Pesquisar neste blogue

12 de maio de 2007

ITF $ 10.000 Cordoba 2 WTA

Carla Caetano continua em Córdoba, para o seu 2º torneio do ano. Sendo 9ª CS do quadro de qualificação, a tenista portuguesa vai defrontar uma das convidadas da organização, a argentina Lucero, uma jovem de 17 anos que faz aqui o seu 3º jogo como profissional, e ainda à procura da sua 1ª vitória.

ATP $ 50.000 Zagreb

Frederico Gil está no quadro principal deste torneio, para onde viajará amanhã e já sabe que terá á sua espera um dos tenistas vindos da qualificação.
Estando na 1ª parte do quadro, Gil poderá ter que enfrentar o francês G.Monfils, WC e CS nº 1 do torneio, actual nº 49 ATP, logo na 3ª ronda.

WTA Fes-Marrocos Tier IV

Como se esperava, Catarina Ferreira perdeu na 1ª ronda frente a Savchuk por 0/6 e 2/6. Valeu pela ousadia mas por pouco mais do que isso.

ITF $ 15.000 Kuwait 2 ATP

Depois do brilharete da semana passada, onde passou a qualificação e a 1ª ronda do quadro principal, Frederico Marques é o 2º CS da qualificação neste 2º Future do Kuwait, e para já, começou bem, com uma vitória sobre o tenista eslovaco Farkas por 6/4, 1/6 e 6/1.
Na 2ª ronda de qualificação, jogará frente ao britânico Harfield, jogador que em 2007 apenas venceu dois jogos e somente na semana passada participou num quadro principal, igualmente no Kuwait, tendo perdido na 1ª ronda.

Circuito CIMA/FPT - V.R.Santo António

Defenidos os jogos das finais deste torneio algarvio.
Sem surpresas, Frederico Gil teve o seu jogo mais dificil frente a Leonardo Tavares, tendo vencido por 6/3 e 6/0.
Na outra meia final, Vasco Antunes aproveitou a desistência de Hugo Anão para carimbar o passaporte para a final.
Em femininos, o jogo decisivo será entre Ana Catarina Nogueira, que bateu Ana Claro por 6/2 e 6/1 e Maria João Koehler, que venceu Joana Pangaio por duplo 6/4.

31st Mamaia-Sen Junior ITF Tournament 2007 G3

Miguel Almeida está a um jogo de fazer história, com o apuramento de hoje para a final deste G3 júnior, depois de vencer na meia final o romeno Gavrila por 6/3 e 6/2.
A final de amanhã será frente ao belga Delme, nº 417 do ranking ITF Júnior e que este ano já perdeu com Trueva na Tunisia por 3/6 e 2/6.
Se ganhar poderá ser ( sujeito a confirmação em breve) o mais jovem tenista de sempre, em todo o mundo, a vencer um G3 ITF Júnior.
Recorde-se que amanhã, Miguel Almeida terá 14 anos, 10 meses e 15 dias.
Em pares, as coisas já não correram tão bem, tendo sido derrotado nas meias finais.
Com estes resultados e em caso de vitória, o tenista luso subirá cerca de 175 lugares no ranking e ficará muito perto do Top 200, significativo se recordarmos que Miguel Almeida começou o ano no fundo da tabela, com apenas 5 pontos.
Um grande feito do tenista português que, estranhamente ou talvez não, não teve eco até ao momento em Portugal e nem mereceu da parte do site da Federação Portuguesa de Ténis uma única palavra.
Andam todos a dormir !!!!

Francisco Dias e Michelle Larcher de Brito

Esta é em exclusivo ( obrigado Miguel) aqui do blog.
Michelle Larcher de Brito encontrou no jovem Francisco Dias um óptimo parceiro de treino nos courts do Jamor, durante esta semana, enquanto ambos se prepararam para os próximos torneios.

Michelle já viajou para Itália onde vai disputar dois torneios ITF Júniores antes de Roland Garros e o Francisco prepara um torneio da ETA sub-16 na Eslovénia, que se inicia em meados da semana que vem.
Segundo nos confidenciaram , o Francisco andou ( e anda) feliz da vida por ter passado três dias de treino continuado com uma das maiores promessas do ténis mundial.
Boa sorte para ambos.

WTA Fes-Marrocos Tier IV

Enorme salto o de Catarina Ferreira, dos $ 10.000 para um Tier IV mas aplaudimos a ousadia, que normalmente anda de mãos dadas com a sorte. O que não parece ser o caso de Catarina, dado que no sorteio do quadro de qualificação, lhe calhou a 1ª CS do torneio, a ucraniana Savchuk, actual nº 140 WTA.
Seria o maior feito da carreira de Catarina derrotar tal tenista, que demonstra, em 2007, um bom momento de forma, com alguns resultados importantes.

Circuito CIMA/FPT - V.R.Santo António

No jogo que faltava terminar, Frederico Gil e Leonardo Tavares decidirão uma das vagas na final deste torneio algarvio.
Em femininos as meias finais serão entre Ana Catarina Nogueira frente a Ana Claro e Maria João Koehler frente a Joana Pangaio.
Destaque para os 6/4 6/4 do jogo entre Nogui e Barbara Luz, num encontro de gerações que muito diz da valia da tenista de Coimbra, jogadora de sub-14.

ITF $ 10.000 Lleida ATP

Jornada duplamente infeliz para a dupla portuguesa neste Future espanhol, com as derrotas de Gastão Elias ( 1/6, 6/2 e 5/7) e de João Sousa ( 0/6 e 3/6 ), nos quartos de final da competição. Saliência para a estreia muito positiva de João Sousa, repescado da qualificação mas a mostrar que teremos que contar com este tenista radicado em Barcelona pra os próximos torneios profissionais.
Parabéns João Sousa.

11 de maio de 2007

Circuito CIMA/FPT - V.R.Santo António

Frederico Gil e Vasco Antunes são dois dos semifinalistas deste torneio dotado de 6000 Euros de prize money, depois de baterem os seus adversários por duplo 6/0.
Hugo Anão derrotou Nuno Marques por 6/3 e 6/4 e defronta Vasco Antunes, enquanto Gil aguarda pelo vencedor do jogo entre Leonardo Tavares e Tiago Godinho.
Em femininos, as principais candidatas venceram e aguardam-se jogos interessantes na 2ª ronda: Ana Catarina Nogueira face à jovem Barbara Luz, Maria João Koehler frente a Kátia Rodrigues, Charlotte Pires frente a Ana Claro e Joana Pangaio frente a Olga Serbyn.

PECS JUNIOR TENNIS CUP 1 ETA sub-14 G2

Decorre na Hungria até ao próximo Domingo (13 de Maio), o torneio “ETA Junior Tour U14 – Pecs”, prova de Categoria 2 que conta com a participação de Patrícia Martins nos quadros de singulares e pares femininos.
Ontem (Quinta-feira), Atleta do “AceTeam” venceu na 2.ª ronda do quadro principal a qualifier eslovaca Michaela Ostrozlikova por 6/2 e 7/5, isto após ter beneficiado de um “bye” na 1.ª ronda. Em pares com a jogadora eslovena, Nina Nagode, formam o par cabeça-de-série n.º 2. Na ronda de acesso aos quartos-de-final defrontam a dupla romena Enache / Ionescu.
in: FPTénis

31st Mamaia-Sen Junior ITF Tournament 2007 G3

Miguel Almeida apurou-se esta manhã para as meias finais deste torneio G3 romeno a contar para o ranking mundial de júniores, ao bater o belga De Greef por 6/3 e 2/0 com desistência deste último.
Amanhã jogará o acesso á final frente ao romeno Gavrila, jogador que acabou de completar 16 anos e que só neste torneio conseguiu as suas primeiras vitórias em quadros principais.
Mais logo jogará o acesso á final na variante de pares onde poderá encontrar de novo este tenista romeno.
Excelente prestação do jovem tenista luso que consegue aqui o seu melhor resultado pontual.

10 de maio de 2007

31st Mamaia-Sen Junior ITF Tournament 2007 G3

Na pequena cidade de Sibiu, na Roménia, disputa-se esta semana um G3 do circuito mundial de júniores, que conta com a presença de Miguel Almeida, que tem protagonizado uma ascensão espectacular desde Janeiro, tendo subido cerca de 1000 lugares.
Como 5º CS do torneio, Miguel Almeida defrontou na 1ª ronda o romeno Indre, estreante nestas andanças e o português despachou-o por um duplo 6/0.
Na 2ª ronda, caberá ao português defrontar o polaco Bieniek, nº 1027 do ranking, um jovem de 15 anos sem grandes resultados até ao momento.
Com esta vitória, Miguel arrecada mais 15 pontos liquidos e reforça a sua melhor posiçaõ de sempre alcançada esta semana, quando entrou no Top 400 mundial, onde é o 5º mais jovem.
UPDATE : Miguel Almeida venceu Bieniek por 6/3 e 6/1 e já está nos quartos de final, onde encontra o belga De Greef, nº 966 ITF Junior.
Ainda hoje jogou o seu primeiro encontro de pares, com Savulescu, defrontando a dupla Basilashivili/Olivo.Vitória por 3/6, 6/3 e 6/4. Na 2ª ronda , que dava acesso ás meias finais, defrontaram a dupla canadiana Mag/White e mais uma vitória por 6/4 e 6/2. O jogo de acesso á final será frente á dupla constituída por Mihal/Paval da Roménia.

ITF $ 10.000 Lleida ATP

Não querendo ficar mal na fotografia, João Sousa parece querer seguir as pegadas de Gastão e despachou o espanhol G.Olaso por 6/4 e 6/2, apurando-se brilhantemente para os quartos de final onde vai enfrentar um outro espanhol, 3º CS do torneio, Viloca-Puig.
Este é o actual nº 454 ATP e é um dos avozinhos do circuito, já com 34 anos. Em 1997 foi mesmo Top 50 e já fez mais de 600 jogos no circuito profissional.
O catalão, que deve andar nisto só mesmo pelo desporto, só faz os torneios em Espanha, correndo quase todos os Futures e alguns Challengers. Em 2007 já venceu um dos Futures, logo no inicio de Janeiro mas recentemente não tem apresentado resultados de maior.
Vai ser um bom teste entre barcelonistas mas, seja qual for o resultado, João Sousa conseguiu já um brilharete neste torneio e que pode perspectivar um bom Roland Garros, no final de Maio.

Circuito CIMA/FPT - V.R.Santo António

Final de mais uma jornada deste torneio algarvio a contar para o circuito profissional português de ténis.
Frederico Gil venceu Helder Araujo por 6/1 e 6/0 e defronta nos quartos de final José Ricardo Nunes, que bateu Pedro Cartaxo por 6/1 e 6/2.
Leonardo Tavares e Tiago Godinho também se encontrarão amanhã, depois de hoje terem vencido os seus jogos pelos mesmos parciais: 6/0 e 6/1.
Da parte de baixo do quadro, os jogos serão entre Nuno Marques e Hugo Anão e entre Vasco Antunes e Luis Claro.
Em femininos, a 1ª ronda acontecerá amanhã, pela manhã.

ITF $ 10.000 Edimburgh WTA

Magali De Lattre foi copiosamente derrotada na 2ª ronda deste torneio na Escócia, por uma holandesa de seu nome Schoofs, por 1/6 e 0/6.
A tenista da Holanda apresentou-se a este torneio vinda da qualificação e sem ter disputado qualquer outra competição em 2007.
Em 2006 chegou ao lugar 743 WTA, pertenceu ao restrito grupo das 15 melhores júniores do ano passado mas tal facto não justificará tamanha derrota por parte da portuguesa, que, recorde-se, era a 2ª CS do torneio.
Em pares, as coisas também não correram bem e depois de uma vitória por falta de comparência na 1ª ronda, derrota na 2ª ronda, pelos parciais de 1/6 e 5/7.

Circuito CIMA/FPT - V.R.Santo António

Começou hoje mais uma etapa do Circuito CIMA/FPT, o 22º Open Fundação da Cidade. Quadro de luxo, com a presença de Frederico Gil, Leonardo Tavares, Nuno Marques,Hugo Anão,Vasco Antunes, em masculinos e Ana Catarina Nogueira, Maria Guerreiro,Maria João Koehler,Katia Rodrigues entre as atletas femininas.
Estava prevista a presença de Gastão Elias mas o apuramento para a 3ª ronda em Lleida inviabilizou a sua presença.
Este torneio distribui prémios de 6000 Euros.
Na 1ª ronda masculina, vitórias fáceis de Frederico Gil,José Ricardo Nunes,Nuno Marques, Diogo Rocha e Vasco Antunes, entre outros.
Em femininos, alguns jogos interessantes na 1ª ronda, sendo que Ana Catarina Nogueira defronta Maria Guerreiro, Maria João Koehler enfrenta Rita Gouveia e Ana Claro contra Inês Santos.

ITF $ 10.000 Rabat WTA

Dupla derrota para Catarina Ferreira.
Em singulares, derrota em 3 sets, pelos parciais de 6/4, 1/6 e 3/6 e em pares por 2/6 e 3/6.
Dada a mais valia da adversária, poder-se-ia dizer que o torneio até correu bem e saude-se a vitória na 1ª ronda, que gostaríamos todos que tivesse continuidade.

Roland Garros 2007

Já estão disponíveis as listas de entrada para o grande torneio de terra batida de Roland Garros.
O cut , até ao momento está, acima da 89ª posição ATP, pelo que Frederico Gil se encontra ainda muito longe dos lugares da frente da qualificação.
Aqui, teremos 32 CS e Gil, é, neste momento o 41º, pelo que muito dificilmente atingirá esse estatuto. No entanto, até ao anúncio dos CS, a 21 de Maio, tudo pode acontecer.

$75,000 Jounieh 2007 WTA

Já se antevia um jogo dificil frente a uma espanhola em bom momento.
Neuza Silva foi eliminada do torneio libanês, perdendo na 2ª ronda por 5/7 e 3/6. Apesar do resultado negativo, Neuza soma 8 pontos para o seu pecúlio, mais do que ganharia se vencesse um torneio de $ 10.000.
Pensamos que tanto Neuza como o seu treinador já se aperceberam que para se subir no ranking ter-se-á que jogar menos e pontuar mais.
Tanto Neuza como Frederica vão agora disputar uma série de torneios de $ 25.000 nas Ilhas Canárias em Espanha, até ao final de Maio.

ITF $ 10.000 Kuwait ATP

Frederico Marques foi ao distante Kuweit jogar a fase de qualificação de um $ 10.000 e como 1º CS, ficou isento da 1ª ronda, sendo que na ronda de qualificação, venceu um jogador sem ranking da Macedónia, de seu nome Zelenkov por 6/3 e 6/2.
No sorteio do quadro principal, calhou a Frederico um tenista iraniano, Mohazebnia, nº 1377 ATP que perdeu com o português por 6/1 e 6/4.
Sem ter , mais uma vez, sorte no quadro, Frederico apanhou na 2ª ronda o 1º CS do torneio, o francês Tourte, que bateu o tenista luso por 0/6 e 2/6.
O francês é o actual nº 215 ATP.
Igualmente com um francês, Rochette, Marques foi eliminado na 1ª ronda da variante de pares, perdendo por 3/6 e 4/6.
Agradecemos ao nosso leitor Miguel pela lembrança do esquecimento que tivémos.

9 de maio de 2007

ITF $ 10.000 Lleida ATP

Gastão Elias perdeu na 2ª ronda deste torneio espanhol, frente ao 6º CS do torneio por 6/7 e 2/6, deixando com João Sousa a defesa da honra lusa.
UPDATE : E depois querem os espanhóis que esqueçamos o ditado: "De Espanha, nem bons ventos nem bons casamentos....".
Afinal Gastão Elias venceu o seu jogo da 2ª ronda por 7/6 e 6/2 ( apesar de a ITF ainda manter o resultado ao contrário) e vai jogar nos oitavos de final frente ao francês Jouan, actual nº 673 do ranking ATP ( o seu melhor) muito devido aos quartos de final alcançados na passada semana num outro Future espanhol.
João Sousa jogará amanhã, logo pela manhã o seu encontro da 2ª ronda.

ITF $ 10.000 Edimburgh WTA

Magali De Lattre regressou em força e marcou com uma vitória a estreia neste torneio escocês, onde é 2ª CS.
Frente a Hatch, dois parciais de 7/6 e 6/3 e consequente passagem à 2º ronda.

ITF $ 10.000 Cordoba WTA

Carla Caetano perdeu na 1ª ronda por 1/6 e 2/6 e foi eliminada prematuramente deste torneio argentino, depois de uma excelente fase de qualificação.
Esperamos que este regresso tenha continuidade e que o seu nome começe, de novo, a marcar algumas noticias por aqui.
Parabéns, Carla.

8 de maio de 2007

ITF $ 10.000 Lleida ATP

As surpresas podem ser boas ou más, mas neste caso são excelentes.
João Sousa, que tinha perdido no jogo final da qualificação, foi repescado para o quadro principal e em boa hora tal facto aconteceu, porque o português não se fez rogado com a benesse e bateu na 1ª ronda do quadro principal o espanhol Olaso De La Rica por 6/4 e 6/2.
Na 2ª ronda, Gastão vai jogar frente a M. Di Vuolo, italiano, 6º CS do torneio e actual nº 598 ATP. Sem grandes resultados no passado mais recente, parece-nos bem acessível a Gastão.
Já João Sousa jogará frente ao espanhol Olaso, nº 842 ATP que curiosamente derrotou o tenista que tinha batido Sousa na ronda de qualificação. Vai ser em jeito de tira-teimas, mas um ponto já ninguém tira ao ainda júnior português radicado em Barcelona.

$75,000 Jounieh 2007 WTA

Resultados esperados os das duas portuguesas presentes neste torneio no Líbano, organizado pelo ACP lá do sitio.
Frederica Piedade caiu, pelo 2º ano consecutivo neste torneio, às mãos da tunisina Sfar, perdendo por 4/6 e 1/6.
Neuza Silva mantem a sua veia ganhadora, batendo a russa Dranets, convidada do torneio, por esclarecedores 6/0 e 6/4.
Na 2ª ronda, Neuza vai defrontar a parceira em pares de Piedade, a espanhola Pous-Tio, CS nº4 e actual nº 128 WTA.
A espanhola esteve no Estoril Open e curiosamente perdeu duas vezes com a vencedora do torneio, Greta Arn.
Por falar em pares, Piedade e Pous-Tio perderam na 1ª ronda por 6/7 e 3/6.

Rankings: Semana 18 ITF Juniores

Em masculinos, o destaque vai para a entrada de Miguel Almeida no Top 400, sendo agora 399º, a sua melhor posição de sempre.
Gastão Elias é 36º, João Sousa 72º e Martim Trueva 253º.
Em femininos, Michelle Larcher subiu para a 67ª posição mas longe da possibilidade de acesso directo a Roland Garros. O destaque vai para Demi Rodrigues que consegue o seu melhor ranking de sempre, na 700ª posição. À sua frente ainda estão Maria João Koehler ( 549ª) e Maria Guerreiro ( 653ª).

ITF $ 10.000 Edimburgh WTA

Como 2ª CS, Magali De Lattre vai encontrar na 1ª ronda deste torneio escocês uma convidada da organização, a britânica R.Hatch, jogadora sem ranking e que no final de Março se cruzou com Catarina Ferreira num jgo de pares na Croácia, com vitória para a dupla onde pontificava a tenista lusa.
Em pares, Magali fará dupla com a australiana Mirkovic e defrontam na 1ª ronda a dupla Albers/Tomic.

ITF $ 10.000 Cordoba WTA

Carla Caetano carimbou a passagem ao quadro principal deste $ 10.000 argentino com uma vitória fácil sobre a 9ª CS, por duplo 6/2.
Na 1ª ronda do quadro principal, a portuguesa vai defrontar a argentina Zukerman, actual nº 945 WTA e que apenas começou a competir em 2007 na semana passada, em Buenos Aires, com uma derrota na 1ª ronda de um Future de $ 10.000.

Rankings : Semana 18

Frederico Gil caiu alguns lugares devido a não ter repetido os quartos de final do Estoril Open de 2006 mas foi, de facto, uma queda controlada e perfeitamente recuperável.
Gil é agora o 153º, numa queda de 11 lugares em relação à semana passada.
Quem também caiu, pelo mesmo motivo do Estoril Open foi Gastão Elias, que perdeu 85 posições para o 821º lugar.
Em femininos, Frederica caiu mais 5 lugares ( 289ª) enquanto Neuza subiu mais 2 ( 331º), mas a maior subida vai para Ana Catarina Nogueira que escalou 18 lugares.

7 de maio de 2007

ITF $ 10.000 Rabat WTA

Catarina Ferreira, CS nº7, iniciou da melhor maneira a sua participação neste torneio marroquino, derrotando a luxemburguesa L.Blau, vinda da qualificação, por 7/5 e 6/1, indo agora defrontar uma convidada do torneio, a marroquina El Allami, uma jovem júnior sem ranking profissional mas que ocupa a 55ª do ranking ITF Junior.
Curiosamente esta marroquina defrontará Catarina em pares, com a ajuda da germânica Bsoul, na 2ª ronda do torneio, onde são 3ª CS.

ITF $ 10.000 Lleida ATP

Gastão Elias não foi nada meigo na estreia como profissional do seu adversário na 1ª ronda do torneio de Lleida , em Espanha.
6/0 e 6/0 carimbaram a passagem de Elias à 2ª ronda .

Guru Cup - 24th International Tournament of Salsomaggiore,G2 ITF Junior

Michelle Larcher de Brito chegou até ás meias finais do torneio em pares, onde perdeu frente a Chernyakova/Boczova por 0/6 e 2/6.

ITF $ 10.000 Cordoba WTA

Inicio em grande da lusa Carla Caetano, marcando com uma vitória este seu regresso ás competições internacionais. Defrontando a argentina Lujan, vitória por 7/5 e 6/3, sendo que defrontará na 3ª ronda a 9ª CS deste torneio de qualificação, a brasileira Renata Dias,nº 1317 WTA, sem grandes resultados internacionais a reportar.

6 de maio de 2007

$75,000 Jounieh 2007 WTA

Sortes diferentes para as duas portuguesas presentes no sorteio do quadro principal neste torneio libanês de $ 75.000 de prize money.
Neuza Silva vai defrontar uma convidada da organização, a russa Dranets, nº 638 WTA que pensamos estar ao alcance de uma Neuza Silva muito motivada.
A Frederica Piedade calhou a tunisina Sfar, nº 174 WTA, que no Estoril Open perdeu na 1ª ronda de qualificação mas que recentemente em Biarritz, num $ 25.000, foi finalista.
Dado que Neuza abdicou dos pares, Piedade fará dupla com Pous-Tio e defrontarão a dupla Panova/Szatmari.

ITF $ 10.000 Cordoba WTA

A portuguesa Carla Caetano vai defrontar na 2ª ronda de qualificação a argentina J.Lujan, jogadora sem ranking e que na 1ª ronda consegui a sua 1ª vitória em 2007 em torneios profissionais.

ITF $ 10.000 Lleida ATP

João Sousa perdeu no jogo final da qualificação por 4/6 e 2/6 e não fará companhia a Gastão Elias no quadro principal deste torneio:
A Gastão calhou na 1ª ronda o espanhol Gracia Barcina, um convidado da organização, jogador que se estreia aqui em torneios profissionais.