Pesquisar neste blogue

1 de março de 2012

CLAC do Entroncamento festeja primeiros títulos

"O CLAC - Clube de Lazer Aventura e Competição do Entroncamento procedeu dia 24 de Fevereiro à cerimónia de entrega de uma lembrança aos tenistas sub 16 que pela primeira vez conquistaram um prémio regional de equipas para o CLAC na modalidade de ténis.
Foi um feito de grande importância para o ténis do Entroncamento, pois uma modalidade ainda recente na cidade já começa a aparecer entre os melhores clubes da Associação de Ténis de Leiria, onde os clubes do distrito de Santarém estão filiados.
“Só com muito trabalho e dedicação por parte de todos os envolvidos desde jogadores, treinador e dirigentes é que se consegue chegar a este patamar e quem viu as prestações dos nossos atletas durante o campeonato testemunhou uma equipa que deu o seu melhor e que foi acreditando conforme os resultados foram aparecendo que poderíamos escrever uma página dourada no ténis do Entroncamento”, disse o dirigente João Pimenta.
“Concretizou-se assim algo que não será fácil igualar e que por isso mesmo nos enche de orgulho e vem provar mais uma vez que estamos a trabalhar bem e que o futuro se antevê risonho pois temos jovens atletas a crescer dentro da modalidade que antevemos virem a dar-nos muitas alegrias no futuro” garantiu o dirigente.
Na variante de pares Tiago Rabaça foi também vice-campeão de pares ao lado de Miguel Esteves da A20Km Almeirim."

In: O Mirante

29 de fevereiro de 2012

K-Open Smashtour 2012

"O circuito K-Open/Smashtour 2012 prossegue este fim-de-semana  em Viana do Castelo e em Lisboa, no Paço do Lumiar.
O Clube de Ténis do Paço do Lumiar/Escola de Ténis Flores Marques, conhecido pela excelente organização e grande dinâmica de atividades paralelas, alberga a segunda etapa da Zona Centro.
Os jogadores que participarão nos escalões Vermelho e Verde vão-se esforçar ao máximo para levarem para casa o tão desejado troféu Smash. No escalão Verde estão ainda em disputa os tão desejados lugares no Masters K-Open Smashtour.
Esta festa do ténis passa igualmente pelo Clube de Ténis de Viana do castelo, onde os atletas vindos da Jornada de Detecção de Talentos da zona Norte lutarão pelos mesmos objectivos no escalão Laranja.
Será a primeira vez que a festa do Smashtour passa pelo bonito Clube de Ténis de Viana, localizado bem no centro da cidade, com vistas magníficas para o rio.
A K-Open tem ainda muitos prémios para distribuir pelos participantes, desde t-shirts, calções, pólos, sapatilhas, raquetas, etc."

In: www.tenis.pt

Aberto de Florianópolis, Brasil, ATP $50.000

Com transmissão em directo aqui no Portal de Ténis, Gastão Elias já está nos quartos de final do Challenger de Florianópolis, depois de vencer facilmente Ramirez Hidalgo por 6/1 e 2/1, com desistência do espanhol. São mais 17 pontos que o jovem da Lourinhã encaixa até este momento e pareceu-nos um jogador muito calmo e com atitude de vencedor, longe da rebeldia da juventude. Parabéns ao Gastão.
Mais logo, a partir das 18.30 iremos igualmente transmitir aqui no Portal o jogo de pares de Leonardo Tavares.

Update: Vitória da dupla Leonardo Tavares/Javier Marti, por claros 6/2 e 6/1

ITF Faro, Portugal $ 10.000

Pedro Sousa, 1º CS, é o único português em prova, na 2ª ronda, deste ITF de Faro com $10.000 de prémios monetários.
Esta tarde venceu o José Ricardo Nunes por 6/3 e 6/0, enquanto que o Gonçalo Falcão, que entrou como LL após a não participação do Gonçalo Pereira, ainda a recuperar da lesão abdominal que contraiu na Turquia, foi derrotado por 0/6 e 3/6.

Casablanca, ATP, Marrocos, $30.000

João Sousa foi eliminado na 2ª ronda do torneio de Casablanca, perdendo com Kuznetsov por duplo 3/6.
O João está inscrito nos dois torneios seguintes deste mini Tour marroquino, a começar a 12 de Março e ambos já no quadro principal.

FOCUS Tennis Academy open TE 3 2012 sub-14

Duarte Vale já está nos quartos de final do torneio de pares, depois da vitória de ontem, fácil, pelos parciais de 6/0 e 6/3.
No acesso à meia final, a dupla lusa-espanhola defrontará Manole da Bélgica e Zauberkov da Dinamarca.
Hoje , o Duarte só jogará singulares, num jogo que deverá estar a começar nesta altura.

Update: Duarte Vale perdeu na 2ª ronda de singulares por 2/6 , 6/2 e 6/7 ( 3 ).

ITF Faro, Portugal $ 10.000

"André Gaspar Murta e João Domingues foram eliminados na primeira ronda de singulares do primeiro Futures em Faro, organizado pelo Centro de Ténis de Faro.
Enquanto André Gaspar Murta cedeu por 6-3, 4-6 e 6-4 frente a Denes Lukacs (Hungria), terceiro cabeça de série, João Domingues não conseguiu ultrapassar Ortega-Olmedo (Espanha), sétimo, que venceu por 6-3 e 6-2.
Na quarta-feira, Gonçalo Pereira enfrenta Martin-Adalia (Espanha) e Pedro Sousa, primeiro pré-designado, defronta José-Ricardo Nunes.
Murta e Domingues voltaram ao "court" para jogarem a ronda inaugural em pares. Os dois portugueses venceram os espanhóis Guillermo Gomez Dias e Pablo Martin-Adalia, por 6-4, 0-6 e 10-8.
O par português vai ter como opositora outra dupla espanhola: Ivan Arenas-Gualda/Lopez-Lopez.
Também nesta terça-feira, Gonçalo Loureiro e José-Ricardo Nunes cederam, por 0-6, 6-3 e 10-6, frente aos alemães Dieter Kindlmann e Daniel Uhlig.
Gonçalo Falcão e Pedro Sousa jogam a primeira ronda com Philip Orno (Dinamarca) e Christian Rodriguez (Colômbia) e Ricardo Jorge e Andrea Attrice (Itália) joga com a dupla alemã Peter Heller e Ralf Steibach."
In: tenis.pt

Torneio Acapulco ATP $1.150.000

"Rui Machado foi afastado pelo francês Jéremy Chardy, no encontro da primeira ronda de singulares do ATP World Tour Acapulco, no México.
Machado (79.º) permitiu que Chardy (64.º) averbasse os parciais de 7-6 (4) e 6-3, em quase duas horas de encontro.
O português continua sem vencer em singulares, em sete participações em torneios (Doha, Auckland, Austrália Open, São Paulo, Buenos Aires e Acapulco)."

In: tenis.pt

28 de fevereiro de 2012

Aberto de Florianópolis, Brasil, ATP $50.000

Por um claro duplo 6/2, Gastão Elias marcou a sua presença na 2ª ronda do Aberto de Florianópolis, no Brasil, vencendo o brasileiro Romboli na jornada inaugural.
Na 2ª ronda vai defrontar o espanhol Ramirez Hidalgo, 7º CS do torneio.

CIRCUITO ATL/WILSON MINI TOUR 2012: 1ªETAPA SUB 9

"Decorreu neste fim-de-semana, 25 e 26 de Fevereiro, a primeira etapa do escalão Sub 9, do novo Circuito organizado pela Associação de Ténis de Lisboa, Wilson Mini Tour 2012, no Clube de Campo Quinta da Moura.
O Ace Team esteve em grande já que os seus dois jovens participantes venceram o Torneio em Singulares Femininos e Masculinos.
Catarina Moreira foi a Campeã em Femininos e o Ricardo Batista o Campeão em Masculinos."

in: www.ace-team.com

15º Torneio CTPB, sub-12 e sub16

Terminou no Domingo o 15º torneio do CT Paços de Brandão, para sub-12 e sub-16, ambos os sexos.
Em sub-12 masculinos, vitória para o tenista CDC Cires, Pedro Cunha, que venceu na final Cirian McEvoi, do CT Braga pelos parciais de 4/1 e 5/3.
Nas meninas, a vitória sorriu à tenista do CT Vilacondense, Sofia Lima que venceu por 4/0 e 4/2 a Alexandra Leandro do CTPBrandão.
Em sub-16, masculinos, Gonçalo Andrade do SC Porto foi o vencedor, batendo na final Filipe Neves do CTPBrandão, pelos parciais de 6/4 e 6/3.
Nas meninas, a açoriana Marta Magalhães do CTSMiguel venceu na final Mariana Padrão do CT Coimbra, por 6/2 e 6/4.

FOCUS Tennis Academy open TE 3 2012 sub-14

Duarte Vale está em Bleiswijk, na Holanda, a disputar este Cat.3 de sub-14.
Como 16º CS do quadro principal e depois de um bye na 1ª ronda, defrontou hoje e venceu o holandês Michiel De Krom, pelos parciais de 6/2 e 7/5.
Na 3ª ronda cabe-lhe agora defrontar o alemão Niklas Schell, 4º CS do torneio.
Em pares, o Duarte faz dupla com um espanhol Regalado Pedrol e são a 5ª dupla do torneio. Depois de um bye na 1ª ronda, defrontam ainda hoje uma dupla holandesa.

Casablanca, ATP, Marrocos, $30.000

Como tínhamos previsto, João Sousa não teve qualquer dificuldade em ultrapassar o WC que lhe calhou em sorte na 1ª ronda deste Challenger marroquino e venceu por fáceis 6/2 e 6/0. Na 2ª ronda, terá um osso um pouco mais duro de roer, o russo Andrey Kuznetsov.

27 de fevereiro de 2012

Torneio Acapulco WTA $ 220.000

Não se adivinhava fácil a tarefa de Maria João Koehler, frente a uma tenista bem mais experiente e por isso a derrota não vai afectar a força interior da jovem portuense. Consegue adicionar mais 10 pontos ao seu pecúlio e ganha um pouco mais de experiência que só se consegue nestes palcos e com atletas mais rodadas no circuito.
Os parciais, ainda assim, não nos deixam mal na fotografia, 6/2, 4/6  e 2/6 ao fim de quase duas horas de jogo.
A Maria João vai ficar no México onde, na próxima semana, estará no quadro principal do Torneio de Irapuato, de $25.000 de prémios monetários.

Aberto de Florianópolis, Brasil, ATP $50.000

Leonardo Tavares e Javier Marti venceram, sem dificuldade, na ronda inaugural do torneio de pares, pelos parciais de 6/1 e 6/2.
Na 2ª jornada, vão defrontar a dupla nº2, Lindell/Miele.

ITF Faro, Portugal $ 10.000

Nenhum português logrou ultrapassar a fase de qualificação do ITF de Faro, quedando-se pois o Pedro Sousa, e o Gonçalo Pereira com os 3 WC's atribuídos pela organização ao Tita, ao Murta e ao Domingues.
Estranhamente, o 4º WC, que Pedro Felner reclamou veementemente para o seu pupilo Frederico Silva, foi entregue a um jogador do Zimbabwe que, entre singulares e pares, venceu apenas dois dos últimos 42 jogos que efectuou em quadros principais....Critérios que, para bem de todos, deveriam ser bem explicados.
Amanhã começa a jogar-se a 1ª ronda do quadro principal, ainda que o Pedro Sousa só deva jogar na 4ª feira, depois da final de Murcia.

1º Torneio Aniversário CT Setúbal

Disputou-se este fim de semana o 1º torneio de aniversário do CT Setúbal, para os escalões de sub-10 e sub-16, ambos os sexos.
Nos mais petizes, a vitória foi para Raul Ribas ( C Portais Arrabida ) que venceu na final Inês Ferreira ( AceTeam ) por 5/3.
No quadro de sub-16, masculino, a vitória foi para Martim Café ( Boa Hora ), que venceu na final Renato Santos  ( Qt. Sossego ) por 7/6 (3), 3/1 e desistência.
Em meninas, com apenas 4 jogadoras, a vitória foi para a tenista Sofia Pereira, do CT Jamor.

Casablanca, ATP, Marrocos, $30.000

Enquanto espera pelo seu primeiro jogo no quadro de singulares, João Sousa perdeu há momentos o seu encontro inaugural do torneio de pares, onde fazia dupla com o esloveno Bedene e defrontaram a dupla Ouahab/Rachidi.
Os parciais de 6/7 (9) e 3/6 ditaram assim o afastamento do João, que deverá ficar totalmente concentrado no quadro singulares, onde, recorde-se, o espera uma primeira ronda muito fácil.

Kungens Kanna & Drottningens Pris , Suécia, C1, Sub-14

Apesar da diferença de estatuto, Martim Vilela ainda conseguiu arrancar um set ao finlandês mas não evitou a derrota pelos parciais de 1/6, 7/6 (5) e 0/6. O jovem luso passará assim para o torneio de consolação.

Ranking ITF Juniores Feminino 27/02

Nas meninas, o destaque para a subida de quase 200 lugares de Inês Miranda, fruto da final de pares na Argélia.
Eis as meninas lusas do ranking mundial de Juniores:


383 VALE COSTA, Joana



116.25

534 PALHOTO, Maria



82.50

539 MARTINS, Patricia



81.25

617 DE CASTRO COELHO, Beatriz Valente



68.75

962 ARAUJO, Sofia



30.00

1235 ALVARO, Ivone



15.00

1416 CARREIRA, Mariana



10.00

1416 TAVARES, Maria



10.00

1653 MIRANDA, Ines



6.25

1817 CIANCI, Claudia



2.50

Ranking ITF Juniores Masculino 27/02

Temos 3 novos nomes no ranking ITF masculino, em júniores, José Maria Moya, Filipe Cunha e Silva e Eduardo Paulo. Danyal Sualehe subiu 168 e Nuno Deus trepou 671 posições!!!!
Eis a lista:
 

ITF Faro, Portugal $ 10.000

Já está disponível o quadro de singulares deste Future de Faro, o 1º masculino de 2012 em Portugal.
Pedro Sousa é o 1º CS e defronta na 1ª ronda o homem da casa, José Ricardo Nunes. Gonçalo Pereira joga defronte A Martin Adalia ( ESP ), 8º CS. Outro CS, o húngaro Lukacs, 3º CS, defronta Gaspar Murta. Ao 3º WC nacional, João Domingues, caberá mais um CS, o espanhol Ortega-Olmedo. Vamos esperar que dos jogos de hoje, mais algum português consiga o acesso ao QP de Faro. Em pares, igualmente a presença de vários tenistas lusos, com destaque para a dupla Gonçalo Falcão/Pedro Sousa, que são os quarto pré-designados.

Ranking WTA 27/02

No ranking feminino, destaque para a subida de Michelle, de 11 lugares e de Margarida Moura, que também subiu 14 posições.
140
Larcher De Brito, Michelle

486
214
Koehler, Maria Joao

284
463
De Lattre, Magali

76
530
Luz, Barbara

59
764
Moura, Margarida

24
1121
Vilaca, Rita

6
1220
Gaspar, Claudia

3
NR
Araujo, Sofia

1
NR
Baptista, Sofia

0
NR
Claro, Ana

2
NR
Machado Santos, Beatriz

1
NR
Martins, Patricia

1
NR
Palhoto, Maria

1
NR
Vale Costa, Joana

1







































































Ranking ATP 27/02

Eis o ranking português na tabela ATP desta semana O destaque para a subida de 12 posições de João Sousa.
79 Machado, Rui (POR) 649

89 Gil, Frederico (POR) 617

170 Sousa, Joao (POR) 295

191 Elias, Gastao (POR) 257

317 Sousa, Pedro (POR) 137

867 Tavares, Leonardo (POR) 12

948 Pereira, Goncalo (POR) 9

965 Falcao, Goncalo (POR) 8

1,172 Nunes, Jose-Ricardo (POR) 4

1,348 Dias, Francisco (POR) 2

1,398 Domingues, Joao (POR) 2

1,424 Gaspar Murta, Andre (POR) 2

1,783 Pascoal, Vasco (POR) 1

1,783 Silva, Frederico Ferreira (POR) 1

1,842 Trueva, Martin (POR) 1

Torneio Acapulco WTA $ 220.000

Maria João Koehler venceu esta madrugada a WC Marcella Zacarias, a grande esperança dos mexicanos para o ténis feminino, em jogo da 2ª ronda de qualificação para o torneio de Acapulco.
Os parciais mostram como foi duro este jogo, 6/7 ( 5 ), 6/4 e 6/2.
A Maria João joga agora o apuramento com a bem conhecida Sesil Karatantcheva, CS nº5, em jogo que deverá começar perto das 21.00, hora portuguesa.

Aberto de Florianópolis, Brasil, ATP $50.000

Ainda que Gastão Elias só jogue na 3ª feira a 1ª ronda do quadro principal deste Challenger brasileiro, Leonardo Tavares, afinal, vai jogar a variante de pares, com o espanhol Javier Marti e defrontam, esta segunda feira, os brasileiros Monteiro/Fernandes.

Torneio Acapulco ATP $1.150.000

Jeremy Chardy, a besta negra de Frederico Gil, é o adversário de Rui Machado na 1ª ronda do Aberto de Acapulco, a contar para o Tour ATP 500. E não se afigura nada fácil a parte do quadro do Rui, com o japonês Nishikori, o espanhol Ferrero ou o argentino Monaco. Ainda assim, é nestes torneios que se ganham pontos e dinheiro, dado que só a presença na 1ª ronda, ainda que não dê pontos, dará a Rui Machado um pouco mais de $8.000.
Uma última curiosidade, com a presença do português Carlos Sanches como ATP Supervisor, mais uma honra para o nosso país.

26 de fevereiro de 2012

ITF Faro, Portugal $ 10.000

Concluído o 2º dia de qualificações no Future de Faro, eis os jogos da 3ª e penúltima ronda de qualificação que envolvem portugueses:

Gonçalo Falcão - Ricardo Jorge
João Monteiro- Rodriguez Manzano ( ESP )
Gonçalo Loureiro - Ugo Nastasi ( FRA )
Zé Maria Dória - Philip Orno ( DEN )
João Barra - Daniel Uhlig ( GER )
António Sabugueiro - Tobias Leipold ( GER )

Estes jogos ocorrerão da parte da manhã e de tarde, será a 4ª eliminatória que decidirá os 8 apurados para o quadro principal do torneio.

Kungens Kanna & Drottningens Pris , Suécia, C1, Sub-14

De parabéns o jovem Martim Vilela pela boa vitória desta tarde, em Estocolmo, na derradeira jornada de qualificação deste Cat.1 a contar para o ranking mundial de sub-14.
Defronte do 7º CS, vitória muito suada mas merecida, pelos parciais de 6/3, 3/6 e 7/5 e consequente apuramento para o quadro principal.
Amanhã, Martim Vilela não terá tarefa fácil, indo defrontar Aaro Pollanen, um finlandês que já este ano venceu um Cat. 1 na Estonia e é o actual nº59 do ranking mundial.

Aberto de Florianópolis, Brasil, ATP $50.000

No torneio onde Leonardo Tavares já foi eliminado na qualificação, Gastão Elias vai ter que aguardar por um dos tenistas vindos dessa fase para conhecer o seu adversário na 1ª ronda do challenger brasileiro.

Casablanca, ATP, Marrocos, $30.000

João Sousa já conhece o seu adversário da 1ª ronda do quadro principal do Challenger de Casablanca, que começa amanhã. Defronta um WC, o marroquino Mehdi Jdi, actual 1600 ATP e que deverá ser presa fácil para o português.

ITF Murcia, Espanha, $10.000

Pedro Sousa é o vice-campeão do torneio de Murcia, tendo perdido, há momentos, pelos parciais de 6/2, 4/6 e 3/6, a final frente ao canadense Diez.
Ainda assim, um bom pronuncio para uma época que se espera muito positiva para o Pedro, que estará, a partir de amanhã, em Faro, como 1º CS do torneio português.