Pesquisar neste blogue

19 de dezembro de 2008

Estoril Open 2009

É uma raridade, mas a 20ª edição do Estoril Open contará com a presença de um dos melhores tenistas norte-americanos dos últimos anos.
James Blake foi um dos três nomes de topo anunciados por João Lagos para o maior torneio de ténis em Portugal.
Para além do nova-iorquino, também David Nalbandian e Nikolay Davydenko foram dados como certos, no Jamor, em Maio de 2009.
Apesar de ser o russo Nikolay Davydenko que detém a melhor classificação entre os três - é 5º do ATP, Blake está na 10ª posição e Nalbandian em 11º -, é no norte-americano que a organização foca mais as atenções, tudo devido ao seu carisma, história de vida e, mesmo, por ser um dos raros tenistas de topo oriundo dos Estados Unidos da América que inclui a prova portuguesa no seu calendário, consequência da aversão à terra batida dos norte-americanos.
João Lagos confessou mesmo que «James Blake é um dos jogadores que mais aprecio – não só pela espectacularidade do seu ténis, mas também pela forte personalidade o caracteriza», acrescentando que «é um tenista fisicamente impressionante e com um tremendo golpe de direita, mas é sobretudo um campeão muito respeitado pelos seus pares e que transporta consigo uma notável história de vida, tendo ultrapassado as maiores adversidades para se tornar num dos tenistas preferidos do grande público».
Qualquer um dos três tenistas anunciados já esteve no top-5 do ranking mundial e continuam a pertencer ao leque das maiores estrelas do circuito.
O argentino David Nalbandian e o russo Nikolay Davydenko já conhecem bem os cantos do Jamor, ambos já conquistaram mesmo o torneio. O primeiro por duas vezes (2002 e 2006), o segundo por uma vez (2003, perdeu as finais de 2006 e 2008).Em 2009, não haverá Federer e o torneio passará por uma fase de adaptação ao seu novo estatuto, ATP 250 (o mais baixo da primeira divisão do circuito mundial), no ano em que o circuito apresenta novidades.
Apesar desta nuance, o nível parece estar mais que garantido. Sem Jogos Olímpicos, o torneio regressa a Maio (3 a 10) e apresenta um prize-money de 450 mil euros (cerca de 600 mil dólares).
In: Lusotenis

47th OrangeBowl - USA

Patricia Martins perdeu na 2ª ronda do OrangeBowl de sub-14, frente a Saska Gravilovska, pelos parciais de 3/6 e 4/6.
Sofia Araujo já tinha sido eliminada na 2ª ronda da qualificação e Djessica Bezerra na 1ª.
João Barra, em masculinos, perdeu na 1ª ronda , frente a Alp Horoz, por 6/4, 2/6 e 6/7.
Em sub-12, João Cunha perdeu na 1ª ronda do QP, frente a Eduardo Nava, por duplo 0/6 e perdeu igualmente na 1ª ronda do torneio de consolação, frente a Alexandru Pavel, por 2/6 e 2/6.
Maria Silva perdeu na 1ª ronda do QP por 5/7 e 1/6 mas venceu a sua 1ª ronda de consolação, frente a Karina Vyrlan por 6/4 e 6/2.

ITF $ 15.000 R. Checa ATP

Leonardo Tavares (595.º ATP) carimbou a passagem aos quartos de final da prova da categoria Future, na República Checa. O português defrontou e eliminou nos oitavos de final o checo Jiri Kosler (683.º ATP) em dois sets com os parciais de 6/1 e 3/1 por desistência.
Leo tem pela frente na disputa por uma presença nas meias-finais, o irlandês James Mcgee (616.º ATP).
Esta prova da Federação Internacional de Ténis, é pontuável para o ranking ATP Tour, com 15 mil dólares em prémios monetários e decorre até dia 21, domingo próximo.
In: FPT

18 de dezembro de 2008

Tim Essone, Sub-14 França

Portugal está representado no torneio Tim Essone Sub 14, a decorrer de 15 a 21 de Dezembro, em França, por três jovens atletas.
A prova Tim Essone, a ter lugar em Ste Geneviève de Bois, França, conta com a presença dos seguintes jovens lusos: Frederico Silva (CT Caldas Rainha); Gonçalo Loureiro (CIF) e Joana Valle Costa (CET Oeiras)
Os três atletas vão ser capitaneados por Pedro Felner num torneio que terá o seu término no próximo domingo, dia 21 de Dezembro.
In: FPT

17 de dezembro de 2008

Casely nº9, USA, Sub-18

A Patrícia Martins conquistou ontem mais um Título Internacional nesta campanha USA 2008, a somar ao conquistado à 2 dias nos Pares da Prince Cup.
Ontem venceu o Torneio Casely na Categoria de Sub 18.
Os Torneios Casely são Torneios de 2 dias cada um e servem de preparação para o Orange Bowl, ou como final de digressão para aqueles que já o disputaram.
No Torneio , o nº 9 desde o princípio do mês de Dezembro, a Patrícia venceu ontem da parte da manhã Riko Sawayanagi (Japão) por 6/3 6/0 e da parte da tarde Alexandra Alvarez (Equador) por 6/0 6/4.
Ontem de manhã, nas 1/2 Finais, venceu a brasileira Iasmin Rosa por 6/2 6/1 e de tarde, na Final a venezuelana Clementina Riobueno por 6/1 6/1.
Esperemos que esta vitória contribua para lhe aumentar a confiança para os encontros do Orange Bowl, que começa já esta quarta-feira, dia 17 Dez. em que parte como Cabeça de Série nº 8 e em que defronta na 1ª ronda a americana Courtney Colton.

16 de dezembro de 2008

Portugal-Andaluzia , Sub-16, Sevilha

Las selecciones masculina y femenina de Andalucía de categoría sub 15 se impusieron con claridad a las respectivas de Portugal en el enfrentamiento que tuvo lugar el pasado fin de semana en el Centro de Tecnificación Blas Infante de Sevilla, dentro del programa de actos que conmemoran el 75 aniversario de la Federación Andaluza de Tenis. A pesar de la lluvia, se pudo observar un más que interesante duelo en el que nuestros chicos se apuntaron la victoria en todos los partidos, ocho individuales y un dobles.

La competición, organizada por la Federación Andaluza con la colaboración de la consejería de Turismo, Comercio y Deporte de la Junta de Andalucía y de la Oficina de Promoción Externa del Ayuntamiento de Sevilla, demostró el gran nivel de este grupo de jugadores andaluces de categoría cadete que ya han cosechado importantes éxitos a nivel nacional, como el doble título de Campeones de España 2007 en categoría infantil por equipos. El granadino Roberto Carballés, número dos del equipo andaluz, abrió el enfrentamiento venciendo con mucha claridad al primero de los portugueses, Francisco Ramos, al que no concedió un solo juego (6-0, 6-0). En paralelo, el gaditano Ricardo Ojeda, número uno de los anfitriones, superaba al número dos luso, Vasco Mensurado, por 6-4 y 6-2.

Mientras, en la competición femenina, la sevillana Karem Gómez, número dos del equipo y campeona de Andalucía absoluta, se imponía en un duelo equilibrado a la número uno portuguesa, Bárbara Luz, por 2-6, 7-6 y 6-2; la granadina Pilar Domínguez superaba a la segunda jugadora portuguesa, Rita Vilasa, por un doble 6-2. La lluvia impidió la celebración del dobles femenino, mientras que en el enfrentamiento de los chicos Ricardo Ojeda y Roberto Carballés vencieron por 6-1 y 6-0.

En la segunda jornada de individuales, Roberto Carballés vencía al dos luso por 6-3, 6-2; Ricky Ojeda hacía lo propio ante el uno portugués por 6-2, 7-5; también hubo doble victoria en las chicas: Pilar se imponía por 4-3 y abandono y Karem por 6-3, 6-2.

Por Andalucía ejercieron de capitanes los técnicos Fulgencio Tello e Ismael Guillén, y por Portugal Víctor Ferreira y Pedro Ferreiro.
In: Federacion Andaluza de Tenis

Assembleia Geral da FPT

Realizou-se no passado sábado, 13 de Dezembro, pelas 14h30, no Auditório do Complexo de Piscinas do Jamor, uma sessão ordinária da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ténis (FPT).
Da ordem de trabalhos constaram os seguintes pontos:
1 – Apresentação, discussão e votação do Plano de Actividades e do Orçamento para 2009.
2 – Apresentação, discussão e votação de alterações ao Regulamento Geral de Provas
3 – Eleição intercalar do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Ténis.
O primeiro ponto da ordem de trabalhos resultou na aprovação do Plano de Actividades e do Orçamento para 2009 por maioria, apenas com uma abstenção, por parte da Associação de Arbitragem.
Quanto ao Regulamento Geral de Provas, a apresentação, discussão e votação, traduziu-se numa aceitação por unanimidade.
Por fim, como último ponto da ordem de trabalhos, a lista formada por Luís Flores Marques, Miguel Bento Monteiro e Daniel Flores Marques foi eleita para o Conselho de Arbitragem da FPT (98 votos a favor; a lista concorrente teve 89 votos; 83 abstenções).
In: FPT

Estágio da Selecção Nacional de Sub-12


No dia 18 de Dezembro decorre no Pestana T.A., o Estágio da Selecção Nacionais Sub 12.
Estão convocados(as) os(as) seguintes atletas:
Masculino:
António Sabugueiro (Sintra)
André Nunes (CT Qtª Marinha)
António Maria Dória (SC Alberto Sousa)
Francisco Caldas (CT Braga)
Gonçalo Manuel Silva (ATJ Stewart)
João Carvalho (CAD)
Pedro Barosa (GC Português)
Rafael Marques (AA Coimbra)
Salvador Almeida (CN Ginástica)
Tiago Lourenço (SC Alberto Sousa)
Tiago Cação (CT Caldas Rainha)
Bernardo Oliveira (Estrela VS)
‘Capitão’: José Mário Silva
Feminino:
Sofia Sualehé (CET Oeiras)
Beatriz Bento (Ace Team)
Rita Barros (LTC Foz)
Inês Mesquita (CT Torres Vedras)
Mariana Rocha (Ace Team)
Laura Pereira (CT Coimbra)
Sofia Mendes (CT Montijo)
Joana Brites (Clube VII)
Inês Murta (CTVRS António)
Mafalda Fernandes (CT Porto)
Sara Lourenço (CTP Brandão)
Marta Tavares (AT Ricardo Cayolla)
‘Capitão’: António Moreira
A concentração masculina é às 8h30 minutos da manhã e a feminina é às 10h30 minutos no Pestana T.A.

ITF $ 15.000 R. Checa ATP

Naquele que deverá ser o último torneio de Leonardo Tavares em 2008, em Opava, na R. Checa, cabe-lhe defrontar na 1ª ronda o 5º CS, Adam Vejmelka, adversário dificil e que contará com o apoio do público local.

ITF $ 75.000 Dubai WTA

Magali De Lattre jogou o quadro principal deste $ 75.000 do Dubai, beneficiando de um WC, devido à sua vitória no torneio de $ 10.000 que decorreu semanas atrás.
Na 1ª ronda defrontou e perdeu frente a Kristina Kucova da Eslováquia por 2/6 e 6/7.

6ª Taça Sport Club do Porto, Sub-10 e sub-14

Realizou-se no fim-de-semana de 6, 7 e 8 Dezembro a 6ª Taça Sport Club do Porto, de Nível C nos escalões de Sub-10 e Sub-14, nos courts do Sport Club do Porto.
Tivemos a participação de cerca 47 crianças de vários clubes da região. O convívio entre todos foi excelente.
Foi entregue a todos os participantes uma t-shirt Sportzone e bebidas da marca Powerade, que apoiaram a prova e foram distribuídos aos vencedores e finalistas troféus.
Nos mais velhos Artur Araujo(A.N.A.G) venceu Manuel Almeida (E.T.E) na final por 6-2 6-1, enquanto na final de Sub 10 José Meireles (C.T.Guimarães) venceu Tiago Barbosa S.C.P por 4-5(7) 5-3 4-2.