Pesquisar neste blogue

23 de junho de 2007

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Joana Pangaio e a israelita Shlomo perderam esta tarde na final de pares para a dupla Gloria do Canadá e Pooler dos Estados Unidos pelos parciais de 1/6 e 4/6.
Destacamos a canadiana Melanie Gloria, filha de pais portugueses, que consegue aqui confirmar os outros dois torneios portugueses, apresentando-se em excelente forma. Recordamos que foi finalista em Amarante e semi finalista em Montemor, tendo perdido em ambos os torneios para a italiana Sulpizio e já está na final deste torneio, onde defrontará a suiça Boffa.

ITF $ 35.000 Reggio Emilia ATP

Frederico Gil será o 8º CS do torneio e já sabe que vai defrontar na 1ª ronda um tenista vindo da qualificação.
Espera-se do português alguns pontos que terá que recolher aqui, depois de ter caído para a 178ª posição ATP, ele que já esteve dentro do Top 150 este ano.

ITF $ 25.000 Getxo WTA

Duas portuguesas presentes neste torneio espanhol WTA, Frederica Piedade, que estará no quadro principal e que terá aqui a oportunidade de começar a somar os pontos necessários para poder recuperar o ceptro de melhor portuguesa que perdeu recentemente para Neuza Silva e Bibiana Almeida, uma das mal amadas do ténis português mas que continua a defender a máxima de que vencer não será o mais importante e aqui está ela no quadro de qualificação onde defrontará a espanhola Castany-Muniente, tenista que, tal como a portuguesa, não possui ranking WTA.

Challenger Braunschweig $125,000 ATP

Frederico Gil despediu-se deste torneio germânico nas meias finais de pares, ao perder por 0/6 e 2/6 frente à dupla espanhola Hernadez/Poch-Gradin.
Ainda assim um bom torneio nesta variante, mais 40 pontos para o ranking e alguns Euros amealhados para as despesas correntes.
Gil deverá continuar a jogar em terra batida, com torneios em Itália, França e Holanda.

ITF $ 10.000 Craiova ATP

Mais uma vez Gonçalo Falcão não conseguiu ultrapassar a fase de qualificação de um torneio ITF , ao ser derrotado logo na 1ª ronda pelo romeno Ciulea pelos parciais de 3/6 e 5/7.

ITF $ 10.000 Malaga ATP

Segunda ronda de qualificação para os portugueses e, depois de terem sido bafejados com byes na 1ª ronda, aguardava-se com expectativa os jogos de Nicau e, sobretudo, do regressado Rui Machado, que tenta recuperar aqui os pontos perdidos por causa de uma arreliadora lesão num pulso, que o atiraram para fora da tabela ATP.
Pois bem Nicau cumpriu e venceu facilmente por 6/1 e 6/2 e Rui Machado, que defrontava o germânico V.Schmid também venceu por 6/4 e 6/3. Muito bem, Rui.
Na 3ª ronda , Nicau vai defrontar o espanhol Sala-Bordallo, um jovem de 16 anos á procura da sua primeira participação em quadros principais enquanto Rui Machado defronta igualmente um espanhol de 16 anos, que é neste torneio de qualificação o 3º CS e que se apresenta na 1245ª posição ATP, de seu nome Gonzalez De Cueto, que em Maio venceu João Sousa num outro Future espanhol por 6/3 e 7/6.

DERBY CADETS, ETA sub-16 Cat. 1 - França

O nosso desejo de uma final Almeida-Boluda ficou-se por aí, dado que Boluda venceu mas o nosso compatriota não conseguiu levar de vencida o argentino Konfederak, perdendo pelos parciais de 1/6, 6/4 e 3/6.
Ainda assim, um excelente torneio para o português que com este resultado irá aproximar-se do Top 20 europeu em sub-16.

ITF $ 10.000 Malaga ATP

Começa esta tarde a qualificação deste Future espanhol em Málaga, com a presença de Gonçalo Nicau ( 1ºCS) e de Rui Machado, que regressa à competição depois de longa ausência por problemas nos pulsos.
No sorteio realizado, sortes iguais para os dois portugueses, com um bye na 1ª ronda.
Na 2ª ronda, Nicau defrontará o espanhol Florez-Cohen, jogador sem ranking ATP enquanto Rui Machado aguarda ainda o seu adversário.
Boa sorte para ambos e um bom regresso de Rui Machado.

ITF $ 10.000 Craiova ATP

Gonçalo Falcão começa hoje a disputar a qualificação deste torneio romeno, defrontando na 1ª ronda Mihai Ciulea, tenista romeno sem ranking.

Pedido de divulgação da AAUTAD

Pelo nosso leitor Amadeu Fernandes, da AAUTAD, chegou-nos um mail onde nos pedem a divulgação da interpelação que este clube, através da sua Associação, irá fazer na próxima Assembleia Geral da FPT, com algumas sugestões sobre o actualmente regulamento de competições em vigor.
Gostamos que nos tenha escolhido como veículo de tal informação e ela aqui está, na íntegra, até porque contem algumas observações que são, diria, no mínimo, curiosas.
"A Secção de Ténis da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, adiante designada por AAUTAD, na categoria de filiada da Associação Regional de Ténis de Vila Real, vem por este meio expor a sua posição relativamente ao Regulamento Geral de Provas da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), datado de Dezembro de 2006.
A presente exposição seguirá a ordem constante no Regulamento supracitado:

1) Ponto 6.4 do Regulamento Oficial de Provas
A AAUTAD entende que:
O intervalo de tempo que decorre entre a efectuação da inscrição e a data de início de qualquer torneio da Categoria C é demasiado prolongado;

A interpretação deste ponto do Regulamento é ambígua, tendo sido sentidas dificuldades por parte dos atletas da AAUTAD em efectuar a sua inscrição em alguns torneios, devido ao entendimento que a organização dos mesmos fazia deste ponto. A FPT deveria dar uma definição clara, em termos horários, do prazo final para aceitação das inscrições. Por exemplo, “48 horas antes do início previsto da prova em questão”;

c. Ao encurtar o prazo de inscrições, não se prejudica a organização do torneio e até poderá ser benéfica, ao permitir a entrada de inscrições mais tardias;

d. A FPT deveria dar mais liberdade aos clubes na sua gestão na organização dos torneios, deixando-lhes autonomia para decidir os prazos de inscrição, dentro de uma janela temporal regulamentada mas aceitável.

2) Ponto 12.3
Considerando que:
a. Os torneios de nível C constituem 83% das provas do Calendário Oficial da FPT para o escalão sénior masculino;

b. Existe uma diferença de 233% em pontos entre o vencedor de um torneio C e um torneio B1 (15 para 50);

c. A segunda maior diferença entre os vencedores de 2 torneios de categorias consecutivas diferentes é de 43% (B2 – B3);

d. Existem 4 pontos de diferença entre a eliminação na primeira ronda e 3 vitórias num torneio C;
A AAUTAD entende que a FPT não atribui a importância devida aos torneios de nível C, nem aos atletas que neles participam e apela a uma distribuição mais equilibrada da pontuação dos torneios que compõem o Calendário de Provas. A AAUTAD reitera a importância de haver uma diferenciação entre os torneios com prémios monetários e os torneios de nível C, mas considera que essa diferenciação não deve ser de mais de 100% (e muito menos os mais de 200% actuais), correndo o risco de invalidar o esforço dos atletas envolvidos nestas provas e de levar a uma desmotivação geral à participação nas mesmas. A AAUTAD toma a liberdade de considerar 30 pontos como um valor aceitável para atribuição
à vitória num torneio de nível C. Em alternativa, a AAUTAD propõe a alteração da fórmula de atribuição da pontuação das diferentes categorias de torneios, adoptando uma atribuição linear em lugar da actual fórmula matemática polinomial.

3) Ponto 23.2.1.1
Considerando:
a. O ponto anterior da presente exposição;
b. Que estão previstas 23 provas de nível A ou B para a presente época;
c. Que o primeiro torneio de nível A ou B (excluindo Campeonatos Regionais) se realiza no fim do mês de Abril;
d. Que existem 432 atletas com classificação para a época 2007;

A AAUTAD não compreende a aplicação deste ponto do Regulamento dado o reduzido número de torneios com prémios monetários e dada a pequena dimensão do universo de jogadores classificados. Qualquer jogador do Top 30 (SM e PM!), que obviamente terá aspirações competitivas elevadas, apenas poderá iniciar a sua época desportiva no final do mês de Abril, quase 4 meses depois de iniciada a época. Uma solução mais aceitável e menos discriminatória seria limitar a participação destes atletas a um número restrito de torneios C e não excluí-los, simplesmente, dos mesmos.
Após a exposição dos seus argumentos, a AAUTAD solicita à Associação Regional de Ténis de Vila Real que transmita a sua posição à Federação Portuguesa de Ténis na próxima Assembleia Geral, a ter lugar durante as próximas semanas,
procurando, desta forma, defender os interesses dos atletas e da modalidade.


Com os melhores cumprimentos,
Amadeu Fernandes
Secção de Ténis da AAUTAD "

22 de junho de 2007

Circuito CIMA/FPT - Miraflores

Mais alguns resultados do torneio do TC House, em Miraflores, prova a contar para o circuito FPT/CIMA de 2007.
João Ferreira – Vasco Graça, 6/2 e 6/2
Diogo Schaefer – Telmo Sacramento, 6/2 e 6/3
Thiago Neto – Tiago Correia, 4/6, 6/4 e 4/6
Luis Claro – Miguel Soares, 6/3 e 6/3
Pedro Cartaxo – Francisco Dias, 4/6, 6/1 e 6/4
Manuel Marcelo - Tiago Godinho , VFC dada a anunciada lesão de Tiago Godinho

Entretanto já na 2ª ronda, dois jogos:
José Ricardo Nunes – Bruno Silva, 6/3 e 6/1
Luís Ferreira - Manuel Marcelo, 6/3 e 6/2
Amanhã começa o torneio feminino, com o destaque da presença de Patricia Martins e de Neuza Silva, que veio dar uma perninha a Lisboa e aproveitar para treinar em competição.
São estes jogos da ronda inicial:
Susana Batista – Verónica Seruca
Maria João Severino – Bárbara Ferreira
Ana Claro – Patricia Martins
Maria João Koehler – Joana Santiago
Neuza Silva – Diana Batista
Sofia Araújo – Marina Gallo
Margarida Moura – Adriana Mingireanu
Susana Nogueira – Andreia Cabanas

Challenger Braunschweig $125,000 ATP

Apesar da derrota prematura em singulares, Frederico Gil está a realizar o seu melhor torneio de pares deste ano e um dos melhores de sempre, ao ter conseguido hoje o apuramento para a meia final, depois de, com o italiano Motti, ter vencido o dificil par austríaco Eschauer e Koubek por claros 6/2 e 6/2, sendo que no jogo de acesso à final defrontarão a dupla espanhola Hernadez/Poch-Gradin.
Gil está a revelar-se um exímio jogador de pares e, acreditamos nós, não tem tido sorte nos sorteios em singulares, sobretudo nos últimos dois, onde apanhou o italiano Fognini nas rondas iniciais, sendo que o transalpino é um dos melhores jogadores em terra batida, sobretudo nestes torneios de média dimensão.

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Nem Catarina Ferreira ( 6/7 e 2/6) nem Ana Catarina Nogueira ( 1/6 e 4/6) lograram apurar-se para as meias finais do torneio de Alcobaça, deixando assim a prova portuguesa orfã de tenistas lusas.
Em pares, no entanto, ainda se vai falar português, dada a vitória da dupla Joana Pangaio e Shlomo de Israel ( 6/7 , 6/2 e 6/3), sendo que na final defrontarão a dupla Gloria do Canada e Pooler dos Estados Unidos que hoje venceram Kátia Rodrigues e Dos Anjos do Brasil por 1/6 e 2/6.

DERBY CADETS, ETA sub-16 Cat. 1 - França

Ao contrário do que tínhamos tentado adivinhar, Miguel Almeida não encontrou hoje nos quartos de final o espanhol Marti mas sim o chileno Morales que tinha ontem batido o nº2 de Espanha.
Ainda assim, a tarefa de Miguel não ficou mais facilitada mas o tenista luso puxou dos galões e bateu o tenista sul-americano por 4/6, 6/3 e 6/2 ganhando assim acesso à meia final de amanhã, onde encontrará o argentino Konfederak, nº6 do torneio,
Saliente-se que o bósnio Basic, nº1 mundial, ficou pelo caminho às mãos de Liu, o chinês 15º CS ,que perdeu hoje nos quartos frente ao chileno, agora adversário do português.
Na outra meia final, Carlos Boluda e o sérvio Krajinovic, nº 3 do torneio disputam o outro lugar na final.
Um possível encontro entre Boluda e Almeida, em jeito de tira-teimas, animaria as hostes tenísticas por cá.
Com este resultado e dado tratar-se de um torneio de categoria 1, Miguel vai ficar muito perto do Top 10 mundial de sub-16, mesmo que este seja uma das raras participações a este nível de um tenista que já está, com apenas 14 anos, a apostar nos torneios ITF Júniores e mesmo torneios Futures ATP.

Porto San Giorgio -Itália - sub-12

Beatriz Santos, atleta SUB 12 do PNDT (Plano de Detecção de Talentos), foi afastada do Porto San Giorgio 2007, torneio particular a decorrer em Itália.
A jovem Beatriz cedeu perante a atleta da casa, Giorgia Marcheti, por duplo 6/4.
Em pares, a dupla eslovaca Masa Marc/Jasmina Stor afastou Beatriz e a checa Michaela Jirsakova, pelos parciais de 7/5 e 6/0.
In: FPTénis

DERBY CADETS, ETA sub-16 Cat. 1 - França

Miguel Almeida continua em grande e já está nos quartos de final deste importante torneio francês, depois de derrotar o nativo Renault por 7/6 e 6/1. Possivelmente irá encontrar o espanhol Marti, seu companheiro em pares ( derrotados logo na 1ª ronda) e que é o eterno 2º melhor espanhol da sua idade, atrás de Carlos Boluda, ainda a recuperar da derrota imposta por Miguel Almeida num torneio de exibição em Espanha, no passado mês.

Clone do Blog

A partir desta sexta-feira, este blog tem um clone, mais português que nunca, com os mesmos artigos e posts , tentando ganhar mais visibilidade junto dos internautas portugueses.
Por outro lado, estamos a preparar uma surpresa agradavél para o próximo mês, afinal uma evolução natural desta minha pequena aventura pelo ténis nacional.
Fiquem atentos.
PS: Neste mês de Junho, este blog está a bater todos os records de visitas e pageviews, bem como o de internautas por país, sendo que neste âmbito já fomos visitados por leitores de 60 países, só em Junho. Acredito que muitos nem sequer saibam ler português, mas enfim, números são números. Mais uma vez a todos os que nos leêm, visitam, clicam, falam de nós, bem e mal e, sobretudo àqueles que teêm o trabalho de nos mandar novidades, notícias ou correcções, a todos o meu muito obrigado.
Rui Miguel Barata

21 de junho de 2007

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Duas vitórias e duas derrotas é o saldo, nulo, do 2º dia do torneio de singulares.
Vitórias de Ana Catarina Nogueira sobre a CS nº1 do torneio e nova pupila de Paulo Lucas, a russa Bratchikova, resultado claro de 6/3 e 6/2 e de Catarina Ferreira, por 6/4 e 6/2.
As derrotas mais ou menos esperadas de Barbara Luz frente a M.Gloria ( 2/6 e 1/6) e de Rita Freitas ( 2/6,7/5 e 6/7), ainda assim uma excelente prestação frente à 2ª CS.
Nos quartos de final Ana Catarina defronta a nº8 do torneio, Arutyonova da Rússia e Catarina defrontará a espanhola Del Barrio Aragon, que derrotou Rita Freitas com a dificuldade que os parciais demonstram.
Em pares temos portuguesas nos dois jogos das meias finais, sendo que Kátia Rodrigues e Suzanna Dos Anjos do Brasil venceram o seu jogo de hoje por 3/6, 6/4 e 6/2 enquanto Joana Pangaio e Shlomo de Israel nem precisaram de jogar, devido a desistência das suas adversárias.

Circuito CIMA/FPT - Miraflores

Resultados parciais da 1ª ronda do quadro masculino:
Gonçalo Pereira – Tiago Santos, 6/2 e 6/2
Ruan Lopes - José Pedro Alves, 6/2 e 7/5
José Ricardo Nunes – José Ferreira, 6/1 e 6/2
Miguel Aragão - Bruno Silva, 3/6 e 1/6
João Moura Silva – Diogo Soares, 6/4, 2/6 e 3/6
João Marques – Rodrigo Cristina, 6/0 e 6/1
André Caiado – Francisco Dias, 6/1 e 6/3
António Stott – Diogo Mota, 1/6 e 2/6
Manuel Araújo – Tiago Ribeiro, 1/6 e 2/6
Luis Ferreira – Nuno Cardoso, 7/6 (2) e 6/0
In: FPTénis
UPDATE : Jogo do final da noite de hoje : Pedro Cartaxo - Francisco Dias 4/6, 6/1 e 6/4

Porto San Giorgio -Itália - sub-12

A jovem Beatriz Santos, atleta do PNDT SUB 12 (Plano Nacional de Detecção de Talentos), entrou a ganhar na 25.ª edição do Porto San Giorgio, um torneio particular, em Itália.
Beatriz Santos bateu a jogadora da Letónia, Santa Sona, pelos parciais de 6/4, 5/7 e 6/2, na 1.ª ronda do torneio, e vai defrontar a italiana Giorgia Marcheti.
Em pares, Beatriz e a checa Michaela Jirsakova venceram a britânica Eden Silva(GBR) e a tunisina Cynne Ben Cheikh pelos parciais de 6/2 7/5.
In:FPTénis

Circuito CIMA/FPT - Miraflores

Prestável a informação do nosso leitor António Caiado, informando-nos que , entre outros, os tenistas José Ricardo Nunes, Diogo Mota, Ruan Lopes, Diogo Soares e André Caiado, conseguiram o apuramento para a 2ª ronda desta etapa do Circutio Professional de ténis português, que se realiza em Miraflores: O Montepio Open.
Se nos quiserem ir informando de outros resultados, o mail é : rui1968@gmail.com .

ITF $ 15.000 Minsk 4 ATP

Mais uma derrota por desistência de Leonardo Tavares, agora em Minsk, na 3ª ronda do torneio bielorusso de $15.000. Frente ao francês Prodon, perdeu no 1º set por 1/6 e abandonou no 2º quando já perdia por 0/2.
Na 2ª ronda, Leonardo tinha batido o russo Levine por duplo 6/3.
Em pares, os portugueses ficaram na 1ª rondfa, depois de derrotados por 2/6 e 4/6.

Challenger Braunschweig $125,000 ATP

Frederico Gil venceu a 1ª ronda da variante de pares, com o italiano Motti, por 7/6 e 6/1 e vão agora defrontar a dupla austríaca Eschauer e Koubek.

Nike Junior Tour 2007 - Espanha

Em sub-14 masculinos José Tinoco perdeu por 0/6 e 0/6 frente ao nº 15 do torneio, o espanhol Ricardo Ojeda sendo que João Fazendeiro só jogará hoje a 2ª ronda.
Em femininos, Rita Vilaça perdeu por 4/6 e 3/6 frente a Elena Garcia, CS nº13 e Mariana Clemente também perdeu por 1/6 e 4/6 frente a Tamara Alvarez.
UPDATE: João Fazendeiro perdeu por 2/6 e 4/6

DERBY CADETS, ETA sub-16 Cat. 1 - França

Sem Pedro Palha, cabe a Miguel Almeida defender as cores lusas neste importante torneio de sub-16, que se realiza em França.
Como 5º CS, derrotou na 1ª ronda o qualifier francês Ducourau por 6/1 e 6/2 e na 2ª ronda nova vitória, agora por 6/3 e 6/0 sobre o espanhol Setien.
Na 3ª ronda vai defrontar o francês Renault.
Saliente-se a presença neste torneio do nº1 europeu de sub-16, o bósnio Basic e do nº2, o espanhol Carlos Boluda, sendo que ambos já estão igualmente na 3ª ronda do torneio.
Em pares Miguel Almeida fez dupla com o nº 2 espanhol, Marti mas perderam na 2ª ronda por 5/7 e 4/6, frente a uma dupla italiana.

20 de junho de 2007

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Depois das vitórias de ontem de Barbara Luz e de Rita Freitas, as de hoje de Ana Catarina Nogueira, por 6/3 e 6/4, e de Catarina Ferreira por 6/2 e 7/6. Ana Catarina vai agora defrontar a nº1 do torneio, Bratchikova da Russia, Barbara defronta a canadiana Melanie Gloria , Catarina Ferreira defronta a britânica Woolley eRita Freitas a espanhola Del Barrio Aragon.
Derrotas averbadas a Charlotte Pires, por 1/6 e 2/6, Demi Rodrigues, por 1/6 e 0/6 e Joana Pangaio por 3/6 e 5/7.
Em pares, vitória de Kátia e de Dos Anjos, frente a Rita Freitas e Charlotte Pires por 6/4, 5/7 e 6/4 , sendo que na 2ª ronda vamos ter os confrontos entre esta dupla e as britânicas Berry e Richards, entre Demi e Marina Gallo frente a Sidorova da Russia e Xi da China e entre Pangaio e Shlomo de Israel frente às sul-africanas Edwards e Marshall.

ITF $ 10.000 Tenerife ATP

João Sousa ( 4/6 e 4/6) e Frederico Marques ( 5/7 e 2/6 ) foram eliminados na 2ª ronda deste torneio espanhol, frente ao 1º e 8 º CS do torneio.

Circuito CIMA/FPT - Miraflores

Vai começar o quadro principal do “Montepio Open”, competição que integra o Circuito FPT/CIMA 2007 e tem como palco os courts do “Tennis Club House” em Miraflores, sendo dotada de prémios monetários no valor de € 2.000,00.
No quadro masculino de 32 jogadores estão entre os quatro primeiro cabeças- de-série os melhores jogadores do ranking do circuito, João Ferreira, Tiago Godinho, José Ricardo Nunes e Diogo Mota. Na primeira ronda apenas José R. Nunes tem pela frente um tenista que não vem da fase de qualificação, José Ferreira, 27.º classificado.
Os outros primeiros pre-designados jogam com tenistas teoricamente mais acessíveis, casos dos qualifyer Vasco Graça, que defronta João Ferreira; Manuel Marcelo adversário de Tiago Godinho e António Stott que joga com Diogo Mota.
Na competição de Senhoras o quadro de 16 tenistas tem como estrela a actual melhor jogadora portuguesa no ranking WTA, Neuza Silva, 283.ª do Mundo. A jogadora do CT Setúbal joga com Diana Batista, 65.ª do ranking.
A segunda favorita é Joana Santiago que tem pela frente a jovem Maria João Koehler, enquanto Susana Batista e Andreia Cabanas, respectivamente terceira e quarta cabeças-de-série defrontam as qualifyiers Veronica Seruca e Susana Nogueira.
In: FPTénis

Nike Junior Tour 2007 - Espanha

Em sub-14 masculinos, João Monteiro perdeu frente ao nº1 do torneio, Jose Font por 1/6 e 3/6.
José Tinoco venceu Jose Luis Ojer por 2/6, 6/1 e 7/5 e defronta na 2ª ronda Ricardo Ojeda, 15º CS.
João Fazendeiro cilindrou o seu adversário na 1ª ronda, o espanhol Carlos Trilla por 6/3 e 6/0 e defronta de seguida Sergio Nunez.
João Domingues perdeu com Roberto Carballes Baella, CS nº5, por 0/6 e 0/6.
Jogou ainda Rui Silva, como LL, que venceu na 1ª ronda Ricky Perez por 6/2 e 6/0 mas não resistiu na 2ª ronda, frente a Ivan Martinez, perdendo por 0/6 e 1/6.

19 de junho de 2007

Challenger Braunschweig $125,000 ATP

Frederico Gil perdeu, de novo, frente ao italiano Fognini, por 4/6 e 2/6.
Faltará amanhã a Gil efectuar o seu encontro inaugural na variante de pares.

ITF Junior Cup - Copenhaga G4

Pedro Palha saiu derrotado na 1ª ronda deste G4 dinamarquês, ao perder por 3/6, 6/1 e 3/6 na 1ª ronda, frente ao tenista da casa Katic.

ITF $ 10.000 Tenerife ATP

Depois de João Sousa ontem, também Frederico Marques terá vencido hoje por duplo 6/2 o seu jogo de estreia neste torneio insular, sendo que na 2ª ronda João Sousa vai jogar frente a K.Loglo, do Togo, CS nº 1 do torneio e nº 355 ATP e Frederico Marques defronta L.Rochette de França, nº 8 da competição.

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Barbara Luz é o grande destaque do dia, ou melhor, da semana, ao conseguir a sua primeira vitória como profissional, batendo na 1ª ronda do torneio de Alcobaça, a inglesa Melissa Berry, 881 WTA, por 6/4, 2/6 e 6/4.
Na 2ª ronda , venha o diabo e escolha, ou defronta a canadiense de ascendência portuguesa M. Gloria ( excelente torneio em Montemor) ou a 3ª CS , a italiano Sulpizio.
Qualquer que seja o resultado, está mais do provado que esta menina de apenas 14 anos vai dar que falar num futuro cada vez mais próximo.
Endereçamos à Barbara, aos seus pais, treinadores e clube, os nossos mais sinceros parabéns.
No outro jogo entre portuguesas, Rita Freitas venceu Inês Martins por 6/2 e 6/1, defrontando agora a CS nº2, a espanhola Del Barrio-Aragon.
Em pares Marina Gallo e Demi Rodrigues venceram Barbara Luz e Inês Martins por 6/4, 1/6 e 6/1, Ana Curto e Rita Gouveia perderam por 0/6 e 0/6 e Catarina Ferreira, nesta variante, também perdeu, por 4/6, 6/2 e 6/7.

ITF $ 15.000 Minsk 4 ATP

Sortes diferentes mas esperadas, as de Leonardo Tavares ( vitória fácil por 6/1 e 6/0 ) e de Vasco Pascoal ( derrota por 1/6 e 3/6).
Leonardo vai agora defrontar o russo A.Levine, tenista que vem da qualificação.
Em pares, o par luso já foi eliminado ao perderem na 1ª ronda por 2/6 e 4/6.

Nike Junior Tour 2007 - Espanha

Decorre esta semana no Club Lasa Sport em Valladolid um torneio internacional de sub-12 e sub-14 que conta com a presença de vários atletas portugueses.
Em sub-14 e na qualificação, João Fazendeiro ganhou na 1ª ronda a Pablo Polanco por falta de comparência, na 2ª ronda derrotou o 1º CS, Tomas Pusic por 6/1 e 6/0 e no jogo final de apuramento derrotou outro CS, nº10, Pablo Castro por 6/0 e 6/0.
João Domingues Moreira, 13º CS da qualificação teve um bye na 1ª ronda, derrotou na 2ª David Beran por 6/0 e 6/0 e na última ronda de qualificação derrotou o 2º CS , Jose Gimeno, por 6/1 e 6/3. Rui Silva só perdeu na última ronda, no único jogo que fez ( bye na 1ª ronda e FC na 2ª ), frente a Nacor Ibanez, CS nº 9, por 7/5, 4/6 e 0/6.
João Monteiro venceu na 1ª ronda Enol Garcia por 6/1 e 6/0, teve uma FC na 2ª ronda e na ronda final bateu o 16º CS, Alvaro Nunez por 6/0 e 6/3.
João Paulo Magalhães perdeu na 2ª ronda por 6/7 e 6/7 frente a Alejandro Domenech, 11ºCS.
José Tinoco teve um bye na 1ª ronda, venceu na 2ª, Youssef Maamar, 15º CS, por 6/3 e 6/3 e na ronda final mais uma vitória frente ao 7ºCS, Gonzalo Arroyo, por 6/3 e 6/4.
Finalmente Gustavo Pereira venceu na 1ª ronda Andrés Lopez por 6/4 e 6/4 mas foi derrotado na 2ª pelo 8ºCS, Ignacio Hernadez, por 0/6 e 1/6.
No quadro principal, são estes os jogos desta 2ª feira para os portugueses:
João Monteiro - Carlos Alonso ( resultado 6/0 e 6/2 )
José Tinoco - José Luis Ojer
João Fazendeiro-Carlos Trilla
João Domingues-Roberto Baella
Em femininos, sem torneio de qualificação, Rita Vilaça venceu na 1ª ronda por 6/3 e 6/2 e Mariana Clemente por 6/2 e 6/1.Maria Palhoto averbou a única derrota entre as portuguesas perdendo por 3/6 e 4/6.Raquel Mateus ainda não tinha jogado a 1ª ronda.
Em sub-12, na qualificação, Francisco Caldas não jogou nenhum jogo e apurou-se, enquanto no único jogo da qualificação entre portugueses, Nuno Martins derrotou Joaquim Ferreira por 2/6, 7/5 e 6/2. Ambos passaram ao torneio principal, dada a atribuição de um LL a Joaquim Ferreira.
No quadro principal, Joaquim Ferreira " apanhou" com o CS nº1, Antonio Ayala e perdeu por 0/6 e 3/6. Nuno Martins perdeu com Joan Ribas por 1/6 e 3/6. O site "tenispain.com" que disponibiliza informação do torneio indica Caldas como perdedor em vez de Joaquim Ferreira mas confiamos na informação a nós chegado por parte do Sport Club do Porto, a quem agradecemos a chamada de atenção para este torneio e ao Pedro Canedo.
Em femininos, Adriana Silva perdeu na 1ª ronda frente à CS nº 13, por 4/6, 6/2 e 2/6.
Iremos tentar acompanhar os resultados deste torneio ao longo da semana e logo que tenhamos mais informações, elas aqui estarão.

18 de junho de 2007

Pajulahti Open 2007, ETA sub-14 Cat.3

Dois portugueses presentes neste torneio na longínqua Finlândia.
Diogo Rocha é o 6º CS e defronta na 1ª ronda o letão Prenclavs e João Barra, 5º CS, defronta o finlandês Leskinen.

Rankings

No ranking ATP, Frederico Gil caiu um lugar para 178º, tal como Nicau que é agora 626º, e como Gastão que caiu para a 792ª posição.
Leonardo Tavares perdeu 26 lugares e é agora 934º.
No ranking WTA, Neuza Silva deu mais um salto, este de 20 lugares e é agora 263ª, à beira dos 100 pontos, seguida de Frederica em 302º lugar e de Catarina Ferreira na 638ª posição. Destaque ainda para Ana Catarina Nogueira, que subiu 54 posições para 738ª.
Em júniores, poucas alterações a reportar. Em masculinos, o pelotão português continua a ser comandado por Gastão Elias, na 22ª posição, seguido de João Sousa em 82º e de Miguel Almeida em 242º.
Em femininos, Michelle é líder mais do que destacada, na 41ª posição, seguida de Maria João Koehler na 546ª e Demi Rodrigues na 571ª.

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Joana Pangaio e Charlotte Pires em grande na qualificação do torneio de Alcobaça, ao vencerem ambas os seus jogos decisivos de apuramento para o quadro principal.
Joana bateu a brasileira Dos Anjos por 6/2 , 2/6 e 6/2 e Charlotte cometeu a proeza de bater a CS nº4 da qualificação, a argentina Saucedo por 6/3 e 6/4.
No quadro principal, estes são os jogos das portuguesas:
Ana Catarina Nogueira - H.Toro ( GBR)
Barbara Luz - M.Berry ( GBR)
Charlotte Pires - V.Spiegel ( ARG)
Demi Rodrigues- Li Xi ( CHN)
Joana Pangaio - V.Vijuksanaboon ( IND)
Catarina Ferreira - H.Richards ( GBR)
Inês Martins - Rita Freitas
Em pares:
Ana Curto/Rita Gouveia - Gloria (CAN)/ Pooler ( USA)
Rita Esteves/Charlotte Pires - Dos Anjos ( BRA) - Kátia Rodrigues
Barbara Luz/Inês Martins - Demi Rodrigues/Marina Gallo
Joana Pangaio/Shlomo(ISR) - Edwards/Marshall (RSA) - Jogo da 2ª ronda de pares

ITF $ 15.000 Minsk 4 ATP

Vasco Pascoal é de novo convidado, ainda a receber as vantagens do acordo de João Lagos com Max Mirny no Estoril, em mais um torneio de $ 15.000 na Bielorússia.
Na 1ª ronda cabe-lhe uma tarefa muito dificil, defrontando o 8º CS do torneio, o letão Pavlovs.
Leonardo Tavares, também presente, defronta um tenista vindo da qualificação, o russo A.Lishenko.
Em pares, a dupla portuguesa defronta a dupla nº4 do torneio, constituída por Molchanov da Ucrânia e Tarasevitch da Bielorussia.

ITF $ 10.000 Tenerife ATP

João Sousa começou da melhor maneira mais um torneio profissional em Espanha, vencendo o inglês Barlow por esclarecedores 6/4 e 6/4, na 1ª ronda de singulares.

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Apenas Joana Pangaio ( que teve um bye) e Charlotte Pires ( que venceu Ana Curto por duplo 6/1) estão na 2ª ronda de qualificação do torneio feminino de Alcobaça.
Joana vai agora defrontar a brasileira Dos Anjos, enquanto Charlotte defronta a 4ª CS, a argentina Saucedo.
As restantes portuguesas foram derrotadas: Kátia Rodrigues, por 2/6 e 6/7, Rita Gouveia por 3/6 e 4/6, Marina Gallo por 1/6 e 4/6 e Diana Batista por 3/6 e 3/6.

17 de junho de 2007

ITF Junior Cup - Copenhaga G4

Pedro Palha defronta na 1ª ronda do quadro principal o dinamarquês Oliver Katic, naquela que vai ser a sua estreia no circuito mundial de júniores, ao nível dos singulares.
Em pares, participou, em 2006, nos torneios de Vila do Conde e na Taça Diogo Nápoles, tendo sido em ambos quarto-finalista.

Challenger Braunschweig $125,000 ATP

Frederico Gil e o italiano Fognini devem ter assinado algum pacto secreto pois, depois de Furth, voltam-se a encontrar num torneio ATP, agora logo na 1ª ronda. Vamos esperar que Gil tenha aprendido algo como o italiano, até porque a sua parceria em pares deu os resultados que vimos.
Nesta variante Gil escolheu agora outro parceiro, igualmente italiano, A.Motti e são a dupla nº 4 do torneio, cabendo-lhes na 1ª ronda defrontar a dupla Scherrer da Suiça e Schukin da Rússia.

ITF $ 10.000 Tenerife ATP

João Sousa arrisca-se a defrontar o CS nº1 deste torneio logo na 2ª ronda, pelo que o sorteio do quadro principal não lhe foi muito favaoravél.
Para lá chegar terá que eliminar o britânico P.Barlow, nº 1377 ATP, um tenista jovem de 19 anos que tem conseguido poucas entradas nos quadros principais mas tem participado em muitas qualificações, sendo que os seus melhores resultados foram no Kuwait!!!
Frederico Marques participa igualmente no quadro principal como convidado e espera um dos qualifiers para saber quem defronta a 1ª ronda.

Epitok Cup 2007 ITF Junior Cat.2

Sem vitórias a passagem de Miguel Almeida por este G2 húngaro.
Em pares derrota na 1ª ronda por 3/6 e 2/6, frente à dupla finalista do torneio.

Queens Junior Championship ( Torneio de Exibição)

Realizou-se no final da manhã de hoje a final do torneio de exibição de júniores que decorreu paralelamente ao torneio ATP e onde Gastão Elias defrontava Ignatik, o recente vencedor de Roland Garros e actual nº 1 mundial júnior.
Um 1º set equilibrado, 5/7 e um 2º rápido e indolor 0/6, ditaram a derrota do português, que, apesar disso, deixou a sua marca nos courts de Sua Majestade, algo que terá que comprovar daqui a duas semanas em Wimbledon.

ITF $ 15.000 Minsk ATP

Leonardo Tavares perdeu a final de pares pelos parciais de 4/6 e 0/6.

Epitok Cup 2007 ITF Junior Cat.2

Depois da eliminação prematura em singulares, Miguel Almeida está a participar na variante de pares, onde tem a companhia do neozelandês Danieel. Na 1ª ronda defrontaram a dupla constituída por Budos da Eslováquia e Sodek da R.Checa. Ainda não estão disponíveis quaisquer resultados desta variante. o que é, no mínimo, muito estranho, para um G2 mundial.

ITF $ 10.000 Roménia 8 ATP

Gonçalo Falcão vendeu cara a derrota com o 15º CS da qualificação, ao perder na 1ª ronda por 7/5, 2/6 e 2/6, frente ao romeno Buneci.