Pesquisar neste blogue

15 de novembro de 2006

Gastão Elias : A nova estrela da IMG


Como dissémos aqui neste blog, Gastão Elias rumou, de armas e bagagens para a Academia de Tenis de Nick Bollettieri, em Bradenton, Florida. Um contrato de dois anos ligará o jovem da Lourinhã e o seu treinador a uma das mais famosas academias de ténis do mundo, responsáveis por carreiras de monstros do ténis como Agassi, Sharapova ou as irmãs Williams.

Após duas semanas de treinos intensivos e assimilação de novas realidades, Gastão começou esta semana a comprovar a aposta nele feita com a participação num torneio interno da academia para sub-18.

Segundo nos tem contado o Manuel Perez nas páginas de O Jogo, Gastão, após vencer duas rondas face a adversários muito acessíveis, ganhou, nos quartos-de-final, ao romeno Alin Constantin (108º do ranking júnior), por 6/2 e 6/3, e a seguir bateu, nas meias-finais por 6/3 e 6/2, o promissor russo Pavel Chekhov, actualmente nº 11 do ranking ITF Júnior.
Assim, o português vingou o desaire averbado nas meias-finais de outro evento não oficial que disputou em Março, durante o Masters Series de Miami.
Na final o pupilo de Luís Miguel Nascimento venceu Jeff Dadamo,( 294º no ITF Junior) um jogador de 17 anos e vice-campeão norte-americano de sub-18, por 6/3 e 6/3. Durante todo o torneio, Gastão não perdeu qualquer set em cinco encontros.

Ao que parece, Bollettieri vai tentar convencer os responsáveis do Challenger de Naples, Florida, a disputar na próxima semana, para que Gastão possa jogar a fase de qualificação deste torneio de $50000, o que daria ao português a experiência necessária para enfrentar 3 torneios americanos que disputará até ao fim do ano a contar para o ITF Juniores.
Brevemente, neste blog, iremos apresentar um artigo extenso sobre a Academia IMG e os seus métodos de treino e competição.

Frederico Gil - Personalidade do ano no Ténis


Frederico Gil, o tenista português mais bem colocado no ranking ATP, foi indicado como a Personalidade do Ano na modalidade pela Federação Portuguesa de Ténis, sendo distinguido no próximo dia 16 de Novembro na 11.ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal.
A Gala do Desporto decorrerá no Casino do Estoril, dia 16, a partir das 18.30 horas. Por se encontrar nessa data ausente em torneios na América do Sul, o prémio será recebido por um familiar de Frederico Gil.


Recorde-se que Frederico Gil está na 2ª ronda em singulares e pares no torneio de $ 75000 em Assunção, no Paraguai, 5ª e última etape da Copa Petrobrás, sendo que na próxima semana disputará o seu último torneio internacional, um $25000 em Puebla , no México, antes de regressar a Portugal para jogar o Campeonato Nacional de Equipas, a 29 de Novembro na Quinta da Marinha e o Masters Nacional na semana seguinte.

14 de novembro de 2006

Ranking : Semana 46

Frederico Gil subiu um lugar para o 153º , Rui Machado subiu 2 lugares ( 521º)e Gonçalo Nicau manteve a sua posição ( 554º). Gastão Elias , que subiu 136 lugares na semana passada, sobe mais 3 e é agora 937º.
Em senhoras, Frederica Piedade subiu seis lugares para 203º, Magali perdeu 6 e caiu para 471ª, e Neuza, cada vez mais perto da sua companheira, caiu 3 posições e ocupa o 495º lugar.
Em Juniores, Pedro Sousa manteve o 16º, Gastão Elias o 51º e João Sousa o 119º.Em meninas, Michelle Larcher de Brito continua a ser a melhor júnior portuguesa, ocupando a 95ª posição , caíndo um lugar em relação à passada semana. Atrás dela estão Maria Guerreiro ( 512º) e Maria João Koehler ( 703º).
Esta semana, Frederico Gil joga a última parte da Copa Petrobrás, onde já está na 2ª ronda. Leonardo Tavares regressa à competição num $10000 em Itú, Brasil enquanto Gonçalo Nicau tenta a sua sorte num $10000 nas Ilhas Canárias.
Frederica Piedade joga no México um torneio de $25000 enquanto Neuza Silva e Catarina Ferreira jogam um $10000 em Maiorca. Carla Caetano também já está na 1ª ronda de um torneio de $10000 em Florianópolis, no Brasil enquanto Natalie Gunthard foi eliminada nos $10000 do Cairo, Egipto.

13 de novembro de 2006

Os genes não enganam...

Anúncio da Genworth Financial com a familia Agassi, Pai, Mãe e Filho.

Resumo da Semana 45

Copa Petrobrás- Buenos Aires - Argentina $ 75000 ATP
Frederico Gil perdeu na 2ª ronda com A. Di Mauro 4/6, 7/5 e 3/6 7 pts.

ETA Sub-16 CUTMAN INTERNATIONAL TENNIS U´16 - IV MEMORIAL NACHO JUNCOSA em Barcelona , Espanha
Demi Rodrigues perdeu na 2ª ronda com T. Pladevall por 6/7 e 2/6 15 pts.
Demi Rodrigues perdeu na final de pares com Bennani/Roset por 1/6 e 2/6 20 pts.
Pedro Lopes perdeu na 2ª ronda com A. Quartero por 3/6 e 1/6 15 pts.
Francisco Dias perdeu na final de pares com Carreno/ Estrada por 6/2, 2/6 e 6/7 20 pts.

Portugal conquistou o Vice-campeonato Europeu Femenino por Equipas, ao perder com a Polónia na final por 2/1. A equipe portuguesa composta de Frederica Piedade, Neuza Silva, Magali De Lattre e Ana Catarina Nogueira conseguiu esta proeza no torneio organizado na República Checa este fim de semana.

No IX Open da Golegã, prova a contar para o circuito FPT/CIMA, Hugo Anão venceu o torneio, derrotando Nuno Marques na final enquanto em femininos, Maria João Koehler venceu o seu 1º torneio com prize money, derrotando na final Joana Pangaio.

Circuito FPT/CIMA - Open da Golegã ( III )


Terminou a penúltima prova do Circuito FPT/CIMA do ano de 2006, que decorreu nos courts do Clube de Ténis da Golegã, e que integrou o programa da Feira Nacional do Cavalo.

Os resultados de ontem:


Meias Finais Masculinos:
Nuno Marques ( 6/1 e 6/0 ) Diogo Mota
Hugo Anão ( 7/6 e 6/2 ) Tiago Godinho

Meias Finais Femininos:
Maria João Koehler ( 6/1 e 6/2 ) Marina Gallo
Joana Pangaio ( 6/2 e 6/1 ) Barbara Luz

Final Masculina
Hugo Anão ( 7/6 e 6/2 ) Nuno Marques

Final Feminina
Maria João Koehler ( 6/0 e 6/4 ) Joana Pangaio

Algumas impressões do torneio.
A organização esteve à altura dos quadros presentes, sobretudo um quadro masculino muito interessante. Com a excepção de alguns jogos serem realizados num 3º piso, muito irregular, o torneio correu muito bem, sem atrasos de monta no timing dos jogos. Mais uma vez a falta de público tirou todo o brilhantismo do torneio, sendo que a final masculina não tinha mais de trinta espectadores, metade dos quais jogadores e organização.
Em relação aos jogadores presentes e aos resultados, o maior destaque vai para a 1ª vitória em torneios com prize money de Maria João Koehler que, ao nível do jogo praticado, só teve alguma oposição em Katia Rodrigues. A atleta de Nuno Marques, com uma esquerda incrivelmente forte para uma jogadora da sua idade, demonstrou que nos próximos tempos e se evoluir naturalmente, será uma tenista a ter em conta nos torneios nacionais e poderá surpreender noutros extra-muros. Excelente prestação da jovem Barbara Luz, de apenas 13 anos, que esconde, num corpo franzino, naturais aptidões para o ténis, sempre apoiada pelos seus pais.
No quadro masculino, os favoritos foram ganhando até que Nicau desistiu nos 1/4 de final dando a Diogo Mota a oportunidade de defrontar Nuno Marques numa das meias finais. O veterano atleta do Porto e o melhor de sempre no ranking ATP ( entre os portugueses ) foi vencendo com maior ou menor dificuldade até à final, onde reencontrou Hugo Anão, a quem tinha vencido nas meias do Solverde. Desde do inicio do torneio que o atleta do Ace-Team nos parecia o mais forte, apesar de só ter de se aplicar nas meias frente ao seu companheiro de clube Tiago Godinho ( outro jogador que gostámos de ver jogar) mas Hugo demonstrou na final porque é um dos mais fortes tenistas portugueses da actualidade.
Na final, um 1º set muito equilibrado e só decidido no tie-break e um 2º set onde Nuno Marques desligou após o break de Hugo para 4/2, este deslumbrou a pouca assitência com uma série de passing shots que arrancaram os aplausos do público. O veterano Nuno, muito queixoso da arbitragem ( aqui e ali com razão, diga-se) ainda tem o espírito e a garra para andar no circuito nacional e fazer correr os mais novos, muitos dos quais, por certo, que escolheram o ténis como desporto favorito após o verem jogar na televisão.
Em suma, um bom torneio onde só faltou público mas também será de dizer que não vimos um único panfleto, folheto ou cartaz de divulgação do torneio, inclusivé dentro da própria localidade. Um aspecto que deverá ser revisto em próximas ocasiões.

12 de novembro de 2006

Circuito FPT/CIMA - Open da Golegã ( II )


Resultados do dia de ontem:

Masculinos:

1/8 de final

Gonçalo Nicau (6/2 e 6/0) Tiago Correia

Diogo Mota (6/2 e 6/1) Francisco Pereira

Nuno Marques (6/1 e 6/2) João Ferreira

J Ricardo Nunes (6/2 e 6/3) José Carlos

Nuno Páscoa (6/2 e 6/2) Gonçalo Falcão

Tiago Godinho (6/0 e 6/1) Helder Araújo

André Lopes (1/6,6/4 e 7/5) Vasco Antunes

Hugo Anão (6/1 e 6/3) Gonçalo Pereira


1/ 4 de Final

Diogo Mota (4/1 e des) Gonçalo Nicau

Nuno Marques ( 6/0 e 6/4 ) J Ricardo Nunes

Tiago Godinho ( 6/0 e 4/0 des ) Nuno Pascoa

Hugo Anão ( 7/6 e 1/0 des ) André Lopes


Femeninos


1/4 de Final

Maria João Koehler ( 6/4 e 6/1 ) Katia Rodrigues

Marina Gallo ( 6/3 e 6/3 ) Merve Gultekinler

Barbara Luz ( 6/1 e 6/0 ) Joana Roda

Joana Pangaio ( 6/1 e 6/0 ) Inês Santos


Alguns comentários: Muitas desistências nos 1/4 de final com um grande jogo em perspectiva entre Tiago Godinho e Hugo Anão. Nuno Marques deverá estar mais logo na final.

Em senhoras, o torneio não deverá fugir a Maria João Koehler, que derrotou com doses de brilhantismo a 1ª CS Katia Rodrigues.