Pesquisar neste blogue

4 de novembro de 2006

Mais um Video para descontrair

Anúncio comercial da holandesa Het-Net.....

Rankings de sub-16 e sub-14 Europeus


Sempre no inicio de Novembro, os rankings da ETA ( European Tennis Association) para sub-14 e sub-16 são publicados pela 1ª vez sem a presença dos atletas que, a partir de Janeiro, sobem de escalão, pelo que as alterações são profundas e significativas. Em relação a Portugal, várias alterações, a saber:


Femininos Sub-14 : Sobem ao escalão seguinte: Maria João Koehler, Brites Soares, Ana Claro, Barbara Ferreira, entre outras. Na classificação actual , Patricia Martins é melhor portuguesa na 38ª posição, com Rita Vilaça e Barbara Ribeiro em 160º.


Masculinos Sub-14 : Sobem ao escalão seguinte: Miguel Almeida, Pedro Lopes, Francisco Dias, João Nascimento, entre outros. Na classificação actual , o melhor português é João Monteiro em 116º, seguido de João Fazendeiro em 166º.


Femininos Sub-16 : Sobem a juniores : Teresa Araújo, Sara Galvão, entre outras. Na classificação actual temos 3 tenistas nas 50 primeiras, Ana Claro, Charlotte Pires e Demi Rodrigues são 47ª,48ª e 49ª, respectivamente. Patricia Martins ( 12 anos ) é já 458ª sendo uma das mais novas nas 500 primeiras...

Masculinos Sub-16 : Sobem a juniores: Gastão Elias, Francisco Azevedo, Fernando Figueira, entre outros. Na classificação actual , temos 2 portugueses nos 20 primeiros ( !!! ), sendo que Martim Trueva é 16º e Miguel Almeida 18º, seguidos de André Caiado no 110º. Destaque para Miguel Almeida ( 14 anos ) que é o mais novo dos 50 primeiros.
Não posso deixar de destacar a presença portuguesa em França, no OpenBenjamins em sub-12, com Patrícia Martins a cilindrar todas as adversárias e Vasco Mensurado a ser uma agradavél surpresa.

3 de novembro de 2006

Sugestão para a FPT

Querem novos associados, filiados, jogadores, participantes...enfim???
Ponham os olhos neste anuncio da Federação Sueca de Ténis.... Cortesia YouTube.com

Gastão Elias : Novo recruta da IMG


« Sobre Gastão ventila-se mesmo a hipótese de o atleta rumar para junto de Michelle e assimilar os treinos e os métodos da IMG Academy. Gastão tem o potencial de se tornar num caso muito sério no nosso ainda pobre ( mas cada vez menos pobre) panorama tenístico nacional.»

Esta frase está neste bolg, no inicio de Outubro, quando biografámos o Gastão.
Os rumores confirmam-se e Gastão será, a partir de hoje, o 2º português, depois de Michelle, a rumar à Florida para prosseguir a senda de sucesso que caracteriza o jovem da Lourinhã. Coincidência ou não, Gastão assinou o contrato com a IMG logo após ter sido eliminado nas 1/2 finais de Ponta Delgada, onde conseguiu os 4 pontos que o levarão ao Top 1000 ATP a partir das 08.00 h. da próxima 2ª feira. Pode parecer pouco mas o feito tem logo outro alcance se dissermos que Gastão será o mais novo tenista nos 1000 primeiros. É obra.
Segundo conta hoje o jornal O Jogo, Gastão continuará a viver e a treinar em Portugal, apesar de com alguma frequência, ter de rumar aos States para fazer companhia a Michelle e a tantos outros jovens promessas do ténis mundial que treinam sob a batuta de Nick Bollettieri. Isto acontecerá já desde amanhã, quando Gastão e o seu treinador Luis Nascimento rumarem até Bradenton para iniciarem a preparação de Gastão em alguns torneios juniores de Grade A e 1 que irão ocorrer nos Estados Unidos e na América Central e do Sul.

Curiosamente a IMG assinou recentemente contrato com uma outra grande promessa do ténis juvenil, o francês Jonathan Eysseric, de 16 anos, actual Nº 4 do ranking ITF Junior e quarto finalista no último USOpen.

A IMG gere as carreiras de, entre outros, Tiger Woods, Roger Federer, Rafael Nadal, James Blake, Maria Sharapova, Venus Williams e Lindsay Davenport. A IMG foi adquirida em 2004 pelo grupo financeiro americano Forstmann Little & Co. por 750 milhões de dólares.
Pensamos pois que Gastão está em boas mãos e vamos esperar que no Torneio EddieHerr, em Novembro, Gastão Elias possa começar, desde já, a demonstrar os motivos desta contratação.
Foto: ( Desportonalinha.com/D.R.)

2 de novembro de 2006

Calendário ITF Juniores ( JAN/JUN) 2007


Só para os mais distraídos, custa-nos confirmar que, mais uma vez, Portugal não vai ter um único torneio júnior pontuável para o ranking ITF nos primeiros seis meses de 2007.
Numa altura que Pedro Sousa é o 15º melhor jogador mundial júnior, numa altura que Gastão Elias se apresta para entrar nos 1000 melhores ATP e só tem 15 anos, numa altura que Michelle continua a dar cartas e pontos nos Estados Unidos, numa altura que nomes como Martim Trueva, Miguel Almeida, Patricia Martins, Maria João Koehler, Maria Guerreiro, só para citar alguns, estão em fase determinante das suas carreiras tenísticas e numa altura que o PNDT da Federação, apesar de orfão, inicia os seus primeiros passos, é absolutamente incrível que ninguém aposte em efectuar no nosso país um único torneio ( nem que fosse de nível 5) pontuável para o ITF Junior. Por certo que não seria dinheiro mal gasto....

Ranking : Semana 44

No ranking ATP, Frederico Gil subiu mais um lugar, situando-se em 154º, com 285 pts e a 14 pts do 150º.
Gonçalo Nicau aproximou-se e de que forma de Rui Machado, para o seu melhor lugar de sempre em 552º, subindo 27 posições. O destaque vai igualmente para o Pedro Sousa que subiu 114 lugares para 1418º . Na próxima semana Gastão entrará nos 950 melhores, devido aos 4 pts dos Açores.
No ranking WTA, Frederica caiu de novo para 211ª, Magali perdeu 42 lugares e está em 462ª e Neuza é agora 506ª.
Em Juniores, Pedro Sousa continua, sem jogar, a subir no ranking, é agora 15º sendo que Gastão continua em 53º. Em meninas, Michelle, que continua a ganhar em terras do Tio Sam, está em 185ª, sendo que Maria Guerreiro ( 507ª ) e Maria João Koehler ( 703ª ) a seguem a muita distância.

Resumo da semana 43

Montevideo, Uruguay, $ 75.000
Frederico Gil perdeu na 1ª ronda com C. Berlocq 5/7 e 0/6 1 pts.

Future Ponta Delgada , $ 10.000
Gastão Elias perdeu na 1/2 final com T. De Bakker por 4/6 e 6/7 4 pts.

Por cá no Solverde Tennis Cup, Leonardo Tavares bateu Nuno Marques por 6/2 e 7/5 e Neuza Silva venceu Ana Catarina Nogueira por 6/1, 3/6 e 6/1

Nesta semana, Frederico Gil joga mais uma ronda da Copa Petrobras e Frederica Piedade um $ 25000 na Cidade do México.
Michelle Larcher De Brito joga em sub-18 um torneio para o ITF Junior ( G2 ), o Jerry Simmons ITF Junior Circuit - South Carolina 2006.
Martim Trueva e Miguel Alves ( excelente 2006 ) jogam um G5 em Andorra