Pesquisar neste blogue

15 de setembro de 2007

ITF $ 15.000 Madrid ATP

João Sousa já está na ronda final de qualificação, depois de ter vencido Federico Zeballos da Bolívia, na 2ª ronda, pelos parciais de 6/2 e 6/2. Aguarda ainda adversário para a ronda decisiva de qualificação.

Pestana Junior Open ETA sub-16 Cat. 3

Francisco Franco Dias é o representante português na final masculina de amanhã, neste torneio de sub-16, que se realiza em Sintra.
Hoje, nas meias finais, venceu o italiano Eremin, 2º CS, por 7/5 e 6/2 e joga a final frente ao espanhol Rodriguez Manzano, que bateu José Alves, CS nº1, por 7/5 e 6/2.
Em femininos, a final será discutida entre Patricia Martins e Barbara Luz.
Patricia venceu a regressada Maria João Koehler por 6/4, 5/7 e 6/1, enquanto Barbara bateu a francesa J. Curto por 6/2 e 7/5.
Em pares masculinos, a final será entre os portugueses Ricardo Martins/João Nascimento e Gonçalo Mareco/Diogo Soares.
A final feminina será decidida entre as duplas Ana Claro/Barbara Luz e, possivelmente Maria João Koehler/ Patricia Martins, dado que não possuímos o resultado da outra meia final.

Copa Sevilha $ 50.000 ATP

Sem espinhas, a vitória de Frederico Gil, por 6/1 e 6/3, esta manhã, em Sevilha, na final deste Challenger de $ 50.000 de prize-money.
Pablo Andujar foi verdadeiramente trucidado por um Gil renascido, depois de ter prescindido de João Cunha e Silva.
Com este resultado, Gil vai aparecer na próxima 2ª feira bem perto do lugar 130, marcando a sua melhor posição de sempre e espreitando já um Top 100 que parece cada vez mais perto.
Agora é a vez da Taça Davis , depois Tarragona e a partir de Outubro e durante 7 ou oito semanas, o périplo da América do Sul para encerrar a época.
Foto: CTBetis

ITF $ 75.000 Albuquerque WTA

Frederica Piedade e Michelle Larcher de Brito vão competir, pela 1ª vez, em conjunto, num quadro principal de um torneio profissional de ténis.
Para Frederica é o 1º de 4 torneios em território norte-americano e marca o regresso depois de algumas semanas de paragem, tendo a tenista nacional estado a preparar o final da época em Buenos Aires, onde agora reside em permanência.
Frederica prescindiu inclusivé de vir até ao nosso país para disputar o Nacional Absoluto, evitando assim as viagens e o cansaço de uma semana inteira de competição.
Para Michelle será o seu 3º torneio a pontuar ( a derrota na 1ª ronda dará um ponto WTA ) e marcará também o aparecimento, pela primeira vez, do seu nome no ranking oficial WTA, após ter mantido em hibernação os 31 pontos que já conquistou, 1 pela primeira ronda em Midland e 30 pela 2ª ronda em Miami.
As portuguesas deverão iniciar a competição só na próxima 3ª feira e será curioso ver se ambas jogarão juntas na variante de pares.

ITF $ 10.000 Lleida WTA

Catarina Ferreira perdeu o seu jogo da final na variante de pares, pelos parciais de 6/7 e 1/6 e continua a dar boas indicações, a que só faltará um bom torneio em singulares para uma subida mais do que merecida no ranking WTA.

14 de setembro de 2007

ITF $ 15.000 Madrid ATP

Mais um Future para o júnior João Sousa e mais uma qualificação.
É o 7º CS e na 1ª ronda, dada essa condição, teve um bye. No seu caminho, poderá ter que defrontar Georgi Rumenov, velho conhecido e parceiro ocasional em pares de alguns lusos em outros torneios, como foi o caso do torneio desta semana, onde foi parceiro de...João Sousa.

Pancevo International, ITF Junior, G3

Igual sorte para Miguel Almeida e Martim Trueva, ambos eliminados nos quartos de final do torneio sérvio.

Miguel perdeu com o CS nº1, Willis de Inglaterra, pelos parciais de 6/7 e 6/7 ( excelente luta !!! ) e Martim perdeu com Lajovic da Sérvia, por 4/6, 6/3 e 5/7.

Em pares a dupla portuguesa esteve bem melhor, chegando até à final, onde perderam por 6/4, 3/6 e 4/6.

Os dois tenistas seguem agora para o Open da Sérvia, em Novi Sad, um G2, a contar igualmente para o ranking ITF Junior.

ITF $ 15.000 Falun ATP

Leonardo Tavares ficou-se pelas meias finais do torneio sueco, ao ser derrotado pelo 1º CS, Michael Ryderstedt, pelos parciais de 0/6 e 5/7.
Ainda assim, um excelente torneio para os portugueses, com Gastão Elias a chegar aos quartos de final e Leo às meias finais.
Com Gil em grande forma e Rui Machado à procura dela, abrem-se melhores perspectivas para o embate frente à Holanda, no jogo decisivo da Taça Davis, que a selecção portuguesa começou a preparar hoje mesmo, em Amesterdão.

Pestana Junior Open ETA sub-16 Cat. 3

Ana Claro, cabeça-de-série n.º1 no quadro feminino, foi eliminada nos quartos-de-final, ao contrário de José Alves, 1.º favorito do quadro masculino, que segue para as meias-finais do Pestana Junior Open Sub 16, torneio inserido no Tennis Europe Junior Tour, que decorre até domingo no Pestana Tennis Academy, na Quinta da Beloura, em Sintra.
Coube à jovem promessa Patrícia Martins a proeza de afastar a 1.ª pré-designada, Ana Claro, por 2/6, 6/4 e 6/1, apurando-se para as meias-finais. Nos restantes encontros, as favoritas Bárbara Luz e Maria João Koehler venceram Inês Xavier (6/2 e 7/5) e Sofia Araújo (7/6 (5) e 6/0), respectivamente. Às três portuguesas junta-se, nas meias-finais, a francesa Johanna Curto, que afastou Bárbara Ribeiro, por 6/4 e 6/2,
Em masculinos, dois portugueses marcam presença nas meias-finais. José Alves bateu o surpreendente Miguel Aragão, por 6/3 e 6/4, enquanto Francisco Dias impôs-se a Diogo Monteiro, pelos parciais de 6/4 e 6/1. Por sua vez, Gonçalo Mareco cedeu diante do espanhol Rodriguez Manzano (3/6 e 2/6) e Vasco Mensurado foi afastado pelo italiano Edoardo Eremin, 2.º pré-designado, (5/7 e 2/6).
In: FPT

Copa Sevilha $ 50.000 ATP

Tanta vez o cântaro vai à fonte, lá diz o ditado português e finalmente Frederico Gil consegue chegar à final de um Challenger , depois desta manhã ter vencido brilhantemente Granollers Pujol por 6/3 e 6/2.
A final de amanhã oporá Frederico Gil e Pablo Andujar que venceu a outra meia final por 6/1 e 6/2.
Pablo é o actual nº 175 ATP, e vai disputar a sua 2ª final em Challengers deste ano, depois de ter perdido em Trani, para Cipolla.
Em 2006 jogou duas vezes frente ao campeão português e em ambas venceu, pelo que Gil poderá querer vingar essas duas derrotas naquele que será o jogo que poderá colocar o nosso melhor jogador no seu melhor ranking de sempre.

Taça Davis - Holanda / Portugal - Play-off do Grupo I

O Capitão Pedro Cordeiro e o jogador Rui Machado – um dos quatro convocados para o embate com a Holanda – viajam hoje para Amesterdão, onde a Selecção Nacional vai fazer a preparação para o encontro do play-off, em Roterdão, que decide a permanência no Grupo I da Zona Europa / África da Taça Davis.
Os restantes jogadores – Frederico Gil, Leonardo Tavares e Gastão Elias – só mais tarde se juntam a Pedro Cordeiro e Rui Machado na Holanda, uma vez que Gil está a competir num Challenger em Sevilha (joga hoje as meias-finais), Leonardo Tavares encontra-se no Torneio de Falun, na Suécia (disputa também hoje a semi-final), onde esteve igualmente Gastão Elias, entretanto já afastado.
A uma semana do embate decisivo, já são conhecidos os quatro convocados pelo Capitão da Selecção Holandesa, Jan Siemerink. São eles: Robin Haase (20 anos, 104.º ATP); Raemon Sluiter (29 anos, 121.º ATP); Jesse Huta-Galung (21 anos, 184.º ATP) e Peter Wessels (29 anos, 208.º ATP).
O confronto que opõe Portugal à Holanda decorre entre os dias 21 e 23 do presente mês, no Pavilhão de Roterdão (piso em acrílico).

In: FPT

Kentucky International Tennis Derby, ITF Junior, G1

Num jogo que os parciais indicam ter sido equilibrado, Michelle Larcher de Brito foi eliminada do torneio norte-americano, ao perder frente a Ksenia Pervak, CS nº1, pelos parciais de 6/7 e 6/7.
Em pares, a mesma tenista venceu a portuguesa, agora pelos parciais mais desnivelados de 4/6 e 1/6.
Michelle vai agora preparar a sua participação no torneio de Albuquerque, um $ 75.000 onde entrará no QP como convidada e onde poderá encontrar Frederica Piedade, que aqui iniciará um périplo por vários torneios nos Estados Unidos.

13 de setembro de 2007

Rankings ETA

Em sub-14 masculinos, Francisco Ramos mantem a liderança do contigente luso, ocupando a 59ª posição, seguido de João Monteiro em 152º, Vasco Mensurado em 174º, João Barra em 184º e Diogo Rocha em 238º, ultrapassando Vasco Mensurado, que é agora 247º.
Em femininos, a liderança continua a pertencer a Barbara Luz , que subiu 15 lugares para a 35ª posição, secundada por Patricia Martins na 79ª, Inês Xavier em 138ª,subindo mais de 60 lugares, Margarida Moura em 282ª e Barbara Ribeiro em 348ª.
Em sub-16 masculinos, Miguel Almeida caíu de novo e é agora 51º, sendo seguido por José Alves em 248º, Martim Trueva em 280º, Francisco Dias em 479º e Francisco Ramos em 508º.
Em femininos, grandes alterações no ranking português. A melhor é agora Demi Rodrigues, na 272ª posição, seguida de Ana Claro na 326ª, Barbara Luz na 407ª, Brites Soares na 474ª e Maria João Koehler na 536ª posição.

ITF $ 10.000 Lleida WTA

Catarina Ferreira , apesar da prematura derrota em singulares, está a efectuar um espectacular torneio de pares, ao lado da espanhola Sheila Carcasona e hoje, conseguiram o apuramento para a final, depois de terem batido a dupla nº1 da competição, pelos parciais de 6/4 e 6/4.
O jogo decisivo será frente à dupla nº2 do torneio, composta por Gojnea e Zagorska.
Parabéns pois à Catarina e ao ténis português, já agora, que hoje teve um dia em cheio.

Pestana Junior Open ETA sub-16 Cat. 3

Já são conhecidos os apurados do quadro masculino e feminino para os quartos-de-final do Pestana Junior Open Sub 16, torneio inserido no Tennis Europe Junior Tour, que decorre até domingo no Pestana Tennis Academy, na Quinta da Beloura, em Sintra.
O cabeça-de-série n.º1, José Alves, apurou-se hoje para os quartos-de-final da prova, ao vencer João Valverde, por 6/4 e 6/0, no quadro masculino. Também Francisco Dias (3.º) segue em frente, depois de levar a melhor sobre João Domingues, por duplo 6/1. Destaque ainda para a presença de mais quatro portugueses nos quartos-de-final: Diogo Monteiro, Gonçalo Mareco, Vasco Mensurado, e Miguel Aragão.
No quadro feminino, Ana Claro, 1.ª favorita, bateu Verónica Seruca, por 6/1 e 6/4, também em duas partidas, Bárbara Luz (2.ª), campeã nacional de cadetes e de juniores, ultrapassou Beatriz Coelho, com os parciais de 6/3 e 6/1, Maria João Koehler (3.ª), de regresso à competição, impôs-se a Margarida Moura, por 6/2 e 6/3 e Patrícia Martins (6.ª) venceu Francisca Matos (6/1 e 6/2).
A surpresa do dia coube a Bárbara Ribeiro, que afastou a 4.ª pré-designada, Margarida Fernandes, num embate muito disputado, que viria a acabar com os parciais de 7/6 (11), 4/6 e 7/6 (3).
Amanhã, sexta-feira, cumprem-se os quartos-de-final.

In: FPT

Copa Sevilha $ 50.000 ATP

Frederico Gil já está na meia final do torneio espanhol de Sevilha.
Depois de esta manhã ter derrotado Lopez Jaen, 6/4 e 6/3, esta tarde Gil venceu o espanhol Sanchez De Luna por 3/6, 6/4 e 6/2.
No jogo de acesso à final , Frederico Gil vai defrontar o espanhol Marcel Granollers-Pujol, ATP 181, e que consegue aqui a sua 2ª semi-final consecutiva, depois do torneio holandês de Alphen, na passada semana, onde perdeu frente a Gensse.
Com este resultado, Gil entra de novo no Top 150 ATP e mostra que está num extraodinário momento de forma. Em caso de vitória, Gil arrisca-se a ficar bem perto do seu melhor de sempre, sendo que a vitória no torneio atiraria o campeão nacional para bem perto do lugar 130 ATP.
Em pares, derrota pelos parciais de 2/6 e 3/6, justificavél pelo cansaço acumulado no dia de hoje.
O jogo das meias finais é amanhã, logo pelas 10.00 h portuguesas.
Parabéns Gil.

Campeonato Nacional de Sub 18 por Equipas

Terminou hoje o Campeonato Nacional de Sub 18 por Equipas, prova organizada pela Federação Portuguesa de Ténis e Carcavelos Ténis.Em masculinos, as quatro equipas em prova (C T Porto, ET Espinho, Browns e C E T Oeiras) disputaram o título através do sistema de round robin (todos contra todos). No final, o Browns sagrou-se campeão, seguido do C T Porto, C E T Oeiras e E T Espinho, que ficaram em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente.
No que respeita à competição feminina, a vitória coube ao Tavira R C. Tendo defrontado apenas uma equipa – C T C Rainha – o clube algarvio venceu o campeonato por 3-0, com os parciais de 6/0 e 6/1 (primeiro encontro de singulares) 6/3 e 6/1 (segundo encontro de singulares) e por fim 6/2 e 6/0 (encontro de pares).
Resultados
Masculinos
1ª jornada
C T Setúbal – C E T Oeiras 0-3 (falta de comparência do C T Setúbal)
E T Espinho – Browns - 1-2
2ª jornadaC E T Oeiras – E T Espinho – 3-0
C T Porto – C T Setúbal – 3-0 (falta de comparência do C T Setúbal)
3ª jornada
E T Espinho – C T Porto – 0-3
Browns – C E T Oeiras – 2-1
4ª jornada
C T Porto – Browns – 1-2
C T Setúbal – E T Espinho – 0-3 (falta de comparência do C T Setúbal)
5ª jornada
Browns – C T Setúbal – 3-0 (falta de comparência do C T Setúbal)
C E T Oeiras – C T Porto – 1-2
Femininos
Final
Tavira R C – C T C Rainha – 3-0
In: FPT

ITF $ 15.000 Falun ATP

Leonardo Tavares apurou-se para a meia final do torneio de Falun, depois de derrotar nos quartos de final o sueco Brunstrom pelos parciais de 7/6 e 3/0, com desistência do sueco.
O português deverá discutir o acesso à final com o 1º CS do torneio, o sueco Ryderstedt, um TOP 300 que, por atraso de inscrição, teve que efectuar a qualificação. O sueco joga neste momento frente ao 6º CS, o finlandês Paukku.

Pancevo International, ITF Junior, G3

Miguel Almeida e Martim Trueva já estão nos quartos de final deste G3 em Pancevo, depois de terem vencido na 1ª ronda por 6/1 e 6/4 ; 6/2, 5/7 e 6/1 e na 2ª ronda por 7/5 e 6/3 ; 6/2 e 6/1, respectivamente.
Destaque para o Miguel, que bateu um dos CS, o australiano Balakrishnan, 5º pré-designado.
Nos quartos de final, Miguel Almeida mede forças com o 1º CS da competição, o britânico Marcus Willis, nº 105 ITF Junior, tenista eliminado por Gastão Elias em Wimbledon, enquanto Martim Trueva defronta o sérvio Dusan Lajovic, 281 ITF, que eliminou o 2º CS do torneio.
Vai ser um reencontro, dado que o sérvio eliminou Trueva em Janeiro, num G4 na Suécia.

ITF $ 15.000 Falun ATP

Terminou a aventura de Gastão Elias no torneio sueco depois de ter sido derrotado,há momentos, pelo australiano Raphael Durek, pelos parciais de 3/6 e 4/6.
Ainda assim, excelente regresso de Elias à competição sénior, depois de 3 meses de interregno, dedicado aos júniores.
Marcará mais 3 pontos e deverá subir cerca de 50 lugares no ranking.
Neste momento já joga Leonardo Tavares o seu encontro frente a Brunstrom da Suécia.

Kentucky International Tennis Derby, ITF Junior, G1

Michelle Larcher de Brito já está nos quartos de final nas variantes de singulares e de pares, onde faz dupla com Tanya Raykova da Bulgária, depois de terem vencido o seu jogo desta quarta feira pelos parciais de 4/6, 6/1 e 6/4.
Na próxima ronda, defrontam Ksenia Pervak e Kristy Frilling, a dupla nº6 da competição.
Em singulares, vitória de Michelle sobre Konta pelos parciais de 6/7, 6/3 e 7/5. Como se adivinhava, defrontará igualmente Ksenia Pervak, CS nº1, em jogo dos quartos de final.

12 de setembro de 2007

Pestana Junior Open ETA sub-16 Cat. 3

Por deferência da Associação Académica de Coimbra e do João Blaize ( obrigado João), eis o ponto de situação deste torneio internacional de sub-16, Categoria 3, que se realiza na Pestana Tennis Academy, em Sintra, a contar para o ranking ETA.
Em singulares masculinos e em relação aos portugueses, nos oitavos de final já estão João Valverde, Pedro Ferraz, Ricardo Martins, Gonçalo Mareco, Diogo Monteiro , João Domingues, Francisco Dias, João Monteiro e Vasco Mensurado.
Na 2ª ronda e que ainda não jogaram, José Alves que defronta Miguel Cortez, Pedro Lopes que defronta João Paulo Magalhães, Miguel Aragão, Diogo Soares e Diogo Rocha que defronta José Pedro Alves.
Recordo que este torneio tem um quadro de 64 jogadores.
Destaques até ao momento para as vitórias de João Valverde sobre José Tinoco, 14º CS, por 6/2 e 6/3, de Ricardo Martins sobre o 10º CS, o italiano Pietrarelli, por 7/5, 5/7 e 6/3, e de Diogo Monteiro sobre João Fazendeiro, 12º CS, por 6/4 e 6/0.
Em femininos, num quadro de 32 tenistas, só uma não portuguesa está na 2ª ronda, sendo que as principais favoritas só amanhã jogarão.
Alguns jogos interessantes na 2ª ronda serão os que opõem Maria João Koehler ( seja bem vinda !!! ) a Margarida Moura, Barbara Ribeiro a Margarida Fernandes e Beatriz Coelho a Barbara Luz.
Nota: Se alguém precisar de saber os resultados de outros jogadores em pormenor é so dizer que terei muito gosto em informar....

Copa Sevilha $ 50.000 ATP

A chuva atrapalhou e de que maneira o desenrolar da 2ª ronda do torneio andaluz e Frederico Gil sofreu com isso, vendo o seu jogo interrompido ainda no 1º set, com vantagem sua por 5/4.
Amanhã, corre o risco de jogar duas vezes e meia, terminando o jogo da 2ª ronda e, em caso de vitória, o jogo dos quartos de final e o jogo da ronda de pares de hoje.

Investigação e Ténis

Vai decorrer na Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, nos dias 16 e 17 de Novembro, um seminário que deverá ser muito interessante sobre este desporto e a investigação que sobre ele se poderá e deverá fazer.
Temas interessantes como o estado actual da investigação aplicada ao ténis de alto rendimento, os contributos da ciência para o treino de alto rendimento no ténis e pistas futuras para a investigação aplicada ao ténis estarão em análise e contará com a presença de alguns nomes bem sonantes, portugueses e estrangeiros, como o Prof. Pedro Felner, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Luis Nascimento, treinador de Gastão Elias, João Cunha e Silva, antigo tenista e ex-treinador de Frederico Gil e Bruce Elliot, professor australiano que mostrará como a Biomecânica pode ser usada no ténis.
A ficha de inscrição e outros detalhes podem ser obtidos aqui:

ITF $ 10.000 Lleida WTA

Sortes diferentes para Catarina Ferreira no torneio espanhol.
Eliminada em singulares, derrota pelos parciais de 3/6, 7/5 e 1/6 e vitória nos quartos de final em pares, por 6/3, 4/6 e 10/3.
No jogo de acesso à final, defrontam a sul africana Marshall e a ucraniana Savranska.

ITF $ 15.000 Falun ATP

Gastão Elias e Leonardo Tavares continuam a sua senda vitoriosa e estão os dois já nos quartos de final.
Gastão venceu o britânico Bramford por 6/2, 6/7 e 6/2 e joga o acesso à meia final frente a Raphael Durek, um australiano que é, neste torneio, 7º CS, ainda que fora do Top 500 ATP.
Leonardo Tavares também defrontará um CS, neste caso o 5º, o sueco Johan Brunstorm, ATP 400, depois de o português ter vencido hoje por duplo 7/6.
E como sonhar não é proibido nem paga imposto, seria interessante ver os dois portugueses na final....

Pestana Junior Open ETA sub-16

José Alves e Ana Claro são os primeiros cabeças-de-série dos respectivos quadros no Pestana Junior Open Sub 16, torneio inserido no Tennis Europe Junior Tour, que decorre até domingo no Pestana Tennis Acadeny, em Lisboa.
Para além dos favoritos José Alves e Ana Claro, destaca-se neste torneio a presença de Francisco Dias (3.º CS) e Francisco Ramos (4.º) no quadro masculino, e de Bárbara Luz (2.ª), campeã nacional de cadetes e juniores, Maria João Koehler (3.ª), que regressa à competição depois de uma paragem de mais de um mês (foi operada à apendicite), e Patrícia Martins (5.ª), em femininos.
Hoje decorrem os encontros da 1.ª ronda de ambos os quadros, sendo que os principais favoritos tiveram um bye (apuramento directo) para a 2.ª ronda.
In : FPT
Nota: Mais uma vez Portugal prima pela completa falta de profissionalismo na apresentação deste torneio, que não tem site oficial, informações por outros meios e a F.P.T apenas hoje disponibilizou alguma informação que reproduzimos na íntegra, sem quadros ou ordem de jogos, não se apercebendo que isto não leva nem levará muita gente até Sintra para assistir aos jogos.
Enviámos um pedido de informações à organização no Domingo passado mas, até hoje, nenhuma resposta obtivémos.
Mais uma vez me lembro de um torneio de sub-14 em França com site oficial e live-scores para perceber das enormes diferenças ainda existentes entre os países desenvolvidos e Portugal, pelo menos no que diz respeito ao apoio dado ao ténis juvenil.

Kentucky International Tennis Derby, ITF Junior, G1

Com mais dificuldade do que se poderia esperar, Michelle Larcher de Brito qualificou-se para a 3ª ronda deste G1 norte-americano, depois de vencer Kristy Frilling por 5/7, 7/5 e 6/4.
No jogo de acesso aos quartos de final, Michelle vai medir forças com a britânica Johanna Konta, 9ª CS e actual nº 45 ITF . Esta australiana agora naturalizada inglesa esteve no Open dos Estados Unidos, onde perdeu na 2ª ronda com a israelita Julia Gluskho. Esteve muito bem no final de Julho quando venceu dois G2 sul-africanos consecutivos sem ceder qualquer set , curiosamente derrotando na final de ambos a mesma jogadora, a russa Chernyakova.
Será pois um teste bem dificil para a jovem portuguesa que, em caso de vitória, poderá encontrar nos quartos a CS nº1 do torneio a russa Ksenia Pervak.

ITF $ 15.000 Falun ATP

Dia grande para Portugal neste Future sueco, com uma dupla vitória de Gastão Elias e Leonardo Tavares, ambos frente a cabeças de série do torneio.
Gastão Elias derrotou o israelita Weintraub, 3º CS, pelos parciais de 4/6, 7/5 e 6/3 e Leo derrotou o finlandês Nieminen, 4º CS, por 6/1 e 7/6.
O júnior português vai defrontar na 2ª ronda o britânico Neil Bamford, ATP 876 e Leonardo vai jogar frente a Tim Goransson da Suécia, ATP 779, um jovem de 19 anos que está na sua melhor posição sempre.
Ainda assim confiamos na vitória para ambos os lusos e correspondente passagem aos quartos de final.

11 de setembro de 2007

Campeonato Nacional de sub-16 por equipas

O Clube de Ténis de Portimão e Rocha e o Clube de Ténis do Porto sagraram-se, respectivamente, campeão nacional masculino e feminino, após as vitórias nas finais do Campeonato Nacional de Sub 16 por Equipas, prova organizada pela Federação Portuguesa de Ténis e Carcavelos Ténis, que terminou ontem em Carcavelos.

Masculinos
Final
C.T. Portimão Rocha – C.T. Jamor, 2-1

Classificação
1.º C.T. Portimão Rocha
2.º C.T. Jamor
3.º C.T. Porto
4.º Sport Clube do Porto

Femininos
Final
C.T. Porto – C.T. Quinta da Rainha, 2-1

Classificação
1.º C.T. Porto
2.º C.T. Quinta da Marinha
3.º META (Moita Escola de Ténis Associação)
IN: FPT

Pancevo International, ITF Junior, G3

Miguel Almeida e Martim Trueva participam no quadro principal deste torneio sérvio, a contar para o ranking mundial de júniores.
Martim Trueva é o 7º CS e defronta na 1ª ronda o russo Ilya Shatskiy, nº 287 mundial, enquanto Miguel Almeida joga frente à grande esperança do ténis bósnio, Tomislav Brkic, nº 381 ITF Junior.

ITF $ 15.000 Mostoles ATP

Depois da derrota em singulares, em pares as coisas não correram melhor para João Sousa, com derrota na 1ª ronda pelos parciais de 2/6 e 3/6.

Copa Sevilha $ 50.000 ATP

Vitória fácil e expectável de Frederico Gil, na 1ª ronda do Challenger sevilhano, batendo o qualifier Poch-Gradin por duplo 6/3.
Na ronda seguinte cabe-lhe defrontar um outro espanhol que veio igualmente da qualificação, Lopez Jaen, que venceu, por desistência, o suiço Bohli.
Em pares, uma vitória ainda mais fácil, por 6/0 e 6/2, indo agora encontrar a dupla Puig Domenech e Sanchez De Luna nos quartos de final.

ITF $ 10.000 Santo André - Brasil WTA

Depois de vencer na 2ª ronda de qualificação, pelos parciais de 7/5 e 6/3, Carla Caetano não conseguiu ultrapassar a 3ª CS da qualificação, a argentina Lopez Terribile, perdendo por duplo 3/6.
Continua o torneio na variante de pares, com a brasileira Rossi, defrontando na 1ª ronda a dupla Castiblanco Duarte da Colômbia e Muci-Torres da Venezuela, dupla nº4 da competição.

Kentucky International Tennis Derby, ITF Junior, G1

Depois da desilusão do Open norte-americano, Michelle Larcher de Brito é a 6ª CS do G1 de Kentucky, onde tentará marcar mais alguns pontos para o ranking mundial.
Como CS obteve um bye na 1ª ronda e defrontará na 2ª ronda a norte-americana Kristy Frilling, uma tenista fora do Top 100 mundial e aqui como convidada da organização.
Em pares fará dupla com a bulgara Tanya Raykova, são a 3ª dupla do torneio e depois de um bye na 1ª ronda, defrontam na 2ª as norte-americanas Chang/Cako.

10 de setembro de 2007

Rankings Juniores

Em júniores masculinos, Gastão Elias desceu para a 29ª posição, seguido de João Sousa na 124ª, Martim Trueva no 214º lugar e Miguel Almeida na 225ª. Depois temos Miguel Alves na 330ª e João Bastos na 654ª posição.
Em femininos, Michelle Larcher de Brito manteve a 36ª posição , sendo que Demi Rodrigues mantem a 2ª posição entre as portuguesas, ocupando a 605ª , seguida de Maria Guerreiro em 609ª , de Maria João Koehler em 812ª e Filipa Correia em 1056ª.

ITF $ 15.000 Mostoles ATP

João Sousa perdeu na 1ª ronda do torneio, pelos parciais de 4/6 e 4/6, frente ao convidado Jorge Ruano.
Resta ao júnior português a variante de pares, que iniciará amanhã.

ITF $ 10.000 Lleida WTA

Catarina Ferreira é a 5ª CS do torneio e defronta na ronda inaugural a polaca Sylwia Zagorska.
Em pares já está nos quartos de final, jogando com a espanhola Sheila Carcasona, depois de um bye na 1º ronda, dada o estatuto de 3ª dupla pré-designada.

Rankings

Depois de uma semana de descanso na actualização dos rankings séniores devido ao Open dos Estados Unidos, está já disponível a actual classificação dos nossos tenistas.
Em masculinos Frederico Gil subiu para a 158ª posição, seguido de Leonardo Tavares, que subiu 66 lugares para a 739ª posição,Gastão Elias é 791º e Gonçalo Nicau 797º. Quem mais subiu foi Rui Machado, num salto de 297 lugares para a 814ª posição.
No ranking WTA, Neuza Silva caiu dois lugares para 198ª posição, enquanto Frederica Piedade, subiu mais 4 lugares, estando agora na 274ª posição. De resto tudo na mesma, com Catarina Ferreira, Magali De Lattre, Ana Catarina Nogueira e Maria João Koehler a fecharem o grupo português, enquanto Michelle não participa num outro torneio para pontuar e entrar para o Top 500 mundial.

ITF $ 15.000 Falun ATP

Realiza-se na Suécia mais um Future, na cidade de Falun, que conta com a presença de dois portugueses no quadro principal.
Leonardo Tavares vai defrontar o finalandês Timo Nieminen, ATP 373 e 4º CS do torneio, jogador que no final de Agosto conseguiu uma meia final e uma final em dois futures na Finlândia.
Gastão Elias vai igualmente defrontar um CS, neste caso o 3º, o israelita Amir Weintraub, ATP 347, jogador também em bom momento depois de ter conseguido atingir uma final num Challenger asiático e de , na passada semana , ter sido semi finalista num outro Future sueco.

9 de setembro de 2007

Copa Sevilha $ 50.000 ATP

Frederico Gil, depois do título nacional, já rumou a Sevilha onde participará no quadro principal do torneio andaluz, defrontando na 1ª ronda o espanho, Carlos Poch-Gradin.
Em pares fará dupla com Lamine Ouahab da Argélia, são a dupla nº2 do torneio e defrontam na 1ª ronda os espanhóis Beuz e Rodriguez.
Segundo declarações de Gil e já que muitos estavam na expectativa de saber o calendário de Gil atá ao fim do ano, depois da saída de Cunha e Silva do comando técnico do português, o campeão nacional já disse que depois da Taça Davis jogará em Barcelona para depois rumar à América do Sul para dois meses de torneios.

ITF $ 10.000 Santo André - Brasil WTA

Depois do promissor regresso da luso brasileira Carla Caetano, na passada semana, onde chegou à 2ª ronda, vinda de uma qualificação exemplar, continua em terra de Vera Cruz à procura de mais pontos para o ranking WTA.
Em mais uma qualificação, Carla Caetano já está na 2ª ronda, depois de um bye na 1ª, e aguarda por adeversária.
Boa sorte para a Carla.

ITF $ 15.000 Mostoles ATP

Mais uma vez João Sousa parece querer mostrar que está para breve o fim do calvário de ter que jogar todas as qualificações dos Futures em que participa, vencendo o jogo decisivo da qualificação no torneio espanhol, por esclarecedores 6/1 e 6/3.
De pleno direito no quadro principal, João Sousa vai defrontar na 1ª ronda o convidado Jorge Ruano de Espanha.
Em pares, João Sousa fará dupla com o conhecido Georgi Rumenov de Espanha e defrontam os espanhóis Olarra e Navarro.

Fundamentum Youth Cup, Espanha, ETA sub-14 Cat.2

Barbara Luz perdeu a final do torneio de singulares, frente à ucraniana Sofyia Kovalets, CS nº1, pelos parciais de 4/6 e 2/6.
Ainda assim um excelente torneio de Barbara Luz, com a presença nas duas finais e uma subida garantida no ranking da ETA, a partir da próxima 5ª feira.

Campeonato Nacional Absoluto

Sem surpresas, os jogos das finais do Nacional Absoluto que, esta semana, decorreu nos courts do Clube de Ténis do Estoril.
Em singulares, masculinos, Frederico Gil venceu Pedro Sousa por 6/4 e 7/5, e em femininos Neuza Silva venceu Ana Catarina Nogueira por 6/1, 5/7 e 6/4.
Em pares masculinos, vitória para a dupla Hugo Anão e Filipe Ribeiro, por 6/2, 3/6 e 6/3 e em femininos, para Ana Catarina Nogueira e Joana Pangaio por 7/6 e 6/3.
Finalmente em pares mistos, vitória da dupla composta por Catarina Ferreira e João Ferreira pelos parciais de 4/6, 6/2 e 10/6.

Copa Sevilha $ 50.000 ATP

Frederico Gil, depois do Campeonato Nacional, fará uma viagem relativamente curta até à capital da Andaluzia, em Espanha, para jogar este Challenger de $ 50.000 de prize-money e onde será 3º CS.
Vai aguardar calmamente o términus da fase de qualificação para saber qual será o seu adversário, sendo que na sua parte do quadro ficaram, como nomes mais sonantes, Fernando Vicente, 2º CS, o também espanhol Granollers Pujol e o argentino Mariano Puerta.

ITF $ 15.000 Mostoles ATP

João Sousa é o 3º CS do torneio de qualificação de mais este Future espanhol e já hoje derrotou o boliviano Federico Zeballos pelos parciais de 4/6, 6/2 e 6/4.
No jogo final de qulaificação para o quadro principal vai defrontar este Domingo o espanhol David Catala Velasco.

Fundamentum Youth Cup, Espanha, ETA sub-14 Cat.2

Barbara Luz e Patricia Martins perderam na final de pares, pelos parciais de 4/6 e 6/7.
A jovem conimbricense derrotou, no entanto, a sua adversária na meia final de singulares, pelos parciais de 6/2, 2/6 e 6/1, indo amanhã discutir o título frente a Kovalets da Ucrânia.

Campeonato Nacional Absoluto

Jogados os encontros das meias finais, estão já apurados os tenistas que amanhã vão disputar os títulos de campeões nacionais .
Em masculinos, Frederico Gil venceu Rui Machado por 4/6, 6/1 e 6/4 e Pedro Sousa venceu Nuno Páscoa por 6/3, 5/7 e 6/2.
Em femininos, Neuza Silva venceu Magali De Lattre por 6/2 e 7/5, enquanto Ana Catarina Nogueira bateu Catarina Ferreira por 6/1 e 6/3.
Em pares masculinos Hugo Anão e Felipe Rebelo defrontam na final a dupla Diogo Rocha e Pedro Sousa, e em pares femininos, o título sairá do jogo entre Ana Catarina Nogueira/Joana Pangaio e Charlotte Pires/Neuza Silva.
Finalmente em pares mistos, Catarina e João Ferreira defrontam Kátia Rodrigues e Hugo Anão.