Pesquisar neste blogue

18 de maio de 2007

Entrar num pé e sair noutro !!!

Sem internet, tive que roubar 5 minutos num portátil de um " nuestro hermano" só para dar uma espreitadela nos jogos da Michelle e da Patricia e saber como reagiria o Miguel Almeida frente ao Carlos Boluda no Masters privado do Clavet para os putos.
E não é que só tive boas noticias que motivaram um " Boa " que o espanhol pensou que estaria a ver as cotações das acções da Endesa ou da Ferrovial.
Michelle nas meias- finais, Patricia nos quartos em singulares e pares e Miguel Almeida verdadeiramente espantoso para bater o imbativel Boluda ( 2ª derrota de sempre e a primeira vez que o espanhol perde em Espanha ).
Enfim uma mão cheia de boas noticias ( o Leo também venceu) que me fazem estar descansado até 2ª feira.
Até lá, que tenham todos um bom fim de semana.
PS: Agradeço os desejos de alguns amigos para estas merecidas e descansadas férias. Bem Hajam

16 de maio de 2007

Blog vai de férias mas volta 2ª feira....



Até lá, espero que a Michelle acabe de vez com a malapata da terra batida e que a Patricia Martins limpe o torneio da Roménia.

Inté....

Galeja Open 2007 ETA sub-14 Cat.2

Na competição Sub-14 de singulares masculinos, Pedro Ferraz (Ace Team) venceu na 1.ª ronda, Sandro Duric, atleta da Bósnia-Herzegovina, por 6/1 e 6/1. Na 2.ª ronda, Ferraz (295.º ETA U14) voltou a triunfar desta feita frente ao cabeça-de-série n.º 13, o búlgaro Dimitar Petrov, por 6/2 e 6/3, indo agora defrontar na ronda seguinte o 3.º cabeça-de-série, o belga Jolis Deloore (26.º ETA U14),
José Tinoco (228.º ETA U14) também venceu o seu encontro da 1ª ronda, frente ao esloveno Samo Zavrl (273.º ETA U14) por 6/3, 3/6 e 6/2. Na 2.ª ronda, Tinoco foi afastado por 0/6 e 1/6 pelo austríaco Michael Eibl (477.º ETA U14), atleta que na ronda inaugural tinha batido o cabeça-de-série n.º 1 do torneio, o britânico Michael Watkins.
Nos Sub-14 femininos, Patricia Martins (Ace Team) venceu os seus encontros. Na 1.ª ronda, perante a eslovena Neja Sotosek, por claros 6/1 e 6/1, e depois frente à canadiana Michelle Dandik, com quem perdeu em Miami em Dezembro de 2006 nas meias-finais da Prince Cup. Amanhã (17 de Maio), Patrícia (68.º ETA U14) defronta a belga Laura Bernard (cabeça-de-série n.º 11, 90.ª ETA).
A sua colega de equipa Sofia Araújo não foi feliz no seu primeiro encontro a contar para a 1ª ronda, cedendo frente à sérvia Katarina Pavlovic, por 5/7 e 2/6.
In: FPTenis

Galeja Open 2007 ETA sub-16

Um desafortunado sorteio colocou o português Francisco Silva em rota de colisão com o CS nº 1 do torneio, o polaco Chylinski, atleta da Yonex Team e nº 8 da Europa, na 1ª ronda deste torneio romeno.
Apesar da diferença de " andamento ", o treino do Francisco com a Michelle obrigou o polaco a puxar dos galões, com uma derrota do português por 5/7 e 6/7 ( 4 ).
Segundo informação que gentilmente nos foi dada pelo Miguel ( obrigado, amigo ), o atleta nacional foi elogiado pela sua actuação pelos responsáveis da Yonex na Europa.

29th International Junior Tournament "Citta' Di Santa Croce" 2007 G1 ITF Junior

Espectacular vitória de Michelle Larcher de Brito frente a Vaideanu por 7/5 e 6/0 ( !!! ) e consequente apuramento para os quartos de final deste torneio onde, como tinhamos previsto, vai encontrar a CS nº 1 do torneio, a russa Ksenia Pervak.
Esta tenista que, tal como Michelle o é para o ténis nacional, é uma das maiores esperanças do ténis russo ( muitos a consideram uma das sucessoras possíveis de Sharapova ), fará 16 anos no próximo dia 27, ocupa a 9ª posição no ranking ITF Junior apesar de este ser o seu 1º torneio júnior de 2007.
Tem tentado a sua sorte em torneios do circuito profissional, sem grandes resultados exceptuando uns quartos de final de um $25.000 em Moscovo. Esteve em Portugal em dois futures e em ambos perdeu com Linetskaya, sendo que em Montechoro chegou aos quartos de final. Está fora do Top 700 WTA.
Apesar de ser uma extraodinária jogadora, parece-nos a nós que Michelle está a melhor de jogo para jogo e, em caso de vitória, não seria nenhum escândalo.

ITF $ 10.000 Kuwait 2 ATP

Como se esperava ( apesar de uma ligeira esperança que tinhamos, confessamos...), Frederico Marques perdeu frente ao dinamarquês Nielsen por 2/6 e 1/6 e despede-se do torneio asiático com mais um pontinho, o que, para o tenista luso, é o mais importante.

ITF $ 10.000 Bulgaria ATP

Gonçalo Nicau não fez o sign-in para jogar e deu o lugar ao búlgaro Mladenov que, como LL, não desaproveitou a oferta do português e venceu Kanev em dois sets.
Leonardo Tavares cometeu a proeza de vencer o 6º CS do torneio, o belga Authom por 4/6, 6/4 e 6/3, indo defrontar na 2ª ronda o sérvio Zekic, nº 981 ATP, jogador que esteve em Portugal nos dois últimos Futures sem nunca ter passado da fase de qualificação.
Adivinha-se pois, uma vitória de Leonardo Tavares ( isto é que é confiança no homem.... ).

17eme PASSAGESPOIRS ETA sub-12

Eliminação dos dois portugueses presentes no quadro masculino, com Frederico Silva a perder no 2º jogo, depois de vencer Laurent por 6/1 e 6/3, perdendo frente a Hamou, igualmente francês, por 3/6 e 6/7 e Gonçalo Loureiro que perdeu igualmente na 2ª ronda frente a Lakat por 6/7, 6/2 e 1/6.

29th International Junior Tournament "Citta' Di Santa Croce" 2007 G1 ITF Junior

Com referimos aqui ontem, Michelle Larcher de Brito venceu o seu jogo da 2ª ronda por 7/6 e 6/3, frente à italiana Remondina, jogadora que pouco ou nada joga em torneios júniores ( dai o seu lugar fora do Top 500 e o WC atribuído pela organização) mas que em séniores é nº 514, com bons torneios de $ 10.000 ( ainda recentemente esteve numa meia final em Foggia) e que é considerada uma das esperanças do ténis transalpino, e tanto assim é que na semana passada foi convidada da organização do torneio de $ 100.000 de Roma, onde perdeu na 2ª ronda de qualificação.
Na próxima ronda, Michelle defronta outra italiana, Vaideanu, de 16 anos, nº 116 ITF Júnior e 631 WTA. A transalpina também esteve em Roma, onde perdeu na 3ª ronda de qualificação, derrotando pelo caminho, por exemplo, a francesa Vedy, adversária de Piedade nas Ilhas Canárias.
Curiosamente Michelle defrontará Vaideanu na 1ª ronda de pares, sendo que Michelle terá como parceira a israelita Aliev.

15 de maio de 2007

17eme PASSAGESPOIRS ETA sub-12

No lado feminino, já não temos portugueses em jogo.
Rita Correia ainda deu um ar da sua graça, limpado uma francesa vinda da qualificação por duplo 6/1 mas depois não conseguiu ultrapassar a holandesa De Vroome , perdendo por 1/6 e 0/6.
Adriana Silva perdeu logo na 1ª ronda por 4/6, 6/4 e 4/6 mas ainda assim boa réplica para a idade destes miúdos.
Em masculinos foi dia de descanso e só amanhã Gonçalo Loureiro e Frederico Silva disputarão os seus jogos.

ITF $ 10.000 Bulgaria ATP

Gonçalo Nicau, na sua função jogador-treinador-fisioterapeuta e Leonardo Tavares estão presentes no Future que a partir de hoje se desenrola na Bulgária.
Nicau é o 4º CS e defronta na 1ª ronda o bulgaro Kanev, nº 807 ATP e que tem tido um ano de 2007 muito fraquinho, com apenas duas vitórias.
Leo joga frente ao 6º CS, o belga Authom, nº 680 ATP e que se encontra bem animado com a sua primeira vitória num Future, exactamente na passada semana , igualmente na Bulgária.

ITF $ 15.000 Kuwait 2 ATP

Frederico Marques parece ter renascido por terras do petróleo e tem-nos presenteado com alguns resultados, i.e., vitórias, que durante algum tempo não apareceram.
Na 1ª ronda e frente a um jogador checo, vitória por 6/2 e 6/3 e consequente passagem à 2ª ronda onde vai enfrentar o dinamarquês Nielsen, 4º CS do torneio e nº 323 ATP. Um jogo muito dificil para Frederico mas já que nos tem surpreendido com estes bons resultados pode ser que uma surpresa maior aí venha.

ATP $ 50.000 Zagreb

Frederico Gil perdeu, sem surpresas, frente a Hanescu, por 1/6 e 4/6, na 1ª ronda do torneio de Zagreb, dotado de $ 50.000 de prize money.

ITF $ 25.000 Gran Canaria WTA

Depois da derrota de ontem e com o descrédito a que Frederica Piedade tem sido votada, poucos esperariam numa vitória da nº1 nacional de todos os tempos ( é bom não esquecer este tipo de coisas...), no seu jogo de estreia neste torneio das Ilhas Canárias. Ora bem, com os parciais de 4/6, 6/3 e 6/2, Piedade passa para a 2ª ronda onde vai defrontar a francesa Vedy, nº 432 WTA, jogadora perfeitamente acessível para Piedade, se mostrar a garra que a terá levado a sair de uma situação de 0/1 para vencer o encontro.

29th International Junior Tournament "Citta' Di Santa Croce" 2007 G1 ITF Junior

Michelle Larcher de Brito começou da melhor maneira a sua presença neste torneio de G1 júnior, vencendo a italiana Remondina na 2ª ronda por 7/6 e 6/3.
Espera agora pelo confronto entre Vaideanu da Itália e Gordo da Argentina, que é a 5ª CS do torneio.

ITF $ 10.000 Cordoba 2 WTA

Carla Caetano perdeu na última ronda de qualificação frente à chilena Roux por 4/6 e 3/6 e não terá acesso ao quadro principal do torneio.
No entanto é de considerar interessante este regresso de Carla à competição e vamos esperar pelos próximos resultados da atleta para auferir do seu momento de forma.

14 de maio de 2007

17eme PASSAGESPOIRS ETA sub-12

Decorre a 17.ª edição do Torneio Internacional “Passagespoirs” para jovens jogadores do escalão Sub-12. A prova gaulesa realiza-se nos courts de terra batida do "A.S. Passage Tennis" até ao próximo dia 19 de Maio. Estão presentes Gonçalo Loureiro, Frederico Silva, Adriana Silva e Rita Correia.
Gonçalo Loureiro venceu na 1ª ronda um qualifier, N'Guyen, por 6/1, 4/6 e 6/3, indo agora defrontar Florian Lakat. Frederico Silva defronta na 2ª ronda o francês Laurent, depois de um bye na 1ª ronda.
Em femininos, Adriana Silva defronta a francesa Suvrijn e Rita Correia uma qualifier francesa, de seu nome Lesage.
Os nossos tenistas fazem parte da selecção nacional do seu escalão e ocupam uma parte importante do PNDT da Federação Portuguesa de Ténis.

29th International Junior Tournament "Citta' Di Santa Croce" 2007 G1 ITF Junior

Michelle Larcher de Brito já conhece o quadro principal deste G1 italiano, que antecede os GA de Bonfiglio e de Roland Garros.
É a 11ª CS e tal facto deu-lhe um Bye na 1ª ronda, esperando pelo confronto entre a brasileira Herzog e a italiana Remondina para saber quem irá defrontar na 2ª ronda. Michelle caiu na 1ª parte do quadro e poderá, por isso, encontar a CS nº 1 do torneio, a russa Pervak, nº 9 mundial, nos quartos de final.

Um mau dia para o ténis português !!!

Os resultados foram desoladores nesta 2ª feira que optámos por colocá-los todos num único post....
Em Itália, num $ 10.000 femininos, Magali De Lattre foi derrotada na 1ª ronda pela italiana Zanchetta por 1/6 e 1/6.
Em Espanha, Neuza Silva perdeu na 1ª ronda de um $ 25.000 frente a Duque-Marino por 6/7 e 3/6.
Em Balaguer, Espanha, num Future masculino, dupla derrota de Gastão Elias e João Sousa, ambas na 1ª ronda. Gastão perdeu por 1/6 e 4/6 e o João por 2/6 e 4/6.
Uma boa noticia foi a passagem de Carla Caetano para a última ronda de qualificação para o quadro principal de um torneio na Argentina, em Cordoba, depois de ter despachado a sua adversária no jogo da 2ª ronda de qualificação por duplo 6/0.
O jogo de apuramento será frente à 6ª CS , a chilena Roux, de 18 anos, que na passada semana chegou aos quartos de final do 1º torneio em Cordoba. Um bom teste para Carla Caetano.

PECS JUNIOR TENNIS CUP 1 ETA sub-14 G2

Terminou no passado Domingo (13 de Maio), na Hungria, o torneio “ETA Junior Tour U14 – Pecs”, prova de Categoria 2 que contou com a participação de Patrícia Martins nos quadros de singulares e pares femininos, tendo a Atleta lusa alcançado os quartos-de-final em ambas as variantes.
Nos singulares, após ter derrotado a austríaca Konig na 3.ª ronda, por duplo 6/4, a jovem jogadora do “AceTeam” foi afastada da meia-final ao ceder frente à 2.ª cabeça-de-série, a húngara Miko, pelos parciais de 1/6 e 2/6.
Em pares, fazendo parceria com a eslovena Nina Nagode, Patrícia Martins concluiu a sua participação ao atingir também os quartos-de-final da competição.
Patrícia Martins segue esta semana para Maribor, na Eslovénia, para disputar uma prova de Sub-14 (Grupo 2), o "Galeja Open 2007", de 15 a 20 de Maio, tendo a companhia dos seus colegas de clube, Pedro Ferraz e Sofia Araújo e do Atleta do CT Jamor, Francisco Dias, que participará na competição de Sub-16.
In : FPT

Rankings : Semana 19

No ranking ATP, Frederico Gil manteve o 153º lugar ( a vitória no Algarve ainda não marca pontos aqui...) , seguido de Gonçalo Nicau e Gastão Elias.
Na WTA, o ranking nacional continua ( até quando...) a ser comandado por Frederica Piedade, que caiu 16 posições, aterrando já fora do Top 300 e tendo Neuza Silva a apenas 16 lugares, ela que subiu para a 321ª posição.
Em juniores masculinos, Gastão Elias mantem o 1º lugar luso, na 36ª posição, seguido de João Sousa na 73ª, ambos envolvidos em Futures espanhóis que servem de preparação para o torneio júnior de Roland Garros. Mas o destaque vai inteirinho para Miguel Almeida, que salta para a 3ª posição nacional, ocupando o lugar 233. Ultrapassou Martim Trueva ( 254) e Miguel Alves ( 328).
Em femininos, tudo na mesma, com Michelle destacda na 69ª posição, seguida de Maria João Koehler, Maria Guerreiro e Demi Rodrigues.

ATP $ 50.000 Zagreb

Calhou a Frederico Gil um dos qualificados mais perigosos que estava no torneio, o romeno Hanescu, actual nº 473 ATP mas que no inicio de 2006 estava bem dentro do Top 50.
Um interregno devido a lesão fez o romeno cair muitos lugares, que agora tenta recuperar e tem-no feito com alguns resultados interessantes, como foi a presença nas meias finais do Challenger de Roma, onde só perdeu para Ascione. Vida nada fácil para o português em Zagreb.

13 de maio de 2007

ITF $ 15.000 Kuwait 2 ATP

Dando sequência ao bom torneio da passada semana, Frederico Marques venceu a ronda final de qualificação frente a Hartfield por 6/2 e 6/0 e apurou-se para o quadro principal.
Neste, na 1ª ronda, vai defrontar o checo Krkoska, nº 1377, que curiosamente consegue vencer muitos jogos de qualificação mas raramente passa da 1ª ronda dos torneios.

ITF $ 10.000 Balaguer ATP

Gastão Elias e João Sousa são os nossos dois representantes neste Future espanhol.
Gastão vai defrontar na 1ª ronda o espanhol Clar-Rosselo, nº 794 ATP e que no inicio do mês venceu um dos futures espanhóis sem ter cedido qualquer set, com a particularidade de a final ter durado menos de 2 minutos, com desistência do adversário no 1º jogo.
Já João sousa vai defrontar Bautista-Agut, nº 795 ATP ( curiosamente logo atrás do adversário de Gastão), jogador que tem tido um 2007 muito regular, com algumas vitórias interessantes.
Em suma um quadro não muito favoravel aos portugueses mas vamos ver como correrá a 1ª ronda.

ITF $ 10.000 Cordoba 2 WTA

Um jogo decidido somente no fim do 3º set, com vitória de Carla Caetano sobre Carla Lucero por 6/7, 7/6 e 7/6.
Na 2ª ronda de qualificação, Carla defronta a paraguaia Mersan, jogadora que se estreou em torneios profissionais na semana passada.

ITF $ 25.000 Gran Canaria WTA

Já são conhecidos os jogos da 1ª ronda deste 1º de três torneios nas Ilhas Canárias e onde participam Neuza Silva e Frederica Piedade.
A melhor colocada no ranking mundial irá defrontar a espanhola Morata-Flaquer, que vem da qualificação e que ocupa actualmente a posição 708 WTA, a sua melhor de sempre. Esta espanhola tem tido um ano de 2007 interessante, com uma final na Croácia, num $ 10.000 e já perdeu em Sabadell frente a Neuza Silva por 6/2 e 6/3, em Março.
Neuza Silva teve menos sorte e irá defrontar uma das CS do torneio, a colombiana Duque-Marino, nº 292 WTA, tenista que já venceu frederica Piedade este ano por suas vezes.
Em pares, Neuza fará parceria com a brasileira Cortez e defrontam na 1ª ronda as espanholas Marrero/Suarez-Navarro. Piedade joga com a britânica Keothavong e defrontam uma dupla germano-espanhola, constituída por Schroder/Rodriguez-Menendez.

Circuito CIMA/FPT - V.R.Santo António

Frederico Gil e Ana Catarina Nogueira foram os vencedores mais do que anunciados deste torneio de Vila Real de Santo António a contar para o circuito CIMA/FPT.
Gil venceu Vasco Antunes por 6/4 e 6/0, enquanto Ana Catarina Nogueira bateu Maria João Koehler por 4/6, 6/2 e 6/2.

Miguel Almeida

Miguel Almeida ter-se-á tornado esta manhã o mais jovem tenista mundial de sempre a vencer um torneio ITF Junior de Grupo 3, ao bater o belga Delme na final de um torneio na Roménia por 6/2 e 6/3.

Com este resultado , o pequeno grande tenista nacional irá aproximar-se do Top 200 do mundo, tornando-se igualmente um dos mais novos dentro dos 250 primeiros.

Poder-se-á argumentar que o torneio era fraco, os adversários modestos mas os resultados é que contam e deles e só deles falará a história.

Parabéns ao Miguel Almeida, aos seus familiares mais próximos, ao CIF e a todos aqueles que possibilitaram este triunfo que, temos a certeza disso, será o primeiro de muitos.


Parabéns, Miguel Almeida.