Pesquisar neste blogue

16 de junho de 2007

DERBY CADETS, ETA sub-16 Cat. 1 - França

Mais um dos grandes torneios franceses para os mais novos e onde Portugal deverá marcar presença na competição masculina através de Pedro Palha e de Miguel Almeida.
No entanto Miguel Almeida estava inscrito no torneio marroquino de G2 em júniores, pelo que não sabemos onde jogará a nova coqueluche do ténis masculino nacional.

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Disponível o quadro de qualificação de mais uma etapa nacional do circuito mundial feminino de ténis, agora em Alcobaça e que começa este sábado.
Joana Pangaio é a 2ª CS e já esta na 2ª ronda.
Kátia Rodrigues defronta a norte-americana Pooler, Ana Curto e Charlotte Pires jogarão para uma vaga na 2ª ronda, Rita Gouveia disputa o seu jogo frente à russa Sidorovitch, Marina Gallo joga frente à chinesa Li Xi e Diana Batista frente à russa Vasilieva.

ITF $ 10.000 Roménia 8 ATP

Gonçalo Falcão é um dos convidados do torneio que se desenrola na Roménia e na 1ª ronda da qualificação vai defrontar o romeno Buneci, 5º CS e actual nº 1377 ATP.

15 de junho de 2007

ITF $ 10.000 Montemor-o-Novo WTA

Poderá causar alguma celeuma nos meandros do nosso ténis a falta de comparência de Frederica Piedade neste torneio,por lesão, onde, recorde-se, tem um nome a defender e até porque , em Portugal, oclube onde o mesmo se realiza lhe diz muito, e sobretudo depois de hoje se ter sabido que Frederica continua a participar e a jogar no Campeonato Holandês por Equipas, onde a antiga nº1 nacional se encontra desde do inicio do mês. Ou a lesão não era tão grave como se pensava ( até porque a tenista lusa até já tinha desisitido de jogar em Alcabaça na próxima semana) ou muita gente pode começar a por em causa os verdadeiros motivos de Frederica Piedade não ter viajado para Portugal, conforme tinha programado.
Acreditamos que Frederica terá a explicação mais óbvia e que só saberemos após a publicação do relatório médico que deverá suportar a sua desistência tardia do torneio de Montemor, onde era CS nº1.
Fora das polémicas o torneio lá vai continuando com a desistência do par de Magali, essa igualmente a contas com a lesão, faltando saber da prestação do par Rita Freitas/Charlotte Pires, as derradeiras esperanças nacionais.

ITF $ 15.000 Minsk ATP

Sentimentos diferentes para Leonardo Tavares no dia de hoje, perdendo em singulares ( 4/6 e 4/6 ) e vencendo em pares ( 6/3 e 6/2).
Nesta variante a vitória valeu o apuramento para a final, onde irá defrontar o seu carrasco de hoje em singulares, o russo Elgin, e o seu compatriota Krasnorutskiy, neste torneio a dupla nº1.
Independentemente do resultado, mais um excelente torneio para Leonardo Tavares.

Queens Junior Championship ( Torneio de Exibição)

A sorte protege os audazes, um velho provérbio que bem se pode aplicar a Gastão Elias e à presença amanhã na final deste torneio de exibição inglês.
Defrontando o australiano J P Smith, Gastão venceu por desistência do seu adversário a meio do 2º set, após o português ter perdido o primeiro por 4/6 e quando o segundo estava equilibrado nos 4-4.
A final, bem merecida apesar de tudo, será frente ao bielorusso Ignatik, actual nº 1 mundial e recente vencedor de Roland Garros.

14 de junho de 2007

ITF $ 15.000 Minsk ATP

Como prevíamos e dada a forma muito interessante de Leonardo Tavares nos últimos torneios que disputou, o tenista português assegurou hoje um lugar nos quartos de final da competição, após vitória sobre um qualifier por 6/2 e 6/3.
Agora vai defrontar no jogo de acesso às meias finais o 5º CS do torneio, o russo Elgin.
Em pares, sentimentos mistos para os portugueses com a dupla de Vasco Pascoal a perder por 3/6 e 0/6, enquanto Leonardo Tavares marcou um lugar nas meias finais, vencendo por duplo 7/6.
No acesso à final, Leo e o espanhol Ferrer-Victoria defrontam a dupla da casa composta por Karatchenia e Tarasevitch.
Excelente torneio até ao momento do atleta nacional. Parabéns.

ITF $ 10.000 La Palma ATP

João Sousa foi travado nos quartos de final deste torneio pelo 4º CS , o espanhol Burniol-Teixido, por 2/6 e 4/6 mas mesmo assim mais uma excelente prestação do ainda júnior português, radicado em Barcelona.

Epitok Cup 2007 ITF Junior Cat.2

Depois da brilhante vitória num G3, e da espectacular vitória em Espanha sobre Boluda, Miguel Almeida tentava aqui a sua primeira experiência num G2 mas a sorte madrasta do sorteio colocou o tenista luso a jogar frente ao 2º CS, o croata L.Somen, que não teve dificuldade em eliminar o jovem português por 4/6 e 2/6.

Queens Junior Championship ( Torneio de Exibição)

Gastão Elias, como reparou e muito bem, o amigo Morais, tinha hoje a oportunidade de confirmar a vitória conseguida na 2ª ronda do Orange Bowl de 2006, ao defrontar o lituano Berankis na 2ª ronda deste torneio de exibição de júniores que decorre em paralelo com o torneio ATP.
Deve ter sido da hora tardia mas vimos a história do lado do Berankis e não do lado do tenista português.
Mas o importante é que Gastão venceu por 1/6, 7/6 e 6/3 e já está nas meias finais na companhia de Ignatik da Bielorussia, JP Smith da Australia e do búlgaro Dimitrov.

13 de junho de 2007

Queens Junior Championship ( Torneio de Exibição)

Cumprindo o programa estabelecido pelo grupo de desenvolvimento da ITF, onde Gastão está inserido, o tenista português iniciou hoje, com uma excelente vitória, a sua participação neste torneio de exibição, batendo o escocês Dyce por 6/3 e 6/0. O tenista britânico é o actual nº 58 ITF.
Saliente-se a presença neste torneio do novo nº1 mundial júnior e vencedor de Roland Garros, o bielorusso Ignatik.
Amanhã, Gastão vai defrontar o seu bem conhecido Berankis, da Lituânia, nº 14 ITF Júnior, com quem Elias perdeu na 2ª ronda do OrangeBowl de 2006, curiosamente depois de ter vencido Dyce na 1ª ronda. Mau prenúncio ou a ocasião ideal para um ajuste de contas???

Rankings ETA

Barbara Luz saltou para a 41ª posição do ranking europeu feminino de sub-14, depois da brilhante vitória em Pescara.
E o facto é de salientar se nos lembrarmos que este torneio italiano foi apenas o 4º torneio da tenista conimbricense nesta categoria, sendo que venceu dois deles ( Pescara e Angra do Heroísmo) e chegou aos quartos de final em Iteuil, sendo que o seu pior resultado foi na Maia, mas aí Barbara ainda dava os " primeiros passos" no ténis.
Patricia Martins é 63ª, seguida de Inês Xavier ( 166ª ) e Margarida Moura ( 255ª).
Em masculinos, Francisco Ramos é agora 33º, seguido de João Monteiro em 79º.
Em sub-16, Demi, Charlotte e Ana Claro continuam juntas por volta da 60ª posição e Barbara Luz já é 409ª, dado que os torneios de sub-14 também pontuam para este ranking. Nos rapazes, Miguel Almeida ainda está no Top 50, enquanto o dasaparecido Martim Trueva está na 87ª posição.

ITF $ 15.000 Minsk ATP

Leonardo Tavares venceu hoje e de forma categórica o 4º CS do torneio por 6/2 e 6/1, ganhando assim direito a estar na 2ª ronda, onde defronta um tenista russo, Smolyakov, vindo da qualificação, um jovem de 18 anos que faz a sua estreia em torneios profissionais e que se está a portar muito bem. Actualmente é o nº 157 do ranking ITF Júnior.

ITF $ 10.000 La Palma ATP

João Sousa continua a sua transicção bem sucedida para os séniores e venceu por desistência o 6º CS do torneio na 2ª ronda por 6/2 e 0/1 indo defrontar nos quartos de final o 4º CS, o espanhol Burniel-Teixido.
Em pares Sousa, com Frederico, já não foi tão bem sucedido, perdendo por dificeis 6/4, 6/7 e 4/6, com a dupla nº2 do torneio.

ITF $ 10.000 Montemor-o-Novo WTA

Fim da linha para as cores nacionais, no que diz respeito aos singulares.
Frederica Piedade não apareceu para jogar, Barbara Luz perdeu por 0/6 e 4/6 e Magali, após vitória no 1º set por 6/2 teve que desistir devido a lesão.
Em pares, ainda dois pares portuguesas nos quartos de final, De Lattre e Rodrigues ( vamos ver no que dá a lesão de Magali) e Rita Freitas com Charlotte Pires.

ITF $ 10.000 Montemor-o-Novo WTA

Dia mau para as cores lusas.
Em singulares, Rita Freitas perdeu por duplo 5/7, Charlotte Pires por 2/6 e 3/6 e Catarina Ferreira por 1/6 e 4/6.
Em pares, Catarina também perdeu por 4/6 e 1/6, Marina Gallo e Barbara Luz perderam por duplo 0/6 e , na única vitória nacional do dia, Rita Freitas e Charlotte Pires venceram por 6/3 e 7/6, juntando-se a Magali e Kátia na 2ª ronda.

ITF $ 10.000 La Palma ATP

Sortes bem diferentes tiveram João Sousa e Frederico Marques na 1ª ronda deste Future espanhol.
João Sousa deu uma bicicleta ( 6/0, 6/0 ) a um tenista de Aruba enquanto Frederico Marques perdeu por 0/6 e 1/6.
Em pares, já estavam nos quartos de final e defrontam a dupla nº 2 do torneio, Iannuzzi de Itália e Loglo do Togo.
Na 2ª ronda João Sousa defrontará o 6º CS do torneio, o espanhol Alcaide, nº 484 ATP, que vem de uma final no Future espanhol da passada semana e que teve o seu melhor torneio de 2007 em Lanzarote, num Challenger onde bateu, entre outros Vacek e Mahut !!!.

12 de junho de 2007

Circuito CIMA/FPT - Carvoeiro

Diogo Mota (CETO) e Ana Claro (Tavira RC) foram os campeões da sétima etapa do Circuito FPT/CIMA, ao vencerem o Torneio de Seniores Têxteis do Minho, prova que decorreu nos courts do Carvoeiro Clube de Ténis.
Na final de singulares masculinos, Diogo Mota, terceiro cabeça-de-série da prova, ganhou pelos parciais de 3/6, 6/3 e 6/4 ao algarvio José Ricardo Nunes (CT Faro), segundo favorito.
Já em singulares senhoras, Ana Claro impos-se por 6/3 e 6/0 a Filipa Correia, jogadora do CETO e segunda designada.
O Circuito FPT CIMA continua com a próxima prova a decorrer já entre 16 e 24 de Junho, o Montepio Open, que terá como clube anfitrião o TC House, em Miraflores.
In: FPTénis

ITF $ 15.000 Minsk ATP

Vasco Pascoal perdeu na 1ª ronda de singulares por 4/6 e 0/6 sendo que Leonardo só joga amanhã.
Em pares, as coisas correram bem melhor para os portugueses, já que a dupla de Pascoal venceu por 7/5 e 6/4 e a dupla de Leonardo por 6/3 e 6/2. Estão assim ambos nos quartos de final.

ITF $ 10.000 Montemor-O-Novo WTA

Já está disponível o quadro principal do torneio feminino de Montemor.
Na qualificação nem Joana Pangaio nem Kátia Rodrigues lograram passar a última ronda de qualificação.
Frederica Piedade é a 1ª CS e defronta a canadiense de ascendência portuguesa M.Gloria, finalista em Amarante.
Rita Freitas defronta a tailandesa Vijuksanaboon, reeditando o duelo da semana passada, onde a tailandesa venceu por 6/0 e 6/3.
Barbara Luz faz aqui a sua estreia em torneios profissionais e defronta a argentina Spiegel, nº 616 WTA. Da pequena atleta de Coimbra nada mais se espera que um jogo relaxado apesar do nervosismo da estreia mas a miúda sabe que tem tempo e espaço para crescer e confirmar os espectaculares resultados que tem alcançado não só nos torneios de sub-14 europeus mas também intra-muros.
Magali De Lattre defronta a sérvia Petrovic, Charlotte Pires a israelita Shlomo e Catarina Ferreira, mais uma vez sem sorte no sorteio, defrontará a CS nº2 , a indiana Iyer.
Em pares Gallo e Luz defrontam Balsamo e Sulpizio de Itália, De Lattre e Rodrigues defrontam Warburton e Woolley de Inglaterra, Rita Freitas e Charlotte defrontam a brasileira Dos Anjos com a chinesa Xi e Catarina com a sul africana Edwards, defrontam as tailandesas Lert/Vijuk.

11 de junho de 2007

Rankings Seniores

Em masculinos, já se sabia que Gil cairia bastante esta semana, ele que defendia 50 pontos relativos à vitória em Sassuolo em 2006. Perdeu 26 lugares e caiu para a 177ª posição. Seguem-se Nicau na 625ª , Gastão na 791ª e Leonardo na 908ª.
Em senhoras, Neuza ultrapassou Piedade e entra no Top 300, situando-se no lugar 283, subindo 44 lugares, seguida de Frederica Piedade na posição 296 e de Catarina Ferreira na 639ª. Magali caiu quase 200 posições e é agora 803ª, ainda atrás de Ana Catrina Nogueira ( 792ª). Destaque para a entrada no ranking de Maria João Koehler, para a posição 1285.

Rankings Juniores

Em masculinos, o ranking nacional continua a ser comandado por Gastão Elias, que é agora 22º da lista, seguido de João Sousa na 79ª, Miguel Almeida ainda em 236ª ( ele que estará esta semana num G2 na Hungria) e Martim Trueva em 261º.
Em femininos, Michelle salta para a sua melhor posição de sempre, depois do torneio que fez em RG, e ocupa agora a 35ª. Bem longe continuam Maria João Koehler na 536ª posição, Demi Rodrigues em 566º ( depois de um bom torneio na Costa Rica) e Maria Guerreiro em 653º.

ITF $ 15.000 Minsk ATP

Leonardo Tavares e Vasco Pascoal, este como convidado, disputam esta semana este Future na longínqua Bielorussia.
Leonardo vai defrontar um tenista local, Ivanov, actual 538 ATP e que disputará aqui apenas o seu 4º torneio de 2007, com uma vitória em quatro jogos e esta por desistência.
Já Vasco Pascoal defrontará um outro bielorusso, de seu nome Katliarou, 822º no ranking ATP, jogador sem grande expressão em 2007.
Em pares, Pascoal joga com o espanhol Gomez-Pinter e defrontam o australiano Levinski e o russo Elissev. Leonardo faz parceria com outro espanhol , Ferrer-Victoria e defrontam o adversário de Pascoal em singulares e o seu compatriota Bury.

ITF $ 10.000 La Palma ATP

Em dia de descanso na variante de singulares, João Sousa e Frederico Marques estiveram muito bem na 1ª ronda de pares, ao carimbarem facilmente a passagem aos quartos de final, com uma vitória por 6/1 e 6/2.

XIV Copa Mundo Maya 2007 ITF Junior G4 Guatemala

Presentes Teresa Araújo e Demi Rodrigues.
Teresa participou nas qualificações como 4ª CS mas foi eliminada na ronda inaugural, ao perder frente à colombiana Hadad por 2/6 e 1/6.
UPDATE : Demi Rodrigues terá desistido do torneio.

43º Trofeo Avennire ETA Sub-16 Cat.1

Pedro Palha esteve nas qualificações desde importante torneio euroepu de sub-16 e venceu na 1ª ronda o tenista de São Marino , Albani, por 6/0 e 6/1, tendo sido afastado na 2ª ronda pelo 2º CS da qualificação, o italiano Marchiori por dificeis 5/7 e 6/7.

Oslo TK 2007, ETA sub-16, Cat. 3

Na passada semana Andreia Bicho esteve presente neste torneio na Noruega, onde, em singulares, perdeu na 2ª ronda frente à futura finalista do torneio, a britânica Foster , pelos parciais de 3/6 e 2/6.
Em pares a portuguesa fez dupla com a brasileira Bezerra e chegaram à meias finais onde perderam para as vencedores do torneio, Lebedeva e Fylushina por duplo 0/6 .

ITF $ 10.000 Montemor-o-Novo WTA

Na 2ª ronda de qualificação, Kátia Rodrigues venceu por duplo 6/2 e Joana Pangaio por duplo 6/4.
Já Maria Guerreiro perdeu por 0/6 e 1/6, sendo que a sua carrasca vai agora defrontar na ronda final de qualificação Joana Pangaio. Falamos da britânica Fletcher, 7ª CS.
Kátia Rodrigues vai jogar frente a De La Torre Sanchez, uma jovem de 16 anos que em Braga perdeu frente a Magali por 6/1 e 6/0.

Barcelona Kia Tier IV WTA

Já se antevia dificil a aventura de Neuza Silva neste Tier IV de Barcelona.
Se na 1ª ronda a vitória surgiu naturalmente, por 6/4 e 6/2, na 2ª ronda de qualificação a experiente Ivanova levou a melhor sobre a portuguesa por 2/6 e 4/6.
Ainda assim, a campeã nacional precisa de rodar neste tipo de torneios, agora que está a preparar o assalto ao Top 200 mundial, sendo que Neuza precisará igualmente de descansar para os seus próximos compromissos tendo em vista o objectivo de conseguir entrar na qualificação para o Open dos Estados Unidos, no final do Verão.

ITF $ 10.000 La Palma ATP

Ao contrário do previsto inicialmente, João Sousa teve que jogar dois jogos de qualificação mas apenas serviu para a estatística do português, dado que venceu ambos os jogos e está no quadro principal deste torneio.
Na 2ª ronda bateu o croata Jukopila por 6/3 e 6/0 e na ronda decisiva o norte-americano E.Kelly por 6/0 e 6/1.
No sorteio do quadro principal, cabe a João Sousa defrontar o tenista de Aruba, M. Muguruza, jogador que anda desde Fevereiro a jogar qualificações e que conseguiu aqui o seu primeiro apuramento para um quadro principal.
Aqui o tenista luso terá a companhia de Frederico Marques, ( que jogará em singulares frente ao italiano Biasella, 614 ATP e com bons resultados ultimamente ) , com quem jogará em pares, frente a uma dupla espanhola, composta por Pastor/Montana.

17º Torneio CITTA DI PESCARA ETA sub-14 Cat.2

Já terminou este torneio italiano de Categoria 2, a contar para o ranking europeu de sub-14 e os resultados dos tenistas portugueses presentes, foram, no minimo, espectaculares, sobretudo na variante feminina.
Em masculinos, Francisco Ramos chegou à meias finais onde perdeu com o futuro vencedor do torneio e 1º CS, o checo Vesely, por 2/6, 6/4 e 4/6.
Em pares, Francisco Ramos e João Monteiro perderam nos quartos de final por 7/6, 2/6 e 2/6.
Nas meninas, espectacular a vitória na final de Barbara Luz, que só perdeu um set e na referida final, frente à CS nº1 do torneio, a suiça Kraljevic, com os parciais de 6/2, 2/6 e 6/4. Patricia Martins perdeu nas meias finais frente à mesma suiça , pelos parciais de 0/6 e 3/6.
A tenista suiça venceu a final de pares frente a Luz e Patricia, pelos parciais de 2/6 e 2/6.
Em resumo, excelente prestação global da selecção lusa, com uma vitória e uma final e com o destaque para Barbara Luz, a emergir convicentemente para que a possamos considerar uma das grandes apostas do nosso ténis para os próximos anos.

10 de junho de 2007

Circuito FPT/Cima 2007 -Open de Oeiras

Já terminou mais esta etape do circuito de ténis nacional, com vitórias de Hugo Anão e Catarina Ferreira nas finais e , curiosamente, pelo mesmo resultado, 6/2 e 6/2.

Barcelona Kia Tier IV WTA

Depois da excelente prestação de Neuza Silva em Madrid, finalmente a tenista portuguesa parece querer começar a apostar em torneios um pouco mais acima do que nos tem habituado e aproveitando a proximidade geográfica, a campeã nacional voou de Madrid para Barcelona a tempo de participar na qualificação deste Tier IV.
Calhando numa parte do quadro nada fácil, Neuza tem pela frente na 1ª ronda a espanhola Soler Espinosa, convidada da organização e actual nº 396 WTA e que também esteve em Madrid onde caiu na 2ª ronda.
Em caso de vitória, a portuguesa vai defrontar a russa E. Ivanova, nº 164 WTA e 6ª CS da qualificação.

ITF $ 10.000 Montemor-o-Novo WTA

No torneio de qualificação, Marina Gallo perdeu frente à chinesa Xi por 3/6 e 0/6, Rita Gouveia também perdeu por 4/6 e 0/6 sendo que Kátia Rodrigues salvou a honra do convento, vencendo a sua adversária por 6/1 e 6/4.
Na 2ª ronda de qualificação, já se realizaram alguns jogos, entre os quais a da tenista lusa Diana Batista que foi derrotada pela britânica Edwards, CS nº 13, por 1/6 e 6/7. Nos outros jogos, destacamos os embates entre Joana Pangaio e a italiana Salis, entre Maria Guerreiro e a britânica Fletcher e o confronto entre Kátia Rodrigues e a russa Vasilieva.

Gerry Weber Open 2006 ATP

Valeu pela experiência e pela luta no set inicial, esta passagem de Gastão Elias por este importante torneio do circuito profissional de ténis.
Derrota por 5/7 e 1/6 não deslustra a capacidade e qualidade tenística do jovem português, que se vai preparar afincadamente em Inglaterra para a sua participação no quadro principal de Wimbledon.