF Junior G5

Enquanto aguardamos pelos quadros, podemos desde já adiantar que Francisco Franco Dias perdeu na 1ª ronda, esta manhã, pelos parciais de 6/2, 3/6 e 4/6.
Francisco Charters, que ontem venceu, só jogará amanhã o seu encontro da 2ª ronda.

Desporto Escolar : uma vergonha

Assunto: Desporto Escolar.
Assim, não obrigado
Ex.mo Srs:
Sou Professor de Educação Física e estive este fim-de-semana a acompanhar os meus alunos do Núcleo de Ténis da minha Escola nos Campeonatos Regionais de Ténis, que decorreram em Santarém. Pela 1ª vez estive presente nuns Campeonatos Regionais desta modalidade. Verifiquei que mais de 1/3 dos Professores e alunos apurados para este campeonato primaram pela ausência.
Agora compreendo porquê!
Os Professores, em regime de puro voluntariado, abdicaram dos seus dias de descanso semanal com a família(3 e 4 de Maio) para acompanharem as performances desportivas dos seus alunos. Só por isto, numa altura em que o ME tanto desprestigia a classe docente, já merecia alguma reflexão.
O que é mais lamentável, contudo, é que durante dois dias, das 10h00 da manhã de Sábado até às 19h30 de Domingo, professores e alunos terem apenas uma refeição quente (Jantar de Sábado), alimentando-se de sandes em todas as restantes refeições. Para além disto, sujeitaram-se a dormir no chão de uma sala de aula, tendo a organização cedido pequenas "esteiras de campismo" com menos de 1 cm de espessura.
Tendo eu, e vários outros Professores de meia idade, problemas de coluna, "dormir" naquelas condições tornou-se um autêntico "calvário".
O Ministério da Educação continua a tratar os Professores como números irrelevantes, sem honra nem dignidade. Por extensão, o Desporto Escolar está ao serviço desta política educativa.
Desportivamente apurei 3 alunos para os Campeonatos Nacionais, que irá decorrer em Évora, durante 4 dias.
Uma das minhas atletas foi Campeã Regional e séria candidata a vencer o Campeonato Nacional. Mas, em Évora, vão estar milhares de alunos em representação de 12 modalidades desportivas e não apenas uma. Se Santarém não teve condições condignas para receber cerca de uma centena de alunos nos Campeonatos Regionais de Ténis, em que condições irão ser recebidos, em Évora, milhares de alunos de todo o País, durante 4 dias?
Vai ser "Tudo ao Molho e Fé em Deus"? Como vão ser recebidos os Professores, que lá vão estar, gratuitamente, para orientar, acompanhar e responsabilizar-se pelos seus alunos?
Vão continuar a dormir no chão de uma sala de aula e comer sandes durante 4 dias? Nada disto faz sentido no Século XXI.
Para quando prever despesas de representação para os Professores, que com o seu trabalho e dedicação, apuraram atletas para os diversos Campeonatos Regionais e Nacionais?
Como compensar os dias de Descanso Semanal que foram dispendidos a trabalhar 24 horas por dia para o DESPORTO ESCOLAR. Se não comparecer, nada me acontece profissionalmente e a minha Família agradece. Afinal de contas para que servem as Pousadas da Juventude que são do Estado?
Porquê concentrar todas as modalidades num só local?
Serão as condições desportivas e de alojamento das várias Escolas condignas para quem se apurou para os Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar?
Pela minha parte, não irei fazer parte deste "Circo". Os meus alunos irão compreender. Vão ficar muito tristes, eu sei.
Mas irão compreender. Aproveitarei para lhes falar sobre dignidade e honra profissional. E eles irão compreender. Não é por falta de recursos financeiros que temos que nos sujeitar a estas condições desportivas.
Vou-lhes dizer que por 10% dos dois milhões de euros que o Estado atribuiu ao Tiago Monteiro para provas automobilisticas, teriamos condições condignas e humanizadas para disputar os Campeonatos Nacionais.
Certamente que eles irão compreender.
Eu é que não.
Não compreendo.
Este mail está a passar entre alguns professores de Ed. Fisica e, neste caso, está devidamente identificado.
É caso para perguntar: É para isto que pagamos impostos????

Campeonato Nacional de Ténis do Desporto Escolar

Decorre entre os dias 23 e 25 de Maio, no Clube de Ténis de Évora, o Campeonato Nacional de Ténis do Desporto Escolar, que será jogado, pela primeira vez, segundo o Regulamento Geral de Provas da Federação Portuguesa de Ténis (FPT). A prova contemplará competição individual e por equipas, cabendo à FPT a organização técnica da mesma.
A competição individual contará com um quadro masculino e outro feminino, ambos com 16 jogadores, pelo que, serão apurados os campeões nacionais, masculino e feminino, num único escalão, definido pela FPT como Sub 16. Na prova colectiva, estarão oito equipas a disputar o título. Os alunos / jogadores presentes no Campeonato Nacional de Ténis do Desporto Escolar serão os apurados das fases regionais de qualificação, algumas das quais já jogadas segundo o Regulamento de Provas da FPT.
“Espero que a organização corra pelo melhor e que possamos tirar, também, ilações para futuras organizações”, disse Alfredo Laranjinha, responsável da FPT para a área do Fomento.
Como Juiz Árbitro da prova estará Jorge Cardoso, e os árbitros de cadeira serão os alunos que estiveram na Acção Nacional de Formação de Árbitros do Desporto Escolar, que decorreu em Janeiro, no Montijo e em Vanicelos (Setúbal), no âmbito do protocolo de cooperação entre a FPT e a Direcção – Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC).
Durante o Campeonato, mais propriamente no sábado à tarde (24 de Maio), “a FPT e a DGIDC irão promover uma reunião aberta a todos os professores do Desporto Escolar, para apresentar o programa de 2008 e 2009 e todas as acções que estão preconizadas no protocolo [entre a FPT e a DGIDC]”, referiu ainda Alfredo Laranjinha.
In: FPT

Médis Copa Ibérica - Veteranos

Luísa Gouveia (+40 anos), Carmina Azevedo (+50 anos), José Carlos Ralheta (+60 anos), Nuno Allegro (+65 anos), António Trindade (+70 anos) e as duplas Joã Freitas / Paulo Travassos (+40 anos), Joaquim Ferreira da Costa / Fernando Costa (+55 anos) e Mário Borges / António Lima (+65 anos) sagraram-se vencedores da 29.ª edição do circuito internacional de veteranos – a primeira das três etapas da Medis Copa Ibérica 2008.
A prova realizada no Clube de Ténis do Estoril, entre 9 e 11 de Maio, integra o circuito ITF Seniors e é pontuável para o ranking mundial.
Para além dos vencedores, destaque para as presenças de Pedro Cordeiro, Seleccionador Nacional, Alfredo Vaz Pinto, ex-heptacampeão nacional, Luis Filipe Silva e Manuel de Sousa, num total de 110 participantes.
In: FPT

Bohemia Pfanner Cup ETA sub-14, Cat. 1

Patricia Martins foi eliminada na 1ª ronda do torneio checo, ao perder por 6/3, 2/6 e 2/6.
Em pares, no entanto, Sofia Araújo e a Patricia estiveram muito bem e eliminaram a dupla nº2 do torneio, pelos parciais de 6/3, 6/7 e 11/9.
Na 2ª ronda defrontam a bielorussa Kremen e a russa Valetova.

13 de maio de 2008

Instirig Cup 2008 , ITF Junior G5

Na Roménia, perto de Craiova, disputa-se esta semana um G5 a contar para o ranking mundial de júniores e onde estão presentes Francisco Franco Dias e Francisco Charters, acompanhados pelo treinador Gonçalo Nicau.
Dias é o 4º CS e só joga a 1ª ronda amanhã mas já hoje o Francisco Charters jogou e venceu pelos parciais de 6/1 e 6/3, informações que nos chegaram pela mão do Miguel, a quem agradecemos.
Logo que tenhamos mais informações, aqui serão colocadas.

Challenger de San Remo - 30.000 € ATP

Depois da eliminação no torneio de singulares, Gastão Elias e Leonardo Tavares jogam ambos na variante de pares e venceram o seu jogo da 1ª ronda, pelos parciais de 6/1 e 6/2, indo agora encontrar a dupla nº1 do torneio, o israelita Levy e o norte-americano Thomas.

Challenger de Marrakech, € 80.000 ATP

Frederico Gil joga amanhã a 2ª ronda do torneio africano, frente a Fernando Vicente mas já está igualmente na 2ª ronda do torneio de pares, depois de vencer na ronda inicial por 6/4 e 7/6.
Agora tem pela frente a dupla Allegro da Suiça e Tecau da Roménia, nº2 da competição.

Reiffensen Open- Eslovénia, ETA sub-14 e sub-16 Cat.2

Na qualificação feminina de sub-14, Beatriz Santos venceu na 1ª ronda a italiana Fiona Solomon por 6/1 e 6/2 mas foi derrotada na 2ª ronda pela asutraliana Hoang por 2/6 e 1/6.
No quadro principal, Beatriz Coelho defronta a 10ª CS da competição, a alemã Julia Kral.
No quadro principal masculino de sub-14, Gonçalo Loureiro, 13º CS, defronta o sueco Fred Simonssen, que vem da qualificação. Já André Silva encara, logo a abrir, o nº2 do torneio e nº 20 europeu, o austríaco Schretter.
Boa sorte para todos.

Torneio 20Km Almeirim, Sub-12 e sub-16

Torneio simpático, gente simpática e um Press Officer de fazer inveja a muitos torneios de calibre superior ( grande Miguel Dias...) ,a que tive oportunidade de assistir no passado domingo, na cidade de Almeirim, em plena lezíria ribatejana.
Em sub-12, femininos, domínio absoluto da pequena Ivone Alvaro( na foto) de Tavira, que venceu na final Sofia Mendes do CT Montijo por 4/1 e 4/0.
Vimos parte de um dos seus jogos e parece-me a mim, aliás, pareceu a todos os presentes, que temos jogadora. Muito concentrada, atitude de respeito pelas adversárias e uma esquerda com potência e muita colocação e com um serviço invejável para a sua idade e para o seu escalão.
Impressiona igualmente pelo seu jogo de pés antes da recepção do serviço das adversárias, uma verdadeira dança pouco comum de se ver nestes escalões.
Nos rapazes venceu Miguel Semedo do Formaténis, batendo na final Henrique Bilhastre do CT Alcabaça por 4/2 e 4/1.
Em sub-16 feminino, dominio absoluto das tenistas do CITL de Leiria, com Ann Amalie a vencer na final Claudia Gaspar por 4/6, 6/4 e 6/2.
Em sub-16 masculinos, Diogo Rocha do CIF, depois de bater na meia final o CS nº1 João Fazendeiro por 4/1, 2/4 e 5/4, não teve dificuldades em vencer na final o leiriense Bryan Mendes, pelos parciais de 6/2 e 6/0.

Circuito CIMA/FPT - Caldas da Rianha

Simpatia de um nosso leitor, eis os quadros principais do torneio das Caldas da Rainha, a disputar no próximo fim de semana.
Quadro Principal
1.ª Ronda Singulares Masculinos
Hugo Anão – João M. Silva
Luis A. Silva – Bernardo Fernandes
Pedro Correia – Pedro Palha
João Fernandes – Vasco Pascoal
Gonçalo Falcão – Antoine Pastoret
Tiago Olímpio – Diogo Ramos
Hélder Monteiro – Sebastião Guimarães
João Pina – Miguel Alves
Filipe Rebelo – Diogo Oliveira
Hugo Moraes – Manuel Marcelo
João Freitas – Francisco Carrilho
Gonçalo Sousa – Vasco Antunes
Manuel Cavaco – José Pedro Silva
Tiago Gandum – João P. Santos
Miguel Aragão – Marcelo Oliveira
João Silvério – José Ricardo Nunes
Singulares Femininos
Cátia Rodrigues – Olga Serbyn
Maria Palhoto – Valeria Mosinzova
Diana Batista – Susana Batista
Carla Manta – Alla Aleksandrova
Andreia Cabanas – Mariana Felizardo
Rita Freitas – Inês Santos
Catarina Silva – Patrícia Guerreiro
Bárbara Ferreira – Maria Guerreiro

ITF $ 10.000 Balaguer ATP

João Sousa foi eliminado do torneio de Balaguer, ao perder na 1ª ronda por 1/6 e 3/6.

ITF $ 15.000 Averno ATP

Rui Machado venceu o jogo da 1ª ronda do future de Averno Napoli em Itália, batendo o italiano Bondaz por 7/6 e 6/4.
Na 2ª ronda defrontará Marco Viola, igualmente de Itália, ATP 944 e que em 2008 ainda só venceu por duas vezes em quadros principais de torneios ITF.

7º Open Seat- Sport Club do Porto,Sub 10 e sub-12


Decorreu, entre os dias 1 e 4 de Maio, no complexo do Parque da Cidade do Sport Club do Porto, o 7º Open Seat, torneio de Nível C, que contou com 43 inscritos, distribuídos entre Sub-10 Mistos e Sub-12 Masculinos.
Nos Sub-10 Mistos a grande vencedora foi a jogadora "da casa" Joana Neves, de 9 anos, que cedeu apenas 5 jogos num total de 5 encontros disputados - 2 contra raparigas e 3 contra rapazes -, derrotando na final Diogo Curval (EVS) por 4/2 4/1.
Nos Sub-12 Masculinos Rodrigo Navarro (ETM) passeou a sua superioridade, defrontando a abrir e a fechar o torneio o mesmo adversário, Tomás Almeida (SCAS), tendo o equilíbrio do encontro na fase de grupos - 5/4(7) 4/1 - sido bem maior do que no da final - 4/1 4/1 -, mas sempre com a vitória a sorrir ao jogador da Maia.
Parabéns a todos os participantes e a garantia de que ninguém saíu de mãos a abanar deste 7º Open Seat, já que foram dados prémios de participação a todos os que marcaram presença. Cá estaremos para o 8º Open Seat, em Outubro, em Sub-12 e Sub-16!

Michelle Larcher De Brito

Michelle Brito tem como grande objectivo para os próximos dois meses entrar nas 200 melhores do Mundo, de forma a garantir a entrada na fase de qualificação do Open dos EUA, e vai prescindir da maior parte do calendário do World Team Tennis (WTT) em representação dos Sacramento Capitols.
A seguir ao torneio de Wimbledon, Michelle Brito regressa com a família aos Estados Unidos para participar em alguns torneios que lhe possam abrir as portas para Flushing Meadows. “Temos de ter um calendário bem elaborado e, apesar de termos sido convidados, preferimos apostar nos torneios que lhe possam dar pontos para o ranking”, explica António Brito, pai e treinador da atleta.
António Brito ressalvou, porém, que por uma questão de amizade com os patrocinadores, Michelle possa fazer um ou dois encontros, mas não toda a época que é bastante cansativa. “O objectivo é a entrada na qualificação do Open dos Estados Unidos em Agosto”, precisou.
Até lá, Michelle vai esperar que, com um pouco de sorte, tenha também entrada directa nos qualifyings de Roland Garros e Wimbledon.
Para Paris encontra-se 31 lugares de fora. “Sei que há 6 jogadoras que vão desistir e até lá poderá haver mais, mas é muito difícil assegurar um lugar”, adiantou António Brito.
No calendário de Michelle está ainda prevista uma exibição para este mês na Madeira, integrada nos “500 Anos do Funchal”.
Será no dia 25, na Quinta da Magnólia.

In: O Record

Antei Cup, ETA sub-14, Cat.2

André Murta está na Ucrânia, em Kiev, a disputar o quadro principal do Antei Cup, um Cat. 2 a contar para o ranking europeu de sub-14.
O jovem português joga a 1ª ronda com um tenista da casa, de seu nome Oleksander Kyrychenko.
Boa sorte para o André.

12 de maio de 2008

Bohemia Pfanner Cup ETA sub-14, Cat. 1

Quis o destino que Patricia Martins, na 1ª ronda do torneio checo de Cat.1, encontrasse a tenista que eliminou Sofia Araújo da ronda final de qualificação.
A holandesa Van der Hoek disputará com Patricia o acesso à 2ª ronda, onde poderá encontar a 2ª CS e nº 3 ETA sub-14 a, a russa Polina Leykina.

ITF $ 10.000 Balaguer ATP

João Sousa é o 6º CS do torneio espanhol e defronta na 1ª ronda o igualmente espanhol Pablo Martin Adalia, ATP 723 e que vem muito moralizado com a meia final que atingiu, na passada semana, em Vic.

Challenger de Marrakech, € 80.000 ATP

Pelos parciais de 6/3, 6/7 e 6/2, Frederico Gil ultrapassou a 1ª ronda do Challenger marroquino, aguardando agora pelo encontro de onde sairá o seu próximo adversário, muito possivelmente, o igualmente espanhol Fernando Vicente, ATP 178.

Challenger de Marrakech, € 80.000 ATP

Um primeiro set muito seguro , demonstrado no parcial de 6/3, com o português a mostrar-se muito seguro e com excelente ritmo.
No 2º set Gil já vence por 1/0 e acreditamos numa vitória rápida de Gil frente ao nº 174 ATP, Menendez.

Challenger de Marrakech, € 80.000 ATP

Frederico Gil vai abrir as hostilidades no quadro principal de Marrakech, continuando a preparar, em terra batida, a sua participação nq qualificação no torneio de Rolnad Garros.
No court central do torneio, Gil defronta, a partir das 11.00 desta segunda-feira, o espanhol Menendez.
Em pares, Gil vai manter a dupla com o romeno Mergea e jogam a 1ª ronda frente ao russo Elgin e ao germânico Moser.
Jogo em directo aqui : http://webtv.arryadia.com/

Bohemia Pfanner Cup ETA sub-14, Cat. 1

Patricia Martins e Sofia Araújo estão presentes neste torneio na R. Checa.
Sofia Araújo começou este Domingo a disputar a qualificação e na 1ª ronda venceu Tereza Pilzova por duplo 6/1 para perder na 2ª ronda frente a Rosalie Van Der Hoek, nº44 ETA e CS nº2 da qualificação, pelos parciais muito equilibrados de 5/7 e 6/7.
Patricia Martins está no quadro principal.

ITF $ 15.000 Averno ATP

Rui Machado é o 2º CS do torneio italiano e defronta na 1ª ronda um tenista vindo da qualificação, o italiano Laurent Bondaz, 29 anos, ATP 1344, perfeitamente acessível ao excelente momento de forma do Rui.

11 de maio de 2008

23º Open Fundação da Cidade - V.R.S.António

Rui Machado, primeiro favorito, bateu Hugo Anão (2.º CS), por 6/2 e 6/4, esta tarde, na final masculina do 23.º Open Fundação da Cidade – prova do Circuito FPT/CIMA 08, integrada na categoria ‘Super-Série’, com prize money de 6 mil euros, que decorreu nos courts de terra batida do Clube de Ténis de Vila Real de Santo António. Machado sucede assim a Frederico Gil, que ganhara a prova algarvia em 2007 e 2006.

Final
Rui Machado – Hugo Anão, 6/2 e 6/4
in:FPT

Neuza Silva fora do Líbano.

A tenista portuguesa Neuza Silva e o seu técnico, Paulo Lucas, já saíram de Beirute, cidade onde estavam retidos devido ao conflito que estalou quarta-feira, conseguindo chegar à Síria por via marítima inseridos numa caravana russa.“Tivemos muita sorte, porque conseguimos integrar-nos numa caravana russa”, disse hoje Paulo Lucas à Agência Lusa, realçando que houve alguns problemas à entrada da Síria, nomeadamente com os vistos: “os passaportes eram diferentes, mas tudo se resolveu bem”.
Quando questionado sobre um possível retorno a Portugal, o técnico da tenista setubalense confirmou que têm “estado sempre em contacto com a embaixada de Chipre e com o cônsul em Damasco”, para que este conceda mais algum tipo de ajuda, sublinhando, por outro lado, que vão ter que ficar mais um dia na capital da Síria.
Neuza Silva já não vai a tempo de participar no torneio francês de Saint-Guadens, que começa hoje, cujo propósito seria a preparação para o Grand Slam gaulês Roland Garros, cujo início está agendado para dia 26 de Maio, uma vez que vão embarcar segunda-feira para Istambul e daqui para Lisboa.
In:Infordesporto

Challenger de San Remo - 30.000 € ATP

Leonardo Tavares ( 1/6 e 1/6 ) e Gastão Elias ( 6/7 e 2/6 ) foram eliminados do quadro principal do torneio de San Remo, em Itália.
No entanto os dois lusos vão manter-se por terras transalpinas, disputando como convidados o torneio de pares.
Na 1ª ronda defrontam outra dupla convidada, o espanhol Burrieza e o russo Nesterov.

Campeonato Regional de Sub-18 -AT Açores

Carlos Ferra, um bejense desde há três anos radicado em São Miguel, ganhou hoje o primeiro Campeonato Regional da sua carreira.
Apontado como principal favorito à partida para esta competição, o 15º jogador português no escalão de sub-18 confirmou as credenciais e no caminho para a final apenas teve algumas dificuldades no 1ºset da partida frente a Frederico Páscoa (CTSM), a contar para as meias-finais.
Na final Carlos Ferra entrou mal no jogo frente a João Bettencourt, do Lawn Tennis Club da Ilha Terceira, que havia eliminado João Ferreira (CTSM), na outra meia-final, mas ainda foi a tempo de corrigir a derrota na primeira partida, acabando por chegar ao triunfo pelos parciais de 3/6;6/1;6/2.
Destaque para o facto de sete dos oito atletas presentes nos quartos-de-final serem do Clube de Ténis de São Miguel, o que atesta bem o domínio desportivo do maior clube dos Açores.

23º Open Fundação da Cidade - V.R.S.António

Ressentindo-se do esforço de horas antes, na meia final com a russa Alexandrova, Catarina Ferreira não conseguiu mais que lutar com o estoicismo habitual, ante a veterana e muito experiente Ana Nogueira, já vencedora no ano passado. Claro que «Nogui» também despendeu energias na sua «meia», mas não tanto, pese embora a generosa réplica de Kátia Rodrigues.
O primeiro «set» foi mais desnivelado, mas Catarina forçaria o tiebreak no seguinte.
O que não foi suficiente para derrotar a nortenha, que averbou preciosa vantagem.
Resultados das meis finais:
Ana Catarina Nogueira-Kátia Rodrigues, 6-2,6-4;
Catarina Ferreira - Alla Alexandrova, 6-0, 7-6 (1).
Final:
Ana Nogueira - Catarina Ferreira, 6-3, 7-6 (3).