Pesquisar neste blogue

12 de julho de 2008

ITF $ 25.000 Valladolid WTA

Frederica Piedade estará amanhã, na cidade de Valladolid, na final deste torneio de $ 25.000 de prize-money, depois de derrotar esta tarde a grega Gerasimou por 6/3 e desistência .
O título será discutido frente à espanhola Cabeza-Candela, 4ª CS, e actual 230 WTA, a sua melhor classificação de sempre.
A espanhola vem de uma vitoria no $ 25.000 de Getxo e antes disso esteve em Itália, onde em torneios de igual calibre conseguiu uma meia final e uns quartos de final.
Será pois um duro teste para Frederica Piedade, que bem precisava de um torneio destes.

ITF $ 10.000 Badajoz WTA

Charlotte Pires perdeu na 2ª ronda de qualificação, pelos parciais de 1/6 e 1/2 com desistência da portuguesa, esperemos que nada de grave.
Maria João Koehler é a 1ª CS da qualificação e joga amanhã frente à convidada Olga Kirpicheva, uma russa radicada em Espanha.
Cátia Rodrigues defronta a germânica Hermon Brhane, uma jovem que vem de uma final em Oviedo, num $ 10.000, vinda da qualificação.

Circuito CIMA/FPT - Estoril

Vasco Pascoal e Katia Rodrigues foram os vencedores da Taça Geza Torok, prova do circuito FPT / CIMA, integrada na categoria bronze, com um prize money de dois mil euros, que hoje terminou no Clube de Ténis do Estoril.
Na final feminina disputada entre as duas favoritas da prova, Katia Rodrigues (1ªCS) impôs-se a Inês Santos (2ªCS) pelos parciais de 6/1 e 6/3.
Em masculinos, Vasco Pascoal (3ºCS) bateu José Ricardo Nunes (1º CS) por 7/5, 2/6 e 7/5.
In: FPT

Challenger de Moncton, Canada, $ 35.000 ATP

Gastão Elias venceu o seu jogo da 2ª ronda de qualificação deste Challenger no Canada, pelos parciais de 6/4 e 6/0 e vai discutir amanhã a qualificação para o QP com o suiço Roman Valent que eliminou o neo zelandês Gd Jones.
Vamos lá miúdo, deste vez é que é....

Future Slam Tour 2008

Na nossa vizinha Espanha, joga-se este fim de semana a 2ª etapa do Futur Slam Tour 2008.
Estre torneio pretende recriar três das quatro etapas dos Grand Slams mundiais e termina em Sevilha , em Novembro com a realização do Masters da competição.
Dotado de prize-money, € 3000 para o vencedor, proporcionou a Miguel Almeida o ano passado em vitória histórica sobre Carlos Boluda, o pequeno Nadal, interrompendo uma série de mais de sete dezenas de jogos sem perder do génio catalão.
Pois Miguel Almeida está de novo em Madrid ( faltou ao 1º torneio, o de Roland Garros ) , onde se vai disputar a edição Wimbledon.
Os nomes não são por acaso, estes torneios pretendem recriar os irmãos reais, com as mesmas bolas e tipo de piso utilizados por Federer e companhia.
São compostos de 16 jogadores, por convite, os 8 melhores espanhóis e outros oito de todo o mundo.
Miguel Almeida é neste torneio, que termina amanhã, o 1º CS, em virtude da tal vitória do ano passado e podemos adiantar que nesta edição já se encontra , de novo, na final.
Na 1ª ronda venceu o espanhol Marc Vargas por duplo 6/1, na 2ª ronda o romeno Ciprian Porumb ( campeão da Europa de sub-14 em 2007) por 6/4 e 6/2 e na meia- final derrotou o bósnio Dumzhur por 6/0 e 6/4.
AS final será amanhã e com direito a transmissão no Canal Plus, em diferido, na proxima 2ª feira, frente ao húngaro Mata Zsinga.
Entre 10 e 13 de Setembro acontecerá em Vigo o US Open e onde o Miguel deverá estar presente.
O jovem luso arrecadará, pelo menos , 1500 € por estar na final, sendo que, recorde-se, o vencedor do Masters terá uma viagem a Roland Garros 2009, com tudo pago e viagens pelo interior do torneio, por entre os grandes jogadores.
Miguel Almeida ameaça pois tornar-se num caso muito sério do ténis juvenil português e europeu e acreditamos que muito em breve já estará a dar cartas aos miúdos mais velhos.
Vamos lá Miguel, traz o caneco, outra vez e não te esqueças do cheque.

ITF $ 10.000 Badajoz WTA

Charlotte Pires está em Badajoz, a disputar a qualificação deste ITF feminino.
Na 1ª ronda ficou isenta e defronta na 2ª ronda de qualificação com a espanhola Lopez-Blanco.
Com ela foi também Cátia Rodrigues, ficando igualmente isenta da 1ª mão, aguardando ainda por adversária.
Boa sorte para as duas.

ITF $ 25.000 Felixstowe WTA

Neuza Silva venceu o seu encontro das meias finais de singulares do torneio britânico de Felixstowe, ao bater Tara Moore pelos parciais de 6/0 e 7/6.
A final será frente a uma britânica, Sarah Borwell que bateu Frankova por duplo 6/4.
Sarah foi a tenista que perdeu, neste mesmo torneio, em 2007, nos quartos de final, frente à lusa.
Em 2007, Neuza foi finalista aqui, perdendo frente a Cetkovska.
Ainda hoje, Neuza jogará mais um ou dois jogos, dado que as meias finais e a final de pares decorrerão igualmente neste sábado....

BNP PARIBAS CUP STADE FRANCAIS PARIS, ETA, sub-14, Cat.1

Patricia Martins perdeu nas meias finais deste Cat. 1 francês, pelos parciais de 0/6 e 3/6.
Ainda assim, mais um excelente torneio, tanto ao nível do prestígio como da pontuação, que deverá permitir a Patricia Martins reentrar no Top 10 europeu de sub-14, e não estaremos a ser nada paternalistas se a considerarmos uma das favoritas para a discussão do Masters femenino da categoria, que se vai realizar na 1ª semana de Outubro em Itália, no caso de a Patricia se apurar.
Recordamos que a partir de 21 de Julho, Patricia estará com Sofia Araujo em representação de Portugal no European Junior Championships, que se vai desenrolar em Plzen, na R. Checa.

Tier II $ 600.000, Stanford WTA

Michelle Larcher de Brito está na qualificação deste Tier II norte-americana e vai defrontar na 1ª ronda a CS nº1, a polaca Marta Domachowska, actual nº 57 WTA mas que não tem conseguido obter grandes resultados, exceptuando no Open da Australia, onde, vinda da qualificação, chegou até à 4ª ronda.
De qualquer das formas é mais um torneio onde a sorte nada quis com a jovem lusa mas todos nós sabemos que ela tende a superar-se frente a jogadores bem cotadas, não acusando tanto a pressão.
Vamos ver como se sai a Michelle. Boa sorte.

ITF $ 25.000 Valladolid WTA

Frederica Piedade venceu a espanhola Gabarrus Alonso por 6/2 e 7/6 e garantiu a sua presença na meia final onde defronta a grega Gerasimou.
Com as meias finais de pares, este será, de longe, o melhor torneio de Frederica em 2008, ela que bem merece este novo folêgo para poder encarar da melhor forma o resto de 2008.

ITF $ 25.000 Felixstowe WTA

Neuza Silva garantiu ontem no Reino Unido a presença nas meias-finais do torneio de 25.000$ disputado nos courts de relva de Felixstowe. A portuguesa, 2ª cabeça de série, conseguiu controlar o ímpeto da britânica Naomy Broady, 558ª WTA, ao vencer por 7-6(2) 6-1 e garantiu assim a passagem às meias-finais deste evento.
Defendendo a presença na final na edição de 2007, Neuza é a mais alta cabeça de série em prova e no encontro das meias-finais defronta novamente uma britânica (à semelhança das três rondas anteriores), a jovem de 15 anos Tara Moore, 768ª WTA, que se desenvencilhou facilmente da 3ª pré-designada, a francesa Irena Pavlovic.

Challenger de Moncton, Canada, $ 35.000 ATP

Gastão Elias tenta mais uma qualificação para um Challenger, agora em Moncton, no Canada.
Na ronda inicial, defronta o norte-americano Renick Darnell, um tenista convidado da organização.
Espera-se uma vitória para uma possível decisão de apuramento frente a Gd Jones da Nova Zelândia, a quem Gastão venceu em Granby na passada semana em 3 sets.
Acreditamos pois que desta o miúdo vai conseguir jogar o quadro principal.

Campeonato Nacional de sub-14 - Equipas

Do nosso amigo Frederico, recebemos a crónica dos jogos finais do Nacional de Equipas de sub-14.
Aqui vai ela, com os nossos agradecimentos:
Começamos pelos femininos.
O CIF defrontou o CTPorto num encontro muito aguardado por todos.
O 1ºsingular foi jogado pela jogadora do CIF Beatriz Coelho que bateu Maria João Santos em claríssimos 6/1 6/1.
Já no 2º singular, o CIF "queimou"Inês Gonçalves, uma jogadora sem ranking, mas que mesmo assim lutou até ao fim mas que perdeu por 6/0 6/0 frente a fortissima Mariana Clemente do CTPorto.
O par decisivo foi jogado entre Beatriz Santos/Teresa Nogueira(CIF)e Raquel Mateus/Beatriz Matos(CTP).
As jogadoras do CIF deram "show" e bateram as atletas do CTP por 6/3 6/1.
Temos assim as novas campeãs nacionais de equipas,o CIF.
Em masculinos o CIF defrontou o CTCaldas da Rainha.
O 1º singular foi jogado entre Diogo Rocha(CIF) e Frederico Silva(Caldas),o Fred ganhou ao Diogo por 6/1 6/0 , jogando muito bem e não dando hipotese.
No 2º singular André Silva(CIF)bateu Artur Completo(Caldas)por 6/7,7/5 e 6/1 num encontro em que chegou a salvar um ponto de encontro.
O par decisivo foi jogado entre Gonçalo Loureiro/Luis Palha(CIF)que bateram dois jogadores do CT Caldas da Rainha.
Tambem os novos campeões,o CIF.
Queria deixar aqui uma palavra aos directores treinadores e jogadores do CIF ,que dominaram por completo este campeonato Nacional e assim tiveram uma recompensa de todo um ano em que trabalharam muito e que acredito,ainda nos vão dar muitas alegrias.
Continuem assim.
Parabens.

BNP PARIBAS CUP STADE FRANCAIS PARIS, ETA, sub-14, Cat.1

Patricia Martins venceu ontem, dia 11 de Julho, a russa Polina Leykina, 5 TE e 3ª CS nos 1/4 de final do BNP PARIBAS, o Torneio de Sub 14, Cat.1 que se está a disputar em Paris até ao próximo dia 13 e que é um dos Torneios do Mundo mais importantes desta categoria, contando com alguns dos melhores jogadores de todos os Continentes.
É até apelidado no circuito Juvenil Sub 14 o "Rolland Garros dos pequeninos", de tal forma que as finais em alguns anos se realizam neste famoso Estádio e faz parte do exclusivo grupo de torneios internacionais que compõem o recém formado "World Class Tennis Tour Under 14".
O resultado foi de 4/6, 6/4 e 6/4, numa batalha de 3h de jogo.
Hoje nas 1/2 finais defronta a ucraniana Poznikhirenko, 12ª TE e 8ª CS.

Campeonato Nacional de sub-12

José Maria Moya e Daniella Silva são os novos campeõs nacionais de sub-12, que hoje terminou em Vilamoura.
Moya bateu Eduardo Paulo em 3 sets, pelos parciais de 3/6, 6/3 e 7/5 e Daniella Silva venceu Mariana Geraldes por 6/3 e 6/1.
Na vertente de pares, Teresa Lobo (GC Português) e Mariana Geraldes (CA Cultural) e Sean Hadden (CT Lagos) e Ivo Rodrigues (CT Porto) foram as duplas vencedoras. O título de pares mistos ficou para a dupla favorita formada por Nuno Mesquita e Ana Filipa Santos.
Com a FPT

11 de julho de 2008

ITF $ 25.000 Felixstowe WTA

Neuza Silva continua arrasadora no torneio inglês.
A vitima de hoje, Holly Richards, foi para casa com um duplo 6/1 e agora, Neuza vai disputar o acesso à meia final com Naomi Broady, outra inglesa, actual nº 558 WTA e que deve estar já a fazer contas à vida.

10 de julho de 2008

Campeonato Nacional de sub-12

O blog esteve esta manhã em Vilamoura a acompanhar os jogos dos quartos de final masculinos do Nacional de sub-12.
Com um tempo magnifico, e uma organização exemplar, estavam reunidas as condições para vermos bons jogos e foi isso que aconteceu.
O blog teve também a oportunidade de, através do chat, ter feito a cobertura quase integral do jogo entre o Zé Maria Dória e Ivo Rodrigues, num grande jogo que bem poderia ser a final.
Os resultados de hoje foram os seguintes:
Moya venceu o Lemos por 6/4 e 6/2 e defronta nas meias finais o Mesquita, que bateu o Ricardo Marreiros por 6/3 e 6/2.
No outro lado, o Ivo ganhou ao Dória por 7/5 e 6/2 e defronta agora o estorilense Eduardo Paulo, que venceu um combate épico com o Diogo Pinho por 4/6, 7/5 e 6/4.
Nas meias masculinos, as dulas em confronto serão Pinho/Almeida vs Dória/Lemos e Hadden/Rodrigues vs Carvalho/Lima.
No torneio de consolação, a final será entre Antonio Sabugueiro e João Lima.
Nos pares femininos,as meias serão entre Luisa/Matilde vs Ivone/Daniella e entre Sofia Sualehe/Inês vs Teresa/Mariana Geraldes.
Em pares mistos, as meias terão os seguintes jogos: Nuno Mesquita/Ana Filipa Santos vs Antonio Sabugueiro/Joana Brites e Tiago Cação/rRaquel Completo vs João R Costa/Maria Tavares.

Play and Stay

A celebração do primeiro ano de actividade do Play and Stay, incluindo a assinatura do protocolo de parceria entre a Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e a ‘Nuno Marques – Tennis & Sports Events’, que decorreu no Estádio Nacional (Jamor), no passado dia 21 de Junho, surge em destaque no site oficial do Play and Stay.
Com o título de ‘Portugal Case Study of Tennis Play and Stay’, a ITF publicou um texto onde se fala das comemorações do primeiro aniversário do Play and Stay em Portugal, mas também das principais acções que o Departamento de Formação da FPT, coordenado por Vitor Cabral, tem vindo a desenvolver.
Pode ler o texto na íntegra, acedendo ao site oficial do Play and Stay (metodologia de ensino do ténis criada pela ITF para aplicar em 35 países):
http://www.tennisplayandstay.com/serve-rally-score/portugal.html
In: FPT

Challenger de Sheveningen - 85.000 € ATP

Frederico Gil foi eliminado da 2ª ronda do Challenger holandês, ao perder frente a Huta Galung por 6/7 e 0/6.
Em pares o português vingou-se e venceu o mesmo holandês por 7/6 e 6/2.
Nas meias finais aguarda por adversário.

ITF Leeuwenbergh 2008 G4

Roque Rocha jogou a 1ª ronda deste torneio junior holandês, como convidado e perdeu, frente a Victor Baluda da Russia por 3/6 e 0/6.

BNP PARIBAS CUP STADE FRANCAIS PARIS, ETA, sub-14, Cat.1

Patricia Martins soma e segue e já está nos quartos de final, depois de vencer a 10ª CS pelos parciais de 6/2 , 2/6 e 6/4.
No acesso à meia final defrontará amanhã a 3ª CS e actual nº 5 europeia, a russa Leykina.
Em pares, a dupla de Patricia perdeu por 6/2, 3/6 e 9/11.
Vasco Mensurado perdeu na 3ª ronda por 3/6 e 0/6.
Em pares perdeu também por 3/6 e 0/6.

ITF $ 25.000 Valladolid WTA

Frederica Piedade venceu na 2ª ronda pelos parciais de 3/6, 6/2 e 6/0 e vai defrontar nos quartos de final a espanhola Gabarrus Alonso.
Em pares, Piedade já está na meia final, onde defronta a dupla Boffa da Suiça e Fitzpatrick de Inglaterra.

ITF $ 10.000 Roménia ATP

João Sousa perdeu na 1ª ronda deste Future romeno, pelos parciais de 5/7, 7/5 e 2/6.

9 de julho de 2008

Campeonato Nacional de sub-14

Já estão disponíveis os quadros principais do Campeonato Nacional de sub-14.
E bem, vamos ter , logo a abrir grandes jogos, tanto nos meninos como nas meninas.
Em masculinos, Vasco Mensurado, o favorito, terá que medir forças com o pequeno Rui Lima, naquele que será, por certo, um jogo digno de abrir o Campeonato.
Ivo Rodrigues defronta João Barra, Ivo Lapão com Tiago Cunha, Henrique Costa frente a Rodolfo Pereira e André Murta frente a Diogo Rocha.
Nas meninas, a história repete-se: Joana Valle Costa frente a Raquel Mateus, Maria João Santos frente a Sofia Araújo e Andreia Bicho frente a Beatriz Coelho.
Na qualificação masculina, encontros mais aguardados os entre Joaquim Ferreira e Francisco Ferreira, Zé Maria Dória frente a Julien Contzen, sendo que nas meninas os jogos mais atraentes serão os que oporão Daniella Silva a Ana Leticia, Maria Prata a Beatriz Franco e Ivone Alvaro a Mafalda Fernandes.

BNP PARIBAS CUP STADE FRANCAIS PARIS, ETA, sub-14, Cat.1

Vasco Mensurado, como já tinhamos dito esta manhã,venceu o cabeça de série nº5 e 4 TE Gerlakh por 6/3 6/4 e defronta amanhã nos 1/8 de final (3ª ronda) Skattum(NOR) nº 20 TE. Entretanto e devido à sua brilhante prestação de hoje e à forma como se comportou em todo o encontro, venceu o Prémio "Fair Play" que todos os dias é atribuído ao jogador/a que mais se distinguiu neste capítulo.

Em Pares ele e o seu parceiro Coppejans (BEL) perderam hoje com os argentinos Galarza/Portmann por 6/3 6/0.

A Patricia Martins, que também já está nos 1/8 de Final, não jogou hoje singulares, jogando amanhã contra a bielorussa LLona Kremen, 25 TE e 10ª c.s.

Em Pares com a russa Khromacheva (são cabeças de série nº 2) venceram Tsuji(JAP)/Cardenas(VEN) por 6/2 6/1.

Campeonato Nacional de sub-12

Resultados das meninas, no dia de hoje:
Luisa Almeida vs Ines Miranda 6/2 6/2

Ivone Alvaro vs Mariana Geraldes 1/6 3/6

Daniella Silva vs Matilde Fernandes 7/6 6/7 6/0

Sofia Mendes vs Teresa Lobo 1/6 1/6

Obrigado à Joana e ao Zeca.

ITF $ 25.000 Felixstowe WTA

Neuza Silva andava por certo algo aborrecida com os resultados menos bons que tinha vindo a conseguir em singulares e vai daí, a coitada da inglesa Emily Askew é que pagou a conta, saíndo vergada a uma bicicleta quem nem se usa muito em torneios deste calibre.
Em pares, fará dupla com a turca Ozgen e defrontam uma dupla australiana na 1ª ronda.

ITF $ 25.000 Valladolid WTA

Maria João Koehler teve uma excelente estreia em torneios de $ 25.000 , apesar da derrota mas conseguiu tirar um set a uma " batida " do circuito e obrigá-la a 3 sets para levar de vencida a novata do torneio.
Pelos parciais de 0/6, 6/2 e 3/6, a pupila de Nuno Marques deixa assim em aberto a confirmação do que, desde de 2006 aqui afirmamos: a Maria João Koehler vai ser uma das melhores portuguesas de todos os tempos.

BNP PARIBAS CUP STADE FRANCAIS PARIS, ETA, sub-14, Cat.1

Fantástica vitória de Vasco Mensurado, esta manhã, em Paris, no BNP Paribas Cup, prova da categoria 1 do circuito Tennis Europe – Sub 14. Com os parciais de 6/3 e 6/4, Vasco eliminou o russo Konstantin Gerlakh, quarto classificado do ranking de Sub 14 da Tennis Europe, qualificando-se, assim, para os oitavos-de-final de singulares masculinos. Na prova feminina, Patrícia Martins também já está nos ‘oitavos’.
In: FPT

Campeonato Nacional de sub-14

Já estão disponíveis as listas de inscritos na Campeonato Nacional de sub-14 , individual, que se vai realizar a parir de 13 de Julho no CT Porto.
No quadro masculino, Vasco Mensurado e Diogo Rocha lideram a lista de inscritos, onde ainda encontramos os nomes de Frederico Silva, Gonçalo Loureiro, João Barra entre muitos outros, num quadro curto que termina no nº 11 nacional, Samuel Cabanas.
Os dois WC para o QP foram atribuídos a José Maria Catela e a Ivo Rodrigues, este ainda a disputar o nacional de sub-12.
No quadro feminino, favoritismo quase unânime de Patricia Martins, mas teremos seme que contar com tenistas como Beatriz Coelho ou Sofia Araújo.
O WC do QP foi entregue a Adriana Silva.
A setubalense Barbara Alonso deverá ser a 1ª CS da qualificação, onde se encontram muitas das que estão em Vilamoura no nacional de sub-12.
Os WC para a qualificação foram entregues a Maria Tavares, Maria Carvalho e Silva, Daniella Silva e Inês Cunha.
Na qualificação masculina, a lista everá ser liderada pelo tavirense Henrique Sousa, seguido de Rui Emanuel Silva e Tomás Napoleão Leal.
Os WC para esta qualificação foram atribuídos a Bernardo Lemos, Nuno Mesquita e Bernardo Rocha.

Campeonato Nacional de sub-14 - Equipas

No torneio feminino, apenas 7 equipas inscritas, duas das quais da equipa da casa , o CTVRS Antonio.
No grupo A, disputam dois lugares nas meias finais as equipas do CT Porto, da ETJaime Caldeira e da equipa A do CTVRSA e no grupo B jogam as formações do CIF, do CT Braga, do CTS Miguel e a equipa B do CTVRSA.

Vale do Lobo Grand Champions Caixa Geral de Depósitos

João Cunha e Silva recebeu um wild card (convite) da ‘Premier Sports’ para participar no ‘Vale do Lobo Grand Champions Caixa Geral de Depósitos’, prova integrada no BlackRock ATP Tour of Champions, que irá decorrer, entre 05 e 08 de Agosto, na ‘Vale do Lobo Tennis Academy’, no Algarve. Cunha e Silva será o único português entre os oito participantes deste torneio do circuito internacional de veteranos, cuja apresentação teve lugar, hoje, na Culturgest (Lisboa).
Numa prova que reúne grandes glórias do ténis mundial, Cunha e Silva, actual treinador do CET Oeiras, terá a companhia do sueco Bjorn Borg, do argentino Guillermo Vilas, do espanhol Sergi Bruguera (detentor do título), do chileno Marcelo Rios, do austríaco Thomas Muster, do brasileiro Fernando Meligeni e do francês Henri Leconte.
“É um prazer para mim jogar este torneio, do qual gosto tanto”, disse Cunha e Silva, que lembrou de seguida um episódio com o seu “ídolo de infância”, Bjorn Borg: “É o único jogador do qual fui apanha – bolas, e uma dessas bolas guardei-a até aos meus 19 anos”.
A representar a Federação Portuguesa de Ténis esteve o vice-presidente Miguel Martins, que enalteceu a qualidade do evento, bem como a presença de um português entre os participantes. “É com grande entusiasmo que acompanhámos, desde o início, o ‘Vale do Lobo Grand Chapions’. A organização tem-nos dado um evento de qualidade crescente, que tem vindo a reflectir-se também ao nível da afluência do público. Esperemos que, em futuras edições, em vez de um português possamos ter dois, pois também temos jogadores com historiais interessantes”, declarou.
No fecho da apresentação, o director e promotor do torneio, Pedro Frazão, disse esperar que o 'Vale do Lobo Grand Chapions Caixa Geral de Depósitos' seja “uma festa do ténis e que contribua também para o desenvolvimento da modalidade em Portugal”.

Torneio Jacinto Cunha- Veteranos - Açores

José Batista, no escalão de +35 e Luís Cunha, em +45, foram os grandes vencedores de mais uma edição do Torneio “Jacinto Cunha”, que anualmente homenageia um dos jogadores que maior longevidade patenteou na história do ténis açoriano.
No escalão dos mais novos, Batista bateu, no jogo decisivo, Eduardo Pedroso, pelos parciais de 6/2;7/6, enquanto no escalão acima, foi Luís Cunha a arrecadar o título, derrotando na final, por conclusivos 6/0;6/2, Fernando Amado.

8 de julho de 2008

Scottish Junior International Championships 2008, ITF G5

Manuel Marcelo, 4º CS, foi eliminado na 1ª ronda pelo britânico James Mckie pelos parciais de 1/6 e 1/6.
Em pares o jovem luso faz dupla com um inglês e defrontam uma dupla sueca na 1ª ronda.

Campeonato Nacional de sub-12

Já são conhecidos os primeiros quatro apurados para os quartos de final do Campeonato Nacional de sub-12 em masculinos.
Sem surpresas, as vitórias de Zé Maria Dória, Ivo Rodrigues, Bernardo Lemos e Nuno Mesquita.
Amanhã, os restantes encontros da 2ª ronda masculina e os quartos de final do torneio feminino.

ITF $ 25.000 Valladolid WTA

Frederica Piedade começou bem o torneio espanhol, com uma vitória com os parciais de 6/1, 2/6 e 6/0.
Na 2ª ronda defronta a francesa Nadege Vergos, actual nº 720 WTA.

German Junior Open 2008, ITF G1

Martim Trueva foi eliminado do Open alemão de Juniores, ao perder por 5/7 e 3/6.

Challenger de Sheveningen - 85.000 € ATP

Frederico Gil venceu o polaco Olejniczak pelos parciais de 6/7, 6/4 e 6/0, num encontro marcado por várias interrupções devido à chuva que se abateu hoje em território holandês.

BNP PARIBAS CUP STADE FRANCAIS PARIS, ETA, sub-14, Cat.1

Patricia Martins continua em grande forma e bateu hoje e com facilidade a francesa Cascino por 6/4 e 6/1.
Na 3ª ronda defronta a bielorussa Kremen, em jogo agendado para 5ª feira.
Amanhã, Patricia joga apenas os pares e teremos jornada dupla para o Vasco que, em singulares, como prevímos ontem, defronta o 5º CS do torneio.

ITF $ 10.000 Roménia ATP

João Sousa é o 6º CS do torneio e defronta o francês Marc Auradou na 1ª ronda.
Com a desistência do 2º CS, parece-nos um quadro feito à medida para o bom torneio de recuperação de alguma confiança que parece faltar ao vimaranense nos ultimos torneios.
Força João e boa sorte.

Campeonato Nacional de sub-14 - Equipas

Começou hoje em Vila Real de Santo António o Campeonato Nacional de sub-14 por equipas.
Na fase de qualificação apuraram-se as equipas da casa e os vizinhos do Tavira RC.
No quadro principal vão jogar , no grupo A, as equipas do CIF, CTS Miguel, SC Porto e CTVRS Antonio.
No grupo B defrontam-se as equipas do CTC Rainha, CT Jamor, CTP Brandão e Tavira RC.

7 de julho de 2008

Campeonato Nacional de sub-12

Mais um dia muito bem passado em Vilamoura, junto dos miúdos que nos irão dar muitas alegrias no futuro.
Vimos jogos cheios de adrenalina, miúdos e miúdas que correm atrás de um sonho, pais mais nervosos que os filhos, treinadores que perderam grande parte das unhas, jogadas dignas de qualquer torneio na TV, e os habituais gritos à Nadal que fariam a Michelle e a Sharapova corar de vergonha.
Vimos muitos jogos e falámos com muita gente, entre pais e treinadores, almoçamos junto dos miúdos e apercebemos-nos de muitas realidades inerentes a um campeonato nacional.
Primeiro os miúdos: são jogos de eliminação mas vimos muita maturidade de quase todos, nas vitórias e nas derrotas.
Vimos garantias de um futuro promissor para o ténis português: nomes como o Zé Maria Dória ( que se queixava que estava cansado da viagem a Itália, que nem craque do ATP ), Bernardo Lemos, Rafael Marques, António Sabugueiro, Ivo Rodrigues, Eduardo Paulo ( talvez o que tem mais " pinta " de jogador ), Sean Hadden, Nuno Mesquita e , aquele que mais apreciámos pelo jogo muito atraente e cheio de atitude de ataque contínuo, o pequeno Ricardo Gomes ( o " metro" para os amigos ), que nos encheu as medidas.
Nas meninas, vimos menos jogos mas a Sofia Mendes,a Daniella Silva ( uns furos acima da concorrência), Luisa Almeida, Teresa Lobo ou a Mariana vão seguir as pisadas das nossas Neuzas e Michelle da actualidade.
Depois os pais: uns muito nervosos, quase todos orgulhosamente babados dos filhos que defendiam cada ponto como se de um MP em Wimbledon se tratasse, mas visualizámos sinais de mútuo respeito e compreensão o que, aliado a uma organização, até ver, sem nada a apontar, proporcionou a todos um excelente dia de propaganda para a modalidade.
Um único reparo: eu deveria ser dos poucos que não era nem pai, nem treinador nem jogador nem elemento da organização que ali estava e isso é uma lacuna que tem de ser resolvida rapidamente. É preciso público para que estes miúdos entendam as esperanças que estão neles depositadas.
Afinal é o futuro do ténis português que está em causa e se matéria prima temos, falta apenas , e que não é assim tão negligenciável, atrair as pessoas aos courts de ténis, com elas aparecem os patrocinadores, com eles mais condições financeiras e estas trazem melhores condições de treino e competição, fundamentais para que o ténis possa evoluir dentro dos patamares de uma Europa que cada vez mais se desenvolve a uma velocidade muito acima da nossa.

German Junior Open 2008, ITF G1

Martim Trueva regressa esta semana à competição e logo num G1, dos mais conceituados que se realizam na Europa, o Open alemão, que se vai disputar em Essen.
Na 1ª ronda, o jovem madeirense vai defrontar Kevin Krawietz, um dos convidados da organização.

BNP PARIBAS CUP STADE FRANCAIS PARIS, ETA, sub-14, Cat.1

Patricia Martins, 6ª CS deste importante torneio de sub-14, começou da melhor maneira a sua participação, vencendo facilmente uma LL, Antonia Lottner da Alemanha por 6/1 e 6/4.
Na 2ª ronda vai defrontar outra LL, Estelle Cascino de França.

Vasco Mensurado também começou a vencer, batendo o qualifier francês Simon Formont por 6/2 e 7/5.

Aguarda ainda adversário para a 2ª ronda, que bem poderá ser o russo Gerlakh, actual nº4 do ranking europeu de sub-14.
Em pares, Patricia vai fazer dupla com Irina Khromacheva e são a dupla nº 2 e o Vasco fará pares com o belga Koppejans e são a 3ª dupla da competição.
Amanhã, jogará apenas a Patricia em singulares.

ITF $ 25.000 Valladolid WTA

Frederica Piedade é a 2ª CS do torneio espanhol e defronta na 1ª ronda a chilena Miranda-Otarola, uma tenista vinda da qualificação, actual nº 519 do ranking WTA.
Mas a grande expectativa para este torneio é a participação de Maria João Koehler, como convidada.
Na 1ª ronda, um teste bem dificil para a pupila de Nuno Marques, já que lhe cabe defrontar a 6ª CS, a inglesa Anna Fitzpatrick, actual nº 318 WTA, uma tenista que apenas venceu um dos últimos sete jogos em que participou.
Em pares, Piedade e Lepore formam a dupla nº2 e defrontam a australiana Pejkovic e a israelita Shlomo.

Challenger de San Benedetto- $ 30.000 ATP

Rui Machado foi eliminado na 1ª ronda do Challenger de San Benedetto, ao perder pelos parciais de 7/6, 2/6 e 4/6.

Rankings

Frederico Gil volta esta semana a superar a sua melhor marca no ranking ATP, posicionando-se agora no 102.º posto da tabela. Cada vez mais próximo do top 100, Gil ultrapassou, nesta actualização, a segunda melhor marca de sempre de um português no ranking mundial – o 108º lugar de João Cunha e Silva.
Também de destacar a subida de Rui Machado, que, esta semana, vê o seu nome escalar 48 lugares alcançando também a sua melhor classificação de sempre – o 217.º posto da tabela.
Leonardo Tavares (566.º), João Sousa (592.º) e Gastão Elias (619.º) são os portugueses que completam a presença nacional no top 1000 ATP.
Neuza Silva, líder nacional do ranking WTA, desceu esta semana um lugar na tabela, ocupando agora a 209.º posição.
Michelle Brito, a quem pertence a vice-liderança nacional, subiu seis lugares atingindo o 224.º lugar da tabela.
Ainda no top 1000 estão Frederica Piedade (255.ª), Catarina Ferreira (472.ª), Magali de Lattre (682.ª), Ana Nogueira (757.ª), Maria João Koehler (888.ª) e Demi Rodrigues (999.ª).
In: FPT

Campeonato Nacional de sub-16 - Equipas

O CT Jamor, em masculinos, e o CT Porto, na prova feminina, foram os vencedores do Campeonato Nacional de Equipas de Sub 16, que ontem terminou no Carcavelos Ténis, em Carcavelos.
Classificações Finais
Prova Feminina
1.º CT Porto
2.º CT Coimbra
3.º CT Alcobaça
4.º ET Espinho
Prova Masculina
1.º Clube Ténis Jamor
2.º Ace Team M D
3.º Sport Clube Porto
4.º CT Portimão e Rocha
In: FPT

Circuito FPT/CIMA - Olhão

Nuno Matias, do Clube VII, foi o vencedor do Open Entente Limited 2008, prova do circuito FPT / CIMA, integrada na categoria bronze, com um prize-money de dois mil euros, que ontem terminou na ET Olhão, no Algarve.
Matias conquistou o título ao impor-se, na final, ao primeiro favorito deste torneio – José Ricardo Nunes – por duplo 6/4. O tenista do Clube VII sucede assim a Rui Machado, vencedor da edição do ano passado.
In: FPT

Old Bridge Cup - Bulgaria ETA sub-16, Cat. 3

Finalmente informações deste torneio búlgaro de sub-16.
Luis Silva ficou-se pela 2ª ronda, depois de uma vitoria na 1ª por 6/2 e 6/4 e de uma derrota logo a seguir, frente ao 3º CS por 1/6, 7/5 e 2/6.
Pedro Lopes venceu na 1ª ronda por 7/5 e 7/6 frente ao 5º CS, depois venceu outro Petrov da Bulgaria, o Ivailo por 6/0 e 6/2 para perder na 3ª ronda frente a Glocuklu, da Turquia, 4º CS, por 6/7 e 2/6.
Em pares a dupla portuguesa perdeu logo na ronda inicial por 7/5, 6/7 e 4/6.

Tier IV Palermo, $ 140.000 WTA

Catarina Ferreira perdeu na 1ª ronda de qualificação deste Tier IV italiano, pelos parciais de 4/6 e 2/6.

Challenger de Granby - $ 50.000 Canada ATP

Gastão Elias perdeu no encontro decisivo de qualificação, ainda assim em parciais muito equilibrados, 5/7 e 6/7, frente ao francês Millot.

6 de julho de 2008

Campeonato Nacional de sub-12

Já são conhecidos os apurados da qualificação do Campeonato Nacional de sub-12, que decorre esta semana em Vilamoura.
Em femininos, passaram à fase final Petra Remédio, Sofia Mendes, Mafalda Fernandes e Daniela Silva.
Em masculinos, venceram o jogo decisivo Gonçalo Manuel Silva, Bernardo Oliveira, Renato Santos, João Lima, Tiago Lourenço, Ricardo Cardoso, Bruno Baptista e Ricardo Gomes.
Amanhã começam os quadros principais.
Na 1ª ronda feminina o jogo grande é o que opoe Ana Filipa Santos a Matilde Fernandes.
No quadro masculino, António Sabugueiro frente a Zé Maria Dória é o primeiro embate de gigantes do campeonato, seguido do embate entre Sean Hadden e Eduardo Paulo.

Campeonato Nacional de sub-18 - Equipas

O Tavira RC, na prova feminina, e o CET Oeiras, em masculinos, conquistaram o Campeonato Nacional de Equipas de Sub 18, hoje, no Clube Ténis de Portimão e Rocha, em Portimão.
Classificações Finais
Prova Feminina
1.º Tavira RC
2.º CT Setúbal
3.º CT Caldas da Rainha
4.º CT Portimão e Rocha
5.ºClube de Ténis de Évora
Prova Masculina
1.º CET Oeiras
2.º CT Porto
3.º CT Portimão e Rocha
3.º ET Maia
5.º Ace Team
5.º ET Espinho
5.º CT São Miguel
6. Albi SC

Challenger de Sheveningen - 85.000 € ATP

Frederico Gil recupera a dupla de Wimbledon com o belga Dick Norman, são a 2ª dupla do torneio e defrontam na 1ª ronda a dupla Delgado de Inglaterra e Labadze da Georgia.

Challenger de San Benedetto- $ 30.000 ATP

Rui Machado defronta o austríaco Martin Slanar na 1ª ronda do Challenger de San Benedetto em Itália.
Em pares, o Rui fará dupla com o espanhol Poch-Gradin e defrontam uma dupla convidada da organização na 1ª ronda.
Esperamos que o Rui continue na senda dos excelentes resultados que tem alcançado e que consiga, ainda antes do final do mês, entrar nos 200 melhores do mundo, num ano de sonho para o pupilo de João Cunha e Silva.

Challenger de Turim - € 85.000 ATP

Depois da meia final de singulares, Frederico Gil ganhou a final de pares pelos parciais de 6/4 e 6/3.

ITF $ 10.000 Damascus WTA

Sem perder um único set , Magali De Lattre venceu o torneio de Damasco, na Síria, por 7/5 e 6/2, frente à búlgara Alawi.
É a 2ª vitória como profissional no circuito ITF para Magali, depois de Porto Santo e vai permitir-lhe subir bastante no ranking mundial daqui a uma semana.
Parabéns e que esta seja apenas a primeira de muitas.

BNP PARIBAS CUP STADE FRANCAIS PARIS, ETA, sub-14, Cat.1

Patricia Martins e Vasco Mensurado, ambos no quadro principal, são os representantes lusos neste Cat.1 de sub-14, um dos três torneios incluídos no World Class Tennis Tour U14.
Paris, Beijing e Washington são as cidades que acolhem este mini torneio de categoria máxima, onde se acede apenas por convite e onde jogam os melhores mundiais de sub-14.
Boa sorte para os tugas.

Campeonato Nacional de sub-16 - Equipas

Em Carcavelos, disputa-se por estes dias o Nacional de Equipas para sub-16.
Em femininos, os jogos das meias finais vão opor as equipas do CT Porto à ET Espinho e do CT Alcobaça à CT Coimbra.
Em masculinos, o Ace-Team defronta o SC Porto, enquanto que na outra meia final jogam o CT Jamor com o CT Portimão e Rocha.
Meias finais de manhã e as finais à tarde, sendo uma boa opção para ver ténis de qualidade uma ida até Carcavelos e observar os miúdos que, por certo, daqui a dois ou três anos, farão a maior parte dos headlines no que ao ténis português diz respeito.

Circuito FPT/CIMA - Olhão

Concluída a 1ª ronda, perspectivam-se alguns jogos interessantes na ronda de amanhã.
Assim, entre colegas de clube, Nelson Cristina defronta Telmo Sacramento, ambos do ATEB e , no grande jogo da 2ª ronda, Nuno Matias defronta Ruan Lopes.

Tier IV Palermo, $ 140.000 WTA

Catarina Ferreira no quadro de qualificação, o que muito nos surpreende pela positiva pois só jogando frente aos melhores poderemos melhorar.
Com uma parte do nada fácil, cabe-lhe defrontar na 1ª ronda Marina Shamayako da Russia.

Campeonato Nacional de sub-12

Tivémos o privilégio de passar o dia de sábado deambulando pelo excelente complexo de ténis de Vilamoura, 12 campos no meio da natureza, com muito sol e algum vento à mistura.
Falámos com muita gente e , mais importante, vimos os nossos futuros craques a evoluir nas primeiras rondas de qualificação do nacional de sub-12.
Não nos preoocupamos com os resultados, faremos isso mais tarde, mas tivémos o cuidado de observar alguns dos mais " conhecidos " pequenos tenistas da nossa praça, nomeadamente na vertente feminina.
Vimos a luso-canadiana Daniella, que recentemente venceu o A de Carcavelos e pudémos, de facto,observar que o seu jogo está uns furos acima da média nacional, pelo que será, salvo algum imprevisto, uma forte candidata aos jogos finais do nacional.
Gostámos de ver igualmente a Sofia Sualehe, a pequena Beatriz Bento, um novo nome do ténis infantil, Sofia Mendes, que, ao que nos disseram, começou a jogar ténis no final do ano passado ( e que disputará o jogo de apuramento frente à já referida Sofia Sualehe), Joana Brites , e a Petra Remédios.
Nos meninos, vimos apenas alguns minutos de alguns jogos, donde salientamos Henrique Bislhastre, o jovem de Alcobaça que eliminou Filipe Cunha e Silva.
Contamos revisitar o complexo na próxima segunda-feira, para observar a 1ª jornada dos quadros principais, mas posso assegurar e tranquilizar os amantes deste desporto que podemos e devemos acreditar que nos anos vindouros muitas alegrias estes miúdos nos vão dar.
Parabéns à organização, que vimos sempre muito presente e preocupada com o bem estar dos miúdos e ao espaço, verdadeiramente idílico para a practica da modalidade e que em muito enobreçe o nosso ténis.
Uma nota de rodapé: estavamos nós em amena conversa com alguns pais quando se abeirou de nós um " camone " que estava de passagem e nos perguntou que idade tinham as miúdas que estavam a jogar ( no caso, a Beatriz Bento ) e quando dissemos que era o campeonato nacional de sub-12, disse-nos que estava admirado com o nível apresentado e por ali ficou, andando de campo em campo, sempre com um abanar de cabeça de aprovação pelo que via.
Teria, por certo, uma história para contar " back home".

Challenger de Granby - $ 50.000 Canada ATP

Gastão em grande, até ao momento, no Challenger de Grandy, no Canadá.
Na dupla jornada deste sábado, duas vitórias.
Na 1ª ronda, pelos parciais de 2/6, 6/2 e 6/3 e na 2ª, frente ao 1º CS, por 6/3 e 6/4.
Decide amanhã o apuramento com o francês Vincent Millot, 7º CS, ATP 502.
Vamos lá Gastão, conseguir esse apuramento.