Pesquisar neste blogue

16 de novembro de 2007

Os nossos tenistas ao Raio X - VI

Hoje voltamos a agulha a norte, mais exactamente à Escola de Ténis de Espinho, comandada pelo Professor André Lopes.
Dos muitos atletas que por lá batem umas bolas e aturam o chato do professor ( a expressão não é minha, juro... ), o Ricardo Ribeiro é um tenista júnior cheio de ambição.

Sendo um dos melhores júniores do momento e o melhor classificado da ETE no ranking nacional, o Ricardo afina pelo mesmo diapasão de muitos daqueles que responderam ao nosso questionário: temos matéria prima, bons treinadores, faltarão condições fisicas e sobretudo financeiras para podermos dar o salto, em quantidade e qualidade. Sem surpresas, considera o Mestre André, e a Ana Nogueira como as suas referências nacionais, admirando lá fora o Federer e a Ivanovic ( pois, pois, nós também...).

2007 marcou o Ricardo pela lesão que o impediu de ajudar a ETE no campeonato nacional de júniores por equipas mas em contrapartida acredita que o seu jogo e os resultados obtidos melhoraram bastante este ano. Daí acreditar que em 2008 irá participar em torneios ITF Júniores internacionais que lhe permitirão inscrever o seu nome nas tabelas mundiais.

Apoia incondicinalmente o PNDT e exige mais apoio estatal ao ténis, uma modalidade que envolve muitos milhares de pequenos grandes artistas espalhados por todo o país e ilhas.

15 de novembro de 2007

Rankings ETA

Com poucas alterações, os rankings dos mais novos, salientando-se a subida de Vasco Mensurado no ranking de sub-16, depois do torneio na Suiça, a semana passada.
Em sub-14 masculinos, Vasco Mensurado é o melhor português no 27º, seguido de João Barra em 44º , Diogo Rocha em 57º, José Tinoco em 100º, Danyal Sualehe em 125º e Frederico Silva em 153º.
Em femininos, a liderança é de Patricia Martins na 30ª, seguida de Beatriz Coelho na 201ª, Andreia Bicho em 260ª e Mariana Clemente, Maria Palhoto e Sofia Araújo em 396º.
Em sub-16, masculinos, Miguel Almeida é 28º, sendo seguido por Francisco Franco Dias em 106º, Vasco Mensurado em 187º e Francisco Ramos em 296º .
Em femininos, a melhor portuguesa é Barbara Luz, na 126ª , seguida de Patricia Martins na 134ª, depois temos Ana Claro na 160ª, Maria João Koehler em 181ª e Inês Xavier em 322º.

Uma questão de equilibrio

Ao que parece, a questão da presença de jogadores estrangeiros nas equipas portuguesas que vão disputar o Campeonato Nacional de Clubes da 1ª divisão abriu aqui um interessante ponto de discussão, que queria individualizar do post de apresentação do dito.
Penso que este será o caso onde poderemos aplicar a velha máxima: no meio está a virtude.
Se por um lado a vinda de jogadores bem rankeados para defrontarem os nossos melhores tenistas é sempre uma oportunidade de ouro , para eles e para os espectadores, pelo que os benefícios serão sempre importantes, por outro, não permitem que os portugueses de " 2ª linha" possam entrar numa competição importante mas que não tem a importância que tem noutros países, dados, por alguns dos comentaristas, como exemplo.
Salomónicamente, todos os clubes deveriam ser obrigados a por a jogar uma importante % de jogadores portugueses e , dentro destes, uma fatia obrigatória de sub-18 ou seniores de 1º ano.
Depois, deveria existir uma obrigação de qualidade dos estrangeiros que os clubes contratam, seja pelo ranking ou pela participação em torneios em Portugal.
Finalmente e penso que o busílis da questão pode ser este, o regulamento deveria ser cumprido, sem excepções por todos os clubes e quem não cumprisse, estava fora.
E, deixando isto para quem sabe e eu não sei mas gostava que alguém me confirmasse, será que todos os clubes presentes nesta competição irão cumprir, na íntegra, o regulamento dos Campeonatos???

Os nossos tenistas ao Raio X - V

Hoje sai na rifa um miúdo que tivémos o prazer de conhecer recentemente no Open da Golegã.
Com o sorriso sempre estampado na face, tem como imagem de marca a simpatia com toda a gente e o facto de apresentar, apesar de o ténis já não ser mais do que um passatempo ( os estudos para Educação Fisica assim o obrigam, confidenciou-nos ), um jogo interessante e contagiante.
Falamos de Tomás Morais, da Ace-Team. Treinado pelos já aqui referidos Pedro Bívar, Miguel Rente e Ricardo Tomé e com a ajuda na preparação física de Ana Dinis ( aprende, Tomás, aprende... ), Tomás Morais é também craque no cybertennis.org, um jogo online, estando neste momento a disputar o Challenger de Tallahaase nos EUA !!!. Gaba-se ele que está melhor classificado que um dos seus tenistas favoritos, o Hugo Anão !!!!
Aliás, na referência para o " papa torneios " deste ano, é só elogios, deixando o lamento que o Hugo poderia ter ido muito mais longe se os apoios tivessem aparecido na altura certa e não poderemos concordar mais com ele....
Internacionalmente, tem como referência o Verdasco e o Monaco...
O Tomás acredita na nova geração de valores que está a despontar e está algo desapontado por só termos meia dúzia de valores já firmados a competir pelos torneios internacionais.
Para 2008 Tomás Morais tem um desejo, no mínimo, curioso mas muito válido. Diz ele que o que espera é que continue a divertir-se em jogar ténis.
O Tomás já viu, in loco, o PNDT a funcionar e acredita que este é o bom caminho e que a médio prazo este tipo de apostas darão os seus frutos.
Para o Tomás os nossos desejos é que tudo corra pelo melhor e que nunca perca o prazer de jogar ténis.

ITF $ 15.000 Mas Palomas ATP

Gonçalo Falcão e Rui Machado perderam na meia final do torneio de pares pelos parciais de 3/6 e 2/6, frente à dupla nº1 da competição.

Challenger Buenos Aires - $75.000 ATP

Frederico Gil perdeu, mais uma vez, com o italiano Fognini, pelos parciais de 1/6 e 3/6 e das duas uma: ou o italiano tem um jogo com o qual o português não " atina " ou então Frederico Gil já entra com o peso das derrotas anteriores e não consegue ultrapassar esse handicap.
O facto é que o italiano venceu por 4 vezes esta época o português, em quatro challengers pelo que para 2008 ficarão contas por acertar com o transalpino.
Em pares Leonardo Tavares e Julio Silva perderam por 4/6, 6/4 e 7/10.
Gil e Leo regressam agora a Portugal para o Campeonato de Clubes e para o Masters.

14 de novembro de 2007

Campeonato Nacional de Equipas Seniores – 1.ª Divisão (Femininos)

Catarina Ferreira (CETO) será a principal referência do ténis feminino nacional a participar no Campeonato Nacional de Equipas Seniores – 1.ª Divisão Femininos, que decorre no Clube Ténis do Estoril, de 29 de Novembro a 02 de Dezembro. Uma prova que conta com a presença de duas espanholas do top 400 WTA, Estella Candela (318.ª WTA) e Rebeca Bou Nogueiro (344), ambas ao serviço da campeã em título, AA Coimbra.
As jovens Maria João Koehler (CT Porto) e Charlotte Pires (CETO), actual vice-campeã nacional de cadetes e juniores, são também figuras de destaque.
Na defesa do título, a AA Coimbra terá a concorrência do CT Porto, CIF, CETO, Carcavelos T e, ainda por confirmar, o CT Azeméis.

Campeonato Nacional de Equipas Seniores – 1.ª Divisão (Masculinos)

Frederico Gil (CETO), Rui Machado (CTVRSA) e Hugo Anão (Ace Team) são os principais jogadores nacionais que já confirmaram a presença no Campeonato Nacional de Equipas Seniores – 1.ª Divisão Masculinos, prova que terá lugar de 29 de Novembro a 02 de Dezembro, no Clube Ténis do Estoril.
AceTeam, Clube Escola Ténis Oeiras, Clube VII, Centro Ténis Faro, Clube Ténis Porto e Clube Ténis Vila Real de Santo António discutem o ceptro.
Emotividade e competição de bom nível são então esperadas no Campeonato Nacional de Equipas, que, para além de contar com a maioria dos melhores jogadores portugueses – Leonardo Tavares também deverá vir a participar –, irá receber alguns estrangeiros bem cotados no ranking mundial.
São os casos dos espanhóis Marcel Pujol (130.º ATP), Daniel Munoz (194.º ATP), Marc Lopez (204.º), Bartolome Vidal (310.º) ou José Sanchez de Luna (311.º), todos ao serviço do CTVRS António, campeão em título, que conta ainda com Rui Machado nas suas fileiras.
Para fazer frente ao arsenal do clube algarvio, o CETO apresenta Frederico Gil, Vasco Antunes ou Diogo Mota; o CT Faro conta como João Ferreira, José Ricardo Nunes, o espanhol César Ferrer (426.º ATP) ou o germânico Tony Helzinger (437.º ATP); o CT Porto aposta no treinador / jogador Nuno Marques, no jovem Diogo Rocha e aguarda ainda pela presença da sua grande figura Leonardo Tavares; o Ace Team tem em Hugo Anão a sua principal referência; e, por fim, o Clube VII tem Edgar Campos e Nuno Almeida como jogadores mais cotados.
IN: FPT

Os nossos tenistas ao Raio X - IV

Pedro Filgueiras Soares Ferraz, Pedro Ferraz como nome de guerra.
Tem 14 anos e teve em 2007 o seu momento de glória o ter chegado aos oitavos de final do torneio internacional de sub-16 em Sintra. É o actual nº 392 do ranking ETA de sub-16 e ambição não falta ao miúdo da Ace-Team, que quer chegar em 2008 aos melhores 100 no seu escalão.

Treinado pela tripla Bívar/Rente/Tomé, o miúdo tem como referências internacionais o Nalbandian, o Youzhny e o Djokovic ( o Masters é que não está a correr lá grande coisa....) e apresenta o seu ponto forte, pelo menos a foto assim o diz, o serviço.
Parco em palavras, reconhece que o PNDT é um veículo muito interessante para motivar os mais novos e que será um óasis no apoio, ou falta dele, dado pela Federação ( entenda-se o Estado) ao ténis português.
Ainda assim reconhece que as coisas estão a melhorar, ainda que pouco.
O Pedro, como, acredito eu, os outros atletas do clube de Alfragide tem a particularidade de ser apoiado por um professor Yoga, de seu nome João Moreira. Ora aí está uma forma diferente de preparar os miúdos para o ténis de competição. Deveria ser um exemplo a seguir.

ITF $ 15.000 Mas Palomas ATP

Gonçalo Falcão e Rui Machado estão apurados para as meias finais do torneio de pares de Mas Palomas, em Las Palmas, depois de uma contudente vitória esta tarde, pelos parciais de 6/2 e 6/1.
Parabéns aos dois.

ITF $ 15.000 Kigali - Rwanda ATP

Tal como em singulares, Frederico Marques foi eliminado da prova de pares, agora pelos parciais sempre dificeis de engolir de 6/7 e 6/7.
Não posso deixar de tecer uma pequena consideração sobre alguns dos comentários feitos ao tenista e à sua participação neste torneio.
Frederico Marques tem todo o meu apoio em participar em torneios no Rwanda, no Burkina Fasso ou em qualquer outro país tido como menos nobre....
As escolhas do tenistas são suas e dos seus treinadores e se a todos assiste o direito de discordar delas, ninguém tem o direito de, por tal facto, achincalhar, a coberto do anonimato, tais situações. E mesmo que assumissem tais criticas, tais caem pela base, dado que é do foro pessoal de cada um as escolhas que fazem, tanto na vida como no desporto.
Frederico Marques fará algo que , se calhar muito poucos dos que por aqui passam, fazem: o que mais gostam na vida e isso é um privilégio que eu, por exemplo, gostaria de poder fazer.
Por isso, peço a todos que se limitem a comentar, discordando ou não, e não entrem pela critica fácil e não objectiva, pois esse não é o propósito deste espaço.

ITF $ 15.000 Mas Palomas ATP

No torneio insular espanhol, esta manhã, nem Rui Machado ( 1/6 e 3/6 ) nem João Sousa ( 3/6 e 1/6 ) lograram passar aos quartos de final.
Mais logo Gonçalo Falcão e Rui Machado jogam o seu 2º jogo na variante de pares.

De record em record !!!

Ao atingirmos as 80.000 page views, o blog conseguiu ontem mais um record, pelo 2º dia consecutivo, mas este mais emblemático dado que atingimos as 500 páginas vistas num só dia, o que nos deixa, a mim e a todos os que passam por aqui como que de um ritual diário já se tratasse, de parabéns.
Por outro lado, conseguimos o feed-back de mais de 60 comentários ( e não conto os que foram entretanto eliminados) na última semana o que justifica, cada vez mais, a necessidade de espaços como este para discutir o ténis e os seus intervenientes.
Finalmente, agradeço a todos os que continuam a pedir o questionário e a enviar as respostas. Ainda faltam muitos, dos mais aos menos conhecidos, mas vou fazer um " amorti" para ver quem consegue vir à rede e bater um winner....
Mais uma vez, estamos todos de parabéns.

13 de novembro de 2007

Os nossos tenistas ao Raio X - III

"Ai André, Ai André", gritava a Joana Pangaio em plena final da Golegã, quando aquela direita saía para as nuvens.
O André é o Lopes, Senhor Professor da Escola de Ténis de Espinho, um dos centros tenísticos mais importantes do país.

André Lopes, apesar das suas funções como responsável do departamento de competição da ETE, ainda faz uma perninha de quando em vez ( mas a idade pesa...) e esteve no Open goleganense, tendo ficado logo pelas primeiras rondas. Para além disso, é o recém nomeado seleccionador nacional de sub-16 masculinos.
Em Espinho, ajudam o André a Ana Catarina Nogueira, o Miguel Beaumont e o Peixoto.
Dado o descorrido das respostas, nem vale a pena dar-lhe outra roupagem.
Assim, André dixit:
"Sinto ( o ténis português) que está a passar uma excelente fase, que vem do excelente projecto desenvolvido desde os mais pequenos (PNDT) o que trará a médio prazo, muitos valores ao ténis nacional. Nas camadas jovens temos um leque de atletas que estão a obter excelentes resultados a nível internacional e temos também atletas seniores (gostaria que fossem mais mas acredito que irão aparecer) a fazerem uma brilhante época."

"É sempre pouco ( o apoio do Estado)…creio que é um dos maiores entraves à maior evolução dos nossos atletas pois sem dinheiro não se pode competir da forma desejada e necessária.
Mas acredito que as coisas possam melhorar pois vejo que há uma maior mobilização das pessoas que realmente querem ver o ténis de uma forma positiva e com o contributo de todos, conseguiremos dar uma maior visibilidade ao bom trabalho que já se faz por cá!"

O André admira Federer e Henin, Gastão e Michelle e aposta, a médio e longo prazo, em Miguel Almeida e Barbara Luz.
Para 2008, o professor espera " poder proporcionar aos meus ( seus) atletas mais oportunidades de competir internacionalmente e dar-lhes ferramentas para que continuem a evoluir enquanto jogadores e seres humanos.".

Ora aí está, subscrevo por baixo, e obrigado, senhor professor...

ITF $ 15.000 Mas Palomas ATP

Dupla jornada vitoriosa para os portugueses na 1ª ronda do torneio espanhol.
Rui Machado venceu por desistência do seu adversário, quando o luso vencia no 1º set por 4/2, enquanto João Sousa precisou de 3 sets para vencer o seu oponente por 6/3, 4/6 e 6/0.
Na 2ª ronda, Rui enfrenta o germânico Mark Joachim, que vem da qualificação e que ocupa o lugar 1080 no ranking ATP.
Já João Sousa medirá forças com o francês Mathieu Rodrigues, ATP 1087 e que está animado e de que maneira , após a meia final da semana passada que lhe deu um SE para este torneio.

ITF $ 15.000 Kigali - Rwanda ATP

Frederico Marques foi eliminado na 1ª ronda pelo irlandês Mcgahon pelos parciais de 3/6, 7/6 e 6/7.

12 de novembro de 2007

Mais um recorde do Blog

Mais de 370 hits únicos e quase 500 page views é o novo recorde de hoje para este blog.
Gostaria de usar o facto para agradecer a meia dúzia de mails que recebi ontem e hoje com palavras de incentivo ao espaço dos" nossos tenistas ao raio X".
Sensibilizou-me uma, em particular, de um pai de um jovem atleta do centro do país, de apenas 9 anos, que pediu ao pai, na sua inocência, se o pai me poderia mandar um mail a perguntar se podia ter a fotografia dele, do miúdo, na net, como aquela daquele rapaz a servir... para mostrar lá na escola, e o link, se não desse muito trabalho.
Logo que me chegue a resposta deste miúdo e ela seja publicada, acredito que consegui atingir, no imediato, aquilo a que me propunha. O ténis é mais do que resultados ou rankings ou quezílias, lesões ou prémios. São, antes e muito mais importante que tudo, as pessoas e o prazer que teêm neste desporto, o incentivo e a motivação extra.
Cá estaremos por elas e para elas e deixo um último recado: para os que, sistemática e recorrentemente, tentam , através de comentários ou mails, tentar trazer para este espaço os fait-divers que só interessam a meia duzia de manietados, continuo a dizer, que estão enganados, plantem tais ervas daninhas noutros jardins, porque aqui " são só rosas, Senhor."
Mais uma vez, Obrigado a todos

Rankings Juniores

Tudo na mesma esta semana no ranking dos júniores, com a excepção de Martim Trueva que subiu mais 3 lugares, após a vitória em pares na Arábia Saudita. No entanto, até final do mês ser-lhe-ão retirados os pontos pelos torneios de 2006, pelo que deverá cair algumas posições.
Mas uma palavra de apreço para o miúdo da Madeira.
Nos últimos doze meses, entre singulares e pares e em torneios ITF de júniores, Martim venceu 5 torneios, foi finalista noutros dois, semi finalista por 3 vezes e chegou aos quartos de final por mais 3 vezes. Para quem tem apenas 16 anos e dois meses de idade, temos que reconhecer que é obra.
Martim será, seguramente, uma das nossas apostas para 2008. Seria bom que alguém que o conhecesse lhe entregasse o nosso questionário....
Ranking Masculino
29.º Gastão Elias, 510,00
125.º João Sousa, 263,75
160.º Martim Trueva, 223,75
213.º Miguel Almeida, 183,75
422.º Miguel Alves, 96,25
676.º João Bastos, 52,50
797.º Vítor Silva, 38,75
1040.º Gonçalo Pereira, 22,50
1128.º Francisco Dias, 20,00
1208.º Francisco Charters, 16,25
1307.º Alexandre Resende, 13,75
1412.º Manuel Marcelo, 10,00
1671.º Kevin Belhaj, 5,00
1844.º Luís Claro, 3,75
2046.º Tomás Valle Costa, 2,50
2160.º Pedro Palha, 1,25

Ranking Feminino
40.ª Michelle Brito, 432,50
357.ª Demi Rodrigues, 116,25
638.ª Maria Guerreiro, 56,25
1096.ª Filipa Correia, 21,25
1108.ª Maria João Koehler, 21,25
1188.ª Charlotte Pires, 18,75
1188.ª Ana Claro, 18,75
1626.ª Teresa Araújo, 7,50
1644.ª Verónica Seruca, 6,25
1919.ª Marina Gallo, 3,75
1920.ª Rita Vilaça, 2,50
2043.ª Bárbara Luz, 1,25

Challenger Buenos Aires - $75.000 ATP

Não terá sido a vitória mais mediática de Frederico Gil mas, aqui só para nós, não haveriam muitos que acreditassem que Gil pudesse bater um argentino que, em menos de 30 dias, conseguiu uma vitória e uma semi final em Challengers sul-americanos, sempre bem povoados de Top's 100 e afins.
Para mais Eduardo Schwank vinha com um registo impressionante, tendo sido este o seu 49º jogo em QP em 2007 e apenas a 10ª derrota.
Gil venceu pelos parciais de 6/3 e 6/4 e agora só jogará na 4ª feira frente ao vencedor do jogo entre Horna e Fognini ( estamos todos a rezar pela pele deste italiano, vá se lá saber porquê...).
Ainda hoje Gil jogará o seu jogo de pares e curiosamente, Leonardo só jogará na 4ª feira, dado que não está na OOP de amanhã.
Em resumo, ganda pinta, Gil....

ITF $ 15.000 Mas Palomas ATP

Gonçalo Falcão perdeu no jogo final da ronda de qualificação do torneio insular espanhol, pelos parciais de 0/6 e 4/6.
Em jeito de compensação, na variante de pares e com Rui Machado, vitória por 6/3 e 7/6.

Os nossos tenistas ao Raio X - II

Henrique Félix da Costa é um jovem tenista de 13 anos que treina actualmente sob a batuta de Sotero Rebelo, no Sassoeiros e, acrescentamos nós, está muito bem entregue.

O rapaz anda deliciado com o andamento dos putos em Portugal, afirmando mesmo que " O ténis em Portugal no escalão juvenil está com um nível competitivo bastante bom ".
Para o Henrique são nomes como Gastão e Gil, por cá e Federer e Nalbandian lá por fora, que o fazem gostar cada vez mais de ténis e, promete ele, o levam a tentar melhorar o seu ranking europeu de sub-14, actualmente é 180º somente com dois torneios ( imagina , Henrique com 5 ou 6...), salientando que o seu melhor momento foi o torneio de Palma de Maiorca onde chegou aos quartos de final.
O Henrique poderá consultar o que escrevemos sobre a sua participação neste torneio em finais de Setembro, em http://tenisportugues.blogspot.com/2007/09/calvia-open-sub-14-eta-cat-3.html .

Incisivo nas palavras quanto baste, lá vai dizendo que o apoio institucional do Estado ao ténis não existe, ponto.
Sem papas na língua, sobre o PNDT : " Penso que este programa é muito importante e interessante, pois está a dar oportunidade aos sub 10 e sub 12 de tomarem conhecimento com o ténis de forma cativante e adequada à sua idade. Espero que com isto venhamos a ter muitos e bons atletas."
Vamos esperar que o Sotero te dê a ajuda que necessitas para que te tornes um dos muitos bons tenistas que estão despontar entre os 10 e os 14 anos. Condições terás, é preciso, para além do jeito natural ( olhem só o artista em pleno serviço !!! ), motivação familiar, compreensão dos mais velhos e muita, mas mesmo muita força de vontade.
No próximo torneio internacional que vás, manda um mail, e depois terás que contar tudo aqui no blog.
Parabéns Henrique e obrigado pela tua colaboração.

Mariana Alves em Madrid

Mariana Alves foi árbitro de cadeira na final do Sony Ericsson Championship – Masters Feminino, ontem, em Madrid, cuja vitória pertenceu à belga Justine Hennin que venceu a russa Maria Sharapova, pelos parciais de 5/7, 7/5 e 6/3.

Um grande momento na carreira da juíza portuguesa, que atingiu o nível mais alto da arbitragem internacional em 2006, quando recebeu da ITF a certificação Gold Badge Chaire Umpire.

Mariana Alves que, tal como Carlos Ramos, foi na passada semana nomeada para a competição de ténis no Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

In: FPT

Torneio Amos Mansdorf II, ETA Sub-14 Israel

Beatriz Santos encerrou este fim-de-semana a sua digressão por Israel com a participação no torneio Amos Mansdorf II, da categoria de Sub 14, na cidade de Ramat Hasharon.
A jovem de 12 anos alcançou uma vitória na 1.ª ronda do qualifying, ao vencer a anfitriã Daniela Tsalkin, por 6/1 e 6/0, cedendo depois, na 2.ª ronda, frente à cabeça-de-série n.º2 da fase de qualificação, Camilla Rosatello (266.ª ranking ETA), pelos parciais de 2/6 e 0/6.
IN: FPT

Rankings

Nos rankings ATP e WTA, o grande destaque vai para Gastão Elias e o salto de 142 lugares no ranking masculino, ainda assim longe do Top 500 que tinha com meta para 2007.
No ranking WTA, todas as portuguesas subiram, exceptuando Frederica Piedade, o que deixou Michelle Larcher a 20 lugares da melhor portuguesa de sempre.
Poderemos ter em breve um passagem de testemunho ou então, aproveitando os dois torneios na Beloura, Frederica dará um importante passo para se manter dentro do Top 300.
Recorde-se que Michelle deverá terminar a época profissional no México, na próxima semana.


ATP
145.º (+2) Frederico Gil, 297,00
511.º (-2) Leonardo Tavares, 50,00
629.º (+142) Gastão Elias, 29,00
787.º (-2) Rui Machado, 16,00
957.º (-1) João Sousa, 9,00

1012.º (-5) Pedro Sousa, 7,00
1072.º (-4) Gonçalo Nicau, 6,00
1161.º (-8) Frederico Marques, 5,00

WTA
204.ª (+1) Neuza Silva, 144,00
292.ª (-6) Frederica Piedade, 81,50
312.ª (+4) Michelle Brito, 73,00
471.ª (+2) Catarina Ferreira, 37,00
702.ª (+8) Ana Catarina Nogueira, 14,00
715.ª (+6) Magali De Lattre, 14,00
1044.ª(+11) Carla Caetano, 3,75

ITF $ 15.000 Kigali - Rwanda ATP

Depois de algumas semanas de afastamento dos palcos internacionais o português Frederico Marques está no coração de Africa, no Rwanda, para disputar um Future em Kigali, com um prize-money de $ 15.000.
Na 1ª ronda do quadro principal, defronta o irlandês John Mcgahon, ATP 1019 e que teve no seu último torneio, um Future nos Camarões em Agosto o seu melhor resultado, chegando às meias finais.
Em pares, Frederico joga com o francês De Sousa ( costela lusa, de certeza...) e já estão na 2ª ronda, depois de uma vitória sofrida de duplo 7/5 frente a uma dupla local. Na 2ª ronda defrontam a dupla nº1 da competição.

Challenger Buenos Aires - $75.000 ATP

Leonardo Tavares foi eliminado da fase de qualificação do Challenger da capital do país das Pampas, perdendo com o brasileiro Ghem por esclarecedores 1/6 e 2/6.
Em pares Gil joga com o chileno Capdeville e defrontam na 1ª ronda a dupla Ghem/Soares enquanto Leo joga com Julio Silva e defrontam a dupla nº2, Cuevas/Zeballos.
Frederico Gil jogará hoje os seus jogos, enquanto Leo só jogará amanhã.

11 de novembro de 2007

Os nossos tenistas ao Raio X - I

Começamos hoje a publicação, simples e sem pretensiosismos, das respostas dos nossos tenistas, grandes e pequenos, craques ou simples praticantes, nos pequenos ou grandes clubes.
Como ontem dissémos, começaremos com alguém que poucos conheçem, com um dos fiéis leitores do nosso blog que achou piada à coisa e toca de enviar... e ainda falta o do seu filho, que deverá chegar esta semana, um futuro Federer de apenas 6 anos.
Pedro Perry da Câmara Ferreira é um jovem que compete, talvez menos do que gostaria, no campeonato nacional de veteranos +35 anos. Fá-lo, ao que parece, com sucesso, na Escola de Ténis Ricardo Cayolla com a ajuda dos Diogos lá do clube, o Gonçalves e o Cunha. Acha que o ténis português apresenta-se numa fase anscencional devido ao fenómeno Michelle Larcher de Brito, e aprecia Federer e Gil.
Pedro é fã incondicional do campeão suiço, já que os melhores e piores momentos de 2007, foram, para ele, com Federer, a noticia davinda de Roger ao Estoril Open e a derrota na final em Roland Garros.
Como muitos, acha que o apoio estatal ao ténis é inexistente e não compreende como é que o Estoril Open não tem mais apoios governamentais.
Deixa um recado ao PNDT, tem lá por casa um garoto de 6 anos que, segundo nos diz o pai babado, mesmo sendo suspeito em causa própria, poderá merecer a atenção dos responsavéis federativos. Ó Pedro, manda um mail e faz-te convidado num dessas reuniões de prospecção, leva a raquete, o miúdo e o BI. vais ver que consegues.
Finalmente, o Pedro deixa o seguinte recado : " Creio que era importante para a modalidade a nível nacional que as televisões dessem mais visibilidade, com isso mais empresas teriam interesse em estar associadas e maior motivação teriam os jogadores."
Nem mais, acrescento eu e, já agora, obrigado Pedro.

ITF $ 15.000 Mas Palomas ATP

Gonçalo Falcão venceu o seu encontro da 2ª ronda de qualificação, pelos parciais de 7/5 e 6/2.
Na ronda final de qualificação, a disputar amanhã, Gonçalo vai medir forças com o CS nº2, o espanhol Diaz-Ventura, ATP 1038.
Entretanto já é conhecido o quadro de singulares e nele Rui Machado defrontará o espanhol Gutierrez Ferrol, ATP 931 enquanto João Sousa espera por um dos qualificados.
Em pares, Rui Machado faz dupla com o Gonçalo e defrontam, amanhã, na 1ª ronda a dupla sueca Lindstrom/Magnussen.
Boa sorte a todos eles.

Circuito CIMA/FPT - Golegã

Depois de dias de sol soalheiro, bem longe dos Novembros de outros anos, o dia das finais acordou tarde e friorento, quase ameaçando tornar-se invernoso.
No inicio da tarde, o sol despontou para apresentar as finalistas do quadro feminino, a espinhense Joana Pangaio e Cátia Rodrigues do CITL de Leiria.
Num jogo equilibrado, prevaleceu a maior consistência de pupila de André Lopes, com o resultado final de 6/4 e 6/2 a espelhar a superioridade de Joana Pangaio, semi finalista em 2006 e a conseguir aqui o seu 3º triunfo da época.
Pelas 16.00 horas começou a final masculina, que opunha Hugo Anão da Ace-Team e Pedro Sousa do CIF.
O 1º set só teve um sentido, com a vitória de Hugo por 6/1. No 2º set, Pedro Sousa " acordou" e disputou taco a taco o set com Hugo, que mostrava mais experiência e uma calma maior a aguardar para terminar os pontos. Pedro, já o dissémos, é um predestinado para singrar neste desporto, pancadas fortissímas , sobretudo de direita e a conseguir fechar pontos , muitas vezes, de forma brilhante. Não menos talentoso mas muito mais esforçado e com vontade de vencer esteve Hugo Anão, a fazer valer os oito títulos já conquistados este ano e a aguardar , com paciência, ou os erros de Pedro ou a melhor altura da fechar o ponto.
No 2º set, 7/5 a favor de Pedro Sousa.
O 3º set começou como o 1º, Hugo a defender bem , a atacar melhor, mesmo em esforço e com um 1º serviço a entrar , chegou facilmente ao 3/0 e, no 4º jogo, e a servir, a maratona começava.
De facto este 4º jogo deverá ter demorado mais de 20 minutos, vantagens para ambos mas sem nunca ninguém conseguir fechar a partida. Finalmente, quando Hugo fez o 4/0, todos os presentes perceberam que o destino do encontro estava selado e assim foi, pelos parciais de 6/1.
Em resumo, o torneio correu sobre rodas, e sendo um pequeno clube, Paulo Riachos dever-se-á sentir orgulhoso dos quadros que conseguiu reunir na Golegã.
Um quadro feminino mais fraco mas interessante e um quadro masculino onde sobressaíram alguns nomes, a seguir no futuro, como Luis Silva, Manuel Marcelo, Francisco Dias e Paulo Joaquim.
As vitórias foram justas e sobre os finalistas resta dizer que os títulos estão bem entregues.
Até para o ano.

Challenger Buenos Aires - $75.000 ATP

Leonardo Tavares venceu a 1ª ronda de qualificação em Buenos Aires, batendo o argentino Nicolas Andrés-Rodriguez por 6/4 e 6/1.
Na 2ª ronda encontrará o brasileiro André Ghem, 7º CS da qualificação, jogo a disputar ainda esta madrugada.