Pesquisar neste blogue

23 de agosto de 2008

Campeonato Nacional de Sub-16 - 2008

Por deferência do nosso " enviado especial" ao Campeonato Nacional de sub-16, eis os resultados da quase totalidade dos jogos de hoje:

Margarida Monteiro vs Joana Valle Costa 06 16
Bárbara Ribeiro vs Beatriz Elias 60 63
Diogo Dias vs Tomás Pereira 62 76
Diogo Tomás vs Tomás Vale 75 75
Francisco Saraiva vs Afonso Costa Gomes 62 61
Miguel Rocha vs Guilherme Rosa 46 75 26
João Amaro vs Gonçalo Campos 16 63 46
Miguel Deus vs João Soares 64 63
Ana Canotilho vs Isabel Ricardo 62 61
Francisco Natividade vs Nuno Andrade 67 26
Jessica Silva vs Maria Palhoto 26 06
Mariana Salvador vs Silvia Miguel 62 60
Barbara Ferreira vs Inês Lobo 62 60
João Monteiro vs Diogo Rocha 76 64
José Tinoco vs João Natividade 60 60
Francisca Matos vs Claudia Gaspar 62 63
Maria João Santos vs Catarina Vilela 16 06
Carolina Santos vs Joana Mascarenhas 26 63 36
Flavia Sousa vs Mariana Felizardo 26 36
Ana Margarida vs Raquel Fernandes 63 62
Beatriz Paixão vs Beatriz Franco 46 26
Mariana Clemente vs Rita Correia 57 46
Daniella Silva venceu Margarida Fernandes por FC

Sanxenxo, ETA sub-16, Cat 3

Resultados dos jogos de hoje, em relação aos lusos presentes:
RODRIGO CHAMUSCA - venceu 60 60
HENRIQUE PEREIRA - venceu 60 60
TIAGO AMARO - passou directamente ao QP
FRANCISCO FERRAO - perdeu 46 62 64
GONÇALO DIAS - venceu 36 61 62
FRANCISCO MENDONÇA, MIGUEL DIOGO E ANTONIO SOUSA tiveram bye

ITF Vila do Conde, Juniores, G3

Martim Trueva está fora da final da Vila do Conde Junior Tennis Cup, o torneio Grau 3 do circuito ITF, que até amanhã decorre no parque de jogos da cidade de Vila do Conde.
O tenista madeirense baqueou no terceiro set perante Alastair Barnes, com os parciais de 6/2 3/6 e 3/6. Recorde-se que o britânico já tinha sido o "carrasco" de Francisco Dias nos quartos de final da prova.
Amanhã, pelas 15h30, terá pela frente Carlos Boluda, que hoje bateu o seu companheiro de treino, Javier Marti em três sets, 2/6 6/1 e 6/4.
No quadro feminino, a sérvia e primeira cabeça de série, Milana Sprema garantiu já a presença na final, 17h00, ao derrotar com os parciais de 6/3 e 6/2 a tenista letã Diana Marcinkevica.
Maria João Koehler viveu hoje um sentimento de "dejavu" na Vila do Conde Júnior Tennis Cup. Depois de ter perdido a final da Taça Diogo Nápoles para a tenista russa Polina Rodionova, voltou a não ser feliz diante a mesma adversária, desta feita em Vila do conde, desta vez nas meias finais. A tenista orientada por Nuno Marques foi afastada em três sets, 7/6 (3), 3/6 e 1/6, pela russa que jogará amanhã a final frente á primeira cabeça de série, Milana Spremo.

As finais de amanhã, masculina 15h30 e feminina 17h00, serão transmitidas em directo na SportTV3. A final masculina será retransmitida na segunda-feira pelas 18h30 na SportTV2 e na quarta-feira às 15h30 na SportTV1, enquanto a final feminina terá repetição na terça-feira na SportTV2, pelas 18h30.
Press Release da organização

ITF $ 15.000 Alemanha ATP

Já tinhamos saudades de escrever que Leonardo Tavares estará numa final.
De facto, e após ter vencido a meia final de hoje por 2/6, 7/6 e 6/3, Leo estará amanhã em Wahlstedt a discutir o troféu deste ITF de $ 15.000 de prize money.
O seu adversário é o bem conhecido Adrian Garcia do Chile, tenista que em 2004 já esteve à beira do Top 100 mas que está desde Maio sem jogar, devido a lesão.

Sanxenxo, ETA sub-16, Cat 3

Com uma presença importante de mais de uma dezena de atletas do CT Jamor, decorre na mais famosa praia da Galiza o 1º torneio internacional de sub-16 de Sanxenxo.
Na qualificação masculina, Rodrigo Chamusca foi o 1º luso a entrar em acção e logo com uma vitória por 6/0 e 6/0.
Presentes nesta qualificação estão ainda Henrique Pereira, Miguel Diogo, Gonçalo Dias, António Sousa, Francisco Ferrão e Francisco Mendonça.
Vamos acompanhar igualmente os tenistas no quadro principal, logo que estes estejam disponíveis.
Boa sorte a todos.

ITF $ 15.000 Alemanha ATP

Leonardo Tavares, quiça contagiado pelo desempenhado de Rui Machado nos Estados Unidos, está a efectuar um grande torneio na Alemanha e já está na meia final, onde defrontará o alemão Marc Sieber, 8º CS do torneio.

ITF Vila do Conde, Juniores, G3

Francisco Franco Dias perdeu o seu jogo dos quartos de final do ITF de Vila do Conde, pelos parciais de 0/6 e 3/6.
Assim, o britânico Alastair Barnes, 4º CS, defrontará Martim Trueva nas meias finais, e o vencedor disputará a final com quem vencer do duelo espanhol entre as suas duas grandes promessas juvenis, Carlos Boluda e Javier Marti.

US Open - Grand Slam ATP / WTA

A extraodinária prestação de Rui Machado encontrou ecos na imprensa nacional desportiva, dando ao algarvio o destaque que ele merece, pecando no entanto pelo facto de esquecerem a enorme progressão do Rui no competitivo ranking ATP, onde já escalou cerca de 500 lugares este ano.
Já é conhecido o adversário do Rui na 1ª ronda do US Open.
Colocado na 4ª parte do quadro, naquela onde está Roger Federer e Frederico Gil, o Rui defronta o sul-africano Rik De Voest, actual nº 150 do ranking ATP.
Tal como Rui, vem da qualificação, onde eliminou, entre outros, o sueco Prpic, este sul-africano nascido em Milão, é um habitué do circuito ITF Challenger e consiguiu o seu melhor resultado deste ano na Coreia do Sul, onde foi semi-finalista.
No torneio feminino, o lugar disponível de LL foi para a colombiana Duque Marino, deixando asssim e definitivamente de fora tanto Neuza como Michelle.

22 de agosto de 2008

US Open - Grand Slam ATP / WTA

Michelle Larcher de Brito adiou para 2009 a sua presença no quadro principal do US Open, ao perder frente a Olaru por 2/6 e 3/6, na ronda final de qualificação.
Tanto ela como Neuza vão agora aguardar uma possível chamada como LL, facto que só acontecerá na próxima 2ª feira.

US Open - Grand Slam ATP / WTA

Se perguntassem ao Rui Machado, em Janeiro deste ano, que estaria, a 25 de Agosto, a jogar o quadro principal do US Open, o Rui ter-se-ia rido, por certo.
De facto, uma temporada fantástica, que, em termos relativos, é superior à do Frederico Gil e o consequente apuramento para o US Open, depois da extraodinária vitória desta tarde sobre o italiano Cipolla,22º CS da qualificação, por 7/6 e 6/3.
Já Neuza Silva ficou perto de igualar o feito do Rui mas foi incapaz de contrariar a maior experiência da italiana Vinci, perdendo por 4/6 e 0/6.
Ainda hoje, Michelle vai tentar o seu primeiro apuramento para o US Open, defrontando a romana Olaru.

ITF Vila do Conde, Juniores, G3

Martim Trueva e Maria João Koehler são para já os tenistas nacionais apurados para as meias finais da Vila do Conde Junior Tennis Cup, o torneio Grau 3 do circuito ITF, que até domingo decorre no parque de jogos da cidade de Vila do Conde.
Maria João Koheler fez um jogo épico frente à britânica Hannah James. A tenista orientada por Nuno Marques esteve em court 3h33 minutos para assegurar a presença nas meias com os parciais 6/7 (4), 6/4 e 7/6 (5). Amanhã vai reencontrar a russa Polina Rodionova, contra quem perdeu a final da Taça Diogo Nápoles, na cidade do Porto.
No quadro masculino, Martim Trueva teve tarefa bem mais fácil diante o espanhol José Maria Fantova, desde logo, porque apenas necessitou de um duplo 6/3, jogado em 1h07 minutos, para se apurar para as meias finais. Trueva terá agora de aguardar pelo encontro entre o britânico Alastair Barnes e Francisco Dias para ficar a saber qual será o seu adversário de amanhã.
Press Release

21 de agosto de 2008

Taça Davis

Frederico Gil (86.º ATP), Rui Machado (201.º ATP), Gastão Elias (460.º ATP) e Leonardo Tavares (590.º ATP) são os quatro jogadores convocados pelo ‘capitão’ Pedro Cordeiro para a eliminatória com a Ucrânia, referente ao play-off que decide a subida ao Grupo I da Zona Europa / África – Taça Davis. João Sousa (606.º ATP) surge como suplente, para salvaguardar eventuais imprevistos em relação às primeiras escolhas.
Portugal e Ucrânia vão defrontar-se, entre 19 e 21 de Setembro, no Megaron Tennis Club, em Dnipropetrovsk (Ucrânia), num pavilhão (em piso duro) com capacidade para 1370 espectadores.
Relativamente à última eliminatória da Taça Davis, onde a Selecção Nacional venceu o Chipre, por 5-0, no Lawn Tennis Club da Foz (Porto), Pedro Cordeiro procedeu, apenas, a uma alteração entre os convocados: entra Gastão Elias para o lugar de João Sousa.
“O Gastão é melhor jogador em piso rápido. A teoria continua a ser a mesma, ou seja, levar os jogadores que estão em melhor momento, tendo também em conta a superfície na qual vamos jogar”, disse o seleccionador, justificando a chamada de Gastão e Elias em detrimento de João Sousa.
Frederico Gil e Rui Machado, os dois portugueses mais cotados na tabela ATP, receberam palavras elogiosas do ‘capitão’: “As suas prestações são o culminar de um excelente ano de trabalho. Estão num bom momento e dão-nos garantias”.
Quem também continua a merecer a confiança de Pedro Cordeiro é Leonardo Tavares, pois “joga bem em piso rápido e está sempre muito à vontade na variante de pares”.
Em caso de vitória sobre a selecção ucraniana, Portugal regressa ao Grupo I - onde militou em 2007.
In: FPT

US Open - Grand Slam ATP / WTA

Uma vitória cheia de raça, num dia histórico para o desporto português e, obviamente, para o ténis português que, apesar dos Velhos do Restelo que ainda perduram, apresenta-se ao melhor nível de todos os tempos, entre as certezas dos mais velhos, às grandes esperanças dos mais novos.
Pois bem, Rui Machado, que ainda no principio do ano andava afundado lá para o Top 700, devido a consecutivas lesões, está no US Open em grande e eliminou esta noite o 9º CS da qualificação, o chileno Nicolas Massu, o campeão olimpico de 2004 e uma das estrelas da selecção chilena de ténis.
6/2, 3/6 e 6/3 e olé...

Off the Record

2008
- 3º no Mundial de Pista Coberta (Valência) : 17.27 (Triplo)
-Campeão Nacional de Pista Coberta : 16.89 (Triplo)
2007 – Campeão Mundial em Osaka : 17,41m, X, 17,74m, - , X, 17,39m
- 5º no Europeu de Pista Coberta em Birmingham.
- 1º na Taça da Europa em Triplo salto e Salto em comprimento
2006
– 4º no Europeu de Gottenburgo
- 1º na Taça da Europa - Triplo salto e Salto em comprimento
- 6º no Mundial de Pista Coberta em Moscovo
2005
– 3º no Europeu de Sub-23
2004
– Participação nos Jogos Olímpicos apenas com 20 anos
2003
– bi-Campeão Europeu Juniores Triplo salto e Salto em comprimento
2001
– Campeão do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) em salto em comprimento
Este é o curriculo de Nelson Évora , a que agora acrescenta o título de Campeão Olimpico, com o salto vitorioso de 17,67.
Sem mais delongas, digo:
Obrigado Nelson,
por nos dar o privilégio de vermos a nossa bandeira no mastro mais alto e de ouvirmos a melodia que nos enche de orgulho o coração.
E, como bem lembraste, estes são, afinal, os melhores jogos olímpicos para Portugal e o resto é conversa.
Bom regresso para todos e obrigado.

ITF $ 15.000 Alemanha ATP

Leonardo Tavares, que nem Fénix renascido, limpou o 5º CS do torneio por claros 6/1 e 6/2 e marcou lugar nos quartos de final do torneio germânico.
No acesso à meia final defrontará o russo Sitak.

ITF Vila do Conde, Juniores, G3

Francisco Dias e Francisco Ramos garantiram hoje a passagem aos quartos de final da Vila da Conde Junior Tennis Cup, o torneio internacional de juniores mais cotado da Península Ibérica, que até domingo decorre no parque de jogos da cidade de Vila do Conde.
Martim Trueva, Maria João Koehler e o espanhol cabeça de cartaz Carlos Boluda ainda não terminaram/começaram os respectivos encontros.
No quadro masculino, o dia foi dos "Chicos". Começou o Ramos, a vencer em três sets, 5/7 6/3 e 6/3, o britânico Alex Bull, seguindo-se o Dias, que imitou o compatriota Ramos na longa duração dentro do court. Após 2h34 minutos, Francisco Ramos acabou por levar de vencida o espanhol Cristian Gonzalez Mendez com os parciais 7/6 (5) 6/7 (3) e 6/1. Manuel Marcelo ficou pelo caminho ao perder com um duplo 6/1 frente ao chileno Nicolas Pinones.
No quadro feminino, Ana Claro e Cátia Rodrigues já não estão em prova. Claro perdeu 6/3 e 6/1 diante a alemã Kim Alena Twelker, enquanto Cátia foi afastada pela brasileira Fernanda Faria, por 6/2 e 6/3.
In: Organização
Ps: Restantes jogos : Carlos Boluda venceu Francisco Charters por 6/3 e 6/3. Martim Trueva venceu 6/3 e 6/3. Em pares, na 2ª ronda estão Trueva/Marcelo e Dias/Charters e nas meninas, Claro e Rodrigues estão nas meias finais e Barbara Luz está na 2ª ronda.

US Open - Grand Slam ATP / WTA

Dizem que não há duas sem três e nunca este provérbio nunca se adaptou tão bem a Frederico Gil e à sua sina em torneios de GS.
Depois de Roland Garros e de Wimbledon, só faltava mesmo o US Open para Frederico Gil encontrar na 1ª ronda do quadro principal, outra vez, o francês Jeremy Chardy.
É verdadeiramente incrível que em três sorteios deste calibre, tenha saído o mesmo jogador, facto que se não fôr inédito, deverá ser extremamente raro.
Com tantas contas para ajustar e estando ambos os jogadores no melhor da sua carreira, não será dificil de adivinhar mais um grande jogo que, acreditamos nós, terá , no final, uma história diferente das anteriores.
Nos jogos de hoje, as meninas portaram-se bem e recomendam-se.
Neuza Silva ainda perdeu o 1º set por 3/6 mas um duplo 6/4 deu a vitória extremamente importante para a carreira de Neuza, que, convenhamos, já merecia duas vitórias seguidas desta natureza.
Já Michelle Larcher, quiça precavida do susto que nos deu ontem, despachou a sua adversária por 6/2 e 7/5.
Rui Machado joga mais daqui a pouco.
A ronda final de qualificação comportará os jogos Neuza Silva-Roberta Vinci de Itália e Michelle Larcher de Brito - Iona Raluca Olaru da Roménia.
Roberta Vinci é a actual nº 164 WTA e, só para nós, já estamos a ver a Neuza na 1ª ronda.
Já Michelle Larcher terá um osso mais dificil de roer. Actualmente a nº 123 WTA, Olaru é a 15ª CS e é presença habitual nos torneios do circuito WTA, apesar dos resultados não serem por ali além.
Apesar do currículo da romena ( que chegou a ser Top 5 do ranking ITF ), acreditamos que Michelle fará companhia a Neuza Silva na 1ª ronda do torneio americano.

US Open - Grand Slam ATP / WTA

2ª ronda do torneio de qualificação a decorrer esta tarde em Nova York.
Michelle e Neuza jogam logo no 1º encontro, às 16.00, sendo que Rui Machado deverá jogar cerca das 21.00, hora nacional.
Boa sorte para os nossos três mosqueteiros, num dia em que se conhecerá a sorte de Frederico Gil no quadro principal.

20 de agosto de 2008

ITF $ 15.000 Alemanha ATP

Vitória fácil mas decerto moralizadora de Leonardo Tavares por 6/0 e 6/1 na 1ª ronda deste future germânico.

US Open - Grand Slam ATP / WTA

Era esperado mas nestas coisas nunca se sabe.
Rui Machado fez o pleno dos portugueses na 1ª ronda de qualificação e venceu o norte-americano Nunez por duplo 6/4, num jogo quase perfeito.
De facto, Rui Machado conseguiu o break decisivo, em ambos os sets, no nono jogo, quando em ambos o placard marcava 4/4 para fechar no seu serviço.
Assim, Rui deverá defrontar o chileno Nicolas Massu, que ainda tenta o apuramento para 2ª ronda, estando a vencer por 6/2 e 4/3.
Parabéns ao Rui.

ITF Vila do Conde, Juniores, G3

Ana Claro, em singulares femininos, Francisco Ramos e Francisco Charters, em masculinos, garantiram, hoje, a presença na segunda ronda da Vila do Conde Junior Tennis Cup – prova da categoria 3 do circuito ITF Juniors.
Os três jovens portugueses juntam-se assim aos já apurados Francisco Dias, Manuel Marcelo, Maria João Koehler e Cátia Rodrigues, que ontem venceram os respectivos encontros da ronda inaugural. Margarida Moura ficou pelo caminho. Bárbara Luz e Martim Trueva ainda não jogaram.
Com os parciais de 6/7 (4), 7/5 e 6/0, Ana Claro desembaraçou-se da austríaca Stephanie Hirsh, por sua vez Margarida Moura cedeu, por 1/6 e 0/6, frente à britânica Hannah James. Bárbara Luz defrontará a também britânica Samantha Vickers, em encontro ainda referente à primeira ronda.
Em singulares masculinos, os Franciscos estiveram em destaque. Ramos bateu o israelita Gleb Sklyr, pelos parciais de 6/2, 4/6 e 6/1, enquanto Charters derrotou o luxemburguês Mike Vermeer (6/3 e 6/0). Mais logo, na sessão nocturna, Martim Trueva, que conquistou a Taça Diogo Nápoles no último domingo, estreia-se no torneio diante do russo Egor Kovalev.
In: FPT

Campeonato Nacional de Sub-16 - 2008

Decorre a partir de Sábado, nos courts do Carcavelos Ténis, o Campeonato Nacional de sub-16, para ambos os sexos.
Os quadros já são conhecidos e assim, nos quadros de qualqificação, alguns jogos interessantes na 1ª ronda, que começa sábado.
Em masculinos:
Diogo Dias - Tomás Pereira
Bruno Soares - Luis Macedo
José Tinoco - João Natividade
Diogo Rocha - João Monteiro
Miguel Deus - João Soares
Em femininos:
Jessica Silva - Maria Palhoto
Ann Amelie - Juliana Silva
Mariana Clemente - Rita Correia
Nos quadros principais, poderemos ver alguns jogos que bem podiam ser jogos das rondas finais.
Em masculinos:
Miguel Almeida - Ricardo Jorge
Diogo Rodrigues - Francisco Ramos
Gonçalo Loureiro - Francisco Jordão
Em femininos:
Maria João Koehler - Raquel Mateus
Brites Soares - Patricia Martins
Sofia Araujo -Barbara Luz
Espera-se pois uma excelente competição e arriscamos em considerar favoritos os 1ºs CS do torneio, Miguel Almeida e Maria João Koehler.

US Open - Grand Slam ATP / WTA

Depois de duas inéditas vitórias de Neuza e Michelle no dia de ontem, hoje é a vez de Rui Machado tentar carimbar a passagem à 2ª ronda de qualificação do US Open.
Entretanto já se conhecem as adversárias de Neuza e Michelle.
Neuza Silva vai defrontar a sul africana Natalie Grandin, que entrou como 1ª alternate do quadro qualificativo e que venceu na 1ª ronda a croata Vrljic por 6/3 e 6/1.
Grandin é a actual nº 296 WTA e no inicio de Julho perdeu com Michelle Larcher de Brito na 2ª ronda do torneio de Stanford, por 7/5 e 6/2.
Já Michelle vai jogar com outra norte-americana, Abigail Spears, que venceu Karoline Sperm por duplo 6/4.
Spears é a actual nº 169 WTA e acreditamos que estará acessível a uma Michelle que sofre sempre para vencer mas que demonstra uma raça e uma vontade férrea de vencer como poucas.

19 de agosto de 2008

US Open - Grand Slam ATP / WTA

É mais uma das recuperações que começam a ser ciclicas na carreira de Michelle Larcher de Brito.
Depois de perder o 1º set por 3/6 e de estar a perder por 2/5 no 2º, Michelle encetou uma recuperação, no minimo incrível, vencendo cinco jogos seguidos para fechar o 2º set por 7/5.
Com a moral em alta, chegou ao 3/1 no 3º set, consentiu 3 jogos consecutivos e aos 3/4, conseguiu segurar o seu serviço para fechar o encontro por 6/4.
Palavras para quê, esta será sempre a imagem de marca de Michelle Larcher de Brito.
Duas lusas na 2ª ronda de qualificação do US Open e vamos aguardar pelo encontro de Rui Machado, amanhã, francamente favorito.

US Open - Grand Slam ATP / WTA

Em grande a setubalense Neuza Silva.
Num encontro que se antevia complicado, a lusa despachou a 9ª CS por duplo 6/3 e atinge assim, pela primeira vez, a 2ª ronda de qualificação de um GS, ela que já esteve na Australia , em Paris e em Londres, perdendo sempre na 1ª ronda.
Grande Neuza.
Mais logo, será a vez de Michelle Larcher de Brito dar mais uma alegria os tugas, em jeito de compensação pelas desventuras chinesas dos últimos dias.

ITF $ 15.000 Alemanha ATP

Leonardo Tavares está no QP deste future germânico e tem uma 1ª ronda acessível, defrontando Till Heilshorn, um alemão que vem da qualificação e sem ranking ATP e que aqui faz o seu primeiro torneio ITF desta época.

ITF Egipto, $ 10.000 ATP

É mais um ponto para Miguel Almeida, a confirmar os excelentes resultados que tem alcançado no escalão de júniores.
Na 1ª ronda deste future egipcio, venceu por 4/6 , 6/1 e 6/1 e vai agora defrontar o 1º CS, o espanhol Ferrer-Vitoria, actual nº 455 ATP estamos convencidos que o Miguel vai dar muito trabalho ao tenista espanhol.
Em pares, a dupla de Miguel perdeu na 1ª ronda por 5/7 e 1/6.

ITF Vila do Conde, Juniores, G3

Na qualificação masculina, nenhum português logrou ultrapassar esta fase mas destacamos o jovem Diogo Soares, que venceu duas rondas, eliminando o 4º CS e só perdendo para o 2º CS e por 3 sets apertados, com o 3º a ser decidido no Tie-break.
Nas meninas, destaque absoluto para Cátia Rodrigues, que logrou o apuramento para o quadro principal, ela que era a 6ª CS, mas eliminando a 4ª CS, a brasileira Thais Xavier.
No quadro principal, Francisco Charters defronta Mike Veermer, do Luxemburgo, Francisco Ramos o israelita Sklyr, Manuel Marcelo outro israelita, Fahoum, Francisco Dias o inglês Paul Brown e Martim Trueva, 2º CS, o russo Kovalev.
Já sabemos que o Francisco Dias venceu esta tarde por 6/4 e 6/1, dando sequência aos excelentes resultados que tem apresentado.
No quadro feminino, Barbara Luz joga frente a Vickers, de Inglaterra, Rita Vilaça defronta a letã Marcinkevica, Cátia Rodrigues a norte-americana Bonte, Maria João Koehler a 6ª CS, a austriaca Mathis, Margarida Moura a inglesa James, 3ª CS e e Ana Claro a austriaca Hirsch.
Boa sorte para todos.
PS: Informações trazidas por um amigo do blog, dizem-nos que o Manuel Marcelo venceu por 6/3 e 6/4, a Maria João Koehler venceu por 6/4 e 6/2, a Cátia Rodrigues venceu por 6/2 e 6/3 e a Rita Vilaça perdeu em dois sets.
Obrigado.

US Open - Grand Slam ATP / WTA

Depois das emoções olimpicas, começa hoje o último GS da época, nos courts nova iorquinos de Flushing Meadows.
Nesta 3ª feira, primeiro dia do quadro de qualificação, teremos apenas as nossas duas meninas de ouro em competição, já que Rui Machado apenas amanhã entrará em competição e Frederico Gil está, com todo o mérito, no quadro principal.
Rui Machado teve um bom e um mau sorteio.
Bom na 1ª ronda porque vai defrontar Eric Nunez, um dos WC do torneio e actual nº 607 ATP.
Nunez parece-nos bastante acessível ao Rui, pelo que é de esperar uma vitória do português.
Mau sorteio porque em casa do vitória poderá apanhar na 2ª ronda Nicolas Massu, campeão olimpico em Atenas e aqui 9º CS.
Já hoje vão jogar Neuza Silva e Michelle Larcher de Brito.
Neuza Silva vai defrontar a bielorussa Nastasyia Yakimova, 9ª CS e actual nº 113 WTA, apesar de ter já estado no Top 50 em 2006.
Yakimova já perdeu com Neuza, nas meias finais do torneio de Coimbra, em 2007, quando perdia por 5/3, desistiu a favor da tenista lusa.
Já Michelle Larcher de Brito, com estatuto de CS, a 22ª, defronta a norte-americana Angela Haynes, actual nº 165 WTA.
Haynes é uma regular jogadora de torneios WTA mas sem grandes resultados, pelo que o favoritismo recairá na jovem portuguesa, que deverá confirmar aqui o seu estatuto de melhor portuguesa de todos os tempos.
Neuza jogará cerca das 17.00/ 17.30 e Michelle perto das 19.00 horas.

18 de agosto de 2008

ITF Egipto, $ 10.000 ATP

Depois do brilharete no G2 da semana passada, Miguel Almeida aproveita da melhor forma a estadia no Egipto, e entrou na qualificação deste future. que se disputa desde hoje , nos mesmos courts do torneio de Juniores, na Smash Tennis Academy.
Pois o miúdo não teve medo da qualificação e arrancou como 6º CS.
Com um bye na 1ª ronda, defrontou e venceu na 2ª ronda o egipcio Huber por 6/1 e 6/3 e na ronda decisva o também egipcio Ali Aziz por 6/0 e 7/5.
No quadro principal, o Miguel vai defrontar na 1ª ronda um WC, El Esawy, actual 1710 ATP.
Em pares, fará dupla com o georgiano Kukhalashivili e defrontam na 1ª ronda a dupla nº 4 da competição.

Rankings

Por três míseros pontos Frederico Gil não consegue, já esta semana, tornar-se no melhor português de todos os tempos, em termos de ranking ATP.
515 pontos, vindos da espantosa vitória na Turquia, levaram Gil para a 86ª posição, igualando lugar do que Nuno Marques alcançou.
Rui Machado desceu um lugar e está na 201ª, igualmente à beira de um designio muito especial para o Rui, ou seja, estar nos 200 melhores do mundo.
Gastão Elias é o 3º português, na 460ª, seguido de Leonardo Tavares, na 590ª e João Sousa na 606ª.
No WTA, Michelle subiu mais um lugar e é agora 131ª, seguida de Neuza Silva em 198º, Frederica Piedade em 233ª e Catarina Ferreira em 511ª.

ITF $ 10.000 Stupava, Eslováquia ATP

Gonçalo Falcão e Manuel Cavaco foram eliminados na 1ª ronda de qualificação deste future eslovaco.

Off The Record

Mereceu a directa desta noite, para ver a nossa menina triatleta a conseguir elevar a bandeira lusa ao 2º lugar do pódio em Beijing.
Vanessa Fernandes, conseguiu a medalha de prata, logo atrás da grande campeã Snowsill e esperamos que seja o estímulo para esta 2ª semana de Jogos Olimpicos, no que aos portugueses diz respeito.
Nelson Evora, Naíde Gomes, os homens da Vela e do Kayak, de todos eles esperamos o melhor e queo melhor seja darem tudo pelo país que orgulhosamente representam.
Parabéns Vanessa.

17 de agosto de 2008

ITF Egipto, Juniores, G2

É mais um título para Miguel Almeida.
Vencedor do torneio de pares deste G2 no Egito, após vitória na final pelos parciais de 7/5 e 6/3.
Em singulares, Miguel só perdeu nas meias finais, frente ao vencedor do torneio, o russo Zhurbin, pelos parciais de 6/1, 3/6 e 3/6.
Com estes resultados, o Miguel Almeida vai entrar, pela primeira vez, no Top 100 do ranking mundial de juniores e cimentará o seu lugar de melhor junior portugues da actualidade, depois de ter ultrapassado Gastão Elias.
Parabéns ao Miguel.

Challenger de Istanbul $ 100.000 ATP

É a maior vitória da carreira de Frederico Gil e também a melhor forma de marcar a ida ao US Open, como tenista de quadro principal e a melhor maneira de dizer que será, mais cedo ou mais tarde, o melhor português de todos os tempos, ultrapassando o 85º de Nuno Marques.
Pelos parciais de 6/4, 1/6 e 6/3, bateu o alemão Dorsch na final do Challenger de Istanbul e irá subir, na próxima segunda-feira, para bem perto do 87º lugar do ranking ATP.
Parabéns para o Frederico, de longe o nosso melhor tenista português da actualidade.