Pesquisar neste blogue

27 de setembro de 2008

ITF $ 15.000 Porto ATP

Termina amanhã a fase de qualificação para os quadros principais do Porto Open 2008, o torneio internacional de ténis, que decorre nos courts de terra batida do portuense Complexo Monte Aventino, dotado de um "prize Money" de 25 mil dólares pontuável para o ranking ATP e WTA.
Os portugueses Diogo Rocha, Miguel Alves, Gonçalo Falcão, José Ricardo Nunes, João Silvério e João Maio estão apurados para a última ronda de qualificação, que se joga amanhã a partir das 11h00.
Para tal, Diogo Rocha venceu, 7/6 (3) e 6/4, Vasco Pascoal; Gonçalo Falcão afastou o holandês Rene D´Hooghe por 6/2 e 6/1, Miguel Alves aplicou um duplo 6/1 a Carlos Caldas e com o mesmo resultado João Silvério bateu Manuel Cavaco.
O quadro principal arranca na segunda-feira com os seguintes destaques:
Depois da vitória alcançada no ano passado, o português Leonardo Tavares vai tentar defender o título numa prova que conta ainda no quadro principal com entrada directa do vimaranense João Sousa.
O tenista francês Eric Prodon, será o primeiro cabeça-de-série desta prova ocupando actualmente o 183.º posto do "ranking" mundial. O jovem espanhol Carlos Boluda, apontado pela imprensa internacional como o sucessor de Rafael Nadal, recebeu um wild card da organização e estará presente nos courts de terra batida do Monte Aventino. Francisco Dias, o campeão nacional de sub 16, sub 18 e revelação no nacional de absoluto depois de ter atingido os quartos de final, Miguel Almeida e Javie Marti também receberam o "convite" para integrarem o quadro principal do certame masculino.

ITF $ 10.000 Porto, WTA

Na qualificação feminina, Rita Vilaça baqueou diante a croata Vlatka Jovanovic ao perder por um expressivo 6/2 e 6/0. Cátia Rodrigues não foi além de uma derrota por 6/3 e 6/1 frente à russa Inna Sokolova, enquanto Nadezda Samoyolo afastou com um duplo 6/1 Juliana Silva.
No quadro feminino, a lisboeta Catarina Ferreira, finalista na edição 2007, vai voltar a tentar chegar o mais longe possível nesta competição, numa prova que tem na francesa Florence Haring, 276.ª e na holandesa Michelle Gerards, 284.ª, e na vencedora de 2007, a checa Katerina Vankova as jogadoras mais cotadas.
A portuense Maria João Koehler também tem entrada directa no quadro principal, assim como, a totalista da prova, Ana Catarina Nogueira. Os wild cards foram atribuídos à campeã nacional sub 16 Bárbara Luz, Charlotte Pires, Alla Alenksandrova e Joana Pangaio.
A entrada é livre (à excepção da final no dia 5 de Outubro) e para além do torneio propriamente dito temos igualmente actividades paralelas que vão desde as clínicas para jovens tenistas, orientados, torneio Pro-Am, que junta personalidades da cidade invicta e jogadores, debate e exposição sobre os 40 anos da Era Open e dia das escolas.

26 de setembro de 2008

Michelle Larcher de Brito em Lisboa

Numa breve passagem por Lisboa, Michelle Brito esteve no Hotel Tivoli, esta manhã, para uma conferência de imprensa organizada pela Fundação Luso-Brasileira, que atribuiu à menina-prodígio o Prémio Revelação 2008. Para além do galardão, a jovem radicada na Flórida (EUA) falou dos seus objectivos até ao final da época, do último Open dos Estados Unidos, do estóico embate com Serena Williams, da possibilidade de representar a Selecção Nacional na Fed Cup, do orgulho em ser portuguesa, e, entre outras coisas, daquilo que espera para o futuro.
“Tenho muito orgulho em receber este prémio. Vim de propósito a Portugal, cheguei ontem de manhã. Vou estar apenas um dia, porque tenho de partir para o Uzbequistão, onde vou jogar um torneio WTA [Tashkent Open, Tier IV (145 mil dólares] ”, começou por dizer Michelle, que, além do próximo torneio, pretende ainda jogar o Bell Challenge, Tier III (175 mil dólares), no Canadá, em finais de Outubro, para “tentar chegar ao top 100 WTA até ao final da época”, no entanto refere: “Não estabeleço muitos objectivos. Tenho estado bem no [circuito] WTA e só quero jogar os meus torneios para continuar a melhorar no ranking”.
Gorada que ficou a possibilidade de se estrear, na presente temporada, em quadros principais de torneios do Grand Slam, a coqueluche do ténis português já pensa no Open da Austrália. “Quero entrar [directamente] no quadro principal, mas, se não conseguir, jogarei o qualifying para tentar chegar lá”, afirma a número um portuguesa na hierarquia mundial, que no último Open dos Estados Unidos esteve muito perto de ultrapassar a fase de qualificação – cedeu na terceira ronda. “No último jogo, não joguei muito bem. Não sei o que aconteceu, parecia que não estava no court”, diz, com algum desânimo, pois em caso de vitória nesse encontro, frente à romena Ioana Olaru, Michelle jogaria pela primeira vez a grelha final de um Slam.
Quando questionada sobre a possibilidade de continuar a jogar alguns torneios do circuito ITF Juniors, nomeadamente as provas do Grand Slam, Michelle Brito foi peremptória e afastou completamente essa hipótese: “Quando ganhei o Orage Bowl [em Dezembro de 2007], defini como objectivo ser uma grande jogadora do [circuito] WTA, por isso deixar de jogar nos juniores foi uma decisão minha”.
“Estou a jogar muito bem nos torneios WTA, ganhei à [Flavia] Pennetta, joguei três sets com a Serena [Williams] e a [Svetlana] Kuznetsova. Não perdi por 6/0, 6/0 na primeira ronda dos torneios que tenho feito. Sou capaz de jogar com as melhores jogadoras do Mundo”, reforça a detentora do melhor registo de uma portuguesa no ranking mundial (124.º lugar, alcançado no dia 8 deste mês).
Michelle aponta o triunfo sobre Flavia Pennetta, na segunda ronda da Rogers Cup, Tier I (1.340 mil dólares), em Montreal (Canadá), como o maior da sua ainda curta carreira e recorda o confronto com a portentosa Serena Williams, actual número um mundial: “Foi um jogo incrível. Apenas pensei, tenho 15 anos e não tenho nada a perder. Senti-me muito bem por estar a jogar com ela, mas era o meu quinto jogo consecutivo e já estava um pouco cansada”.
Com o pai António Brito entre os presentes, a fenomenal menina de 15 anos não se coibiu em apontar o seu progenitor como grande responsável pelo seu sucesso recente. “Nos últimos torneios só estive a treinar com o meu pai e esses resultados devo-os a ele. O meu pai sabe tudo de mim e ajuda-me muito”, aponta.
Aquando do último Estoril Open, Michelle assumiu a vontade de representar a Selecção nacional na Fed Cup. E agora? “Gostava de jogar a Fed Cup, mas ainda falta muito tempo”, responde a jovem, que nega claramente a existência de “qualquer conflito” entre a IMG [empresa norte-americana que gere a sua carreira] e a Federação Portuguesa de Ténis.
A número 135 mundial, que costuma “falar com Neuza Silva”, diz ainda que sente “muito orgulho em ser portuguesa” e rejeita uma possível naturalização norte-americana: “Não quero ter a nacionalidade americana. Se me perguntarem, digo que não”.
O Prémio revelação 2008, atribuído pela Fundação Luso-Brasileira, consiste numa escultura criada pelo artista Vasco Araújo.
In: FPT

ITF $ 10.000 Porto, WTA

Jogos com tenistas lusas, na 1ª ronda de qualificação:
Maria Palhoto - Lina Benani ( MAR )
Juliana Silva - Nadezda Samolyo ( RUS )
Diana Batista - Christina Naccarato ( ITA )
Catia Rodrigues - Inna Sokolova ( RUS )
Rita Vilaça - Vlatka Jovanovic ( CRO )
Patricia Guerreiro - Valentina Stephan ( GER )
Ana Claro - Gabriella Van Der Willige ( NED )
Barbara Ferreira - Morgane Pons ( FRA )

ITF $ 50.000 Ashland WTA

Neuza Silva foi eliminada nos quartos de final por 4/6 e 5/7.

ITF $ 15.000 Porto ATP

Jogos com portugueses na 1ª ronda de qualificação:
Luis Miguel Gonçalves - Ricardo Elsink ( NED )
José Ricardo Nunes - Bye
João Silvério - Manuel Cavaco
João Carvalho - Bye
Diogo Rocha - Vasco Pascoal
João Maio - Bye
Carlos Caldas - Miguel Alves
Gonçalo Falcão - Rene D'Hooghe ( NED )

Calvia Open - ETA Sub-14, Cat. 3

Frederico Silva foi eliminado da competição, ao perder hoje por 3/6 e 2/6, frente ao 1º CS.
Joana Valle Costa tambem perdeu, por 3/6 e 2/6.
Em pares masculinos, Gonçalo Loureiro e Frederico Silva estão na final, depois da vitória de hoje por duplo 6/2.
O título será discutido frente à dupla espanhola Martes/Viaene.

Jogos Intercidades 2008

Resultados do 1º dia de competição, amabilidade do nosso correspondente Jorge Braga, mais uma vez em missão de " espionagem" na descoberta de novos valores.
Sub 12 -
Lisboa vs Aveiro 41
Porto vs Setubal 50
Lisboa vs Setubal 30 ( resultado parcial)
Sub 14 -
Lisboa vs Aveiro 50
Porto vs Algarve 32
Lisboa vs Setubal 50
Aveiro vs Porto ( nao dispomos deste resultado)

3ª Taça Sport Club do Porto - Sub-12 e Sub-16 , Nível C

Realiza-se este fim de semana de 27 e 28 de Setembro, a 3ª Taça Sport Club do Porto, prova de nível C, nos escalões de Sub-12 e Sub-16, que conta com 51 inscritos!
Esperam-se encontros interessantes nos courts anexos ao Parque da Cidade do Porto, pois o torneio conta com bons valores da região norte, como o Francisco Caldas, nº 19 no ranking nacional, do Clube de Ténis de Braga, secundado pelo Tiago Lourenço, nº 31 do ranking nacional, do Sport Clube Alberto Sousa, no escalão de Sub-12 masculinos, entre muitos outros jovens emergentes!
No mesmo escalão, mas no quadro feminino, a 9ª classificada do ranking nacional, Maria Tavares, da Academia de Ténis Ricardo Cayolla e a Joana Neves, atleta da casa lideram a prova.
Nos Sub-16 masculinos, Mário Correia, da Escola de Ténis da Maia, nº 19 nacional e Alexandre Silva, do Clube de Ténis de Braga, 125º na classificação nacional, são os favoritos à conquista da prova.

ITF $ 50.000 Ashland WTA

Neuza Silva continua em grande nos Estados Unidos e venceu a sua partida da 2ª ronda deste torneio de Ashland, frente a Jidkova, pelos parciais de 6/4 e 6/1.
Nos quartos de final tem pela frente a colombiana Duque Marino, CS nº1 e actual nº 101 WTA, uma velha conhecida das tenistas portuguesas, mas que perdeu frente a Neuza no último embate entre ambas, em Fuerteventura, em 3 sets.
Nos últimos 12 meses, a colombiana venceu Frederica Piedade e Michelle Larcher de Brito.
Boa sorte para a Neuza.

Dunlop Tour- II - Belas, Sub-12 e Sub-16 Cat. C

Já estão disponíveis os quadros de mais esta dupla jornada em Belas, integrada no Dunlop Tour, com a organização da Fastsports, do nosso grande Hugo Anão.
Assim em sub-16 masculinos, Francisco Saraiva da Ace-Team será o 1º CS, seguido de Nuno Ramos do CT Amadora.
Na 1ª ronda, destacamos dois jogos: o que opoe Nuno Deus do Ace-Team a Tiago Amaro do CT Jamor e o que vai opor João Nobre do CNG a Daniel Faria do Carcavelos Tenis.
Em sub-12 femininos, em sistema de RR, destacamos a presença de Joana Brites do Clube VII, de Patricia Leitão do C. Vale e Ema Pires do CETO.
Em masculinos, Tiago Cação, do CT Peniche é o 1º pré-designado, seguido de Afonso Salgado e André Nunes do CT Q Marinha.
Os jogos começam amanhã, pelas 09.00 h.

25 de setembro de 2008

Jogos Intercidades 2008

Joga-se a partir de amanhã, em Monsanto, os Jogos Intercidades 2008, para sub-12 e sub-14, com a presença das selecções de Lisboa, Porto, Aveiro, Algarve e Setúbal.
Presença de alguns dos nomes mais sonantes de ambos os escalões, como são os de José Moya, Zé Maria Dória, Manuel Almeida, Ricardo Marreiros e Margarida Vilas Boas em sub-12 e de Patricia Martins, José Tinoco, Tiago Cunha, Rita Correia e Samuel Cabanas em Sub-14.
A presença da Patricia ainda não estava confirmada, depois dos seus êxitos consecutivos nos torneios da ETA de sub-16 que se realizaram nas semanas anteriores.
Amanhã, os encontros começam pelas 09.30.

Calvia Open - ETA Sub-14, Cat. 3

Na 2ª ronda do quadro masculino, somente Frederico Silva venceu, por 6/4 e 6/0, tendo Rodolfo Pereira dado excelente réplica mas perdendo, pelos parciais de 7/5, 1/6 e 4/6.
Em pares, a dupla Pereira/Sousa perdeu na 1ª ronda por 6/7 e 3/6, enquanto Loureiro/Silva já estão nas meias finais, depois de vencerem na 2ª ronda por 6/1 e 6/3.
No acesso à final, jogam frente à dupla Ianakiev da Alemanha e Edwards de Inglaterra.
Nas meninas, Joana Valle Costa venceu de novo, por 7/5 e 7/5 e encontra nos quartos de final a checa Pantuckova.
Em pares, a Joana e a italiana Icardi perderam para as espanholas Civero e Herrera por 2/6, 6/3 e 2/6.

Michelle Larcher de Brito em Lisboa

Michelle Larcher de Brito recebe o Prémio Revelação 2008 da Fundação Luso-Brasileira no dia 7 de Outubro, mas amanhã (11h00) dá uma conferência de Imprensa no Tivoli Hotel (Lisboa).
A seguir, viaja para o Usbequistão, onde garantiu a entrada directa no quadro principal do "145 000 dólares" de Tashkent.
In: O Jogo

Rankings ETA

Depois da realização do torneio do Porto, o ranking europeu de sub-16 mostra, hoje, importantes alterações no que aos portugueses diz respeito.
Assim, nas meninas, Patricia Martins saltou mais de 60 posiões e já é a 49ª do ranking, deixando para 2º lugar entre as portuguesas Margarida Figueira em 103º, seguida de Margarida Moura em 142º, Sofia Araujo em 216º e Margarida Fernandes em 222º.
Hoje, temos 18 tenistas femininas no Top 1000 europeu.
Nos rapazes, Francisco Ramos é o 1º luso, na 145ª posição, seguido de Luis Silva em 170º, Pedro Lopes em 192º, Vasco Mensurado em 224º, Miguel Almeida em 225º e Frederico Silva em 243º.
Dentro do Top 1000, temos 27 tenistas lusos.
Em sub-14, as alterações foram minimas, sendo que em femininos, Patricia Martins está na 9ª posição e em masculinos, a liderança lusa pertence a Vasco Mensurado na 66ª posição.

ITF $ 50.000 Ashland WTA

Neuza Silva começou bem a sua aventura norte-americana, vencendo na 1ª ronda Sandy Gumulya, da Indonesia, por 6/1 e 6/3.
Na 2ª ronda vai encontrar Alina Jidkova, uma russa que já esteve bem dentro das 100 melhores WTA mas que agora se encontra bem atrás de Neuza Silva.
Em pares, a dupla de Neuza perdeu logo na 1ª ronda.

ITF $ 25.000 Granada WTA

Demi Rodrigues perdeu na 1ª ronda pelos parciais de 1/6 e 2/6.

Calvia Open - ETA Sub-14, Cat. 3

No fecho da 1ª ronda, sortes diferentes para os jovens lusos em presença no quadro masculino.
Rodolfo Pereira venceu por 6/4 e 6/3 e joga agora frente ao russo Smalyany, enquanto Gonçalo Loureiro perdeu por 5/7 e 1/6.
Nas meninas, Joana Valle Costa venceu por 6/2 e 6/4 e defronta agora a espanhola Miriam Sivera.

24 de setembro de 2008

Rankings

22 de Setembro
Ranking Masculino
108.º (+1) Frederico Gil, 446
176.º (=) Rui Machado, 240
480.º (-16) Gastão Elias, 56
551.º (-41) Leonardo Tavares 45
586.º (+17) João Sousa, 40
1100.º (-8) Pedro Sousa, 6
1419.º (-15) Miguel Almeida, 2
1531.º (-10) Frederico Marques, 2
1880.º (-11) José Ricardo Nunes, 1
A semana não foi particularmente feliz para o ténis masculino português. Para além da derrota na Taça Davis, vários jogadores tiveram quedas acentuadas. Gastão Elias desceu 16 posições ao perder 3 pontos e Leonardo Tavares perdeu quase 50 posições ao ver o seu pecúlio diminuir em 6 pontos. João Sousa foi o grande beneficiado da semana. A presença nos quartos de final de um future levaram a uma subida de 17 lugares, voltando a aproximar-se de Leonardo na discussão pelo 4º posto da classificação nacional.
Ranking Feminino
135.ª (-10) Michelle Brito, 253
173.ª (+4) Neuza Silva, 172
244.ª (-6) Frederica Piedade, 114
522.ª (-11) Catarina Ferreira, 31
570.ª (-3) Magali de Lattre, 26
787.ª (-7) Ana Catarina Nogueira, 12
897.ª (-2) Maria João Koehler, 8
1034.ª (-12) Demi Rodrigues, 4
O grande destaque da semana vai para a Neuza Silva, que mesmo sem jogar atinge o seu melhor ranking de sempre, 173ª WTA. Recorde-se que Neuza é a 4ª melhor jogadora portuguesa de sempre em termos de rankings internacionais, ficando atrás de Michelle Brito (124ª), Frederica Piedade (142ª) e Sofia Prazeres (152ª). Neuza joga a partir desta semana uma cartada decisiva nas suas aspirações à entrada no top 150, ao disputar uma série de torneios de 50.000$ numa altura em que não tem praticamente pontos a defender do ano passado. Quanto às restantes jogadoras, todas elas caíram algumas posições.
In: www.lusotenis.com

Homenagem póstuma a Hernâni Castro

Foi com grande consternação que o Mundo do Ténis reagiu ao desaparecimento de Hernâni Castro, um dos nomes históricos da modalidade nos Açores.
Tendo sido, desde sempre, grande amante da modalidade, Hernâni Castro foi um dos seus bons praticantes nas décadas de setenta e oitenta, onde formou, ao lado de Roberto Pacheco, antigo Presidente do Clube de Ténis de São Miguel, uma das duplas mais temidas da época.
Hernâni Castro esteve também intimamente ligado à história do maior Clube de Ténis dos Açores, não só por ser sócio fundador (nº5), mas também por ser, de todos, o que mais atentamente seguia a vida do Clube, sendo figura assídua em toda e qualquer competição que decorresse, fosse ela de miúdos ou graúdos, sempre com um aplauso para oferecer às melhores jogadas ou desempenhos. Acima de tudo, era um apaixonado pelo ténis e foi essa a imagem que deixou a todos que o conheceram.
A Direcção do Clube de Ténis de São Miguel, em nome de todos os sócios, simpatizantes e amigos, associa-se, nesta hora de tristeza mas também de celebração de uma vida ímpar, a toda a família, fazendo votos para que percursos como os de Hernâni Castro sirvam de referência a como se deve estar, sentir e servir o Desporto.
Até Sempre Campeão!

Tennis Europe Junior Masters - Sub-14

É mais um grande feito para o ténis juvenil português.
Patricia Martins, do Ace-Team é uma das oito candidatas ao título do Masters feminino de sub-14, numa competição da ETA, que vai decorrer de 3 a 5 de Outubro, em Itália, na localidade de Orbetello.
Patricia Martins é a 6ª pré-designada e será a única representante da Europa Ocidental no certame.
As tenistas participantes serão, para além da jovem pupila de Pedro Bívar, a eslovaca Uberalova, as russas Putintseva e Khromacheva, a bielorussa Sasnovich e as ucranianas Poznikhirenko, Kozlova e Svitolina.
Boa sorte para a Patricia.

Calvia Open - ETA Sub-14, Cat. 3

Decorre esta semana nas Ilhas Baleares, o torneio Calvia Open, para sub-14, cat.3, onde estão presentes vários tenistas lusos, em representação da selecção nacional deste escalão.
Em masculinos, Frederico Silva começou forte e venceu o italiano Bordoni por 6/0 e 6/1.
Na 2ª ronda defronta o alemão Ianakiev.
Fernando Sousa perdeu frente ao russo Gabrielyan por 4/6 e 3/6.
Gonçalo Loureiro joga esta manhã frente a Benejam Prim de Espanha e Rodolfo Pereira frente a Van Des Pas da Holanda.
Nas meninas, Adriana Silva perdeu na 1ª ronda frente a Musina da Russia, por 6/2, 6/7 e 4/6, enquanto Joana Valle Costa defronta hoje Freiwald da Alemanha.
Em pares masculinos, o Frederico e o Gonçalo estão isentos da 1ª ronda, o mesmo acontecendo com a outra dupla lusa, Fernando Sousa e Rodolfo Pereira.
Isenta da 1ª ronda de pares femininos está também Joana Valle Costa, que joga com a italiana Icardi.

PNDT _ Zonas Sul e Norte

Em singulares e em pares (provas mistas), Oliver Boulton (C.T. Quarteira) foi o vencedor da 10.ª etapa do Circuito Nacional de Sub 10, na Zona Sul, do Programa Nacional de Detecção de Talentos (PNDT), que teve lugar no passado fim-de-semana, no Clube de Ténis da Quinta da Balaia, em Albufeira, no Algarve.
Boulton venceu o jogador da casa Scott Hamber por 1/4, 4/2 e 4/2, depois de Duarte Girão (C.T.Q. Eucalipto) ter conquistado o terceiro lugar ao vencer Joachim Grieg (Carvoeiro C.T.).
Oliver Boulton venceu também na variante de pares ao lado de Scott Hamber, frente à dupla da Ferreira Activa formada por João António e Márcio Serro.
Michele Ortega (C.T.Braga) foi a grande vencedora da última etapa do Circuito Nacional de Sub 10, na Zona Norte, do Programa Nacional de Detecção de Talentos (PNDT), no passado fim-de-semana, no Oporto Cricket & Lawn Tennis Club.
Michele Ortega venceu Constança Silva (C.T.Porto) por duplo 4/0 na final de singulares femininos, sendo o terceiro lugar deste torneio ocupado pela pequena jovem esperança, Catarina Laranjeiro (CTGuimarães), que ganhou ante a tenista da casa, Matilde Lagoa (OCLTC) por 4/2. No entanto, Matilde fez uma boa prestação neste torneio e conseguiu a classificação para o Masters Inter-Regional a realizar no Clube de Ténis do Porto, nos próximos dias 11 e 12, com a organização da ‘Nuno Marques – Tennis & Sports Event’s’.
A final de singulares masculinos e a atribuição dos 3.º e 4.º lugares ainda estão por decidir uma vez que o encontro entre Pedro Lima (EVSport) e Tomás Mendes (CTBraga) na final e o duelo entre João Marques (CTPorto) e Afonso Viana (SCPorto) tiveram de ser interrompidos devido ao mau tempo e chuva constantes.
In: FPT

23 de setembro de 2008

Taça Davis - 2009

Em sorteio efectuado esta manhã, Portugal vai defrontar entre 6 e 8 de Março de 2009 a selecção de Chipre, tendo a selecção insular a possibilidade de jogar em casa.
Será assim a reedição do encontro do Porto, que Portugal venceu por 5-0, sendo que não sabemos se Baghadatis,a grande estrela do ténis cipriota regressará à selecção.
Em caso de vitória, Portugal defrontará o vencedor do encontro entre a Irlanda e a Argélia, que se disputará em território africano.

ITF $ 50.000 Ashland WTA

Presente no quadro principal, Neuza Silva aguarda hoje por uma das apuradas do quadro de qualificação, para saber como quem jogará na 1ª ronda deste torneio norte-americano, ela que irá fazer uma série de ITF's nos Estados Unidos, à procura de pontos que lhe sejam suficientes para poder, a partir do Open da Australia, começar a competir quase exclusivamente em torneios WTA.
Em pares, reencontra Thyssen da Holanda e defrontam na 1ª ronda a francesa Fedossova e a americana Lepchenko, em jogo da 1ª ronda.
Boa sorte para a Neuza.

ITF $ 25.000 Granada WTA

Demi Rodrigues perdeu na 3ª e última ronda de qualificação, frente à 7ª CS, a georgiana Gorgodze, por 0/6 e 4/6.
No entanto, a jovem pupila de André Lopes foi repescada para o quadro principal, onde defrontará na 1ª ronda outra georgiana, Sofia Kvatsabaia.

Dunlop Tour- I - Belas, Sub-14 e Sub-18 Cat. C

Terminou no Domingo,no CT Belas, a dupla jornada de sub-14 e sub-18, numa prova de nível C.
Em meninas, sub-14, a vitória sorriu a Andreia Bicho, do CV Gama, que venceu facilmente os seus três jogos, sendo o da final frente a Inês Miranda do Ace Team, a quem venceu por 6/1 e 6/2.
Nos rapazes, Nuno Deus do Ace-Team confirmou o favoritismo que apesentava, vencendo na final o jovem Bernardo Lemos, do CNG, por 7/6 e 6/0.
Em sub-18, vitória igualmente para o tenista mais cotado, Diogo Morgado do Real TC, que venceu na final João Amaro, 2º CS, do AT Almada, pelos parciais de 6/4 e 6/3.

22 de setembro de 2008

Mais uma boa ideia !!!

O nosso amigo Miguel Santos iniciou, por estes dias, um projecto no mínimo, inovador.
Juntar numa rede social de internet, os amantes e practicantes do ténis em Portugal e para isso criou o www.matchpointportugal.com , onde todos poderemos contribuir para melhorar e aprimorar a participação de todos nós neste depsorto que gostamos.
Ao Miguel, os meus parabéns por tal iniciativa e aconselhamos os nossos fiéis leitores a inscreverem-se e a participarem para que todos nos possamos conhecer melhor.

Torneio Verão III - Carcavelos , Sub-12, Nível C

Ema Pires do CETO venceu , ontem, a final do torneio de sub-12, organizado no Carcavelos Ténis, vencendo na final Constança Figueiredo do GAD, por 5/4 e 5/3.
Em masculinos, o troféu ficou para Pedro Barosa do GCP, que venceu na final Afonso Salgado, do CTQMarinha por 4/2, 2/4 e 5/4.
Nas meias finais, o Pedro tinha eliminado André Nunes do CTQMarinha por 4/1 e 5/3, enquanto que o Afonso tinha vencido Vasco Santos do CT por 4/1 e 4/0.

ITF $ 10.000 Uganda, ATP

Frederico Marques continua a sua aventura por terras africanas e está esta semana no Uganda onde, em Kampala, disputará a 1ª ronda do quadro principal deste future.
Mais uma vez, o sorteio ditou um CS para o luso, neste caso o egipcio Abou El Khair.

Taça Davis - 2008

Ontem, Leonardo Tavares (510.º ATP) defendeu as cores portuguesas com garra mas não conseguiu contrariar o favoritismo do ucraniano Ivan Sergeyev (331.º ATP), acabando por ceder com os parciais de 6/7 (6), 6/4 e 3/6, no último encontro da eliminatória do play-off para a subida ao Grupo I da Zona Europa / África.
Já João Sousa (603.º ATP) estreou-se durante a amanhã nesta eliminatória, cedendo ante Illya Marchenko (209.º ATP) por duplo 3/6.
A Selecção Lusa foi, ontem, afastada da possibilidade de subir ao Grupo I mas, ainda assim, os encontros de hoje cumpriram-se à melhor de três sets.
O ‘Capitão’ Pedro Cordeiro acredita que “o lugar de Portugal é no Grupo I e a Selecção Nacional vai continuar a candidatar-se a jogar nesse grupo”. “As tentativas de subida têm-nos feito jogar quase sempre fora e em pisos que não são os mais favoráveis, além de que, desta vez, não pudemos contar com o Frederico Gil [devido a lesão]”, explica.
Quando questionado sobre o núcleo de tenistas convocados para a próxima época, o ‘capitão’ refere que os convocados “vão manter-se os mesmos desde que as suas prestações o justifiquem e em Fevereiro iremos novamente tentar a subida ao Grupo I”, da Zona Europa / África.
In: FPT

Parque Nascente Tenis Open, ETA Sub-16, Cat.3

Na informarção que faltava, em pares masculinos, o título foi para a dupla Magalhães/Tomás, que venceram na final Sualehe/Jorge por 6/4 e 6/2.