Pesquisar neste blogue

1 de agosto de 2008

ITF Coimbra $ 25.000 WTA

Começa amanhã a qualificação deste torneio de $ 25.000, que se realiza na cidade universitária de Coimbra.
No sorteio, eis os jogos envolvendo portuguesas.
Maria João Koehler - Sally Peers ( AUS)
Marina Gallo - Joana Pangaio
Demi Rodrigues- Kristina Pakhomenko ( RUS)
Maria Palhoto- Amari Oregi ( ESP )
Catia Rodrigues - Sigrid Arauzo ( ESP )
Charlotte Pires - Jocelyn Rae ( GBR )
Juliana Silva - Kika Hogendoorn ( NED )
Catarina Ferreira - Bye

BBB Cup , Eta Sub-14, Cat.3

Joana Valle Costa está a efectuar um extraodinário torneio na Bulgaria.
Apesar de cotada como a 7ª CS, já está na meia final de singulares, depois de mais uma vitória, por 1/6, 6/2 e 6/0.
No acesso à final terá, por certo, o seu jogo mais dificil, dado que defronta a 2ª CS, a sérvia Elena Dzinic.
Em pares, já está no jogo de acesso à final, depois de vitória sobrea dupla de Maria Silva, por 6/1 e 6/2.
Fazendo dupla com a italiana Chiara Icardi, defrontam na meia final as romenas Adamescu e Ducu, que afastaram a dupla nº1 do torneio.

ITF Vigo $ 25.000 WTA

Frederica Piedade e Neuza Silva vão encontrar-se na meia final do torneio de Vigo.
Neuza venceu por 6/1 e 6/3 e Frederica, a realizar um grande torneio, venceu por 6/0 e 6/3.
Em pares, as lusas vão igualmente defrontar-se, mas na final.
A dupla de Frederica venceu por 6/2 e 6/3 e a de Neuza por duplo 6/2, nos jogos das meias finais.

BBB Cup , Eta Sub-14, Cat.3

Torneio na Bulgaria em Svilengrad, com a presença de três tenistas lusos.
Em singulares masculinos, João Barra, 5º CS, perdeu na 1ª ronda frente a Meliuk da Bielorussia por 6/2, 4/6 e 2/6.
Em pares, o luso faz dupla com o polaco Bukowiec e venceram na 1ª ronda por duplo 6/2. Defrontam agora a dupla nº1 do torneio.
Nas meninas, Maria Silva perdeu na 1ª ronda frente à 3ª CS por 0/6 e 1/6, enquanto Joana Valle Costa, 7ª CS, venceu na 1ª ronda por 6/4 e 6/2 e venceu igualemente na 2ª ronda por 6/0 e 6/4.
Defronta no acesso às meias finais a turca Gonen, 4ª CS.
Em pares, as duas lusas, em duplas distintas, vão-se defrontar na 2ª ronda, depois da dupla de Joana ter tido um bye e da dupla de Maria uma desistência, nos jogos da ronda inicial.

ITF Vigo $ 25.000 WTA

Neuza Silva e Frederica Piedade venceram os seus jogos da 2ª ronda e estão ambas nos quartos de final deste ITF galego.
Neuza Silva venceu por duplo 6/2 e a Frederica arrancou um grande resultado, ao bater a 4ª CS por 7/6 e 6/1. Muito bem.
No acesso à meia final jogam hoje frente a Fondevilla-Castro, no caso da Frederica e frente a Nicole Thyssen, no caso de Neuza.
E é com a holandesa que Neuza disputará o acesso à final de pares, esperando encontrar amanhã na final a dupla de Frederica com Bratchikova.
Nos quartos de final a dupla de Neuza venceu por 6/2 e 6/2 e a de Frederica por 3/6, 6/0 e 10/6.
Ao que apurou o nosso amigo Filipe, a dupla de Frederica venceu pelo que já estará na final.

Challenger de Graz - € 30.000 ATP

Rui Machado foi eliminado deste challenger austríaco, ao perder com o local Simon Greul por 2/6 e 1/6, em jogos dos quartos de final.
Pelo mesmo resultado perdeu em pares, na 2ª ronda.

European Summer Cups - Sub-16

A selecção feminina de Sub 16 ficou muito perto da qualificação para a fase final da Helvetie Cup – European Summer Cups (Campeonatos da Europa por Equipas). Diante da Hungria, primeira cabeça-de-série, a equipa capitaneada por Gonçalo Portas cedeu, por 1-2, tendo adiado a decisão da meia-final até ao encontro de pares.
Depois de Bárbara Luz ter cedido, em três parciais, frente a uma das semifinalistas do último Europeu Individual de Sub 16, Zsofia Susanyi, no primeiro singular, Maria João Koehler impôs-se, também em três sets, à actual campeã europeia de Sub 16, Timea Babos, no segundo confronto de singulares. No decisivo embate de pares, Bárbara e Maria João cederam diante das húngaras.
“Tínhamos a esperança de conseguir a qualificação, mas as adversárias estiveram muito sólidas. A Hungria é a primeira cabeça-de-série e conta com a campeã e uma das semifinalistas do Europeu Individual. Estou satisfeito com o desempenho das minhas jogadoras. Estivemos mesmo muito perto de conseguir a qualificação”, disse o ‘capitão’ Gonçalo Portas, instantes após o fecho da meia-final com a Hungria.
“Joguei bem, apesar de não ter entrado da melhor forma no primeiro set. Depois a adversária começou a fraquejar e consegui dar a volta”, declarou Maria João Koehler, que bateu a actual campeã da Europa de Sub 16.
In: FPT

Rogers Cup - Tier I , $1.340.000 WTA

Terminou a caminhada de Michelle Brito em Montreal, num dos torneios mais conceituados do Mundo e dotado de 850 mil euros em prémios.
Perante a russa Svetlana Kuznetsova, quarta jogadora mundial, a portuguesa (169.ª do “ranking” mas já com um salto de mais 30-40 lugares assegurado) vendeu cara a derrota, mas acabou por ceder em três “sets”, com parciais de 5-7, 6-2 e 4-6. Ainda assim, ficou mais uma excelente participação da jovem portuguesa de 15 anos que, em definitivo, se assumiu como uma próximas estrelas do circuito mundialComo sempre, Michelle entrou sem qualquer complexo de inferioridade.
Mesmo sabendo que do outro lado da rede estava a quarta melhor jogadora do Mundo, a portuguesa fez questão de actuar “olhos nos olhos” desde o primeiro ponto. E pese ter servido de entrada (o que é sempre difícil para quem não é especialista nesse gesto) garantiu o 1-0.
Porém, tal como sucedera na véspera diante da italiana Flavia Pennetta (18.ª mundial), a jovem lusa cedeu na segunda vez que serviu. E não logrou responder de imediato. Kuznetsova, muito poderosa, avançou para 3-1 e parecia decidida a não correr riscos perante o mais recente fenómeno do ténis internacional.Só que, tradicionalmente, Michelle consegue encontrar forças quando, aparentemente, nada está a seu favor. E foi o que sucedeu nos minutos seguintes, perante a estupefacção da adversária e, claro, do público canadiano. Determinada, a lisboeta que há meia dúzia de anos arrancou para os Estados Unidos (tinha 9 anos), segurou o jogo de serviço (2-3) e recuperou a confiança. De tal forma que, num ápice, fez o primeiro “break” (3-3), voltou a não tremer no seu saque (4-3) e repetiu a façanha de destruir o serviço da renomada opositora (5-3).
Contas feitas, Michelle serviu para fechar o primeiro “set”. E foi aí que as coisas abanaram. Kuznetsova chegou a 40-0, mas a portuguesa não estava pelos ajustes. Com uma serenidade olímpica, raramente vista em atletas de 15 anos, anulou a desvantagem e teve mesmo ponto para 6-3. Só que falhou. E à quinta tentativa, a russa assinou o “break” e reduziu para 4-5.Visivelmente abalada com o sucedido, Michelle baixou de produção. E Kuznetsova, experiente, aproveitou. Somou mais três jogos, aplicando vários “ases” pelo meio, e conclui um primeiro “set” tremendamente desgastante.
Temia-se que a jovem lusa não recuperasse da desilusão a tempo de se bater pelo segundo “set”. Mas, claro, Michelle já tinha engendrado mais uma das suas reviravoltas típicas. E esta foi simplesmente brilhante, tendo em conta o poderio da adversária.A portuguesa começou ao serviço e não vacilou. Kuznetsova respondeu de igual forma e Michelle voltou a estar segura no 2-1. Os serviços imperavam. Até que, ao quarto jogo, a adolescente “atirou-se” com todas as forças. Fez o “break” (3-1) e confirmou-o logo de seguida (4-1).A russa ficou atónita. Ainda reduziu (2-4), mas Michelle estava embalada. Os dois jogos seguintes foram totalmente dominados pela portuguesa que, contrariando as previsões, conseguiu recuperar animicamente e fechou um “set” perante uma das melhores atletas da actualidade. Depois de Serena Williams, também Svetlana Kuznetsova ficava a “conhecer” a portuguesa de 15 anos...
Era preciso recorrer, mais uma vez, “à negra”. Michelle, em teoria, estaria mais confiante, mas também mais cansada, não só pela tenra idade, mas essencialmente devido ao desgaste acumulado (este era o seu quinto embate na prova, enquanto a russa cumpria somente o segundo).Embora com os habituais “soluços”, a portuguesa começou outra vez a servir bem e fez o 1-0. E, logo depois, chegou a ter 40-30 para o “break”. A oportunidade para o 2-0 foi real mas, pior que não ter acontecido, é que Kuznetsova adiantou-se pouco depois, vencendo um jogo de serviço da portuguesa sem que Michelle tivesse feito um único ponto.O duelo entrou numa fase “louca”. É que Michelle devolveu o “break” logo à primeira oportunidade mas, no serviço seguinte, voltou a desorientar-se, deixando a russa fugir para 40-0. Ainda fez dois pontos, mas Kuznetsova marcou o 3-2. Mas, o que é que aconteceu a seguir? A portuguesa sofreu mas, à quarta tentativa, voltou a quebrar o serviço da opositora!!!Mas, decididamente, a portuguesa não atinou com o serviço no terceiro “set”. E foi quebrada pela terceira vez consecutiva no sétimo jogo (4-3). Depois, após tantas quebras de serviço, Kuznetsova “disparou” mais uns “ases” e avançou para o 5-3.Michelle, já com honras de directo no Eurosport, serviu muito bem no nono jogo e ainda reduziu para 4-5. Mas já era tarde. A russa estava cada vez mais segura e voltou a apoiar-se no seu serviço (14 “ases”) para, depois de 2.15 horas de intensa lusa, fechar o parcial e partida com 6-4.
No final, a portuguesa recebeu estrondosa ovação. O público reconheceu a qualidade do seu jogo, a forma abnegada como se bateu. E as estatísticas dizem que somou 98 pontos contra 103 de Kuznetsova. Efectivamente, a diferença não foi grande. E se aquele primeiro “set” tivesse caído para o seu lado...
In: www.record.pt

31 de julho de 2008

Reacções

Vancouver Sun
Michelle Larcher de Brito, the 15-year-old phenom from Portugal, upended 15th-seeded Flavia Pennetta of Italy, 6-3, 0-6, 6-3.
Larcher de Brito, who had to win two qualifying matches to reach the main draw, is tabbed as a star for the future. She came into this event ranked No. 169, but her ranking doesn't reflect her talent because her age limits the number of WTA Tour events she can play.
The Gazette
The exception this year is Michelle Larcher de Brito, the latest phenom from Nick Bolletieri's tennis factory in Florida. The 15-year-old from Portugal claimed a spot in the third round yesterday as she outlasted 15th-seeded Flavia Pennetta in three sets.
Larcher de Brito is currently ranked No. 169, but don't be surprised if she cracks the top 100 before the year is out.
UOL Esporte
A vitória mais marcante da primeira parte da rodada desta quarta-feira, porém, veio com a portuguesa Michelle Larcher de Brito, de apenas 15 anos. A garota-prodígio do tênis mundial superou a experiente italiana Flavia Pennetta, cabeça 15 e que vinha do vice em Los Angeles, por 6/3, 0/6 e 6/3.De Brito, mais uma "cria" da academia de Nick Bollettieri nos EUA, apareceu com destaque pela primeira vez no ano passado, em Miami, quando venceu Meghan Shaughnessy ainda com 14 anos. Já em 2008, voltou a aprontar ao vencer jogos em Memphis, ir às oitavas em Miami e mais recentemente em Stanford, onde saiu do qualifying e perdeu em três sets para Serena Williams.Hoje a 169ª do ranking, a portuguesa já garante ao menos avanço entre as 135 melhores. Esta foi sua segunda vitória sobre uma tenista top 20 na carreira, a outra veio em Miami sobre Agnieszka Radwanska, hoje a décima do mundo e na ocasião a 16ª.
Gazeta Esportiva
Montreal (Canadá) - A jovem portuguesa Michelle Larcher de Brito segue colocando cada vez mais seu nome em destaque no circuito feminino da WTA. Desta vez, a lisboeta de apenas 15 anos conseguiu a maior vitória de sua curta carreira ao eliminar a embalada italiana Flavia Pennetta, número 18 do mundo, e marcar presença nas oitavas-de-final do Torneio de Montreal graças ao triunfo por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 0/6 e 6/3.
Sétima tenista mais jovem da história a ganhar uma partida profissional, Michelle de Brito oscilou bastante diante da top 20 italiana, que na última semana havia chegado à decisão do Torneio de Los Angeles (perdeu a final para a russa Dinara Safina). Mesmo assim, a portuguesa jogou como gente grande e sacramentou o triunfo em 1h32 de cravou seu nome entre as 16 melhores no Canadá.
Embora tenha ganhado notoriedade no ano passado, quando possuía apenas 14 anos e bateu a norte-americana Meghann Shaughnessy no Torneio de Miami, foi nesta quarta-feira que Michelle de Brito cravou seu nome no lugar de maior destaque do fraco tênis português. Apesar de ter apenas 15 anos e sei meses, a adolescente já é considerada a melhor lusitana da história no circuito feminino.
Isso porque, com a vitória desta quarta, ela receberá pelo menos 75 pontos (15 por ter furado o qualifying e mais 60 pela campanha na chave principal). Essa quantia, somada aos 178 pontos que já ostentava, fará com que Michelle de Brito deixe a posição 169 do ranking de entradas e suba pelo menos 30 postos na próxima atualização do ranking da WTA. Desta forma, ela ultrapassará Francisca Piedade, que em 2006 atingiu a melhor colocação de uma portuguesa na lista das melhores, com a aparição no 142º posto.
Depois de fazer história, Michelle de Brito se prepara para encarar nas oitavas-de-final ninguém menos do que a atual quarta melhor tenista do mundo: a russa Svetlana Kuznetsova, que na terça-feira havia eliminado a compatriota Alla Kudryavtseva por 6/1, 1/0 e abandono.

30 de julho de 2008

RheinEnergie Tennis Cup , ETA Sub-14, Cat.1

Gonçalo Loureiro vendeu cara a derrota na 3ª ronda do torneio masculino, ao perder por 6/4, 1/6 e 5/7.
Em pares, a dupla portuguesa Rocha/Silva perdeu na 2ª ronda por 1/6 e 4/6.
Beatriz Coelho perdeu na 2ª ronda por 7/6, 3/6 e 1/6.

EUROPEAN JUNIOR CHAMPIONSHIPS, Sub-18

Portugal perdeu, em femininos, com a França por 1/2.
Cátia Rodrigues perdeu por duplo 4/6, Demi Rodrigues venceu por 6/3 e 3/5, com desistência da adversária e em pares, a dupla Demi e Marina Gallo perderam por duplo 0/6.
Em masculinos, Portugal perdeu por 0/3 frente à Alemanha.
Manuel Marcelo perdeu por 1/6 e 1/6, Martim Trueva perdeu por 5/7 e 0/6 e em pares Trueva e Palha perderam 6/4, 4/6 e 4/6.

EUROPEAN JUNIOR CHAMPIONSHIPS, Sub-16

Em Santander, derrota esperada da equipa masculina frente à toda poderosa equipa inglesa.
Francisco Dias perdeu por 1/6 e 0/6, Miguel Almeida perdeu por 6/7 e 1/6 e em pares Dias/Lopes perderam por 6/3, 4/6 e 3/6.
Portugal vai discutir o 5º lugar com o vencedor do encontro entre a Turquia e a Bielorussia.

Michelle Larcher de Brito

Neste dia histórico para o ténis português, cujas as repercussões ainda estarão longe de ser imaginadas, fui ao baú de recordações buscar o post que fiz sobre Michelle Larcher de Brito a 12 de Outubro de 2006.
Como dizia o outro, detesto ter razão.

Rogers Cup - Tier I , $1.340.000 WTA

O que os outros dizem:
Michelle Brito não pára de surpreender o mundo do ténis. Há instantes, a fenomenal menina de 15 anos derrotou a italiana Flávia Pennetta, número 18 do Mundo, pelos parciais de 6/3, 0/6 e 6/3, na segunda ronda da prestigiada Rogers Cup (1.340 mil dólares), prova WTA Tier I, em Montreal (Canadá). A russa Svetlana Kuznetsova (4.ª WTA) será a adversária de Michelle na terceira ronda. Em www.fpt.pt
A jovem tenista portuguesa Michelle de Brito acaba de obter mais uma proeza na sua ainda curta carreira ao derrotar a credenciada italiana Flavia Pennetta, em três partidas, por 6-3, 0-6 e 6-3, na segunda ronda do Torneio de Montreal. Pennetta, finalista vencida no domingo no Torneio de Los Angeles, por Dinara Safina, oitava o ranking mundial, nada pôde fazer diante da tenista portuguesa, de apenas 15 anos. Na terceira eliminatória, Michelle de Brito defronta outra jogadora de créditos bem firmados: a russa Svetlana Kuznetsova, quarta jogadora mundial.Em www.ojogo.pt
Mais um jogo, mais uma vitória, mais uma página de ouro para o ténis português. Michelle Brito está na terceira ronda do Torneio de Montreal - evento com 850 mil euros em prémios e onde competem as principais figuras da modalidade -, depois de ter afastado, na segunda eliminatória, a italiana Flavia Pennetta (18.ª jogadora do Mundo), em três "sets", com parciais de 6-3, 0-6 e 6-3, em 92 minutos. Agora, a freguesa que se segue chama-se Svetlana Kuznestova, somente a quarta atleta do "ranking" internacional. Como de costume, Michelle cedo começou a sentir problemas no seu serviço, sofrendo um "break" logo ao terceiro jogo. Mas, se isso já é uma tradição, devolver a "maldade" à primeira oportunidade também já se transformou em imagem de marca da portuguesa. E pouco lhe importa se as opositoras são famosas ou não. A responder, a tenista nacional não se envergonha perante ninguém!Com o marcador em 3-3, a prodígio lusa - que aos 9 anos se mudou de armas e bagagens com a família para a Flórida, Estados Unidos - começou a forçar o andamento do jogo e deixou a italiana sem capacidade de resposta. Nem as duplas faltas da portuguesa (foram 7 no total) ou os "ases" da transalpina (11) chegaram para impedir o triunfo no parcial por 6-3. Meio caminho estava percorrido.O segundo "set" foi perfeitamente anormal. Pennetta, provavelmente "picada" pela derrota anterior, lançou-se com todas as forças e engatou logo três "ases" de entrada. Ao invés, Michelle Brito não conseguia apanhar o ritmo do jogo, sendo presa fácil, tanto nos jogos de serviço, quanto nos de resposta.E, num ápice, parecia que a portuguesa tinha desaprendido. Nada saía bem, a confiança fugia, o atraso no marcador acentuava-se. Em escassos minutos, Michelle sofreu um embaraçoso 0-6!. Estava tudo empatado, era preciso recorrer à sempre imprevisível "negra" e, pior que isso, a jovem portuguesa dava sinais de alguma instabilidade emocional.Mas, quem conhece Michelle Brito sabe que o seu jogo é mesmo assim, recheado de altos e baixos, impróprio para cardíacos, mas com o precioso argumento de, na maioria das vezes, acabar "bem lá em cima". Foi o que sucedeu outra vez.O terceiro "set" foi bastante equilibrado até aos 2-2, altura em que Michelle "cheirou" a oportunidade de dinamitar o serviço de Pennetta. Não conseguiu à primeira tentativa, nem à segunda, mas à terceira... o "break" confirmou-se. Estava adquirida a vantagem. Restava segurar os jogos de serviço o que, para a jovem lusa, nem sempre é fácil.Mas, com a segurança própria de uma veterana e não de quem tem apenas 15 anos, Michelle não só soube segurar todos os seus jogos de serviço como, novamente, logrou "breakar" a cotada italiana, vergando-a outra vez com um parcial de 6-3. Com uma simplicidade que já não passa despercebida a ninguém, Michelle voltara a fazer história. No ténis internacional e no desporto português.Em Montreal, Michelle já garantiu 75 pontos para o "ranking" - o que lhe permitirá um "salto" para perto do posto 120 na hierarquia internacional - e um cheque de quase 15 mil dólares. O "assalto" ao "top-100" é uma mera questão de tempo... Em www.record.pt

Rogers Cup - Tier I , $1.340.000 WTA

Michelle Larcher de Brito venceu Flavia Pennetta, actual nº 18 WTA, por 6/3, 0/6 e 6/3.
No comments.
PS: Só uma coisinha, sem importância: esta menina, nascida em Lisboa a 29 de Janeiro de 1993, é, desde hoje, a melhor portuguesa de todos os tempos, no que ao ténis feminino diz respeito.
Parabéns, Michelle e cumprimentos aí ao Armani.

Rogers Cup - Tier I , $1.340.000 WTA

Já nem devia ser uma surpresa, mas em cada jogo Michelle enche-nos de maiores e melhores alegrias e orgulho em ser português.
Frente à finalista do torneio de LA, Flavia Pennetta, uma habitué do Top 25 mundial, Michelle cedo se viu com um break contra mas reagiu e muito bem , para fechar o set em 6/3, em 42 minutos.
E pumba.

Challenger de Graz, $ 30.000 ATP

Rui Machado ultrapassou o germânico Stadler por 3/6, 7/5 e 7/5 e já está nos quartos de final do Challenger de Graz e fica assim ás portas do Top 200, já na próxima semana.
Vai defrontar agora outro germânico , Simon Greul, que eliminou o 1º CS, o austríaco Melzer.

Rogers Cup - Tier I , $1.340.000 WTA

Michelle Larcher de Brito apresta-se para iniciar o seu encontro com a italiana Flavia Pennetta, em encontro da 2ª ronda da Rogers Cup.
Recorde-se que Michelle estará muito perto de se tornar a melhor portuguesa de sempre, ao nível do ranking WTA, dado que os 50 pontos aqui já conquistados lhe darão um lugar muito próximo do alcançado por Frederica Piedade, a 142ª posição.
Em caso de vitória, Michelle assegurará essa distinção imediatamente e arriscamo-nos a dizer que irá demorar alguns anos até que possa , de novo, ser ultrapassada.
Boa sorte para a Michelle.

Parabéns

Hoje é dia de cantarmos os parabéns a duas meninas que o blog muita aprecia.
Margarida Moura, a maior benfiquista dos courts portugueses, completa hoje 15 anos.
É actual 3ª melhor portuguesa no ranking europeu de sub-16 e é presença assídua nos torneios internacionais em Portugal.
A Inês, uma das co-owners do chat do blog, faz hoje 19 anos ( mas não parece, diz quem a conhece que ainda tem carinha de jovem menina e inocente ) e é a maior fã de Maria Sharapova, só comparavél à doida paixão do José Miguel pela Ivanovic ou a demente fixação do Hugo pela Michelle.
Para as duas, os meus parabéns e que continuem a visitar-nos.

European Summer Cup 2008 - Sub-16

São os primeiros resultados que nos chegam de Itália.
Portugal está na discussão de uma presença na fase final, depois de hoje ter vencido a Bósnia por 2/0.
Barbara Luz venceu por 6/3 e 6/0 e Maria João Koehler bateu a sua adversária por 6/1 e 1/0, com desistência da adversária.
Vamos discutir um lugar na final e um lugar de apuramento com a 1ª CS, a fortissíma selecção da Hungria.

29 de julho de 2008

XII Torneio O Pagem - Batalha , Sub-14 e Sub-18 Cat. C

Ana Silva do Colégio do Vale venceu o torneio em sub-14, femininos, derrotando na final a 1ª CS, Claudia Gaspar do CITL por 7/6 e 6/1.
Em sub-18, meninas, Ann Amalie, do CILT perdeu na final frente a Mariana Felizardo do CT CRainha por 6/3 e 6/0.
Nos rapazes, em sub-14, Daniel Venâncio do CITL venceu na final Miguel Semedo do Formatenis por 6/3 e 6/0.
Em sub-18, a vitória foi para Pedro Rodrigues do CITL que derrotou Diogo Monteiro do TCFFoz por 7/6 e 1/0, com o jovem figueirense a desistir devido a uma lesão num braço.

RheinEnergie Tennis Cup , ETA Sub-14, Cat.1

Gonçalo Loureiro está na 3ª ronda do torneio alemão, depois de ter vencido na 1ª por 1/6, 6/1 e 6/0 e na 2ª por 3/6, 6/1 e 4/3, com desistência do seu adversário, o alemão Patrick Mayer.
O seu próximo adversário chama-se Alexey Kondulukov e vem da Russia.
André Silva venceu na 1ª ronda por duplo 7/5 mas na 2ª ronda, apesar de ter conseguido um bom resultado no 1º set, não conseguiu contrariar o favoritismo do checo Matei Cabela, 15º CS, tendo perdido por 6/7 e 1/6.
Diogo Rocha perdeu na 1ª ronda por 1/6 e 0/6.
Em pares, o sorteio quis que a dupla Rocha/Silva defrontasse a dupla de Gonçalo Loureiro, com vitória para os primeiros por 2/6, 7/5 e 6/1.
Nas meninas, Beatriz Coelho defronta a indonésia Syarifah, na 2ª ronda, depois de um bye na 1ª.
Beatriz Santos venceu na 1ª por 6/2 e 6/3 mas perdeu na 2ª por 4/6 e 5/7 frente à belga Benoit.
Em pares, ambas as lusas, em duplas diferentes, perderam na 1ª ronda.

ITF $ 10.000 Rabat WTA

Por certo já a acusar algum cansaço de 4 semanas seguidas de competição e sempre com idas a meias finais ou finais, Magali De Lattre não conseguiu ultrapassar a sua adversária da 1ª ronda, perdendo por 6/3, 4/6 e 5/7.
No entanto, em pares, a tenista continua em prova, depois de vitória na 1ª ronda por 7/5 e 6/3.

ITF $ 25.000 Vigo WTA

Dupla vitória portuguesa na 1ª ronda do torneio de Vigo.
Frederica Piedade ganhou por 3/6, 6/1 e 6/2 e Neuza Silva venceu por 6/4, 3/6 e 6/4.
Na 2ª ronda, a Frederica defronta Cabeza-Candela de Espanha, 4ª CS e Neuza Silva joga frente a Karla Mraz de França.

VI Jogos da CPLP - Brasil

A selecção nacional feminina de Sub-16, que representa Portugal nos VI Jogos Desportivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), no Rio de Janeiro, alcançou mais uma vitória garantindo o primeiro lugar do grupo.
Com o resultado de 3-0 as portuguesas derrotaram a Guiné-Bissau e garantem assim a passagem à meia-final, marcada para quinta-feira.
Quanto à selecção masculina, aguarda o confronto com Angola, que terá lugar ainda hoje.
In: FPT

Challenger de Graz, $ 30.000 ATP

Frente a um especialista de terra batida, Rui Machado alcançou um excelente resultado, derrotando Julio Silva do Brasil por 7/6 e 6/1, na 1ª ronda deste challenger austríaco.
Na 2ª ronda defronta a germânico Stadler, que perdeu com Frederico Gil em RG.

28 de julho de 2008

ITF $ 25.000 Vigo WTA

Neuza Silva é a 2ª CS e defronta a canadiana El Tabakh na 1ª ronda.
Frederica Piedade vai jogar frente a Olga Brodza da Polónia.
Em pares, Piedade faz dupla com a parceira de treinos de Neuza Silva, a russa Bratchikova, e já estão nos quartos de final depois de vitória muito fácil por duplo 6/0 na 1ª ronda. São a dupla nº1 do torneio.
Neuza mantem a parceria vitoriosa da passada semana com a holandesa Thyssen e venceram uma dupla francesa na 1ª ronda por 6/2 e 6/3. Neuza e Thyssen são a dupla nº2.

VI Jogos da CPLP - Brasil

Duas selecções nacionais de Sub 16, uma feminina e uma masculina, representam o ténis português nos VI Jogos Desportivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que começaram oficialmente no último sábado (26 de Julho) e decorrem até ao próximo sábado (2 de Agosto), no Rio de Janeiro, Brasil.
A selecção feminina é composta por Ana Claro, Bárbara Ribeiro e Inês Xavier, tendo Ângela Cardoso como ‘capitã’, enquanto a equipa masculina é formada por Francisco Ramos, Francisco Jordão e João Magalhães, capitaneados por Paulo Santiago. O secretário-geral da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), José Santos Costa, e o Juiz-Árbitro, Jorge Cardoso, completam a delegação da FPT no Rio de Janeiro.
Ontem, na primeira jornada da prova masculina, Portugal bateu Moçambique, por 3-0, num grupo que conta ainda com a presença de Angola, com quem a selecção nacional jogará amanhã. Hoje é dia de descanso para os jovens portugueses. O outro grupo da competição masculina é formado pelas selecções do Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Apuram-se para as meias-finais, que terão lugar na quinta-feira, as duas primeiras equipas classificadas de cada grupo.
Quanto à competição feminina, a selecção nacional joga hoje frente a Cabo Verde, naquele que será o seu primeiro encontro nos Jogos. Do grupo de Portugal, faz parte também a selecção da Guiné-Bissau, que amanhã enfrentará a equipa portuguesa. No outro grupo figuram as equipas do Brasil, Angola e Moçambique. Tal como na prova masculina, qualificam-se para as ‘meias’ (na quinta-feira) as duas primeiras equipas classificadas de cada grupo.
Para além do ténis, Portugal está representado na sexta edição dos Jogos CPLP em mais três modalidades: futebol 11, basquetebol e andebol, com as respectivas selecções de Sub 16. O voleibol de praia e o atletismo adaptado também constam do programa dos Jogos.
Portugal, Cabo Verde, Guné-Bissau, Moçambique, Angola, Brasil, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os países presentes neste certame, cuja primeira edição teve lugar em solo português (1992). Guiné-Bissau (1995), Moçambique (1997), Cabo Verde (2002) e Angola (2005) também já receberam os Jogos CPLP.
In: FPT

Rogers Cup - Tier I , $1.340.000 WTA

Michelle Brito conseguiu mais uma extraordinária vitória para o ténis português. Com os parciais de 2/6, 6/3 e 6/3, a menina-prodígio deixou para trás a número 97 do Mundo, a norte-americana Vânia King, há instantes, em Montreal (Canadá), na primeira ronda do Rogers Cup (1.340 mil dólares), prova WTA Tier I. Esta é a sua sexta vitória em quadros principais de torneios do WTA Tour.
Predestinada para dar a volta a situações de desvantagem nos encontros, Michelle reagiu bem ao desaire do primeiro set (2/6), dominado claramente a segunda partida – ainda foi interrompida pela chuva –, que viria a vencer por 6/3. No decisivo set, a coqueluche do ténis nacional evidenciou a sua superioridade, fechando o encontro com dois jogos em branco, o último dos quais num break! Sublime!
Na próxima ronda deste milionário torneio, que conta com as quatro primeiras classificadas do ranking mundial, Michelle (169.ª WTA) defrontará a italiana Flávia Pennetta (18.ª WTA) ou a lucky loser ucraniana, Olga Savchuk (119.ª WTA), jogadora que a portuguesa derrotou na última ronda do qualifying.
In: FPT

Rankings

Frederico Gil e Rui Machado continuam a perseguir os seus objectivos e estão cada vez mais perto de os alcançar.
Frederico Gil está a míseros 4 pontos de entrar no exclusivo Top 100 e Rui Machado a 13 de fazer o mesmo no Top 200.
Gil subiu 4 lugares e é agora 103º e Rui subiu 10 posições e está na 212ª.
De resto poucas alterações no ranking masculino, onde temos 9 tenistas presentes.
No ranking feminino , destaque para mais uma grande subida de Magali, agora de cerca de 60 lugares, para ficar na 559ª.
Na frente, Michelle subiu mais um lugar, é agora 169ª e Neuza perdeu cinco, caíndo para a 197ª.
Oito tenistas lusas pontuadas no ranking WTA.

RheinEnergie Tennis Cup , ETA Sub-14, Cat.1

Cinco lusos na 1ª ronda do QP deste Categoria 1, a contar para o ranking europeu de sub-14.
Diogo Rocha defronta o australiano Jack Schipanski, André Silva joga frente a Filip Peliwo do Canada e Gonçalo Loureiro defronta Konstantin Rudhard da Alemanha.
Nas meninas, Beatriz Coelho ficou isenta da 1ª ronda e Beatriz Santos defronta a russa Ksenia Romanenko.

Rogers Cup - Tier I , $1.340.000 WTA

Sem espinhas a qualificação de Michelle Larcher de Brito para a 1ª ronda dests tarde deste Tier I, Rogers Cup, no Canadá.
Frente a Olga Savchuk, tenista colocada 50 lugares acima da jovem portuguesa, Michelle mostrou total serenidade e confiança para derrotar a ucraniana por 6/2 e 6/4.
No quadro principal, a bem conhecida Vania King, dos Estados Unidos, é a adversária que se segue e que nos parece acessível ao jogo muito forte que Michelle tem demonstrado recentemente.
O jogo da portuguesa deverá acontecer cerca das 17.30, hora portuguesa.

Challenger de Graz, $ 30.000 ATP

O brasileiro Julio Silva é o adversário de Rui Machado no Challenger de Graz, na Austria, em jogo da 1ª ronda.

Challenger de Cordenons- $ 85.000 ATP

João Sousa vendeu cara a derrota na última ronda de qualificação deste Challenger italiano.
Frente ao 1º CS, o espanhol Genaro Martinez, João Sousa perdeu por 6/3, 1/6 e 2/6, depois de na ronda anterior ter vencido o italiano Serena por duplo 6/4.

Challenger de Vancover- $ 100.000 ATP

Gastão Elias perdeu na 1ª ronda de qualificação, pelos parciais de 4/6 e 2/6.

ITF $ 10.000 Rabat WTA

Magali De Lattre é a 2ª CS do 3º torneio consecutivo que faz por terras marroquinas.
Na 1ª ronda defronta Vivienne Vierin de França.
Em pares, Magali joga com uma tenista de Omã e defrontam a dupla francesa nº4 da competição, Cornerotte/Evain.

ITF $ 25.000 La Coruna WTA

Neuza Silva não conseguiu a dobradinha no torneio galego de La Coruna.
Depois de ter vencido a final de pares, por duplo 6/2, , perdeu frente à grega Gerasimou a final de singulares, pelos parciais de 2/6, 7/6 e 3/6.

Tennis Europe Nations Challenge by Head - Sub-12

Brilhante prestação dos jovens portugueses na qualificação do Europeu de sub-12, que decorreu até ontem em Salo, Itália.
Em masculinos, a selecção lusa, no Grupo B, venceu a Bosnia por 2-1, Malta por 3-0 para só perder frente à grande favorita, a equipa da casa por 0-3.
No apuramento para a final, Portugal perdeu com a Croácia por 0-2.
No final um brilhante 3º lugar.
Nas meninas, Portugal estava no Grupo A, muito forte , com algumas das melhores selecções europeias, com derrotas naturais frente à Eslováquia, Itália e Roménia, todas por 0-3 e no apuramento entre o 7º e 8º, derrota frente a Israel por 0-2.