Pesquisar neste blogue

12 de abril de 2008

Torneio Topspin, SUb-12 e sub-16, Cat. C

O Carvoeiro Clube de Ténis leva a efeito este fim de semana uma jornada dupla de sub-12 e sub-16, de Cat. C.
Em sub-12, masculinos, os nomes mais sonantes são os de Gonçalo Silva da AT Jim Stewart e Rodrigo Frazoa do CT Faro.
Em meninas, Louise Gahan do Villa Club e Lorena Siota do CT Quinta Balaia são as duas pré-designadas.
Em sub-16 masculinos, os destques vão para a presença de George Finch da equipa da casa e de André Rodrigues do CT Loulé.
Em femininos, a 1ª CS é Sofia Belchior do CT Loulé.

V Open Juvenil CRDB Rouxinol - Sub-12, Sub-16 Cat. C

Joga-se este fim de semana, no popular Rouxinol de Corroios, o V Torneio juvenil de sub-12 e sub-16.
Em masculinos, sub-12, destaques para as presenças de João Rodrigo Costa do AT Parque e Tiago Eusébio do CIF e em femininos para a presença de Joana Brites do Clube VII.
Em sub-16, onde só se jogará em masculinos, os dois primeiros pré-designados são João Amaro do AT Almada e Francisco Natividade do Albi SC.

Top 10/12 Bressuire , ETA Sub-12

Rafael Marques está presente neste torneio francês de sub-12, um dos mais conhecidos que se disputam em terras gaulesas.
Com um bye na 1ª ronda, o pequeno luso aguarda adversário, que sairá do duelo entre o francês Dutruc e o britânico Bavington.
Boa sorte para o Rafael, ele que já é uma das grandes promessas do ténis juvenil em Portugal.

VI Open Obralia - Alicante - G3 ITF Junior

Na ronda inaugural da qualificação deste G3 espanhol, Manuel Marcelo não conseguiu justificar o estatuto de 7º CS e perdeu frente ao espanhol Joaquin Perez por 4/6 e 1/6.
Francisco Charters conseguiu uma importante vitória sobre o 6º CS , vencendo por 7/6 e 6/4 e Diogo Soares, que vem da pré-qualificação, continua a somar vitórias, desta vez sobre o espanhol Pablo Santos, por 7/6 e 6/3.
Charters defronta na 2ª ronda o britânico Goodall e Diogo Soares vai medir forças com o 4º CS, o letão Kazijevs.

Estoril Open 2008 - Pares e OOP

No quadro de pares masculinos, duas duplas lusas presentes na ronda inaugural.
Elias e Tavares defrontam Lindstedt/Nieminen e Gil/Machado defrontam Melo/Prieto.
Amanhã, os jogos começam pelas 11.00, com o jogo de Miguel Almeida-Olivier Marach, e de seguida, os jogos João Sousa-Adam Vejmelka e Hugo Anão - Alexandre Kudryavtsev e, para terminar o dia o jogo Pedro Sousa - Sanchez De Luna.

Torneio Poitou Charents Iteuil, ETA, sub-14, Cat. 3

Patricia Martins, Beatriz Coelho, Sofia Araújo, Vasco Mensurado, Diogo Rocha, Frederico Silva, Henrique Costa, Danyal Suahele, José Tinoco, todos nos quadros principais e Adriana Silva, Maria Palhoto, Joana Valle Costa e Ricardo Jorge nas qualificações, compõem esta autêntica invasão lusa no torneio ESPOIRS POITOU CHARENTES ITEUIL, em França, um Cat. 3 a contar para o ranking europeu de sub-14.
Saliente-se que Patricia Martins é a 1ª CS do lado feminino enquanto que do lado masculino Vasco é o 2º CS, Diogo o 3º, Frederico o 5º e Henrique o 6º CS.
Seguiremos com muita atenção a presença lusa neste torneio francês, um dos mais prestigiados a nível europeu que se realizam em França.

ITF $ 10.000 Antalya 3- WTA

Depois de um bye na 1ª ronda, Bibiana Almeida perdeu na 2ª ronda de qualificação deste 3º torneio turco em Antalya, frente à russa Inna Sokolova, pelos parciais de 1/6 e 2/6.

Mais um portuga em grande - João Neto

Não sendo um hábito, o blog gosta de realçar aqui os feitos de outros desportistas portuguesas que elevam bem alto a bandeira das quinas.
Hoje, o mérito cabe a João Neto, que é o novo Campeão Europeu de Judo, categoria -81 Kg.
Numa final disputada, frente a um judoca holandês, João Neto efectuou uma manobra dificil que obrigou a demorada conversa dos juízes presentes, que considerarm o português o vencedor.
Parabéns João.


Foto : LUSA

Estoril Open - Qualificação

Francisco Dias perdeu pelos parciais de 4/6 e 2/6, no jogo que encerrou a 1ª jornada de qualificação do Estoril Open.
Entretanto, O Jogo traz-nos hoje a noticia que o algarvio José Ricardo Nunes foi o escolhido para ser o parceiro de treinos durante o Estoril Open para a CSnº1 da competição feminina, a estonteante Kirilenko.
É caso para dizer, depois da derrota de hoje do Tita, que, "Azar no jogo, sorte nas mulheres".

Estoril Open - Qualificação

Boa réplica de Francisco Franco Dias no 1º set do encontro da 1ª ronda de qualificação do Estoril Open, ainda assim insuficiente para evitar a derrota por 4/6.
Esperando que não acuse o cansaço da viagem de Valência, acreditamos na reviravolta no 2º set.

Mais uma excelente crónica do Prof. César Coutinho

Altura mais do que apropriada para ler e reler um novo artigo do Prof. César Coutinho, no site bolamarela.com e que pode consultar aqui : http://www.bolamarela.com/pt/cronicas.php?ref=7

Estoril Open - Qualificação

Não haveria melhor forma de fechar a loja hoje.
Francisco Franco Dias está a vencer por 3/2 o espanhol Garcia-Rodriguez, e estamos todos a torçer pelo jovem de 15 anos que faz aqui o seu 3º jogo em torneios séniores.

Estoril Open - Qualificação

Já começou, no Centralito, o último jogo do dia, da 1ª ronda de qualificação do Estoril Open.
Vindo de urgência de Valência, o jovem Francisco Franco Dias merece, também os holofotes da fama, jogando no 2º court mais importante do complexo do Jamor.
Defronta o espanhol Garcia Rodriguez e neste momento, no inicio do 1º set, 1/1.
Força Xico.

Estoril Open - Qualificação

Pedro Sousa é o 4º português a conseguir o apuramento para a 2ª ronda de qualificação da edição de 2008 do Estoril Open, depois de uma vitória fácil sobre Gonçalo Falcão por 6/0 e 6/2.
Na 2ª ronda vai defrontar o espanhol Sanchez De Luna, que eliminou o 6º CS da qualificação, o belga Dick Norman.
Em relação ao jogo de Joana Pangaio, a lusa perdeu por 1/6 e 1/6, segundo informações chegadas até nós através do João Saro do site www.lusotenis.com .

Estoril Open - Qualificação

Barbara Luz foi eliminada pelos parciais de 0/6 e 3/6, tendo no 2º set assustado a letã, a ponto de lhe ter " roubado" dois jogos de serviço consecutivos.
Será pois um excelente tónico para a menina de Coimbra, tendo em vista o seu campeonato, isto é os torneios de sub-14 e sub-16 e a participação em alguns ITF's, onde aliás, conseguiu, no inicio do ano, resultados inspiradores.
Nos outros jogos, Pedro Sousa vai vencendo por 6/0 e 2/1 e José Ricardo Nunes foi eliminado por 0/6 e 1/6, sendo que o seu carrasco vai agora defrontar a grande surpresa da qualificação até ao momento, o vimaranense João Sousa.

Estoril Open - Qualificação

José Ricardo Nunes perdeu o 1º set por 1/6, Barbara Luz está a perder por 0/6 e 1/4 e Pedro Sousa vence Gonçalo Falcão por 4/0.

Estoril Open 2008

Enquanto Barbara Luz, naturalmente, vai perdendo por 0/4, apesar de já ter disposto de 4 BP, José Ricardo Nunes já joga e perde por 0/2 e vai começar mais um embate luso, entre Gonçalo Falcão e Pedro Sousa, num jogo entre companheiros de estrada, eles que ainda este mês estiveram juntos em dois torneios na Turquia.

Estoril Open - Qualificação

No Centralito ainda a ferver com a vitória de João Sousa, vai começar o confronto entre a letã Liga Dekmeijere e a pequena Barbara Luz, que merece, aos 14 anos de idade e por um dia, os holofotes do jogo de maior importância em que alguma vez participou.
A letã está fora do Top 500 mas é sempre uma adversária dificil e já conhece bem o que é perder com portuguesas, pois perdeu frente a Michelle, no final do ano apassado, na qualificação de um torneio mexicano.
Força miúda, que este seja o primeiro de muitos jogos no Estoril Open.

Estoril Open - Qualificação

Alguns dos jogos da 2ª ronda de qualificação:
Hugo Anão defrontará o russo Kudryavtsev, 5º CS da qualificação
Miguel Almeida joga frente a Oliver Marach, 3º CS da qualificação
João Sousa espera pelo vencedor do jogo entre Vejmelka e José Ricardo Nunes.

Estoril Open - Qualificação

Centralito ao rubro com a vitória de João Sousa sobre o russo Golubev, 2º CS da qualificação, pelos parciais de 6/3 e 7/6, com 7/4 no tie-break.
E são já 3 os portugueses na 2ª ronda de qualificação.
Parabéns ao João Sousa que é, para já, a grande surpresa do torneio de qualificação.

Taça Davis 2008

Com um triplo 6/3, Portugal selou a já esperada vitória sobre a Tunisia e marca encontro com, possivelmente, o Chipre, na próxima e decisiva ronda da Taça Davis.
Parabéns para a equipa lusa.

Estoril Open - Qualificação

Hugo Anão venceu por 6/3 e 6/1 e junta-se a Miguel Almeida na 2ª ronda de qualificação.
João Sousa é a estrela do dia, depois de vencer 6/3 no 1º set, está, neste momento, no tie-break do 2º set, em grande, portanto o luso radicado em Barcelona.

Estoril Open - Qualificação

É o primeiro luso apurado para a 2ª ronda de qualificação do Estoril Open.
Miguel Almeida venceu João Ferreira por 6/3 e 6/4 enquanto Hugo Anão para lá caminha, pois vence por 6/3 e 5/1.
A comprovar o que dele se tem dito, João Sousa está a fazer a vida negra a Golubev, estando neste momento a vencer por 1/0 , com 6/3 no 1º set.

Estoril Open - Qualificação

João Sousa tem, esta tarde, o prémio mais do que merecido para o excelente inicio de época que tem protagonizado, indo defrontar Golubev no Centralito do Jamor.
Entretanto, Miguel Almeida lidera o encontro frente a João Ferreira por 6/3 e 2/1, Hugo Anão vence José Pedro Silva por 5/3 e Vasco Pascoal perde frente a Peya por 0/6 e 1/4.

Campeonato Regional de sub-16 -AT Porto

Francisco Ramos é o campeão regional de sub-16, da AT Porto, depois de ter vencido na final Rui Lima pelos parciais de 6/4 e 6/2.
Nas meninas o título será decidido entre Francisca Matos e Raquel Mateus.

Taça Davis 2008

Portugal defronta a Tunisia no CT Estoril, no 3º encontro da Taça Davis, e já vence por 1/0, dado que no 1º set a dupla Gil e Tavares bateram a dupla adversária por 6/3.

Estoril Open - Qualificação

Já jogam Hugo Anão frente a José Pedro Silva, João Ferreira com Miguel Almeida , Vasco Pascoal frente a Alexander Peya, enquanto que o jogo de Pangaio estava parado desde do 1º ponto, ainda não sabemos porquê.

Estoril Open 2008 - Sorteio do quadro masculino

Roger Federer defronta na 1ª ronda o belga Olivier Rochus, Davydenko joga frente a Melzer, enquanto que os portugueses tiveram sortes semelhantes:
Frederico Gil encontrará o francês Nicolas Mahut, nº 43 mundial, que em Indian Wells eliminou Almagro e Korolev até perder para Federer, Gastão Elias joga contra o germânico Michael Berrer, ATP 65, que tem em 2008 4 vitórias apenas em 12 jogos e Rui Machado vai jogar frente a Ivo Karlovic da Croácia, o gigante de 2,09, actualmente nº19 ATP, que se encontra ainda na Croácia a disputar a Taça Davis frente a Itália....

Estoril Open - Qualificação

Derrota de Tiago Godinho, pelos parciais de 2/6 e 1/6.
Joana Pangaio já joga, frente a Duque-Marino, enquanto Hugo Anão e José Pedro Silva se preparam para iniciar o seu encontro no court nº 4.

Estoril Open 2008 - Sorteio do quadro feminino

Michelle Larcher de Brito vai defrontar na 1ª ronda a croata Sandra Mamic, WTA 470 mas que já foi top 100 em 2005. Este ano esteve no Algarve, onde em Montechoro, depois de passar a qualificação, perdeu para Catarina Ferreira na 2ª ronda, por desistência.
Frederica Piedade jogará frente a Karin Knapp de Itália, WTA 37 e que em Fevereiro foi finalista em Antuérpia, perdendo frente a Henin. No entanto, desde desse extraodinário resultado, 3 derrotas em 4 jogos.
Finalmente Neuza Silva joga frente à checa Iveta Benesova, WTA 132, em excelente forma, tendo vencido o torneio Latina em Itália e sido finalista em Torhout na Bélgica.
Obrigado ao José Miguel pela informação.

Estoril Open - Qualificação

Martim Trueva acabou de ser eliminado pelos parciais de 2/6 e 0/6, enquanto Tiago Godinho, depois de um inicio equilibrado, acabou de perder o 1º set por 2/6.

Estoril Open - Qualificação

Martim Trueva acabou de perder o 1º set por 2/6 enquanto o Tiago Godinho, a jogar no Court Central, está dar uma luta renhida a Marach ( 2/2 ) até ao momento.

Estoril Open - Qualificação

No Court Central aprestam-se para jogar Tiago Godinho e o austríaco Oliver Marach, ATP 166 que este ano tem feito uma época para esquecer, com apenas uma vitória em sete encontros.

Estoril Open- Qualificação

Já joga Martim Trueva frente a Gianluca Naso, um italiano de 21 anos, ATP 321 que em 2008 já venceu um Future e foi até aos quartos de final do Challenger de Barletta, eliminando pelo caminho Mertinak e Eschauer.

Estoril Open- Qualificação

Resultado final : Catarina Ferreira - Oxana Lyubtsova UKR 1/6 ; 1/6

Estoril Open, Sábado, 12 de Abril

Já terminou o 1º jogo da qualificação feminina do Estoril Open, envolvendo uma portuguesa.
Demi Rodrigues perdeu por 3/6 e 0/6 frente a Irina Kuzmina da Letónia.
Em jogo está ainda Catarina Ferreira que perde por 1/6 e 1/5 num jogo que marcou a estreia oficial do Torneio, dado que se joga no court central.
Daqui a pouco iniciar-se-ão um sem número de jogos com portugueses, que aqui acompanheremos.
Boa sorte para todos os lusos.

Um comentário muito sério...

Recebemos, com pedido de publicação, um comentário astuto e sobre o qual deveremos meditar e reagir. É sempre bom sermos olhados como veículo de informação, sobretudo vindo de quem vem.
A propósito da participação portuguesa feminina no Open do Açores em sub-12.
A tristeza do tenis nacional é esta!!!
Fomentam guerras que não interessam a ninguem a nao ser aos ressabiados que nunca conseguiram nada e a unica maneira de aparecer no tenis nacional é com comentários negativos sobre os outros, comentários esses que nunca seriam feitos sobre eles porque ninguem lhes da essa importância!!!
Quanto às Marianas, às Matildes, às Luisas, às Viktorias e outras que aqui não refiro, continuem assim nem que seja a "levantar" e a "passar" bolinhas, porque é sinal que estão a fazer algo que as diverte e do qual elas sentem prazer algo que concerteza quem faz os comentarios negativos não consegue sentir a jogar este desporto, talvez seja melhor dedicar-se a outro desporto!
E quanto ao comentário de o tenis ser tudo ao tiro... primeiro temos que acertar as bolas dentro das linhas e se o adversário só passa bolas cabe a nos arranjar solução porque pelos comentarios negativos existe alguem que não tem solução...
Beijinhos às meninas visadas pela negativa que numa coisa todas elas são melhores que certos anónimos, dão a cara quando jogam e quando comentam e acima de tudo são educadas dentro do campo e não atras de anonimatos.

Hugo Amaral
Jogador, Treinador, Juiz Arbitro e Arbitro com licença FPT

Blog - Mais um record

No dia de ontem , 6ª feira, 11 de Abril, o blog bateu mais um record, ultrapassando, pela primeira vez a marca das 1500 page views num único dia, pelo que até já tivémos que mudar de contador, porque o antigo parava nas 1000....
De facto, ontem tivémos 1571 páginas vistas, por 868 visitantes únicos, igualmente um record e conseguimos ter, entre as 14 e as 15 horas, 65 visitantes únicos, o que dá mais de 1 por minuto o que, convenhamos, para um blog de pura carolice mas muito gozo, é obra.
Obrigado, mais uma vez, a todos os que acreditam neste espaço, já fazem dele referência informativa e aproveito esta oportunidade para agradecer áqueles que me enviaram as " bocas " do costume em relação à reportagem na Proténis...
Vá lá, deixem-me gozar dos meus 15 minutos de fama.

11 de abril de 2008

Marca Jovens Promessas - Vigo

Disputa-se em Vigo, durante esta semana, mais uma etapa do circuito espanhol Marca Jovens Promessas, onde está presente, em meninas, Rita Vilaça, isenta na 1ª ronda do torneio.
Em masculinos, Rui Pedro Silva também está presente e defronta na 2ª ronda, depois de um bye na 1ª ronda, um dos CS, Diego Soto.
Boa sorte aos dois.

VI Open Obralia - Alicante - G3 ITF Junior

Com uma configuração algo diferente do habitual, está a jogar-se desde de ontem, 5ª feira, uma pré-qualificação com os alternates, onde esteve presente em representação de Portugal, o luso Diogo Soares, que logo a abrir eliminou o 1º CS da pré-qualificação , Victor Baluda ( não, não é o Boluda...) pelos parciais de 3/6, 6/0 e 6/1.
Já hoje defrontou Thomas Allen de Inglaterra na luta por um lugar na qualificação, tendo o luso vencido, apesar de ainda não sabermos o resultado.
Nesta e já amanhã, jogam Manuel Marcelo que defronta Joaquin Perez de Espanha, Francisco Charters que joga contra o francês Loic Ducourau e Diogo Soares que joga frente a Pablo Santos de Espanha.
Francisco Dias estaria presente se não tivesse que ter voado para Lisboa, pois amanhã vai estar na qualificação do Estoril Open, prémio mais do que merecido para o miúdo, depois do excelente inicio de época que apresentou até ao momento.

Estoril Open- Qualificação

Jogos onde entram portugueses na qualificação do Estoril Open, masculinos:
José Pedro Silva- Hugo Anão 11.00 h
João Sousa - Andrey Golubev ( CS 2 ) RUS 13.00 h
José Ricardo Nunes - Adam Vejmelka CZE 13.00 h
Gonçalo Falcão - Pedro Sousa 13.00 h
Tiago Godinho - Olivier Marach ( CS 3 ) AUT 11.00 h
João Ferreira - Miguel Almeida 11.00 h
Vasco Pascoal - Alexander Peya ( CS 4) AUT 11.00 h
Martim Trueva - Gianluca Naso ITA 11.00 h
Francisco Franco Dias - Garcia-Rodriguez ESP 14.00 h
Femininos
Catarina Ferreira - Oxana Lyubtsova UKR 10.00 h
Demi Rodrigues - Irina Kuzmina LAT 10.00 h
Joana Pangaio - Duque Marino COL 12.00 h
Barbara Luz - Katrin Woerle GER 14.00 h

Torneio Internacional Ribarroja. ITF Junior G4

Francisco Dias e Manuel Marcelo perderam o encontro da meia final de pares pelos parciais de 4/6, 6/1 e 1/6, encerrando assim a sua participação no torneio Ribarroja.
Vão ficar ambos por Espanha, onde na próxima semana participarão no Open Obralia, um G3 em Alicante.

Taça Davis 2008

Tranquilidade" é um termo que está na moda no mundo do futebol, mas bem que pode ser aplicado à eliminatória da Taça Davis que está a decorrer no Clube de Ténis do Estoril.
No entanto, ainda é cedo para cantar a vitória, apesar de ninguém acreditar numa reviravolta da Tunísia frente a Portugal.
No final do primeiro dia, a selecção das quinas confirmou o seu enorme favoritismo e está na liderança por 2-0.
Amanhã, pode sentenciar a eliminatória se vencer o par.Rui Machado foi o primeiro a entrar em court e rapidamente arrasou o tunisino Walid Jallali (725º do ATP) por um duplo 6-1 nos dois primeiros sets.
Com vento a soprar mais forte e alguma desconcentração, como o próprio admitiu, o terceiro parcial foi mais equilibrado, mas o tenista algarvio voltou a ser superior na ponta final e conquistou o primeiro encontro com os parciais 6-1, 6-1 e 7-5.
Sem grandes sobressaltos, Frederico Gil somou o segundo ponto ao derrotar Malek Jaziri (1010º ATP) por 6-3, 6-4 e 6-3.
Quem joga ao lado de Leonardo Tavares?
Encontros aparentemente fáceis também têm destas coisas.
O seleccionador nacional, Pedro Cordeiro, deu os nomes de Frederico Gil e Leonardo Tavares, uma dupla bem rodada na selecção, para o encontro de pares.
No entanto, ainda está sobre da mesa o nome de Gastão Elias, que também não é novidade na disputa pelo ponto desta variante.
Cordeiro garante que ainda não tomou a decisão e só depois de conversar com os jogadores decidirá.
O encontro começa às 12 horas no Court Central do Clube de Ténis do Estoril.

Roger Federer e o Estoril Open

Dia: 26 de Abril de 1999
Local : Espinho
Torneio : Espinho Challenger 1999
Gaston Gaudio era o 1º CS e futuro vencedor do torneio. Na 1ª ronda alguns saudosos jogos:
Bernardo Mota def. Regis Laverne ( FRA ) 6/4 e 6/2
Peter Wessels def. Viloca-Puig ( ESP ) 6/4 e 7/5
Alonso Pintor (ESP) def. João Cunha e Silva 6/4 e 6/2
Rogier Wassen ( NED ) def Juan Carlos Ferrero ( ESP ) 6/1 e 6/4
Markus Hipfl ( NED ) def. Nuno Marques 6/4, 3/6 e 7/6
Lá no meio do quadro, jogava um miúdo de 17 anos, chamado Roger Federer, que encontrava nessa ronda inaugural o espanhol Juan Manuel Bacells, que vinha da qualificação. Resultado, derrota de Roger por 7/6 e 6/3.
Não se pense que Roger era um jogador qualquer, ( terminaria esse ano em 64º ATP ) e já tinha atingido algumas vitórias em Futures suiços mas o importante é que, na altura com practicamente 18 anos, Federer ainda perdia frente a jogadores mais ou menos desconhecidos ( Bacells o melhor que conseguiu esse ano foi entrar no Top 150).
Volta a Portugal nove anos depois ( Masters é um caso à parte) para participar num torneio em que é o natural favorito e que dispõe de todas as condições para conseguir regressar ás vitórias que, nos últimos tempos, lhe tem escapado. A não ser que apanhe um Rui Machado bem disposto logo nas rondas iniciais....

Michelle Larcher De Brito - Entrevista ao site da FPT

Michelle Larcher de Brito aceitou o convite da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), por intermédio do Capitão Pedro Cordeiro, e está a treinar com a Selecção Nacional Masculina, que prepara a participação na Taça Davis, no Clube de Ténis do Estoril.
A jovem de 15 anos é já a grande referência além-fronteiras do ténis português. Depois da sensacional prestação no Sony Ericsson Open, em Miami, no final de Março, onde chegou à terceira ronda após duas vitórias memoráveis – eliminou a número 16 do Mundo -, Michelle confirmou a predestinação para os grandes palcos do ténis mundial.
Chegada há alguns dias a Portugal, a menina – prodígio sente-se emocionada pelo reconhecimento e carinho dos portugueses. Seis anos depois de rumar à Flórida, nos Estados Unidos, Michelle Brito mantém intacta a afeição pelo país de origem. “As pessoas estão a reconhecer-me. Já há um ano que não vinha a Portugal e está a ser muito bom. Aqui sinto muito a atracção dos média, é diferente dos Estados Unidos”, conta Michelle, que já teve oportunidade de “estar com a família e comer os pastéis de Belém”
A poucos dias da sua primeira presença no Estoril Open, para o qual recebeu um wild card, a jovem portuguesa encontrou um acolhimento especial para a sua preparação. “O Capitão Pedro Cordeiro convidou-me para treinar com a equipa da Davis Cup e está a ser muito bom”, diz, já vestida com o equipamento oficial da Selecção Nacional. Um prenúncio para o futuro próximo? “Gostava muito de jogar pelo meu país e também gosto deste casaco, porque diz Portugal”, exclama a menina de tenros 15 anos, que não deixa de saber quem são as melhores portuguesas no ranking mundial: “Conheço a Frederica Piedade e, também, a Neuza Silva”.
Sabendo de antemão da enorme expectativa dos portugueses em relação ao seu desempenho no Estoril Open, Michelle Larcher de Brito assegura que vai dar o melhor, mas, com uma maturidade invulgar para tão tenra idade, joga prudentemente no discurso. “Não quero estabelecer objectivos para o Estoril Open. É o meu primeiro torneio em terra batida este ano. Quero, essencialmente, representar bem o meu país. Estou a melhorar a pouco e pouco na terra batida, mas é muito difícil, porque jogo o ano inteiro em piso rápido, e é preciso adaptar-me”.
Depois do Estoril Open, Michelle parte para Marrocos, onde irá participar numa prova WTA da categoria Tier IV, também em terra batida, já a pensar na estreia em torneios do Grand Slam – o Roland Garros. “O meu objectivo é entrar no qualifying do Roland Garros, e acredito que isso seja possível. Mas antes voltarei aqui para treinar, afinal, Portugal é a minha base e vou sempre voltar”, declara a número 232 do ranking mundial.
Para além dos treinos com o famoso Nick Boletieri, Michelle tem agora uma parceira de luxo para bater bolas no court: a já retirada Monica Seles. “Nos últimos dois meses tenho treinado muito com a Monica Seles e tem sido fantástico. Treinamos três horas e, claro, fico completamente cansada, a gatinhar, enquanto ela está ainda cheia de energia. Só pára após 45 minutos de treinos para beber água. Joga mesmo muito bem”, conta a campeã do Orange Bowl 2007.
O fascínio pela norte - americana é enorme, mas quando questionada acerca da sua grande referência na modalidade, Michelle é peremptória: “Admiro muito a Martina Hingis. Acho que aquilo que lhe aconteceu [suspensa por acusar cocaína num controlo antidoping] não faz sentido, mas, independentemente disso, continuo a admirá-la”.
Depois de Monica Seles e Martina Hingis, a menina-prodígio faz uma analogia curiosa com a actual número um mundial. “Sou baixinha e por isso tenho de fazer musculação para aumentar a condição física. A Henin é a número um do Mundo e é baixa. Se não crescer mais, não faz mal”, diz Michelle, envolta num sorriso.
E é precisamente pela boa condição física, que Michelle Brito diz ter aguentado as longas contendas - nas duas primeiras rondas – do Sony Ericsson Open de Miami: “Só consegui ganhar aqueles dois encontros em Miami porque tive energia para aguentar o terceiro set”. Porém, para lá do físico, há também uma enorme força mental, aliás, muito explícita quando fala na monumental recuperação do primeiro encontro, diante da russa Ekaterina Makarova: “Quando estava a perder por 5-1 só pensei: isto é o Sony Ericsson Open, é um grande torneio do Mundo, e tenho de lutar. Não ficava bem perder por 6-1, então lutei, fiz tudo e ganhei. Não sei como”.

Taça Davis 2008

Terminou à momentos o jogo inaugural do Portugal-Tunisia, a contar para o grupo II da zona Euro-Africana da Taça Davis 2008.
Rui Machado, como se esperava, venceu o melhor tunisino em competição, W. Jallali, pelo parciais de 6/1, 6/1 e 7/5.
Cerca das 14 horas é vez de Frederico Gil defrontar M. Jarizi e todos acreditamos numa 2ª vitória da equipa das quinas.

Mais projectos na Net

Mais dois projectos na rede mundial de internet, que se debruçam sobre o ténis em Portugal.
Com um excelente web site, de fazer inveja a qualquer um ( ai,ai, quem me dera um assim... ), a Escola de Ténis Casas de Azeitão http://www.tenis.com.pt , apresenta uma variedade de assuntos, rankings, torneios e uma excelente artigo sobre ténis e Yoga, a não perder.
Com newsletter e tudo, igualmente excelente, estão de parabéns os responsáveis deste website, em especial o Miguel Bettencourt Neves que, logo que o orçamento me permita, será por nós contratado para a elaboração do website do nosso blog....
Um outro projecto, este na blogoesfera, vem de Almeirim.
Ténis - um Mundo à Parte http://tenisummundo.blogspot.com/ , é uma ideia de Miguel Dias e que, logo a abrir, vai acompanhar in loco, Estoril Open.
Assim é que é.
Cá estaremos para apoiar e ser apoiado por mais dois projectos muito interessantes e que vão, sabêmo-lo nos, engrandecer ainda mais este desporto que todos gostamos que é o ténis.

Taça Davis 2008

Começa daqui a menos de uma hora o 1º encontro da Taça Davis , entre Portugal e a Tunisia, nos courts de terra batida do Clube de Ténis do Estoril.
Rui Machado defronta W. Jallali, logo a seguir Gil defronta M.Jaziri.
O jogo de pares oporá Gil e Tavares frente a Jallali e Jaziri, sendo os últimos dois singulares com Gil e Machado a trocarem de adversários.
Por certo aí a eliminatória estará já resolvida, sendo que Leonardo e Gastão deverão actuar, numa eliminatória, desculpem-me a franqueza, em que qualquer resultado diferente de 5/0 para Portugal seria uma grande surpresa.
Vamos a eles Portugal.

ITF $ 75.000 Monzon- WTA

Terminou a aventura, positiva diga-se, de Neuza Silva no torneio de Monzon, com a derrota nos quartos de final frente a Vesna Manasieva, pelos parciais de 0/6 e 2/6.
Um pecúlio de 8 pontos liquidos para o ranking e um alento acrescido para o Estoril Open.
Parabéns Neuza.

10 de abril de 2008

Torneio Internacional Ribarroja. ITF Junior G4

Frente ao italiano Vierin e ao croata Androic, CS nº1 e curiosamente os que eliminaram os portugueses no torneio de singulares, o par luso Dias/Marcelo serviu uma dupla dose de " pequena desforra", ganhando o encontro dos quartos de final pelos parciais de 6/4, 5/7 e 6/4.
De parabéns os lusos por terras valencianas e mais um Olé !!!!

Revista Proténis

Já chegou a casa de alguns assinantes a revista Protenis, especialmente dedicada ao Estoril Open de 2008.
No entanto, o post serve apenas para informar que, lá pelo meio da dita, encontrarão três páginas sobre alguns dos projectos internáuticos que versam o ténis em Portugal e onde, orgulhosamente acompanhados por outros projectos amigos, é feita uma digna referência a este espaço, com direito a fotografia e tudo.
Agradecemos ao Pedro Carvalho pela paciência em ouvir-nos durante alguns minutos, ao fotógrafo ( ainda bem que as fotos são digitais pois não tinham ganho para os rolos...) e à revista em si, pois, nesta fase, é preciso coragem para perder tempo com estes pequenos mas honestos projectos informativos na net.
No fim, ficámos todos muito bem na fotografia.
Bem hajam.

Campeonato Regional Absoluto - AT Lisboa

Começou na passada semana e prolonga-se até 20 de Abril, o Campeonato Regional Absoluto da AT Lisboa, que se disputa nos courts do Clube de Ténis da Amadora.
No quadro feminino, a lista de presnças é ancabeçada por Filipa Correia da Pestana Academy e por Maria José Severino do CT Jamor.
Nos quartos de final, os jogos do próximo Domingo serão os seguintes:
Filipa Correia-Teresa Franco
Olga Serbyn - Rita Freitas
Margarida Figueira - Inês Santos
Verónica Seruca - Maria José Severino
Em masculinos, o CETO de João Cunha e Silva ocupa as 5 primeiras posições dos CS, comandados por Diogo Mota e Paulo Joaquim.
Na 2ª ronda, Diogo defronta Bernardo Fernandes, enquanto Paulo Joaquim joga frente a João Valverde.

Rui Machado

O tenista português em melhor momento de forma na actualidade, comprovado pela recente atribuição, por parte da ITF, do título de jogador de mês de Março, Rui Machado, completa hoje 24 anos de idade.
Para ele, a melhor prenda é esta: Um WC para o quadro principal do Estoril Open.
Nada mais merecido.
O anuncio da Lagos Sport deve ser conhecido dentro de momentos, onde será anunciado que Frederico Gil também jogará, como convidado, o quadro principal.
A informação, sussurada ao nosso blog pelo site www.lusotenis.com ( obrigado João), só prova que o João Lagos, como tinha prometido, prefere os lusos aos estrangeiros e o resto é conversa.
Penso que agradecemos todos.

ITF $ 10.000 Antalya 2 WTA

Magali De Lattre perdeu nos quartos de final, frente à 2ª CS do torneio, pelos parciais de 5/7 e 3/6.
Ainda assim, um excelente torneio da tenista portuguesa, e um excelente tónico para a fase de competição que se aproxima, na tentativa de recuperar, no ranking, uma posição dentro do Top 500 mundial.
Parabéns Magali.

AT Porto - Esclarecimento sobre a Circular Informativa

Considerando a importância deste importante blog de notícias do ténis nacional e o interesse já revelado pela nossa Circular Informativa pelos comentários aqui expostos (e que já nos foram muito úteis), vimos prestar mais algumas informações e esclarecimentos:
1- a Circular Informativa não é uma inovação nem uma descoberta, é simplesmente um complemento aos serviços que prestamos aos nossos Clubes associados, útil aos seus jogadores e demais agentes depsortivos, e que poderá também beneficiar aqueles que se encontra fora desta região.
2- a Circular Informativa não está destinada a trazer notícias, não é uma newsletter é simplesmente um documento de informação que se destina a "circular".
3- a Circular Informativa é um instrumento de informação de factos, acontecimentos, eventos, provas, acções, reuniões, simpósios, etc., etc., realizados e programados realizar. Sem mais, sem comentários, sem referências especiais, sem críticas, sem elogios. Esse papel importante caberá a outros, e para esse trabalho poderão usar os dados que encontrem na Circular Informativa.
4 - a Circular Informativa, por isso, pretende ser, acima de tudo, um instrumento útil "para todos" e "para cada um", na medida quem gosta ou joga ténis tem sempre curiosidade de saber o que se passa ao mível menos mediático e o que se vai passar. Todos gostamos de encontrar um nome conhecido num resultado ou uma referência a um clube que nem sabíamos que existia.
5 - a Circular Informativa pretende servir para levar informação que muitas vezes, por ser regional e muito localizada, não chega a ninguém: por explo: resultados de pequenos torneios C; ou actividades de pequenos clubes que têm mais dificuldade em mostrarem o seu valioso trabalho; ou prestações desportivas de jogadores amadores e juvenis de expressão regional mas que põe sempre o seu melhor nas provas que fazem — quem não gosta de ver o seu nome ou de seus amigos ou de jogadores do seu Clube ou da equipa do seu Clube divulgada e a circular pelo tenis português, para além das fronteiras do seu clube e região?...
6 - a Circular Informativa não é um documento para ser avaliado, discutido e votado pelos Clubes associados da ATPorto, nem um documento de propaganda e/ou publicidade da ATPorto, mas sim uma forma de divulgação e informação do que se faz nesta região.
7 - A Circular Informativa aparece porque entendemos que não basta fazer, é necessário dar a conhecer o que se faz.
8 - O que a ATPorto, Clubes, jogadores, treinadores, árbitros e dirigentes fazem nesta região é algo que não envergonha ninguém, bem pelo contrário.
9 - Aliás, esta forma de informação que vários Clubes estão a utilizar para mostrar a sua actividade e que nós aplaudimos e incentivamos.
10 - A Circular Informativa está sob a responsabilidade de António Moreira, um recém licenciado em Gestão do Desporto pelo ISMAI, que tem se dedicado de corpo e alma a este projecto e que conta com os vosso precisos contributos em circular@atporto.pt.
11 - Por último quanto ao slogan associado esclarecemos o seguinte:- "ténis para todos e para cada um" está associado à Circular Informativa, mas poderá estar associado a outras iniciativas e projectos de divulgação e fomento da ATPorto- é lisonjeiro pôr este slogan ao nível do que faz a FFT que, quanto sabemos, tem como slogan para fomento e divulgação o seguinte: Le tennis, um sport réservé à tous (um slogan brilhante que muito gostaríamos de ter conseguido igualar)- este slogan não pretende, por si só, ser o arauto da ideia que o ténis pode ser "para todos" - e porque não?...- quando aparece este slogan, pretende-se somente salientar a ideia que, todos no seu conjunto e cada um como tal são importantes para o projecto em causa (como é o caso desta Circular Informativa)
AT Porto
NR: Agradeço as elogiosas palavras sobre o blog mas aproveito para realçar um aspecto que é típico e característico da cultura portuguesa do " bota abaixo". Quando não se faz é porque não se tem iniciativa, quando se faz, a iniciativa é errada porque se podia fazer muito melhor e quando se faz melhor, copiámos dos outros. É nestas alturas que gostaríamos de lembrar a todos que cada vez mais devemos dar as maõs e não empurrar o parceiro do lado. Haja paciência.

Torneio Internacional Ribarroja ITF Junior G4

Terminou o torneio de singulares para Francisco Franco Dias, depois de, nos oitavos de final, ter perdido frente ao 4º CS, o italiano Vierin, pelos parciais de 4/6, 6/3 e 6/7, num jogo que ,à semelhança de todos os outros neste torneio, se arrastou por mais de 2 horas e meia.
Ainda assim, um extraodinário torneio do miúdo, que ainda esta tarde joga em pares com Manuel Marcelo.
Parabéns aos dois.

AT Porto - Nuno Marques

Parabéns Nuno,pelo aniversário e parabéns também pelo nascimento do teu filho — com certeza o melhor presente que recebeste.
Caro Rui Miguel Barata,
As nossas felicitações por ter registado esta data e homenageado o melhor jogador da histório do Ténis português.
Para os clubes desta Associação ele é, de facto, um ícone incontrolável - como jogador: pelo carisma, pelo talento, pelo carácter e pela capacidade de surpreender e galvanizar quem o via jogar; como treinador: pelo respeito de nesta profissão ter que seguir um específico processo de aprendizagem e formação, pela experiência de jogador que possui e transmite aos jogadores com quem trabalha, pela capacidade de comunicação e motivação; enfim, pelo exemplo que dá (e sempre deu) de dedicação e paixão pelo ténis.
Por isso, já quando começava a sua carreira, certos da sua importância presente e futura, em AG de 1992 (há 16 anos), os clubes por unanimidade atribuiram-lhe a distinção muito especial de sócio de mérito da ATPorto.
É sempre bom recordar, principalmente, neste importante blog de informação do ténis nacional:
Nuno Marques (A.G. da ATPorto de 29-Maio-1992) começou por ser o 1º Associado de Mérito da ATPorto, aquele que, provavelmente, foi o melhor jogador de ténis de Portugal de todos os tempos e hoje é um promissor treinador, que nos tem acompanhado sempre com a sua presença e colaboração, dando assim um importante contributo para a imagem de qualidade e projecção nacional e internacional do ténis da região.
Foi o primeiro tenista português a brilhar além-fronteiras ainda juvenil ao atingir a final doCampeonato da Europa de sub-12, em 1982; quatro anos mais tarde, já no escalão de sub-18, foi quarto-finalista no em Wimbledon, no US Open e no Orange Bowl, repetindo o mesmo resultado em Roland Garros, em 1987 – Campeão nacional absoluto de singulares (1990, 1992, 1999, 2001) e pares (1994, 1999); vencedor doMasters TMN (1998) e do Grande Prémio TMN (1998, 1999, 2001) e melhor português no ranking ATP em 1987/88/89 /90/91/94/95/96/97/98.
AT Porto

Campeonato Regional de sub-16 -AT Porto

É uma meia final que bem podia ser a final a que vai opor Francisco Ramos a Miguel Cortez, no regional portuense de sub-16.
Do outro lado do quadro, falta apurar os outros dois semifinalistas, com dois jogos que tem como intervenientes Rui Lima-Tiago Vieira e José Tinoco-Miguel Horta.
Do lado feminino, a situação é igual , com as meias finais a oporem Mariana Clemente a Raquel Mateus, num jogo que bem podia ser a final e do outro lado Juliana Silva frente a Francisca Matos.
Esta 5ª feira , os jogos dos quartos de final de singulares masculinos e os jogos de pares de ambos os escalões, ainda numa fase inicial do quadro.

9 de abril de 2008

Estoril Open : WC para Frederico Gil ?

O campeão nacional, Frederico Gil, está cada vez mais perto de ser novamente beneficiado com um “wild card” por parte de João Lagos para o Estoril Open, depois de o sérvio Novak Djokovic, vencedor em 2007, ter informado a organização no sentido de esta libertar o convite que pedira para ser “congelado” até se saber o resultado em Miami.
Apesar de ter ficado aquém das expectativas na Florida, Djokovic ganhou Indian Wells e pretende resguardar-se para iniciar a temporada de terra batida em Monte Carlo, com início a 21 de Abril.
Face a este cenário, o sérvio deixa de ser uma prioridade e Lagos já manifestou, por sua vez, interesse em privilegiar os jogadores portugueses envolvidos na Taça Davis e que não têm oportunidade de lutar pela qualificação.
A única excepção chama-se Gastão Elias, que recebeu o convite em Dezembro depois da vitória no Eddie Herr, o torneio que encerrou a sua campanha nos juniores.
Tendo em cima da mesa nomes como Marat Safin, Fabrice Santoro e Juan Martin del Potro, João Lagos não parece muito inclinado para favorecer qualquer um destes jogadores.
E ainda há a considerar a fantástica carreira de Rui Machado neste início de temporada com cinco triunfos em Futures.
Ele é outro potencial candidato, tal como Neuza Silva.
In: www.record.pt

Estoril Open

Os bilhetes para a final do Estoril Open em ténis, no Estádio Nacional, em Lisboa, a 20 de Abril (domingo), esgotaram na tarde de hoje, disse à Lusa o director do torneio, João Lagos.
"A final esgotou há poucos minutos. Já não há mais bilhetes para a final. E o sábado e a sexta-feira caminham para lá. O estádio tem 7.000 lugares, mas já é pequeno para receber tanto público.
Se calhar, um de 10.000 já seria justificado, tal a procura", comentou João Lagos. "Responder à procura"
O director do torneio garantiu que a infraestrutura do torneio "vai suportar a enchente, tal como suportou a enchente (5.000 pessoas) no ano passado", mas lançou um alerta em relação às próximas edições.
"Este ano vamos ter o (Roger) Federer, número um mundial, e ainda a Michelle Brito, que é ainda um bebé, mas vai crescer. Há muito anos que aviso para isto. Com esta infraestrutura, não tenho possibilidade de responder à procura", sublinhou.
O Estoril Open, prova dos Circuitos ATP e WTA, inicia-se segunda-feira nos courts de terra batida do Vale do Jamor, em Lisboa.

Estoril Open: Soltas

Com a sempre reverência ao grande amigo João do lusotenis.com, eis em resumo, as últimas do Estoril Open:
"Os últimos três dias da edição deste ano do Estoril Open já têm lotação quase esgotada mesmo antes do torneio começar. Segundo dados da João Lagos Sports, restam apenas 168 lugares para domingo, dia das finais, 294 para sábado e, mesmo a 6ª feira, tem apenas 698 lugares ainda por ocupar.
Um êxito para a organização de João Lagos que vê antecipadamente a aposta em Roger Federer ganha, mesmo com resultados recentes que têm ficado a desejar tendo em conta aquilo que o suiço nos habituou durante mais de 4 anos.
Michelle em acção promocional para a TMN Dream Team
A jovem prodígio já tem um grande destaque no mundo publicitário, mesmo com 15 anos. Chegada a Lisboa no sábado, esta manhã, a tenista radicada na Florida, teve compromisso publicitário com a TMN na apresentação da sua Dream Team, uma aposta em atletas portugueses que conta numa primeira linha com Tiago Pires (surf), Pedro Figueiredo (golfe), Hélder Rodrigues, Ruben Faria e Carlos Sousa (TT), Telma Monteiro (judo), Armindo Araújo (rally) e Selecções de Rugby Sub-17 e Sub-18. Também Bárbara Luz, outra promessa do ténis ,é abrangida neste plano.
Fognini e Hrbaty falham torneio por lesão
Duas desistências já são conhecidas. O ex-top 20 mundial Dominik Hrbaty só aparecerá no Jamor para acções promocionais, já que ressentiu-se de uma lesão no ombro, e o italiano Fognini cancelou a vinda a Portugal devido a lesão no pulso direito. Os seus lugares foram tomados pelo russo Teimuraz Gabashvili (112º ATP) e o alemão Philipp Petzschner (120º)."

Torneio Internacional Ribarroja ITF Junior G4

Sorte diferentes para os lusos presentes no torneio valenciano de Ribarroja.
Manuel Marcelo perdeu frente a Toni Androic da Croácia por 4/6 e 1/6 enquanto Francisco Franco Dias venceu, após mais uma maratona de ténis, o britânico Goodall pelos parciais de 6/4, 3/6 e 6/3.
O Xico está em grande. Parabéns.

ITF $ 75.000 Monzon- WTA

No dia de ontem, foi a espanhola Martinez Sanchez, hoje, foi a francesa Olivia Sanchez. Ambas não tinham apenas em comum o último nome, também tinham ganho a Neuza Silva por duas vezes em encontros anteriores.
Na segunda ronda, a melhor portuguesa no ranking mundial afastou Olivia Sanchez, 7ª cabeça-de-série e 123ª do WTA, por 3-6, 6-3 e 6-3.
Recorde-se que a tenista francesa tinha ganho a Neuza na final dos 25 mil dólares de Coimbra, no ano passado.
Certo, são 18 pontos para o ranking (8 líquidos, já que desconta 10 do ano passado).

ITF $ 10.000 Antalya 2 WTA

Que nem Fénix renascida das cinzas, Magali De Lattre continua a apresentar uma excelente performance na Turquia e já está nos quartos de final depois de hoje ter despachado a 7ª CS por 6/2 e 6/1 !!!!.
No jogo de acesso à meia-final, Magali terá uma verdadeira prova de fogo, pois encontra a nº 2 do torneio, a conceituada Valentina Sulpizio de Itália, actual nº 392 WTA.
Parabéns mais do que merecidos a Magali.

PNDT – Circuito Nacional de Sub 10 (Zona Norte) Figueira da Foz

Realizou-se este fim-de-semana na Figueira da Foz a 5ª etapa da zona Norte do Circuito Nacional sub 10.
Cerca de meia centena de atletas marcaram presença nas bonitas instalações do Tenis Club da Figueira da Foz.
A prova decorreu em ambiente de festa e convívio, com grande participação e empenho de todos os atletas e respectivas famílias. Entre os jogos houve também muita animação com sessões de ”Face Painting” e Jogos de grupo. Houve ainda tempo para uma pausa para um almoço convívio entre pais, atletas e organização.
Foi neste ambiente de festa que Afonso Cortez e Patrícia Faia se sagraram vencedores da 5ªetapa da zona Norte. Afonso Cortez do C.T.Porto venceu na final Diogo António do Colégio Nossa Senhora da Assunção por quatro jogos a zero. Diogo António depois de afastar alguns dos favoritos como Guilherme Góis e Bruno Moura (vencedor da 3ª Etapa) não resistiu à maior experiência do Jogador do C.T.Porto que já arrecadou este ano 3 títulos em provas do PNDT. Parabéns aos dois pela excelente prestação.
Em terceiro lugar ficou Rafael Andrade da Escola de Ténis da Maia que venceu Guilherme Góis do C.T.Coimbra por 4/2.
Nos femininos Patrícia Faia da A.A.Coimbra foi mais forte e conquistou o 1º lugar vencendo Laura Pereira do C.T.Coimbra por 4/2 em 3º lugar ficou Adriana Matos do C.T.V.A.
Uma vez que só estiveram 3 meninas presentes Laura e Patrícia transitaram para o quadro masculino onde mostraram ter argumentos contrariar o favoritismo de alguns rapazes.
Neste fim-de-semana houve ainda tempo para fazer a prova de pares.
Para grande alegria dos presentes este título foi entregue a dois atletas da casa.
Hugo Costa e Bruno Moura sagraram-se campeões de pares ao derrotar na final Afonso Cortez e Bernardo Meneses (C.T.Coimbra) por 5/3.

O miúdo hoje faz anos !!!!

Já lá vão 38 anos.
Nascido e criado na cidade do Porto, Nuno Marques faz hoje anos.
Sem querer contar aqui a história da sua vida, tivémos o prazer de o conhecer em 2006, no Torneio da Golegã, onde estava para jogar e acompanhar os seus pupilos do CT Porto.
Na altura o blog tinha meia dúzia de semanas e pouco mais de 50 visitas diárias mas mesmo assim, o Nuno mostrou muito interesse no projecto, apoiando as ideias base que norteavam e norteam este espaço e ,ao fim de dois ou três dedos de conversa, cedo me apercebi que ali estava alguém que sabe muito de ténis, am ambos os lados da rede...
Lembro-me na altura termos falado da Maria João Koehler, da Michelle Larcher e de mais dois ou três miúdos que, para o Nuno, mais cedo ou mais tarde, iriam singrar no mundo do ténis.
A impressão foi a melhor e nem a irritabilidade do Nuno quando está court ( algumas bolas ainda devem estar perdidas nos campos da leziria ribatejana...) ofusca a sabedoria de quem já anda nestas andanças desde há muitos anos.
Parabéns Nuno e que os " burocratas " possam, de uma forma ou de outra, utilizar para o bem do ténis português, o saber de mais de 25 anos que deste ao ténis do nosso país.
Da minha parte, muito obrigado.

Foto: @Premier Sports

8 de abril de 2008

Ténis para todos e para cada um - AT Porto

Esta é a ideia central e orientadora do projecto desta nova Circular Informativa da ATPorto.
Um projecto de "ténis para todos e para cada um" dos protagonistas das actividades da ATPorto — Clubes, jogadores, treinadores, árbitros ou dirigentes — para informar o que nesta região todos e cada um faz e pode fazer. Mas que, ao mesmo tempo, assume também o papel de meio de informação mensal para todos os agentes desportivos do ténis em Portugal e em Espanha (Galiza) e para aqueles que dedicam à difusão de notícias de ténis, sejam os mass media convencionais, sejam os diversos projectos de informação na internet.
Mensalmente, a Circular Informativa "ténis para todos e para cada um" estará disponível no www.atporto.pt www.atporto.pt e será distribuída pelos Clubes associados e a todos aqueles que constem da nossa e-mailling list — registo pode ser feito no www.atporto.pt .
Com esta Circular vamos fazer circular a informação sobre todas as actividades que foram realizadas nesta região e pelos seus Clubes, bem como anunciar as actividades que se irão realizar no mês seguinte.
Estas actividades compreendem tudo o que se realiza relacionado com o ténis — campeonatos, torneios, cursos de formação, acções de fomento, etc. —, realizados tanto pela ATPorto, como pelos seus Clubes associados, organizações de eventos e outras instituições.
A informação será facultada de uma forma objectiva, sucinta e esquemática, depurada de relatos e apreciações, permitindo uma fácil consulta, leitura e uma utilização simples por quem a receber e para o que melhor entender.
Desta forma, será difundida informação sobre as actividades que realiza a ATPorto (Campeonatos Regionais, Inter-Clubes, MIni-Cir, Porto Open, Selecções ATPorto, Liga Atlântica, cursos, reuniões, etc.), como também todas as actividades que os seus Clubes associados desenvolvem — como organizadores ou como instalações de acolhimento de eventos — e as melhores prestações desportivas dos jogadores destes Clubes, desde o Grupo Juvenil [minis (sub 6 e sub 8), benjamins (sub 10), iniciados (sub 12), infantis (sub 14), cadetes (sub 16) e juniores (sub 18) — passando pelos Grupo Sénior (1ªs, 2ªs e 3ªs Categorias) até ao Grupo Veterano (desde o escalão + 30 feminino até ao escalão de + 60 masculino).
Este é um projecto que se pretende dinâmico, para que "step by step" consigamos alcançar um formato verdadeiramente útil a todos.
Por isso, todas as sugestões serão bem vindas e analisadas, quando remetidas para: circular@atporto.pt .
Mais e melhor informação, só pode levar a mais e melhor Ténis!...
A Direcção da ATPorto
NR: Ora aí está uma grande ideia. Era bom é que as outras associações tivessem os meios mas sobretudo a vontade de fazer o mesmo. Os meus parabéns.

ITF $ 75.000 Monzon- WTA

Neuza Silva está a justificar plenamente o facto de ocupar, esta semana, a sua melhor posição de sempre no ranking WTA.
Na 1ª ronda do torneio espanhol e frente a uma adversária teoricamente mais forte, a lusa venceu aparentemente de forma descansada, pelos parciais de 6/4 e 6/1.
Na 2ª ronda, Neuza vai enfrentar Olivia Sanchez, uma francesa que é, neste torneio, a 7ª CS e que ocupa o lugar 119 no ranking mundial, aliás a sua melhor posição de sempre.
Recorde-se que a francesa venceu Neuza em Agosto de 2007, na final do torneio de Coimbra, na altura por 7/6 e 6/1.
Espera-se um grande jogo, entre duas tenistas no melhor da sua forma e com Neuza a querer mostrar que o Estoril Open pode trazer mais boas noticias do que a presença de Michelle.
Olé também para a Neuza.

ITF $ 10.000 Antalya 2- WTA

Magali De Lattre tornou a vencer na 1ª ronda do torneio turco, à semelhança da passada semana, só que hoje, com um resultado algo desnivelado face a uma adversária teoricamente equivalente.
Magali venceu por 6/1 e 6/1 e vai defrontar na 2ª ronda a actual nº 500 mundial e 8ª CS deste torneio, a russa Elizaveta Tochilovskaya.

César Coutinho nas Escolhas do Prof. Marcelo

É mais um reconhecimento público do livro do Professor César Coutinho, de que aqui já falámos por várias vezes e que até já tivémos oportunidade de ler.
No passado dia 6 de Abril, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, conhecido apaixonado do ténis, destacou, nas suas escolhas semanais, o livro " Sucesso no Ténis" que César Coutinho irá promover durante o Estoril Open mas que já se encontra disponível para os mais curiosos em http://www.coachingapproach.blogspot.com/ .
A escolha do Prof. Marcelo pode ser vista aqui :http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/marcelo/ .

Estoril Open- Panorâmica aérea


Estoril Open - Horário das transmissões televisivas

Sábado, 12 de Abril
12h - RTP N: Transmissão em directo do sorteio dos quadros principais
Segunda-feira, 14 de Abril
14h – RTP N – Directo: Transmissão integral do primeiro encontro da tarde no Court Central;
16h30 – RTP 2 – Directo: Transmissão da parte final do segundo encontro da tarde no Court Central;
Seguido de – RTP 2 – Diferido: Transmissão da parte final do primeiro encontro da tarde no Court Central;
19h45 – RTP N – Directo: ‘Diário do Estoril Open’
Terça-feira, 15 de Abril
14h – RTP N – Directo: Transmissão integral do primeiro encontro da tarde no Court Central;
16h30 – RTP 2 – Directo: Transmissão da parte final do segundo encontro da tarde no Court Central;
Seguido de – RTP 2 – Diferido: Transmissão da parte final do primeiro encontro da tarde no Court Central;
19h45 – RTP N – Directo: ‘Diário do Estoril Open’
Quarta-feira, 16 de Abril
14h – RTP N – Directo: Transmissão integral do primeiro encontro da tarde no Court Central;
16h30 – RTP 2 – Directo: Transmissão da parte final do segundo encontro da tarde no Court Central;
Seguido de – RTP 2 – Diferido: Transmissão da parte final do primeiro encontro da tarde no Court Central;
19h45 – RTP N – Directo: ‘Diário do Estoril Open’
Quinta-feira, 17 de Abril
14h – RTP N – Directo: Transmissão integral do primeiro encontro da tarde no Court Central;
16h30 – RTP 2 – Directo: Transmissão da parte final do segundo encontro da tarde no Court Central;
Seguido de – RTP 2 – Diferido: Transmissão da parte final do primeiro encontro da tarde no Court Central;
19h45 – RTP N – Directo: ‘Diário do Estoril Open’
Sexta-feira, 18 de Abril
14h – RTP N – Directo: Transmissão integral do primeiro encontro da tarde no Court Central;
16h30 – RTP 2 – Directo: Transmissão da parte final do segundo encontro da tarde no Court Central;
Seguido de – RTP 2 – Diferido: Transmissão da parte final do primeiro encontro da tarde no Court Central;
19h45 – RTP N – Directo: ‘Diário do Estoril Open’
Sábado, 19 de Abril
15h-19h – RTP 2 – Directo: Emissão integral do ‘Desporto 2’ no Estádio Nacional com Transmissão integral das duas meias-finais masculinos
Domingo, 20 de Abril
12h30 – RTP N – Directo: Transmissão integral da final de singulares femininos
15h30 – RTP 2 – Directo: Transmissão integral da final de singulares masculinos

ITF $ 75.000 Monzon- WTA

Neuza Silva vai defrontar na 1ª ronda deste torneio espanhol a nº 150 WTA da actualidade, a espanhola Martinez Sanchez, que na passada semana venceu Frederica Piedade na Grácia por 6/4 e 6/0.

Torneio Internacional Ribarroja ITF Junior G4

São já conhecidos os adversários dos portugueses presentes na 1ª ronda do quadro principal este torneio G4 na região de Valência, a contar para o ranking mundial de júniores.
Manuel Marcelo defronta o 8º CS, o croata Toni Androic, enquanto Francisco Franco Dias joga com o britânico Greg Goodall.
Ambos os jogos serão amanhã, 4ª feira.

ITF $ 10.000 Antalya 2 WTA

Magali De Lattre está presente no quadro principal deste torneio turco e defronta a neo zelandesa Shona Lee, WTA 624, na 1ª ronda.
Em pares, Magali já foi eliminada, logo na ronda de abertura, pelos parciais de 7/5, 0/6 e 3/10, frente à dupla nº2 do torneio.

Campeonato do Minho de sub-10


Joana Neves, de 9 anos, atleta do escalão de Esperanças do Sport Club do Porto, venceu o Campeonato do Minho de Sub-10, que se disputou este fim-de-semana no Clube de Ténis de Braga, derrotando na final a jogadora local, Michelle Ortega, por 4/0 4/2.

Taça Davis

A forte chuva que caiu ontem de manhã obrigou a alterar o programa da Selecção Nacional da Taça Davis para o encontro com a Tunísia, a partir de sexta-feira, no Clube de Ténis do Estoril.
O conjunto liderado por Pedro Cordeiro treinou-se nos campos cobertos do clube, de manhã e à tarde, participando já nesta sessão Rui Machado, que de manhã fez a viagem de carro desde Faro para o Estoril, depois de obter a sua quinta vitória num future, em Loja, Espanha.“O treino serviu para adaptação ao tipo de bola que vamos encontrar na Davis, e que é a mesma a ser utilizada no Estoril Open.
Foi um treino de pouca intensidade”, frisou Pedro Cordeiro, que contou com a presença de Frederico Gil, Gastão Elias, Leonardo Tavares e ainda Miguel Almeida e João Sousa, este radicado em Espanha, que se apresentou “bastante motivado”. “O meu sonho é um dia ser top 50. A falta de concentração é que me tem prejudicado um pouco”, disse.

Campeonato regional de sub-14 - AT Açores

Os tenistas Tomás Pereira e Nádia Belinska, do Clube de Ténis de São Miguel, tiveram papel de destaque em mais uma edição dos Campeonatos Regionais de sub-14.
No sector masculino Tomás Pereira realizou uma prova de grande nível, afastando nas meias-finais Martim Sousa, o seu grande rival, pelos parciais de 6/4;6/2. Já na final Fernando Sousa, do Lawn Tennis Club da Ilha Terceira revelou ser um adversário demasiado forte. Apesar disso, a derrota do tenista micaelense por 6/2;6/1 acabou por ser demasiado pesada tendo em conta a réplica oferecida.
Nas meninas, Nádia Belinska continua imparável e conquistou mais um título, não se avistando, a curto/médio prazo, alguém que a consiga destronar!
CTSM

Aerogel Dunlop 200 - A raquete do Pepe da Lourinhã

A raquete de James Blake e do nosso Gastão Elias.
A Dunlop foi buscar à NASA a mais recente tecnologia espacial, chamada Aerogel, esta tecnologia tem a alcunha de "Frozen Smoke - Fumo Congelado", e porque a alcunha??
Esta tecnologia "só" tem entre 90% a 99,8% de ar, ou seja, menos de 10% é material sólido, e consegue suportar 2000 vezes o seu peso.
Na Aerogel 200 a Dunlop colocou esta maravilhosa tecnologia em locais especificos para aumentar a rigidez do quadro da raquete, (quanto maior a rigidez, maior é a potência), e combinou a já conhecida tecnologia M-Fil, para resultar numa cabeça com maior área de impacto e maior estabilidade e sensibilidade.
A nova tecnologia adquirida pela Dunlop fez alterar todas as séries - 2Hundred (200), 3Hundred (300), 4Hundred (400), 5Hundred(500) e a 7Hundred(700).
Na série 200 a Dunlop tem à venda 2 versões que divergem no padrão de encordoamento - a Aerogel 200 18x20 e a Aerogel 200 16x19, a 1ª para controlo e a 2ª para potência.
O teste foi feito com a Aerogel 200 18x20, pois é uma raquete indicada para o jogador de nível avançado com alguma tendência para torneios.
Ao fundo do court esta raquete pode ser comparada com a antiga Muscle Weave 200G, muito confortável e fácil de movimentar, a versão 18x20 consegue gerar bastante spin, controlo e potência.
É mais suave que a Wilson ProStaff 6.1 e um pouco mais rigida que a Head Prestige ou Head Radical. O equilibrio da raquete facilita o "timing" do impacto quer na direita quer na esquerda, facilita também a consistência o que a torna previsivel em cada pancada.Na rede é uma raquete bastante maleavél, um pouco mais flexivel que a Slazenger Pro Braided Henman, mas muito sólida e estável no impacto.
Mesmo perto das 340g é uma raquete que na rede parece leve.Nos serviços é controlada e precisa, apresenta mais potência que a antiga versão e é capaz de gerar mais spin, mas a versão 18x20 perde um pouco nos serviços em kick devido ao seu perfil de controlo, talvez com 1 ou 2kg abaixo da tensão média facilite a produção de kick no serviço.
Na resposta ao serviço é capaz de respostas agressivas e precisas, mas incapaz de gerar muita quantidade de spin, o que é de esperar dum padrão de cordas 18x20.
Numa revisão geral, esta é uma raquete de controlo para jogadores de nível avançado, pois só a este nível é que se consegue tirar o máximo proveito que a Aerogel 200 pode oferecer, facilita os movimentos rápidos e não se sente o seu peso de 338g (c/ corda).
É uma raquete que se sente bem em qualquer parte do court.
Pontuação Total(de 1 a 100):81
Um artigo para os mais técnicos, sobre uma raquete que, acreditamos todos, nos vai dar muitas alegrias nas maõs do Pepe da Lourinhã.
Dá-lhe, Gastão.
PS: Não recebemos qualquer contrapartida financeira da Dunlop ou dos nossos amigos da Ferfiltenis para este artigo. No entanto, estaremos abertos a sugestões...

7 de abril de 2008

Campeonato Regional de sub-18 - AT Leiria

Os atletas do Clube Internacional de Ténis de Leiria (CITL) André Caiado e Cátia Rodrigues revalidaram os títulos de Campeões Regionais de Juniores (Sub-18) da Associação de Ténis de Leiria.
Este ano a competição realizou-se nos “courts” de betão poroso do Clube de Ténis da Golegã e contou com a presença de mais de 30 jovens tenistas dos distritos de Leiria e Santarém.
Na final de singulares masculinos, André Caiado (CITL) venceu João Soares (CT Alcobaça) por 6/3-6/2 enquanto na de singulares femininos Cátia Rodrigues (CITL) impôs-se a Mariana Felizardo (CT Caldas da Rainha) por 6/4-6/2.
Em pares masculinos e femininos, os títulos foram conquistados pelas duplas do CITL – que, assim, fez o “pleno” no Campeonato Regional de Sub-18 - Diogo Oliveira/Pedro Rodrigues e Cátia Rodrigues/Cláudia Gaspar, respectivamente.

Agradeço ao António Caiado a informação e a foto dos dois finalistas do quadro masculino.

Campeonato Regional de sub-16 -AT Porto

Já começou, no Porto, o regional de sub-16 da AT Porto, com a realização dos primeiros jogos.
Em masculinos, para já, sem surpresas, com vitórias mais ou menos tranquilas dos principais favoritos.
Miguel Horta, Francisco Ramos, Miguel Cortez e Rui Lima afiguram-se como os principais canditados à vitória na edição de 2008.
Em meninas, a não comparência de Inês Xavier, a CS nº1, deixa caminho aberto para que a discussão do título se faça entre Mariana Clemente, Raquel Mateus e Francisca Matos.

Campeonato Regional de sub-18 -AT Porto

Francisco Azevedo do Clube Tenis do Porto é o campeão regional de júniores de 2008, na AT Porto, depois de ter derrotado na final, disputada em Vila do Conde, o seu colega de treino Francisco Ramos, pelos parciais de 6/3 e 6/3.
Em femininos, o título foi para Margarida Moura que passeou a sua superioridade em todos os jogos, cedendo apenas 5 jogos até à final, onde derrotou Catraina Morais por duplo 6/1.
Em pares masculinos, Francisco Ramos e José Alves bateram Francisco Azevedo e Miguel Cortez pelos parciais de 6/3 e 6/2.
Parabéns aos vencedores e aos vencidos.

Campeonato Regional de sub-14 - AT Lisboa

Já estão definidos os quadros principais do regional de sub-14 da AT Lisboa, que se vão disputar a partir do próximo fim de semana nos courts do Ace-Team.
Assim, em masculinos, alguns jogos interessantes na 1ª ronda:
José M Catela - José M Moya
Nuno Mesquita - Gonçalo Dias
Miguel Santos - André Silva
Em femininos, o encontro que, em teoria, será mais equilibrado é o que opõe a 2ª CS, Djessica Bezerra a Carolina Gonçalves.
Num fim de semana cheio de ténis em Lisboa e arredores, eis mais uma boa opção para ver bom ténis.

ITF $ 75.000 Monzon- WTA

A campanha de qualificação da número 1 nacional, Neuza Silva, no torneio de 75.000$ disputado em Monzon, em Espanha terminou hoje da melhor maneira com a garantia de entrada no quadro principal.
Após uma 1ª ronda acessível onde derrotou a espanhola Sara Del Barrio Aragon por duplo 6-1, Neuza enfrentou algumas dificuldades no encontro da 2ª ronda, onde necessitou de três sets para levar de vencida a 249ª mundial, a checa Tereza Hladikova (6-2 1-6 7-5 foram os parciais).
Hoje, na última ronda da qualificação, a portuguesa venceu tranquilamente a ucraniana Veronika Kapshay, actual 386 mundial, por 6-2 6-3. A sua adversária na 1ª ronda do quadro principal não é ainda conhecida. De recordar que este é o último torneio da portuguesa antes do provável convite para o quadro principal do Estoril Open, numa altura em que a Neuza luta pela entrada no quadro de qualificação de mais um Grand Slam - Roland Garros.

ITF $ 25.000 Tenerife WTA

Somente agora reparamos que Demi Rodrigues esteve presente neste torneio espanhol, como convidada, torneio que se realizou na semana de 17 a 23 de Março, e onde perdeu na ronda inaugural pelos parciais de 1/6 e 1/6.
Fica o registo, atrasado mas nem por isso mesmo válido.

Rankings

Depois de ter escalado 106 posições, Rui Machado voltou a ganhar mais 25 posições, passando agora a figurar no 411.º lugar do ranking mundial, ainda que longe de Frederico Gil (134.º).O tenista está a passar por uma boa fase, tendo conquistado agora o Future de Loja, o quinto evento averbado esta temporada. Esta semana Rui Machado vai integrar o estágio da Selecção Nacional para a Taça Davis.
134.º (141) Frederico Gil (Portugal), 329
411.º (436) Rui Machado (Portugal), 73
508.º (511) Leonardo Tavares (Portugal), 52
615.º (617) Gastão Elias (Portugal), 33
742.º (747) João Sousa (Portugal), 20
1120.º (1129) Frederico Marques (Portugal), 6
1309.º (1447) Pedro Sousa (Portugal), 3
1807.º (1832) José Ricardo Nunes (Portugal), 1
Michelle Brito surge hoje na melhor classificação de sempre no ranking mundial (232.ª), fruto da excelente participação no torneio de Miami onde alcançou a terceira ronda.Recorde-se que a tenista portuguesa, de apenas 15 anos, cedeu em Miami frente à 19.ª da tabela WTA, Shahar Peer, depois de ter eliminado a russa Ekaterina Makarova (75.ª) e a polaca Agnieszka Radwanska (16.ª).
190.º (198) Neuza Silva (Portugal), 153
232.º (255) Michelle Brito (Portugal), 118
290.º (289) Frederica Piedade (Portugal), 83
461.º (460) Catarina Ferreira (Portugal), 39
657.º (661) Magali de Lattre (Portugal), 18
723.º (717) Ana Catarina Nogueira (Portugal), 14
1.051 (-) Demi Rodrigues (Portugal), 3

Torneio Internacional Ribarroja ITF Junior G4

Num jogo que durou quase 3 horas, Francisco Franco Dias logrou, com todo o mérito, a qualificação para o quadro principal do torneio espanhol, vencendo esta manhã,por 7/5, 3/6 e 7/5, o 5º CS do torneio, o belga Benjamin Devos.
Vamos ver como se portará o jovem luso no quadro principal, onde já está Manuel Marcelo.

IX Duplas Open AAUTAD

Os tenistas da AAUTAD organizam no próximo fim-de-semana mais um Duplas Open, prova integrada no calendário oficial da Federação Portuguesa de Ténis.
Disputado somente na variante de pares nas primeiras cinco edições, o torneio engloba desde 2005 as modalidades de singulares masculinos e femininos.
Na edição transacta, a competição proporcionou duas finais com atletas da academia transmontana, provando assim a qualidade dos jogadores da casa.
Em singulares, Luís S. Pinto justificou a sua condição de antigo campeão nacional de juniores e, ao longo do fim-de-semana, não cedeu qualquer set aos seus oponentes, vencendo na final o campeão da 7ª edição, Alexandre Resende, da Associação Académica da UTAD (engenheiro civil... inscrito na Ordem e actualmente jogador do CT Santarém).
A final de pares, também disputada por atletas da AAUTAD, proporcionou momentos de qualidade, com a dupla Sandro Carvalho / Amadeu Fernandes a arrebatar meritoriamente o título, face ao tandem formado por Guilherme Saraiva e Luís Coutinho.
Aos interessados (FANTÁSTICOS PRÉMIOS!), e portadores da Licença FPT - Jogador (para todos os praticantes que tenham uma actividade desportiva jogando provas oficiais) devidamente regularizada, avisa-se ainda que o prazo de inscrição finda às 20 horas do dia 9 de Abril. Para mais informações, devem contactar o Departamento de Desporto da AAUTAD, através do telefone 259 330740 ou pelo fax 259330741.

6 de abril de 2008

ITF $ 75.000 Monzon- WTA

Neuza Silva venceu na 2ª ronda de qualificação a checa Hladikova, pelos parciais de 6/2, 1/6 e 7/5 e vai discutir a presença no quadro principal com a ucraniana Kapshay, WTA 393.

Notts Junior 2 ITF G4

Martim Trueva perdeu esta manhã a final deste G4 britânico, frente ao 1º CS do torneio, pelos parciais de 1/6 e 1/6, resultado esperado dada a valia do inglês que no inicio do ano chegou a frequentar o Top 10 mundial júnior.
Ainda assim um excelente pecúlio trazido de Inglaterra nestas duas semanas em que o jovem madeirense participou em dois torneios de G4 em Nottingham.
Parabéns ao Martim Trueva.

A última lista conhecida do Estoril Open - WTA

1 KIRILENKO Maria RUS 29
2 PENNETTA Flavia ITA 30
3 KNAPP Karin ITA 35
4 GARBIN Tathiana ITA 44
5 ZAKOPALOVA Klara CZE 56
6 ARVIDSSON Sofia SWE 65
7 MEUSBURGER Yvonne AUT 66
8 PIRONKOVA Tsvetana BUL 73
9 OLARU Ioana raluca ROU 75
10 PIN Camille FRA 81
11 KLEYBANOVA Alisa RUS 82
12 KERBER Angelique GER 85
13 CETKOVSKA Petra CZE 93
14 OSTERLOH Lilia USA 94
15 DUBOIS Stephanie CAN 100
16 KREMER Anne LUX 102
17 MAMIC Sanda CRO 107 SR
18 KLOESEL Sandra GER 113
19 SAVCHUK Olga UKR 114
20 DE LOS RIOS Rossana PAR 116
21 BENESOVA Iveta CZE 121
22 ANI Maret EST 122
23 NICULESCU Monica ROU 123
24 W LARCHER DE BRITO Michelle POR
25 W
26 W GOLD/SILVER EXEMPT
27 Q
28 Q
29 Q
30 Q
31 X Minsk, BLR , RODINA, Evgeniya RUS
32 X Deauville, FRA , REZAI, Aravane FRA

A última lista conhecida do Estoril Open - ATP

1 Federer, Roger SUI 1
2 Davydenko, Nikolay RUS 5
3 Karlovic, Ivo CRO 19
4 Nieminen, Jarkko FIN 26
5 Simon, Gilles FRA 31
6 Volandri, Filippo ITA 43
7 Mahut, Nicolas FRA 44
8 Gicquel, Marc FRA 54
9 Berrer, Michael GER 62
10 Hanescu, Victor ROU 68
11 Hrbaty, Dominik SVK 70
12 Rochus, Olivier BEL 71
13 Fognini, Fabio ITA 75
14 Mayer, Florian GER 80
15 Melzer, Jurgen AUT 84
16 Ascione, Thierry FRA 86
17 Minar, Ivo CZE 89
18 Serra, Florent FRA 93
19 Gremelmayr, Denis GER 101
20 Karanusic, Roko CRO 104
21 Pashanski, Boris SRB 105
22 Vanek, Jiri CZE 107
23 Patience, Olivier FRA 108
24 Vassallo Arguello, Martin ARG 109
25 Roger-Vasselin, Edouard FRA 110
26 (Q)
27 (Q)
28 (Q)
29 (Q)
30 (WC) Elias, Gastao POR
31 (WC)
32 (WC)
Uma alteração , a desistência de Fabio Fognini, por lesão, pelo que o russo Gabashivili é agora o último a entrar no quadro principal.

Carta Aberta ao Sr. João Lagos

Exmo. Senhor João Lagos:
Na qualidade de " postador " oficial do blog http://www.tenisportugues.blogspot.com/ e usando a importância deste ( que a minha modéstia não me deixa caracterizá-la de pouco mais do que aceitável ) no contexto do panorama informativo tenístico português, sirvo-me do dito para lhe endereçar esta carta aberta, que por certo, lhe farão chegar às mãos.
Assim :
1- tendo em conta que se aproxima, a passos largos, o inicio do Estoril Open 2008;
2- tendo em conta que ainda não foram anunciados a totalidade dos WC para o quadro principal masculino;
3- tendo em conta que, tendo sido expectável a vinda do Djokovic, tal já não se concretizará;
4- tendo em conta que ao nível dos grandes nomes que marcarão presença no torneio, só a presença de Roger Federer seria mais do que suficiente, aqui como em qualquer outro torneio em qualquer outra parte do mundo;
5- tendo em conta que já concedeu,e, acrescento eu, com inteira justiça, dois dos WC aos miúdos Gastão e Michelle, e com isso, conseguiu criar à sua volta uma unanimidade quase total da justeza da sua opção;
6- tendo em conta que, ao que as noticias sugerem, o ritmo de venda de bilhetes tem sido muito interessante;
7- tendo em conta, finalmente, que o Estoril Open é a única grande montra do ténis português junto da comunidade mundial de ténis;
Será da mais profunda e elementar justiça convidar o tenista profissional português Rui Machado para estar presente na ronda inaugural do quadro principal da edição de 2008 do Estoril Open, porque:
1-É um dos tenistas mais em destaque neste inicio de época, com os resultados que por certo conhece, 5 títulos em 6 torneios, 26 vitórias consecutivas, jogador de Março para a ITF, jogador da Taça Davis em representação de Portugal;
2-O convite ao Rui Machado será a cereja em cima do bolo, para um torneio que pelo qual, saberá melhor do que ninguém do que falo, esperamos todos, ano após ano, ansiosamente;
3- Ganhará, na malha anónima da multidão tenística lusa, um ainda maior respeito, até porque, reconhecê-mo-lo todos, o senhor tem sido uma verdadeira pedra no charco no que ao ténis português diz respeito e, mesmo assim, tem pautado a sua intervenção por uma discrição que condiz com o seu estatuto pessoal e profissional.
Assim, esperando que esta carta aberta encontre eco nas decisões que brevemente irá tomar no que a esta matéria diz respeito, sem nada mais, apresento os meus mais respeitosos cumprimentos,
Atentamente
Rui Miguel Barata

Torneio Internacional Ribarroja ITF Junior G4

Francisco Franco Dias venceu o seu encontro da 2ª ronda de qualificação do torneio G4 espanhol, frente a Diego Estrada por 6/1 e 6/3.
Olé !!! também para o Francisco.

ITF $ 10.000 Loja-Espanha ATP

A vingança serve-se fria, já diz o ditado e Rui Machado respondeu com a frieza dos grandes campeões ao facto de Pere Riba-Madrid ter interrompido uma série de 26 vitórias consecutivas, para hoje, na final deste Future espanhol, ter interrompido uma série de 12 vitórias do "nuestro hermano", pelos parciais de 6/3, 3/6 e 6/1.
É o 5º título desta época para Rui Machado e a confiança lá bem em cima para a Taça Davis e, quem sabe, para um WC para o quadro principal do Estoril Open.
Se existe algum tenista luso que o merece , o seu nome é Rui Machado.
Parabéns, Rui.

Gastão Elias ao Record

Gastão Elias aterrou ontem de manhã em Lisboa, proveniente dos EUA e na companhia do seu novo treinador, o equatoriano Ricardo Ycaza.
O jovem tenista, que rumou aos EUA em Outubro de 2007, vai participar no Estoril Open, onde reencontrará Roger Federer.“Voltei a estar com ele em Miami. Lembrou-se de mim, o que é bom sinal”, confessa Gastão Elias, que foi parceiro de treinos do suíço em 2007.
O jogador da Lourinhã referiu, de resto, que o número um do Mundo está desejoso de competir no nosso país. “Falámos do Estoril Open e disse-me que está bastante curioso por voltar a Portugal, depois de ter cá estado quando era júnior. Disse que tem ouvido coisas boas do nosso país.”
Mas não foi apenas sobre o Estoril Open que o português e o suíço puseram a conversa em dia. Federer deixou algumas dicas a Gastão. “Aconselhou-me a usar raquetas mais pesadas. Vou experimentar”, esclareceu o tenista luso, que usa a marca Dunlop e cujas raquetas são personalizadas: de um lado, têm o seu nome, do outro a alcunha pela qual é conhecido: Pepe.
Ricardo Ycaza está pela primeira vez em Portugal. Considera que o Estoril Open será mais uma oportunidade para Gastão competir ao mais alto nível e, em três meses de trabalho com o português, já conhece as suas qualidades, assim como as lacunas.“É agressivo, tem boa variação de jogo, mas necessita de uma concentração estável. Tem boas condições para ser um grande jogador.”

Torneio Internacional Ribarroja. ITF Junior G4

Sortes diferentes para os dois portugueses presentes na ronda inicial de qualificação deste G4 espanhol.
Francisco Charters foi eliminado, perdendo em 3 sets,pelos parciais de 3/6, 6/4 e 4/6 enquanto o Francisco Franco Dias venceu por 6/1 e 6/2 frente, recorde-se, ao 3º CS da qualificação.
Agora Francisco Dias defronta na 2ª ronda o espanhol Diego Estrada.

ITF $ 75.000 Monzon- WTA

Com uns esclarecidos 6/1 e 6/1, Neuza Silva apurou-se para a 2ª ronda de qualificação do torneio de Monzon, onde defronta este Domingo a checa Tereza Hladikova, WTA 247.