Pesquisar neste blogue

17 de fevereiro de 2007

27th Asuncion Bowl 2007 ITF Junior G1

É um dos muitos torneios sul-americanos deste inicio de época, um Grade 1, a disputar no Paraguai entre 5 e 13 de Março.
Marcará igualmente o regresso de Michelle Larcher De Brito a competições júniores e servirá de preparação à sua presença no torneio de Miami.
Até ao momento, Michelle é a 2ª CS do quadro principal e será uma das grandes candidatas à vitória.
Inscrito igualmente está João Sousa, no quadro principal.

XV Copa Colsanitas - WTA Tier III

É a estreia em 2007 da nossa melhor tenista portuguesa de todos os tempos, a agora " luso-argentina " Frederica Piedade. O torneio tem um prize-money de $ 175.000.
Ao que as últimas notícias nos tem dito, Frederica está bem e recomenda-se, arranjou inclusivé novos patrocinadores ( vestimenta do lagarto...) e seguiu nestas últimas semanas um programa muito intenso de treino tendo em vista recuperar os mais de 100 lugares perdidos na 2ª metade de 2006.
Na 1ª ronda qualificativa deste torneio colombiano, Frederica Piedade ( 8ª CS ) terá que defrontar a argentina Agustina Lepore, actualmente a nº 626 do ranking WTA e que se estreia aqui em torneios deste calibre.
Pensamos nós que Frederica não podia ter desejado jogadora mais acessível e terá a obrigação, pelo menos teórica, de seguir em frente. Se vencer poderá encontrar Greta Arn, a germânica que ainda recentemente fez parceria no torneio de pares de Midland com Michelle Larcher De Brito.
O resultado do jogo pode ser seguido online aqui : http://200.47.156.198/copa2007/body_sencillos.asp?r=1&c=2

IPP Junior Open 2007 ITF Junior

Definido o quadro classificativo deste ITF Junior, a Kevin Barragão calhou em sorte o 1º CS, o russo D. Marfinskiy.
Na variante feminina, Margarida Tojo ficou isenta da 1ª ronda e joga na 2ª contra a russa A.Silina, enquanto Andreia Oliveira defronta filandesa C.Estlander.
No quadro principal já está Alexandre Resende.
Os jogos de Kevin e de Andreia ocorrerão hoje.

Tennis Europe Winter Cups 2007 by HEAD

Não é surpreendente a derrota da selecção nacional de sub-14 masculinos, por 0/3, frente à Espanha, equipa sempre muito forte.
Derrotas de Mensurado frente a Alvarez por 2/6 e 5/7, de Francisco Ramos frente a Font por 6/7, 6/4 e 5/7 e da dupla Ramos/Monteiro frente a Alvarez/Carballes por 5/7 e 1/6.
Portugal vai jogar hoje o apuramento para a 5ª posição contra a Turquia e caso vença, contra o vencedor do jogo Bósnia/Sérvia.

ITF $ 10.000 Cartagena F7 ATP

Ao contrário do que esperávamos, apenas Gastão Elias jogará hoje a 1ª ronda de qualificação deste Future espanhol, em Cartagena, não sabendo nós se Pedro Sousa terá desistido ou ganho um WC para o quadro principal.
Gastão Elias, é o 7º CS e jogará este seu primeiro jogo oficial a contar para o ranking ATP em 2007, contra o russo K. Krioukov, actualmente o nº 1471 do ranking e que habitualmente apenas faz o circuito russo, sem grandes resultados.
Com um quadro algo acessível, não estranharemos o apuramento do jovem português para o quadro principal.

ITF $10.000 Portimão WTA

Já aí esta o quadro da 1ª ronda da qualificação do 3º e último torneio algarvio, a contar para o ranking WTA, o Tivoli Arade Ladies Open.
Maria Guerreiro vai defrontar uma convidada, a espanhola Loreto Alonzo-Martinez.
Kátia Rodrigues joga contra outra convidada, a igualmente espanhola M. Rodriguez Vinuela.
A WC Ana Claro jogará contra a eslovena Lukic.
Rita Gouveia defronta a germânica Kim-Alice Gradjek.
Nathalie Gunthard joga contra a eslovaca K.Boczova.
A WC Teresa Araújo defronta a russa V. Alikova.
Catarina Ferreira, como 10ª CS, já está na 2ª ronda, onde defrontará a vencedora do duelo entre Dillon, da Irlanda e Areces-Lopez de Espanha.
Bibiana Almeida joga contra a argentina Veronica Saucedo.
Maria João Koehler defronta a austríaca T. Kumar.
Ana Curto defronta a norte-americana N.Vulovich.
Carla Caetano ficou isenta e joga na 2ª ronda contra a vencedora do jogo entre a italiana Perugini e a eslovena Kambic.
E finalmente Charlotte Pires defronta a francesa Benamar.

ITF Montechoro $ 10.000 WTA

Soma e segue.
Neuza Silva está a mostrar que se encontra num excelente momento de forma e venceu ontem e de forma clara a russa Regina Kulikova por 7/5 e 6/4, garantindo um lugar nas meias finais de hoje onde defrontará a regressada Eugénia Linetskaya, igualmente russa.
Linetskaya, que chegou a ser Top 50 em 2005, esteve todo o ano passado parada devido a uma lesão no Open da Australia e regressou aos palcos tenisticos no Algarve, onde, em Montechoro, foi finalista depois de ter feito toda a qualificação e agora teve direito ao quadro principal através de um SE.
A russa de 21 anos será, para Neuza Silva, um dos encontros mais dificeis de sempre mas que permitirá auferir da boa forma da atleta de Paulo Lucas.
Hoje Neuza jogará o que falta do jogo de acesso às meias finais de pares, tendo como parceira a ucrâniana Buryachok e como adversárias as holandesas Boonstra/Thyssen. O jogo começou ontem mas foi interrompido quando a dupla de Neuza perdia por 0/6 e 0/1 devido à chuva.

16 de fevereiro de 2007

Sony Ericsson Open


Ainda não é oficial, mas segundo assegura o Jornal do Ténis desta sexta-feira, Michelle Larcher de Brito foi convidada para competir no quadro principal ( !!! ) do Sony Ericsson Open, um torneio do circuito WTA, dotado de um prize money de $ 3.450.000....

O facto, a confirmar oficialmente dentro de alguns dias, decorre da estreita ligação do torneio à Academia IMG e marcará, talvez para sempre, a carreira da jovem tenista lusa.

O torneio vai decorrer entre 21 de Março e 1 de Abril, nos courts do Crandon Park Tennis Center , em Miami, Florida, Estados Unidos.

O torneio é um Tier 1, com 128 jogadoras no quadro principal e uma vitória na 1ª ronda rende imediatamente 30 pontos WTA , o que colocaria Michelle à beira do Top 500 WTA, logo que tenha 3 torneios pontuados.

Mesmo perdendo, a presença valerá a Michelle $5.560 e se vencer a 1ª ronda garantirá $10.350.

Em 2007 será também a 1ª vez que um torneio que pontua para o ranking WTA e cuja acção decorre simultaneamente com o torneio masculino em que ambos os prize-moneys serão iguais para ambos os sexos, uma pretensão à muito defendida pelas senhoras.

Em relação ao torneio de ClearWater, deste fim-de-semana, Michelle não recebeu um WC mas fará o sign-in, na esperança de conseguir jogar a qualificação.

ITF $10.000 Faro ATP

Na semana de 27 de Fevereiro, decorrerá em Faro o Portugal F1, primeira grande prova masculina em Portugal a contar para o ranking ATP.
As inscrições saíram ontem e, até ao momento, temos seis portugueses inscritos.
Gonçalo Nicau é, até agora, 6º CS no quadro principal e para a qualificação temos mais 5 artistas da raquete: Rui Machado ( seja bem vindo !!!! ), Gastão Elias, Pedro Sousa, Hugo Anão e José Ricardo Nunes.
Segundo o jornal " O Jogo ", Pedro Sousa deverá receber o único WC para o quadro principal do torneio, cabendo a Gastão recebê-lo na semana seguinte, em Lagos e Rui Machado para o 3º Future algarvio, em Albufeira.

Michelle Larcher De Brito

Ao contrário das nossas expectativas, a tenista portuguesa não foi prendada com um WC para o $ 25.000 de Clearwater pelo que vamos ter que aguardar mais algum tempo até vermos Michelle de novo em acção.

Tennis Europe Winter Cups 2007 by HEAD

Portugal - Espanha é o confronto da 1ª ronda de sub-14 masculinos, na Tennis Winter Cup. O vencedor jogará contra o vencedor do jogo entre as selecções da Turquia e Alemanha.

ITF Montechoro $ 10.000 WTA


Mais uma página brilhante para Neuza Silva, no apuramento para os quartos de final deste $10.000 de Albufeira.

Em mais um confronto apertadíssimo, Neuza bateu a espanhola Rehberger-Bestos por 6/7, 6/0 e 7/5.

No jogo de apuramento para as meias-finais, Neuza vai defrontar a russa Regina Kulikova, de 18 anos, nascida no Kazaquistão e que ocupa a 492ª posição no ranking WTA.

Kulikova deve muito do seu ranking a um Verão de 2006 muito interessante quando venceu dois torneios de $ 10.000 e foi finalista de um outro, todos em Itália, país onde treina habitualmente.

Neuza é igualmente a nossa única representante na variante de pares , onde, com Buryachok, se apurou para os quartos de final, após vitória por 6/2 e 6/4, indo agora defrontar a dupla holandesa Boonstra/Thyssen.

15 de fevereiro de 2007

ITF $ 10.000 Cartagena F7 ATP

É já o 7º torneio ITF masculino que se realiza aqui ao lado e depois das presenças honrosas de João Sousa em dois deles, no próximo sábado , em Cartagena, Gastão Elias, Pedro Sousa e José Ricardo Nunes poderão fazer a sua estreia em 2007 no circuito profissional.
Estamos sobretudo ansiosos pela prestação de Gastão, depois do meio brilharete na Taça Davis onde emparceirou com Frederico Gil.
São mais 3 portugueses em acção a juntar aos outros 38 !!!! que durante a próxima semana disputarão torneios em todo o mundo. Será este um sinal da vitalidade do ténis português?
Os resultados ditarão a resposta.

ITF $10.000 Portimão WTA

É o terceiro e último torneio algarvio de Fevereiro, depois de Vale do Lobo e Albufeira.
O Tivoli Arade Ladies Open é também dos três aquele que apresenta uma composição mais forte e logo mais competitiva.
Até hoje, Neuza Silva ocupa a 15ª posição no quadro principal e vai ter a companhia de mais duas portuguesas convidadas, a saber: Joana Pangaio e Ana Catarina Nogueira.
Mas o contigente português é extenso e é composto ainda de Catarina Ferreira, Carla Caetano, Nathalie Gunthard, Maria Guerreiro, Kátia Rodrigues, Charlotte Pires, Maria João Koehler,Inês Santos, Teresa Araújo, Ana Curto, Rita Gouveia, Bibiana Almeida, Inês Silva e Ana Claro.
Vamos esperar que na fase de qualificação as coisas possam correr melhor para as cores nacionais porque somente Maria Guerreiro e Joana Pangaio deram um ar da sua graça.
Saliente-se que o torneio recebeu perto de 400 !!! inscrições....

Siauliai Open 2007 ETA sub-16


Decorrerá a partir de 2ª feira em Siauliai, na Lituânia, este Categoria 3, a contar para o ranking ETA sub-16.

Apesar da distância, temos um português inscrito para participar no quadro qualificativo, de seu nome Gonçalo Mareco, que se apresenta no torneio como 3º CS da qualificação.

Poderá ser a sua estreia internacional, dado que Gonçalo apenas participou na dupla jornada madeirense de Setembro passado mas onde, no torneio do Funchal, conseguiu atingir os oitavos de final.

Actualmente o jovem de 15 anos ocupa a 583ª posição no ranking ETA sub-16.

SOGESTER CUP Sub-16 ETA

É mais um torneio para este fim de semana e com presença portuguesa.
Categoria 3, a contar para o ranking de sub-16 ETA e que se vai realizar no Tennis Club Vedeggio, em Taverne, na Suiça.
Inscrita a portuguesa Brites Soares, 14 anos, que se apresenta como a 3ª CS da qualificação.
A jovem atleta faz a sua estreia em torneios de sub-16, em cujo ranking ocupa a 958ª posição, referente a torneios de 2006 em sub-14. Nestes, o seu melhor resultado ocorreu em Angra do Heroísmo, nos Açores, onde chegou aos oitavos de final.

Open Super 12 Auray ETA sub-12


É um dos mais emblemáticos torneios da categoria que se realiza desde 1985 em França.

Recebe jogadores de 25 países, dois por cada e em cada variante e os melhores das 31 ligas regionais francesas.

Grandes nomes já escreveram a história deste torneio, nomeadamente Gasquet, Monfilis, Grosjean, Robredo, Rochus, Nadal, Mauresmo, Henin e Clijsters, só para referir os mais mediáticos.

O torneio começa no sábado e , para já, está confirmada a presença de Frederico Silva e Gonçalo Loureiro em representação das cores nacionais.
Os atletas portugueses jogarão todos no quadro principal.

Tennis Europe Winter Cups 2007 by HEAD


Depois das brilhantes prestações das três selecções nacionais que estiveram em actividade no passado fim de semana, falta agora seguir a prestação dos sub-14 masculinos que, na Bélgica, em Mons, vão tentar repetir a proeza.

Num grupo muito dificil, com as selecções da Bélgica, Bósnia, Alemanha, Sérvia, Espanha, Turquia e Ucrânia, à equipa nacional sairá em sorteio uma de entre as CS, ou seja, Bélgica, Alemanha, Espanha ou Ucrânia.

A equipa nacional é capitaneada por Pedro Felner e jogará com Francisco Ramos, João Monteiro, Vasco Mensurado e João Domingues.

Os jogos começam amanhã, pelas 09.00 locais no Centre d’Entraînement AFT « Armand Crombez » e a entrada é livre.

IPP Junior Open 2007 ITF Junior

É também neste fim de semana que começa o IPP Junior Open 2007, nos courts do Finland Tennis Club, em Helsínquia, Finlândia.
Este Grade 4 tem inscritos os portugueses Alexandre Resende, no quadro principal e Kevin Barragão na qualificação, em masculinos e em femininos, poderemos contar com a presença de Andreia Oliveira e Margarida Tojo, ambas a necessitar de jogar o torneio de apuramento para o quadro principal.
Alexandre Resende é um tenista nascido no Brasil e que , até ao final de 2006, aparecia amiúdes vezes como sendo brasileiro no ranking e português nas entry lists dos torneios em que participava.
Como aqui referimos, indagámos a ITF sobre a nacionalidade do tenista e sobre o facto atrás descrito. Responderam-nos em dois dias, dizendo que, após contacto com as respectivas federações, o atleta passaria a adoptar, para efeitos de participação e ranking, a nossa bandeira, facto que registamos mais uma vez.
O Alexandre está, actualmente, dentro do Top 1000 do ranking júnior ITF ( nº 988) e conseguiu os seus primeiros pontos em 2006 em alguns torneios sul-americanos onde passou à 2ª ronda.
Kevin Barragão é um estreante nestas andanças enquanto as atletas portuguesas ainda na passada semana estiveram na 1ª ronda de qualificação do Vale de Lobos Ladies Open, de onde saíram derrotadas.

ITF Flevoland Junior Championships 2007

Com inicio do quadro classificativo agendado para o próximo sábado, este Grade 4 é o primeiro torneio em terras holandesas em 2007, a contar para o ranking ITF Júnior.
Inscritos até ao momento 4 portugueses, na variante masculina.
Miguel Alves está no quadro principal, João Bastos na qualificação e Manuel Marcelo e Francisco Azevedo nos Alternates, sendo que o 1º é sério candidato a entrar no quadro de qualificação.
Miguel Alves é o nº 338 do ranking e tem como melhor resultado a semi-final da Taça Diogo Nápoles, G4, de 2006, em singulares e pares. Em Outubro foi finalista de um torneio G5 em Andorra.
João Bastos é o nº 791 do ranking ITF Junior e obteve o seu melhor resultado em Vila do Conde, onde foi quarto finalista em pares.
Manuel Marcelo é o actual 1455º do ranking e este poderá ser o seu 1º torneio fora de portas.
Francisco Azevedo procura ainda o seu 1º ponto para o ranking mas em 2005 conseguiu pontuar no torneio de Sanxenxo, na Galiza, onde perdeu na 2ª ronda, depois de passar a qualificação.
PS: Numa actualização de 16/02, Manuel Marcelo já está também na qualificação.

OLYMPIA CUP ETA sub-16



Começa no próximo sábado o torneio Olympia CUP, na cidade de Helsingborg, na Suécia, a contar para o ranking ETA sub-16, categoria 3.

Inscrito para o torneio de qualificação está o português José Alves, actualmente o nº 505 do ranking e que poderá efectuar aqui a sua estreia em competições internacionais neste escalão.

O jovem atleta do CTPorto competiu apenas na jornada dupla madeirense em Setembro de 2006 , destacando-se com a presença nos oitavos de final da PORTO SANTO ISLAND JUVE CUP, torneio vencido por Miguel Almeida.

Frederica Piedade na Argentina


"Frederica Piedade é uma das mais recentes habitantes de Buenos Aires. Antes de iniciar, depois de amanhã, a campanha internacional 2007, a melhor tenista portuguesa de todos os tempos tomou a decisão de, aos 24 anos, passar a residir na Argentina, na sequência da ligação, desde finais de 2005, ao treinador Guillermo Czerner.
"A Frederica vai estar agora connosco de alma e coração, tendo mesmo optado por radicar-se em Buenos Aires", revelou a O JOGO o técnico cuja coroa de glória da sua carreira aconteceu quando orientou José Luis Clerc, contribuindo para a chegada de "Chucho" ao quarto lugar mundial em 1981. "Nas últimas sete semanas a Frederica esteve a preparar a nova época e cumpriu na perfeição tudo aquilo que lhe foi exigido", acrescentou Czerner, consciente da possibilidade da atleta portuguesa "efectuar uma boa temporada, pois ela está muito bem, confiante e totalmente recuperada dos problemas físicos, tendo ficado surpreendido com os níveis atingidos nos vários testes que lhe foram feitos".
Frederica começa a disputar, depois de amanhã, o qualifying de Bogotá, um torneio WTA Tour de 175.000 dólares na Colômbia, onde chegou na passada segunda-feira para se adaptar à altitude. A seguir participa, também na fase de qualificação, no "180.000" de Acapulco (México)."


in : Jornal O Jogo - Manuel Perez

1st Club Casablanca Junior Tournament 2007

Demi Rodrigues perdeu na 2ª ronda deste G5 ITF Junior na Cidade do México, frente a Nadia Frederica da Indonésia em 3 sets, pelos parciais de 6/1, 0/6 e 4/6.
De qualquer das formas uma boa experiência para a atleta nacional, decidida este ano em subir no ranking ITF Junior, ela que ocupa, por agora, a 1257ª posição.

ITF Montechoro $ 10.000 WTA

Depois das eliminações de Maria João Koehler e Charlotte Pires, a defesa das cores nacionais recaía sobre a campeã nacional, Neuza Silva.
O jogo adivinhava-se dificil, perante uma adversária que representa uma nova geração do ténis feminino britânico.
E assim foi. Neuza necessitou de três sets para seguir em frente neste Albufeira Ladies Open de 2007, vencendo com os parciais de 2/6, 6/1 e 7/6 (12 !!!!).
Na 2ª ronda a tarefa da atleta de Paulo Lucas não é menos complicada, encontrando a espanhola Irene Rehberger-Bescos ( WTA 450) , que na ronda anterior eliminou a 1ª CS do torneio, a francesa Haring. Esta atleta também esteve presente em Vale do Lobo onde, recorde-se, foi derrotada por Joana Pangaio.
Em pares, Neuza jogará contra a dupla Babakova/ Kotkina, vencedora do único jogo da qualificação.

14 de fevereiro de 2007

ITF Montechoro $ 10.000 WTA

Apenas Neuza Silva pode passar para a 2ª ronda deste ITF de $10.000, dado que já hoje, nem Maria João Koehler nem Charlotte Pires conseguiram ultrapassar as suas adversárias que, refira-se, eram atletas bem mais experientes.
A Maria João perdeu por 0/6 e 1/6 enquanto Charlotte foi derrotada por 2/6 e 5/7.
Em pares, Neuza Silva terá como parceira a ucraniana Buryachok e aguarda oponentes.
Joana Pangaio e Katia Rodrigues é que já estão nos quartos de final, depois de vencerem a italiana Mascherini e a arménia Nikoian por 7/6 e 6/4.
Catarina Ferreira foi vitima de um sorteio mais uma vez madrasto e com a búlgara Pavlova, perdeu o seu jogo de pares frente a à dupla britânica CS nº2 Llewellyn/Smith, pelos parciais de 5/7 e 1/6.
PS: Mais uma vez os meus agradecimentos ao João Silva pelas informações.

Valentine's Day

Para todos os enamorados , uma grande música.



Deep Forest - Sweet Lullaby - Deep in The Jungle

Estoril Open - Projecto Docapescas recusado pela APL

É noticia, triste e cinzenta como são os decisores públicos deste país.
A Administração do Porto de Lisboa informou ontem que a requalificação das estruturas maritímas da Docapesca em Pedrouços para receber o World Sailing League não contará com a construção de um complexo de 10 courts de ténis , incluídos no projecto de João Lagos para receber o Estoril Open em 2008.
Num curto comentário à LUSA, o administrador da APL apenas disse que : "O projecto foi inviabilizado pela oposição do município de Oeiras e pelo facto de os terrenos necessários serem domínio público marítimo".
Sendo dado adquirido que o Estoril Open terá que sair do Jamor a partir de 2008 devido à construção, a adjudicar no final do ano, de um campo público de golfe, João Lagos debate-se com um problema bicudo que é encontrar uma casa condigna para receber o maior torneio de ténis em território nacional em 2009.
Manifestamos estranheza pelo facto de ter sido a própria Câmara Municipal de Oeiras a recusar o projecto de Pedrouços ( que, recorde-se, pertence a Oeiras) até porque Isaltino Morais sempre manifestou interesse em que o torneio se mantivesse por terras oeirenses. Para o presidente da câmara, o Estoril Open deveria ficar situado em Barcarena, uma opção que não agrada a João Lagos, que em jeito de aviso, já vai dizendo que pode procurar uma casa para o Estoril Open num outro país.
Vamos esperar pela capacidade do mentor do Team Lagos em resolver esta questão o mais rapidamente possível, até porque, segundo se sabe, em 2009 vai ser reduzido o número de torneios ATP.

Classificações nacionais a 10 de Fevereiro

Já estão disponíveis no site da FPT, as classificações nacionais dos vários esclaões, com actualização no passado dia 10. Esta classificação é provisória e ainda passível de reclamação até ao próximo dia 19. Torna-se definitiva a 21 de Fevereiro de 2007, altura em que daremos aqui conta da mesma.
Transcrevemos aqui os 3 primeiros de cada escalão, até este momento.
Sub-12 Masculinos:
1º - Gonçalo Loureiro
2º - Manuel Mont'Alverne
3º - Diogo Rodrigues
Sub-12 Femininos:
1ª - Rita Coelho
2ª - Melissa Capitão
3ª - Barbara Alonso
Sub-14 Masculinos:
1º - Francisco Dias
2º - Vasco Valverde
3º - Roque Rocha
Sub-14 Femininos:
1ª - Maria João Koehler
2ª - Barbara Luz
3ª - Inês Xavier
Sub-16 Masculinos:
1º - Bruno Ferreira
2º - Gonçalo Mareco
3º - Nicolau Monteiro
Sub-16 Femininos :
1ª - Barbara Luz
2ª - Filipa Correia
3ª - Carina Aguiar
Sub-18 Masculinos :
1º - Vasco Pascoal
2º - João Nuno Bastos
3º- José Carlos
Sub-18 Femininos:
1ª - Charlotte Pires
2ª - Filipa Correia
3ª - Joana Santos
Séniores Masculinos:
1º - Hugo Anão
2º - João Ferreira
3º - Tiago Godinho
Séniores Femininos:
1ª - Kátia Rodrigues
2ª - Inês Santos
3ª - Joana Pangaio

ITF Montechoro $ 10.000 WTA

Numa corrida contra o tempo, já terminaram os jogos de qualificação deste 2º torneio algarvio a contar para o circuito WTA.
Para as portuguesas que tinham vencido na 1ª ronda, Maria Guerreiro voltou a perder com Julia Kalabina por 3/6 e 1/6, Joana Pangaio só perdeu na ronda final de qualificação, frente à eslovena A.Lukic, por 4/6, 6/1 e 5/7, Catarina Ferreira foi derrotada na 2ª ronda pela austríaca Toljan, por 6/7 e 3/6 e Kátia Rodrigues perdeu frente à holandesa Harmesen, 9ª CS, por 1/6 e 0/6.
Do quadro principal já se realizaram alguns jogos da 1ª ronda mas as portuguesas só hoje vão entrar em competição.
Assim Neuza Silva jogará contra a britânica A. Smith, Charlotte Pires defrontará R. De La Torre, de Espanha, e Maria João Koehler jogará frente à britânica K.Paterson, 6ª CS do torneio.
Anna Smith, de 19 anos, adversária de Neuza é actualmente a nº 534 do ranking WTA e é uma jogadora bastante experiente em torneios de $ 25.000 tendo obtido, no entanto, a sua última vitória num $10.000 em Nottingham, no final de 2006.
Rocio De La Torre-Sanchez é a actual 1012ª do ranking WTA, vai realizar o seu 5º jogo neste torneio depois de ter vencido os 4 jogos da qualificação.
A adversária da Maria João é uma escocesa de 24 anos, nº 418 do ranking WTA e que ainda no mês passado venceu um torneio de $ 10.000 em Sunderland. Um teste difícil para a pupila de Nuno Marques.

1st Club Casablanca Junior Tournament 2007


Começou da melhor maneira a primeira aventura sul americana da Demi Rodrigues.

Depois de uma honrosa presença na Winter Cup, Demi apenas teve tempo de apanhar o avião, aterrar no México e entrar em campo para vencer a nº 649 do ranking ITF Junior, a norte americana Sacha Gluck, 8ª CS , em 3 sets, com os parciais de 3/6, 6/3 e 6/1.

Na 2ª ronda caberá à portuguesa defrontar a indonésia Frederica Nadia, jogadora que habitualmente faz os circuitos asiáticos e que apenas possui o lugar 1780 do ranking ITF Junior.

Saliente-se, no entanto, que a jogadora asiática vem da qualificação como 1ª CS.

Em pares é que as coisas não correram bem para Demi, pois foi derrotada por 6/7, 6/0 e 2/6, perante a dupla 2ª CS.

13 de fevereiro de 2007

Gil e Piedade no Projecto Pequim 2008


Mais três atletas, dois de Ténis e outro de Ténis de Mesa, foram integrados no Projecto Pequim 2008, Nível 4, em consequência da aprovação das respectivas Grelhas de Integração e da análise dos seus rankings mundiais, elevando para 89 de 20 modalidades o quadro total de desportistas apoiados pelo C.O.P.
Do Ténis, foram englobados Frederica Piedade e Frederico Gil, depois de terem alcançado o 100.º lugar do ranking WTA e ATP, respectivamente, nas condições de participação olímpica (máximo de quatro atletas por país).
A integração de Frederica Piedade é efectiva desde 1 de Fevereiro de 2006 e a de Frederico Gil a partir de 1 de Agosto de 2006.
Do Ténis de Mesa, foi integrado, igualmente no Nível 4, João Pedro Monteiro, que atingiu o 86.º lugar do ranking mundial ITTF, nas condições de participação olímpica, em Dezembro de 2005.
João Pedro Monteiro foi integrado a partir de 1 de Janeiro de 2006, tendo confirmado a continuidade no Projecto este ano com o 74.º lugar no ranking de apuramento olímpico em Dezembro último.

Rankings : Semana 6

Ainda com poucas alterações nos rankings internacionais para os atletas portugueses.

No ranking masculino ATP, Frederico Gil é agora 155º, Gonçalo Nicau 535º e Rui Machado 891º. Destaques para as quedas de Leonardo Tavares, que perdeu 81 posições e Frederico Marques que perdeu 117.

Nas senhoras, Frederica Piedade é 271ª, enquanto Neuza Silva e Magali DeLattre subiram 5 lugares, ocupando agora a 443ª e a 462ª, respectivamente.

Nos rankings juniores ITF, em Masculinos, Gastão Elias vai caíndo alguns, poucos, lugares e está agora na 24ª posição, seguido de João Sousa em 73º e Martim Trueva em 295º.

Em femininos, Michelle, agora noutras paragens, continua a subir sem jogar estando agora na 58ª posição. Atrás de si, Maria Guerreiro em 547º e Maria João Koehler em 631º lugar.


Nos rankins ETA, sub-14 masculinos, o melhor português continua a ser Francisco Ramos na 77ª posição, seguido de João Monteiro ( 119) e João Fazendeiro ( 223). Na variante feminina deste escalão, a melhor é Patricia Martins na 57ª posição, sendo secundada por Barbara Ribeiro e Rita Vilaça no 191º lugar.

Em sub-16 masculino, a dupla Martim Trueva ( 24) e Miguel Almeida ( 26 ) continua junto do Top 25, seguidos de André Caiado em 133º. Em meninas o trio Demi Rodrigues, Ana Claro e Charlotte Pires continua junto no 50º, 51º e 52º lugar, sendo a 4ª melhor nacional a tenista Inês Silva, na 330ª posição.

1st Club Casablanca Junior Tournament 2007

Como já ontem adiantamos, começa hoje, para Demi Rodrigues, a sua particpação neste G5 do ITF Junior Tour, com o confronto, palas 10.30 locais, com a norte-americana Gluck.
Demi Rodrigues competirá igualmente em pares com a atleta da casa Rubi Morales e irão defrontar a dupla CS nº2, constituída pelas russa Popugueva e Suchkova. O jogo de pares será amanhã.

ITF Montechoro $ 10.000 WTA

Concluída a 1ª ronda, eis os restantes resultados das tenistas portuguesas.
Ana Claro, WC da qualificação, perdeu contra Mohorcic por 2/6 e 4/6. Natalie Gunthard foi derrotada pela germânica Steinherr por 3/6, 7/5 e 0/6, enquanto Joana Pangaio venceu Ghadri da Alemanha por 6/1 e 6/3.
Finalmente duas vitórias para terminar a 1ª ronda, a de Catarina Ferreira sobre a irlandesa Dillon por 6/2 e 6/3 e a de Katia Rodrigues sobre a inglesa Gibbs, tenista do Top 1000 WTA, por 6/3 e 6/0.
Na 2ª ronda, Katia ainda não tem adversária, que sairá da dupla Gago-Fuentes/Harmsen, Catarina Ferreira jogará contra a austríaca Toljan, Joana Pangaio contra a holandesa Boer e, como já ontem aqui escrevemos Maria Guerreiro defrontará a russa Kalabina, que a eliminou em Vale do Lobo na passada semana.

12 de fevereiro de 2007

1st Club Casablanca Junior Tournament 2007


Sem tempo para descansar, Demi Rodrigues voou da Europa até ao México, onde participará, a partir de amanhã, num torneio G5 do circuito ITF Junior mundial.

Colocada no quadro principal, Demi Rodrigues já conhece a sua oponente de amanhã, e logo uma das CS, a norte-americana Sasha Gluck. A tenista americana , de 16 anos, é actualmente a nº 652 do ranking ITF júnior e tem como melhor resultado uma vitória num G4 nas Antilhas Holandesas em Julho passado, na variante de pares.

Para Demi vai ser a sua 2ª experiência fora de Portugal em torneios ITF juniores, depois da excelente prestação em Julho de 2006 onde, na Grã-Bertanha, chegou aos 16 avos de final num G4. Actualmente é a nº 1253 mundial júnior.

ITF Montechoro $ 10.000 WTA

Com muitos dos jogos da 1ª ronda de qualificação ainda por realizar, alguns resultados da participação de tenistas nacionais.
Carla Caetano foi derrotada pela croata Zovko por 3/6 e 2/6, enquanto Inês Santos também perdeu frente à 11ª CS da qualificação, a eslovena Majeric, por 2/6 e 4/6.
Maria Guerreiro continua em grande forma, e derrotou a norte-americana Wachenheim por duplo 6/1, indo defrontar pela 2ª vez em menos de uma semana a russa Kalabina.
Muitos jogos em atraso devido à chuva mas vamos esperar que durante o dia de hoje o tempo melhore e permita a realização de mais jogos.

Tennis Europe Winter Cups 2007 by HEAD


Completados 3 dos 4 escalões desta primeira fase da Winter Cup 2007, vamos aos resultados:


Sub-14 Femininos:

Extraodinária prestação das jovens portugueses é o adjectivo minimo que poderemos utilizar.

Depois da vitória sobre a Itália por 2/1 e da derrota, esperada, frente à Russia por 0/3, Portugal discutiu o último lugar do pódio com a vice-campeã europeia de 2006, neste escalão, a Polónia.

Vitória da equipa nacional por 2/1 , estando pois a Patricia, a Barbara, a Margarida e a Inês de parabéns.


Sub-16 Masculinos:

Miguel Almeida, Martim Trueva, Pedro Palha e Rodrigo Carvalho obtiveram igualmente um excelente 3º lugar nesta poule de apuramento.

Depois da vitória inicial frente à Bósnia por 2/1, com o Miguel e o Martim a vencerem ambos os jogos de singulares, seguiu-se o confronto com a Croácia, com a derrota por 1/2, sendo a vitória alcançada no jogo de pares.

Para o apuramento do 3º lugar, e por desistência da equipa italiana, o último lugar do pódio pertenceu à equipa lusa.


Sub-16 Femininos:


Com um sorteio madrasto, que colocou a poderosa selecção da Eslovénia no nosso caminho, Portugal perdeu por 0/3, sendo que no fim-de-semana disputou a poule para o 5º lugar, com vitórias sobre a Dinamarca e sobre a Suiça.


Faltam disputar os encontros relativos oas sub-14 masculinos, a terem lugar no próximo fim-de-semana, na Bélgica, onde Portugal será representado por Francisco Ramos, João Monteiro, Vasco Mensurado e João Domingues (reserva), sendo o Capitão Pedro Felner.

Taça Davis - Portugal/Geórgia

É com um sabor a pouco que Portugal sai derrotado da Georgia por 2/3, depois de um encontro de pares super equilibrado e que poderia ter dado a vitória à equipa nacional.
Pedro Sousa e Gastão Elias demonstraram a razão da sua chamada à selecção nacional e destacamos o jovem da Lourinhã pelo excelente jogo de pares com Frederico Gil.
As vitórias de ontem foram naturais mas muito importantes, dada a diferença entre os dois melhores georgianos e os outros dois componentes da selecção local.
Portugal vai agora discutir a sua manutenção no Grupo I da zona Europa/Africa com o perdedor do duelo entre Grã-Bertanha e Holanda.