Pesquisar neste blogue

27 de janeiro de 2007

Bollettieri Junior Championships

A decorrer desde ontem na Academia IMG, na Florida, este torneio americano para juniores, nas variantes desde dos 10 anos até aos 18 anos.
Presente o português João Barra, aluno da Academia de Bollettieri, que compete no escalão de 16 anos.
Na 1ª ronda enfrentará um outro aluno da academia, de seu nome Tianyu Bao , em jogo a realizar ainda hoje.

Les Petits As - Sub-14 Cat 1

Vasco Mensurado foi eliminado do torneio ao perder na 2ª ronda de qualificação com o francês L. Szewczyk pelos parciais de 1/6, 7/5 e 1/6.
Margarida Moura perdeu igualmente o seu jogo de estreia frente à francesa J.Fomba por 1/6 e 3/6 .
Faltará o jogo de João Monteiro para sabermos se ele consegue salvar a honra do nosso convento e consegue o acesso à 3ª ronda do quadro de qualificação deste grande torneio juvenil onde também estarão presentes Francisco Ramos e Patricia Martins, nos quadros principais das respectivas variantes.

Leuggern Junior Trophy - ITF G5 - Suiça


Miguel Almeida irá ter a honra de inaugurar o torneio suiço, jogando assim igualmente o seu primeiro jogo em torneios internacionais e a contar para o ranking ITF Junior.

O jogo de abertura do português será contra o argentino Olivio Renzo. O jogo ocorrerá esta manhã no court principal do torneio.

Recorde-se que Miguel Almeida é o 1º CS da qualificação e dele se espera uma boa prova devido aos bons resultados que o jovem tenista português conseguiu no final do ano nos torneios norte-americanos.

Hull $10.000 WTA Inglaterra

Depois da eliminação em singulares, Neuza Silva continua a vencer na variante de pares ao lado da francesa Claire DeGubernatis.
As vitimas dos quartos de final foram J.Bone e N.Khan que perderam em dois sets pelos parciais de 6/4 e 6/2.
No jogo de apuramento para a final, a dupla luso francesa irá enfrentar a dupla constituída por A.Gabueva e A.Poltoratskaya.

26 de janeiro de 2007

Les Petits As - Sub-14 Cat 1


Começa hoje o grande torneio internacional Les Petists As, em França, que conta para o ranking ETA de sub-14, categoria 1.

Presentes 5 atletas portugueses, dos quais 3 nas fases de qualificação.

Em Femininos, Margarida Moura ( nº 261 ETA Sub-14) ficou isenta da 1ª ronda e vai defrontar na ronda seguinte Jeanne Fomba, de França, uma atleta sem ranking internacional.

Recorde-se que Patricia Martins( nº 51 ETA sub-14) está inscrita no quadro principal que só deverá ter o seu inicio na próxima 2ª feira.

Em Masculinos, Vasco Mensurado( nº 343 ETA sub-14) e João Monteiro ( nº 118 ETA sub-14 )ficaram igualmente isentos da 1ª ronda de qualificação, cabendo-lhes defrontar de seguida o francês Lucas Szewczyk ( sem ranking internacional) , no caso de Vasco Mensurado e o vencedor do encontro entre Romain DeShayes e Antoine Fouche, no caso de João Monteiro. Uma particulariedade neste francês, adversário de Vasco Mensurado, que tem neste torneio igualmente em competição na fase de qualificação o seu irmão gémeo, Thomas Szewczyk.

João Monteiro é o 7º CS do quadro de qualificação.

Francisco Ramos ( nº 70 ETA sub-14) entrou directamente no quadro principal.


Um dos aspectos mais curiosos deste torneio prende-se com o facto de que o site da organização do torneio irá permitir acompanhar em tempo real todos os jogos , o que para um torneio de sub-14, não deixa de ser digno de observação. Aliás, a adversária de Margarida Moura foi conhecida esta manhã, após o jogo que decorreu pelas 08.30h. Isto permitirá saber, daqui a alguns minutos, o nome do adversário de João Monteiro, uma vez que o jogo do seu possível adversário está a decorrer neste momento.

Hull $10.000 WTA Inglaterra

Como seria expectável, Neuza Silva não resistiu à 2ª ronda de singulares, perdendo frente à 2ª CSª pelos parciais de 3/6 e 4/6.
Em pares, a história foi diferente e a dupla luso francesa venceu pelos parciais de 6/3 e 6/2, cabendo-lhes defrontar nos quartos de final a dupla britânica Bone/Khan.

25 de janeiro de 2007

HRT Winter Cup 2007

Igualmente na 2ª semana de Fevereiro decorrerá o HRT Winter Cup 2007, torneio pontuável para o ranking ITF Junior, de categoria 4, a decorrer nos courts do Horsholm Rungsted Tennisclub, Rungsted Kyst, na Dinamarca.
Até ao momento apenas uma portuguesa inscrita, Demi Rodrigues, que, por certo, defenderá brilhantemente o nome do nosso país em terras dinamarquesas.

Tournoi International Chambon sur Lignon - ETA Sub-16

Outro importante torneio francês de inicio de época, que decorrerá a partir de 8 de Fevereiro e que completa este ano a sua 13ª edição.
Inscritos estão os portugueses Rodrigo Carvalho e Francisco Dias na competição masculina, sendo, até ao momento 6º e 8º CS da qualificação.
Em Femininos não teremos qualquer atleta.

INTERNATIONAUX DE TENNIS DES HAUTS DE FRANCE

Na última actualização de jogadores presentes neste torneio de categoria 1 em sub-16, a contar para o ranking da ETA, apenas três portugueses permanecem inscritos, todos no quadro principal.
Assim somente Ana Claro ( 4ª CS ), Margarida Fernandes e Francisco Dias estão inscritos neste torneio e deles se espera uma condigna representação das cores nacionais.
Recorde-se que o torneio começa a 3 de Fevereiro nos courts de Marcq-en-Baroeul, França.

Hull $10.000 WTA Inglaterra

Neuza Silva começou da melhor maneira o ano de 2007.
Enfrentando uma jovem jogadora inglesa, a campeã nacional não deu qualquer hipótese à sua adversária, despachando-a em dois sets, pelos parciais de 6/3 e 6/1.
Na 2ª ronda, Neuza terá pela frente uma velha conhecida e um osso muito mais duro de roer. De facto, enfrentará a 2ª CS do torneio, a igualmente britânica Rebecca Llewellyn, actualmente nº 311 do ranking WTA.
A britânica só venceu um torneio ao longo da sua carreira, em 2005, em Oxford, num $10.000.
Em 2006, destaca-se apenas uma vitória em pares no torneio de Nantes.
Rebecca defrontou em 2006 Neuza Silva, na 1ª ronda do torneio de Nottingham ( $ 25000), tendo vencido por duplo 6/2.
Em Agosto esteve em Coimbra, no $25.000, e derrotou Frederica Piedade igualmente na 1ª ronda por 4/6, 7/6 e 6/4.
Será pois um bom teste para auferir da forma de Neuza neste principio de época.

24 de janeiro de 2007

Hull $10.000 WTA Inglaterra

É a primeira aparição de um tenista português em 2007, no que diz respeito a torneios pontuáveis para os rankings séniores.
Neuza Silva está inscrita no quadro principal deste torneio inglês onde defrontará hoje a britânica N.Prosser, jogadora que vem da qualificação.
Neuza, actualmente 456ª jogadora mundial, vai defrontar uma jogadora de apenas 17 anos de idade, feitos no mês passado e que procura aqui os pontos necessários para marcar a sua primeira posição no ranking. É actualmente a nº 373 do ranking ITF Junior e como sénior aobteve os seus melhores resultados no Verão passado, quando conseguiu chegar aos quartos de final na relva de Ilkley, na Inglaterra.
Em suma é perfeitamente acessível ao jogo da portuguesa se Neuza apresentar o nível que demonstrou no final de 2006.
Em pares, a portuguesa será 2ª CS com a francesa De Gubernatis e enfrentarão uma dupla finlandesa na 1ª ronda.

Teen Tennis Bolton - ETA sub-14 Cat. 1

Depois da eliminação em singulares, João Monteiro foi igualmente eliminado na 1ª ronda de pares, onde, fazendo dupla com M. Dubarenco da Macedónia, foi eliminado frente a uma dupla britânica por duplo 3/6.
Patricia Martins foi derrotada na 2ª ronda de singulares pela americana Stephens por duplo 1/6.
Em pares igual sorte para a atleta nacional, com a derrota na 1ª ronda por 2/6, 6/2 e 3/6.

Australian Junior Open 2007

Terminou a competição neste torneio para Gastão Elias.
Frente a um japonês credenciado mas perfeitamente acessível, se olharmos para resultados anteriores e ranking, Gastão não conseguiu mais do que 70 minutos de jogo, para perder pelos parciais de 4/6 e 4/6.
Num jogo onde Gastão cometeu curiosamente menos erros forçados do que o seu adversário ( 17 contra 22) mas o japonês conseguiu 23 winners contra 13 de Gastão, tendo residido aqui a diferença no placard final.
No entanto Elias conseguiu durante o jogo 2 breaks sobre o serviço de Moriya mas sofreu 4 o que explica o duplo 4/6 final.
Em pares, melhor resultado para Gastão que conseguiu, com Daniel Cox vencer na 2ª ronda um par nipónico por 7/5 e 6/3 mas perderam nos quartos de final frente à dupla americana Kecki/Krajicek por duplo 2/6.
Com estes resultados Gastão, actualmente 19º do ranking ITF Junior, marcará apenas 7.5 pontos a juntar aos 460 pts. que já possui.

22 de janeiro de 2007

Teen Tennis Bolton - ETA sub-14 Cat. 1

Já começou este importante torneio de sub-14, que decorrerá durante esta semana na Bolton Arena, em Bolton, Inglaterra.
João Monteiro foi eliminado na 1ª ronda, pelo sul africano Wesley Montgomery , pelos parciais de 1/6 e 3/6.
Em pares, o português fará dupla com o macedónio Dubarenco e enfrentarão na 1ª ronda a dupla inglesa Bettles/Morgan.
Em meninas, Patricia Martins venceu na 1ª ronda a inglesa C. Murphy por 7/5 e 7/6 ( 3) e vai defrontar na 2ª jornada a 16ª CS, a norte-americana S. Stephens, que ficou isenta da 1ª ronda.
Em pares a portuguesa fará dupla com a irlandesa Bowtell e jogarão a 1ª ronda contra uma dupla vinda do Canadá, constituída por Bouchard e Jodoin.

Australian Junior Open 2007


Começou da melhor maneira a presença portuguesa no Open da Australia em Juniores.

Gastão Elias defrontou e venceu o suiço Sessagesimi em três sets, pelos parciais de 3/6, 6/3 e 6/2, ganhando o direito de defrontar na 2ª ronda o japonês Hiroki Moriya. O jogo será amanhã, pelas 10h. locais.

Neste seu primeiro jogo no torneio, Gastão demorou 93 minutos até eliminar o suiço, efectuou 3 ases, 4 duplas faltas e 33 erros não forçados. Obteve ainda 53% de primeiros serviços e 17 winners.

O nipónico de apenas 16 anos é o actual nº 58 do ranking ITF Junior, e está na sua melhor fase, tendo batido na 1ª ronda o australiano K. Balakrishnan igualmente em 3 sets. Esteve presente no Optus, onde perdeu na 2ª ronda contra o norte-americano Kecki. Em 2006, Moriya venceu um G4 na Tailândia e foi finalista em num outro G4 na Australia e num G5 no Japão. O seu melhor resultado pontual foi a presença nos quartos de final de um G1, o Open do Japão, em Abril.


Em pares, Gastão Elias faz dupla com o britanico Daniel Cox e coube-lhes defrontar logo na 1ª ronda a dupla 5ª CS, constituída pelo checo Konecny e pelo eslovaco Martin. Com uma excelente exibição, Gastão e Cox venceram em 3 sets, pelos parciais de 1/6, 6/4 e 6/4, ganhando o direito de defrontar uma dupla japonesa na 2ª ronda, constituída pelos tenistas T.Longhi e D.Oh. O jogo será igualmente amanhã, a meio da tarde, hora local.


Na 1ª ronda destaques para a eliminação de José Roberto Velasco, 6º CS, pelo australiano B.Tomic, após lesão do boliviano, do 7º CS, Arsenov, esmagado pelo australiano Millman por 6/2 e 6/0.

Em pares, o suiço que perdeu com Gastão, fazendo dupla com o francês Eysseric, também saíu derrotado.


Em resumo, excelente inicio de prova para o atleta da Lourinhã, sendo que Gastão terá um longo caminho a percorrer até aos jogos decisivos.