Pesquisar neste blogue

18 de março de 2010

S.Petersburgo, $ 10.000 ITF Feminino

Neuza Silva está esta semana de regresso à competição, disputando o seu primeiro torneio desde a Fed Cup, no início de Fevereiro.

Em São Petersburgo, num evento que distribui 10 mil dólares em prémios monetários, a nº2 nacional e nº214 mundial é 2ª cabeça-de-série e está já na 2ª ronda, após bater com toda a facilidade a russa Elizaveta Tochilovtskaya, nº693 WTA, com concludentes 6-2 6-1.

Na segunda ronda do evento russo, a setubalense irá medir forças com outra russa, Alexandra Artamonova, nº912 mundial, de apenas 17 anos de idade.
In:Bolamarela

Torneio Fort Walton Beach, $ 25.000 WTA

Maria João Koehler afastou a russa Ekaterina Ivanova, 137.ª na hierarquia mundial, na primeira ronda do ITF Women Circuit For Walton Beach, a decorrer no estado norte-americano da Florida.
A campeã nacional absoluta e de juniores de 2009, 475.ª WTA, venceu a russa pelos parciais de 6-3 e 6-1.
Koehler, proveniente da fase de qualificação, terá como adversária na segunda ronda a sul-africana Chanelle Scheepers, oitava cabeça-de-série, outra tenista mais bem cotada (134.ª).  
In:FPT
 

17 de março de 2010

Fundo de campeões - João Lagos

João Lagos lançou a ideia de se fazer um apelo a potenciais patrocinadores de forma a ser criado um Fundo de Investimento que possa possibilitar as condições de Portugal criar campeões. O diretor do Estoril Open defendeu esta tese durante a conferência que assinalou a passagem do 85.º aniversário da Federação Portuguesa de Ténis, realizada na sede do COP, na Ajuda, e que reuniu meia centena de pessoas.
Muitos temas foram abordados no painel sobre o passado, presente e futuro da modalidade e como principal nota a reter fica o desafio lançado pelo empresário. "Se pudesse por um milhão de euros a fundo perdido era isso que faria e se juntarmos a isso outros patrocínios teríamos um Fundo de Investimento para criar campeões. Não ficamos a dever nada ao que se faz lá fora", advogou.
João Lagos também falou na sensibilidade que é preciso criar junto dos grandes clubes para retomarem a prática do ténis. "Quando eles virem que isso pode dar dinheiro, então isso representaria uma enorme mais-valia para a modalidade", lembrou.
A sede do Estoril Open voltou a ser falada e o responsável máximo do torneio disse que anualmente gasta 1,5 milhões de euros só em montagens de bancadas. "O Estádio Nacional deve ser adequado às necessidades do desporto espetáculo do século 21", frisou o empresário, de 65 anos.
A encerrar os trabalhos foi entregue ao antigo campeão nacional Alfredo Vaz Pinto o diploma e uma medalha por passar a ser membro honorário da federação.
in:Record

16 de março de 2010

$10.000 Future Albufeira ATP

Gastão que, como anunciamos em primeira mão volta ás competições em solo luso, teve uma vitória bastante concludente por 6/0 e 6/1 no que poderá ser um bom prenúncio para o resto do torneio.

Os parciais de 6-0 e 6-1 da vitória de Gastão Elias não expressam bem o que se passou dentro do ‘court' pois o encontro foi mais duro e complicado do que o resultado aparenta - uma hora e 15 minutos de encontro!

O francês verbalizou bastante queixando-se sistematicamente do vento e tentou desestabilizar um muito frio e concentrado Elias com mudanças de ritmo e longas trocas de bola.

Importante o facto de Gastão Elias se ter mostrado agradado pelo facto de não sentir dores no ombro - última lesão que o obrigou a parar.

Quem também venceu hoje foi Martim Trueva frente a outro jogador luso, José Ricardo Nunes numa longa partida (1H50) pelos parciais de 6/3 e 7/6(8/6).

Estes dois lusos só vão jogar a 2ª ronda na próxima 5ª feira, Gastão frente ao 7º cabeça de série André Miele (494 ATP) e Trueva frente ao vencedor do encontro de Ionita e Zlatanovic.

Amanhã e ainda na primeira ronda Pedro Sousa , Francisco Dias e Kevin Belhaj serão os portugueses em prova - boa sorte!

In:bolamarela

Challenger Sunrise, Florida, $ 125.000 ATP

Leonardo Tavares cedeu na segunda ronda do “qualifying” do ATP Challenger Sunrise, competição que se cumpre no estado norte-americano da Florida, e falhou a qualificação para o quadro principal.
O tenista português, 291.º na hierarquia mundial, foi afastado pelo quinto pré-designado Robert Kendrick, 133.º, com os parciais de 6-1 e 6-4.
Na primeira ronda da fase prévia, Leo superiorizou-se ao colombiano Carlos Salamanca, 181.º, em três “sets”, com os parcelares de 7-5, 3-6 e 6-3. 

In: FPT

ITF Futures Albufeira 2010, ATP

Pedro Sousa é o terceiro cabeça-de-série do Albufeira Future, o torneio internacional masculino, de 10 mil dólares em prémios monetários (7.255 euros), a contar para o ‘ranking’ mundial do ATP World Tour, que o Montechoro Sports & Leisure Club está a organizar nos ‘hardcourts’ do Hotel Montechoro.

O quadro principal arranca amanhã (terça-feira), às 10 horas, com cinco portugueses entre os 32 participantes, embora dois deles, Pedro Sousa e Francisco Dias, só façam a sua entrada em prova na quarta-feira.

O sorteio foi hoje (segunda-feira) efectuado pela juiz-árbitro búlgara Vesselina Doneva, depois de concluída a fase de qualificação.

Pedro Sousa, que há pouco mais de uma semana ganhou um encontro ao serviço da selecção nacional da Taça Davis, na eliminatória em que Portugal derrotou a Dinamarca por 4-1, está cotado como terceiro cabeça-de-série, graças ao seu 394º posto no ‘ranking’ mundial.

O antigo vice-campeão nacional vai defrontar na quarta-feira o espanhol Alejandro Garcia Ferrero (1652º ATP), que na fase de qualificação eliminou os dois “Kikos” do ténis juvenil português, Frederico Silva e Francisco Ramos.

Gastão Elias, que tal como Pedro Sousa foi um dos melhores juniores do Mundo e já representou Portugal na Taça Davis, está de volta a Portugal, onde não competia desde o Estoril Open do ano passado, uma vez que reside, estuda e treina na Florida.

Tombado para o 749º posto mundial devido a uma série de lesões que o apoquentaram em 2009, será o primeiro português a entrar em prova, amanhã, por volta das 11:30 horas.

Gastão Elias tenta a sua sorte frente ao francês Rudy Coco (636º no ATP World Tour), um “gigante” de compleição física assustadora, mais parecido com um basquetebolista americano, mas que em Faro perdeu na segunda ronda e em Lagos na primeira.

Os restantes três portugueses acederam ao quadro principal graças a ‘wild cards’ (convites) atribuídos pela Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e pelo Montechoro Sports & Leisure Club.

Há desde já a certeza de que um deles acederá aos oitavos-de-final, uma vez que o melhor tenista madeirense da actualidade, Martim Trueva (1652º ATP), defronta amanhã o expoente máximo do ténis algarvio, José Ricardo Nunes (1704º), por volta das 13:30 horas.

Será o segundo duelo entre ambos em torneios internacionais depois de, no Future de Espinho do ano passado, Martim Trueva ter ganho por 7-6 (7/5) e 6-1, também na primeira ronda. A diferença é que desta feita o piso é ‘hardcourt’ e não terra batida.

Quanto ao ex-campeão nacional de sub-18, Francisco Dias (1481º), só joga na quarta-feira e “saiu-lhe a fava do torneio”, o primeiro cabeça-de-série, o francês Benoit Paire (322º), que se encontra em grande forma, depois de ter ganho o torneio de Faro e de ter sido finalista em Lagos, nas duas semanas anteriores.

Será também o segundo embate entre ambos. No primeiro, em 2008, na ronda inaugural do Future de Espinho, o gaulês impôs-se num encontro equilibrado como atestam os parciais de 4-6, 7-6 (7/3) e 7-6 (7/5).  

15 de março de 2010

Torneio Fort Walton Beach, $ 25.000 WTA

Maria João Koehler alcançou esta tarde uma das melhores vitórias da sua carreira, ao garantir a qualificação para o Quadro Principal do torneio de Fort Walton Beach, na Flórida, evento que distribui 25 mil dólares em prémios e que entrega 50 pontos para o ranking WTA à tenista que alcançar o triunfo.

A jovem portuense, actualmente na 477ª posição do ranking WTA, ultrapassou a nº280 WTA e 3ª cabeça-de-série do Qualifying Natalie Piquion, pelo concludente parcial de 6-4 6-2, mostrando estar em muito boa forma.

No Quadro Principal, a jovem tenista nacional irá medir forças com a russa Ekaterina Ivanova, nº137 mundial, uma tenista bem conhecida das portuguesas Neuza Silva e Michelle Larcher de Brito, dado que jogou com ambas no Qualifying de Roland Garros 2009, batendo Neuza e soçobrando perante Michelle.

In:Bolamarela