Pesquisar neste blogue

25 de agosto de 2007

ITF $ 15.000 Oviedo ATP

Num torneio onde estará Leonardo Tavares no quadro principal, João Sousa é o 4º CS da competição e já jogou este sábado o encontro da 1ª ronda, defrontando e vencendo o espanhol Rodriguez Cervates por duplo 6/4.
Na 2ª ronda, cabe-lhe defrontar um dos convidados da organização, o igualmente espanhol Marcos Alvarez Garrido, um jovem tenista que se estreou a semana passada em torneios profissionais .

ITF $ 50.000 Cherkassy ATP

Rui Machado continua a usar o ranking protegido que o leva, nesta semana, a participar no challenger de Cherkassy, na Ucrânia.
No sorteio da 1ª ronda, cabe-lhe defrontar o uzbeque Farrukh Dustov, neste torneio o 8º CS e actual 264 ATP.
Dustov é um atleta que possui o ranking actual muito por culpa de duas finais em challengers que conseguiu em Março de 2007, no Vietname e em França.
Um bom teste para Rui Machado, antes do Campeonato Nacional Absoluto.

Campeonato Nacional de sub-16

Miguel Almeida e Barbara Luz sagraram-se esta tarde, campeões nacionais de sub-16.

Miguel Almeida, que tinha afastado na meia final André Filipe Caiado por 6/4 e 6/1, venceu na final Francisco F.Dias por faceis 6/1 e 6/0.

Francisco tinha já tido um jogo muito dificil nas meias finais, precisando de 3 sets ( 4/6, 6/3 e 6/3 ) para afastar Francisco Charters.

Barbara Luz precisou igualmente de 3 sets para bater Charlotte Pires por 2/6, 6/3 e 6/4.

Nas meias finais, Barbara tinha vencido a Cs nº1 , Ana Claro por 3/6, 6/3 e 6/1, enquanto Charlotte tinha batido Filipa Correia por 6/3 e 6/2.

Em pares masculinos, a dobradinha para Miguel Almeida que, com Francisco F Dias, venceram Pedro Lopes e Francisco Charters por 7/5 e 6/3.

Em pares femininos, vitória para Ana Claro e Brites Soares, que bateram Filipa Correia e Barbara Luz pelos parciais de 6/4, 2/6 e 6/3.

Em pares mistos, Patricia e Ricardo Martins venceram o jogo da final pelos parciais de 6/0 e 6/3, frente a Ana Claro e Ricardo Jorge.

Mercedes Jungen Cup, ETA sub-16, Alemanha

No torneio de pares feminino, a dupla das Margaridas, Figueira e Fernandes, bateram na 1ª ronda Markova/Kolesnikova por 7/5 e 5/5 com desistência para perderem na 2ª ronda frente a Tumova/Bartova da R.Checa, pelos parciais de 2/6 e 0/6.
No torneio de consolação feminino, Margarida Figueira, ao contrário do que tinhamos dito e de acordo com o apresentado então no site oficial, venceu na 2ª ronda a búlgara Diskhova, pelos parciais de 6/7, 7/5 e 6/1, perdendo nos quartos de final com a germânica Walther, por 1/6 , 6/4 e 3/6.
Só mais uma nota, tipo editorial:
Até este momento, não recebi, do pai da atleta ou de quem quer que fosse qualquer mail para este blog ( rui1968@gmail.com) reportando o erro sobre o resultado da Margarida Figueira na 2ª ronda do torneio de consolação. Aliás, e com muita felicidade minha, recebo amiúde, mails do pais dos atletas de que aqui falo, e que tenho o prazer de responder, até porque, quase sempre, são uma das minhas fontes de informação sobre os seus filhos, dada a falta dramática de divulgação deste tipo de torneios , não só na comunicação social mas também na internet. Para meu espanto, não vi, em lado algum, jornais, sites, FPT, etc...alguém comentar, falar, informar sobre este torneio a não ser este blog.
E ainda sobre os mails dos pais dos atletas, até posso acrescentar que recebi hoje mails de 3 dos que estão no Campeonato Nacional de sub-16, dois deles até com fotos, que terei muito gosto em publicar.
Para terminar, não tive qualquer intenção de melindrar quem quer que fosse, postando deliberadamente um resultado enganador, com intenções que algumas mentes mais limitadas poderão assumir de maléficas. De qualquer das formas as minhas desculpas pelo facto, que, apesar de ter sido induzido em erro, não me desobriga de as apresentar à Margarida e aos seus pais.

ITF $ 50.000 Manerbio Itália ATP

Uma final e uma meia final é o saldo mais do que positivo de Frederico Gil no torneio italiano de Manerbio.
Em singulares, frente a Jiri Vanek, um 1º set absoluto com um rotundo 6/0 adivinhavam um passeio mais tranquilo do que se esperaria até à final.
O checo respondeu no 2º set, com um 3/6, deixando a decisão para um 3º set, onde Gil só cedeu no tie-break, perdendo por ( 3) 6/7 .
Em pares, em encontro também muito disputado, derrota por 6/7, 6/3 e 8/10.
Gil sai assim de Itália com mais 22 pontos para juntar ao seu currículo e apresenta-se em excelente forma para o Nacional Absoluto, que disputará no inicio de Setembro.

24 de agosto de 2007

ITF $ 15.000 Santander ATP

Leonardo Tavares perdeu hoje o encontro da 2ª ronda do torneio espanhol, pelos parciais de 3/6 e 2/6, frente ao 2º CS, o espanhol Lopez-Jaen.

ITF $ 15.000 Padova ATP

Rui Machado perdeu diante de Diego Junqueira, pelos parciais de 3/6 e 2/6, em encontro dos quartos de final da competição.

ITF $ 50.000 Manerbio Itália ATP

Frederico Gil protagonizou esta tarde uma das mais impressionantes recuperações da sua carreira e apurou-se para as meias finais do torneio transalpino. Depois de um 1º set sem história, com 1/6, e de, no 2º set, ter estado a perder por 0/3, Gil acordou e, ao que dizem , aproveitando alguma fragilidade fisica do adversário, salvou vários match-points, vencendo o 2º set por 7/6 para terminar o encontro vencendo o 3º set por 6/3.
Na meia final encontra o 2º CS da competição, o bem conhecido checo Jiri Vanek.

ITF $ 15.000 Santander ATP

Devido à chuva, os jogos de singulares foram adiados para 6ª feira mas jogaram-se os jogos de pares com a dupla de Leonardo Tavares a ser derrotada na ronda inaugural por duplo 4/6.
Amanhã teremos em singulares, jornada dupla, sendo que Leo, se vencer o seu jogo da 2ª ronda frente ao CS nº2, Lopez-Jaen, jogará, pela tarde de novo, frente ao vencedor do jogo entre Granollers-Pujol e Perez Puigdomenech.

ITF $ 50.000 Manerbio Itália ATP

Frederico Gil, para além do excelente torneio de singulares, já está nas meias finais de pares, com o espanhol Alberto Martin, depois de terem vencido esta noite a dipla Marrero/Burzi por 6/4 e 6/1.
No jogo de acesso à final, defrontam a dupla nº1 da competição, do suiço Scherrer e do britânico Delgado.
Em singulares, Gil jogará amanhã frente a Mathieu Montcourt, 4º CS, que venceu Maximo Gonzalez no seu encontro de hoje.

23 de agosto de 2007

Taça Davis - Holanda / Portugal - Play-off do Grupo I

Frederico Gil, Leonardo Tavares, Gastão Elias e Rui Machado são os jogadores convocados pelo Seleccionador Nacional Pedro Cordeiro para o embate com a Holanda, a contar para o Play-off do Grupo I da Zona Europa / África da Taça Davis, de 21 a 23 de Setembro, no Pavilhão de Roterdão, em piso duro (acrílico).
Em relação à última convocatória da Selecção Nacional, Leonardo Tavares é a única novidade, substituindo Pedro Sousa.
Convidado a comentar a eliminatória que se adivinha, o Director Técnico Nacional Paulo Lucas mostra-se confiante num bom resultado, mas alerta para o perigo holandês. “Os jogadores deles estão mais habituados do que os nossos ao piso rápido do pavilhão de Roterdão, mas temos as nossas hipóteses”.
Paulo Lucas refere ainda: “O Frederico Gil tem uma capacidade bastante grande para se adaptar a diferentes pisos e vive com enorme intensidade os encontros da Taça Davis. Depois temos o Leonardo Tavares, que atravessa um bom momento de forma, o Gastão Elias, que, apesar de bastante jovem, dá-se bem com este tipo de piso”.
A Selecção Nacional parte para Roterdão a 14 de Setembro, tendo sido alargado, em dois dias, o período de preparação para a eliminatória diante da Holanda.
In: FPTénis

Campeonato Nacional de sub-16

Resultados de todos os jogos hoje realizados.
Singulares Masculinos (quartos-de-final)

Miguel Almeida – Diogo Dias, 6/0 e 6/1
André Filipe Caiado – Miguel Cortez, 2/6, 6/3 e 6/2
Francisco Charters – Bruno Ferreira, 6/1 e 6/0
João Pedro Valverde – Francisco F. Dias, 1/6 e 0/6
Aqui apontamos para uma final entre Miguel Almeida e Francisco F. Dias, apesar da excelente prestação de Francisco Charters poder alterar esta nossa suposição.

Singulares Femininos (quartos-de-final)
Ana Claro – Bárbara Ribeiro, 6/0 e 6/0
Patrícia Martins – Bárbara Luz, 6/3, 4/6 e 1/6
Rita Vilaça – Filipa Correia, falta de comparência de Rita Vilaça
Cátia Rodrigues – Charlotte Pires, 1/6 e 1/6
Destaque para a vitória da conimbricence Barbara Luz sobre Patricia Martins , sendo que a meia final entre Barbara e Ana Claro é uma final antecipada.

Pares Masculinos (quartos-de-final)
Miguel Almeida / Francisco F. Dias – André Coelho / Diogo Aguiar, 6/2 e 6/2
Diogo Monteiro / André Filipe Caiado – João Maio / Miguel Cortez, 6/1 e 7/5
Fábio Gomes / Roque Rocha – João P. Valverde / Bernardo Fernandes, 3/6 e 4/6
Diogo Dias / Ricardo Martins – Francisco Charters / Pedro Lopes, 3/6 e 3/6

Pares Femininos (quartos-de-final)
Filipa Correia / Bárbara Luz – Maria Brandão / Bárbara Ferreira, 6/2 e 6/0
Patrícia Guerreiro / Teresa Brito – Bárbara Ribeiro / Inês Xavier, 5/7, 6/3 e 1/6
Sofia Araújo / Patrícia Martins – Cátia Rodrigues / Inês Silva, 4/6 e 3/6
Margarida Moura / Rita Vilaça – Ana Claro / Brites Soares, falta de comparência da dupla Margarida Moura / Rita Vilaça

Pares Mistos (quartos-de-final)
Inês Martins / João Soares – Margarida Moura / Danyal Sualehe, falta de comparência da dupla Margarida Moura / Danyal Sualehe
As faltas de comparência de Rita Vilaça e Margarida Moura deveram-se à sua partida para participarem numa competição em Beijing, China, que já aqui anunciámos, onde estarão também Francisco Ramos e Vasco Mensurado.

Campeonato Nacional de sub-18

Começa no próximo sábado, nos courts do Clube de Ténis do Porto, o Campeonato Nacional de sub-18.
Sábado e Domingo jogar-se-á uma competição extra para atribuir WC's para a qualificação masculina.
Entretanto os quadros dos jogos já estão disponíveis.
Na qualificação masculina, que se inicia na 2ª feira, alguns jogos interessantes logo na ronda inaugural, como são os que opõem Francisco F. Dias e Alexandre Resende e João Silvério - Vitor Silva.
No quadro principal, Miguel Almeida é CS nº1 e já sabe que defrontará o figueirense Diogo Monteiro. Miguel Alves, 2º CS jogará frente a Kevin Barragão. O portuense é noticia hoje, pela pena de Manuel Perez do O Jogo, por alegadamente ter estado envolvido numa cena de pugilato com João Sousa, por ocasião do Campeonato da Europa de sub-18, em Verona. Aguardam-se desenvolvimentos por mais este caso extra-competição no ténis português.
Na qualificação feminina teremos igualmente alguns jogos a realçar, nomeadamente os que oporão Margarida Figueira e Raquel Mateus e Inês Xavier a Inês Martins.
No quadro principal, Ana Claro é a 1ª CS e esperará uma das qualificadas, o mesmo acontecendo a Charlotte Pires, CS nº2. O jogo mais interessante será, aparentemente , o que oporá a algarvia Inês Silva a Filipa Correia.

World Class Tennis Tour - sub-14 Beijing China

Depois da etapa parisiense de má memória para Patricia Martins, joga-se, a partir de sábado, a 2ª parte da maior competição individual de ténis a nível mundial para este escalão, em Beijing, capital da China.
A participação portuguesa será assegurada por Vasco Mensurado e Francisco Ramos na vertente masculina e por Margarida Moura e Rita Vilaça na vertente feminina.
Recorde-se que ainda antes do final do ano, ocorrerá uma terceira etapa, em Washigton DC, nos Estados Unidos da América.

ITF $ 50.000 Manerbio Itália ATP

Soma e segue.
Frederico Gil está verdadeiramente impressionante e já está nos quartos de final da competição italiana, depois de ter derrotado esta tarde o austríaco Haider-Maurer por 3/6, 6/3 e 6/3.
Aguarda agora pelo resultado do jogo entre Maximo Gonzalez e Mathieu Montcourt para conhecer o seu adversário de amanhã.
Em relação ao argentino, para além de com ele ter perdido na passada semana em Cordenons, Gil já começou a ajustar contas com o sul-americano, derrotando-o neste torneio em pares, na 1ª ronda, pelos parciais de 6/4 e 6/4.
Ainda aguarda a conclusão de um jogo desta tarde para saber quem será a dupla que defrontará Gil/Martin na 2ª ronda.

Rankings ETA

Em sub-14 masculinos, Francisco Ramos mantem a liderança do contigente luso, ocupando a 56ª posição, seguido de João Monteiro em 132º, Vasco Mensurado em 165º, João Barra em 187º e João Fazendeiro em 235º.
Em femininos, a liderança continua a pertencer a Barbara Luz na 50ª posição, secundada por Patricia Martins na 79ª, Inês Xavier em 197ª, Margarida Moura em 271ª e Barbara Ribeiro em 332ª.
Em sub-16 masculinos, Miguel Almeida é agora 11º, subindo mais 2 lugares e , seguido de Martim Trueva em 117º, José Alves em 237º, Francisco Dias em 260º e Rodrigo Carvalho em 349º.
Em meninas, Ana Claro é a melhor lusa, na 98ª posição, seguida de Charlotte Pires em 127ª, Demi Rodrigues em 163ª, Brites Soares em 443ª e Barbara Luz em 451ª.

Mercedes Jungen Cup, ETA sub-16, Alemanha

José Alves perdeu o seu jogo da 2ª ronda frente ao germânjico Schulz pelos parciais de 2/6 e 0/6.
Em pares femininos, Margarida Fernandes e Margarida Figueira jogam frente a Markova da R.Checa e Kolesnikhova da Russia, em jogo da 1ª ronda.
No torneio de consolação feminino, ambas as tenistas lusas presentes foram eliminadas na 2ª ronda, depois de ambas terem tido um bye na 1ª ronda.

ITF $ 15.000 Padova ATP

Rui Machado já andava a ameaçar e nós também aguardávamos por um torneio interessante do tenista português.
Ontem, Rui Machado venceu o belga Niels Desein, Top 400 ATP, por esclarecedores 6/1 e 6/3 e apurou-se para os quartos de final do torneio, tendo agora pela frente o argentino Diego Junqueira, 5º CS da competição.
Diego é actualmente o nº 360 do ranking e vem moralizado de uma vitória num Future italiano na passada semana.

22 de agosto de 2007

Campeonato Nacional de sub-16

Jogos da 2ª ronda de Masculinos:

Miguel Almeida - Diogo Monteiro 6/1 6/1
Bruno Pinto - Diogo Dias 1/6 6/7
André Filipe Caiado - Roque Rocha 6/1 6/2
Francisco Ramos - Miguel Cortez 6/7 2/1 e desistência de Francisco Ramos
Francisco Charters - Pedro Lopes 7/5 6/1
João Maio - Bruno Ferreira 0/6 2/6
João Pedro Valverde - Diogo Soares 6/3 6/4
Pedro Rodrigues - Francisco F Dias 2/6 4/6

Mercedes Jungen Cup, ETA sub-16, Alemanha

José Alves começou da melhor maneira a sua participação neste torneio alemão, vencendo na 1ª ronda por 6/2 e 6/3.
Vai agora defrontar o 8º CS do torneio , Dominik Schulz, em jogo da 2ª ronda.
Em femininos as presenças de Margarida Fernandes ( perdeu na 1ª ronda por 4/6 e 6/7 frente a uma convidada de seu nome Bonnie Becker) e de Margarida Figueira ( perdeu por 0/6 e 1/6 frente à checa Tereza Gabajova) saldaram-se em duas derrotas.

ITF $ 10.000 Westende WTA

Magali De Lattre não conseguiu, em campo, disfarçar a diferença de ranking existente entre ela e a sua adversária da 1ª ronda e 2ª pré-designada do torneio.
Apesar disso, uma derrota " apertada", pelos parciais de 5/7 e 4/6, frente a De Gubernatis, de França.

Campeonato Nacional de sub-16

Resultados dos jogos da 1ª ronda do Campeonato Nacional de sub-16, que decorre até Domingo em Carcavelos:
Quadro Principal

1.ª Ronda

Masculinos

Mário Oliveira – Diogo Monteiro 3/6 1/6
Diogo Dias – André Coelho 6/3 7/6
Frederico Páscoa – Roque Rocha 3/6 2/6
Francisco Charters – André Jhusgen 6/4 6/4
Miguel Almeida – Gonçalo Mareco 6/0 6/1
Pedro Palha – Bruno Ferreira 4/6 1/6
Hugo Morais - Pedro Lopes 4/6 1/6
João Pedro Valverde – João Amaro 6/2 6/3
André Filipe Caiado – Bernardo Fernandes 6/1 6/2
Bernardo Mello – Bruno Pinto 5/7 2/6
João Soares – Francisco Ramos 1/6 4/6
João Nascimento – Miguel Cortez 0/6 2/6
Pedro Rodrigues – Francisco Jordão 6/4 6/2
Pedro Ferraz – Diogo Soares 0/6 5/7
Tomás Mendes – Francisco Dias 4/6 2/6
João Ferreira – João Maio 4/6 2/6
Resultados sem surpresas. Na 2ª ronda, alguns jogos interessantes,a saber:
Francisco Charters - Pedro Lopes, colegas de treino no CETO
Pedro Rodrigues - Francisco F Dias
Miguel Almeida - Diogo Monteiro
Femininos

Bárbara Ferreira – Patrícia Martins 0/6 0/6
Ana Claro – Joana Valle Costa 6/3 6/2
Cátia Rodrigues – Diana Baptista 6/1 6/3
Inês Xavier – Filipa Correia 3/6 1/6
Bárbara Luz – Margarida Moura 6/4 6/0
Bárbara Ribeiro – Patrícia Guerreiro 4/6 6/3 7/5
Brites Soares – Charlotte Pires 2/6 0/6
Sofia Araújo – Rita Vilaça 3/6 6/7
Todas as favoritas seguem em frente e já na 2ª ronda, alguns jogos que se perspectivam renhidos, entre Patricia Martins e Barbara Luz e entre Cátia Rodrigues e Charlotte Pires.

21 de agosto de 2007

Mercedes Jungen Cup, ETA sub-16, Alemanha

José Alves é o representante português no quadro principal masculino e defronta o germânico Thomas Molenkopf na 1ª ronda.
Na variante feminina aguarda-se pela presença de algumas tenistas portuguesas, que confirmaremos logo que a organização nos forneça os quadros dos encontros.

Knokke Zoute 2007 ITF G3

Depois de uma verdadeira maratona entre Vila do Conde e Knokke, na Bélgica, Martim Trueva foi eliminado na 1ª ronda deste G3, pelos parciais de 6/7 ( 9) e 6/7 ( 7).
Restará ao português a variante de pares, onde estará com o indiano Akash Wagh quando defrontarem os belgas Clayes e Gille.

Royal Uccle Trophy ETA sub-14, cat. 3

Sem surpresas, André Silva perdeu o seu encontro referente à 1ª ronda do quadro principal, frente ao nº1 da competição, pelos parciais de 2/6 e 4/6.
Ainda assim e depois de uma brilhante fase de qualificação, uma boa prestação do jovem luso, a augurar um futuro no mínimo interessante.
Em pares, igualmente uma derrota na 1ª ronda, pelos parciais de 3/6, 6/2 e 2/6.

ITF $ 15.000 Santander ATP

Leonardo Tavares venceu, com facilidade, o chinês Jun Chao Xu por 6/1 e 6/4, e apurou-se para a 2ª ronda da competição espanhola.
Aguarda ainda pelo seu próximo adversário, que poderá bem ser o CS nº2, o espanhol Miguel Lopez Jaen.

ITF $ 15.000 Padova ATP

Sem dificuldades aparentes, Rui Machado venceu o encontro da 1ª ronda do torneio italiano de Este Padova, batendo o italiano Fort por esclarecedores 6/1 e 6/3.
Na 2ª ronda defronta o belga Niels Desein, jogador que eliminou o CS nº1 da competição, o transalpino Petrazzuollo.

ITF $ 10.000 Viena ATP

Gonçalo Falcão perdeu o seu jogo de pares por 5/7 e 0/6, na 1ª ronda do torneio austríaco.

ITF $ 50.000 Manerbio Itália ATP

Frederico Gil continua em grande forma e já está na 2ª ronda do torneio italiano, depois de ultrapassar o espanhol David Marreros por 7/6 e 6/0.
Na 2ª ronda encontrará o austríaco Andreas Haiden-Maurer, tenista vindo da qualificação e perfeitamente ao alcance de um Frederico Gil cheio de motivação.
O jogo de singulares será só na 5ª feira, sendo que amanhã, Gil fará a sua estreia na variante de pares.

Rankings Juniores

Em júniores masculinos, Gastão Elias continua a comandar o pelotão luso, mantendo a 27ª posição, seguido de João Sousa na 122ª. Com Vila do Conde, Miguel Almeida subiu para a 227ª, Martim Trueva para a 255ª ,Miguel Alves para a 328ª e João Bastos para a 640ª posição.
Em femininos, Michelle Larcher de Brito continua em 38ª , sendo que Demi Rodrigues recuperou a 2ª posição entre as portuguesas, ocupando a 600ª , seguida de Maria Guerreiro em 604ª e de Maria João Koehler em 805ª.

20 de agosto de 2007

ITF $ 10.000 Westende WTA

Magali De Lattre defronta na 1ª ronda a CS nº2 da competição, a francesa Claire De Gubernatis.

ITF $ 15.000 Santander ATP

Frederico Marques ficou-se pela 2ª ronda de qualificação, enquanto Leonardo Tavares terá, na 1ª ronda do torneio espanhol, um encontro, no minimo, pouco usual, já que defronta um tenista chinês, de seu nome Jun-Chao Xu, vindo da qualificação.
Em pares, Leo fará dupla com o espanhol Calderon Rodriguez e defrontam na 1ª ronda a dupla nº1 do torneio, dos espanhóis Perez Puig Domenech e Sanchez De Luna.

Knokke Zoute 2007 ITF G3

Não há fome que não dê em fartura, lá diz o povo e este provérbio bem se podia aplicar a Martim Trueva.
Depois de longa inactividade, o madeirense, acabadinho de sair da final de Vila do Conde, já estará na Bélgica onde amanhã inicia a sua participação neste G3, defrontando na 1ª ronda o britânico Lewis Barnes, tenista vindo da qualificação.

Royal Uccle Trophy ETA sub-14, cat. 3

Depois da brilhante qualificação para o quadro principal, André Silva arranjou parceiro italiano para a variante de pares, Daniele Benussi e defrontam na 1ª ronda os germânicos Jansch e Scheppers.

Campeonato Nacional de sub-16

Já são conhecidos os qualificados em ambos os escalões.
Assim em masculinos, vão estar presentes na 1ª ronda do torneio principal Bernardo Fernandes, Tomás Mendes, Pedro Ferraz, Francisco Ramos, Pedro Rodrigues, João Maio, Bernardo Melo e João Nascimento.
O destaque vai para Francisco Ramos, recente campeão nacional de sub-14.
Em femininos, as apuradas nenhuma delas era CS o que não deixa de ser curioso. Barbara Ribeiro, Brites Soares, Sofia Araújo e Margarida Moura são os nomes das tenistas que disputarão o quadro principal.

Royal Uccle Trophy ETA sub-14, cat. 3

André Silva foi a grande surpresa da qualificação, ao eliminar o 4º CS , Maxime Alders, no jogo decisivo, pelos parciais de 6/2, 3/6 e 7/5.
Agora, o jovem tenista português vai medir forças na 1ª ronda do quadro principal com o nº1 da competição, o belga Jeroen Vanneste.

Campeonato Nacional de sub-16

Começaram ontem os jogos das ronda iniciais de qualificação, sendo que em masculinos, o destaque vai para o afastamento do CS nº2, Fábio Gomes, às maõs do WC Tomás Mendes, pelos parciais de 6/1 e 6/3. Um outro WC, Francisco Ramos, venceu o 10º CS, Ricardo Martins, por 6/4 e 7/5.
Nos jogos da 2ª ronda, destaque para o embate entre o CS nº1, Bernardo Fernandes e João Fazendeiro e o jogo entre Francisco Ramos e o 4º CS, Pedro Granado.
No quadro feminino, destacamos as vitórias de Verónica Seruca sobre a 3ª CS, Inês Martins, por 6/1 e 6/1, a eliminação da 6ª CS, a albicastrense Salomé Duarte pela algarvia Inês Silva, igualmente por 6/1 e 6/1. Finalmente o grande destaque vai para a açoriana Brites Soares, que bateu a 2ª CS, Andreia Bicho, por 6/0 e 6/2.

Rankings

Um salto de 12 posições é o saldo de Frederico Gil, depois de Cordenons, estando agora na 169ª. Bem longe ainda estão Gastão Elias, o 2º melhor português, na 792ª, seguido de Gonçalo Nicau, na 798ª, Leonardo Tavares na 803ª e Pedro Sousa na 947ª, depois de ter subido esta semana 35 lugares.
Em femininos, destaque absoluto para Neuza Silva que, pela primeira vez, entra no Top 200, estando na 196ª posição. Frederica Piedade está mais longe, dado que ainda não foi contabilizado o resultado de Bogotá, sendo agora 315ª.
Catarina Ferreira subiu 24 lugares e ocupa a sua mlehor posição de sempre, na 583ª sendo que Magali também subiu, 16 posições, para 724ª.

ITF $ 25.000 Bogota WTA

Apesar da derrota no encontro final, pelos parciais de 6/7 e 2/6, um excelente torneio de Frederica Piedade, que parece querer recuperar a sua melhor forma e o seu lugar como melhor portuguesa do ranking WTA, agora que tem uma adversária à altura, chamada Neuza Silva.
Vamos esperar pela confirmação deste resultado nos próximos torneios.

19 de agosto de 2007

Vila do Conde Tennis Cup, ITF G3

Resultados esperados os das finais deste G3 de Vila do Conde.
Ignatik veio a Portugal " passear " e não teve qualquer dificuldade em vencer Martim Trueva por 2/6 e 2/6.
Em pares, Ignatik também venceu a dupla Alves/Bastos mas com mais dificuldade, pelos parciais de 6/3, 1/6 e 4/6.
Em femininos, a ucraniana Oksana Pavlova sagrou-se vencedora, ao derrotar a checa Zuzzana Linhova, por 7/5 e 6/2.

ITF $ 15.000 Padova ATP

Rui Machado será o nº1 do torneio, apesar de não ser o CS nº1, como foi observado pelos nossos leitores, usando o ranking protegido que tinha antes de se ter lesionado e poderá aqui, em Itália, arrancar um bom torneio, tendo em vista recuperar o ranking que possui, que o colocava então no Top 350 mundial.
Na 1ª ronda defronta um dos qualificados, o italiano Frederico Fort, jogador sem expressão internacional.

ITF $ 10.000 Viena ATP

Gonçalo Falcão continua o seu périplo europeu, jogando esta semana em Viena e, de novo, na qualificação.
Na 1ª ronda, bateu o tenista local Patrick Telawetz por 6/3 e 6/1 mas na 2ª ronda, não resistiu a um dos CS do torneio , o igualmente austríaco Christoph Lessiak, perdendo por 2/6 e 6/7.
Gonçalo Falcão continua a ganhar experiência internacional e não nos surpreenderá se, num torneio muito em breve, arrancar uma série de bons resultados.
Apesar da eliminação, o português conseguiu um lugar no quadro de pares, com o grego Nikis Serkedakis mas, mais uma vez, o sorteio foi madrasto e jogam logo frente à dupla nº1, composta pelo checo Karol e pelo austríaco Schmolzer.

ITF $ 15.000 Santander ATP

Frederico Marques é o 10º CS da qualificação e ficou isento da 1ª ronda.
Na 2ª ronda, defronta o espanhol Guillermo Alcorta-Olarra.
Neste torneio mas já no quadro principal deverá estar igualmente Leonardo Tavares.

ITF $ 50.000 Manerbio Itália ATP

Depois das meias finais em Cordenons, Frederico Gil mantem-se por terras transalpinas, indo disputar, a partir de amanhã, o torneio de Manerbio.
Gil é o 6º Cs do torneio e jogará, na abertura, frente ao espanhol David Marrero, um tenista de enormes qualidades que joga com muita frequência em Portugal.
Na parte do quadro de Gil, é só vedetas, começando por Montcourt, ontem semifinalista em Cordenons, e Maximo Gonzalez e Mariano Puerta, finalistas hoje e adversários na 1ª ronda, possivelmente na 3ª feira... curiosidades do sorteio.
Em pares, Gil fará dupla com o bem conhecido espanhol Alberto Martin e defrontam na 1ª ronda, Maximo Gonzalez e o uruguaio Martin Vilarrubi.

Royal Uccle Trophy ETA sub-14, cat. 3

Dos três portugueses presentes na 1ª ronda do quadro de qualificação, só André Silva logrou vencer, batendo o 6º CS por 7/5 e 7/5, sendo que o jogo decisivo de apuramento será frente ao belga Maxime Alders, 4º CS da qualificação.
Frederico Silva vendeu cara a derrota frente ao nº1 da qualificação, perdendo por 6/2, 5/7 e 3/6.
Já Artur Completo foi derrotado por 3/6 e 6/7.

ITF $ 25.000 Bogota WTA

Frederica Piedade renasce na altitude de Bogotá, onde, esta madrugada, conseguiu apurar-se para a final do torneio, com uma vitória fácil nas meias finais por 6/2 e 6/2.
No jogo decisivo, defronta a brasileira Teliana Pereira, WTA 274 e que vem de uma vitória no torneio de Campos de Jordão no Brasil.
Jogo dificil mas perfeitamente ao alcance de uma vitória portuguesa, quem sabe o tónico que precisava a ex nº1 portuguesa para poder recuperar o tempo e os pontos perdidos.

ITF $ 50.000 Cordenons Itália ATP

Frederico Gil esteve quase, quase, mas ficou pelas meias finais, após um jogo disputadíssimo frente a um Maximo Gonzalez que conseguiu aqui a sua 2ª final consecutiva em Challengers. Os parciais de 3/6, 7/6 e 5/7 demonstram bem a dificuldade do argentino em bater o português, que, ainda assim, conseguiu aqui importantes pontos para o seu designio de 2007 que é terminar o ano dentro do Top 150.

Vila do Conde Tennis Cup, ITF G3

Martim Trueva esteve grande parte do ano escondido, sem aparecer, sem jogar, numa tentativa de melhorar o seu jogo e conseguir os resultados que a sua natural aptidão para o ténis deveria proporcionar.
O jovem madeirense, mudou de treinador, esteve por Espanha em treinos intensivos e já surgiu no Campeonato de Europa numa forma assinalável, que em Vila do Conde está a confirmar e de que maneira.
Ontem, ao vencer o seu jogo das meias finais por 7/5 e 7/5, frente ao recente vencedor da Tça Diogo Nápoles, ganhou o direito e a honra de jogar, oficialmente, contra o nº1 mundial de júniores, vencedor de RG e finalista em Wimbledon, o bielorusso Ignatik, que tem passeado a sua categoria no torneio nortenho. Ainda ontem, despachou o seu opositor por duplo 6/1.
A final feminina oporá Oksana Pavlova a Zuzzana Linhova.