Pesquisar neste blogue

16 de novembro de 2007

Os nossos tenistas ao Raio X - VI

Hoje voltamos a agulha a norte, mais exactamente à Escola de Ténis de Espinho, comandada pelo Professor André Lopes.
Dos muitos atletas que por lá batem umas bolas e aturam o chato do professor ( a expressão não é minha, juro... ), o Ricardo Ribeiro é um tenista júnior cheio de ambição.

Sendo um dos melhores júniores do momento e o melhor classificado da ETE no ranking nacional, o Ricardo afina pelo mesmo diapasão de muitos daqueles que responderam ao nosso questionário: temos matéria prima, bons treinadores, faltarão condições fisicas e sobretudo financeiras para podermos dar o salto, em quantidade e qualidade. Sem surpresas, considera o Mestre André, e a Ana Nogueira como as suas referências nacionais, admirando lá fora o Federer e a Ivanovic ( pois, pois, nós também...).

2007 marcou o Ricardo pela lesão que o impediu de ajudar a ETE no campeonato nacional de júniores por equipas mas em contrapartida acredita que o seu jogo e os resultados obtidos melhoraram bastante este ano. Daí acreditar que em 2008 irá participar em torneios ITF Júniores internacionais que lhe permitirão inscrever o seu nome nas tabelas mundiais.

Apoia incondicinalmente o PNDT e exige mais apoio estatal ao ténis, uma modalidade que envolve muitos milhares de pequenos grandes artistas espalhados por todo o país e ilhas.

6 comentários:

  1. se o ricardo não é um dos melhores juníores de Portugal então quem é?Não se esqueça que este ano muitos bons juniores passam a séniores dai a citação.Está correcto rui.

    ResponderEliminar
  2. Pois quem diz que ele é bom sou eu o João Calheiros Lobo. Em primeiro lugar é de Espinho. Em segundo lugar, tive o prazer de falar com um homem (Ricardo) de opinião feita e com ideias bem definidas sobre o Ténis, o panorama tenístico nacional e as necessidades para a evolução a nível mundial. Em terceiro lugar, posso falar disto tudo, porque sem tirar mérito aos meus adversários deste último ano e meio de retorno à competição sénior, foi o que mais me impressionou, um serviço seguro, embora não muito variado, um volei bom, boa deslocação no campo e uma direita, com um efeito estranho, que me impressionou muito. Por último, não sei se já algum dos anónimos acima jogou contra o Ricardo, mas eu já, apanhei uma tareia, mas não fui a zero, o que não deixa de ser normal dada a diferença de Idades (30 anos), mas estou ansioso por jogar com voçês todos para comparar a ver se são melhores ou piores.
    Força Ricardo continua, que isto do Ténis não se joga nos bastidores, mas sim no campo. Quando se é bom e se acredita, á sempre um lugar ao sol. Os bastidores é que são e serão sempre à sombra. Um abraço de um adversário, que se fosse à vinte anos te teria dado mais luta.

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui Barata,
    Sou um leitor assíduo e atento do seu Blog, onde encontro as informações mais actualizadas e portanto da maior utilidade para o Ténis português. Não só isso como também colaboro consigo quando, por exemplo nesta sua ultima campanha “Os nossos Tenistas ao Raio X” incentivei os meus melhores jogadores a enviar-lhe o questionário que me tinha requerido.
    Tenho apreciado como tem defendido a “pureza” deste Blog que, ao contrário de outros(se calhar por isso não tiveram um final muito feliz), e devido à sua vigilância (alguns menos avisados chamam-lhe censura...) não tem descambado, até há muito pouco tempo, para a vulgaridade e ordinarice, tendo sido até agora um local priviligiado para os amantes do Ténis expressarem as suas opiniões e sem que aqueles que o menos amam o conspurquem com autênticas alarvidades a coberto do mais vil anonimato.
    Foi por isso que com profunda estranheza li uma dessas alarvidades, comuns noutros sítios, publicada nos comentários a propósito do que escreveu sobre o meu atleta Tomais Morais(com informações que lhe enviei) por alguém com obscuras motivações, talvez convencido que escrevia para outro site, tecendo comentários depreciativos àcerca do meu Clube, Ace Team.
    Ora tendo você até aqui sido intransigente com os comentários destes pobres e cobardes individuos, remetendo para o caixote do lixo tudo o que sai das suas atrofiadas e paranóicas mentes, sinto-me chocado por desta vez ter aparentemente falhado o seu assumido (e bem...)controlo dos conteúdos, tendo deixado passar essa alarvidade (o que atribuo naturalmente a uma momentânea falha de vigilância) contra um pequeno Clube que, sem apoios institucionais de qualquer natureza, se tem mantido na linha da frente do Ténis Nacional praticamente ininterruptamente há quase 20 anos, como atestam:
    os inúmeros títulos de Campeões e Vice Campeões Nacionais e Regionais Juvenis, por Equipas e Individualmente; a produção contínua e consistente de atletas juvenis e séniores ao mais alto nível Nacional como atestam as várias participações dos nossos jogadores Juvenis em Selecções Nacionais de todos os escalões etários e com a produção de 4 jogadores Taça Davis e 1 jogadora oriunda do clube na Fede Cup; a manutenção desde há vários anos, duma Equipa no Campeonato Nacional Sénior Absoluto Masculino(grupo restrito a que acedem anualmente apenas 6 Clubes) sendo praticamente a única Equipa que nunca teve, nem tem, qualquer elemento que não seja oriundo da sua Escola; a produção de jogadores com bons rankings internacionais Juvenis e profissionais a nível sénior; a produção de vários treinadores que iniciaram a sua carreira em Alfragide, a maior parte tendo-se até iniciado aí como jogadores, asimilando assim os nossos métodos e princípios e que também se foram espalhando pelo país e 1 internacionalmente.
    Enfim um curiculum do qual me orgulho profundamente, de um pequeno clube que, como já disse, sem apoios de qualquer espécie, luta desde a sua fundação para ombrear com os grandes. Estou plenamente convicto de que se existissem vários clubes em Portugal com esta actividade competitiva e com a produção constante de jogadores de nível em todos os escalões, em muitos casos pegando neles desde o inicio, com 6/7anos, o Ténis Nacional seria muito diferente. Digo-o sem quaisquer falsas modéstia, porque sei o esforço e sacrifico que eu e os que comigo trabalham temos despendido diariamente, desde sempre, para produzir os atletas de elite que achamos que a nossa modalidade e Portugal merecem. Ainda não foi possível atingir esse objectivo, mas continuamos e continuaremos a acreditar firmemente que tal é possível e com o sonho do 1º dia em que me dediquei ao ensino deste fascinante desporto de que é possível produzir um jogador/a de nível mundial em Portugal.
    Portanto, venho assim solicitar que, com a coragem que tem demonstrado na defesa de valores e posturas éticas no seu blog, publique este meu comentário e remeta para o local devido(o caixote do lixo) comentários de alguns que se calhar por ignorância ou falta de memória, por maldade ou pura maldicência, desejam apagar o que o Ace Team tem contribuido para o desenvolvimento da modalidade e o esforço constante e de há anos que tenho desenvolvido, não só nas actividades do Clube, mas também na FPT, ATL e outros Organismos, para colocar o Ténis Nacional no sitio a que acho que tem direito.
    Atentamente
    Pedro Bivar

    ResponderEliminar
  4. Para além de ser um grande jogador o Ricardo é uma grande pessoa. Na grande ambição que ele tem, não lhe retiro nada, é um rapaz que luta muito, que trabalha muito e deixa tudo em campo e acima de tudo faz o que muitos atletas devia fazer, diverte-se a jogar ténis. Tenho a prova disso porque sou colega dele de treinos, de escola e jogo pares com ele nos torneios, por isso Ricardo aqui fica o meu grande abraço e continua assim, porque sinceramente, acredita que podes chegar longe porque como se diz "Mais vale quem quer do que quem pode" e um grande abraço aqui do teu amigo Alentejano João Silvério ;-)

    ResponderEliminar
  5. E la tinha de vir o sr pedro bivar expor o seu vasto e belo curriclum quando apenas queria criticar comentarios q surgiram relativamente a outro artigo.A humildade deve ser uma caracteristica que lhe acenta na perfeiçao

    ResponderEliminar
  6. São palavara como.."Que choooura....!!!" looool que fazem a diferença de um jogador divertido em campo que muitos deviam seguir o exemplo e atitude... e ja sabes ricardo quando te perguntarem de novo o que quer dizer, diz po gajo ir pesquisar no google o que quer dizer.... bem não é preciso dizer quem sou, porque ja sabes xD looool... um grande abraço loooooool

    ResponderEliminar