Pesquisar neste blogue

28 de julho de 2008

Tennis Europe Nations Challenge by Head - Sub-12

Brilhante prestação dos jovens portugueses na qualificação do Europeu de sub-12, que decorreu até ontem em Salo, Itália.
Em masculinos, a selecção lusa, no Grupo B, venceu a Bosnia por 2-1, Malta por 3-0 para só perder frente à grande favorita, a equipa da casa por 0-3.
No apuramento para a final, Portugal perdeu com a Croácia por 0-2.
No final um brilhante 3º lugar.
Nas meninas, Portugal estava no Grupo A, muito forte , com algumas das melhores selecções europeias, com derrotas naturais frente à Eslováquia, Itália e Roménia, todas por 0-3 e no apuramento entre o 7º e 8º, derrota frente a Israel por 0-2.

24 comentários:

  1. PARABÉNS RAPAZES!
    São "pequenos", mas mesmo assim...
    Continuem a trabalhar e hão-de lá chegar!

    FELICIDADES PARA TODOS!


    (Obrigado aos selecionadores, Profs.José Mário Silva e António Moreira pelo acompanhamento aos atletas, de salientar ao Ivo que se lesionou e foi prontamente levado a uma clínica para efectuar exames, inclusivamente trouxe ecografia e vem já a fazer medicação )

    Muito obrigada.
    Manuela Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Rui,
    só uma correcção - perderam na final apuramento com a Croácia e não Bósnia (Croácia tem 1 dos melhores da Europa sub12 - ano 2007 já tinha ganho a um atleta português neste mesmo campeonato!).

    OBG

    ResponderEliminar
  3. Causa-me uma certa perplexidade esta selecção não incluir o campeão nacional e nº 1 do ranking. Com ele nas suas fileiras, a selecção nacional não seria mais forte e competitiva ?

    MP

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui Barata e caros "comentadores" do blog.
    Nem sei por onde começar com tanto entusiasmo que leio por aqui, mas quero, desde já, deixar claro que não sou profeta da desgraça apenas sou de opinião que estes e outros resultados dos nossos atletas deveriam ser o mote para longas e sérias reflexões.
    Se o objectivo de todos os que andam no mundo do ténis português é ambicionarmos a honrosas participações, então, estamos como sempre no caminho certo e nem vale a pena gastar tempo a reflectir sobre o assunto.
    Agora se ambicionamos a um pouco mais, todos os que estão envolvidos (pais, treinadores e mesmo atletas), deveriamos parar para pensar um pouco naquilo que se faz no nosso país no que à competição diz respeito.
    Será que os nossos atletas têm menos aptidões físicas logo à nascença que os limitam para o resto da vida? Não!
    Será que os nossos atletas se empenham menos nos treinos que os de outros países? Penso que não!
    Será que os nossos atletas têm menos condições que os de outros países? Sim!
    Será que o trabalho desenvolvido pela grande maioria dos clubes e respectivos treinadores é insuficiente para aquilo que se pretende quando se fala em alta competição? Sim!
    E quanto a mim é aí que reside o grande problema da competição em Portugal: na falta de qualidade técnica da grande maioria dos treinadores portugueses.
    Mas, de que servirão estas reflexões quando se apelida de "brilhante prestação..." aquilo que os nossos atletas fizeram na qualificação (estamos a falar de qualificação não do Campeonato propriamente dito) para o Campeonato da Europa sub 12. Venceram Malta, que como se sabe é muito inferior e a Bósnia por 2-1. Depois no decisivo jogo perderam. Isto em masculinos, porque nos femininos o descalabro foi total: em quatro encontros, não ganharam um único set! Nem um único set!
    Brilhante prestação?
    Por amor de Deus, vamos lá ser um pouco mais exigentes, ou então assumamos que é isto que queremos e não peçam mais esforços financeiros aos pais nem exijam mais aplicação aos atletas. Pelo menos enquanto os clubes e os treinadores não fizerem em pleno o seu papel no sentido de dar aos atletas as ferramentas que eles precisam para ombrear de igual para igual quando vão representar o nosso país.
    Quanto aos frequentadores deste espaço não seria mais útil debater as verdadeiras questões do ténis em Portugal do que se perderem em elogios baratos e discussões de trazer por casa como é habitual encontrar aqui no blog?
    Ou será que não há interesse em elevar a modalidade ao nível do que se faz pelo resto da Europa?
    GV

    ResponderEliminar
  5. Grandes jogadores que apesar das diferenças e das dificuldades de se ser atleta em portugal consseguem içar a nossa bandeira tão alto comtinuem asssim façam das dificuldades forças parabens aos GRANDES atletas e ao seu seleccionador.

    ResponderEliminar
  6. dos melhores nao , o melhor ganhou ao fred silva e ao loureiro...

    ResponderEliminar
  7. Realmente é estranho haver nestas idades já um relativo atraso dos nossos jogadores. Os treinadores defendem-se sempre com o trabalho a longo prazo , mas será que os outros não pensam também no longo prazo. Será que o trabalho a longo prazo justifica tantos inêxitos no presente?
    Pois meus caros treinadores , temos que trabalhar mais , temos que trabalhar melhor , temos que nos actualizar , insistir nunca baixando os braços. É certo que este trabalho só pode ser feito com jogadores que se entregam a fundo , com pais colaborantes(e eu conheço alguns). Não me digam que todos terão que sair do país para vingar no ténis. A Michelle seria a mesma se tivesse permanecido em Portugal? A Daniela teria obtido o título se treinasse em Portugal?

    ResponderEliminar
  8. Eu concordo com o GV...Os resultados foram maus como seria de esperar face aos jogadores envolvidos nesta classificação, que são bem mais fracos que os do ano passado. O Fred é um tenista de eleição e ele sosinho colocou Portugal em 5º Lugar europeu. Este ano não temos nada, sejamos humildes e realistas, não custa nada e livra-nos de grandes desilusões.

    TF

    ResponderEliminar
  9. Caro leitor GV e restantes...
    Deixem de falar e nomes dos atletas e começem por corrigir o V/ (caso sejam treinadores ou pais) desempenho,pois antes de criticar os outros primeiro temos que nos olharmos!Trabalhem e lutem para que hajam mais condições para os nossos atletas.

    Bom trabalho para todos!

    António Santos

    ResponderEliminar
  10. Para o tenis amador que nos temos, e para os treinos que as nossas crianças tem, os resultados foram muito bons .Os jogadores que ganharam aos nossos ou treinam em academias ou tem treino especifico para estes campeonatos. Além disso estão sempre a competir a este nivel.CRIANÇAS VALEU O VOSSO TRABALHO CONTINUEM,UM DIA VÂO DAR QUE FALAR.

    ResponderEliminar
  11. O anónimo TF tem graves lacunas : na escrita, no fairplay, no bom senso e não consegue ver a diferença entre jogo de equipa e jogo individual. O Fred como lhe chama foi acompanhada o ano passado por outros atletas e também por um treinador e Portugal ficou em 5ºlugar na final com resultados muito nivelados com quem perderam e não foi o Fred que ficou em 5º lugar.

    ResponderEliminar
  12. Caro CV,por as culpas nos treinadores e nos clubes é fácil,não se esqueça da FEDE que temos, e do que o Governo investe na pratica desportiva,quando a maioria das escolas nen pavilhão tem.Bom ,parabens pelo comportamento social e desportivo dos nossos atletas, e um muito obrigado pelo profissionalismo dos nossos selecionadores.bjs.
    P.I.

    ResponderEliminar
  13. TF???Até parece uma emissora rádio...
    Seja lá o que fôr, tem realmente muito pouco "bom senso" e falta de respeito para com todos os atletas.

    ResponderEliminar
  14. Caros leitores do blog:
    Acho uma falta de respeito para com os miúdos de 12 anos isto tipo de comentários aqui apresentados pelo GV e TF, muito feio mesmo...Sejam homens e apresentem-se. São seguramente aqueles que menos percebem de ténis.
    Para mim os resultados não são de facto bons, mas também não são maus. E estes miúdos merecem todo o nosso respeito, são bons tenistas, do melhor que há em Portugal, e tentam sempre fazer o seu melhor, o meu Obrigado a todos eles por representarem e bem o meu país.

    Jorge Castro

    ResponderEliminar
  15. Nã percebo a indignação com os comentários do TF. Ele apenas disse que os resultados foram fracos, o que é verdade, e que a selecção deste ano era mais fraca do que a do ano passado, o que também é verdade. Concerteza que os miúdos deram o seu melhor e, por isso, estão de parabéns. Também é verdade que a ausência do campeão nacional não favoreceu a selecção.

    ResponderEliminar
  16. tf e cv, não merecem letra maiuscula,e depois do Nuno Marques,o q tivemos?,e do Mamede,Agostinho,Eusébio,por todos temos saudades,mas o desporto continuou ,parabens meninos,jogaram muito bem,não liguem as bocas dos covardes, que não se identificam.
    Carls Santos.

    ResponderEliminar
  17. Se formos a fazer comparações nunca mais acabaríamos, por isso tenham respeito por todos os atletas!Deixem os "miúdos" em paz, cada um no seu tempo!O campeão nacional é um excelente "menino" que pode vir a dar surpresas a médio prazo, por todas as qualidades que possui!
    Continuem atletas e parabéns a todos!
    Obrigado por se terem esforçado em representar bem o nosso País!Há muita gente que precisa de viajar para ver as realidades e condições dos outros países!

    António Santos

    ResponderEliminar
  18. Ninguém disse mal dos miúdos. O que se fez foi uma apreciação dos resultados obtidos. Pena é que os srs. santos tenham dificulade em aceitar apreciações menos favoráveis.

    ResponderEliminar
  19. Como dizem os "entendidos" disto: a selecção do ano passado era mais forte!Mas... alcançaram o mesmo lugar do que os "pequenos" deste ano!O ano passado passou a Inglaterra e a França e este ano passou a Coácia e a Itália!Ninguém tira o mérito aos jogadores que representaram Portugal o ano passado, mas tenham respeito também pelos outros atletas!

    BOA SORTE PARA TODOS ATLETAS!

    António Santos

    ResponderEliminar
  20. Caros "bloguistas" e em particular sr. António Santos.
    Em momento algum do meu comentário poderão ler o nome de qualquer atleta.
    Nem dos do passado, nem dos actuais.
    Pelo simples motivo que o meu comentário não "visa" os atletas, nem poderia visar porque são efectivamente verdadeiros heróis com as todas as condicionantes que têm (de treino, de acompanhamento, de oportunidades, etc.).
    O meu comentário visa aqueles que se sentem satisfeitos com as derrotas e as aceitam como sendo coisa normal.
    Aqueles que adjectivam aquela que foi mais uma péssima prestação como sendo brilhante.
    A começar pelo site da própria Federação.
    O meu comentário visa essas pessoas que se contentam com pouco, que ambicionam a honrosas prestações, que não têm ambição de vitória.
    E um dos principais problemas de todos aqueles que compôem o Ténis nacional é mesmo esse: a falta de ambição! Genuína.
    São poucos os que a têm, são poucos os que fazem por isso.
    O meu comentário visa/visava tentar que os frequentadores deste blog se debruçassem por assuntos mais sérios e profundos em vez de perderem tempo em guerrinhas entre pais aqui neste espaço.
    Mas realmente, como se pode avaliar, pelos comentários que se seguiram ao meu anterior, não é esse o interesse de quem aqui vem.
    Discutir os verdadeiros problemas do Ténis nacional é coisa que não lhes interessa.
    É muito mais fácil andarem aqui em "troca de galhardetes" roçando alguns a verdadeira falta de educação, como é o caso de um tal Carlos Santos que chega a chamar "covardes" (nem escrever português sabe...) a quem não se identifica.
    Para quê identificarem-se? Se atentos formos todos nós sabemos (salvo algumas excepções) quem é quem aqui neste espaço.
    Meus senhores, como eu dizia no comentário anterior, será que não têm interesse em elevar a qualidade do Ténis nacional?
    É que estamos a falar, também, dos vossos filhos.
    Pensem nisso.

    GV

    ResponderEliminar
  21. Caro GV, gostei do seu comentário, mas se é treinador ou pai, cabe-lhe também a si, não só teoria, fazer mais pelo nosso ténis.Não tenham medo que a FPT "não morde"!Façam críticas construtivas, mas também incentivos aos atletas, porque eles precisam - não precisam só dum treinador ou pai que lhes "dê na cabeça", inclusivé nos Torneios, mas que lhes dê força quando fazem um onto menos favorável!Leiam ou contratem alguém que entenda do asssunto: psicologia do desporto - "cada macaco no seu galho".

    Esperemos, e já esperamos há uns anos, só agora se começa a fazer alguma coisa pelo Ténis.

    TC

    ResponderEliminar
  22. é de facto lamentável....que após conhecidos os resultados de todas as seleções presentes em campeonatos, esta tenha sido a que melhor resultado obteve e a única a ser criticada pelos treinadores de bancada que por aqui proliferam... tenham juizo, estes miudos não têm metade do apoio dos outros presentes em sub-14, 16 e 18, e mesmo assim foram os melhores dos Portugueses...

    PARABENS A ESTES MIUDOS AOS TREINADORES E AO PAIS, continuem a dignificar sim... DIGNIFICAR o nosso pais

    ResponderEliminar
  23. Continua a ser confrangedor perceber que "continuamos" pequeninos, a pensar pequenino e que adoptámos, em definitivo, esta coisa de ficarmos satisfeitos com honrosas presenças e quanto a dignificar o País com derrotas... por amor de Deus. E depois eu é que tenho de ter juízo...
    Se não deixei ainda bem claro, nada do que escrevi tem a ver com os atletas. Eles superam-se. O que escrevi tem a ver com a Federação, com os clubes e com os treinadores.
    A Federação não apoia.
    Os clubes só querem é ganhar dinheio.
    E os treinadores (salvo honrosas excepções) iludem pais e atletas com promessas de um futuro no Ténis mundial, mas a trabalharem como se não pensassem sair do seu próprio quintal.
    O pior é que (como se pode avaliar pelo que aqui se lê) os pais são enganados iludidos e ainda agradecem por isso...
    Será que não querem MESMO mais???
    Será que se sentem MESMO satisfeitos com aquilo que os seus filhos têm???
    Huummm... não me parece...

    GV

    ResponderEliminar
  24. GV??? quem é??? identifique-se ou têm receio de o fazer? Nestas idades, julgo que os pais apenas e só querem que os filhos façam desporto...são bons? podem ser optimos? têm de facto de existir mais apoios, mas não podemos é dizer mal de tudo o que existe....

    têm conhecimento de algo que corre pior? o seu filho não está na selecção por isso diz mal? não sabemos, mas teremos é de indicar caminhos e não dizer mal, por dizer...

    porque só se diz mal neste escalão???

    ResponderEliminar