Pesquisar neste blogue

8 de abril de 2008

Aerogel Dunlop 200 - A raquete do Pepe da Lourinhã

A raquete de James Blake e do nosso Gastão Elias.
A Dunlop foi buscar à NASA a mais recente tecnologia espacial, chamada Aerogel, esta tecnologia tem a alcunha de "Frozen Smoke - Fumo Congelado", e porque a alcunha??
Esta tecnologia "só" tem entre 90% a 99,8% de ar, ou seja, menos de 10% é material sólido, e consegue suportar 2000 vezes o seu peso.
Na Aerogel 200 a Dunlop colocou esta maravilhosa tecnologia em locais especificos para aumentar a rigidez do quadro da raquete, (quanto maior a rigidez, maior é a potência), e combinou a já conhecida tecnologia M-Fil, para resultar numa cabeça com maior área de impacto e maior estabilidade e sensibilidade.
A nova tecnologia adquirida pela Dunlop fez alterar todas as séries - 2Hundred (200), 3Hundred (300), 4Hundred (400), 5Hundred(500) e a 7Hundred(700).
Na série 200 a Dunlop tem à venda 2 versões que divergem no padrão de encordoamento - a Aerogel 200 18x20 e a Aerogel 200 16x19, a 1ª para controlo e a 2ª para potência.
O teste foi feito com a Aerogel 200 18x20, pois é uma raquete indicada para o jogador de nível avançado com alguma tendência para torneios.
Ao fundo do court esta raquete pode ser comparada com a antiga Muscle Weave 200G, muito confortável e fácil de movimentar, a versão 18x20 consegue gerar bastante spin, controlo e potência.
É mais suave que a Wilson ProStaff 6.1 e um pouco mais rigida que a Head Prestige ou Head Radical. O equilibrio da raquete facilita o "timing" do impacto quer na direita quer na esquerda, facilita também a consistência o que a torna previsivel em cada pancada.Na rede é uma raquete bastante maleavél, um pouco mais flexivel que a Slazenger Pro Braided Henman, mas muito sólida e estável no impacto.
Mesmo perto das 340g é uma raquete que na rede parece leve.Nos serviços é controlada e precisa, apresenta mais potência que a antiga versão e é capaz de gerar mais spin, mas a versão 18x20 perde um pouco nos serviços em kick devido ao seu perfil de controlo, talvez com 1 ou 2kg abaixo da tensão média facilite a produção de kick no serviço.
Na resposta ao serviço é capaz de respostas agressivas e precisas, mas incapaz de gerar muita quantidade de spin, o que é de esperar dum padrão de cordas 18x20.
Numa revisão geral, esta é uma raquete de controlo para jogadores de nível avançado, pois só a este nível é que se consegue tirar o máximo proveito que a Aerogel 200 pode oferecer, facilita os movimentos rápidos e não se sente o seu peso de 338g (c/ corda).
É uma raquete que se sente bem em qualquer parte do court.
Pontuação Total(de 1 a 100):81
Um artigo para os mais técnicos, sobre uma raquete que, acreditamos todos, nos vai dar muitas alegrias nas maõs do Pepe da Lourinhã.
Dá-lhe, Gastão.
PS: Não recebemos qualquer contrapartida financeira da Dunlop ou dos nossos amigos da Ferfiltenis para este artigo. No entanto, estaremos abertos a sugestões...

2 comentários:

  1. boa rui ;). obrigado pela info

    ResponderEliminar
  2. Viva Rui,
    A Dunlop Aerogel 200 exite em duas versões - a 16x19 e a 18x20 - o Preço de Venda ao Publico(PVP) é de €165.00 na FerFilTénis está a €149.95.

    Se não me engano o Gastão joga com a versão 18x20 - Quem poder confirmar agradeço.

    Abraços.

    ResponderEliminar