Pesquisar neste blogue

1 de março de 2008

ITF $ 10.000 Sabadell WTA

Carla Caetano venceu o seu encontro da ronda inaugural do torneio de qualificação de Sabadell, batendo a sua adversária por 6/4 e 6/1.
Na 2ª ronda, defronta a espanhola Matilde Gonzalves, 6ª CS da qualificação.

Torneio Coimbra, sub-12, Nível B

Nos courts do Estádio Universitário da cidade de Coimbra , começou hoje este torneio de nível B em sub-12.
Nas meninas, o quadro principal é encabeçado por Teresa Lobo do GC Português e por Matilde Fernandes da Associação Académica de Coimbra.
Em masculinos, na qualificação, são os nomes de Ricardo Gomes da SCA Sousa e de Francisco Cerqueira do Ginásio Clube Português os mais cotados.
No quadro principal, o 1º CS é Pedro Santos do CT Montemor-o-Novo e o 2º CS será Rafael Marques do Miravillas TC.
Boa sorte para todos e, já agora, agradecemos aos três amigos que, respondendo à nossa pequena provocação, enviaram os quadros do torneio.

ITF $ 10.000 Sabadell ATP

Na 2ª ronda de qualificação do torneio de Sabadell, João Sousa venceu mais uma vez, agora pelos parciais de 6/3 e 6/4, qualificando-se para a ronda decisiva, onde encontrará Emilio Navarro de Espanha, aqui 14º CS.
Frederico Marques Também venceu facilmente por 6/3 e 6/1 e vai discutir o apuramento com o espanhol Jordi Montana, 6º CS.

ITF $ 10.000 Faro ATP

Rui Machado qualificou-se hoje (sábado) para a sua segunda final consecutiva em torneios a contar para o ranking mundial ATP. Duas semanas depois de ter ganho um evento de 10 mil dólares em prémios monetários, em Bari (Itália), o antigo campeão nacional tenta amanhã (domingo) apoderar-se do título de outra competição da mesma categoria, o Faro Future Hotel Mónaco, cuja 16ª edição tem vindo a decorrer no Centro de Ténis de Faro.
O algarvio, classificado no 611º posto do ‘ranking’ ATP, derrotou nas meias-finais o espanhol Ignacio Coll-Riudavets, o sexto cabeça-de-série e 479º na hierarquia internacional, por 6-1 e 6-3. Rui Machado somou o seu 12º encontro vitorioso consecutivo (5 encontros em Bari, 3 no ‘qualifying’ de Faro e 4 no quadro principal). Coll-Riudavets, de 20 anos, foi o parceiro de Machado, de 23 anos, no tal torneio italiano em Bari, tendo a dupla luso-espanhola atingido a final de pares.
A final do Faro Future Hotel está marcada para amanhã (domingo), às 15:00 horas e Rui Machado defrontará Frédéric Jeanclaude, de 27 anos, 653º classificado no ranking mundial. O francês está pela terceira vez na final de um torneio de 10 mil dólares e procura o seu primeiro título.

Challenger de Bogotá, Colômbia $ 125.000 ATP

Chama-se Julio Cesar Campozano, ATP 399, equatoriano.
É o adversário de Gastão Elias na ronda inaugural do torneio de qualificação de Bogotá.
Afinal, o miúdo português entrou no quadro sem necessitar de WC e, em caso de vitória na 1ª ronda, poderá encontrar o brasileiro Ricardo Mello, 3º CS da qualificação.
Boa sorte para o Gastão.

Torneio Carcavelos Juvenil, Sub-12 e sub-16, Nível C

Margarida Leão ( CAD ) e Mafalda Batista ( CT Carcavelos ) são as favoritas para a discussão do torneio de sub-12 feminino que este fim de semana começa em Carcavelos.
Nos miúdos no mesmo escalão etário, 13 grupos discutem em sistema RR a presença no quadro final, com os destaques para as presenças de Filipe Cunha e Silva ( CETO ) e de Bernardo Pinheiro do CIF.
Em sub-16, femininos, a CS nº1 é Andreia Bicho do CV Gama, seguida de Sofia Batista do CAD.
Em masculinos, Tomás Vale ( CTQ Marinha ) e Afonso Gomes ( Pestana TA ) serão, teoricamente, os favoritos à vitória final.

Campeonato Regional Absoluto Séniores - AT Porto

Termina no próximo domingo o regional absoluto da AT Porto, sendo que os grandes favoritos já estão nos quartos de final.
O 1º CS, Miguel Alves do CTP, venceu os seus dois jogos pelo mesmo resultado ( duplo 6/0 ) e defronta no acesso à meia final o qualifier Ricardo Ferreira ( AHRTB).
No outro lado do quadro está Vitor Silva, igualmente nos quartos de final, sendo que terá que ultrapassar Rui Andrade ( CSNA) no caminho para as meias finais.
No quadro feminino, as favoritas serão Inês Xavier do SCP e Mariana Clemente do CTP.

Campeonato regional de sub-12 - AT Porto

Começa amanhã e decorrerá durante a próxima semana no courts do CT Braga o campeonato regional de sub-12 da AT Porto.
No quadro prinicpal masculino, os dois pré-designados como CS são o José Dória ( SCAS ) e Francisco Caldas ( CTB ).
Em femininos, Luisa Almeida ( ETNA) e Maria Tavares ( ATRC) são as grandes favoritas na discussão do título.

Costa Rica Bowl, ITF Junior G3

Barbara Luz vai tentar retomar as boas prestações do inicio do ano, participando neste G3 na Costa Rica, onde jogará no quadro principal.
A jovem lusa vai ficar cerca de 3 semanas no continente sul americano, participando depois nos torneios do Panamá ( Panama Bowl - G4 ) e do Paraguai ( Pascuas Bowl - G5 ).
Boa sorte para a Barbara Luz.

29 de fevereiro de 2008

ITF $ 10.000 Lagos ATP

Estes são os jogos que envolvem tenistas lusos na 1ª ronda do Future de Lagos, no Algarve e que, a partir de amanhã, se disputa na cidade algarvia.
Hugo Anão - Nassim Slilam ( FRA )
Roque Rocha - Bernardo Dias ( BRA )
João Silvério - Alexander Vasin ( RUS )
Kevin Belhaj - Pavel Prochorov ( RUS )
Gonçalo Falcão - Daniel Andrus ( USA )
Francisco Dias - Tim Hewitt ( GBR )
Pedro Sousa - Morgan Phillips ( GBR )
Manuel Cavaco - Guillaume Crasson ( BEL )
Kevin Barragão - Oskar Pallin ( SWE )
Francisco Charters - Martin Baker ( GBR )
Boa sorte para todos

ITF Kramfors High Coast Junior G3

Demi Rodrigues deverá participar no quadro principal deste G3 sueco, 1º de três torneios consecutivos no país nórdico a contar para o ranking mundial de júniores.
Boa sorte para a jovem tenista nacional.

Luxemburg Junior Open ITF G2

Miguel Almeida é o representante português neste importante torneio de júniores, onde participará no quadro principal, que se inicia na próxima 2ª feira.
Boa sorte para o miúdo português, animado por certo, com a excelente perfomance no torneio Future de Faro.

ITF $ 10.000 Sabadell WTA

Carla Caetano continua por Espanha, onde tentará em Sabadell, a qualificação para o quadro principal deste torneio de $ 10.000.
Na 1ª ronda, defronta a convidada espanhola Judit Domingo-Casas, uma jovem que acabou de fazer 15 anos e que disputa apenas o seu 3º torneio internacional, ainda à procura da 1ª vitória.

ITF $ 10.000 Sabadell ATP

João Sousa venceu o seu 1º encontro de mais uma qualificação em Espanha, pelos parciais de 6/3 e 6/3.
Frederico Marques mandou de bicicleta para casa o britânico Hutchings, com um duplo 6/0.
Na 2ª ronda, Frederico vai defrontar o espanhol De La Fuente Ramos, enquanto João Sousa defrontará o também espanhol Collado Castells.

ITF $ 10.000 Faro ATP

Rui Machado qualificou-se hoje (sexta-feira) para as meias-finais do Faro Future Hotel Mónaco, o torneio internacional de ténis, a contar para o ‘ranking’ mundial ATP, com 10 mil dólares em prémios monetários, cuja 16ª edição decorre no Centro de Ténis de Faro.
O antigo campeão nacional absoluto, classificado no 611º posto do ‘ranking’ ATP, derrotou nos quartos-de-final o belga Maxime Authom, o 593º tenista mundial, por 7-5 e 6-3. O algarvio desforrou, deste modo, Pedro Sousa que tinha perdido com o belga nos oitavos-de-final. Foi o 12º encontro consecutivo vitorioso de Machado que passou a fase de qualificação deste Faro Future Hotel Mónaco e duas semanas antes tinha vencido outro torneio de 10 mil dólares em Bari.
O “pupilo” de João Cunha e Silva defronta amanhã (sábado), nas meias-finais, o espanhol Ignacio Coll-Riudavets, o sexto cabeça-de-série e 479º na hierarquia internacional. Coll-Riudavets, de 20 anos (três anos mais novo do que o português), foi o parceiro de Machado no tal torneio italiano em Bari, tendo a dupla luso-espanhola atingido a final de pares. As meias-finais estão marcadas para as 11:30 horas, mas Rui Machado só irá jogar no segundo encontro do ‘court’ nº1 do Centro de Ténis de Faro.
O Faro Future Hotel Mónaco é patrocinado pelo BANIF, tem um apoio importante da Câmara Municipal de Faro e apresenta como Parceiro Media o jornal O Jogo.
Premier Sports

ITF $ 10.000 Sabadell ATP

João Sousa é o 4º CS da qualificação e Frederico Marques o 12º.
João Sousa defronta na ronda inaugural o espanhol Morente Gemas enquanto Frederico mede forças com o britânico Alexander Hutchings.

7th ITF Junior Oran 2008, G4

Apesar da derrota, Manuel Marcelo obrigou o nº1 do torneio a 3 sets no jogo da final deste G4 argelino.
O pupilo de Bernardo Mota foi derrotado pelos parciais de 6/4, 4/6 e 2/6.
Com a vitória em pares, Manuel Marcelo marcará aqui importantes pontos, num desabrochar que poucos esperavam mas que aqui saudamos.
Aliás, Manuel Marcelo vai entrar , desde já, no Top 500 e, se manter esta sequência ganhadora, iremos por certo encontrá-lo rapidamente ao pé do Miguel e do Martim.
Vamos agora aguardar pelas próximas competições para termos a confirmação do momento de forma absolutamente esmagador do jovem português.
Parabéns a todos pela excelente representação de Portugal em terras argelinas.

28 de fevereiro de 2008

Challenger de Bogotá, Colômbia $ 125.000 ATP

Segundo os nossos amigos do bolamarela ( www.bolamarela.com ), Gastão Elias voou até à Colômbia para participar, como convidado, na qualificação do torneio Challenger de Bogotá, com um prize money de $ 125.000.
Ao que nos é dito, o miúdo já terá debelado totalmente uma arreliadora lesão no joelho esquerdo que o manteve afastado da competição nas últimas semanas.
Boa sorte para o Gastão.

ITF $ 10.000 Faro ATP

Rui Machado qualificou-se hoje (quinta-feira) para os quartos-de-final do Faro Future Hotel Mónaco, o torneio internacional de ténis, a contar para o ‘ranking’ mundial ATP, com 10 mil dólares em prémios monetários, cuja 16ª edição decorre no Centro de Ténis de Faro. Leonardo Tavares e Pedro Sousa foram eliminados em três ‘sets’.
Rui Machado atravessa uma série invencível de 11 encontros, que começou com uma vitória no torneio de 10 mil dólares de Bari (Itália), passou a fase de qualificação deste Faro Future Hotel Mónaco e continua no quadro principal. O antigo campeão nacional ainda não perdeu qualquer ‘set’ na capital algarvia e hoje eliminou por 6-0 e 6-4 o ‘qualifier’ francês Florian Reynet, que tinha derrotado Pedro Sousa na última ronda do ‘qualifying’ e José Ricardo Nunes na primeira ronda do quadro principal. Amanhã (sexta-feira), nos quartos-de-final, no segundo encontro das 11:00 horas, Rui Machado joga no ‘court’ nº1 frente ao belga Maxime Authom (593º ATP), o “carrasco” de Sousa.
Leonardo Tavares e Pedro Sousa ficaram pelo caminho nos oitavos-de-final. Tavares, campeão do Porto Open, cedeu por 4-6, 6-3 e 6-3, diante do ‘qualifier’ francês Pierre Metenier, enquanto Sousa desperdiçou a vantagem de um duplo ‘break’ e de 3-0 no terceiro ‘set’, antes de cair por 6-1, 4-6 e 7-5, diante do belga Maxime Authom.
Premier Sports

PNDT - São Miguel - Açores

Simone Simas (CTSM), em femininos, e Tiago Neves (Lawn Tennis Club da Ilha Terceira), no sector masculino, ganharam, no passado fim-de-semana, a primeira etapa da Zona Açores a contar para o Circuito Nacional de Sub 10 do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos), que decorreu no Clube Ténis de São Miguel. Nos Sub 8, Manuel Sousa (CTSM) foi o vencedor.
Na competição feminina de Sub 10, a jogadora da casa Simone Simas levou a melhor sobre a sua colega de Clube, Marta Magalhães, enquanto que, em masculinos, Tiago Neves impôs-se ao anfitrião Rodrigo Freitas.
Em Sub 8, Manuel Sousa ganhou a Tomás Sampaio, numa final entre jogadores do CTSM.
Muitos dos intervenientes nesta etapa do Circuito Nacional de Sub 10 são oriundos do projecto “Escolinhas do Desporto”, que leva às escolas primárias o ensino do ténis.
In: FPT

Open Super 12 – Auray, França

Os representantes da Selecção Nacional de Sub 12 (Luisa Almeida, Manuel Almeida e Nuno Mesquita) no Open Super 12, em Auray, na Bretanha (França), foram afastados, mas Luisa Almeida compete ainda no quadro de consolação, onde já venceu o encontro da primeira ronda.
A campeã do Masters Nacional de Sub 10 do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos) impôs-se à russa Elisabeth Lukshinova, por 6/1 e 6/4, apurando-se para os quartos-de-final.
In: FPT

7th ITF Junior Oran 2008, G4

Apresentando uma forma que será, para muitos, surpreendente, Manuel Marcelo pode cometer a proeza de ser o 1º luso em 2008 a conseguir uma dobradinha num torneio internacional.
De facto, o jovem português despachou o russo Dubinsky por 6/0 e 6/1 ( !!!) nas meias finais de singulares e vai discutir o título com o 1º CS, o tunisino Zinelaabidine, ITF Junior 202.
Em pares, com o Pedro Palha, a dupla portuguesa venceu a final do torneio, pelos parciais de 4/6, 6/2 e 7/5.
Em grande, a presença portuguesa por terras africanas.

ITF $ 25.000 Fort Walton Beach WTA

Depois de três vitórias na qualificação, Frederica Piedade avançou para a 2ª ronda do torneio de Fort Walton Beach, depois de vencer na 1ª ronda pelos parciais de 6/7, 6/2 e 6/0.
Agora vai defrontar a coreana Ye-Ra Lee, 5ª CS do torneio e 212 WTA.
PS: Frederica Piedade perdeu na 2ª ronda por falta de comparência no seu jogo, e ainda não sabemos o que terá motivado tal situação. O mesmo aconteceu no jogo de pares, onde já estava na 2ª ronda com a sérvia Mircic.

27 de fevereiro de 2008

PNDT - Coimbra

Michelle Ortega (CT Braga) e Bruno Moura (LTC Figueira da Foz) venceram, em femininos e masculinos, respectivamente, a terceira etapa do Circuito Nacional de Sub 10 do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos) – Zona Norte, no último fim-de-semana, no ClubeTénis de Coimbra. A prova contou com 58 atletas e jogaram-se 84 short sets (sets mais curtos).
Na competição feminina, Michelle Ortega, que vencera em Guimarães e fora segunda classificada em Oliveira de Azeméis, levou a melhor sobre Patrícia Faia (AA Coimbra), por 4-2, na final. Pelo mesmo resultado, Francisca Gomes (ACA) venceu Adriana Matos (SC Vale de Açores) no encontro de atribuição do terceiro e quarto lugares.
Em masculinos, Bruno Moura impôs-se ao seu colega de treino, Hugo Costa (LTC Figueira da Foz), numa final muito disputada, por 5/4 (8-6). Bernardo Pires (ET Maia) ganhou a Afonso Cortez (CT Porto), ficando em terceiro lugar.
Para além da variante de singulares, jogou-se também em pares. O par misto formado por Afonso Cortez e Patrícia Faia venceu a dupla masculina da ET Maia, Bernardo Pires / Rafael Andrade.
No auxílio aos atletas estiveram o Director Técnico Regional, Ivan Gonçalves, e os treinadores Hugo Silva, Dinis Figueiredo e Mathieu Garcia.

Coordenação do PNDT:
Para além da Organização, estão de parabéns todos os treinadores dos vários clubes intervenientes, pois o nível do Circuito tem vindo a aumentar de prova para prova. Este circuito, agora adaptado às normas mundiais do Programa Play & Stay, é cada vez mais uma referência na uniformização do ensino e prática do ténis em escalões de formação. A prova decorreu em ambiente de festa e convívio, com grande participação e empenho de todos os atletas e respectivas famílias. A todos, agradecemos a presença e a boa disposição com que animaram este fim-de-semana! Contamos com todos na próxima etapa da zona Norte, dias 29 e 30 de Março, no Complexo de Ténis da Maia. Relembramos que os Torneios de sub 8 do Circuito Nacional pertencente à ATPorto não se realizam a par dos do escalão de sub 8, pois esta associação tem um circuito regional de sub 8 e sub 6 (Mini-cir). Este circuito Regional será observado por um técnico do PNDT em estreita colaboração com a ATPorto.

Pedro Lobão
In: FPT

ITF $ 10.000 Faro ATP

Leonardo Tavares, Rui Machado e Pedro Sousa qualificaram-se hoje (quarta-feira) para os oitavos-de-final do Faro Future Hotel Mónaco, o torneio internacional de ténis, a contar para o ‘ranking’ mundial ATP, com 10 mil dólares em prémios monetários, cuja 16ª edição decorre no Centro de Ténis de Faro.
Leonardo Tavares derrotou o ucraniano Aleksandr Yarmola por 6-3 e 6-1. Yarmola é o 667º tenista mundial, Tavares o 520º e foi a primeira vez que se defrontaram.
«Fiz um bom jogo, não puxei muito pelo serviço, mas joguei bem do fundo do ‘court’ e estive sempre em cima do meu adversário, pois ele jogava sem impor ritmo, mas mexia-se bem e tinha boa esquerda. No princípio entrei a falhar um pouco mas depois consegui soltar mais e jogar mais sólido», disse o campeão do Porto Open, que fez uma infiltração no ombro esquerdo (é “canhoto”) pouco antes do torneio, para debelar «uma bursite e uma tendinite aguda no supra-espinoso».
Rui Machado, que vem de uma vitória no torneio de 10 mil dólares de Bari (Itália), passou a fase de qualificação com brilhantismo e continua sem perder qualquer ‘set’. Na primeira ronda do quadro principal o antigo campeão nacional, 611º na lista ATP, cometeu a proeza de eliminar o segundo cabeça-de-série, o britânico Joshua Goodall (353º), por 6-4 e 7-5, no primeiro duelo entre ambos.
Quanto a Pedro Sousa, que regressou à competição no passado mês de Janeiro e foi repescado do ‘qualifying’, onde tinha perdido na última ronda, é o actual 1492º classificado no ‘ranking’ mundial, mas vai subir uns bons lugares depois de ter desfeiteado hoje o ‘qualifier’ francês Trystan Meniane (783º) por 7-5 e 6-4. O vice-campeão nacional nunca defrontara Meniane e não passava uma ronda num quadro principal desde Agosto, num Future em Itália.
O outro português a jogar hoje na primeira ronda foi o ‘wild card’ José Ricardo Nunes (1492º), que tombou por 6-3 e 7-6 (7/5), diante do francês Florian Reynet (857º), o tal que vergou Pedro Sousa na última ronda do ‘qualifying’.
Amanhã (quinta-feira), os oitavos-de-final iniciam-se às 10:00 horas.
Premier Sports

ITF $ 10.000 Terrasa ATP

Talvez acusando algum cansaço, João Sousa foi atropelado pelo 6º CS da competição, perdendo na 2ª ronda do torneio espanhol por duplo 1/6.

7th ITF Junior Oran 2008, G4

Manuel Marcelo já está nos quartos de final da competição, depois da sua vitória de hoje por 6/1 e 7/6.
Na próxima ronda vai defrontar o 6º CS, o italiano Francesco Picco, ITF Junior 469 e que na passada semana venceu o G5 argelino onde Marcelo foi semifinalista.
Será pois um bom teste ao grande momento que o pupilo de Bernardo Mota está a atravessar.
Em pares, a dupla Manuel Marcelo e Pedro Palha já está nas meias finais, depois de vitórias na 1ª ronda por 7/5 e 6/2 e na 2ª ronda por 6/2 e 6/1, aqui frente à dupla nº2 da competição.
Defrontam agora Assereto e Picco de Itália no jogo de apuramento para a final.
Alexandre Resende está nos quartos de final de pares, onde faz dupla com o iraniano Saber, defrontando o belga Baltogiannis e o russo Dubinsky.
PS: Ao que a FPT informa, Manuel Marcelo já estará nas meias finais de singulares, depois de ter vencido o 6º CS pelos parciais de 6/3 e 6/2 !!!!.
A confirmar-se, Manuel Marcelo ameaça tornar-se num dos nomes de maior destaque no ténis português neste inicio de época.

Memphis $ 175.000 WTA Tier III

Michelle Larcher de Brito foi eliminada do torneio de Menphis, depois de ter perdido com a 6ª CS da competição, a dinamarquesa Caroline Wosniacki por 2/6 e 4/6.

Open Super 12 – Auray, França

Terminou ontem a participação da Selecção Nacional de Sub 12 no Open Super 12, em Auray, na Bretanha (França), depois de Luisa Almeida, em singulares, e a dupla Manuel Almeida / Nuno Mesquita serem afastados.
Luisa Almeida foi afastada pela belga Caroline Daxhelet, por 0/6 e 1/6, enquanto a dupla Manuel Almeida / Nuno Mesquita foi surpreendida pelos austríacos Sébastian Ofner / Lucas Miedler (2/6 e 1/6).
Na véspera, Manuel Almeida e Nuno Mesquita haviam cedido em singulares, enquanto Luisa ficara pelo caminho na variante de pares.
In: FPT

26 de fevereiro de 2008

Challenger Cherbourg - $ 50.000 ATP

Frederico Gil foi eliminado logo de entrada neste Challenger de $ 50.000, perdendo no 3º set por 4/6, depois de ter estado a vencer por 4/2 e mesmo após o 4/5, ter estado a vencer por 40/0 no serviço do adversário.
Melhores dias virão, ainda que Gil continue na variante de pares, após vitória na ronda inaugural.

7th ITF Junior Oran 2008, G4

Manuel Marcelo continua verdadeiramente intratável, sobretudo para quem dá os primeiros passos nestas andanças e , neste G4 argelino e na sequência lógica do excelente momento de forma que apresenta, despachou o 2º CS do torneio, o francês Thomas Favre, pelos parciais de 3/6, 6/1 e 6/2 !!!.
Alexandre Resende ( 0/6 e 1/6 ) e Pedro Palha ( 6/7 e 2/6 ) não lograram apurar-se para a 2ª ronda, onde Marcelo vai defrontar o holandês Kevin Griekspoor, qualifier, tenista que eliminou Palha na passada semana. Curiosamente foi o irmão gémeo de Kevin que bateu Marcelo na meia final da passada semana, sendo que ao nível aparente de jogo, o adversário de amanhã de Marcelo será o " elo mais fraco da familia".
Parabéns bem merecidos ao Manuel Marcelo.

Le Chambon sur Lignon, ETA sub-16, Cat.2 - França

Margarida Moura perdeu em pares , com a italiana Parmigiani, em 3 sets frente a uma dupla francesa enquanto o par masculino nacional também perdeu, pelos parciais de 3/6 e 1/6.

Challenger Cherbourg - $ 50.000 ATP

Frederico Gil vence no 3º set por 3/2, depois de, frente a Mannarino, ter vencido por 6/3 o 1º set e perdido o segundo por 3/6.
Vamos esperar que Gil mantenha a sua veia ganhadora que demonstrou na Africa do Sul.
Score em directo ( ou quase) em : http://www.tmi.fft.fr/atp.cherbourg/score.html

ITF $ 10.000 Faro ATP

Rui Machado e Pedro Sousa juntaram-se a Leonardo Tavares e José Ricardo Nunes no quadro principal do Faro Future Hotel Mónaco, cuja 16ª edição arrancou com as qualificações no sábado, no Centro de Ténis de Faro.
O mais antigo torneio internacional de ténis algarvio distribui 10 mil dólares em prémios monetários e conta para o ranking mundial ATP.
Rui Machado, que vem de uma vitória no torneio de 10 mil dólares de Bari (Itália), passou a fase de qualificação com brilhantismo.
Hoje (terça-feira) venceu dois encontros, não perdeu qualquer ‘set’ e cedeu apenas quatro jogos. O antigo campeão nacional derrotou na terceira ronda o britânico Luke Campbell por 6-1 e 6-0, e na ronda de qualificação arrasou o francês Jerôme Inzerillo por 6-1 e 6-2.
Machado vingou, assim, o algarvio Kevin Barragão, eliminado exactamente por Inzerillo na terceira ronda pelos equilibrados parciais de 6-4, 6-7 (5/7) e 6-2.
Quanto a Pedro Sousa, que regressou à competição no passado mês de Janeiro, só perdeu na ronda de qualificação frente ao francês Florian Reynet, por 5-7, 6-1 e 6-1, depois de ter desfeiteado o holandês Menno van Der Zweep por 6-1 e 6-2. O vice-campeão nacional absoluto foi depois repescado para o quadro principal na qualidade de ‘lucky loser’.
O outro português que hoje perdeu no ‘qualifying’ foi Miguel Almeida. O campeão nacional de cadetes foi afastado na terceira ronda pelo dinamarquês Jocob Melskens por 6-3 e 6-2.
Amanhã (quarta-feira) o juiz-árbitro Rogério Santos irá realizar toda a primeira ronda.
Às 10:00 horas a jornada será aberta por Pedro Sousa diante do francês Meniane, vindo da qualificação.
Nos segundos duelos do dia, o ‘wild card’ José Ricardo Nunes defronta o tal gaulês Florian Reynet, o “carrasco” de Pedro Sousa na qualificação, enquanto Rui Machado tem pela frente o segundo cabeça-de-série, o britânico Joshua Goodall.
O último português a jogar será o campeão do Porto Open, Leonardo Tavares, perante o ucraniano Aleksandr Yarmola.
Premier Sports

ITF $ 25.000 Fort Walton Beach WTA

Uma Frederica Piedade em grande na qualificação deste torneio na Florida, vencendo na 2ª ronda por concludentes 6/2 e 6/1 e na última e decisiva fase a russa Alexandra Panova, por 5/7, 7/6 e 6/3.
Alexa Guarachi, norte-americana WTA 998, foi a prenda bem merecida para Frederica que deverá, com facilidade, ultrapassar esta convidada da organização, em jogo da ronda nº1 do quadro principal.

Curso Treinadores Nível 3

Está a decorrer na Maia, no norte de Portugal, o Curso de Treinadores de Nível 3, organizado pelo Departamento de Formação da Federação Portuguesa de Ténis (FPT). O Curso teve início no passado dia 15 de Fevereiro e prolonga-se até ao dia 9 de Março.
Este curso, dirigido pelo Prof. Vítor Cabral (Director do Departamento de Formação da FPT) conta com 10 prelectores das diversas áreas de especialização dos seus conteúdos. Entre esses prelectores destacamos a presença de Miguel Crespo (Director do Departamento de formação da ITF) que abriu o Curso com a disciplina de Psicologia, e de Piotr Unierzyski (prelector internacional da ITF) que irá marcar presença no dia 29 de Fevereiro.
As sessões de trabalho correram de uma forma animada num grupo muito interessante, que conta com a presença de Nuno Marques, Vítor Ferreira e Rui Silva, que entre outros treinadores partilham as quatro semanas de duração do Curso.
De acordo com Vítor Cabral, este Curso permite dar resposta às necessidades dos treinadores do norte do país em termos de uma formação que representa o nível mais elevado de formação de treinadores da FPT, complementando o curso de Nível 3 realizado em Lisboa em Setembro de 2007.Miguel Crespo comentou que ele foi impressionado com o interesse e a participação dos treinadores.
Ele esteve feliz ver que os treinadores portugueses de nível superior repartiram seus conhecimentos e experiências durante o curso.
Miguel afirmou que com este tipo de iniciativas, os treinadores portugueses serão capazes de aumentar a qualidade do seu trabalho com jogadores para ajudá-los a realizar o seu melhor tênis.

Open Super 12 – Auray, França

Manuel Almeida (ET Espinho) e Nuno Mesquita (CT Olaias) estrearam-se ontem em representação da Selecção Nacional de Sub 12, no torneio internacional Open Super 12, em Auray, na Bretanha (França), e ambos foram afastados nos respectivos encontros de singulares masculinos. Em femininos, Luisa Almeida (ET Nuno Alegro) entra hoje em acção na variante de singulares, após ter cedido em pares.
Ao fim de três disputadas partidas, Manuel Almeida cedeu face ao francês Mathieu Garcia, pelos parciais de 1/6, 7/5 e 4/6, enquanto Miguel Mesquita foi surpreendido pelo espanhol Miguel Semmler (2/6 e 4/6).
Hoje, a campeã do Masters Nacional de Sub 10 do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos) defronta a belga Caroline Daxhelet. Ontem, em pares, Luisa Almeida e Alexa Pirok (Hon) cederam diante da dupla austríaca Barbara Haas / Karoline Kurz, por 3/6 e 5/7.
Em pares masculinos, Manuel Almeida e Nuno Mesquita jogam o acesso à segunda ronda frente a outra dupla austríaca Sébastian Ofner / Lucas Miedler.
In: FPT

25 de fevereiro de 2008

Michelle e o blog

É uma sina que temos mas que não nos importamos nada.
Sempre que Michelle joga e ganha, o blog bate records.
Já por duas vezes tinhamos atingido a cifra de 1000 page views num único dia e sempre por causa da Michelle, mas nunca o tinhamos feito tão cedo, cerca das 21.40h.
Por outro lado, iremos hoje bater igualmente o número de visitantes únicos, cerca de 650 quando soarem as doze badaladas.
Fevereiro tem sido um mês entusiasmante, com o aumento continuado do número de comentários, e com o facto de irmos atingir, pela 1ª vez as 23.000 page views num único mês e, com toda a certeza os 15 mil visitantes únicos.
Penso que estamos todos de parabéns, para mais num dia em que a nossa pequena grande Michelle conseguiu mais um grande feito na sua ainda curta carreira.
Obrigado e bem hajam.

ITF $ 10.000 Faro ATP

Quatro tenistas portugueses qualificaram-se para a terceira ronda da fase de qualificação do Faro Future Hotel Mónaco, cuja 16ª edição arrancou no sábado no Centro de Ténis de Faro. O mais antigo torneio internacional de ténis algarvio distribui 10 mil dólares em prémios monetários e conta para o ranking mundial ATP.
Rui Machado, Pedro Sousa e Miguel Almeida venceram os seus encontros da segunda ronda do ‘qualifying’ e juntaram-se a Kevin Barragão que beneficiou da desistência de Tiago Godinho. É a primeira vez que o algarvio Barragão atinge uma fase tão adiantada de um torneio a contar para o ‘ranking’ mundial.
Rui Machado, que vem de uma vitória no torneio de 10 mil dólares de Bari (Itália), derrotou o espanhol Alberto Rodriguez Cervantes por 6-2 e 6-3; Pedro Sousa, a regressar à competição neste início de ano, impôs-se ao 14º cabeça-de-série, o britânico Matthew Illingworth por 6-3 e 6-3; e o ainda cadete Miguel Almeida eliminou o canadiano Pavel Krainik por 7-6 (7/4) e 6-4.
Entretanto, houve mais quatro portugueses a ficaram pelo caminho. Ainda na primeira ronda, Manuel Cavaco cedeu diante do arménio Artur Khachatryan por 6-1, 6-7 (2/7) e 7-6 (7/2); Francisco Dias tombou perante o belga Yannick Vandenbulcke por 6-4 e 7-6 (7/3); e João Silvério soçobrou ante o russo Pavel Prochorov por 6-3 e 6-3.
Na segunda ronda, Gonçalo Falcão foi afastado pelo sueco Robert Gustafsson por 7-6 (7/3), 4-6 e 6-1.
Premier Sports

Le Chambon sur Lignon, ETA sub-16, Cat.2 - França

Margarida Fernandes foi eliminada na 1ª ronda, perdendo pelos parciais de 6/2, 3/6 e 2/6.
Resta pois a participação lusa em pares, tanto em masculinos como em femininos.

Torneio de Abertura - CET Cantanhede, Sub-16

Rodolfo Pereira do CTP Brandão foi o dominador absoluto do torneio de sub-16 em Cantanhede, batendo na final Manuel Almeida da AA Coimbra por 6/0 e 6/2 .
Em femininos, falta ainda realizar um jogo da fase de grupos para apuramento das semi finalistas do torneio, que teve no Clube Escola de Ténis de Cantanhede uma excelente organização.
Para a posteridade, fica a imagem dos finalistas da competição masculina.

Memphis $ 175.000 WTA Tier III

Brilhante Michelle Larcher de Brito no 1º set, com vitória muito suada e tirada a ferros por 7/5, depois de ter salvo dois sets points no serviço da francesa a 4/5, arrancou para 3 jogos seguidos com dois breaks à mistura.
Vamos esperar que mantenha este nível no 2º set.
PS: Michelle já está na 2ª ronda do torneio, depois de Cohen-Aloro ter desistido no final do 1º jogo do 2º set. Com este resultado , Michelle marcará, pelo menos mais 20 pontos e colocar-se-á no limiar do Top 250, ultrapassando a barreira dos 100 pontos WTA !!!!

ITF $ 10.000 Faro ATP

Resultados dos portugueses atá ao momento:
1ª ronda
Vivanco-Guzman (ESP) d. Kevin Belhaj (POR) 6-1 6-0
Miguel Almeida (POR) d. BYE
Pavel Krainik (CAN) d. Roque Rocha (POR) 6-4 6-1
David Jeflea (AUS) d. Miguel Alves (POR) 7-6(2) 6-3 [3]
Rui Machado (POR) d. BYE
Luke Campbell (GBR) d. Francisco Charters (POR) 6-1 6-3
Tiago Godinho (POR) d. BYE
Kevin Barragão (POR) d. Dillana Kendall (ESP) 5-7 7-5 6-3
Tomas Valle Costa (POR) d. BYE
Yannick Vandelbucke (BEL) d. Francisco Dias (POR) 6-4 7-6(3)
Artur Kachatryan (ARM) d. Manuel Cavaco (POR) 6-1 6-7(2) 7-6(2)
Pedro Sousa (POR) d. Julien Lorenz (GER) 3-0 des.
Gonçalo Falcão (POR) vs. BYE
Pavel Prochorov (RUS) d. João Silvério (POR) 6-3 6-3
2ª ronda
Kevin Barragão (POR) d. Tiago Godinho (POR) falta de comparência

Memphis $ 175.000 WTA Tier III

Michelle Larcher de Brito já joga em Memphis, frente a Cohen-Aloro e no final do 1º set, a francesa leva vantagem por 4/5, com uma excelente réplica da portuguesa, que já salvou dois sets points.
Força Michelle.
PS: Michelle já vence por 6/5, serviço da francesa

ITF $ 10.000 Terrasa ATP

Mais um future em Espanha, mais um qualifying ultrapassado, mais uma ronda vencida, mais um ponto ATP: João Sousa não pára!
Hoje, na primeira ronda do F8 de Terrasa, Espanha, o tenista vimaranense ultrapassou o espanhol Oscar Sabate Bretos, por 6-7(9), 6-4 e 6-3, garantindo presença nos oitavos-de-final da prova, fase em que defrontará outro espanhol, Carlos Poch-Gradin, sexto cabeça-de-série.
In: www.bolamarela.com

Le Chambon sur Lignon, ETA sub-16, Cat.2 - França

Margarida Moura perdeu na ronda inaugural deste Cat.2 de sub-16, frente a Alice Duranteau pelos parciais de 2/6 e 4/6.
Margarida Fernandes defronta a francesa Brandy Mina.
Em pares Margarida Moura fará dupla com a italiana Parmigiani e defrontam na ronda inaugural as francesas Clavel e Gauvain.
Em pares masculinos, Francisco Ramos e João Domingues defrontam na 1ª ronda os franceses Laurent/Therani.

Open Super 12 – Auray, França

Já são conhecidos os adversários dos jovens tenistas portuguesas que se deslocaram a França para participarem neste prestigiado torneio de sub-12, em Auray.
Em meninas, Luisa Almeida defronta na 1ª ronda a belga Caroline Daxhelet.
Em pares, Luisa fará dupla com a hungara Alexa Pirok e defrontam uma dupla austríaca na ronda inaugural.
Em rapazes, Manuel Almeida joga frente a Mathieu Garcia de França, enquanto Nuno Mesquista defronta o espanhol Miguel Semmler.
Boa sorte para todos.

Rankings

Com uma subida de 115 lugares na actualização desta semana do ranking ATP, Rui Machado protagonizou a maior ascensão ente os portugueses cotados na tabela. Com a vitória no Future de Bari (10 mil dólares), em Itália, o campeão nacional de 2005 conquistou 12 pontos que lhe permitiram saltar para o 611.º lugar.
Também em destaque está João Sousa, que, após os bons desempenhos nos Futures de Múrcia e Torre Pacheco (ambos de 10 mil dólares), escalou 94 posições, alcançando a sua melhor classificação de sempre na hierarquia mundial (798.º).
Rui Machado e João Sousa são quarto e quinto classificados, respectivamente, entre a representação nacional, que continua a ser liderada por Frederico Gil (133.º) – no mesmo posto da passada semana –, à frente de Leonardo Tavares (520.º) e Gastão Elias (547.º).
133.º (0) Frederico Gil, 326,00
520.º (0) Leonardo Tavares, 49,00
547.º (+3) Gastão Elias, 42,00
611.º (+115) Rui Machado, 33,00
798.º (+94) João Sousa, 12,00
1133.º (-6) Frederico Marques, 6,00
1286.º (+1) Gonçalo Nicau, 3,00
1492.º (+2) José Ricardo Nunes 1,00
1492.º (+2) Pedro Sousa, 1,00
Michelle Larcher de Brito regressa esta semana ao segundo lugar entre as portuguesas classificadas no ranking WTA, por troca com Frederica Piedade. Mesmo sem competir há mais de um mês, a menina-prodígio subiu nove posições na tabela, ocupando agora o 287.º posto. À sua frente, e dentro do top 200, surge Neuza Silva, que mantém a posição da semana passada (195.ª). Frederica Piedade (294.ª) fecha o pódio nacional.
195.ª (0) Neuza Silva, 148,00
287.ª (+9) Michelle Brito, 83,00
294.ª (-2) Frederica Piedade, 82,00
456.ª (+6) Catarina Ferreira, 39,00
652.ª (+4) Magali de Lattre, 18,00
715.ª (+2) Ana Catarina Nogueira, 14,00
In: FPT

24 de fevereiro de 2008

ITF $ 25.000 Fort Walton Beach WTA

Bem mais fácil do que se esperaria a vitória de Frederica Piedade na 1ª ronda de qualificação do torneio norte-americano.
Quando a portuguesa liderava por 2/1, a coreana abandonou o encontro dando de mão beijada a partida à portuguesa.
Na 2ª ronda, Frederica vai jogar frente à eslovaca Klaudia Malenovska, WTA 587 que faz aqui o seu 1º torneio de 2008.

ITF $ 10.000 Terrasa ATP

João Sousa, o "papa" qualificações junta mais uma ao seu currículo, depois de ter derrotado esta manhã o russo Kovalev por 6/2 e 6/2.
Vamos esperar que o João tenha sorte no QP mas, dada a forma que vem demonstrando, achamos que quem quer que venha..."morre".
Força João.

ITF $ 10.000 Faro ATP

Kevin Barragão venceu hoje (domingo) a primeira ronda da fase de qualificação e tornou-se no sexto tenista português a jogar a segunda eliminatória do Faro Future Hotel Mónaco, cuja 16ª edição arrancou ontem (sábado) no Centro de Ténis de Faro. O mais antigo torneio internacional de ténis algarvio distribui 10 mil dólares em prémios monetários e conta para o ranking mundial ATP.
O algarvio, que está no seu primeiro ano de sénior, derrotou o espanhol Marcos Dillana Kendall por 7-5, 5-7 e 6-3. É a décima vez que Kevin Barragão participa no ‘qualifying’ de um torneio internacional e a segunda em que vence um encontro.
Na segunda ronda, Kevin Barragão irá defrontar Tiago Godinho, o vice-campeão do Masters FPT/CIMA de 2006, que ficou isento da primeira ronda. Isto significa que, pelo menos, um tenista nacional irá estar na terceira ronda do ‘qualifying’.
Para além de Kevin Barragão e Tiago Godinho, mais quatro portugueses têm lugar reservado na segunda ronda por terem ficado isentos da primeira: Rui Machado (cabeça-de-série nº3 do ‘qualifying’), Miguel Almeida, Tomás Valle Costa e Gonçalo Falcão.
Apesar da chuva, tem-se conseguido jogar em Faro nos últimos dois dias por o Centro de Ténis se situar numa zona com um microclima que se caracteriza por menor pluviosidade. Por outro lado, os ‘courts’ têm mostrado uma boa capacidade de drenagem.
Por isso, embora com interrupções, realizaram-se até ao momento 13 encontros da primeira ronda da qualificação, cinco dos quais em que estiveram jogadores portugueses:
Ontem (sábado): Andoni Vivanco Guzman (Espanha)-Kevin Belhaj (Portugal), 6-1, 6-0; Pavel Krainik (Canadá)- Roque Rocha (Portugal), 6-4 e 6-1.
Hoje (domingo): Kevin Barragão (Portugal)-Marcos Dillana Kendall (Espanha), 7-5, 5-7, 6-3; David Jeflea (Austrália)-Miguel Alves (Portugal), 7-6 (7/2), 6-3; Luke Campbell (Grã-Bretanha)-Francisco Charters (Portugal), 6-1, 6-3.
A participação portuguesa no Faro Future Hotel Mónaco inclui ainda Leonardo Tavares e José Ricardo Nunes, ambos com lugar no quadro principal, o primeiro por acesso directo e o segundo graças a um ‘wild card’ do director de torneio, José Rosa Nunes.
Premier Sports

ITF $ 25.000 Fort Walton Beach WTA

Frederica Piedade é a 4ª CS da qualificação deste $ 25.000 norte-americano e cabe-lhe defrontar uma coreana na ronda inaugural, de seu nome Sung Han, WTA 848 e que se estreia neste torneio fora do seu país natal.
Na Korea conseguiu alguns resultados interessantes mas sem expressão internacional, pelo que acreditamos numa vitória de Frederica.

Le Chambon sur Lignon, ETA sub-16, Cat.2 - França

Não correu nada bem a participação portuguesa neste torneio francês que hoje se iniciou.
Francisco Ramos, 6º CS da qualificação foi eliminado por Karl Sahyoun de França por 3/6 e 6/7, enquanto João Domingues, 8º CS, também perdeu, frente a Alexandre Massa de França, por 3/6 e 2/6.
Resta agora esperar pela actuação de Margarida Fernandes no quadro principal feminino.

ITF $ 10.000 Terrassa ATP

João Sousa está no jogo final de qualificação, depois da sua 3ª vitória neste sábado, desta vez pelos parciais de 6/3 e 6/4.
O jogo decisisvo será frente a Egor Kovalev.
Frederico Marques foi eliminado na 2ª ronda, pelos parciais de 2/6 e 1/6.

ITF $ 10.000 Sant Boi WTA

Nem Carla Caetano ( 4/6 e 3/6 ) nem Marina Gallo ( 0/6 e 1/6 ) lograram vencer na ronda inaugural de qualificação do torneio de Sant Boi, em Espanha, tendo ambas perdido para CS da competição.