Pesquisar neste blogue

20 de julho de 2007

Comentem...comentem

Devido a motivos de força maior, vamos estar "encerrados para balanço" durante cerca de uma semana, pelo que o convivio diário que aqui acontece desde Outubro, será agora momentaneamente interrompido.
Infelizmente não poderei acompanhar a par e passo a prestação dos tenistas portugueses na próxima semana , sobretudo os mais novos no Campeonato da Europa mas terá que ser.
Voltaremos com força renovada e espero aqui escrever sobretudo as vitórias entretanto alcançadas.
Se quiserem, façam as actualizações dos diversos resultados nos comentários a este post e prometo que terei isso em conta quando voltar.
Fiquem bem.

Circuito CIMA/FPT - Pombal

Últimos resultados desta etapa do circuito nacional:

Masculinos
Quartos-de-final
Hugo Anão – Diogo Mota, 7/6 (1) e 6/1
José Ricardo Nunes – João Bastos, 6/0 e 6/3
Gonçalo Falcão – Nuno Marques, 6/7 (3) e 3/6
Tomás V. Costa – João Ferreira, 1/6 e 4/6

Femininos
1.ª ronda
Neuza Silva – Joana Roda, 6/0 e 6/0
Teresa Araújo – Joana Santiago, 5/7, 6/2 e 6/3
Inês Santos – Cátia Rodrigues, 3/6, 6/4, 1/6
Daria Neretina – Iris Greving, 6/2 e 6/1
Joana Pangaio – Rita Francisco, 6/1 e 6/3
Filipa Correia – Kátia Rodrigues, 3/6 e 2/6
Maria Guerreiro – Ana Curto, 6/3 e 6/4
Mariana Freitas – Ludmila Nikoyam, 0/6 e 1/6

ITF $ 25.000 Hamilton WTA

Frederica Piedade desistiu do torneio em virtude de uma pequena lesão que a impossibilitou de disputar o seu jogo de acesso às meias finais.
Foi, de facto, uma enorme perda, dado o nível muito seguro que a tenista portuguesa estava a apresentar até ao momento mas, ao que parece, estará a jogar de novo nos próximos dias.

ITF $ 10.000 Gandia ATP

Rui Machado já está nas meias finais, depois de hoje ter vencido por 6/1, 3/6 e 6/1.
No jogo de acesso à final, defronta o espanhol G.Olaso, 7º CS do torneio.

ITF $ 10.000 Saint Gervais ATP

Leonardo Tavares irá disputar amanhã a final do torneio de pares, depois de , com o ucraniano Sergeyev, terem vencido a dupla Mouillon/Reix por 6/2 e 6/0, numa das meias finais.
O jogo do título será frente à dupla nº1 do torneio, composta pelo bem conhecido júnior Eysseric, ex nº1 mundial e Mannarino, actual nº 520 ATP.

ITF $ 25.000 Hamilton WTA

Sem nenhum reparo, o torneio de singulares que Frederica Piedade está a efectuar no Canada, depois de, nesta madrugada, ter batido a jovem Paliivets por 6/2 e 6/0, em jogo da 2ª ronda.
Nos quartos de final, Piedade vai defrontar a norte-americana I.Falconi, nº 613 WTA, jogadora acessível a uma tenista portuguesa a recuperar lentamente o seu momento.
Em pares é que já não foi tão agradavél o jogo da 2ª ronda, com derrota, pesada, por 1/6 e 4/6.

Rankings ETA

Em sub-14 femininos, Barbara Luz continua no comando do pelotão português , na 43ª, seguida de Patricia Martins na 74ª, Inês Xavier na 213ª, Barbara Ribeiro na 268ª e Margarida Moura na 303ª.
Com as lesões de Patricia e de Barbara, caberá a Inês e a Margarida defender as cores portuguesas no Campeonato Europeu de sub-14, que começa na 2ª feira.
Em sub-14 masculinos, Francisco Ramos continua à frente, na 47ª posição, seguido de João Monteiro em 100º e de Vasco Mensurado em 170º. João Barra está logo atrás, na 176ª, 3 lugares à frente de João Fazendeiro.
Em sub-16 femininos, Ana Claro é 79ª, Charlotte Pires 80ª e Demi Rodrigues 101ª. O destaque para Brites Soares que saltou do fundo da tabela para a 467ª posição, logo atrás de Barbara Luz, que é 420ª.
Em masculinos, o destaque vai para José Alves que subiu para a 6ª posição entre os portugueses, sendo agora 334º ( mais irá subir após o Dema Cup desta semana), num ranking que continua a ser calmamente liderado por Miguel Almeida na 23ª posição, seguido de Francisco Dias em 213º, de André Caiado em 248º, Martim Trueva em 268º e Rodrigo Carvalho em 321º.

World Team Tennis

Os Sacramento Capitals conseguiram na madrugada de ontem uma espectacular vitória frente aos Explorers de Kansas City por 21/20, com direito ao super tie break, depois de uma igualdade a 20 após os cinco jogos da praxe.
Michelle mais uma vez entrou no jogo de singulares a substituir a sua companheira de pares Likhovtseva quando esta já perdia por 0/2 e , como no jogo anterior, não consegui evitar a derrota por 1/5 frente a J. Gadjosova.
Mas em pares, a dupla maravilha dos Sacramento venceram sem apelo nem agravo por 5/2, frente à mesma Gadjosova e C.Morariu.
Saliente-se que Michelle e Elena já são a 2ª melhor dupla de todo o campeonato, com 30 jogos ganhos em 48 possíveis, só atrás da dupla dos Lasers de Springfield, composta por Vanc e Tanasugarn.
Com este resultado, a equipa de Michelle isolou-se no 2º lugar da confrência Oeste.
Sábado, os Sacramento recebem os Smash de Delaware, 2º da conferência Este.

Circuito CIMA/FPT - Pombal

Estão definidos os quadros principais do XVIII Open de Pombal, torneio que integra o Circuito FPT/CIMA, e decorre até ao próximo domingo nos courts do Clube de Ténis de Pombal.
Neuza Silva, a portuguesa mais bem posicionada no ranking WTA, é a grande figura da prova. No sector masculino, Hugo Anão, o grande dominador dos torneios do Circuito FPT/CIMA é, mais uma vez, o principal favorito.
Na 3ª feira ficaram a conhecer-se os últimos participantes do quadro principal, depois da derradeira ronda do qualifying. Tomás Costa, Diogo Ramos, Francisco Dias e Manuel Marcelo, do lado masculino, e Mariana Freitas, Ana Curto, Rita Francisco e Iris Greving, em femininos, seguem para o quadro principal.
Hoje decorreram as partidas da 1.ª ronda de ambos os sectores.
1.ª Ronda
Masculinos
Hugo Anão – Tiago Correia
Diogo Oliveira – Paulo Joaquim
Gonçalo Pereira – Francisco Dias
Carlos Pinto – Diogo Mota
José Ricardo Nunes – Pedro Magalhães
João Godinho – Vasco Pascoal
José Gaspar – Manuel Cavaco
Luís Claro – João Bastos
Pedro Cartaxo – Pedro Granado
Carlos Ferra – Gonçalo Falcão
Diogo Ramos – Nicolau Monteiro
Francisco Azevedo – Nuno Marques
Hélder Araújo – Manuel Marcelo
José Carlos – Tomás Costa
Nuno Almeida – Tom Greving
Tiago Olímpio – João Ferreira
Femininos
Neuza Silva – Joana Roda
Rita Gouveia – Joana Santiago
Inês Santos – Cátia Rodrigues
Daria Neretina – Iris Greving
Joana Pangaio – Rita Francisco
Filipa Correia – Kátia Rodrigues
Maria Guerreiro – Ana Curto
Mariana Freitas – Ludmila Nikoyam
In: FPTénis

ITF $ 10.000 Gandia ATP

Rui Machado continua a recuperar o tempo e o ranking perdidos e venceu facilmente A.Blom por 6/2 e 6/1.
Nos quartos de final, defronta o espanhol Boje-Ordonez, jogador fora do Top 1000 ATP e perfeitamente ao alcance de um Rui renascido das cinzas.

ITF $ 10.000 Saint Gervais ATP

Leonardo Tavares perdeu na 2ª ronda deste Future francês, frente a N.Coutelot de França, pelos parciais de 4/6 e 6/7.

ITF $ 25.000 Hamilton WTA

Frederica Piedade bateu a experiente Maureen Drake do Canada na 1ª ronda, pelos parciais claros de 6/4 e 6/0, indo defrontar na 2ª ronda outra canadiana, K. Paliivets, uma jovem de 15 anos que em 2007 se iniciou no circuito profissional feminino.
Em pares, Frederica já está nos quartos de final, depois de vencer, com a argentina Esperon, na 1ª ronda, a dupla Lepore/Bartenstein por 6/3, 4/6 e 7/5. Defrontam agora Dieskova da Eslováquia e El Tabakh do Canada.

Brussels International Junior Tournament 2007 ITF Junior G5

Pedro Palha perdeu na 1ª ronda frente ao CS nº6 deste torneio, pelos parciais de 1/6 e 0/6.
Em pares, as coisas correram melhor e com o francês Teboul, bateram uma dupla belga por 7/6 e 6/1, sendo que nos quartos de final defrontam a dupla nº2 do torneio, os suiços Fioriti e Smanio.

Nike Junior Tour 2007 - Espanha

Rita Vilaça perdeu nos quartos de final desta etapa do Nike Junior Tour de Espanha, frente à espanhola P.Fargas, 4ª CS, pelos parciais de 6/7, 6/3 e 2/6.
De qualquer das formas mais um bom torneio de Rita Vilaça, que continua a preferir competir em Espanha e com óptimos resultados, esperando nós que o recente triunfo no Campeonato Nacional de sub-14 lhe dê alento para iniciar um conjunto de bons resultados intramuros e que igualmente lhe proporcione as vitórias internacionais que lhe reconheçam o valor que todos lhe atribuímos.

19 de julho de 2007

Dema Cup, Bulgaria, ETA sub-16, Cat 3

José Alves ficou-se pela 2ª ronda em singulares, depois de vencer o búlgaro Draganov por 6/1 e 6/3 e , na 2ª ronda, ter perdido com o 1º CS do torneio, o igualmente búlgaro A.Neykov por duplo 1/6.
Tal como na semana passada, em pares, as coisas estão a correr bem melhor e, com a ajuda do russo Kondulukov, o português já está nas meias finais, onde defrontam a dupla nº1 do torneio composta por A. Velev da Bulgária e K.Nichitin da Macedónia.
Em femininos, Brites Soares perdeu na 1ª ronda com a 6ª CS, a grega V.Geortami por 6/1, 4/6 e 2/6 enquanto Ana Claro, 4ª CS, só perdeu nos quartos de final, frente à búlgara Stornetta por 5/7 e 2/6.
Em pares, tal como nos masculinos, a dupla portuguesa está bastante melhor e já estão na final, onde defrontam uma dupla da casa, Shinikova e Barboutova. Pelo caminho, já deixaram para trás a 2ª e a 3ª dupla do torneio. Só falta ganhar a final para trazer o caneco.
Força, Ana Claro e Brites Soares.

WINDMILL CUP CARL GANTOIS - ETA sub-14 Cat.1

Depois da prematura eliminação dos quadros principais de singulares e pares, Francisco Ramos já está nos quartos de final do torneio de consolação, depois de bater o egípcio K.Hossam por duplo 6/4.
Agora cabe-lhe defrontar amanhã o ucraniano A.Kriychuk.

Nike Junior Tour 2007 - Espanha

Depois da brilhante vitória no campeonato nacional de sub-14, Rita Vilaça está em Madrid esta semana a competir na etapa da capital espanhola inserida na Nike Junior Tour.
Na 1ª ronda defrontou e venceu Patricia Teres por 6/2 e 6/0 e na 2ª ronda bateu Susana Perales por 6/1 e 6/2.
No apuramento para os quartos de final, encontra uma das CS, a espanhola Lucia Paz.
Rita Vilaça, neste torneio a 6ª CS, está na 10ª posição nesta competição, com 248 pontos, sendo que a líder é Diana Stomomlega com 775 pontos.

18 de julho de 2007

Michelle Larcher de Brito - Foto


Num blog amigo de Kevin German, sacámos esta foto que ilustra, de uma forma muito bela, a tenacidade da nossa maior esperança, aqui, em competição, no WTT.

Espero que apreciem.

ITF $ 10.000 Garching WTA

Monika Korchanova derrotou Catarina Ferreira na 1ª ronda deste torneio alemão pelos parciais de 6/3, 1/6 e 1/6.
Em pares, a tenista portuguesa também foi eliminada, perdendo por 2/6 e 5/7.

World Team Tennis

Sexta vitória consecutiva para os Sacramento Capitals, na deslocação a S.Louis, com vitória por 21/16.
Desta vez Michelle não jogou mas nem por isso a sua equipa perdeu o rasto das vitórias, ascendendo ao 2º lugar da conferência Oeste, em igualdade com a equipa de Kansas City e a duas vitórias dos imbatíveis até ao momento Lasers de Springfield.
Hoje os Sacramento jogam em casa, recebendo a equipa dos Explorers de Kansas City, onde pontificam os irmãos Bryan e o croata D.Vemic.

Brussels International Junior Tournament 2007 ITF Junior G5

Pedro Palha é o nosso representante neste torneio, e defronta na 1ª ronda o 6º CS, o belga G. De Lovinfosse, nº 780 ITF

Smash International Junior Championships ITF Junior G2

Miguel Almeida iniciou da melhor maneira a sua participação neste G2 , que se disputa no Egipto, batendo na 1ª ronda T.Jotovski, da Macedónia, nº295 ITF, pelos parciais de 3/6, 6/1 e 7/6(10), sendo que na 2ª ronda defrontará o CS nº1 do torneio, o tenista local M.Safwat, nº68 ITF e que vem de uma semi-final de um G3 que decorreu na passada semana no Egipto.
Demi Rodrigues , mais uma vez, teve um sorteio madrasto que a colocou logo na 1ª ronda no caminho da CS nº1 do torneio, a uzbeque Kolesnichenko, actual nº 63 mundial. Derrota pelos parciais de 2/6 e 2/6.

17 de julho de 2007

ITF $ 10.000 Gandia ATP

Rui Machado venceu e João Sousa perdeu, eis o resumo da 1ª ronda deste Future espanhol.
Se a derrota de João Sousa não foi de todo inesperada, pelos parciais de 2/6 e 4/6, já a vitória de Rui Machado surpreenderá pelos parciais claros e esclarecedores de 6/2 e 6/4, mostrando que vai tentar aproveitar ao máximo o ranking protegido que está a utilizar neste torneio e que utilizará, por certo, nos próximos.
Na 2ª ronda, Rui vai defrontar A.Blom, um tenista das Antilhas Holandesas de 19 anos e que terá conseguido hoje a maior vitória da sua ainda curta carreira internacional, depois de ter batido o 6º CS do torneio.
Blom é o actual 1232 ATP.

Michelle Larcher de Brito

Os artigos sobre Michelle nos Esatdos Unidos vão-se sucedendo, a propósito da sua participação no WTT, em representação dos Sacramento Capitals. Do blog do Feliciano ( obrigado mais uma vez !!!) em http://michellelarcherdebrito.blogs.sapo.pt/ , retiramos mais uma, desta vez de um jornal de Albany.
" Michelle Larcher de Brito wasn't even alive when Jennifer Capriati reached the semifinals of the 1990 French Open at 13. She first picked up a racket several years later at 4, when Martina Hingis became the youngest person ever to win a Grand Slam at 15.
Yet, Larcher de Brito, 14, strives to be mentioned one day in the same breath as the two legends whom she grew up emulating. World TeamTennis' youngest player ever even patterns her game after Hingis. "I try to play like Martina Hingis," Larcher de Brito said. "She opens the court really well and has great movement around the court."
On Monday, the teenager's play was instrumental as she helped the Sacramento Capitals rally to defeat the New York Buzz (4-4) 18-16. The Capitals won 10 of the last 12 games on the night.
Sacramento trailed 14-8 before Larcher de Brito and Elena Likhovtseva defeated Greta Arn and Gabriela Navratilova 5-1 in women's doubles to get the Capitals back in the match. Then, Sam Warburg defeated Rik de Voest 5-1 in the final set to clinch the victory.
Larcher de Brito won her first game in women's singles against Arn by displaying loads of power with both ground strokes. But she was hampered with troubles with her serve and net game, as Arn won the next three games of the set.
Capitals coach Wayne Bryan substituted Likhovtseva for Larcher de Brito after the fourth game of the set and Arn won the final two. Larcher de Brito's performance served as a microcosm for her season and young career so far.
"She is enormously talented," Capitals coach Wayne Bryan said. "She has a really good forehand and backhand, but I think she can improve on her doubles and her net play."
In February, she made her ITF debut with Arn in a doubles match in Michigan. Though the duo lost that match, Larcher de Brito became the seventh youngest player to win a match on the WTA tour, a month later in Miami.
"I've always said Michelle is a good player, she'll make it," Arn said. "But she's too young. Hopefully, she doesn't get to the top too early and burn out."
After a full year in professional tennis and a stretch in World TeamTennis facing seasoned veterans, Larcher de Brito said she's not intimidated by facing players more than twice her age.
"Pretty much growing up I've played girls much older than me," Larcher de Brito said. "I've always played up an age group and practiced with girls who are older, so now I'm used to it."
Though she is limited in the number of tournaments she can enter because of WTA's age eligibility rule, Larcher de Brito hopes to play in her first grand slam tournament in the near future. Then, she can take aim at Hingis' record.
"Hopefully soon, as soon as I get a few more wild cards," she said. "I've broken a few records, it would be good to break some more."

ITF $ 25.000 Hamilton WTA

Frederica Piedade já conhece a sua adversária da 1ª ronda, vinda da qualificação, a canadiana M.Drake, actual nº 1169 WTA, já com 36 anos de idade e que raramente compete em singulares. Este é, aliás, o seu 1º torneio desde Novembro de 2006. Em 1999 chegou a ser Top 50 em singulares.
Em pares derrotou Piedade na passada semana em Boston.
Neste torneio, Frederica faz dupla com a argentina Esperon e são a dupla nº1. Defrontam Barteinstein da Austria e Lepore da Argentina.

ITF $ 15.000 Saint Gervais ATP

Leonardo Tavares venceu o francês F.Reynet, por 7/6 e 6/1 e vai defrontar na 2ª ronda um outro francês F.Coutelot, que cometeu a proeza de vencer e de forma categórica o nº2 do torneio , o suiço Bohli.
Coutelot é o nº 903 ATP mas parece-nos um jogador acessível a Leo, até porque este ano apenas disputou meia dúzia de torneios e sem resultados significativos.

World Team Tennis

Michelle Larcher de Brito foi fundamental para a reviravolta do resultado final da equipa dos Sacramento em Nova York, sendo que, como prevíamos, o último resultado de singulares masculinos decidia tudo e assim foi, com 5/1 para a equipa de Michelle e 18/16 no final.
Foi a 5ª vitória consecutiva dos Sacramento, que já estão a uma vitória dos Explorers de Kansas City, que são segundos mas que têm uma partida a mais.
Hoje, os Sacramento deslocam-se a St.Louis para defrontar os Aces.

WINDMILL CUP CARL GANTOIS - ETA sub-14 Cat.1

Francisco Ramos foi eliminado na 1ª ronda, ao perder frente ao holandês Sporken por 6/7 e 2/6.
Em pares as coisas não correram melhor com derrota por 2/6, 7/5 e 4/6.
Resta agora o sorteio de consolação, onde Francisco Ramos já está na 2ª ronda, depois de um bye na 1ª ronda.

World Team Tennis

Mais uma vez os Sacramento entregam nas mãos de Michelle e Elena a responsabilidade de marcar pontos preciosos para a sua equipa, que neste momento, depois do 3º jogo, perde por 8/14.
Defrontam Greta Arn e Gabriela Navratilova, esta uma especialista em pares, com mais de 60 títulos conquistados, quase todos nesta variante.
Neste jogo de pares femininos, a vitória sorriu pela 4ª vez consecutiva a Michelle e Elena pelo parcial de 5/1, reduzindo assim a diferença entre as duas equipas para 2 pontos, 13/15 e deixando a decisão para o jogo final de singulares masculinos, do qual daremos conta durante o dia de terça-feira.

World Team Tennis

Michelle Larcher de Brito acabou, literalmente, de conhecer o amargo da 1ª derrota no WTT, ainda que partilhada com a sua companheira de pares, Elena Likhovtseva, no jogo de singulares femininos, frente a Greta Arn, dos New York Buzz.
Elena começou o jogo mas uma fraquissíma prestação inicial levou a que o treinador dos Sacramento, Wayne Bryan, substituísse a russa por Michelle, com o resultado em 1-2.
Apesar de não ter conseguido evitar a derrota por 1-5, Michelle ganhou 9 pontos em 3 jogos, contra 4 de Elena nos mesmos 3 jogos.
Neste momento, os Sacramento perdem por 6/9, depois dos jogos de pares mistos e singulares femininos.
Curiosamente Greta Arn foi a parceira depares de Michelle em Midland, no torneio que marcou a estreia da jovem prodígio portuguesa no circuito profissional de ténis.

WINDMILL CUP CARL GANTOIS - ETA sub-14 Cat.1

Estreia-se amanhã neste torneio de categoria 1 o recente campeão nacional de sub-14, Francisco Ramos, frente ao holandês Sporken..
Soube-se hoje que Ramos, na variante de pares, jogará com O.Golding da Grã-Bertanha e defrontam na 1ª ronda L.Messer e J. Van Vondelen, ambos holandeses.
Ambos os jogos amanhã, de manhã.

ITF $ 10.000 Gandia ATP

João Sousa experimentou hoje o duplo sabor da derrota e da vitória.
Depois de ter perdido na ronda final de qualificação por 2/6 e 3/6, soube depois que entraria no quadro principal como LL, onde defrontará na 1ª ronda o 5º CS do torneio, o espanhol Bautista-Agut, 572 ATP, tenista que Sousa bem conhece desde Maio, quando contra ele perdeu num Future espanhol por 2/6 e 4/6. Tempo de uma pequena vingança...
Rui Machado defrontará o inglês P.Barlow, vindo da qualificação, 1286 ATP e que perdeu em Junho , em Espanha, frente a João Sousa por duplo 6/4.
Um Rui Machado recuperado será mais do que suficiente para derrotar o britânico.

ITF $ 15.000 Saint Gervais ATP

Enquanto aguarda pelo seu jogo de singulares, amanhã, Leonardo Tavares com o ucraniano I. Sergeyev, efectuou o seu jogo de estreia na variante de pares, como dupla nº2 do torneio e a vitória coloca-os , desde já, nas meias finais da competição.
Hoje venceram uma dupla argentina por 6/4 e 6/2 e aguardam, pacientemente, pelos adversários que se seguem no jogo de apuramento para a final.

16 de julho de 2007

Rankings Juniores

Em masculinos, Gastão Elias mantem uma posição dentro do Top 25, estando na 24ª posição. João Sousa saíu do Top 100 e é agora 114º, seguido de Miguel Almeida em 250º,Martim Trueva em 276º e José Alves na 341ª posição.
Em femininos, tudo na mesma, com Michelle na 38ª posição, Maria João Koehler na 541ª e Demi Rodrigues na 563ª.

Michelle Larcher de Brito II

Já agora um outro artigo, do Sacramento Bee, da cidade da equipa de Michelle na WTT.

"Michelle Larcher de Brito might not hit a tennis ball like a 14-year-old, but she talks like one.
When asked if she had any impressions of Sacramento after just a few hours in the area, the Capitals' latest prodigy said, "I haven't seen a whole lot, but it's great that the mall is next to the stadium. After playing, I can go to the mall."
Making her home and World TeamTennis singles debut, Larcher de Brito led the Capitals to a 25-11 victory over the Houston Wranglers on Wednesday night at Allstate Stadium at the Galleria at Roseville.
Larcher de Brito, the youngest player in league history at 14 years and five months old, wowed the announced crowd of 3,124 with an array of passing shots as the Capitals won their third consecutive match after opening the season with two losses.
Larcher de Brito won both of her sets, teaming with Capitals veteran Elena Likhovtseva to beat Bryanne Stewart and Mashona Washington 5-3 and later routing Washington 5-1.
"I surprised myself (in singles)," Larcher de Brito, a native of Portugal who turned pro in February, said while signing autographs for kids not much younger than herself, if any. "I was very nervous, but I played very well."
In her debut on the big-league WTA Tour in March, Larcher de Brito stunned 27-year-old American Meghann Shaughnessy, ranked No. 43 in the world at the time and once No. 11, in the first round of the Sony Ericsson Open in Key Biscayne, Fla.
"(Larcher de Brito) hits the ball very hard for a (14)-year-old," Likhovtseva said Wednesday night. "She just rips it, and it feels like she enjoys the game."
Washington, the younger sister of former Wimbledon finalist Mali-Vai Washington, returned to competitive tennis a week ago after missing one year because of knee surgery. She declined to comment on Larcher de Brito's performance.
"I was focusing on how I was playing," said Washington, who was ranked a career-high No. 50 in 2004.
Larcher de Brito lost her serve once in each set against Houston (1-5), double-faulting once each time.
"The serve is not the strongest part of my game," conceded Larcher de Brito, who's listed at 5-foot-4 and 125 pounds. "It's always been a struggle. I feel comfortable on groundstrokes and with my movement.
No kidding."

http://www.sacbee.com/100/story/268965.html


Michelle Larcher de Brito

Artigo sobre a tenista portuguesa no Roseville Press Tribune, uma pérola do nosso amigo Feliciano em http://michellelarcherdebrito.blogs.sapo.pt/ .

" Michelle Larcher de Brito is just 14, the age when most teenagers are longing for a driver's license or searching for a summer job. No word on the driver's license, but Larcher de Brito won't have to worry about finding summer employment. The Portuguese phenom trounced Mashona Washing-ton 5-1 in women's singles, helping the Sacramento Capitals (3-2) secure a 25-11 victory over Houston on Wednesday. It didn't take long for Larcher de Brito to win over the crowd in her home debut. She overpowered Washington with a barrage of powerful groundstrokes, drawing a chorus of applause and the praise of her coach, Wayne Bryan. "Goodness gracious," Bryan chuckled. "All the veterans and me were on the bench just going, 'Woah.' She stays on the baseline and just drills the ball." Larcher de Brito joined the WTA Tour in February and made headlines by upsetting Meghann Shaughnessy, the former No. 11 player in the world, at the Sony Ericsson Open. She made her Capitals' debut Tuesday at Newport Beach, where she teamed with veteran Elena Likhovtseva in women's doubles. Larcher de Brito and Likhovtseva played women's doubles again on Wednesday, defeating Wash-ington and Bryanne Stewart 5-3.
The doubles win came with a few hiccups, however. The Capitals led the set 3-0 but dropped game four after Larcher de Brito double-faulted with the game tied at 3. Afterward, she admitted her doubles game needs a little polish. "I definitely think I'm a better singles player," she said. "I feel good about my groundstrokes, and my movement is pretty good, running up and down the court." Any minor miscues from the doubles set were all but forgotten after Larcher de Brito dominated Washington in singles. She won the first four games in thrilling fashion, notching 4-3 victories in each one. "I guess I played good," she said. "I won, and got the crowd going. It was nice." Team captain Mark Knowles also played his first home match of the season. Knowles, the 2007 French Open doubles champion, posted victories in men's doubles and mixed doubles. Sam Warburg won a hotly contested men's singles set against Jan Michael Gambill, a 5-4 victory decided by a tiebreaker. Warburg won the nine-point tiebreaker 5-4 after Gambill doubled-faulted on the final point. Next action for the Capitals is today at 7:30 p.m., when they play host to the St. Louis Aces. "

ITF $ 25.000 Hamilton WTA

Frederica Piedade é a 6ª CS do torneio e já sabe que defronta uma das tenistas que se irão apurar no torneio de qualificação.

ITF $ 10.000 Garching WTA

Catarina Ferreira é a representante portuguesa neste torneio germânico e competirá nos quadros principais de singulares e pares.
Em singulares defronta na 1ª ronda a eslovaca Kochanova, 747 WTA, jogadora que atingiu as meias finais dos dois últimos torneios de $10.000 em que participou.
Em pares, Catarina faz dupla com a turca Buyukakcay, 3ª CS do torneio de singulares, sendo que aqui são a dupla nº1 do torneio.
Com um bye na 1ª ronda, nos quartos de final vão defrontar a dupla Kalashinkova da Geórgia e Tuohimaa da Finlândia.

Rankings

Sem mudanças de realçe o ranking ATP, no que diz respeito aos portugueses, com Frederico Gil na 179ª posição, seguido de Nicau em 634º, Gastão em 795º , Leonardo em 852º e Pedro Sousa a fechar o Top 1000, em 978º.
No WTA, o destaque vai para Frederica Piedade, que subiu 43 lugares para 324ª, ainda longe de Neuza, que ocupa a 277ª posição. De notar ainda a subida de 26 lugares de Magali De Lattre para a 795ª posição.

ITF $ 10.000 Gandia ATP

João Sousa já está na ronda final de qualificação depois de bater o espanhol Prats-Catalan por 6/3 e 7/5.
Na ronda final defronta J.Dejuan-Mora, um espanhol pouco cotado e perfeitamente ao alcance do júnior português.

Haskovo Cup, Bulgaria, ETA , Sub-16 Cat. 3

José Alves perdeu nos quartos de final frente a M.Vermeer por 7/6, 3/6 e 2/6, na variante de singulares mas em pares ,com Kondulukov, vencedor de singulares, não deu quaisquer chances aos seus adversários, vencendo a final frente à dupla Ozgenc/Vermeer por 6/2 e 6/2.
Em meninas, Ana Claro e Brites Soares perderam nas meias finais, frente à dupla vencedora do torneio, por 2/6 e 1/6.
Em resumo, uma boa prestação dos tenistas lusos, sendo que Ana Claro, como 1ª CS, surpreendeu-nos em ficar logo pela 1ª ronda.
José Alves continua a sua ascenção no ranking europeu de sub-16.
Parabéns a todos.

15 de julho de 2007

Campeonato Nacional de sub-14

Francisco Ramos e Rita Vilaça são os novos campeõs nacionais de sub-14.
Francisco Ramos venceu Frederico Jordão por 6/2 e 7/5 e confirmou o favoritismo e o estatuto de ser 1º CS.
Já Rita Vilaça surpreendeu muitos ao bater a mais do que favorita Barbara Luz, por 6/3, 4/6 e 6/2.
Segundo a imprensa, a tenista de Coimbra ainda não terá recuperado totalmente da lesão contraída ao serviço da selecção nacional, facto que ainda deverá provocar alguns amargos de boca aos seus mais directos responsáveis no seu clube.
De qualquer das formas, o mérito é da tenista bracarense, tida por muitos como uma promissora praticante a quem faltaria, quem sabe, um título para relançar a sua carreira nacional e internacional.
Nas restantes finais, em pares masculinos Francisco Jordão e Pedro Ferraz ganharam a João Barra /João Dominges por 6/4, 1/6 e 6/4; em femininos Adriana Silva /Rita Vilaça venceram Sofia Araújo /Beatriz Coelho e em pares mistos Beatriz Coelho/Diogo Rocha bateram Sofia Araújo /Francisco Jordão.

ITF $ 15.000 Saint Gervais ATP

Leonardo Tavares volta à competição neste Future francês e já conhece o seu adversário da 1ª ronda, o francês F.Reynet, vindo da qualificação e actual 1186 ATP.
Tenista ao alcance de Leonardo mas um sorteio, de novo, madrasto, pode colocar o português em rota de colisão com o nº 2 do torneio, o suiço Bohli, logo na 2ª ronda.

WINDMILL CUP CARL GANTOIS - ETA sub-14 Cat.1

Francisco Ramos é o representante português neste torneio holandês de categoria 1, que se desenrolará a partir de 2ª feira. O campeão nacional é o nº 45 do ranking europeu.
Na 1ª ronda vai defrontar o holandês M. Sporken ( nº 69 ETA sub-14) e em caso de vitória arrisca-se a enfrentar logo de seguida um dos mais promissores tenistas jovens da actualidade, o italiano Dall'Asta, actual nº 7 europeu.

ITF $ 10.000 Gandia ATP

João Sousa ultrapasou o 1º obstáculo a caminho do quadro principal, onde o espera Rui Machado, vencendo na 1ª ronda de qualificação por 6/3 e 6/2.
Defronta agora o espanhol Prats-Catalan na 2ª ronda.
Rui Machado já sabe que vai defrontar um tenista vindo da qualificação, ele que participa neste quadro principal valendo-se do seu ranking protegido, devido à lesão que o apoquentou desde do inicio do ano.

ITF $ 25.000 Felixstowe WTA

Foi a segunda final de Neuza Silva em torneios de $ 25.000 e ainda não foi desta que trouxe o caneco mas esse dia está, sabemo-lo todos nós, cada vez mais perto.
Frente a uma adversária ( ainda) de outro campeonato, a portuguesa perdeu na final pelos parciais de 2/6 e 4/6.
A campeã nacional tem prevista a sua passagem pela Bélgica, a partir de amanhã, para o torneio de Zwevegem, igualmente de $ 25.0000 de prize money.

World Team Tennis

Michelle Larcher de Brito soma e segue.
Ao que parece a parceria com Elena Likhovtseva está a dar resultado e ontem, na recepção aos Aces de St.Louis, nova vitória, agora por 5/4, frente à dupla Aleke Tsoubanos e Jasmine Woehr.
No final, os Sacramento venceram por 23-16 e ascenderam ao 3º lugar da conferência Oeste com 4 vitórias e duas derrotas, atrás dos Lasers de Springfield e dos Explorers de Kansas City, que ainda não perderam.
Na 2ª feira, os Sacramento viajam até Nova York para defrontar os Buzz, onde pontificam Greta Arn e Gabriela Navratilova.