Pesquisar neste blogue

31 de dezembro de 2009

2010

A todos os leitores, amigos e simples companheiros desta viagem , um grande ano de 2010, são os meus maiores desejos.

30 de dezembro de 2009

Fed Cup 2010

Já são conhecidas as jogadoras que vão representar Portugal na "poule" 2 do Grupo I da zona Euro-África da  Fed Cup 2010, que se realiza entre 1 e 6 de Fevereiro, no Centro Desportivo Nacional do Jamor. Michelle Larcher de Brito (113.ª WTA/Clube de Ténis Para Todos), Neuza Silva (176.ª WTA/C.R Cult. Qtª Lombos), Frederica Piedade (242.ª WTA) e Maria João Koehler (505.ª WTA/Clube de Ténis do Porto), foram as quatro tenistas seleccionadas pelo “capitão” de equipa, que escalou Magali de Lattre (459.ª WTA/Carcavelos Ténis) como suplente.
Portugal é umas das dezasseis selecções que vão marcar presença no Jamor, para disputar o acesso ao “play-off” de apuramento para o Grupo Mundial. As equipas têm de ser apresentadas até 4 de Janeiro (segunda-feira) e a Fed Cup vai trazer ao nosso país várias atletas do “top” 100 do “ranking” WTA.

A dinamarquesa Caroline Wozniacki (4.ª WTA), a bielorrussa Victoria Azarenka (7.ª WTA), que foi treinada pelo luso António Van Grichen nos últimos quatro anos, são duas tenistas com um impressionante currículo internacional, às quais se podem juntar a israelita Shahar Peer (31.ª), a suíça Patty Schnyder (43.ª) e a britânica Katie O´Brien (88.ª).

Portugal conseguiu a promoção ao Grupo I da Fed Cup após vencer a selecção da África do Sul, na Turquia, em Abril. Na altura, as jogadoras e o seleccionador expressaram o desejo de disputar a Fed Cup “em casa” e o pedido foi atendido pela Federação Portuguesa de Ténis, que se candidatou à organização da competição em Novembro.
Uma delegação da Federação Internacional de Ténis deslocou-se ao Jamor e ficou agradado pelas condições do Centro de Alto Rendimento (CAR), entregando assim a Portugal a possibilidade de organizar uma “poule” da mais importante competição de selecções femininas.

in: FPT

Taça Davis

O Complexo Desportivo da Maia será o palco para a recepção de  Portugal à Dinamarca, entre 5 e 7 de Março do próximo ano, correspondente à primeira ronda do Grupo II da Zona Europa/ África da Taça Davis.
Frederico Gil e Rui Machado devem fazer parte dos escolhidos do seleccionador nacional, Pedro Cordeiro, para enfrentar a Dinamarca, que tem Frederik Nielsen (268.º ATP) como cabeça-de-cartaz.
O sorteio ditou que fosse Portugal a escolher o local do confronto da Taça Davis e a comitiva lusa optou pela cidade da Maia.
Esta será a segunda vez que as duas selecções se enfrentam. Em 1981, Portugal deslocou-se a Aarhus, onde acabou por ceder por 5-0. Curioso é o facto de Pedro Cordeiro ter integrado a equipa portuguesa durante essa eliminatória.
Os outros jogadores convocados para o embate com a equipa nórdica foram José Manuel Cordeiro e Miguel Soares, com João Lagos a sentar-se no banco português, como "capitão" de equipa.
Se Portugal conseguir bater a Dinamarca, a selecção nacional vai encontrar-se com a equipa vencedora do encontro entre o Egipto e o Chipre.
In: FPT

Open Juvenil de Braga- sub14, Nivel A

Ana Filipa Santos, Mafalda Fernandes, Inês Miranda e Ivone Álvaro qualificaram-se para as meias-finais do Open Juvenil de Braga, torneio de nível A reservado ao escalão de sub-14, que se prolonga até quinta-feira.
Enquanto Ana Filipa Santos desembaraçou-se de Petra Remédio, por 6-3, 4-6 e 6-4, Mafalda Fernandes impôs-se a Teresa Lobo, por 6-4 e 6-0, e Inês Miranda venceu Mariana Carreira, pelos parcelares de 6-1 e 6-2. Mais fácil foi o triunfo de Ivone Álvaro sobre Sofia Mendes, encontro que terminou com 6-0 e 6-1.
Nas meias-finais de quarta-feira, Ana Filipa Santos joga com Ivone Álvaro e Inês Miranda defronta Mafalda Fernandes.
  In: FPT

28 de dezembro de 2009

Frederica Piedade

Frederica Piedade está a ponderar abandonar a carreira depois da Taça Federação, em fevereiro, caso não consiga obter o dinheiro suficiente para cumprir a primeira parte da temporada no circuito profissional.
A estimativa para o arranque da temporada para os primeiros seis meses cifra-se em cerca de 15 mil euros, apenas para as viagens. "Estou numa fase em que já não existe pressão e tenho uma enorme vontade de competir. Não estou disposta a treinar-me de manhã e de tarde para não ir competir ao estrangeiro", disse-nos a jogadora, de 27 anos, que se tornou profissional em 1998.
Sem dinheiro para viajar para a Austrália, onde teria entrada na fase de qualificação, Frederica tem prevista a presença em duas provas nos EUA e depois o regresso a Portugal para jogar a Taça Federação, no Estádio Nacional.
"Os voos são mais baratos para os Estados Unidos e lá pode fazer dois torneios, o que lhe dá maior rodagem. Depois a incerteza é grande", observou, por seu lado, o seu pai e treinador, Miguel Horta.
A decisão de abandonar o ténis está assumida pela jogadora. "É uma pena estar à espera de respostas para arrancar a temporada, mas chegámos a uma altura em que a retirada é bem possível", frisou a antiga campeã nacional que soma 11 títulos em singulares e 19 em pares.
"A Frederica sabe perfeitamente o que quer e o que precisa. Tem a mesma idade da Justine Henin e a última coisa que quer é deitar a toalha ao chão", concluiu Miguel Horta esclarecendo que o apoio da Associação Académica de Coimbra foi precioso para a jogadora se ter mantido em atividade em 2009.
Frederica foi a sucessora de Sofia Prazeres na liderança do ranking, chegando à 142.ª posição. Posteriormente, foi ultrapassada por Neuza Silva e Michelle Brito.
In: Record

27 de dezembro de 2009

Neuza Silva

A antiga campeã nacional Neuza Silva interrompeu a pré-temporada por uns dias para recuperar de uma pequena mazela no joelho esquerdo.
Neuza Silva, de 27 anos, torceu o joelho no decorrer de um treino na véspera de Natal, esperando retomar a preparação já na próxima semana, juntamente com o grupo de trabalho de Paulo Lucas que, desde há poucos dias, está mais alargado com a integração de Patrícia Martins, campeã nacional nos escalões mais jovens.
"Já não tenho dores e sinto-me muito melhor", disse a tenista portuguesa que este ano jogou o quadro principal em Wimbledon, onde cedeu na primeira ronda frente à norte-americana Serena Williams.
A setubalense parte a 6 de janeiro para o Open da Austrália, em Melbourne.

in: Record