Pesquisar neste blogue

28 de abril de 2012

Estoril Open- Quadros principais 2012

Cerca das 15.00 deste sábado, procedeu-se ao sorteio dos dois quadros principais do Estoril Open e, mais uma vez, os tenistas lusos não tiveram muita sorte.
No quadro WTA, Maria João Koehler defronta a japonesa Ayumi Morita na 1ª ronda e, em caso de vencer, irá encontrar a vencedora do jogo entre Roberta Vinci, 1ª CS e a russa quase portuguesa Nina Bratchikova.
Já Bárbara Luz vai defrontar Nadia Petrova, da Russia, que é no Estoril a 7ª CS.
No quadro ATP, dois confrontos lusos. Pedro Sousa joga frente a Rui Machado, sabendo-se que quem ganhar joga frente a Del Potro, 1º CS e vencedor do Estoril Open de 2011.
João Sousa e Gastão Elias ( que, soube-se apenas esta manhã, ficou com o 3º WC do quadro principal) também jogam entre si e Frederico Gil defronta o germânico Bjorn Phau, sendo que, se vencer, encontra o experiente Albert Ramos, 4º CS da competição.

Estoril Open 2012 - Qualificações Femininos

Num torneio extremamente forte e compacto, talvez o melhor de sempre, com a 1ª CS a caber dentro do Top 80, seria difícil a alguma tenista portuguesa alcançar a 2ª ronda de qualificação, sem que houvesse um encontro entre lusas.
E assim foi. No entanto, dois destaques especiais para a Sofia Araújo, desaparecida da lides internacionais mas a aparecer no Estoril com um jogo muito interessante, alicerçado num serviço muito bom, talvez um dos melhores entre o ténis feminino português. Obrigou a francesa Thorpe a muito trabalho a a um 3º set e arrancou de uma bancada completamente cheia, muitos incentivos e aplausos para jogadas dignas de uma jogadora bem dentro do Top 400 mundial. Pena é que a Sofia não apareça lá fora, pois tem jogo para marcar muitos pontos e um ranking mais condizente com o ténis que apresentou.
O outro caso que gostamos de ver foi a Rita Vilaça, a apresentar um jogo muito variado e completo, mas com um handicap que ela vai ter que trabalhar muito, que é o serviço. Muitas duplas faltas e uma percentagem de 1ºs serviços muito modesta não lhe permitiu dar mais luta a uma Ivanova bem ao seu alcance. Margarida Moura não pode obstar muito à norte-americana Sloane Stephens, 1ª CS da qualificação e uma excelente jogadora.
Resultados até ao momento:


S Karatantcheva (KAZ) d M Camerin (ITA) 36 61 62

S Zhang (CHN) d [WC] A Sevastova (LAT) 64 75
E Cabaeza Candela (ESP) d A Hlavackova (CZE) 63 64
A Rezai (FRA) vs L Arrubarrena-Vecino (ESP)
S Foretz Gacon (FRA) d A Krunic (SRB) 75 75
S Stephens (USA) d [WC] M Moura (POR) 60 61
A Rodionova (AUS) d A Beck (GER) 62 76(3)
E Kostova (BUL) vs K Barrois (GER)
K Knapp (ITA) d N Burnett (ITA) 63 61
H Watson (GBR) d C Garcia (FRA) 61 61
E Ivanova (RUS) d [WC] R Vilaca (POR) 63 60
L Thorpe (FRA) vs [WC] S Araujo (POR) 62 46 62
M Duque-Marino (COL) d C Feuerstein (FRA) 62 76(1)
B Botto (PER) d Y Shvedova (KAZ) 76(5) 64
P Rampre (SLO) vs M Torro-Flor (ESP)
A Rus (NED) vs K Bertens (NED)

Estoril Open 2012 - Qualificações Masculina

O Portal esteve este sábado no Jamor, a acompanhar in loco o primeiro dia de qualificações do Estoril Open de 2012, nas duas variantes.
No geral, o recinto continua a manifestar excelentes condições que prestigiam o nosso país além fronteiras, com uma organização exemplar e sem mácula. João Lagos, que vimos logo manhã cedo a espreitar os courts, está, mais uma vez, de parabéns. Esperamos todos que o projecto que ele sonha faz tantos anos para aquele magnifico espaço possa ganhar a luz do dia rapidamente.
Trocamos igualmente algumas impressões com alguns tenistas estrangeiros que se manifestam extremamente agradados com o tratamento VIP que a organização lhes reserva.
Em relação aos jogos do dia, no torneio masculino, o dia começou com Frederico Silva no Centralito a encontrar um jogador perfeitamente acessível ao jovem português, que nos pareceu muito nervoso de estar a jogar perante uma plateia muito bem composta e animada. A derrota foi difícil de gerir para muitos mas justa dada a correcta postura  de Inigo Cervantes. A seguir Leonardo Tavares, ainda à procura da sua melhor forma, deu muito trabalho a Ivan Navarro, que já ganhou o título de jogar mais aborrecido do torneio, dada a demora em servir, chegando a bater a bola no chão 20 ( ! ) vezes antes de efectuar o serviço. O espanhol acabou por vencer no 3º set, mas o português arrancou muitos aplausos em algumas respostas ao serviço/rede de Navarro.
Outro dos jogos interessantes foi o que opôs o José Ricardo Nunes ao Artur Completo, perante uma moldura humana muito interessante. O algarvio ainda passou algumas dificuldades no 1º set mas depois de acertar o seu jogo, venceu bem e arrecadou preciosos 3 pontos ATP que lhe vão permitir fugir das malfadadas qualificações dos Futures europeus. Igual sorte teve João Domingues ( agora seguido por Pedro Cordeiro ), que ao bater Gonçalo Loureiro, conseguirá subir muitas posições no ranking ATP. Gonçalo Falcão também podia tê-lo conseguido mas o polaco Bednarek, com um jogo muito certinho, impediu o tenista de Carcavelos em seguir em frente. Nos restantes jogos com portugueses, e faltando ainda os jogos do Romain e do Trueva, os resultados foram o esperado, com Gonçalo Pereira a perder por duplo 0/6 com o 1º CS da qualificação, mantendo uma estranha e demolidora apetência para defrontar 1ºs e 2ºs CS nos torneios em que compete. No outro jogo entre portugueses, a surpresa veio de Vasco Mensurado que venceu o mais experiente Diogo Rocha em dois sets.

Resultados até ao momento:

J Marti (ESP) d [WC] J Barra (POR) 61 60

D Munoz-de la Nava (ESP) d [WC] G Pereira (POR) 60 60

I Cervantes (ESP) d F Silva (POR) 61 64
I Navarro (ESP) d L Tavares (POR) 63 46 64
M Elgin (RUS) d V Pascoal (POR) 63 60
T Bednarek (POL) d G Falcao (POR) 75 62
J Domingues (POR) d G Loureiro (POR) 62 61
J Nunes (POR) d [WC] A Completo (POR) 63 61
J McGee (IRL) d [WC] H Sousa (POR) 60 62
R Ortega-Olmedo (ESP) d E Korolev (KAZ) 67(6) 64 61
E Lopez-Perez (ESP) vs N van der Meer (NED)
[WC] R Barbosa (POR) vs S Gutierrez-Ferrol (ESP) 
H Laaksonen (SUI) d D Estruch (ESP) 36 62 62
[WC] V Mensurado (POR) vs [WC] D Rocha (POR) 75 62
M Trueva (POR) vs S Lavie (NZL)
R Mazon-Hernandez (ESP) vs D Marrero (ESP) 

Challenger de Charlottesville, ITF $50.000

Michelle Larcher de Brito perdeu, ontem, no seu encontro dos quartos de final do ITF de Charlottesville, frente a Julia Cohen, pelos parciais de 5/7 e 4/6.
Na 2ª ronda , adiada por causa do mau tempo, Michelle tinha vencido por 1/6, 6/1 e 6/2.

27 de abril de 2012

Challenger de Nápoles, Itália, €30.000

Pedro Sousa perdeu, mal, o encontro desta tarde dos quartos de final do Open de Nápoles, frente a Kuznetsov.
Depois de um 1º set de extrema elegância e técnica muito apurada do português, que venceu por 6/3, Sousa ofereceu o 2º ao russo depois de se ver a perder por 0/2 e este aproveitou para fechar em 0/6.
No 3º e decisivo set, Pedro Sousa teve várias hipóteses para fechar pelo menos dois breaks e , ou por manifesta falta de sorte ou por alguma displicência nas alturas decisivas, o jogo acabou por pender para o lado do russo que fechou em 5/7.
Torna-se por vezes muito óbvio alguma falta de vontade, garra ou querer do Pedro em efectuar algumas partidas. Os seus defensores dizem que ele gosta dos grandes jogos e aí parece outro ( lembrem-se do jogo frente a Del Potro o ano passado no Estoril) mas os seus detratores acusam-no de ser pouco preparado psicologicamente. Continuamos a achar que ao nível técnico e de jogo jogado, não existe em Portugal jogador mais capaz e naturalmente dotado como ele mas, diga-se em bem da verdade, o Pedro necessita de maior concentração durante o espaço de tempo em que está em campo e de acreditar mais nas suas capacidades que são, como já dissemos, de enorme valia internacional.
Ainda assim, mais um bom torneio para o Pedro que se aproxima a grande velocidade dos 200 melhores mundiais.
O Estoril Open vai servir para aquilatar das reais possibilidades do Pedro em evoluir no ranking e nos resultados.

Challenger de Nápoles, Itália, €30.000

Será por volta do meio-dia desta sexta-feira que o Pedro Sousa vai tentar o apuramento para a meia final do torneio de Nápoles, do circuito ATP Challenger.
Depois da brilhante vitória sobre Gilles Muller, o Pedro , alanvancado com o convite para jogar o quadro principal do Estoril Open, vai defrontar o russo Andrey Kuznetsov, actual nº 187 ATP, bem perto do seu melhor alcançado em 2010.
O russo, semi-finalista em Rabat e Casablanca ( onde venceu João Sousa na 2ª ronda) e vencedor de dois Futures consecutivos no Egipto, tudo este ano, é um jogador muito constante mas que nos parece sem grande margem de progressão, ele que é um tenista da IMG ( onde andaram Michelle e Gastão) e tem como coroa de glória o título de Wimbledon em Júniores, conseguido em 2009.
O jogo será transmitido aqui no Portal, em directo.

26 de abril de 2012

Estoril Open 2012

A atribuição de convites para o quadro feminino do Estoril Open em ténis ficou esta quinta-feira fechada, com João Lagos, diretor do torneio, a atribuir wild-cards a Bárbara Luz e à russa Nina Bratchikova (na foto).

Enquanto o convite a Bárbara Luz se insere na política de João Lagos em privilegiar atletas portugueses - a tricampeã nacional Maria João Kohler já tinha sido contemplada anteriormente -, o diretor do torneio justifica o atribuído a Bratchikova no facto desta ter manifestado intenção de ver atribuída nacionalidade portuguesa.

Com os convites para o quadro principal feminino atribuídos -- foram igualmente definidos os quatro convites para a fase de qualificação -, falta agora apenas um convite para o quadro masculino, tendo já sido atribuídos aos tenistas portugueses João Sousa e Pedro Sousa.

O Estoril Open é o mais importante torneio de ténis internacional realizado anualmente em Portugal e que este ano vai decorrer entre os dias 28 de abril e 6 de maio, no Complexo de Ténis do Estádio Nacional do Jamor.

Anastasija Sevastova (campeã em 2010), Margarida Moura, Rita Vilaça e Sofia Araújo foram contempladas com um convite para disputar a fase de qualificação.
 
in: http://tennisportugal.blogspot.pt/

Rankings Sub-16 ETA Meninas

Ranking mundial das meninas portuguesas, em sub-16:










159


Ana Filipa Santos


400

224


Daniella Silva


338

256


Maria Tavares


305

319


Ivone Alvaro


260

349


Mariana Carreira


240

366


Joana Brites


230

377


Matilde Fernandes


225

446


Ines Murta


195

546


Sofia Sualehe


158

606


Marta Oliveira


144

672


Mafalda Fernandes


124

773


Daniela Horta Baptista


100

802


Cheila Cardoso


95

877


Ines Miranda


83

883


Beatriz Rodrigues Bento


80

883


Mariana Rocha


80

962


Ines Mesquita


68

966


Barbara Choon


65

997


Teresa Lobo


60

1134


Marta Magalhaes


49

1201


Ines Aguiar Machado


40

1340


Joana Ferreira


30

1534


Luisa Pelayo


20

1534


Raquel Completo


20

1632


Constanca Cruz Crespo


17

1737


Beatriz Godinho


10

1737


Patricia Faia


10

1737


Vera Carvalho


10

1737


Monica Fatima Faria Caires


10

1737


Sara Lanca


10

1737


Benedita Mendonca


10

Rankings Sub-16 ETA Rapazes

Ranking mundial dos tenistas portugueses de sub-16 masculinos:











128


Jose Maria Moya


370

158


Antonio Sabugueiro


320

173


Bernardo Lemos


300

229


Eduardo Paulo


255

311


Tiago Cacao


210

323


Afonso Salgado


205

348


Tiago Eusebio


195

379


Felipe Cunha Silva


183

447


Joao Antonio


158

604


Francisco Caldas


110

630


Duarte Vale


108

677


Nuno Borges


95

677


Martim Vilela


95

701


Salvador Nunes De Almeida


90

701


Ze Maria Doria


90

701


Ricardo Marreiros


90

893


Joao Faria Carvalho


63

898


Miguel Marreiros


60

898


Rafael Andrade


60

898


Afonso Faria


60

991


Jose Von Hafe Perez


50

991


Tiago Rodrigo Fernandes


50

991


Goncalo Andrade


50

1044


Bernardo Oliveira


45

1044


Diego Herrera


45

1044


Salvador Bandeira


45

1095


Rafael Ramos Marques


40

1222


Tomas Almeida


31

1225


Miguel Semedo


30

1225


Bernardo Pires


30

1225


Andre Nunes


30

1225


Francisco Guimaraes


30

1225


Joao Claro


30

1356


Antonio Doria


28

1432


Pedro Barosa


20

1432


Francisco Cabral


20

1432


José Oliveira


20

1432


Nuno Rocha


20

1432


Jose Grilo


20

1432


Joao Ribeiro


20

1432


Miguel Melo


20

1707


Manuel Almeida


10

1707


Goncalo Bettencourt


10

1707


Duarte Girao


10

1707


Jose Heredia


10

1707


Tiago Neves


10

1707


Jose Calheiros


10

1707


Tiago Lourenco


10

1707


Luis Simoes


10

1707


Francisco Paulo


10