Pesquisar neste blogue

20 de janeiro de 2007

Australian Junior Open 2007


Gastão Elias já conhece o seu adversário na 1ª ronda do Open da Australia em Juniores, 2007.
O sorteio ditou para o português como adversário o suiço Dylan Sessagesimi, de 17 anos, com o jogo marcado para amanhã, pelas 10h. locais.
Entretanto continuam os jogos de qualificação e algumas surpresas logo na 1ª ronda. Eliminados já estão o 2º CS, D.Zmak ( CRO), o 4º CS, T.Longhi ( JAP), o 5º CS, L.Somen ( CRO) e o 8ºCS, K.Dandan ( FIL).
Dylan Sessagesimi é o actual nº 65 do ranking ITF Junior, e já esteve no Top 50, quando foi 45º em Junho de 2006. Como principais resultados do suiço, destacamos a presença na final de um G3 , na Malásia, em Dezembro de 2005 e de um G2 na Tailândia, em Outubro do mesmo ano.
Mais recentemente esteve nos dois primeiros torneios do circuito australiano, onde, em pares, conseguiu ser semi finalista no Loy Yang, com T.Fabbiano e quarto finalista no Optus, com o francês Eysseric. Em singulares, perdeu na 1ª ronda em ambos os torneios, o que não deixa de ser um bom prenúncio para o português.
O suiço já possui ranking ATP, sendo actualmente o nº 1541, tendo participado em alguns futures europeus e tendo só por uma vez vencido um jogo de 1ª ronda.
Em resumo, se Gastão estiver ao seu nível, será um adversário perfeitamente acessível ao jovem atleta da IMG.

19 de janeiro de 2007

Teen Tennis Bolton - ETA sub-14 Cat. 1

Ao que nos é dito pela Federação Portuguesa de Ténis, Patricia Martins e João Monteiro irão participar, a partir deste fim de semana, neste torneio internacional, a realizar na Bolton Arena, em Bolton e que é pontuável para o ranking ETA sub-14, como categoria 1.
Como já aqui dissémos, a jovem atleta do Ace-Team rumará a sul, na semana seguinte para participar no torneio Les Petits As, em França. O mesmo acontecerá com João Monteiro, igualmente inscrito no torneio francês.

ATP Futures Espanha F3 - Mallorca

Começa amanhã aquela que deverá ser a estreia em 2007 de tenistas portugueses em torneios pontuáveis para o circuito internacional de ténis sénior.
A 3ª etape do circuito espanhol de Janeiro, realiza-se em Palma de Maiorca o F3 Future, nos courts duros do Polidesportivo Princípes de Espanha.

Inscritos estão 3 portugueses, Gonçalo Nicau, que deverá jogar o quadro principal, Pedro Sousa e Frederico Marques, que deverão jogar as qualificações.

Frederico já esteve inscrito nos primeiros torneios espanhóis de 2007 mas não fez o sign-in para jogar as qualificações.

Vamos esperar que para Gonçalo Nicau e Pedro Sousa o ano começe melhor do que terminou, sendo que o Pedro tem óptimas recordações dos torneios insulares espanhóis, onde, recorde-se, conseguiu os melhores resultados da sua carreira no final de Novembro de 2006, quando chegou às meias finais do F38 das Canárias.
PS: Soube agora que Gonçalo Nicau e Pedro Sousa já não irão a Espanha, devido a uma pequena lesão deste último. Falta saber se Frederico Marques estará presente ou não.

17 de janeiro de 2007

Rankings: Semana 3

No ranking ATP, poucas mudanças para os portugueses, que mantêm seis atletas no Top 1000, numa lista que continua e continuará a ser dominada por Frederico Gil, seguido de Gonçalo Nicau e de Rui Machado.
Na WTA igualmente poucas alterações posicionais entre a armada lusa, Frederica Piedade continua a ser a nossa melhor representante, na 253ª posição, enquanto Neuza Silva e Magali ainda se mantêm no Top 500.
Em Juniores, Gastão Elias caíu um lugar e fecha agora o Top20, enquanto João Sousa perdeu 5 posições e encontra-se agora em 69º lugar. O terceiro melhor português é agora Martim Trueva que com os pontos do torneio de Vasteras, subiu 45 lugares, ocupando um honroso 270º. Miguel Alves caiu 4 posições e é agora 320º.
Em Femininos, Michelle ainda sem jogar continua a subir posições, esta semana mais duas e é agora 63ª. Maria Guerreiro, com os pontos de Vasteras, entrou finalmente no Top500, sendo agora 493ª. Maria João Koehler é 626ª, seguida de Filipa Correia e Joana Santos.

Optus Nottinghill ITF International

Terminou a campanha de Gastão Elias neste torneio de preparação para o Open da Australia.
Depois da eliminação em singulares, chegou a derrota em pares, na 2ª ronda, frente a uma dupla da casa , pelos parciais de 6/7 e 4/6.
Resta-nos agora esperar pelo sorteio do torneio maior do circuito australiano, onde, recorde-se, Gastão Elias é o 15º CS.

16 de janeiro de 2007

INTERNATIONAUX DE TENNIS DES HAUTS DE FRANCE

Torneio prestigiado de categoria 1 em sub-16 que vai decorrer a partir de 3 de Fevereiro, em Marcq-en-Baroeul, França.
Em 2007 cumpre-se a 19ª edição que terá o atractivo de a 7 de Fevereiro, os jovens tenistas participantes possam ver um jogo de exibição entre Pioline e Bahrami.
Inscritos, até ver estão os seguintes tenistas lusos:

Sub-16 Femininos: Demi Rodrigues, Ana Claro, Inês Silva, Margarida Fernandes, todas no quadro principal da competição.

No torneio masculino estão inscritos na qualificação Francisco Dias e José Alves, e no quadro principal Rodrigo Carvalho .

Será pois uma importante representação nacional neste torneio francês de categoria máxima neste escalão.

Programa Nacional Detecção de Talentos



É talvez a 1ª grande medida mediática do PNDT. Depois do rebuliço da saída do orientador inicial, o programa manteve o seu rumo, com a realização de diversas acções por todo o país e que obteve, segundo rezam as crónicas, resultados muito animadores.

Nuno Mota é o actual Orientador Nacional, secundado pelos orientadores regionais Tiago Parreira ( Açores), António Moreira ( Norte), José Mario Silva ( Centro), Plínio Ferrão ( Sul) e Paulo Ferraz ( Madeira).

Nesta sequência, a FPT tomou a iniciativa de criar um circuito nacional de Sub-10 para 2007.


O Circuito será disputado em três fases, com um mínimo de 19 provas – Mínimo de 1 e máximo de 3 por Associação Regional (Algarve, Lisboa e Porto podem organizar até 5 provas) + 5 Master’s Inter-regionais + 1 Master’s Nacional, de modo a promover a competição em todo o país no escalão de Sub 10, com regras e condições que possam adaptar a competição às capacidades desta faixa etária.
1ª Fase – Circuito Inter-Regional (1 de Janeiro a 30 de Setembro) – Mínimo de 1 prova por cada Associação
2ª Fase – Master’s Inter-Regional (De 1 Out. a 15 de Nov.). São apurados os 3 melhores classificados de cada Prova (APENAS SUB 10).
3ª Fase – Master’s Nacional. São apurados os 3 melhores classificados de cada Master’s Inter-Regional, a realizar durante o MASTER’s CIMA (APENAS SUB 10).


São também apuradas as 2 melhores classificadas da 2ª fase (Master’s Inter-Regional), mesmo que não estejam nos 3 primeiros lugares do Master’s Inter-Regional.


As provas são abertas a todos os atletas federados (na zona de jurisdição) que completem até 10 anos no dia 31 de Dezembro de 2007.


Este circuito será dividido em duas faixas etárias, até aos 8 anos e atá aos 10 anos.


O calendário será apresentado brevemente, após análises às candidaturas dos clubes interessados na organização das provas deste circuito.


Entretanto as jornadas de detecção de talentos para 2007 já estão agendadas, seguindo no início de Fevereiro os programas da zona centro ( Jamor e Castelo Branco) e dos Açores.


A selecção nacional de sub-12 tem também prevista a participação no torneio internacional de Auray, em França, a realizar de 19 a 25 de Fevereiro, sendo que o 1º estágio desta selecção ocorrerá em Águeda no final deste mês.

Taça Davis - Portugal/Geórgia

Pedro Cordeiro, Seleccionador Nacional, anunciou a Pré-convocatória para o encontro com a Geórgia a contar para a primeira eliminatória do Grupo I da Zona Euro-Africana da Taça Davis, a disputar em Tiblissi, de 9 a 11 de Fevereiro.

Os pré-convocados são:
Frederico Gil
Rui Machado
Gonçalo Nicau
Gastão Elias
Pedro Sousa
Diogo Rocha
Hugo Anão
Tiago Godinho

15 de janeiro de 2007

Optus Nottinghill ITF International



Já começou o 2º torneio do circuito australiano da ITF Júnior, com a realização do Optus Nottinghill.

Gastão Elias apresentou-se a este torneio como 15º CS e jogava a 1ª ronda com o nº 33 do circuito mundial, o australiano S. Donald.

Infelizmente Gastão perdeu na 1ª ronda pelos parciais de 2/6, 7/5 e 3/6.

Em pares, Gastão faz dupla com o inglês Daniel Cox e venceram na 1ª ronda uma dupla tailandesa pelos parciais de 4/6, 6/2 e 6/3, indo agora defrontar a dupla da casa Jones/Klein.