Pesquisar neste blogue

14 de julho de 2007

Campeonato Nacional de sub-14

Depois dos jogos de hoje, já estão defenidos os que compõem as finais deste campeonato nacional de sub-14.
Assim:
Masculinos : Francisco Ramos - Francisco Jordão
Femininos : Barbara Luz - Rita Vilaça
Pares masculinos : Pedro Ferraz/Francisco Jordão - João Barra/João Domingos
Pares Femininos : Adriana Silva/Rita Vilaça - Sofia Araújo/Beatriz Coelho
Pares Mistos : Beatriz Coelho/ Diogo Rocha - Sofia Araújo/Francisco Jordão
Destaques para Francisco Jordão, com 3 finais amanhã, e Beatriz Coelho, Rita Vilaça e Sofia Araújo com duas finais.

ITF $ 25.000 Felixstowe WTA

Neuza Silva apurou-se hoje, com brilhantismo, para a final de singulares deste torneio em terras de Sua Majestade, vencendo a australiana Emilie Hewson por 6/2, 2/6 e 7/5.
No derradeiro jogo, vai encontrar a principal favorita à vitória final, a checa P. Cetkovska, actual 164 WTA e que vai conseguir aqui a sua 3ª final consecutiva em challengers, sendo que tanto em Valladolid como em Saint Gaudens, perdeu no jogo decisivo.
Esteve em Wimbledon, onde perdeu na 3ª ronda de qualificação com a australiana Dellacqua, que ainda recentemente perdeu frente a Neuza.
Tudo em aberto para a tenista portuguesa, para a final de amanhã.

Circuito CIMA/FPT - Taça Geza Torok - Estoril

Terminou este Sábado mais uma etapa do Circuito FPT/CIMA, a Taça Geza Torok, competição que decorreu no Clube de Ténis do Estoril e que distribuiu dois mil Euros em prémios monetários.
Hugo Anão e Catarina Ferreira sagraram-se campeões e mantêm assim a sua liderança no circuito.
Na final masculina o tenista do Ace Team, primeiro cabeça-de-série, venceu João Ferreira (CT Faro), n.º 2 do torneio, pelos parciais de 6/1 e 6/3.
Já a favorita Catarina Ferreira (CET Oeiras) impôs-se a Kátia Rodrigues (ISTA), por duplo 6/1.
A próxima etapa cumpre-se já de 17 a 22 de Julho, no CT Pombal. É a XVII Open de Pombal, de nível B, atribui um prize-money de 3000 Euros.
In: FPTénis

ITF $ 10.000 Gandia ATP

Mais um Future espanhol e mais uma travessia pela qualificação de João Sousa, que, de torneio em torneio, vai ficando cada vez mais perto dos quadros principais.
Neste é 4º CS e começará por defrontar na ronda inaugural de qualificação o espanhol Banos-Lopez.
Acreditamos que no final de Julho, logo após os europeus de júniores, João Sousa começará a jogar directamente em quadros principais e evitará as autênticas maratonas que são estas qualificações.

13 de julho de 2007

ITF $ 25.000 Felixstowe WTA

Neuza Silva está apurada para a meia final deste torneio britânico depois de hoje ter vencido a britânica Borwell por 2/6, 6/4 e 6/3.
No acesso à final, a campeã nacional terá pela frente a australiana Hewson, 325 WTA e 8ª CS deste torneio.
A tenista dos antípodas está a efectuar o seu melhor torneio desde Maio, quando chegou aos quartos de final em Fukuoka, num challenger de $ 50.000.
Com esta vitória e ao entrar na fase de começar a defender os pontos conquistados em 2006, Neuza Silva vai aproximar-se do Top 250 e ganhará alento para poder ainda sonhar com o quadro de qualificação para o US Open.

Circuito CIMA/FPT - Taça Geza Torok - Estoril

As finais masculina e feminina da Taça Geza Torok, torneio do Circuito FPT/CIMA, com um prize money de 2 mil euros, que este sábado termina no Clube de Ténis do Estoril vão ser de alto nível, ou não estivessem em campo os primeiros cabeças-de-série do torneio.
Em singulares senhoras a favorita Catarina Ferreira (CETO) venceu na meia-final Susana dos Anjos (CETO), por 6/1, 3/6 e 6/1 e vai jogar com a segunda pré-designada, Kátia Rodrigues (ISTA), que eliminou a jovem Charlotte Pires (CETO) por duplo 6/4.
Já em masculinos, Hugo Anão (Ace Team), n.º 1 do torneio e líder do Circuito apurou-se frente a Diogo Mota, com o jogador do CET Oeiras a desistir por lesão aos 30-15 do set inicial.
Na outra meia-final entre tenistas do CT Faro, João Ferreira (n.º 2), venceu José Ricardo Nunes (CTF), por 6/2, 3/6 e 6/4.
As finais iniciam-se às 11 horas, com o jogo de Senhoras, seguindo-se o encontro de Singulares Homens.

Haskovo Cup, Bulgaria, ETA , Sub-16 Cat. 3

José Alves continua em grande na Bulgária e venceu na 2ª ronda o búlgaro Petrov por 6/3 e 6/4, apurando-se para os quartos de final, onde defronta o luxemburguês Vermeer, nº2 do torneio.
Em femininos, Brites Soares foi incapaz de contrariar o favoritismo da CS nº3 e perdeu por 1/6 e 3/6.
Em pares, Ana Claro e Brites Soares já estão nas meias finais, onde vão defrontar Mitrovska da Macedónia e Zhelyazkova da Bulgária, exactamente a mesma atleta que bateu Brites Soares na 2ª ronda de singulares.

Campeonato Nacional de sub-14 ( Incrível...)

"Cumpriram-se hoje os jogos dos quartos-de final do Campeonato Nacional de Infantis Parque Nascente (Campeonato Nacional de Sub-14), competição sob a égide da Federação Portuguesa de Ténis, organizada pela Smashevents, e que decorre nas instalações do Clube de Ténis do Porto.
Em singulares masculinos apuraram-se para as meias-finais Francisco Jordão, que venceu João Monteiro por duplo 6/4; Francisco Ramos que afastou Frederico Silva por 7/5 e 6/2; João Domingos, com vitória sobre João fazendeiro por 6/1 e 6/4 e, ainda, Vasco Mensurado que ganhou a Artur Completo por 6/1 e 6/2.
Em femininos, nos encontros já disputados até ao momento Bárbara Luz bateu Mariana Clemente por 6/0 e 6/4 e Margarida Moura eliminou Sofia Araújo, pelos parciais de 6/1 e 6/2, qualificando-se para as meias-finais de amanhã. "
In: FPTénis
OBS: O quadro disponível no site da Smashevents em: http://www.smashevents.com/Nacional/07/12-07/Quadro_Principal_Masc_Camp_Nacional_Sub14.pdf dá um jogo para hoje, no torneio masculino, diferente do apresentado no site da FPT.
Das duas uma, alguém anda a meter água, e da grossa ou então são duas competições distintas.
Curiosamente, no próprio site da FPTénis, os quadros coincidem com os da organização ( também só podia coincidir)
Logo que tenhamos os resultados no site oficial do torneio aqui serão colocados.
UPDATE: No site da FPT já está corrigido o erro inicial, sendo que Vasco Mensurado venceu João Barra e não, como inicialmente dito, Artur Completo.

ITF $ 50.000 Boston WTA

Frederica Piedade já está a caminho de Hamilton, Canada, onde estará na próxima semana a competir, depois de ontem ter perdido na variante de pares por 6/7 e 3/6.

Vale do Lobo Grand Champions - CGD

Nuno Marques será o representante luso em mais uma etapa do circuito mundial de Veteranos, que decorrerá no Algarve, entre 7 e 10 de Agosto.
Uma verdadeira montra de lendas vivas do ténis mundial, o circuito de veteranos vai trazer a Portugal, Ivanisevic, Munster, Meligeni, Gomez, Leconte, Bruguera e, a cereja no topo do bolo, Bjorn Borg, que marcará , neste torneio, o seu regresso à competição, 5 anos depois.
Marcelo Rios, o brilhante vencedor da edição de 2006 deste torneio algarvio, não estará presente.

12 de julho de 2007

IX Festival Olímpico da Juventude Europeia Belgrado-2007

Charlotte Pires (CET Oeiras) e Pedro Palha (Ace Team) são os dois tenistas que vão representar Portugal no IX Festival Olímpico da Juventude Europeia Belgrado-2007 (FOJE), competição que decorre de 22 a 27 de Julho, na capital da Sérvia. O chefe de equipa é Miguel Sousa.
A missão portuguesa para o FOJE’07 foi esta quinta-feira apresentada na sede do Comité Olímpico de Portugal, numa cerimónia que contou com a presença de atletas olímpicos medalhados em anteriores edições e dos representantes das diversas federações desportivas, entre os quais, a Federação Portuguesa de Ténis.

Recorde-se que o ténis português já conquistou na edição de 1993, realizada em Valkenswaard, na Holanda, uma medalha de prata na variante de pares homens, através de André Lopes e Tiago Sousa.
In: FPTénis

Circuito CIMA/FPT - Taça Geza Torok - Estoril

Ficaram hoje completos os quadros dos quartos de final do torneio do Estoril, cujos os resultados apurados foram os seguintes:

Quartos-de-final

Femininos
Catarina Ferreira – Patrícia Guerreiro, 6/0 e 6/0
Susana dos Anjos – Demi Rodrigues, 6/0 e 6/0
Charlotte Pires - Maria Severino –6/0 e 6/3
Kátia Rodrigues - Maria João Koehler – 4/6, 7/5 e 6/2

Masculinos
José Alves – Diogo Mota, 2/6 e 1/6
Nuno Almeida – José Ricardo Nunes, 6/4, 5/7 e 4/6
Hugo Anão – Vasco Pascoal, 6/1 e 6/0
João Ferreira - Luís Claro, 6/0 e 6/0

ITF $ 25.000 Felixstowe WTA

Ao que parece, o mau tempo já lá vai e um súbito e inesperado conjunto de menos bons resultados , aparentemente, já passou para Neuza Silva.
Na 2ª ronda do torneio de Felixstowe, Neuza bateu a britânica E.Thomas por 7/6 e 6/4 , indo defrontar nos quartos de final a igualmente britânica Borwell, que tinha eliminado Magali na 1ª ronda. Será, por certo, uma pequenina vingança lusa, o que Neuza tentará fazer amanhã.
Um torneio curioso, dado que as oito tenistas apuradas para os quartos de final são as 8 CS da competição.

Campeonato Nacional de sub-14

Resultados dos jogos desta quinta-feira:
Masculinos
2ª Ronda

Francisco Ramos v. Rui Lima, 6/2 e 6/1;
João Monteiro v. Artur Completo, 6/2 e 6/1;
João Barra v. Vasco Valverde, 7/6 (0) e 6/2;
João Fazendeiro v. Tomás Napoleão Leal, 6/3,6/7 (3) e 6/4;
João Domingues v. Diogo Rocha, 6/1 e 6/4;
Frederico Silva v.Pedro Ferraz, 1/6, 6/2, 6/4;
Vasco Mensurado v. Miguel Deus, 6/2 e 6/2;
Francisco Jordão v. Tomás Mendes, 6/3, 3/6 e 6/3.
Femininos
1/4 Final

Joana Valle Costa v. Andreia Bicho, 6/2 e 6/4;
Rita Vilaça v. Adriana Silva, 6/1, 6/7 (4) e 6/2.

Destaque inteirinho para Joana Valle Costa que continua a surpreender e vai agora tentar a presença nas meias finais , num jogo frente à bracarense Rita Vilaça.
Em masculinos, João Barra continua igualmente a efectuar um bom torneio e a vitória sobre Vasco Valverde é disso prova. Cabe-lhe agora defrontar Vasco Mensurado. Um outro bom jogo em perspectiva será o que oporá Francisco Ramos e Frederico Silva.

Rankings ETA

Em sub-14 femininos, Barbara Luz ( 43ª) e Patricia Martins( 69ª) mantem a concorrência ainda longe, com Inês Xavier na 203ª, Barbara Ribeiro na 257ª e Margarida Moura na 291ª.
Em masculinos, Francisco Ramos é 45º, João Monteiro 95º e Vasco Mensurado 162º. João Barra continua a subir e já é 168º.
Em sub-16 femininos, Ana Claro e Charlotte Pires continuam juntas , na 78ª e 79ª posição, sendo que Demi Rodrigues está à beira de sair do Top 100, na 99ª posição.
Em masculinos, Miguel Almeida subiu até à 23ª posição, seguido de Francisco Dias em 213º e de André Caiado em 248º.

World Team Tennis

A equipa dos Sacramento Capital Rosters, onde pontifica a portuguesa Michelle Larcher de Brito foi ontem a Houston vencer a equipa dos Wranglers por 25/11, sendo que jovem prodígio fez , de novo, dupla com Elena Likhovtseva e bateram a dupla feminina de Houston, composta por Bryanne Stewart e Mashona Washington por 5/3.
Michelle, pela 1ª vez em muitos jogos, não cometeu uma única dupla falta....
Michelle estreou-se em singulares femininos e derrotou por 5/1 a norte-americana M. Washington, agora retirada do circuito profissional mas que em 2004 chegou a nº50 do ranking WTA.
Os Sacramento só voltam a jogar no próximo sábado em S.Louis, frente aos Aces, a equipa de Serena Williams.

St.Maarten Junior Open - Antilhas Holandesas, ITF Junior G4

Alexandre Resende está eliminado do torneio de pares, depois da derrota na 2ª ronda frente à dupla nº1 do torneio, pelos parciais de 3/6 e 5/7.

BNP Paribas Cup - ETA Sub-14, Cat. 1

Patricia Martins já terminou a sua participação neste torneio francês de Cat.1, ao perder na 2ª ronda do torneio de pares com as checas Allertova e Zavodska por 0/6 e 3/6.
Na 1ª ronda Partricia e a sua parceira, a húngara Szavay, tinha vencido por duplo 6/3.

Haskovo Cup, Bulgaria, ETA , Sub-16 Cat. 3

José Alves começou muito bem a sua participação neste torneio búlgaro, vencendo na 1ª ronda o tenista da casa M.Atanasov por 6/1 e 6/0.
Na 2ª ronda defronta um outro búlgaro, M.Petrov, tenista igualmente ao alcance de Alves.
Em pares, José Alves faz dupla com Kondulukov, um russo, sendo ambos a dupla nº2 do torneio e dispensados da 1ª ronda. Aguardam adversário para os quartos de final.
Em meninas, Ana Claro foi surpreendida na 1ª ronda, como CS nº1, tendo perdido por 6/7 e 2/6.
Já Brites Soares cumpriu e venceu por 2/6, 7/5 e 6/4, indo agora defrontar a CS nº3, a bulgara Zhelyazkova.
Em pares, a dupla portuguesa é a nº4 do torneio e tiveram um bye na 1ª ronda, sendo que nos quartos de final defrontam a dupla ucraniana Konop/Milkova.

ITF $ 25.000 Felixstowe WTA

Resultados esperados na 1ª ronda do torneio britânico de Felixstowe.
Neuza Silva cumpriu e venceu a brasileira L. Sobral por 6/2 e 6/0, enquanto Magali De Lattre não foi capaz de contrariar a 4ª CS, Borwell de Inglaterra com quem perdeu por 2/6 e 3/6.
Na 2ª ronda, Neuza defronta uma tenista vinda da qualificação, inglesa, de seu nome Elizabeth Thomas, perfeitamente ao alcance de Neuza Silva.

ITF $ 15.000 Elche ATP

Depois de ter garantido mais um ponto para o ranking, João Sousa não foi capaz de contrariar o favoritismo do germânico Holzinger, 5º CS , e perdeu por 4/6 e 2/6.

ITF $ 50.000 Boston WTA

Frederica Piedade perdeu na 1ª ronda por 3/6 e 3/6, despedindo-se prematuramente deste torneio norte-americano, onde ainda permanece na variante de pares.

11 de julho de 2007

Campeonato Nacional de sub-14

Resultados da 1ª ronda do Campeonato Nacional de sub-14.
Masculinos:
Rui Lima - Ivo Lapão, 7/6 (6), 2/6 e 6/1
Pedro Ferraz - Gonçalo Luz, 6/1 e 7/6 (4)
Vasco Valverde - Gonçalo Loureiro, 6/4 e 6/0
Francisco Jordão - André Murta, 6/1 e 6/3
João Monteiro - André Silva, 6/3, 5/7 e 7/5
João Fazendeiro - Danyal Sualene, 6/3 e 7/6 (3)
Diogo Rocha - Ricardo Jorge, 6/1 e 7/6 (5)
Tomás Napoleão Leal - Bernardo Saraiva, 1/6, 6/2 e 6/3
Tomás Mendes - José Tinoco, 6/1 e 6/1
Artur Completo - Henrique Sousa, 7/5 e 6/2
Francisco Ramos - João Magalhães, 6/2 e 6/2
João Barra - Mário Correia, 7/6 (2) e 6/0
Miguel Deus - Diogo Moreira, 5/7, 7/5 e 6/2
Vasco Mensurado - Rodolfo Pereira, 6/3 e 6/0
Frederico Silva - Bruno Soares, 7/6 (2) e 6/3
João Domingues - Henrique Costa, 6/3, 3/6 e 6/2

Femininos:

Margarida Moura - Beatriz Coelho, 3/6, 7/5 e 6/1
Bárbara Luz - Inês Martins, 6/0 e 6/1
Mariana Clemente - Raquel Mateus, 6/4 e 6/3
Andreia Bicho - Inês Barbosa, 6/2, 4/6 e 6/3
Adriana Silva - Sílvia Miguel, 6/1 e 6/1
Sofia Araújo - Bárbara Alonso, 6/3 e 7/5
Rita Vilaça - Bárbara Ribeiro, 6/1 e 6/4
Joana Valle Costa - Inês Xavier, 6/3, 2/6 e 6/3
Destaques para as vitórias de Frederico Silva e Joana Valle Costa, embalada pelo título de sub-12, terá agora uma prova de fogo frente a Andreia Bicho.

2007 European Junior Championships

Já estão disponíveias as nomeações oficiais dos tenistas que participarão nos campeonatos da Europa individuais, em representação de Portugal.
Em sub-14 femininos: Patricia Martins e Barbara Luz
Em sub-14 masculinos : Francisco Ramos e Vasco Mensurado
Em sub-16 femininos: Demi Rodrigues e Maria João Koehler
Em sub-16 masculinos: Miguel Almeida e Martim Trueva
Em sub-18 femininos: Maria Guerreiro e Marina Gallo
Em sub-18 masculinos: Gastão Elias e João Sousa
Em relação ao nosso desejo expresso anteriormente, apenas Vasco Mensurado não entrava nas nossas contas, pois esperaríamos João Monteiro.
Vamos agora esperar que, nesta prova individual e que marca muitos pontos para o ranking de cada escalão etário, os tenistas portugueses se possam exceder e trazer muitos pontos para subirem e bem no seu ranking.

Circuito CIMA/FPT - Taça Geza Torok - Estoril

Catarina Ferreira e Susana dos Anjos, no lado feminino, José Ricardo Nunes e Diogo Mota, em masculinos, garantiram hoje a presença nas meias-finais da Taça Geza Torok, torneio do Circuito FPT/CIMA, com um prize – money de 2 mil euros, a decorrer até sábado no Clube de Ténis do Estoril.
A principal favorita, Catarina Ferreira, não defraudou as expectativas, batendo categoricamente Patricia Guerreiro por duplo 6/0. Pelo mesmo resultado, Susana dos Anjos afastou a júnior Demi Rodrigues.
Já José Ricardo Nunes (3.º designado) precisou de três sets para levar de vencido Nuno Almeida, 4/6, 7/5 e 6/4. Os dois primeiros cabeças-de-série, Hugo Anão (1.º) e João Ferreira (2.º) só jogam amanhã as respectivas partidas.
Resultados
Quartos-de-final
Femininos
Catarina Ferreia – Patricia Guerreiro, 6/0 e 6/0
Susana dos Anjos – Demi Rodrigues, 6/0 e 6/0
Maria Severino – Charlotte Pires (amanhã)
Maria João Koehler – Kátia Rodrigues (amanhã)
Masculinos
José Alves – Diogo Mota, 2/6 e 1/6
Nuno Almeida – José Ricardo Nunes, 6/4, 5/7 e 4/6
Hugo Anão – Vasco Pascoal (amanhã)
Luís Claro – João Ferreira (amanhã)
In: FPTénis

World Team Tennis

Michelle Larcher de Brito estreou-se ontem na competição, onde defende as cores da equipa dos Sacramento Capitals Roster.
Jogou um jogo de pares femininos com Likhovtseva, defrontando Albanese e Pastikova da equipa de Newport ( de Sampras e Sharapova) , e a dupla de Scaramento venceu por 5/4.
Aliás a equipa de Michelle venceu as 5 partidas, batendo no resultado final a equipa de Newport por 25-18.
Hoje os Sacramento vão a Houston defrontar os Wranglers, a equipa mais fraca da conferência Oeste.

St.Maarten Junior Open - Antilhas Holandesas, ITF Junior G4

Não se pode dizer que Alexandre Resende ande com sorte nos sorteios.
Na 1ª ronda deste G4, defrontou e perdeu com o CS nº 7, o venuzuelano A.Rodriguez por 4/6 e 6/7.
Em pares as coisas correram bem melhor, fazendo dupla com o equatoriano D.Acosta, vitória na 1ª ronda por 6/1 e 6/2, frenta a uma dupla de Trinidad e vão defrontar na 2ª ronda Davis de Inglaterra e Zafiros dos Estados Unidos, dupla nº1 do torneio.

BNP Paribas Cup - ETA Sub-14, Cat. 1

Depois da eliminação na 1ª ronda de singulares, Patricia Martins também perdeu na 1ª ronda do torneio de consolação, onde encontrou uma das CS do torneio, a belga Chantreine , pelos parciais de 1/4, 4/1 e 1/4.
Resta a participação em pares, que hoje tem a sua jornada inaugural.

ITF $ 25.000 Felixstowe WTA

Apesar de ainda não ter sido divulgado o resultado de Magali De Lattre na qualificação, já sabemos que a portuguesa se juntou a Neuza Silva e vai defrontar na 1ª ronda uma das CS, a britânica S.Borwell, nº 305 WTA, uma tenista que venceu a canadiana Pelletier na 1ª ronda do qualifying de Wimbledon.
Update: Magali venceu a britânica Murray na ronda final de qualificação por 6/4, 2/6 e 6/4.

Circuito CIMA/FPT - Taça Geza Torok - Estoril

Últimos resultados de mais esta prova do circuito FPT/CIMA, que se realiza no Estoril.

Femininos - 1.ª ronda

Catarina Ferreira – Filipa Correia, 6/2 e 6/0
Patrícia Guerreiro – Verónica Seruca, 6/3 e 6/3
Susana Batista – Susana dos Anjos, 0/6 e 2/6
Demi Rodrigues – Sara Tichanow, 6/0 e 6/0
Andreia Cabanas – Maria João Severino, 2/6 e 1/6
Charlotte Pires – Rita Gouveia, 6/0 e 6/1
Ana Curto – Maria João Koelher, 3/6 e 1/6
Sara Neto – Kátia Rodrigues, 1/6 e 0/6

Masculinos – 2.ª ronda

Hugo Anão – João Pina, 6/2 e 6/1
Tiago Santos – Vasco Pascoal, 2/6 e 1/6
Eduardo Carona – José Alves, 2/6 e 2/6
Paulo Joaquim – Diogo Mota, 4/6 e 5/7
Manuel Cavaco – Nuno Almeida, 5/7 e 1/6
Diogo Monteiro – José Ricardo Nunes, 1/6, 6/3 e 3/6
Luis Claro – Francisco Charters, 6/4 e 6/4
Vasco Graça – João Ferreira 2/6 e 3/6
Dado os resultados, ficaram assim os quartos de final da competição:


Femininos
Catarina Ferreira – Patrícia Guerreiro
Susana dos Anjos – Demi Rodrigues
Maria Severino – Chalotte Pires
Maria João Koehler – Kátia Rodrigues

Masculinos
Hugo Anão – Vasco Pascoal
José Alves – Diogo Mota
Nuno Almeida – José Ricardo Nunes
Luis Claro – João Ferreira

ITF $ 50.000 Boston WTA

Com o seu jogo de singulares agendado para esta quarta-feira, no final do dia, Frederica Piedade jogou já a 1ª ronda de pares e venceu, claramente, por 6/2 e 6/0, uma dupla indonésia.
Nos quartos de final defrontam a dupla nº4 do torneio, composta pela canadiana Drakes e pela norte-americana Lee-Waters.

10 de julho de 2007

O Fórum do Bolg

A pedido de várias familias, apresentamos o novo fórum deste blog.
Espero que todos o usem e abusem, com respeito e moderação.
Foi feito para todos e não terá qualquer intervenção minha, exceptuando em casos de extrema gravidade...
Está à esquerda do blog e a ligação é rápida e segura.

Haskovo Cup, Bulgaria, ETA , Sub-16 Cat. 3

José Alves é o 8º CS do torneio e defronta na 1ª ronda um LL, o búlgaro M.Atanasov.
No torneio feminino, Ana Claro é a 1ª CS da competição e defronta V.Anadonova da Macedónia, na 1ª ronda.
Também presente está Brites Soares que defronta a turca M.Ozkan.

BNP Paribas Cup - ETA Sub-14, Cat. 1

Depois da eliminação prematura em singulares, resta a Patricia Martins a componente de pares, onde fará dupla com a húngara Szavay e defrontam na 1ª ronda a dupla sul-americana Karen Ching do Brasil e Patricia Ku do Perú.

ITF $ 15.000 Elche ATP

João Sousa acrescenta mais um ponto, pelo menos até agora, na sua ainda curta carreira profissional, batendo Olaso De La Rica por 6/4, 1/6 e 6/3, na 1ª ronda deste torneio espanhol.
Na 2ª ronda defrontará o 5º CS, T.Holzinger, da Alemanha, nº 432 ATP, um tenista que em Fevereiro perdeu com Gastão Elias, num Future igualmente espanhol por 6/3 e 7/5.
É, no entanto, um tenista com muita experiência internacional, com mais de 150 jogos no circuito profissional, onde compete desde 2002.
Será pois uma tarefa muito dificil para o 2º melhor júnior português da actualidade.
Em pares, João Sousa e Rochette desistiram de participar.

Campeonato Nacional de sub-14

Resultados completos das rondas finais de qualificação:

Masculinos
2ª ronda

Artur Completo – Rui Lima, 6/7 (6), 6/4 6/0
Filipe Teixeira – Rodolfo Pereira, 4/6, 6/4 e 3/6
Diogo Moreira – Duarte Madeira, 6/2 e 6/4
Mário Correia – Henrique Pereira, 6/7 (4), 6/0 e 6/1
Danyal Sualehe – Gonçalo Oliveira, 6/4 e 6/0
Henrique Costa – Emanuel Silva, 6/0 e 6/1
Raúl Sarmento – João Magalhães, 1/6 e 0/6
Eduardo Lameiras – Bruno Soares, 0/6 e 2/6

Femininos
2.ª ronda

Inês Martins – Ana Teresa Cruz, 4/0 e 4/0
Carolina Gonçalves – Sofia Baptista, 4/1 e 4/2
Joana Valle Costa – Jéssica Silva, 5/3 e 4/1
Beatriz Santos – Catarina Vilela, 2/4 e 2/4
Teresa Nogueira – Ana Cuz, 5/4 (5) e 4/1
Ann Amalie – Inês Barbosa 0/4 e 1/4
Mariana Salvador – Daniella Silva, 0/4 e 0/4
Mariana Felizardo – Adriana Silva, 4/5 (2) e 1/4

3.ª ronda

Inês Martins - Carolina Gonçalves, 1/6, 6/4 e 6/3
Joana Valle Costa – Catarina Vilela, 6/3 e 6/1
Teresa Nogueira – Inês Barbosa, 0/6 e 2/6
Daniella Silva – Adriana Silva, 4/6 e 4/6

Com estes resultados ficaram assim defenidos os quadros principais que amanhã se iniciam.

Masculinos
Francisco Ramos – João Magalhães
Manuel Mont'Alverne – Ivo Lapão
Frederico Silva – Bruno Soares
Gonçalo Luz – Pedro Ferraz
Vasco Mensurado – Rodolfo Pereira
Diogo Moreira – Miguel Deus
Gonçalo Loureiro – Vasco Valverde
Mário Correia – João Barra
Diogo Rocha – Ricardo Jorge
João Domingues – Henrique Costa
Bernardo Saraiva – Tomás Napoleão Leal
Danyal Sualehe – João Fazendeiro
José Tinoco – Tomás Mendes
André Murta – Francisco Jordão
Artur Completo – Henrique Sousa
André Silva – João Monteiro

Femininos

Bárbara Luz – Inês Martins
Mariana Clemente – Raquel Mateus
Margarida Moura – Beatriz Coelho
Sofia Araújo – Bárbara Alonso
Silvia Miguel – Adriana Silva
Rita Vilaça – Bárbara Ribeiro
Inês Barbosa – Andreia Bicho
Joana Valle Costa – Inês Xavier

Circuito CIMA/FPT - Taça Geza Torok - Estoril

Hugo Anão, no sector masculino, e Catarina Ferreira, em femininos, são os favoritos principais do torneio Taça Geza Torok, 11.ª prova da época do Circuito FPT/CIMA, que começou ontem e decorre até ao próximo sábado no Clube de Ténis do Estoril.
Ontem realizaram-se as partidas relativas à 1.ª ronda do quadro principal masculino, que ficou marcado pela falta de comparência de dois cabeças-de-série, Tiago Godinho (3.º) e Pedro Cartaxo (6.º).
Por sua vez, Hugo Anão (1.º) e João Ferreira (2.º) seguem para a 2.ª ronda, depois de afastarem, respectivamente, João Santos (6/1 e 6/3), e Gonçalo Pereira (6/1 e 6/2).
Hoje decorre a 2.ª ronda.
O quadro principal feminino só começa hoje, com a realização das partidas dos oitavos-de-final. Catarina Ferreira (1.ª) e Katia Rodrigues (2.ª) são as principais favoritas.
Resultados
1.ª ronda
Masculinos
Hugo Anão - João Santos, 6/1 e 6/3,
João Pina – Francisco Dias, 6/3 e 6/3
José Ferreira – Tiago Santos, 6/7 (2) e 0/6
Tiago Correia – Vasco Pascoal, 5/7 e 3/6
Sebastião Guimarães – Eduardo Carona, 2/6 e 3/6
Paulo Brás – José Alves, 2/6 e 4/6
Paulo Joaquim – João Alvarenga, 6/3 e 6/1
André Mota – Diogo Mota, 4/6 e 2/6
Manuel Cavaco – Juan Lopes, vitória para Manuel Cavaco, por falta de comparência do adversário
Miguel Aragão – Nuno Almeida, 2/6 e 1/6
Sérgio Batista – Diogo Monteiro, 6/4, 2/6 e 3/6
Nuno Leite – José Ricardo Nunes, 0/6 e 5/7
Pedro Cartaxo – Luis Claro, vitória para Luis Claro, por falta de comparência do adversário
Francisco Charters – Tiago Neto, 6/4 e 6/0
Vasco Graça – Carlos Ferra, 6/3 e 6/1
Gonçalo Pereira – João Ferreira, 1/6 e 2/6
In: FPTénis

Scottish Junior International ITF G5

Manuel Marcelo perdeu na 1ª ronda deste torneio escocês, pelos parciais de 2/6 e 2/6.

ITF $ 25.000 Felixstowe WTA

Tarefa muito fácil para Magali De Lattre, na 2ª ronda de qualificação deste torneio britânico, vencendo por 6/0 e 6/0 a sua adversária, a britânica P. Daniel. Aguarda ainda a conclusão da 2ª ronda para saber quem será a sua adversária na ronda final.
Já Neuza Silva é a 6ª CS do torneio e encontra a brasileira L. Sobral, actual nº 517 WTA, na 1ª ronda.
Sobral já defrontou Neuza no torneio de pares em Vigo, em Agosto de 2006, tendo na altura vencido por 2/6 e 3/6, sendo que Neuza era acompanhada por Ana Catarina Nogueira, bem como na final do torneio de Coimbra onde a brasileira venceu a dupla Neuza/Cortez por duplo 7/6.

ITF $ 50.000 Boston WTA

Frederica Piedade vai defrontar na 1ª ronda deste torneio norte-americano a irlandesa K. Liggan, actual nº 248 WTA.
A tenista da Irlanda, que vive e treina no sul de Espanha, vem de uns quartos de final num torneio de $ 25.000 norte-americano onde só perdeu em 3 sets para S.Dubois do Canada, uma Top 150 do ranking mundial.

BNP Paribas Cup - ETA Sub-14, Cat. 1

Patricia Martins foi eliminada na 1ª ronda pela búlgara Hristova pelos parciais de 3/6 e 2/6.

9 de julho de 2007

BNP Paribas Cup - ETA Sub-14, Cat. 1

Patricia Martins continua a suscitar muitas paixões contraditórias, sobretudo nesta semana que decidiu não estar presente a defender o título de campeã nacional de sub-14 para participar na 1ª etapa do World Class Tennis Tour de sub-14, que se realiza em Paris, França.
Escolhas à parte, Patricia Martins, actual nº 68 no ranking ETA, defronta na 1ª ronda do quadro principal a búlgara N.Hristova, nº 50 do mesmo ranking.
Um destaque em particular para o facto de a tenista portuguesa ser uma das representantes das jogadoras perante a organização.
O torneio teve hoje uma visita ilustre, com a passagem pelos courts de Justine Henin, que conviveu demoradamente com os jovens atletas presentes, ela que já venceu este torneio em 1996.

Scottish Junior International ITF G5

Manuel Marcelo é o representante luso neste torneio escocês, que decorre esta semana em Edinburgh e , no quadro principal, vai defrontar na 1ª ronda um dos convidados da organização, o britânico D.Thomson.

Rankings

Frederico Gil é 177º e mantem, destacado, a liderança dos portugueses no ranking ATP. Os destaques vão para Leonardo Tavares, que subiu 57 lugares, João Sousa que subiu 60 e Frederico Marques que subiu 101 lugares. Rui Machado reentrou no ranking e fecha a tabela nacional na 1511ª posição.
No ranking feminino, Neuza Silva é 276ª e Frederica Piedade está mais longe, tendo caído 64 posições para 367ª. Seguem-se Catarina Ferreira e Ana Catarina Nogueira.
Em júniores, Gastão Elias é o destaque da semana, com a subida à 24ª posição, seguido de João Sousa em 83º e de Miguel Almeida em 246º. Em femininos, Michelle continua super destacada, na 38ª posição, seguida de Maria João Koehler em 539ª e Demi Rodrigues em 560ª.

Campeonato Nacional de sub-14

Resultados da 1ª ronda de qualificação:
Masculinos

Filipe Teixeira - Bruno Pedrosa, 4-1 e 4-1
Rodolfo Pereira - Rui Nunes, 4-5 (4), 4-0 e 4-2
Duarte Madeira - Miguel Romão, 4-0 e 4-0
Diogo Moreira - Gonçalo F. Dias, 4-0, 1-4 e 5-3
Mário Correia - Bernardo Rocha, 4-0 e 4-0
Henrique Pereira - Miguel Pedrosa, 4-0 e 4-0
Danyal Sualehe - Luís Macedo, 4-0 e 4-0
Gonçalo Oliveira - Luís Palha, 4-0 e 4-2
Henrique Costa - Julien Sionnet, 4-0 e 4-2
João Magalhães - Guilherme Rosa, 4-0 e 4-1
Emanuel Silva - Manuel Almeida, 4-1 e 4-0
Raul Sarmento - Diogo Rodrigues, 4-2, 1-4 e 4-2
Eduardo Lameiras - Tiago Cunha, 4-1 e 4-2
Rui Lima - Tomás Pereira, 5-3, 2-4 e 5-4 (1)

Femininos

Mariana Felizardo - Marta Matias, 4-2 e 4-2
Adriana Silva - Maria João Santos, 5-3 e 5-3
Carolina Gonçalves - Mariana Costa, 4-1 e 4-0
Daniela Silva - Beatriz Parreira, 5-3 e 4-1
Joana Valle Costa - Maria Palhoto, 4-1 e 4-1
Jessica Silva - Maria Prata, 4-2 e 4-0
Mariana Salvador - Ana Teresa Alves, 4-0 e 4-0
Beatriz Santos - Ana Letícia Heeren, 4-0 e 4-1
Sofia Batista - Raquel Barcelos, 4-0 e 5-3
Teresa Nogueira - Rita Correia, FC de Rita Correia
Ana Teresa Cruz - Flávia Sousa, 4-0 e 4-2
Ann Amalie - Joana Nóbrega, 1-4, 5-3 e 4-2
Catarina Vilela - Beatriz Franco, 4-0 e 4-2
Inês Martins - Beatriz Froiz, 4-1 e 4-0
Ana Cruz - Raquel Cardoso, 4-5 (5), 4-0 e 4-2
Inês Barbosa - Beatriz Elias, 4-1 e 4-2

2007 European Junior Championships

Portugal estará representado por 12 tenistas, 4 em sub-14, 4 em sub-16 e 4 em sub-18 e decorrerá na semana de 23 de Julho nas seguintes cidades:
Sub-14 : Ostrava, R.Checa
Sub-16: Moscovo, Russia
Sub-18: Gastein, Austria
As nomeações portuguesas devem estar a sair mas não será necessário ser adivinho ou vidente para percebermos quem deverá representar o nosso país.
Por via das dúvidas, aqui ficam os nossos desejos:
Sub-14: Francisco Ramos , João Monteiro, Patricia Martins e Barbara Luz
Sub-16: Miguel Almeida, Martim Trueva, Maria João Koehler e Demi Rodrigues
Sub-18: Gastão Elias, João Sousa, Maria Guerreiro e Marina Gallo
O tempo dirá se os nossos desejos foram ou não atendidos.

European Summer Cups sub-18

Num torneio meramente competitivo mas cujos os resultados contam para o ranking ITF Júnior, Portugal participará na poule B de qualificação juntamente com as selecções da Bósnia, R.Checa, Suécia e Russia, apartir de 31 de Julho, em Ostrava, R.Checa.
Os convocados portugueses serão Maria Guerreiro, Marina Gallo, Inês Santos e Cátia Rodrigues, como suplente. O capitão será Miguel Sousa.
Em masculinos, a equipa nacional estará em Verona, Itália, com as equipas da Macedónia, Bulgária, Luxemburgo, Itália e Turquia, entre 31 de Julho e 2 de Agosto.
Os tenistas presentes serão Gastão Elias, João Sousa, Miguel Alves e João Bastos como suplente, numa selecção comandada por André Lopes.

European Summer Cups sub-16

Irá decorrer de 31 de Julho a 2 de Agosto, em Queenswood, Inglaterra a poule B do torneio de qualificação feminino de sub-16 para a Junior FED Cup de 2007, onde Portugal lutará com as selecções da Bulgária, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Inglaterra, Hungria e Russia por um dos dois lugares para a fase final que decorrerá no fim de semana seguinte na Suiça.
A equipa portuguesa será capitaneada por Gonçalo Portas e terá como tenistas Charlotte Pires, Demi Rodrigues, Maria João Koehler e Ana Claro como suplente.
No torneio masculino, Portugal estará na Poule D, a decorrer em Espanha de 2 a 4 de Agosto e terá como adversários possíveis as selecções de Israel, R.Checa, Roménia, Eslovénia, Espanha e Suécia. Afase final será em França, de 6 a 8 de Agosto.
A equipa nacional terá como tenistas Miguel Almeida, Martim Trueva, Pedro Palha e André Caiado como suplente, sendo o representante da FP de Ténis, Jorge Gonçalves.

ITF $ 25.000 Felixstowe WTA

Neuza Silva e Magali De Lattre representam as cores nacionais neste torneio britânico.
Neuza no quadro principal vai tentar apagar uma série nada habitual de maus resultados em singulares enquanto Magali é a 5ª CS do torneio de qualificação.
Com um bye na 1ª ronda, defronta uma ilustre desconhecida britânica, de seu nome P.Daniel na 2ª ronda. Aparentemente terá uma passagem facilitada até ao quadro principal.

8 de julho de 2007

ITF $ 15.000 Elche ATP

Frederico Marques perdeu, naturalmente, com o CS nº1 da qualificação, por duplo 3/6.
Já João Sousa atravessou que nem um vendaval toda a qualificação.
Na 1ª ronda, 7/5 e 6/2, na 2ª ronda, frente a Calderon Rodriguez, 6/4 e 7/6 e na ronda final frente a Conca Carbonell, 6/0 e 6/0 !!!!
No quadro principal, em pares, Sousa fará dupla com o francês L.Rochette e em singulares cabe-lhe defrontar na 1ª ronda um outro qualifier, o espanhol Olaso De La Rica.

ITF $ 15.000 Elche ATP

Frederico Marques não teve sorte alguma, dado que defronta o 1º CS do torneiod e qualificação logo na 1ª ronda, o espanhol Ramos Martinez.
João Sousa ( CS nº7, quem diria...) defronta o espanhol Fuentes Tevar , igualmente na 1ª ronda de qualificação.

Kampen Open International 2007, Holanda, ETA, sub-14

Em masculinos, na qualificação, Luis Palha perdeu na 1ª ronda com o 7º CS, o germânico Klein por 1/6 e 1/6.
No quadro principal, Pedro Ferraz, 8º CS, perdeu na 2ª ronda frente ao romeno Dima por 1/6 e 0/6. Francisco Saraiva perdeu com o WC, Van Hout por 1/6 e 1/6, na 1ª ronda.
Ambos, em pares, perderam na 2ª ronda frente a uma dupla holandesa por 7/6, 6/7 e 4/6.
No torneio de consolação, Francisco Saraiva perdeu nas meias finais frente a Van Der Meer, da Holanda por 4/6 e 3/6 enquanto Luis Palha perdeu na 2ª ronda com o holandês Van Den Brink por duplo 2/6.

Campeonato Nacional de sub-12

Domínio absoluto de Frederico Silva em masculinos e de Joana Valle Costa em femininos, ambos com os dois títulos em disputa a enfeitar as prateleiras lá de casa.
Joana vai estar já amanhã no Porto, onde competirá frente a Maria Palhoto na 1ª ronda de qualificação do campeonato nacional de sub-14, enquanto Frederico já tem entrada garantida no quadro principal do mesmo torneio, na variante masculina.
Parabéns aos vencedores.
Os resultados foram os seguintes:

Singulares Femininos:
Joana Valle Costa venceu Adriana Silva por 6/2 e 6/0.

Pares Femininos:

Joana Valle Costa/Beatriz Santos venceram Luiza Almeida/Matilde Fernandes por 6/1 e 6/0.

Na final de consolação, Rita Correia venceu Raquel Barcelos por 4/1 e 4/0.

Singulares Masculinos:

Frederico Silva venceu Gonçalo Loureiro por 6/4 e 6/1.

Pares Masculinos:

Frederico Silva/Gonçalo Loureiro venceram Fernando Sousa/Rodolfo Pereira por 6/3 e 6/0.

Na final B, Fernando Sousa venceu Nuno Deus por 4/2 e 4/2.

Circuito CIMA/FPT - Covilhã

Hugo Anão e Kátia Rodrigues são os vencedores da décima etapa do Circuito FPT/CIMA, o Open da Covilhã, prova de 3 mil Euros em prémios monetários e que hoje terminou nos courts do C.C. da Covilhã.
Na final masculina Hugo Anão, confirmou o estatuto de favorito e venceu pelos parciais de 6/4 e 6/2 Vasco Antunes (3.º designado).
Já na final feminina Kátia Rodrigues arrecadou o título depois de a sua adversária, a jovem Charlotte Pires ter desistido devido a insolação no segundo set. No primeiro set Kátia havia ganho por 6/1.
O extremo calor que se fez sentir este fim-de-semana na Covilhã, com temperaturas a rondaremos 35 graus provocou dificuldades acrescidas aos tenistas e esteve na origem da desistência de Charlotte.
A próxima etapa do Circuito FPT/CIMA cumpre-se de 9 a 14 de Julho, no Clube de Ténis do Estoril. Trata-se da Taça Geza Torok, prova de nível B, que atribuí um prize-money de 2 mil Euros. O qualifying joga-se dias 7 e 8 de Julho e o quadro principal entre dias 9 e 14.
In: FPTénis

ITF $ 25.000 Mont de Marsan WTA

Ficou-se pela meia final o sonho de Frederica Piedade em vencer um torneio em 2007, apesar da luta intensa que deu à grega Gerasimou ( 6/2, 2/6 e 4/6).
Fica o bom registo de Frederica e mais uma vitória de Neuza Silva na variante de pares, onde, com a jogadora certa, se pode tornar num caso sério.

Challenger Mantova, $ 50.000 ATP

Apesar da derrota, um boa réplica do português frente a um jogador mais bem classificado e com outra experiência internacional. Ainda assim, parciais de 3/6 e 5/7, atestam bem o equilibrio no jogo.
Leonardo Tavares deverá continuar a re-ganhar experiência neste tipo de torneios, ainda que estas derrotas sejam sempre dificeis de digerir.

Wimbledon 2007 Juniores GA

A dupla maldição dos quartos de final frente aos 1ºs CS de Wimbledon continuou, com Michelle Larcher de Brito na variante de pares.
Com Duque Marino e defrontando de novo a russa Pavlyuchenkova ( com Radwanska da Polónia) CS nº1 do torneio, derrota por 2/6 e 2/6.
Apesar disso um bom torneio de pares para Michelle, com pontuações muito baixas nesta variante.