Pesquisar neste blogue

27 de fevereiro de 2008

PNDT - Coimbra

Michelle Ortega (CT Braga) e Bruno Moura (LTC Figueira da Foz) venceram, em femininos e masculinos, respectivamente, a terceira etapa do Circuito Nacional de Sub 10 do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos) – Zona Norte, no último fim-de-semana, no ClubeTénis de Coimbra. A prova contou com 58 atletas e jogaram-se 84 short sets (sets mais curtos).
Na competição feminina, Michelle Ortega, que vencera em Guimarães e fora segunda classificada em Oliveira de Azeméis, levou a melhor sobre Patrícia Faia (AA Coimbra), por 4-2, na final. Pelo mesmo resultado, Francisca Gomes (ACA) venceu Adriana Matos (SC Vale de Açores) no encontro de atribuição do terceiro e quarto lugares.
Em masculinos, Bruno Moura impôs-se ao seu colega de treino, Hugo Costa (LTC Figueira da Foz), numa final muito disputada, por 5/4 (8-6). Bernardo Pires (ET Maia) ganhou a Afonso Cortez (CT Porto), ficando em terceiro lugar.
Para além da variante de singulares, jogou-se também em pares. O par misto formado por Afonso Cortez e Patrícia Faia venceu a dupla masculina da ET Maia, Bernardo Pires / Rafael Andrade.
No auxílio aos atletas estiveram o Director Técnico Regional, Ivan Gonçalves, e os treinadores Hugo Silva, Dinis Figueiredo e Mathieu Garcia.

Coordenação do PNDT:
Para além da Organização, estão de parabéns todos os treinadores dos vários clubes intervenientes, pois o nível do Circuito tem vindo a aumentar de prova para prova. Este circuito, agora adaptado às normas mundiais do Programa Play & Stay, é cada vez mais uma referência na uniformização do ensino e prática do ténis em escalões de formação. A prova decorreu em ambiente de festa e convívio, com grande participação e empenho de todos os atletas e respectivas famílias. A todos, agradecemos a presença e a boa disposição com que animaram este fim-de-semana! Contamos com todos na próxima etapa da zona Norte, dias 29 e 30 de Março, no Complexo de Ténis da Maia. Relembramos que os Torneios de sub 8 do Circuito Nacional pertencente à ATPorto não se realizam a par dos do escalão de sub 8, pois esta associação tem um circuito regional de sub 8 e sub 6 (Mini-cir). Este circuito Regional será observado por um técnico do PNDT em estreita colaboração com a ATPorto.

Pedro Lobão
In: FPT

25 comentários:

  1. isto é tudo muito bonito!mas tem pernas para andar?sabemos que não. e só ilusões.não á estruturas para continuar.pronto agora é muito giro mas depois tudo morre.

    ResponderEliminar
  2. pergunto ? como vão depois apoiar os talentos que porventura encontrarem ? estaõ a pensar já nisso ?duvido !

    ResponderEliminar
  3. Isto não dá nada , tal como nos anos anteriores. Muito bla , bla , bla , enfiados sonhos nas cabeças dos pais e depois abandonam os miudos. É A VERDADE!

    ResponderEliminar
  4. o apoio que eles vão dar aos novos talentos é zero. não a dinheiro na federação. terão de ser os pais.
    não vale a pena andarem nestas andanças. isto é só para cumprir horário...........

    ResponderEliminar
  5. só vale a pena para as crianças com estas idades competirem divertirem se etc mas mais nada. não criem ilusões.

    ResponderEliminar
  6. Comentando as opiniões dos anteriores anónimos:
    - Sabemos que presentemente não existem estruturas (tipo Acad. Bolletieri ou C.N.Treino), mas também sabemos que os pais dos jovens estão conscientes da situação (creio que não há nenhum aqui a comentar, haverá?).
    -Quanto ao abandonar os miúdos, é como tudo na vida, os mais fortes irão singrar, os menos aptos por eles próprios perceberão quando chega a altura de parar.
    - Quanto ao valer a pena, bem, vale sempre a pena, os miúdos vão divertir-se, vão ter novas experiências, vão ter prazer em jogar, vão aprender o jogo de todas as idades, vão ter desporto para toda a vida, e esperemos que os pais (que são quem sonha mais alto)os mantenham com os pés assentes no chão.
    -Agora acrescento eu: - os pais de todos esses jovens que estão a despontar e a competir lá fora, não são totós, estão conscientes da situação, conhecem melhor que todos nós o que se passa na Federação (porque comunicam com os técnicos da FPT regularmente), e o que é que têm feito para alterar a situação? Será que reclamam, onde? como? a quem? Algum desses pais
    que vos responda.

    JPA

    ResponderEliminar
  7. sr JPA vê se mesmo que não está no meio!!!!!!!!!!!11

    ResponderEliminar
  8. os mais fortes singram se os pais tiverem dinheiro.
    será que todos os pais sabem disso ?
    principalmente aqueles em que os rebentos começaram agora ajogar. ainda estão muito verdes. ninguem lhes vai explicar logo de inicio como é a realidade do tenis não acha ?

    ResponderEliminar
  9. então senao á estruturas porque começam uma coisa que não pernas para andar. isto é mesmo tipico de portugal para cumprir programa1 é assim que querem melhorar o tenis português?
    façam alguma coisa que tenha "saúde" ...........

    ResponderEliminar
  10. se sr JPA convivesse com os pais desta miudagem percebia logo como rápidamente eles criam ilusões!

    ResponderEliminar
  11. meus srs não tenham ilusões se este país económicamente está tão mal não era agora o tenis onde não exixte capacidade de iniciativa emtermos de estrutura que se vai fazer atletas, qualquer pai com o minimo de formação e cultura e mesmo que seja endinheirado não vai querer que os seus filhos andem a brincar ao tenis no nosso país,portanto os que tem dinheiro e um certo conhecimento sobre o que se passa no ténis cá preferem levar os filhos para fora ,pois alem de jogarem ainda têm o privilégio de ser opoiado nos estudos pois existem estruturas para isso.estas crianças um dia mais tarde vão ter que se fazer á vida e ganhá-la,qualquer pai consciente quer os seus filhos com futuros realistas e da maneira que a sociedade cada vez a formação é mais importante.

    ResponderEliminar
  12. o sousa além de estar a jogar muito bem tem os estudos em dia! isso é porque teve pais conscientes não? por isso ele têm tanto valor !

    ResponderEliminar
  13. pelo menos até ao 12 ano e muito importante porque se por azar a carreira tenistica não dá o que vão eles fazer? viver à custa dos pais ?aqui não se consegue jogar muito bem e estudar é impossivel.precisava se de lutar pelos nossos atletas nesse aspecto para terem uns horários diferentes para eles. mas isso não pode ser só os pais a mexerem se devia ser todas as partes interessada no ténis e nós não vimos ninguém mexer uma palha a não ser os pais.
    assim vai ser impossivel!!!!!!!!!1

    ResponderEliminar
  14. e o mais incrivel é que sempre foi assim e continua tudo como a uns anos atrás.

    ResponderEliminar
  15. voces imaginam quanto e que uma criançaa dom centro dopaís paga para ir a um nacional sub 12 no algarve ou no nacional sub 14 no porto como tem sido? ou levam treinador ou pai mãe etc. tudo isso é pago dormidas refeições etc
    não á parceria nenhuma nem nos nacionais. e então quem fica até ao fim do torneio é uma nota preta. os outros vão se embora por causa dos gastos. aqui pergunto eu ?como pode haver participação convivio etc etc como tantas vezes aqui se refere?e que nestas idades é tão importante .a única coisa que dão são as aguas num nacional ????????????????então pelo menos nos nacionais não se poderia trabalhar mais a nivel das estruturas para desenvolver mais o gosto pela competição?e até motivar um pouco os pais que se fartam de gastar dinheiro ?
    não, com o desenvolvimento ,isto não e normal querermos campeões com tão poucas condições.
    pelo ter preços muito mais baratos que os normais. digo vos é uma nota preta............

    ResponderEliminar
  16. Sr. Anónimo das 8,32,
    Efectivamente não estou no meio, mas o seu comentário não me esclareceu e é isso que eu pretendo, alguém que me esclareça.
    Sobre os comentários seguintes tenho a dizer que:
    -Todos sabemos e já aqui foi dito várias vezes que é preciso dinheiro para construir uma carreira profissional. Nenhuma federação pode assumir os encargos com a formação de todos aqueles que aspiram a ser profissionais (poderiam ser dezenas), e todos aqueles que começam a jogar agora, não têm obrigatoriamente de o fazer a pensar no profissionalismo.
    Quanto às ilusões que os pais criam, ninguém pode impedi-las, ainda que estejam esclarecidos, eu sei que não me sai o euromilhões , mas no meu íntimo tenho uma fézinha.Concordo com o anónimo das 11,36 de certa forma já tem uma visão mais sensata da situação.
    Quanto à possibilidade de conciliar os estudos com ostreinos, continuo a dizer que tudo depende do esforço e capacidade associativa dos pais, emsensibilizar a federação em resolver o assunto. Mas parece-me que os pais preocupam-se apenas em que o seu filho jogue mais que o outro e que tudo o resto caia do céu, quando agora até raramente chove.

    JPA

    ResponderEliminar
  17. tem razão sr JPA mas lá fora ainda se consegue arranjar uns patrocinios como o caso da michelle e do gastão e aqui nada. então rendemo nos meus srs o caminho é no estrangeiro pois deitar dinheiro á rua aqui agora é considerado crime e nós não queremos dar mau exemplo ás crianças em formação

    ResponderEliminar
  18. então não são talentos que andam á procura é de pais com dinheiro que tenha um rebento minimamente talentoso certo?????????????'

    ResponderEliminar
  19. Ora cá está um comentário (12.36) que toca na ferida.

    Além do talento tenistico é necessário talento comercial do papá, senão não há jogador.

    E é aqui que reside o problema.

    Mas não sou favorável aos subsidios da FPT.
    Não estou a ver a F. de Futebol patrocinar ou dar dinheiro a um jogador ou a um clube.
    Sou favorável sim aos mecenas e ao tecido empresariál com consciência social.

    A ajuda estatal tem que ser a este nível. Baixar os impostos e criar incentivos às iniciativas com consciência social.

    Tem que ser bom para as empresas ajudar o desporto em geral.

    Boas esquerdas e direitas para todos, o que é preciso é bater na bola.

    ResponderEliminar
  20. até que enfim que alguem falou a verdade o anónimo das 12 36 e 12 46 tocaram na ferida.só assim meus srs é que se fazia alguma coisa

    ResponderEliminar
  21. deve ser muito frustante para um pai ou criança com talento saber que não vai ter apoio nenhum nao é verdade ?caso eles não tenham hipótese de o fazer ?aos menos as empresas e um empurrãozito era salutar.
    a casos de grandes profissionais lá fora que não tinham dinheiro e lá foram esses empurrões que os fizeram portanto nestes convivios de talentos seria muito honesto explicar aos pais dos talentosos o que lhes vai custar esse talento para não se criar frustações nas crianças que não podem e gostavam de o fazer.pois á ca muitos treinadores que gostariam de ter profissionais e não foram por causa do dinheiro.e isso implica no caracter dum adulto muitas anomalias.............

    ResponderEliminar
  22. seria muito bom que todos os pais de principiantes do tenis entrassem nesta saudável discussãO para se envolverem no assunto e ficarem elucidados do meio desportivo onde estão a pôr os seus filhotes principalmente aqueles que anseiam que seus filhos façam um brilharete. os outros é sempre saudável praticar ténis para a formação de caracter.

    ResponderEliminar
  23. Caro anónimo das 12,33 (já começa a ser cansativo tratá-los por anónimo), o caso da Michelle e do Gastão, embora eu não tenha conhecimento de causa, não são patrocínios, são parcerias ou sociedades, como queira chamar. E deitar dinheiro à rua ainda não é crime como sabe (embora eu o entenda), quem o tem desperdiça como quer e onde lhe interessa a começar por cima (creio que me entende).
    Quanto ao procurar talentos, sim, a F.P.T., procura-os e está a trabalhar para isso. Agora se entendem que a Federação deve fazer mais, questionem-na directamente e apontem o dedo não venham para aqui atirar bocas para o vento, porque o vento não sopra naquela direcção.Eu pessoalmente considero que a FPT trabalha em prol da modalidade, não o faz a cem por cento, mas onde entendo que o faz levianamente digo-o sem rodeios e expressamente em missiva dirigida ao respectivo Presidente.
    Quanto ao mecenato com consciência social não se iludam a IMG (parceiro da Michelle e do Gastão, se não estou enganado) não se move pela consciência social. O anónimo das 13,00h refere casos de grandes profissionais lá fora, mas não os fundamenta, refere-se a quem? e que provas tem? nós nem sabemos como as coisas funcionam cá. Volto a dizer : OS PAIS DOS JOGADORES QUE ANDAM A COMPETIR LÁ FORA (principalmente esses) DÊEM A CARA E FALEM, SE NÃO O FAZEM É PORQUE TUDO CORRE A SEU GOSTO. ENTÃO NÓS ESTAMOS A PREOCUPAR-NOS PORQUÊ?

    ResponderEliminar
  24. Anónimo das 16,07, por lapso não subscrevi,

    JPA

    ResponderEliminar