Pesquisar neste blogue

1 de novembro de 2008

Mail de um pai preocupado

Dado ter recebido a autorização do seu emissor, deixo-vos aqui o e-mail que foi enviado para a FPT e para o Sr. Paulo Travassos.
Apesar das criticas, ameaças fisicas, tentativas de pressão verdadeiramente intragáveis, telefonemas, SMS e e-mails de toda a ordem, este blog manterá sempre a linha orientadora definida por mim.
Este não é, volto a escrever pela enésima vez, um espaço público e democrático, é um espaço virtual privado onde só se escreve aqui que entendo que deve ser escrito.
Este espaço não deve subserviência a qualquer organização, clube, federação, jogador, pai e/ou treinador e publicará aqui que entender, quando entender e da forma que entender.
Para quem achar o contrário, é apenas tempo perdido.
As regras do jogo são estas, para o bem e para o mal.
"Depois de ter a oportunidade de falar, com compreensão e abertura de espirito com o Exmo. Senhor Paulo Travassos, Director Técnico do Departamento de Tenis do Clube VII onde decorreu o 1º Torneio do 2º Circuito El Corte Inglês, venho por este meio informar que considero ter-me precipitado quanto a algumas criticas por mim tecidas, dado que estava extenuado e ainda de "cabeça quente". Na realidade apesar de haverem algumas questões que podem sempre ser melhoradas, agora, e com tranquilidade considero que o saldo do Torneio está a ser positivo.
Acrescento ainda que o facto de ter enviado Emails à FPT, ao Clube VII , ao Juiz Arbitro, e ainda (porque estava claramente zangado) ao Blog do Sr Rui Barata não foi decididamente uma ideia pensada e construida com maturidade, desvirtuando assim o meu principal objectivo que era de chamar a atenção para alguns pontos que podem ser corrigidos, e que, como sabemos, acontecem também noutros Torneios, dado que é um espaço com uma dinamica propria que envolve muita gente (Jogadores, Familias, Treinadores, os proprios Clubes, etc) e muitas emoções.
Posto isto, sumario dizendo que se esta situação se tivesse passado agora teria reagido, ou melhor agido de outro forma, sem levantar a confusão que temo ter levantado e que não tinha intenção de fazer.
A Final vai realizar-se no próximo Sábado às 14horas, os Jogadores (Pedro e Salvador) vão jogar com civismo com certeza e congratulamo-nos todos com isso.
Agradeço desde já a compreensão de todas as partes envolvidas,
Cumprimentos,
Duarte Nunes de Almeida"

Circuito FPT/CIMA - Golegã

Começou esta manhã, com o tradicional sol de S. Martinho, a XI edição do Open da Golegã, uma prova pontuável para o circuito FPT/CIMA, com um prize-money de 2.000 Euros.
João Godinho, do CETO, é o 1º CS da qualificação e jogava um jogo muito interessante com o Gonçalo Ferreira do CT Agueda.
Outro dos nomes importantes desta qualificação é o jovem Francisco Ramos, do CT Porto, que jogará mais logo com o 9ºCS, o João Pedro Valverde, do CT Jamor.
No quadro principal masculino, alguns jogos interessantes na 1ª ronda: Miguel Alves- Luis Ferreira; André Caiado-Tiago Correia; Francisco Dias- João Moura e Silva.
No quadro feminino, destaque para a presença de Barbara Luz, que defrontará na 1ª ronda Aline Pinheiro.
Todas as informações podem ser consultadas no website oficial do CT Golegã em http://www.clubetenisgolega.com.sapo.pt/ .

Open Benjamins - França, Sub-12

A campeã nacional Sub 12 venceu a final de consolação do torneio Open Benjamin em Gradignan, França.
Daniella Silva (Jim Stewart Tennis Academy) defrontou e derrotou a belga Anke Poncelet em dois sets: 6/0 e 6/1 naquele que, segundo o 'capitão' José Mário Silva, "pareceu um confronto entre David e Golias". A atleta lusa regressa assim a casa com um titulo muito merecido depois de não ter começado da melhor forma o mesmo torneio.
Já Eduardo Paulo (CT Estoril) que nas meias finais encontrou pela frente o italiano Mosciatti cedendo a eliminatória pelos parciais de 0/6 e 2/6, ficou assim arredado da possibilidade de disputar a final.
O torneio de Gradignan decorreu ao longo da semana e terá o seu término hoje, sábado, dia 1 de Novembro.
In: FPT

31 de outubro de 2008

Circuito FPT/CIMA - Golegã

Começa amanhã o torneio de qualificação para o XI Open da Golegá, penúltima prova do circuito FPT/CIMA.
Teremos , mais uma vez, a presença do Hugo Anão, 1º CS do torneio, bem como de José Ricardo Nunes e Diogo Rocha.
Nas meninas, o torneio é liderado por Charlotte Pires e Cátia Rodrigues.

Heiveld Indoor Junior Open - ITF G4

O júnior português Francisco Dias venceu ontem na vertente de pares, chegando assim aos quartos de final do torneio ITF G4 Junior, na Bélgica.
Francisco e o seu par, o suíço Luca Margaroli, apuraram-se para os quartos de final frente ao belga Julien Cagnina e ao holandês Moos Sporken. O marcador final ficou em dois sets a favor da dupla em que se insere o português: 6/3 e 6/4.
Depois desta vitória, Francisco Dias e Luca Margaroli terão hoje pela frente a dupla francesa de Sebastian Boltz e Tom Jomby.
In: FPT

ITF $ 10.000 Porto Alegre III, Brasil ATP

Gonçalo Falcão é o 8º CS da qualificação do 3º torneio de Porto Alegre.
Com um bye na 1ª ronda, aguarda adversário.

ITF $ 10.000 VilaFranca, Espanha ATP

João Sousa foi eliminado na 2ª ronda do torneio espanhol, pelos parciais de 0/6, 7/6 e 4/6, frente ao espanhol Cervates Huegun.

4ª Taça Sport Club Porto - Sub-10 e Sub-14

Nos dias 1 e 2 de Novembro, realiza-se no Complexo de Ténis do Sport Club do Porto, na Estrada da Circunvalação, junto ao Parque da Cidade do Porto, a 4ª Taça Sport Club do Porto, nos escalões de sub-10 e sub-14.
Com 20 inscritos na prova de Sub-10, espera-se um torneio muito animado, com o futuro do ténis nortenho, contando com vários jovens jogadores que no fim de semana passado estiveram presentes na Jornada Nacional do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos), no Estádio Nacional, o que só por si atesta a qualidade dos Benjamins presentes!
No escalão de Sub-14, Mário Pinto e Filipe Mendes ambos do Sport Club do Porto, são os primeiros cabeças de série, mas terão que provar o seu estatuto perante vários valores emergentes no ténis nortenho, desejosos por vencer encontros e ganhar assim mais pontos para a classificação nacional de sub-14!
Esta prova conta com os apoios da Sportzone e da Powerade que distribuirão brindes por todos os participantes!'

V Torneio CTSM - Açores - Sub-14 Nível C

Martim Sousa e Sara Magalhães foram os grandes vencedores de mais um Torneio organizado pelo Clube de Ténis de São Miguel, destinado à categoria de sub-14 e pontuável para a classificação nacional da modalidade.
Na vertente masculina foi sem grande surpresa que Martim Sousa chegou ao título depois de derrotar , no jogo decisivo, Rodrigo Simões, a grande revelação da prova ao afastar Manuel Riley e Miguel Botelho, segundo e terceiro cabeças-de-série. Não obstante o percurso sem mácula de Simões, a final foi de sentido único, e, pelos parciais de 6/1;6/0, Sousa voltou a ditar leis e a provar que é um dos principais activos do maior Clube dos Açores.
Na variante de pares, e como vem sendo hábito, o Campeão de singulares, Martim Sousa, alcançou a dobradinha. Fazendo dupla com Miguel Botelho, derrotou na final o par formado por Manuel Riley e André Gonçalves por 6/7;6/1;6/1.
Nos femininos, Sara Magalhães voltou a ser a mais forte que as suas principais opositoras e, pelos parciais de 6/3;6/2, derrotou, na final, Beatriz Garcia, a competir num escalão superior ao seu.

Challenger de Cali $ 125.000 ATP

Frederico Gil perdeu esta madrugada o seu encontro da 2ª ronda do torneio de Cali, frente ao argentino Diego Junqueira, 4º CS, pelos parciais de 6/7 e 3/6.

30 de outubro de 2008

Open Benjamins - França, Sub-12

O dia de ontem revelou-se uma jornada verdadeiramente vitoriosa para a representação portuguesa em França.
O campeão nacional Sub 12, José Maria Moya (GC Portugal), jogou frente ao catalão Alberto Nieto Serrano. Depois de ceder o primeiro set por 1/6 a favor de Serrano, o atleta português “arrancou uma recuperação cinco estrelas,” segundo o ‘capitão’ José Mário Silva. Na segunda partida, Moya “manteve sempre a bola mais profunda, não dando tantos pontos ao adversário”, o que lhe valeu uma vitória “na raça” por 7/5. O terceiro set, foi também muito disputado. O português começou mal, 0/3, mas “depressa acalmou e virou o resultado para 7/4”.
Eduardo Paulo (CT Estoril) defrontou o egípcio Ismail Hamavy e demonstrou toda a sua superioridade numa vitória incontestável, tal como os parciais indicam: 6/0 e 6/0.
Nos femininos, a campeã nacional Sub 12, Daniella Silva (Vilamouraténis), derrotou a suíça Chiara Grimm por 6/3; 4/6; (7/2). Daniella volta hoje a jogar frente à francesa Margot Sturchler.
Matilde Fernandes (AA Coimbra), depois de ter levado de vencida a sueca Arezo Ghannadan por 7/5 e 6/3 num encontro em que demonstrou bastante potencial, “batendo muito bem”, acentuou José Mario Silva, acabou por não conseguir ultrapassar a francesa Jade Authouart em dois sets: 6/4 e 6/3 naquele que foi um “jogo bastante equilibrado. O ‘capitão’ José Mario acentuou mesmo que pequena atleta lusa “está no bom caminho”.
Hoje ainda, tanto José Maria Moya, como Eduardo Paulo voltam à competição defrontando os franceses Damian Bayard e La Fleche, respectivamente.
O torneio de Gradignan continuará ao longo da semana e terá o seu término no próximo sábado, dia 1 de Novembro.
In: FPT

Heiveld Indoor Junior Open - ITF G4

O júnior português Francisco Dias foi ontem afastado da possibilidade de passar à fase seguinte do torneio ITF G4 Junior, na Bélgica.
Depois de eliminar o austríaco Samuel Hepp na ronda inaugural, cedeu na segunda, frente ao britânico Tom Farquharson com os parciais de 6/1 e 6/2.
Na vertente de pares, Francisco Dias tendo como par o suíço Luca Margaroli, venceram a dupla sueca constituida por Gustav Kallen e Victor Theorin pelos parciais de 6/2 e 6/1, carimbando a passagem à fase seguinte disputada hoje.
In: FPT

Challenger de Cali $ 125.000 ATP

Frederico Gil venceu o espanhol Ruben Ramirez Hidalgo na primeiro ronda do Bancolombia Open, em Cali, challenger que distribui 125.000 dólares em prémios. monetários.
O tenista português superiorizou-se por 1-6, 6-4 e 6-2 ao actual 112.º do Mundo, que foi 50.º em 2006.
Na próxima eliminatória, Gil enfrenta o argentino Diego Junqueira, que afastou o chileno Guillermo Hormazabal por 7-6(3) e 6-3.

29 de outubro de 2008

Heiveld Indoor Junior Open - ITF G4

O júnior Francisco Dias entrou a vencer na primeira ronda do quadro principal do torneio ITF G4 Junior, na Bélgica.
Ao defrontar o austríaco Samuel Hepp derrotou-o em dois sets pelos parciais de 6/2 e 7/5.
O tenista português espera agora pelo resultado do embate entre o britânico Tom Farquharson e o russo Ivan Vereschaga.
Na vertente de pares, Francisco terá como parceiro o suíço Luca Margaroli.
In: FPT

27 de outubro de 2008

Torneio Outono I Carcavelos, sub-14 e sub-16, Nivel C

Resultados das finais
Masculinos
Sub 14
Tiago Eusébio v Manuel Leite 26 62 76
Sub 16
Tomás Vale vs Gonçalo F Dias 36 75 75
Femininos
Sub 14
Joana Nunes (Sistema todos contra todos)
Sub 16
Caty dos Santos vs Barbara Ribeiro 63 62
Pares Masculinos
D Gutkin/F Mendonça vs J Silva/D Sousa 61 62

Rankings

Ranking ATP
109 (110) Frederico Gil (Portugal), 446
165 (168) Rui Machado (Portugal), 261
508 (491) Gastão Elias (Portugal), 53
602 (608) João Sousa (Portugal), 39
637 (640) Leonardo Tavares (Portugal), 34
1114 (1118) Pedro Sousa (Portugal), 6
1322 (1319) Gonçalo Falcão (Portugal), 3
1470 (1480) Miguel Almeida (Portugal), 2
1550 (1559) Frederico Marques (Portugal), 2
1956 (1951) José-Ricardo Nunes (Portugal), 1
Ranking WTA
123 (120) Michelle Brito (Portugal), 270
160 (160) Neuza Silva (Portugal), 196
203 (211) Frederica Piedade (Portugal), 144
574 (578) Magali de Lattre (Portugal), 26
591 (573) Catarina Ferreira (Portugal), 24
811 (800) Maria João Koheler (Portugal), 11
844 (867) Ana Catarina Nogueira (Portugal), 10
998 (1041) Joana Pangaio (Portugal), 5
1059 (1044) Demi-Manuella Barão-Rodrigues (Portugal), 4

Open Benjamins - França, Sub-12

Num dos mais importantes torneios de sub-12 que se realizam no Velho Continente, estão presentes 4 tenistas lusos em honrosa participação portuguesa.
Em masculinos, José Maria Moya, campeão nacional perdeu na 1ª ronda frente ao francês Clement Filho, pelos parciais de 3/6 e 2/6.
Eduardo Paulo jogará amanhã frente a Ondo Obiang, de França.
Nas meninas, Matilde Fernandes perdeu por 6/7 e 3/6 com a francesa Ambre Frontiere e Daniella Silva também perdeu, por 2/6 e 5/7, frente a Lutece Ferne.

Challenger de Cali $ 125.000 ATP

Rui Machado perdeu na 1ª ronda de qualificação, perdendo frente a Juan Flores, pelos parciais de 6/2, 2/6 e 4/6.
Frederico Gil jogará no quadro principal frente ao espanhol Ramirez Hidalgo.

Challenger de Louisville $ 50.000 ATP

Gastão Elias (508.º ATP) viu-se afastado da possibilidade de chegar ao quadro principal do torneio Ford Tennis Championships, em Louisville, nos EUA.
O luso conseguiu vencer a primeira ronda do qualifying em três sets: 7/5; 3/6 e 6/2, frente ao norte-americano Marc Spicijaric, que chegou ao torneio com um wild card. Na segunda ronda, o português defrontou o sueco Michael Ryderstedt (353.º ATP), tendo sido eliminado também em três partidas: 4/6; 6/3 e 1/6.
Com esta eliminação, o português não conseguiu carimbar a entrada no quadro principal do torneio da categoria Challenger Series, em Louisville, pontuável para o ranking ATP, com prémios monetários no valor de 50 mil dólares.
In: FPT

Challenger Bell, $ 175.000 WTA Tier III

Michelle Larcher de Brito foi eliminada na 1ª ronda de qualificação por duplo 2/6.

ITF $ 10.000 Porto Alegre II, Brasil ATP

Como se esperava, Gonçalo Falcão não teve a sorte do seu lado no sorteio e não conseguiu ultrapassar um tenista bem mais forte na 1ª ronda de qualificação, perdendo por 0/6 e 3/6.

ITF $ 10.000 VilaFranca, Espanha ATP

Frederico Marques perdeu na 2ª ronda de qualificação, pelos parciais de 0/6 e 3/6.
Já João Sousa, no quadro principal, ultrapassou a 1ª ronda, vencendo o croata Sancic pelos parciais de 6/2, 5/7 e 6/2.

Mail de um pai preocupado

Recebemos de um pai de um jovem tenista o seguinte mail, que divulgamos na íntegra, na expectativa que possamos receber algumas explicações dos factos por este nosso leitor descritas:
"Ainda não tive o prazer de o conhecer mas desde já agradeço o que tem feito em prol da modalidade. Sigo o seu Blog com muito interesse. Notável. Não encontro outra expressão.

A razão pela qual escrevo estas linhas , e desde já tem a minha autorização para as publicar caso considere de interesse, é com objectivo de ser esclarecido enquanto Pai que tem conhecimento de outros Pais e Treinadores e mais importante jogadores que gostariam igualmente de ser elucidados. Os acontecimentos que passo a descrever referem-se ao Torneio de sub12 da Prova Masculina do Torneio indicado abaixo.

Está a decorrer ou decorreu, confesso que não sei qual o tempo verbal que devo utilizar, o 1º Torneio do 2º circuito "El Corte Inglês" no Clube VII em Lisboa.
O Torneio começou ontem sábado dia 25 e realizaram~se, grosso modo 2 jogos para cada jogador na fase de grupos. Isto significa que se o Torneio tivese acabado hoje ( Domingo ), os dois jogadores que fossem à Final teriam de fazer 5 Jogos...desde logo surgiram diversos comentários acerca desta questão.
"Mas porque é que não se adianta já a primeira ronda do Quadro Principal (QP32) comentavam muitos Pais e Treinadores e jogadores...?
Esta digo eu, foi a 1ª surpresa.
A 2ª foi o facto de aquando do sorteio para o QP todos estarem à espera de ver os 4 Cabeças de série encontrarem-se nas Meias Finais. Na parte de Baixo do Quadro isso acontecia (entre o 2º e o 4º), em cima o 1º e o 3º encontravam-se na 2ª ronda (Oitavos) e não na 4ª ronda (Meia Final)?!?!?
Quando vários Pais se insurgiram, ordeira e educadamente, o Jovem Juiz Arbitro refere que deviamos fazer queixa para a FPT porque ele sabia que "isso" estava Mal mas era o programa que a FPT lhe dera... Não fosse o civismo dos presentes penso que a risada teria sido geral, e ainda acrescenta que como no comité de arbitragem não havia quorum, o melhor era falar com o Arbitro Jorge Cardoso (por quem eu pessoalmente nutro muita estima).
As perguntas seguintes eram obvias: " se sabe que está a fazer isto mal porque não faz manualmente e não incorre assim num erro dum programa de software? de que serve então os miudos terem rankings e haverem cabeças de série? assim sendo preferia ter ficado em segundo lugar do grupo, etc, etc etc.
Já se dizia que o Informático que tinha feito esta folha de calculo (o referido software) se recusava a dar os códigos para que aquilo pudesse ser corrigido?!?!?!
E assim acabou Sabado...

No Domingo os 4 jogadores que atingiram as meias finais tinham já 3 jogos nas pernas iam portanto fazer o 4º jogo.
Confesso que questionei se o meu filho deveria fazer o jogo ou não ao que me respondeu que se sentia preparado. Pensei comigo que caso o resultado lhe permitisse, não faria decididamente a Final (quer quisesse ou não, estas são as vantagens de ter um Pai que percebe de Ténis, que já competiu, que tem a carteira de Treinador, e que acima de tudo o que referi antes, gosta do seu filho e tem noção dos seus limites).
Enquanto as Meias Finais se desenrolavam, a ideia de todos os Familiares dos semi finalistas era unanime. Quem fosse à Final combinaria com o Parceiro, Clube e Juiz Arbitro data para a final porque era impensavel fazer o 5º jogo naquele dia. Quando a meia final do meu filho acaba sendo este apurado para a Final, o Juiz Arbitro começa a dizer-me que seria melhor acabar tudo hoje ao que respondo; dado que os outros dois jogadores: um é de Lisboa e o outro treina com o meu filho na Parede, quer ganhe um ou outro as Familias já se mostraram disponiveis para durante a semana vir aqui ao Clube ao fim da Tarde fazer a final.
Já recuperados e sem "4 jogos nas pernas". Disse que isso não era possivel porque ninguem lhe pagava para vir aquele clube durante a semana (inacreditavel!?!). Disse-lhe então que isso era algo com que não tinhamos a ver e que seria melhor fazer assim uma vez que depois poder-se-ia entrar em conflito com outros Torneios do próximo fim de semana, ao que me respondeu (erradamente) que o Torneio dele tinha prioridade sobre os outros que surgissem depois. Expliquei-lhe então que assim não era, uma vez que o dele saia do calendário (embora tivesse 7 dias para o terminar) e que os outros entravam no Calendario e por isso teriam preferencia. Eis quando senão, o Jovem Juiz e o Director da PRova, foi assim pelo menos que se intitulou, eu pensava que era o Treinador Paulo Travassos, que compreensivelmente não estava presente porque tinha compromissos no estrangeiro (não estou a ser ironico), ambos dizem `a laia de negociata e se se acabasse o Torneio hoje? manda-se para a federação os nomes dos dois finalistas e dividem-se os pontos?
Insurgi-me contra essa medida e disse até que para além de não saber que isso era possivel (acompanho oTorneios há já alguns anos e nunca tinha visto tal coisa). Ao que me responderam ambos (Jovem Juiz e Jovem Director da Prova) "mas eu já".
Disse ainda o jovem Juiz que se não queriam dividir os pontos mais valia jogarem a Final e alegava que não estava apenas um cansado mas ambos. Insurgi-me novamente e referi que considerava este tipo de atitude ("bora lá despachar esta m...a, que eu quero é ganhar o meu e ir jantar") altamente anti pedagógica. Então ou negociamos isto e não há vencedor ou então tem que se esfalfar todos!?! e o risco de sofrer uma lesão, ter problema causado por excesso de esforço (cardiaco ou de outra natureza...).
MAS ESTÀ TUDO DOIDO OU QUÊ?
Andamos a organizar torneios para fazermos isto a despachar que eu tenho de ir jantar? dividimos os pontos entre os dois ultimos como se tivessemos espoliado alguém e quando os outros partem na calada da noite dividimos o que resta? recorremos a folhas de texto que não tem em consideração quem ganha grupos, e os rankings que resultam dos ultimos 6 meses de competição?


Finalmente abandonámos o Clube sem sabermos se vai haver final ou não, nem quando será. Espero que para bem de todos envolvidos, a Final tenha lugar, e não caiamos em facilitismos. Quero acreditar que nenhuma das pessoas envolvidas nesta historia "felliniana" seja ou esteja mal intencionada, mas apesar de estarmos numa competição que é amadora deveremos tentar, todos nós sermos, sérios e profissionais.

Vou enviar cópia desta mensagem para:

- FPT
- Juiz Arbitro Jorge Cardoso (que muito prezo)
- Juiz Arbitro Luis Flores Marques (que muito prezo)
- Juiz Arbitro D. Flores Marques (Juiz Arbitro da Prova em questão)
- Clube VII na pessoa do seu Director Técnico; o Treinador Paulo Travassos (que não conheço pessoalmente mas de quem tenho as melhores referencias)
- Treinador Tiago Bartolo (que se auto nomeou Director da Prova)
Com os melhores cumprimentos,
Duarte Nunes de Almeida "
Está o blog, obviamente, aberto a que os intervenientes citados possam, de igual forma, dar a sua opinião sobre este problema.