Pesquisar neste blogue

6 de julho de 2008

Campeonato Nacional de sub-12

Tivémos o privilégio de passar o dia de sábado deambulando pelo excelente complexo de ténis de Vilamoura, 12 campos no meio da natureza, com muito sol e algum vento à mistura.
Falámos com muita gente e , mais importante, vimos os nossos futuros craques a evoluir nas primeiras rondas de qualificação do nacional de sub-12.
Não nos preoocupamos com os resultados, faremos isso mais tarde, mas tivémos o cuidado de observar alguns dos mais " conhecidos " pequenos tenistas da nossa praça, nomeadamente na vertente feminina.
Vimos a luso-canadiana Daniella, que recentemente venceu o A de Carcavelos e pudémos, de facto,observar que o seu jogo está uns furos acima da média nacional, pelo que será, salvo algum imprevisto, uma forte candidata aos jogos finais do nacional.
Gostámos de ver igualmente a Sofia Sualehe, a pequena Beatriz Bento, um novo nome do ténis infantil, Sofia Mendes, que, ao que nos disseram, começou a jogar ténis no final do ano passado ( e que disputará o jogo de apuramento frente à já referida Sofia Sualehe), Joana Brites , e a Petra Remédios.
Nos meninos, vimos apenas alguns minutos de alguns jogos, donde salientamos Henrique Bislhastre, o jovem de Alcobaça que eliminou Filipe Cunha e Silva.
Contamos revisitar o complexo na próxima segunda-feira, para observar a 1ª jornada dos quadros principais, mas posso assegurar e tranquilizar os amantes deste desporto que podemos e devemos acreditar que nos anos vindouros muitas alegrias estes miúdos nos vão dar.
Parabéns à organização, que vimos sempre muito presente e preocupada com o bem estar dos miúdos e ao espaço, verdadeiramente idílico para a practica da modalidade e que em muito enobreçe o nosso ténis.
Uma nota de rodapé: estavamos nós em amena conversa com alguns pais quando se abeirou de nós um " camone " que estava de passagem e nos perguntou que idade tinham as miúdas que estavam a jogar ( no caso, a Beatriz Bento ) e quando dissemos que era o campeonato nacional de sub-12, disse-nos que estava admirado com o nível apresentado e por ali ficou, andando de campo em campo, sempre com um abanar de cabeça de aprovação pelo que via.
Teria, por certo, uma história para contar " back home".

3 comentários:

  1. Rui, de-nos resultados, sff

    ResponderEliminar
  2. Rui permita-me um reparo, a menina Sofia Mendes não começou a jogar tenis no final do ano passado, começou foi a participar em torneios no final do ano passado,é diferente, milagres,como já alguém disse, só mesmo em Fátima, mas no ténis há muito essa mania de se dizer aquilo que nem sempre é,como aqueles que dizem que os filhos treinam 3 horas por semana e por vezes são 3 horas por dia, pronto é só um pequeno engano, só não descobri ainda qual é a necessidade!
    O pessoal gosta de fazer flores e tentar enganar quem anda nisto já à muitos anos! No tenis meus amigos sem trabalho pode vir o mais talentoso que não vai lá!
    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde a todos. Eu sou o pai da Sofia Mendes e chamo-me José David.
    Como ando no ténis há pouco tempo, pois o ténis só me começou a “roubar tempo” há uns meses, também é a primeira vez que comento neste blog. Por isso começo por um elogio e uma critica. O elogio vai para o Sr. Rui Barata pela qualidade e actualidade da informação. Sem este blog estaríamos mais às escuras no mundo do ténis nacional. A crítica vai para o sistemático recurso ao anonimato dos comentários. Quem não deve não teme e quem diz a verdade não precisa de se esconder por detrás de um “anónimo”.

    Desconheço quem informou, bem, o Sr. Rui Barata que a Sofia começou a jogar ténis no final do ano passado. Tive o privilégio de falar com ele em Vilamoura, durante o campeonato Nacional Sub-12, mas não me recordo se durante o pouco que conversámos lhe referi esse facto.

    No entanto, como o anónimo anterior se refere a “um pequeno engano”, relativo à diferença que existe entre a data de início da prática do ténis e da participação em torneios achei que devia esclarecer. De facto há um pequeno engano, a Sofia faz o seu primeiro jogo num torneio em 27 Dezembro 2007 no Ace Team e começou a treinar em Outubro do mesmo ano.

    Quanto à citação “O pessoal gosta de fazer flores e tentar enganar quem anda nisto já à muitos anos!” gostaria de dar toda a informação sobre a Sofia para que fique claro que esse barrete não me serve.
    A Sofia tem a licença nº 76781 (correspondente a uma inscrição efectuada em Dezembro de 2007, feita à pressa para participar no referido torneio). É sócia nº 912 do CT Montijo (correspondente a uma inscrição efectuada em Outubro de 2007, obrigatório para a prática do ténis no referido clube). O seu treinador é o Sr. António Cabral e foi ele quem em Outubro de 2007 a recebeu no CT Montijo para a prática do ténis de divertimento. Uma semana depois ele desafiou-me a direccionar o treino para a competição pois disse estarmos perante uma campeã. Mais, a Sofia infelizmente não tem um pai que saiba jogar ténis para a ensinar, tenho que pagar para o efeito. A Sofia, quando o piso está seco, treina 5 vezes por Quinzena. É pouco, mas ela faz natação de competição e não lhe restava mais tempo. Mas prometo aos seus fãs que na próxima época vai treinar mais e melhor. Até eu já ando a aprender para poder pelo menos devolver-lhe a bola.

    Outra citação que merece a minha total concordância é “No tenis meus amigos sem trabalho pode vir o mais talentoso que não vai lá!”. É verdade, é por isso que mesmo que a Sofia seja muito talentosa ainda está muito longe do nível duma Luisa Almeida ou Matilde Fernandes, meninas da sua idade, que certamente têm milhares de horas de treino a mais.

    Ficou longo mas era inevitável.
    Abraços e até breve,
    José David

    ResponderEliminar