Pesquisar neste blogue

24 de fevereiro de 2007

ITF $10.000 Portimão WTA

Neuza Silva já está na final do torneio, depois de vencer a sérvia A. Timotic, com maior facilidade do que o esperado, por 6/3 e 6/1.
Com a final de pares, Neuza pode fazer o pleno neste torneio algarvio.

ITF $ 10.000 Cartagena F7 ATP

Gastão Elias continua a escrever a sua própria história de sucesso, tendo esta manhã conseguido o apuramento, pela 1ª vez na sua ainda curta carreira internacional, para uma final de um Future ATP, derrotando o italiano A. Da Col por 6/3 e 6/2.
A informação ainda é oficiosa e não sabemos quem será o seu adversário, a sair da dupla Menendez-Maceiras/ Sorensen.

International Bavarian Junior Challenge ITF G4

Torneio internacional que se joga na Alemanha, a partir de 28 de Fevereiro e com dois portugueses inscritos, Manuel Marcelo e Francisco Azevedo.
O torneio ocorrerá no Tennis Center Noris em Nurenberga.

Open Mexicano Telcel WTA

Não foi um grande sorteio o que calhou a Frederica Piedade neste Open Mexicano. Na 1ª ronda defronta a húngara Zsofia Gubacsi, actual nº 198 do ranking, jogadora que já foi Top 100 em 2002 e que habitualmente corre meio mundo todos os anos, efectuando muitos torneios de $ 25.000.
Tarefa pois dificil para Frederica, que,mesmo ganhando, se arrisca a enfrentar a argentina Cravero na 2ª ronda.

ATP - Open de Franche-Comte - Besançon

A derrota até não é inesperada, face ao grande momento de forma de Montcourt, jogador que ultrapassará Gil na classificação ATP da próxima semana.
3/6 e 1/6 é o resultado que ficará para a história mas,de qualquer das formas, uma excelente prestação de Gil neste $ 100.000.

ITF $10.000 Portimão WTA

Neuza já está nas meias-finais do torneio português, depois de levar de vencida a francesa C. Feuerstein por 7/6 e 6/2 e luta hoje pela presença na final de amanhã, com Ana Timotic da Sérvia.
Em pares, variante onde Neuza se está a tornar um caso sério, a atleta portuguesa com a ajuda da holandesa Thyssen aplicaram um correctivo de 6/1 e 6/1 a uma dupla eslovena e jogarão a final do torneio amanhã frente às vencedoras da outra meia final, onde estão Ana Catarina Nogueira e Joana Pangaio.

ITF $10.000 Faro ATP

Começa hoje, com a realização da 1ª ronda de qualificação, o Future de Faro, com um prize money de $ 10.000.
Para os portugueses, o sorteio ditou os seguintes jogos.
O convidado Tiago Godinho defronta o britânico B. Levi.
Kevin Barragão defronta o canadiano K.Kranik.
Manuel Cavaco, como WC, defronta um outro português, Helder Araújo.
Nuno Páscoa defronta o polaco M.Rajski, ambos como WC.
Vasco Antunes defronta Ivanov, da Estónia.
Carlos Ferra defronta D. Prats de Espanha.
Tiago Correia joga frente a Perez-Perez de Espanha, 10º CS.
João Ferreira defronta o britânico Pritchard.
Bruno Ferreira, WC, defronta J. Pulgar-Garcia de Espanha.
O puto Miguel Almeida, WC, joga frente ao germânico Schoettler.
Rui Rito defronta A. Fernandez de Espanha.
José Ferreira joga contra Gomez-Herrera de Espanha.
Gonçalo Falcão e Francisco Lourenço lutarão por uma vitória entre si.
Sebastião Guimarães defronta o espanhol Puerto-Jaimez.
Hugo Anão defronta Diogo Mota.
Diego Oliveira joga contra o austríaco C. Kloimullner.
João Pina defronta o outro Pulgar-Garcia, o José.
Vasco Pascoal joga igualmente frente a um espanhol, Sanchez-Thammakrong.
E , finalmente, Pedro Cartaxo defronta o 12º CS da qualificação, o também espanhol Arevalo-Gonzalez.
Temos pois 22 portugueses a competir na 1ª ronda deste torneio de qualificação, a que deveremos juntar Gonçalo Nicau, Gastão Elias ( como SE, devido a ter atingido a 1/2 final de Cartagena), Pedro Sousa ( WC) e talvez ainda Rui Machado.

ITF $ 10.000 Cartagena F7 ATP

Ninguém para o miúdo.
Vindo da qualificação, Gastão Elias é o outsider do torneio espanhol e ontem provou-o mais uma vez, vencendo o seu 6º jogo consecutivo sem ceder qualquer set, e apurando-se, justamente, para as meias finais do torneio, igualando a sua prestação em Ponta Delgado, no ano passado.
A vitima foi o espanhol Marse-Vidri, derrotado por concludentes 6/3 e 6/0.
No acesso à final, Gastão enfrenta mais um CS, o italiano A. Da Col, actual nº 481 ATP e que venceu o seu último torneio na Bósnia, em Maio de 2006.
Dos quatro semi finalistas, Gastão é o que tem pior ranking mas é o único que ainda não sofreu qualquer perca de set, pelo que lhe poderemos chamar o nosso " Federer ".

23 de fevereiro de 2007

ATP - Open de Franche-Comte - Besançon

Frederico Gil joga esta tarde o acesso às meias finais deste Challenger de $ 100.000, que decorre esta semana em Besançon, França.
Em caso de vitória Gil já conhece o seu adversário, o letão E. Gulbis, 6ª CS e actual nº 124 do ranking ATP.
Este é o 3º Challenger onde compete em 2007, com bons resultados em Heilbroon, na Alemanha, onde foi semi-finalista, perdendo para Llorda e em Bergamo, Itália, onde foi derrotado nos quartos de final por Santoro.
Gulbis esteve ainda em Sydney, onde perdeu na 1ª ronda frente a Baghdatis.
Vamos ver se Gil consegue levar de vencida o francês Montcourt, naquele que será o jogo muito aguardado pelos portugueses amantes da modalidade.

Siauliai "Mayor's Cup" ITF G4

Decorre a partir de 2ª feira este G4 na Lituânia, a contar para o ranking ITF Junior . Presente o português Gonçalo Mareco, que está inscrito na qualificação.
Recorde-se que Gonçalo esteve nesta cidade na passada semana, onde participou no torneio de sub-16, sendo eliminado na 2ª ronda de qualificação.

Torneio Quinta da Marinha - Sub-14 Nível A

O Centro de Ténis da Quinta da Marinha organizou de 17 a 21 de Fevereiro o, prova de nível A (Escalão Sub14) que decorreu nos courts da Quinta da Marinha, em Cascais.

Resultados das Finais:

Singulares Masculinos (Quadro Principal)
Vasco Mensurado (CT Quinta da Marinha) venceu João Fazendeiro (CITL), 6/3 e 7/5
Singulares Femininos (Quadro Principal)
Inês Xavier (SC Porto) venceu Sofia Araújo (Ace Team), 6/2 e 6/4

Pares Masculinos
André Leal Silva (CIF) / Diogo Rocha (CIF) venceram Danyal Sualehe (CET Oeiras) / Francisco Jordão (CT Torres Vedras), 5/7, 6/0 e 7/5.
Pares Femininos
Inês Xavier (SC Porto) / Sofia Araújo (Ace Team) venceram Inês Martins (CT Alcobaça) / Sílvia Miguel (CT Alcobaça), 6/0 e 6/3

Singulares Masculinos (Quadro B)
Gonçalo Luz (Carcavelos Ténis) venceu Danyal Sualehe (CET Oeiras), 4/2 e 4/1
Singulares Femininos (Quadro B)
Andreia Bicho (CVG) venceu Yentl Duyker (CT VR S. António), 6/1 e 6/0

Torneio Olaias Jovem Sub-12, Nível A

O Centro de Ténis das Olaias (CTO) organizou de 17 a 21 de Fevereiro o Torneio Olaias Jovem, prova de nível A (Escalão Sub12) que decorreu nos courts das Olaias, em Lisboa.
Resultados das Finais:

Singulares Masculinos (Quadro Principal)

José Maria Catela (CT Torres Vedras) venceu Francisco Monteiro (SCP), 7/5, 5/7 e 6/2

Singulares Femininos (Quadro Principal)

Joana Valle Costa (CET Oeiras) venceu Rita Coelho (CT Faro), 6/2 e 6/1

Singulares Masculinos (Quadro B)
Diogo Pinho (CT Jamor) venceu Eduardo Paulo (CT Estoril), 4/5(1), 4/2 e 4/0
Singulares Femininos (Quadro B)
Maria Geraldes (ET Hélder Isidro) venceu Kate Nolan (CT Torres Vedras), 4/1, 4/5(3) e 4/2

Pares Masculinos
Tiago Cunha (CIRES) / Nuno Martins (ET Estoril) venceram Rodolfo Pereira (CT Paços de Brandão) / Fernando Sousa (Law Tennis Club), 6/4 e 6/0.

Pares Femininos
Melissa Capitão (Carvoeiro TC) / Rita Coelho (CT Faro) venceram Maria Martinho (CT Olaias) / Beatriz Mascaranhas (CT Olaias), 6/2 e 6/1.

ATP - Open de Franche-Comte - Besançon

Será por volta das 16 horas portuguesas que Frederico Gil tentará o acesso às meias-finais deste Challenger, defrontando o francês M. Montcourt, atleta colocado mesmo atrás de Gil no ranking ATP e que cometeu ontem a proeza de eliminar o CS nº 1 do torneio e nº65 mundial, o seu compatriota N. Mahut, por 3/6, 6/4 e 6/3.
Adivinha-se pois uma prova de fogo para Gil que, se vencer, entra definitivamente no Top 150 mundial, sendo este o seu grande objectivo imediato.

ITF Flevoland Junior Championships 2007

Miguel Alves perdeu na 2ª ronda do torneio holandês, frente ao britânico Willis por 2/6 e 4/6.
Apesar do resultado, experiência positiva para o atleta nacional, dado o maior potencial do seu adversário.

ITF $10.000 Portimão WTA

Neuza Silva soma e segue. Naquele que terá sido o jogo mais curto dos últimos tempos para a campeã nacional, Neuza eliminou em pouco mais de uma hora a italiana Anna Floris, 6ª CS e nº 371 WTA por 6/3 e 6/1 e apurou-se para os quartos de final onde jogará frente a uma atleta que vem da qualificação, a francesa C. Feuerstein, jogadora fora do Top 500 e que na ronda anterior eliminou a 3ª CS. A jogadora de Paulo Lucas tem demonstrado que rapidamente se colocará no Top 300 mundial, apresentando uma forma deveras assinalavél neste inicio de época.
Em pares, Neuza Silva já está nas meias finais depois de, com a holandesa Thyssen, ter derrotado a dupla francesa Haring/Huck por 6/7, 6/1 e 6/0. Igualmente nas meias finais estão Ana Catarina Nogueira e Joana Pangaio, depois de uma brilhante vitória sobre a dupla Kalabina/Kankaras, por 6/1 e 6/2. Poderemos ter aqui uma final de pares quase 100% portuguesa.

ITF $ 10.000 Cartagena F7 ATP

É já uma goleada.
5-0 em jogos, 10-0 em sets e Gastão Elias já está nos quartos de final deste ITF espanhol, depois de ontem ter vencido o germânico Tony Holzinger, 4º CS e 413º no ranking ATP, por 6/3 e 7/5.
No apuramento para as meias finais, Gastão enfrenta o espanhol Jordi Marse-Vidri, actual 714º do ranking, um jogador que pensamos que está perfeitamente ao alcance do jovem tenista português.

22 de fevereiro de 2007

ATP - Open de Franche-Comte - Besançon

Frederico Gil foi eliminado na 2ª ronda da variante de pares deste Challenger, perdendo contra a dupla francesa Faurel/Haehnel por 3/6 e 6/7.
Amanhã, Gil jogará a 3ª ronda do torneio de singulares frente ao vencedor do jogo entre Mahut e Montcourt, que se irá realizar esta tarde.

Michelle ( mais uma vez ) !!!!

Está no site do próprio Nick Bollettieri e deixo-vos o teor de todo o artigo.
« Michelle Larcher de Brito, a fourteen-year old up-and-coming tennis star, made her professional debut this week at the Dow Corning Tennis Classic in Midland, Michigan. She faced Kristina Brandi, a tour veteran, in the first round. After Larcher de Brito won the first set 6-4, she lost the second 6-2, and battled Brandi in the third before losing 7-5. Despite the loss she played extremely well, and earned the Larry Reed Most Promising Newcomer Award.
Larcher de Brito has been at the Academy working hard with me for some time, and made her mark in 2005 by winning the Girls 16’s at the Eddie Herr International Tennis Championships at the age of 12. She continued her stellar play by winning the USTA International Grass Court title in Philadelphia in June of 2006, won a singles title in South Carolina a couple of months later, and reached quarterfinals of the Eddie Herr in November. Mind you, these were all Girls 18s events she was entering and winning as a 13 year old!
She is the top ranked 8th grader in the country by Tennisrecruiting.net, and at #59 she is the youngest ranked junior in the Top-100 in the world by the International Tennis Federation. She is not done though, she wants to be the #1 ranked player in the world, and is definitely on my list of players to watch in the near future!
Congratulations to Michelle and her family, keep up the great work because the entire Academy is rooting for you! »
PS : O prémio que Michelle recebeu está descrito no site do torneio:
«Awarded annually to the player selected who best exemplifies the promise of the Dow Corning/USTA Women's Challenger to provide an opportunity for tomorrow's stars on the WTA Tour.
The former CEO of the Dow Corning Corporation, avid tennis player, and USTA Umpire, Larry Reed was instrumental in the growth and development of the Dow Corning Challenger. This memorial award recognizes the players who have evidenced outstanding promise early in their professional career at the Dow Corning/USTA Women's Challenger. Mr. Reed past away in 2002 but his legacy lives on through this international tennis event.»
Michelle caminha a passos largos para uma extraodinária carreira no ténis profissional e é, para todos nós, muito gratificante, verificar que estamos a acompanhar a sua carreira desde do inicio.
Parabéns Michelle, mais uma vez.

ITF $ 10.000 Cartagena F7 ATP


Gastão Elias joga hoje o seu 2º jogo deste ITF espanhol, defrontando Holzinger, o 4º CS.

Tendo sido até agora brilhante, Gastão terá aqui a sua 1ª grande prova de fogo em 2007, depois das excelentes indicações que nos deu desde a Geórgia, no jogo da Taça Davis.

Inscrito que está nos primeiros dois torneios algarvios ( Faro e Lagos), Gastão está igualmente inscrito como 5º CS do Banana Bowl, importante torneio júnior, este ano de G1, tendo a companhia de João Sousa no quadro principal.

Como nessa semana ( 12 de Março ) ainda se disputa o torneio de Albufeira, é bastante provavel que Gastão rumo ao Brasil para disputar, depois do Banana Bowl, a Gerdau Cup , este ano de GA e que ocorrerá na semana seguinte. A gestão da carreira do jovem da Lourinhã, sob a alçada da IMG, continua a querer mostrar que Gastão terá que jogar nos dois campos ( Juniores e Seniores) tendo em vista alcançar a maior notoriedade possível.

Em Lagos, Gastão deverá receber um WC para o quadro principal.

ATP - Open de Franche-Comte - Besançon


Enquanto espera por adversário, que sairá do jogo desta tarde entre o 1º CS do torneio, o francês N. Mahut e o igualmente francês Montcourt, Gil jogará a meio da tarde o seu 2º jogo de pares, com o austríaco Eschaeur, frente aos franceses Faurel/Haehnel, referente aos quartos de final da competição.

Independentemente dos resultados, Gil tem que considerar este torneio de uma forma muito positiva, não só porque segurou os pontos que tinha a defender em relação a 2006 mas sobretudo pelos jogo muito seguro que apresentou até ao momento e que promete uma entrada no Top 150 mais rápido do que o próprio poderia esperar.

Na próxima semana Gil estará em Cherbourg, para um Challenger de $ 50.000, e onde é considerado pelo torneio uma das esperanças para o futuro.

Jalisco Junior Cup 2007 ITF G4

Demi Rodrigues encerrou ontem a sua participação na Jalisco Cup, perdendo na 2ª ronda, tanto em singulares como em pares.
Frente à canadiense Edelman, Demi foi derrotada por 3/6 e 2/6 e em pares, fazendo dupla com a mexicana Morales, perdeu por 2/6 e 4/6.
De qualquer das formas, estes dois torneios mexicanos serviram bastante bem os propósitos da atleta nacional que assegurará a entrada no TOP 1000 Junior e, acreditamos nós, marcaram apenas o começo da ascenção desta brilhante tenista portuguesa nos rankings mundiais.

ITF $10.000 Portimão WTA

Como esperávamos, apenas Neuza Silva conseguiu o apuramento para a 2ª ronda deste último torneio algarvio de Fevereiro e ainda assim com algumas dificuldades para vencer a holandesa Harmsen em 3 sets por 6/2, 5/7 e 7/6, com 12/10 no tie-break.
Joana Pangaio perdeu com a próxima adversária de Neuza, a italiana Anna Floris, por 2/6 e 1/6, enquanto Ana Catarina Nogueira foi derrotada por Ana Timotic por duplo 3/6.
Em pares, Ana Catarina e Joana Pangaio estão na 2ª ronda, vitória por falta de comparência da dupla Katia Rodrigues/ K.Kosinska e vão jogar contra Kalabina/Kankaras, enquanto Neuza e Thyssen vão jogar contra a dupla 3ª CS, constituída por Haring e Huck. A francesa Haring, 1ª CS do torneio individual foi eliminada na 1ª ronda por uma atleta vinda da qualificação, a norte-americana Stephenson, que tinha afastado Katia Rodrigues no torneio qualificativo.

ITF Flevoland Junior Championships 2007

Miguel Alves começou da melhor maneira a sua participação neste torneio holandês de categoria 4 a contar para o rankinhg ITF Junior, vencendo na 1ª ronda o atleta holandês Oudshoorn por 1/6, 7/5 e 6/0.
Para a 2ª ronda espera Miguel Alves o 7º CS, o britânico M.Willis, nº 167 do ranking.
Em pares, a 1ª ronda foi igualmente vitoriosa para Miguel Alves que, com a companhia do russo Pudvkin, venceram uma dupla romena por 6/3 e 6/2. No apuramento para as meias-finais irão enfrentar os holandeses Brons/Terheijden, dupla que é, neste torneio, a 4ª CS.

21 de fevereiro de 2007

Michelle Larcher de Brito

Temos que ouvir um pouco de " seca " mas ao fim de cerca de 20 minutos, ouvimos o nome de Michelle Larcher de Brito.
Está tudo no Blog Tennispodecast, onde, a 12 de Fevereiro, dois dos grandes comentadores norte-americanos de ténis, transmitem a sua opinião sobre o que de mais importante se passou na semana anterior, ao nível do ténis mundial.
O convidado foi Dave Kozwolski que tem um programa chamado " Inside Tennis With The Koz", um talk show sobre ténis transmitido no TennisChannel e que é visto por mais de 20 milhões de espectadores todas a semanas.
O anfitrião do blog que referimos é Kevin McClure, conhecido divulgador da modalidade e que mantem este blog radiofónico em várias linguas.
Se ouvirem com atenção, irão reparar que Dave comenta a prestação de Michelle no torneio de Midland, perante 12.000 espectadores, como extraodinária e, pasme-se a audiência, afirma que as semelhanças com Maria Sharapova são tantas que ele, o Dave, acredita que daqui a três anos Michelle estará seguramente no Top 20 WTA. Afirma que, tal como Michelle, Sharapova também se estreou com 14 anos e também perdeu no seu primeiro jogo do circuito profissional feminino. Dave considera-se feliz porque assitiu a ambos os jogos, tanto o de Sharapova como o de Michelle.
Recordo que Sharapova se estreou num $ 75.000 em Saratosa a 29 de Abril de 2001 ( com 14 anos e 10 dias ), defrontando na 1ª ronda a norte-americana Karen Miller ( na altura nº 265 do ranking ) e perdeu por 6/7, 6/4 e 6/4. Sharapova só voltaria a competir em torneios pontuaveis para o circuito em Fevereiro de 2002, onde perdeu na 2ª ronda de um $ 25.000 no Ohio. Michelle, por seu turno, irá estar em Miami, para um Tier I , já em Março, sendo que ainda poderá jogar antes no torneio californiano de Orange, um $ 25.000, onde já está inscrita.
Os elogios são tantos à nossa Michelle que o melhor é ouvirem.

Protocolo FPT/DGIDC - Desporto Escolar

«A Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), assinaram esta manhã o novo Protocolo de Cooperação no âmbito do Desporto Escolar, cerimónia que decorreu no Espaço Noesis, no Ministério da Educação, e que contou com as presenças do presidente da FPT, José Corrêa Sampaio, do Director-Geral da DGIDC, Luís Capucha, e de várias individualidades ligadas às duas entidades.
Este Protocolo de Cooperação tem por objectivo levar a prática desportiva do Ténis às Escolas, comprometendo-se as duas instituições a colaborar nos domínios da Formação de Professores, da Produção de Documentação de suporte a Professores e Alunos, da Promoção e Divulgação do Ténis como Modalidade do Desporto Escolar, da Organização de Actividades Desportivas e do Desenvolvimento da Cooperação entre Escolas, Clubes e Autarquias.
O Protocolo é uma renovação da parceria existente desde 1995 entre FPT e Desporto Escolar, ano em que a Federação iniciou o Plano de Fomento e Desenvolvimento do Ténis português, tendo a modalidade passado já por centenas de escolas do ensino básico e movimentado mais de 100 mil jovens. »

in :http://www.fptenis.pt/default.asp

Open Super 12 Auray ETA sub-12

Gonçalo Loureiro não conseguiu levar de vencida o seu opositor na 2ª ronda, depois de uma brilhante vitória na 1ª, sobre um dos CS do torneio.
Defrontando o sueco Thestrup, derrota em três renhidos sets por 6/4, 2/6 e 5/7.
Frederico Silva jogou hoje frente ao britânico Bambridge e perdeu em dois sets , pelos parciais de 3/6 e 6/7.
Em pares a dupla portuguesa foi eliminada na 1ª ronda, perdendo por 6/7, 6/1 e 4/10.

ATP - Open de Franche-Comte - Besançon

E já está !!!
Frederico Gil brilhante na vitória sobre o eslovaco Lacko, em 3 sets, por 6/7, 6/4 e 6/3.
Com o apuramento para a 3ª ronda, Gil não só cobre os pontos que defendia esta semana como marca alguns para atacar definitivamente o Top 150, que lhe foge à quase um ano.

ATP - Open de Franche-Comte - Besançon

Jogando hoje o seu encontro da 2ª ronda de singulares, Frederico aproveitou da melhor maneira o dia de ontem para aplicar o 2º correctivo ao belga Norman, vencendo-o na variante de pares, onde com Mertinak era 2º CS, por 4/6, 6/3 e 13/11.
Um terceiro set enorme e esperamos que não faça mossa na condição fisica do português.
Gil e Eschauer vão agora defrontar no acesso às meias finais a dupla francesa Faurel/Haehnel.
Frederico joga dentro de momentos a 2ª ronda de singulares, frente ao eslovaco L.Lacko, actualmente na 196ª posição ATP, e que tem tido um inicio de 2007 interessante com a presença na meia final do 1º torneio deste ano, num Challenger da Nova Caledónia e o apuramento para o quadro principal do Open da Australia, depois de vencer os 3 jogos da qualificação e onde só perdeu frente ao australiano Robert Smeets.
Postaremos aqui o resultado logo que o encontro se conclua.
PS : Podem seguir o jogo pela Web-tv do torneio em : http://www.doubs.fr/webtv/

ITF $10.000 Portimão WTA

Kátia Rodrigues não conseguiu o apuramento para o quadro principal do Tivoli Arade Ladies Open, perdendo frente à americana Stephenson por 1/6 e 3/6.
No quadro principal, Neuza Silva já conhece a sua adversária que vem da qualificação, é a holandesa D.Harmsen, que era 5ª CS do torneio qualificativo.
Em pares, Neuza e Thyssen já estão na 2ª ronda depois de vencerem uma dupla brasileira por 6/0 e 6/3.

ITF $ 10.000 Cartagena F7 ATP

Sem apelo e sem agravo, Gastão Elias continua a limpar sets atrás de sets e nem a mais valia teórica dos seus adversários incomoda o Pepe da Lourinhã.
A 4ª vitima consecutiva do atleta da IMG Academy foi o italiano Colangelo, um jogador às portas do Top 500 ATP e que foi para casa levando na bagagem um duplo 6/3 dado pelo tenista nacional.
É a primeira vez que Gastão joga a 2ª ronda de um Future depois de ultrapassar a fase qualificativa.
Recorde-se que no final de 2006, Gastão foi semi-finalista em Ponta Delgada mas beneficiando de um WC para o quadro principal.
Na 2ª ronda Gastão vai enfrentar um dos CS, o germânico Tony Holzinger, 4º CS e nº 412 do mundo, um jogador que vem com muita frequência aos torneios nacionais e que em 2006 foi eliminado do F3 de Portugal por Rui Machado nos quartos de final.
Parece-nos dificil para o jovem português mas não impossível.

SOGESTER CUP Sub-16 ETA

Brites Soares venceu o encontro da 1ª ronda por 6/3 e 6/2 mas defrontando na 2ª ronda uma das CS do torneio, a germânica M. Walther, não conseguiu o apuramento para a ronda seguinte, perdendo por 1/6 e 0/6.
De qualquer das formas e para uma 1ª experiência em torneios de sub-16, a passagem à 2ª ronda é sempre de saudar, sendo que Brites Soares, sobretudo em torneios nos Estados Unidos, já provou que pode ser uma boa surpresa no futuro.
Em pares, a atleta portuguesa fez parceria com a suiça Heim e chegaram aos quartos de final sem jogar qualquer jogo e no apuramento para as meias finais, não compareceram.

OLYMPIA CUP ETA sub-16

José Alves não resistiu ao poderio de um atleta bem melhor classificado do que o português no ranking ETA e perdeu na 1ª ronda frente ao holandês Vellekoop por 2/6 e 1/6.

ITF Flevoland Junior Championships 2007

Depois da eliminação de Manuel Marcelo, Miguel Alves começa hoje a sua participação neste ITF Junior de categoria 4, com o jogo relativo à 1ª ronda do quadro principal, onde defrontará o holandês P. Hodshoorn, atleta com ranking inferior ao português.

20 de fevereiro de 2007

Jalisco Junior Cup 2007 ITF G4

Demi Rodrigues continua a mostrar o seu bom momento de forma. Depois da vitória sobre Gluck em Casablanca, outra CS caiu aos seus pés e de novo norte-americana.
Alexandra Khabibulina, 7ª CS, nº 527 do ranking ITF Junior e convidada da organização, não resisitiu ao melhor jogo da portuguesa e foi derrotada por 6/3 e 7/5.
Na 2ª ronda Demi vai defrontar a canadiana Ana Edelman, que conquistou o quadro principal vindo da qualificação. A tenista portuguesa soma assim mais alguns pontos, depois de esta semana ter subido 130 posições no ranking mundial júnior. Mesmo que perca nesta 2ª ronda, Demi vai entrar no Top 1000, subindo, pelo menos, cerca de 225 lugares.
Em pares e fazendo de novo parceria com a local Morales, Demi vai defrontar a dupla mexicana Baca/Delgado.

27th Asuncion Bowl 2007 ITF Junior G1

Michelle Larcher de Brito desistiu ontem do torneio onde ainda se mantem João Sousa, como 19º inscrito para o quadro masculino.
Tal situação pode ter a ver com uma possível inscrição no $ 25.000 de Orange, na Califórnia, torneio WTA que se disputa na semana seguinte e poderá servir como preparação do torneio de Miami, a partir de 21 de Março.

OLYMPIA CUP ETA sub-16

José Alves conseguiu entrada directa para o quadro principal deste Categoria 3 de sub-16, que se disputa na Suécia e vai defrontar o 4º CS na 1ª ronda, o holandês VellKoop, nº 133 do ranking.
Recorde-se que este é o 1º torneio internacional nesta categoria que o jovem tenista português disputa, depois dos torneios madeirenses de Setembro passado.

ITF $10.000 Portimão WTA

Kátia Rodrigues cometeu a maior proeza da 2ª ronda da fase de qualificação, ao eliminar a britânica Fong, 13ª CS e actualmente no Top 700 WTA, por concludentes 6/4 e 6/1. A tenista portuguesa defronta na penúltima ronda da qualificação a norte-americana Robin Stephenson.
Pior sorte teve Maria Guerreiro, que foi derrotada pela russa Melnikova por 1/6 e 5/7.
Já na 3ª ronda, Catarina Ferreira perdeu frente à britânica Webley-Smith por 5/7 e 3/6.
Carla Caetano também ficou pelo caminho, sendo derrotada pela italiana Perugini por 4/6 e 1/6.
Entretanto já saíram os jogos para o quadro principal, onde Neuza Silva vai esperar por uma das atletas da qualificação, Joana Pangaio apanha com a 6ª CS, a italiana Anna Floris, nº 371 WTA e Ana Catarina Nogueira defronta a sérvia Ana Timotic, nº 378 WTA e 8ª CS deste torneio.
Em pares, Catarina Ferreira fará parceria com a bulgara Pavlova e defrontarão a dupla eslovaca Lukic/Vollmeier enquanto Neuza com a holandesa Thyssen jogarão frente à dupla brasileira Dos Anjos/Rossi.
Finalmente Ana Catarina e Joana Pangaio vão defrontar Katia Rodrigues e a polaca Kosinska, 2ª CS.

ITF Flevoland Junior Championships 2007

Manuel Marcelo foi eliminado logo na 1ª ronda frente ao holandês Hazersloot por 6/3, 4/6 e 2/6.

Siauliai Open 2007 ETA sub-16

Gonçalo Mareco não conseguiu ultrapassar a 2ª ronda da qualificação, perdendo frente ao bielo-russo Khursan por 4/6 e 4/6.

Open Super 12 Auray ETA sub-12

Dois jogos, duas vitórias e como se diz em bom português, o resto é conversa.
Gonçalo Loureiro despachou um dos CS, o tunisino Ferchichi por 7/5 e 6/1 e, com Frederico Silva, apurou-se para a 2ª ronda deste emblemático torneio francês de sub-12.
Frederico jogará frente ao britânico Bembridge enquanto Loureiro jogará contra o sueco Thestrup.
Igualmente hoje, jogarão o seu jogo de pares referente à 1ª ronda.

19 de fevereiro de 2007

Rankings : Semana 7

No ranking ATP, Frederico Gil é 153º enquanto Gonçalo Nicau 553º, tendo ambos subido duas posições. Rui Machado, Gastão Elias e Pedro Sousa fecham o lote dos portugueses no Top 1000.
Na WTA, Frederica mantem a 271ª posição, Neuza subiu um lugar para 442ª e Magali subiu para 461º. O destaque vai para a queda de Joana Pangaio, que perdeu 117 lugares , caíndo para a 1206ª posição.
Em Juniores masculinos, Gastão Elias é 24º, João Sousa 74º e Martim Trueva 297º.
Em Femininos, tudo quase na mesma, com Michelle Larcher De Brito a manter a 58ª posição, seguida de Maria Guerreiro ( 552) e Maria João Koehler ( 632). O destaque vai inteirinho para Demi Rodrigues que depois do torneio de Casablanca no México subiu 130 posições, para o 1125º lugar.

IPP Junior Open 2007 ITF Junior

Margarida Tojo foi eliminada na 1ª ronda deste torneio , ficando assim sem representação portuguesa este ITF finlandês.

Siauliai Open 2007 ETA sub-16

Gonçalo Mareco em frente, após vitória na 1ª ronda da qualificação frente a um tenista da Letónia, por 6/2 e 6/0.
Ainda hoje, na 2ª ronda, Gonçalo vai defrontar o bielo-russo Yan Khursan, jogador que ocupa uma modesta posição no ranking ETA de sub-16.
Recorde-se que o jovem português é o 3º CS da qualificação.

Open Super 12 Auray ETA sub-12

Foi com um duplo 7/6 que Frederico Silva derrotou o francês Adrien Raux na 1ª ronda deste torneio francês de sub-12. O jogador português aguarda agora o resultado do jogo entre o francês Hamou e o britânico Bambridge para saber o seu próximo adversário neste torneio.
Amanhã jogarão a dupla portuguesa e ainda hoje ou amanhã de manhã o outro português em competição, Gonçalo Loureiro, que joga frente a um dos CS, o tunisino Ferchichi.

ATP - Open de Franche-Comte - Besançon

Brilhante vitória de Frederico Gil sobre Dick Norman, 7º CS e nº 124 do ranking, em dois sets , pelos parciais de 6/3 e 7/6, com 7/4 no tie-break.
Gil vai agora defrontar o vencedor do jogo entre Lacko da Eslováquia e Soeda do Japão, ambos jogadores com ranking inferior ao português.

ATP - Open de Franche-Comte - Besançon

Frederico Gil já joga e bem a 1ª ronda deste Challenger francês de $100.000.
1º set vitorioso frente ao 7º CS, o belga Norman, com 6/3 a favor do português, com um break no 5/3 e servir para fechar o set. Pelo meio ainda salvou dois breaks, pelo que Gil está bem e recomenda-se.
Gil defende 18 pontos esta semana ( 17 liquidos), devido á sua vitória em 2006 num future da Nigéria e necessita pois de passar à 3ª ronda para que os 19 pontos ( pelo menos ) a conquistar compenssem os que vai perder.
Logo que termine, aqui estaremos com o resultado final.
Em pares, Gil fará dupla com o austríaco Eschauer e defrontarão a dupla CS nº 2, Mertinak da Eslováquia e..... Norman, da Bélgica.

Jalisco Junior Cup 2007 ITF G4

Depois da honrosa prestação em Casablanca, onde Demi só perdeu para a vencedora do torneio, a tenista portuguesa manteve-se no México , onde hoje se começa a disputar este G4 a contar para o ranking ITF Junior.
Em sorte calhou a Demi Rodrigues uma das convidadas da organização, a norte-americana A. Khabibulina, que é 7ª CS e actualmente a nº 527 do ranking mundial júnior.
Sorteio madrasto mas Demi está a jogar bem, pelo que se vencer este confronto, não será de admirar.

ITF $ 10.000 Cartagena F7 ATP

Já saíram os resultados finais da qualificação e Gastão Elias, depois de vencer o espanhol Ramos-Abad por 6/2 e 6/0, venceu um outro espanhol, Mano-Estruch por 6/0 e 6/2, ganhando o direito de participar no quadro principal do torneio espanhol.
Na 1ª ronda caberá a Gastão Elias defrontar o italiano Fabio Colangelo, actual nº 580 ATP, que tem tido um inicio de ano de 2007 para esquecer, com duas vitórias apenas em 5 torneios em que já participou.
Estou convencido que Gastão seguirá em frente, depois de 3 jogos de qualificação limpinhos....

ITF Flevoland Junior Championships 2007

Estão já agendados os jogos da 1ª ronda de qualificação deste ITF de Categoria 4, com Manuel Marcelo a jogar frente a um convidado da organização, de seu nome Hugo Hazersloot.
João Bastos não aparece nesta ronda e não sabemos se subiu ao quadro principal ( não nos parece) ou se não compareceu.
Miguel Alves estava inscrito mas só amanhã saberemos se está para jogar no principal quadro.

Siauliai Open 2007 ETA sub-16

É o 3º CS, Gonçalo Mareco de seu nome e está na fase de qualificação deste torneio ETA, que hoje se inicia.
O sorteio ditou ao português o confronto com Panasovskis da Letónia na 1ª ronda, em jogo a realizar no final do dia de hoje.

SOGESTER CUP Sub-16 ETA

Com as desistências de última hora, a portuguesa Brites Soares conseguiu um lugar no quadro principal deste torneio suiço e, na 1ª ronda, defrontará a convidada da casa Rachel Gruninger.

Open Super 12 Auray ETA sub-12

É um dos grandes torneios europeus para sub-12, e decorrerá durante esta semana em França.
Presentes os tenistas portugueses Frederico Silva, que na 1ª ronda do quadro principal defrontará um tenista francês que veio da qualificação, Adrien Raux, e Gonçalo Loureiro que defronta o tunisino Ferchichi, igualmente na 1ª ronda.
A dupla nacional também já conhece os adversários em pares, defrontando a dupla francesa Favrot/Hoang.
Portugal não participa em Femininos, o que não deixa de ser estranho, dada a nova fornada de talentos nacionais que tem despontado no PNDT da Federação Portuguesa de Ténis.

ATP - Open de Franche-Comte - Besançon

Frederico Gil inicia hoje a sua época oficial ATP, depois da Taça Davis.
Com entrada directa no quadro principal deste Challenger de $ 100.000, o tenista nacional não teve sorte no sorteio, cabendo-lhe defrontar na 1ª ronda um dos CS, o nº 7, o belga Dick Norman.
Actualmente o nº 126 mundial, o belga esteve em Novembro de 2006 bem dentro do Top 100, quando chegou à 85ª posição.
Recentemente foi quarto finalista no $ 125.000 de Durban, na Africa do Sul.
Um osso muito dificil de roer para o tenista português mas vamos ter confiança.
O jogo do português será hoje, no final da tarde e pode ser seguido em directo aqui : http://www.live-scortenn.com/index.html

ITF $10.000 Portimão WTA

Resultados das portuguesas na 1ª e 2ª rondas da qualificação do Tivoli Arade Ladies Opens.
Maria Guerreiro venceu por duplo 6/1 e continua em grande forma.
Kátia Rodrigues fez melhor e venceu por duplo 6/0.
Ana Claro perdeu por 1/6 e 2/6.
Rita Gouveia perdeu por 0/6 e 0/6.
Nathalie Gunthard perdeu por 2/6 e 2/6.
Teresa Araújo perdeu por duplo 2/6.
Catarina Ferreira, isenta na 1ª ronda, venceu na 2ª a irlandesa Dillon por 6/3, 4/6 e 6/1.
Bibiana Almeida perdeu por 1/6 e 0/6.
Maria João Koehler perdeu por 3/6 e 0/6.
Ana Curto perdeu por 4/6 e 0/6.
Charlotte Pires perdeu por duplo 0/6.
Carla Caetano ficou isenta da 1ª ronda e defronta agora a italiana Perugini.
Catarina jogará a 3ª ronda contra a inglesa Webley-Smith, enquanto Kátia Rodrigues e Maria Guerreiro jogam na 2ª ronda contra a britânica Rebecca Fong e contra a russa Melnikova, respectivamente.
Recorde-se que Neuza Silva, Joana Pangaio e Ana Catarina Nogueira já estão no quadro principal.

ITF Montechoro $ 10.000 WTA

Neuza Silva vendeu cara a derrota frente à regressada Linetskaya, que teve que disputar 3 sets contra a campeã nacional antes de vencer esta etapa do circuito profissional feminino .
Os resultados de 3/6, 7/5 e 3/6 demonstram que Neuza está na sua melhor forma de sempre e que os resultados em torneios de $ 25000 irão aparecer rapidamente.

ITF $ 10.000 Cartagena F7 ATP

Começou a aventura de Gastão Elias neste Future espanhol na cidade de Cartagena, com uma vitória limpa e natural sobre o austríaco Thomas Kostro ( o russo dever-se-á ter assustado e não compareceu...) por 6/4 e 6/4.
Na 2ª ronda coube a Gastão defrontar o espanhol Christian Ramos-Abad e mais uma vitória do Pepe , agora por parciais ainda mais esclarecedores de 6/2 e 6/0.

Tennis Europe Winter Cups 2007 by HEAD


Não quiseram ficar atrás os jovens sub-14 portuguesas na Tennis Winter Cup, cuja a 1ª fase de qualificação decorreu este fim de semana na Bélgica.

Depois de uma derrota esperada frente à forte selecção espanhola, que mesmo sem Boluda, é sempre candidata ( foi finalista desta fase, perdendo apenas com a equipa da casa ), Portugal discutiu o 5ª lugar com a Turquia e a Sérvia e venceu ambas as partidas por 2/1.

Contra os turcos, vitórias de Francisco Ramos e da dupla Ramos/Mensurado e contra os sérvios, vitórias de Francisco e da dupla Ramos/Monteiro.

Em suma, excelentes prestações dos jovens nacionais, fazendo-nos acreditar no futuro muito promissor desta geração de tenistas portugueses.

IPP Junior Open 2007 ITF Junior

Kevin Barragão não tinha sido feliz com o sorteio, que colocava no seu caminho o CS nº 1 da qualificação, o russo Marfinskiy e a derrota previsivelmente aconteceu , pelos parciais de 6/7 e 3/6.
Em Femininos, Margarida Tojo quase que se apurava sem jogar dado que a sua adversária da penúltima ronda não compareceu , sendo que a atleta portuguesa só perdeu na última ronda contra a 3ª CS, a sueca Tarnstrom por 1/6 e 0/6. No entanto, Margarida jogará hoje a 1ª ronda do quadro principal como LL, defrontando a finlandesa Liimatainen, jogadora do Top 1000 do ranking ITF Junior.
Andreia Oliveira perdeu logo na 1ª ronda contra a WC Estlander por 1/6 e 2/6.
No quadro principal e apesar de inscrito, Alexandre Resende não compareceu.

XV Copa Colsanitas - WTA Tier III

Não tinha começado mal a campanha de 2007 para Frederica Piedade.
Uma 1ª ronda de qualificação muito acessível e vitória natural por 6/3 e 6/1. Como prevíamos, Frederica arriscava jogar a 2ª ronda contra a germânica Greta Arn, companheira de Michelle na estreia em pares, no torneio americano de Midland.
Greta Arn venceu a tenista portuguesa por 2/6 e 4/6, sendo que Frederica irá agora para o México, para disputar o Open mexicano TelCel, onde jogará igualmente o quadro de apuramento.