Pesquisar neste blogue

27 de outubro de 2007

Challenger Montevideu - $75.000 ATP

1/6 e 1/6 foi o estranhissímo resultado de Leonardo Tavares, esta tarde, na 2ª ronda de qualificação deste Challenger uruguaio.
Villagran, 6º CS, passa assim à ronda final para apuramento para o quadro principal.
Neste já estava Frederico Gil, que não teve sorte no sorteio, caíndo na penúltima posição do quadro, o mesmo é dizer, vai defrontar o 2º CS da competição, o sempre perigoso Carlos Berlocq, argentino, ATP 69.

Challenger Montevideu - $75.000 ATP

Frederico Gil, de regresso à competição, e Leonardo Tavares, que já começa a habituar-nos a estar nas qualificações destes torneios, são os lusos presentes nesta 3ª etapa da Copa Petrobrás.
Gil estará no quadro principal, enquanto Leonardo começou hoje o torneio de qualificação com uma vitória fácil frente ao argentino Joaquin Monteferrarrio por 6/3 e 6/0.
Na 2ª ronda vai encontrar , mais uma vez, Christian Vilagran, o argentino com quem jogou duas vezes numa semana nos futures do Porto e de Espinho.

ITF $ 25.000 Cidade do México WTA

Frederica Piedade foi eliminada nos quartos de final do torneio mexicano, desistindo por lesão, uma pequena entorse no pé esquerdo, quando a partida até lhe estava a correr bem, tendo vencido o 1º set por 6/3 e no 2º , aos 5-5, a lesão.
Ainda tentou continuar, perdeu o 2º set por 5/7 e desistiu no 3º set logo no inicio, por não conseguir suportar mais a dor.
O azar volta a perseguir Frederica mas vamos esperar que nada de grave seja e ela possa ainda competir neste final de época onde nos parecia que ela estava a melhorar jogo a jogo.

ITF $ 10.000 Vilafranca ATP

Vitórias fáceis de João Sousa, 6/0 e 6/3, e de Gonçalo Falcão, 6/0 e 6/1, na 1ª ronda de qualificação deste Future espanhol.
Na 2ª ronda, João defronta o ucraniano Dimitri Kovalyov, jogador que já não competia desde Maio e ainda assim sem grandes resultados, enquanto Gonçalo defronta um dos convidados do torneio, o espanhol Rodriguez-Redondo, que se estreou a vencer em 2007 na 1ª ronda deste torneio.
Contamos, obviamente, com a presença dos dois portugueses na 3ª ronda da qualificação.

26 de outubro de 2007

ITF $ 10.000 Ciudad Obregon 2 - Mexico ATP

Depois da meia desilusão que foi a participação de Gastão Elias no 1º Future de Cuidad Obregon, o jovem tenista português tem aqui uma 2ª possibilidade.
Participará directamente no quadro principal e espera-se que com maior acerto do que na semana passada.

ITF $ 10.000 Vilafranca ATP

Dupla presença lusa na fase de qualificação deste Future espanhol.
O júnior João Sousa é 5º CS e defronta na 1ª ronda o britânico Balraj Sohal, tenista sem ranking e sem vitórias no circuito profissional.
Gonçalo Falcão também está presente de vai defrontar o romeno Mircea Drozan, um jovem de 17 anos somente com uma vitória profissional em 2007.
Boas hipóteses se afiguram para os dois portugueses.
Boa sorte para ambos.

25 de outubro de 2007

ITF $ 25.000 Cidade do México WTA


Michelle Larcher de Brito perdeu nos oitavos de final do torneio da Cidade do México depois de uma dolorosa derrota frente a Mariana Duque-Marino pelos parciais de 7/6, 3/6 e 5/7 .
Com este resultado, Michelle assegura mais 4 pontos ( e já são 73 ) e assegura assim também um lugar à beira do Top 300, com apenas 5 torneios disputados.
Na foto, disponível no site do torneio, vemos Michelle em acção de serviço, no seu jogo de ontem.
Michelle deverá regressar à Academia e na 1ª semana de Novembro irá disputar um torneio de $25.000 no Canadá, em Toronto, onde já está no quadro principal.
Depois deverá ocupar o final da época em dois ou três torneios ITF júnior em solo americano, nomeadamente o Eddie Herr e o Orange Bowl.

ITF $ 25.000 Cidade do México WTA

Frederica Piedade já está nos quartos de final do torneio mexicano, depois de ter derrotado esta tarde,noite aqui em Portugal, a luxemburguesa Minella por duplo 6/3.
A tenista portuguesa vai agora defrontar a ucraniana Tetiana Luzhanska, WTA 248, jogadora que venceu, já este mês, dois torneios de $ 25.000, em Monterrey e em Saltillo.

Daqui a pouco teremos o resultado de Michelle Larcher de Brito, em jogo da 2ª ronda.
Na foto, retirada do site da organização do torneio, temos Frederica no jogo de ontem, em grande estilo e com grande concentração.

ITF $ 25.000 Sant Denis - Reunion WTA

Catarina Ferreira foi eliminada nos quartos de final pela francesa Giraud.
Sem sabermos ainda, neste momento, dos parciais, ainda assim o torneio serviu às mil maravilhas para Catarina que somará 7 pontos e terá entrada no Top 500 WTA.

Digicel Junior International Tournment ITF G5

Se calhar acusando já as 4 semanas longe deste cantinho à beira mar plantado, Demi Rodrigues foi eliminada deste G5, tanto em singulares ( 2/6 e 0/6 ) como em pares ( 7/5, 2/6 e 5/7 ).
Será a altura de regressar a casa e descansar um pouco de quatro semanas consecutivas de competição mas que contribuiram decisivamente para uma subida de cerca de 300 lugares no ranking ITF para Demi Rodrigues.

24 de outubro de 2007

ITF $ 25.000 Cidade do México WTA

Michelle Larcher de Brito venceu o seu jogo inaugural no torneio da Cidade do México, batendo a mexicana Daniela Munoz por 7/6 e 6/2.
Na 2ª ronda vai defrontar a colombiana Mariana Duque Marino, 4ª CS e actual nº 242 WTA, recente vencedora do torneio de Potosi.
Duque Marino é ainda júnior ( 18 anos), e ocupa a 34ª posição ITF.
Recorde-se que a colombiana foi finalista em Roland Garros, tendo derrotado Michelle nos quartos de final por 6/1 e 6/4. Foi igualmente parceira de Michelle no torneio de pares em Wimbledon, onde foram também até aos quartos de final.
Na 2ª ronda já estava Frederica Piedade que defronta amanhã a luxemburguesa Mandy Minella, WTA 493, que este ano já perdeu com Neuza Silva na qualificação para o torneio de Dinan, em França, por 6/4 e 6/2.

ITF $ 25.000 Sant Denis - Reunion WTA

Catarina Ferreira será, na 1ª semana de Novembro, uma das melhores 500 tenistas da actualidade, depois de ter conseguido hoje o apuramento para os quartos de final do torneio na Ilha da Reunião, vencendo a francesa Charlenne Vanneste por 7/6 e 6/1.
Amanhã defronta no jogo de apuramento para a meia final Marinne Giraud, das Ilhas Maurícias, 4ª CS do torneio e actual 322 WTA.
Giraud parece-nos uma adversária perfeitamente acessível a Catarina e que tem tido um Verão de 2007 para esquecer.
Em pares, Catarina perdeu frente à dupla nº1 do torneio.

ITF $ 10.000 Ciudad Obregon - Mexico ATP

Gastão Elias foi eliminado na ronda inaugural do torneio mexicano, perdendo pelos parciais de 6/3, 4/6 e 4/6.
Continua em competição em pares, com o igualmente eliminado César Ramirez, depois de terem vencido na ronda inicial por 6/1 e 6/2.
Vão defrontar os norte-americanos Kielbowicz e Wilson.

Frederico Gil

O bom filho à casa torna, lá diz o ditado e tal parece que se pode aplicar a Frederico Gil.
Segundo a imprensa desportiva de hoje, estará por horas a oficialização de um novo acordo entre Gil e João Cunha Silva.
Recorde-se que, durante o Campeonato Nacional, Gil e Cunha e Silva decidiram terminar a colaboração entre ambos, algo que apanhou de surpresa o mundo tenístico português.
Depois disso, Gil renovou o título, ganhou um Challenger e preparava-se para atacar o continente sul-americano quando decidiu ficar por Lisboa a resolver " assuntos de índole pessoal".
Gil tem treinado nas instalações do CETO e ao que hoje a comunicação social diz, tal se deve a um pré-acordo de colaboração, em jeito de segundas nupcías, entre o melhor tenista português da actualidade e João Cunha e Silva.
É caso para dizer: Volta, que estás perdoado.
Gil deverá voar no final desta semana para terminar o périplo dos torneios da Copa Petrobrás, com a presença, a partir de 2ª feira, no Challenger de Montevideu, no Uruguai, onde estará no quadro principal. Depois seguir-se-ão os torneios de Assunção, Buenos Aires e Aracajú.

Torneio da Póvoa do Varzim

Manuel Perez, no O Jogo, de hoje:

"A queixa de Rita Freitas relativa à falta de comparência averbada, há dois meses e meio, no torneio de 10.000 euros da Póvoa de Varzim, já está na posse do Conselho Jurisdicional da Federação Portuguesa de Ténis. Falta, porém, o relatório do juiz-árbitro, Dino Almeida.
Recorde-se que apesar de ter esperado quase duas horas pela adversária (Magali de Lattre), Rita Freitas foi eliminada...
A ex-campeã juvenil não se conformou com tamanha injustiça e fez uma exposição à FPT. Volvido um considerável período de tempo, ficou ontem a saber que o clube que representa (Carcavelos Ténis) recebeu, através de correio electrónico, o anúncio de que a questão iria ser avaliada pelo CJ.
Quem continua a exercer a actividade sem qualquer tipo de represália é Dino Almeida. O facto de ser também presidente da Associação de Ténis de Coimbra leva a que, nos bastidores, se pense que irá ficar impune perante uma situação tão grave. "
Seria importante, nesta como noutras questões emergentes no ténis português, que a Federação Portuguesa de Ténis, ou através do site oficial ou através de comunicado, elucidasse o pessoal dos passos deste e de outros processos, para que os mesmos sejam o mais transparentes possível.
Se tal não acontecer, ficaremos, mais uma vez, à mercê dos comentários sectaristas, das dúvidas de honestidade pessoal e profissional e do rumores, intrigas e picardias próprias de uma pseudo corte real tipo francesa à muito morta e enterrada.
Eis a minha proposta: enviar esta texto , por e-mail, para a própria Federação, fptenis@mail.telepac.pt e se nada soubermos até ao final da semana, reenviá-lo outra vez.
A FPT é uma entidade pública, paga com os nossos impostos, pelo que temos, teremos sempre o direito de saber.

23 de outubro de 2007

ITF $ 10.000 Itu WTA

Carla Caetano já está na 2ª ronda de pares, beneficiando da desistência das suas adversárias.
Pelo, possibilitará à lusa-brasileira mais competição, ela, que parece, semana a semana, querer dar o " tal " salto.
Acreditamos que estará para breve.
Força, miúda.

ITF $ 10.000 Sant Cugat ATP

João Sousa perdeu o seu jogo da ronda inaugural, pelos parciais de 2/6 e 4/6.

ITF $ 25.000 Cidade do México WTA

Frederica Piedade começou da melhor maneira a sua participação neste torneio da Cidade do México, que, diga-se, já venceu em 2004, batendo a argentina Molinero por 6/1 e 7/5.
Amanhã jogará Michelle Larcher de Brito.

ITF $ 25.000 Sant Denis - Reunion WTA

Quatro pontos já Catarina Ferreira marcou, nesta sua passagem pela ilha de Reunião, no Índico, depois de ter vencido facilmente a norte-americana Di Leo por 6/1 e 6/1.
Na 2ª ronda, amanhã, defrontará a francesa Vanneste, WTA 817 que derrotou a germânica Schaefer, WTA 786, por duplo 6/0 !!!.
Ainda hoje Catarina jogou em pares, com a sua adversária de hoje e frente a uma dupla local, com vitória fácil por 6/2 e 6/3.
Defrontam amanhã a dupla nº1 do torneio, Giraud/Mircic.
Com este resultado, Catarina ficará à beira do Top 500 WTA, pelo que a vitória na 2ª ronda a levará para as melhores quinhentas mundiais.

Rankings ITF

Sem grandes alterações no que respeita aos portugueses cotados entre os melhores do mundo, Gastão Elias permanece no 29.º lugar do ranking mundial masculino de juniores ITF seguido por João Sousa (123.º) e Martim Trueva (198.º).
No ranking feminino a liderança continua a pertencer a Michelle Brito que se mantém na 33.ª posição a uma larga distância da segunda classificada portuguesa, Demi Rodrigues, que agora ocupa a 354.ª posição. Em 633.º lugar está Maria Guerreiro que completa o grupo das portuguesas no top 1000 do ranking mundial júnior.

Ranking Masculino

29.º Gastão Elias, 510,00
123.º João Sousa, 263,75
198.º Martim Trueva, 190,00
213.º Miguel Almeida, 178,75
342.º Miguel Alves, 120,00
665.º João Bastos, 52,50
795.º Vítor Silva, 38,75
1025.º Gonçalo Pereira, 22,50
1106.º Francisco Dias, 20,00
1191.º Francisco Charters, 16,25
1285.º Alexandre Resende, 13,75
1389.º Manuel Marcelo, 10,00
1647.º Kevin Belhaj, 5,00
1826.º Luís Claro, 3,75
2023.º Tomás Valle Costa, 2,50
2139.º Pedro Palha, 1,25

Ranking Feminino

33.ª Michelle Brito, 487,50
354.ª Demi Rodrigues, 116,25
633.ª Maria Guerreiro, 56,25
1092.ª Filipa Correia, 21,25
1102.ª Maria João Koehler, 21,25
1184.ª Charlotte Pires, 18,75
1184.ª Ana Claro, 18,75
1621.ª Teresa Araújo, 7,50
1639.ª Verónica Seruca, 6,25
1868.ª Marina Gallo, 3,75
2043.ª Rita Vilaça, 2,50
2125.ª Bárbara Luz, 1,25
In: FPT

Digicel Junior International Tournment ITF G5

Demi Rodrigues, CS nº1 do torneio, vai defrontar na 2ª ronda da competição a francesa Irina Ramialison, ITF 551 e com quem Demi perdeu na passada semana na meia final do torneio em Barbados.
Em pares, Demi e a canadiana Diamandi já estão nos quartos de final, depois de um bye na ronda inicial , dado que são a dupla nº1 da competição.

ITF $ 10.000 Sant Cugat ATP

Gonçalo Falcão já está nos quartos de final do torneio de pares, depois da vitória sobre uma dupla espanhola por duplo 6/4.
Falcão/Zoutendijk defronta agora a 3ª dupla do torneio, Rexach-Itoiz/Santos-Gonzalez.

ITF $ 10.000 Itu WTA

Carla Caetano conseguiu entrada no quadro principal através da repescagem mas nem isso lhe deu o ânimo suficiente para levar de vencida a norte-americana Sloane Stephens, com quem perdeu por 3/6 e 3/6.
Resta agora a participação na variante de pares.

ITF $ 25.000 Cidade do México WTA

Já estão definidas as adversárias para as duas portuguesas presentes no quadro principal deste torneio mexicano.
Michelle Larcher de Brito vai defrontar a mexicana Daniela Munoz-Gallegos, menos de uma semana depois de se terem encontrado em Potosi, enquanto Frederica Piedade defronta Florencia Molinero da Argentina.

22 de outubro de 2007

ITF $ 25.000 Istanbul WTA

Magali De Lattre foi eliminada esta tarde, na última ronda de qualificação, após ter desistido no 2º set, quando já perdia por 0/6 e 0/1.
Vamos esperar que, se fôr por lesão, que nada de grave a impeça de terminar a época a jogar com regularidade.

ITF $ 10.000 Islamabad ATP

A montanha pariu um rato, já que depois de suscitar opiniões divergentes , Frederico Marques decidiu não participar no evento, pelo que a sua entrada no Top 1000 ficará adiada sine die.

ITF $ 10.000 Itu WTA

Carla Caetano perdeu na ronda final de qualificação, frente à norte-americana Nicole Gibbs, por 5/7 e 3/6.
Havendo ainda a possibilidade de ser uma das repescadas, já se sabe que em pares jogará com a brasileira Guitler e defrontam na ronda inicial uma dupla brasileira 3ª CS.

ITF $ 10.000 Ciudad Obregon - Mexico ATP

Depois da boa prestação nos Estados Unidos, Gastão Elias deu um saltinho ao México e será o 7º CS deste Future.
Na 1ª ronda, defronta o suiço Patrick Eichenberger, ATP 845, e que tem como melhor uma meia final num Future bósnio em final de Maio de 2007.
Em caso de vitória, poderá encontrar o seu velho companheiro de júniores, o mexicano César Ramirez, actual nº22 ITF, parceiro de Gastão em pares no Open dos Estados Unidos.
Aliás, neste Future, os dois re-editam esta parceria e defrontam na 1ª ronda uma dupla dinamarquesa.
Boa sorte para o Gastão, que precisa de pontos para atingir os seu grande objectivo que é ficar o mais próximo possível do Top 500 ATP no final do ano.

ITF $ 25.000 Sant Denis - Reunion WTA

Catarina Ferreira foi mesmo até ao Oceano Índico, para disputar o quadro principal deste torneio francês, e onde, dado o quadro de entradas ter sido muito curto, será a 8ª CS do torneio.
Na 1ª ronda defrontará uma norte-americana, Phoebe Di Leo, de 18 anos, jogadora sem ranking e que conta por derrotas todos os jogos que disputou este ano.
Na sua parte do quadro, o mais dificil que poderá encontrar será a francesa Giraud, jogadora que está perto do Top 300 WTA.
Esperamos pois um bom torneio e muitos pontos para Catarina, que está a fazer um final de época a todos os níveis muito interessante.
Em pares, Catarina fará dupla com Di Leo (...) e defrontam na ronda inaugural uma dupla convidada da organização.

Digicel Junior International Tournment ITF G5

Demi Rodrigues será, pela 1ª vez, CS nº1 num torneio ITF júnior, quando esta semana entrar em court em Port of Spain , para este G5 nas Caraíbas.
Com um bye na 1ª ronda, espera adversária a sair do jogo entre a francesa Ramialison e a local Sherri John.
Vamos ver se será desta que Demi chega à final, até porque as suas principais adversárias estão no outro lado do quadro.
Força Demi.

Rankings

Importantes alterações, quase todas positivas, nos rankings dos tenistas nacionais para esta semana.
No ATP, Frederico Gil não tem a sua posição dominante ameaçada e continua bem colocado na 151ª posição, apesar de ter perdido 11 posições.
Já Leonardo Tavares está prestes a entrar no Top 500, ( 508º), tendo chegado aos 50 pontos e subido 24 lugares. O 3º melhor português é Gastão Elias na 756ª, seguido de Rui Machado em 791º, Gonçalo Nicau em 914º , João Sousa, que subiu 127 lugares para 957º e fechando o Top 1000 luso, Pedro Sousa em 980º.
Dentro dos melhores 1000 já só falta Frederico Marques, que terá, esta semana, no Paquistão, oportunidade de ouro para saltar para este ranking particular.
No ranking WTA, quase tudo na mesma, com Neuza Silva na 203ª posição, seguida de Frederica Piedade na 297ª, depois de cair 37 lugares, Michelle Larcher de Brito, ainda sem as meias finais desta semana contabilizadas, na 368ª, Catarina Ferreira na 545ª ( subiu 16 lugares), Magali De Lattre na 702ª e Ana Catarina Nogueira a fechar o grupo na 717ª, subindo 105 posições.

21 de outubro de 2007

Circuito FPT / CIMA – 23.º Torneio de Santa Iria

Rui Machado conquistou esta tarde o 23.º Torneio de Santa Iria, prova do Circuito FPT / CIMA, que decorreu no Clube Ténis de Faro.
O 1.º cabeça-de-série, Rui Machado, fez jus ao favoritismo e venceu Vasco Antunes, 5.º pré-designado, pelos parciais de 6/4 e 7/6 (5), na final da prova.
Final
Rui Machado – Vasco Antunes, 6/4 e 7/6 (5)
Meias-finais
Rui Machado – Diogo Mota, 6/2 e 6/1
Vasco Antunes – José Ricardo Nunes, 3/6, 6/4 e 6/3
In: FPT

ITF $ 25.000 Cidade do México WTA

Dupla presença portuguesa, espera-se, neste torneio na capital mexicana.
Frederica Piedade e Michelle Larcher de Brito estão ambas no quadro principal e procuram pontos importantes neste final de época.
Para Frederica mais sorte do que a que teve em Potosi, onde uma intoxicação alimentar a tirou da 1ª ronda e para Michelle a continuação da espectacular chegada até às meias finais e a subida de cerca de 40 posições no ranking WTA.
Recorde-se que Frederica ganhou este torneio em 2004.
Boa sorte para ambas.

Digicel Junior International Tournment ITF G5

Saint Vicent & Grenadines é mais um local paradisíaco onde Demi Rodrigues irá, por certo, dar continuidade a uma excelente sequência de resultados que já a colocaram bem dentro do Top 400 mundial.
Em Port of Spain, Demi será uma das principais candidatas à vitória e será mesmo a que tem melhor ranking entre todas as participantes.
Vamos, obviamente, continuar a contar com a participação da Demi na apresentação dos seus resultados.

First Caribbean International Junior Championships 2007 ITF G4

Demi Rodrigues ganhou a final de pares deste torneio de G4, vencendo por 6/4 e 6/3 , estreando-se assim em vitórias no circuito mundial de júniores.
Este périplo pelas ilhas da América Central e das Caraíbas está a tornar-se muito proveitoso para Demi, tendo conseguido em todos até ao momento excelentes prestações, tanto em singulares como em pares.
Com este resultado Demi dará mais um salto no ranking, sendo certo que ficará perto da posição 350 , comparada com o 421º lugar que ocupava esta semana.

ITF $ 10.000 Itu WTA

Carla Caetano venceu claramente o seu jogo inicial de qualificação, frente à jovem local Ana Oliveira por 6/1 e 6/1, indo agora defronta na ronda decisiva a norte-americana Nicole Gibbs.

ITF $ 10.000 Sant Cugat ATP

João Sousa perdeu na ronda final de qualificação por 3/6, 6/4 e 4/6 mas foi repescado para o quadro principal onde defrontará na 1ª ronda o espanhol Pedro Clar-Rossello, ATP 454, e que em Maio deste ano venceu Gastão Elias num outro future espanhol por 1/6 e 4/6.
Em pares só estará Gonçalo Falcão que com o holandês Zoutendijk defronta na 1ª ronda uma dupla espanhola.

ITF $ 25.000 Istanbul WTA

Vitória fácil de Magali De Lattre na 1ª ronda de qualificação, por 6/2 e 6/4.
Na 2ª ronda já vai ser mais difícil o trabalho da pupila de Paulo Lucas, dado que enfrentará a igualmente turca Cagla Buyukakcay, WTA 486 e 7ª CS.
Curiosamente esta turca vai ser a parceira de Magali na variante de pares e vão defrontar as irmãs Velieva da Bulgaria na 1ª ronda.