Pesquisar neste blogue

16 de dezembro de 2008

Portugal-Andaluzia , Sub-16, Sevilha

Las selecciones masculina y femenina de Andalucía de categoría sub 15 se impusieron con claridad a las respectivas de Portugal en el enfrentamiento que tuvo lugar el pasado fin de semana en el Centro de Tecnificación Blas Infante de Sevilla, dentro del programa de actos que conmemoran el 75 aniversario de la Federación Andaluza de Tenis. A pesar de la lluvia, se pudo observar un más que interesante duelo en el que nuestros chicos se apuntaron la victoria en todos los partidos, ocho individuales y un dobles.

La competición, organizada por la Federación Andaluza con la colaboración de la consejería de Turismo, Comercio y Deporte de la Junta de Andalucía y de la Oficina de Promoción Externa del Ayuntamiento de Sevilla, demostró el gran nivel de este grupo de jugadores andaluces de categoría cadete que ya han cosechado importantes éxitos a nivel nacional, como el doble título de Campeones de España 2007 en categoría infantil por equipos. El granadino Roberto Carballés, número dos del equipo andaluz, abrió el enfrentamiento venciendo con mucha claridad al primero de los portugueses, Francisco Ramos, al que no concedió un solo juego (6-0, 6-0). En paralelo, el gaditano Ricardo Ojeda, número uno de los anfitriones, superaba al número dos luso, Vasco Mensurado, por 6-4 y 6-2.

Mientras, en la competición femenina, la sevillana Karem Gómez, número dos del equipo y campeona de Andalucía absoluta, se imponía en un duelo equilibrado a la número uno portuguesa, Bárbara Luz, por 2-6, 7-6 y 6-2; la granadina Pilar Domínguez superaba a la segunda jugadora portuguesa, Rita Vilasa, por un doble 6-2. La lluvia impidió la celebración del dobles femenino, mientras que en el enfrentamiento de los chicos Ricardo Ojeda y Roberto Carballés vencieron por 6-1 y 6-0.

En la segunda jornada de individuales, Roberto Carballés vencía al dos luso por 6-3, 6-2; Ricky Ojeda hacía lo propio ante el uno portugués por 6-2, 7-5; también hubo doble victoria en las chicas: Pilar se imponía por 4-3 y abandono y Karem por 6-3, 6-2.

Por Andalucía ejercieron de capitanes los técnicos Fulgencio Tello e Ismael Guillén, y por Portugal Víctor Ferreira y Pedro Ferreiro.
In: Federacion Andaluza de Tenis

18 comentários:

  1. Ui que cabazadas... Mas o que se passa para já aos 15 anos levarmos sovas destas? Será que eles têm 4 braços? As condições diferenciadas de treino justificam tudo?Não haverá aqui também diferenças qualitativas nos esquemas e tipo de treino? E não me venha com a falta de experiência internacional que aqui nem foi o caso: todos os atletas portugueses jogam muito lá fora!!

    gf

    ResponderEliminar
  2. Massacre! Um país a perder com uma região...algo está errado!

    ResponderEliminar
  3. Pois é! É a prova provada de como se treina mal, muito mal em Portugal.
    A Andaluzia tem uma população de pouco mais de 7 milhões. Nós temos mais de 10 milhões...

    Nem uma única vitória e apenas 1 set. É assustador!
    Imagine-se um confronto com a selecção Espanhola.

    Não acredito que os espanhois tenham uma vocação especial para o ténis. Por razões históricas e de vizinhança nós somos fisicamente e em termos temperamentais semelhantes.

    Devia se promovido em Portugal, sob alçada da federação, uma simbiose entre os melhores treinadores e os jogadores mais talentosos.
    Mas o que temos é talentos a promoverem fracos treinadores e bons treinadores a arrastarem-se sem talentos para promover.

    A FPT devia deixar-se de estágiozinhos semestrais de selecções com uma série de jogadores(as) de nivel muito duvidoso e promover semanalmente estágios/torneios/sessões de treino entre os melhores.

    Já agora, e só um aparte sobre a última convocatória, como é possivel juntar-se no mesmo estágio atletas de nível tão dispare. Veja-se o sub-12 feminino:
    Mafalda Fernandes p.e. que se bate de igual para igual com as melhores de sub-14 e algumas meninas (colocadas na cauda do ranking, para lá do longinquo 100º lugar) que mal conseguem colocar a bola do outro lado da rede. Se têm apenas 10 anos e são promissoras, então façam outro grupo. Não estraguem é o estágio das outras...

    ResponderEliminar
  4. Há muitos aspectos que podem influenciar estes resultados, mas talvez a falta de rodagem competitiva neste momento dos nosso atletas tenha sido determinante.
    Em 2007, estes dois atletas jogaram a Copa del Sol contra a Espanha, e este Carballes jogou o par mas, enquanto nessa altura o Francisco Ramos perdeu em 3 sets com o nº1 espanhol na altura, Josep Font.
    Há alguns aspectos mais estranhos que os resultados deste amigável, e que seria interessante comentar, como o facto do Vasco Mensurado representar a Selecção Nacional sem estar federado (tendo em conta a campanha da Federação para ter tudo o que é praticantes em Portugal federados, e ironicamente tem um atleta a representar uma selecção sem o estar!) e também o facto de estes dois atletas não disputarem o próximo torneio A de Sub-16 em Carcavelos, torneio que o Seleccionador Nacional de Sub-16 Masculinos, afirmou ser muito importante para determinar os atletas que vão representar a selecção nacional em 2009 e que consta do programa de torneios da selecção para a época de 2008/2009! Aliás, dos convocados para o último estágio de Sub-16 masculinos em Novembro passado, há bastantes ausentes! Não sei se o Vasco e o Kiko, e os restantes ausentes, estão magoados, ou se optaram por competir por outras paragens, mas é uma pena que não estejam todos presentes neste torneio, pois seria interessante compará-los em competição.
    Melhor sorte para a próxima!

    ResponderEliminar
  5. Falta de rodagem competitiva?
    Vasco Mensurado não é federado?
    São muito vedetas alguns destes miudos para não irem a Torneios B?
    Preferem levar cabazadas dos andaluzes?É mais competitivo?

    Chiça!!!

    ResponderEliminar
  6. Não era propriamente a selecção portuguesa de sub 16 !!

    De qualquer forma, para muitos o ténis é apenas isto: Muito bom quando se ganha e muito mau quando se perde.
    Um qualquer Federer português se tivesse perdido na primeira ronda dos Jogos Olímpicos com um puto era enforcado na estátua do leão !!!!

    Ide-vos curar.

    ResponderEliminar
  7. O anónimo das 12:00 deve ter uma raridade em casa, antes de escrever pense que o seu rebento, também já deve ter jogado com melhores, se percebesse alguma coisa de ténis chegaria à rápida conclusão que nesta modalidade, o que é bom hoje amanha pode não prestar, o contrário também costuma acontecer e o reinado de muitas celebridades termina quando precisamente levam na pá de quem não esperam!

    ResponderEliminar
  8. Nao e nada! Entao mas Portugal nao tem a academia CETO/JOAO CUNHA E SILVA? Nao percebo mesmo qual e a diferença desta para o bolletieri e sanchez casal. Sinceramente este pessoal so gosta de falar mal.

    Alias eu nem percebo como e que o Gastao e a Michelle estao nos estados unidos. Devem ser burros talvez com tantas condiçoes que ha neste pais para a pratica da modalidade so pode.


    Isto foi uma ironia claro. Mas para aqueles cepticos que nao vem a diferença entre portugal e os outros, vejam os resultados. Talvez cheguem a alguma conclusao

    ResponderEliminar
  9. Concordo 100% com o anónimo das 22:04.
    A jogar ao mais alto nível e a ser formada em Portugal só temos mesmo a P. Martins. Mas esta, além de muito talentosa, tem um clube todo a trabalhar para ela. Caso estivesse num clube mais periférico já tinha passado o seu tempo, ou já estava nos EUA...

    Para o anónimo das 20:37, quero-lhe dizer que não tenho lá por casa nenhum Federer. Não é relevante perder-se no ténis, o problema é que nós (selecção portuguesa ou quase...) não ganhámos um único jogo a uma equipa duma provincia espanhola...

    Cpts

    ResponderEliminar
  10. Mas sera que ainda alguem acha que Portugal tem condiçoes para se jogar tenis? Por amor de Deus...é estar a querer ver o invisivel.
    Ate aos 14/16 anos se formos a ver bem antigamente Portugal ate tinha jogadores de elevadissimo nivel (masculinos), agora as nossas vedetas portuguesas cada vez que vao la fora e o que se ve. Mensurados, Ramos, Sualehehes e companhia. Ja por acaso compararam isto com Peter Rodrigues, Gastao, Gil, Gonçalo Francisco?
    E incomparavel. Devia ser para a FPT uma preocupaçao, o defice de jogadores com capacidade para competir com os melhores da europa nas camadas mais jovens. Parece que ja nem na fomaçao Portugal consegue alguma coisa.

    Ja para nao falar na passagem de juniores para seniores...que quanto a isso, acho que o resultado esta a vista.
    Em vez de andarem com programas de caça de talentos, torneios A,B,C,D,E,F na Foz do Arelho, na ilha do Faial, realmente seria mais produtivo criar um centro de treino de raiz, onde estivessem realmente os melhores, como em temos quase que foi conseguido. E pelo menos nessa altura, viam-se alguns resultados a nivel europeu. Mas enfim, e o que temos, o tenis portugues mais parece uma guerrinha de clubes, e admiraçao aos "sabios" (nao se sabe bem de que mas ok).

    Enquanto nao se fizer como com no futebol, que veio para ca o Scolari e ele ditou as regras e teve coragem para enfrentar esta cambada toda de parasitas, nao se consegue nada.
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  11. nao conordo com algumas coisas que aqui foram ditas. portugal tem jogadores muito talentosos, mas nao conseguem tirar proveito desse talento, devido ao facto de, em portugal, nao se apostar no tenis assério, nas grandes academias de tenis a nivel mundial as pessoas vivem lá, estudam 6 horas por dia e jogam 4 horas, em portugal é impossivel que isso se realize, já em espanha á boas academias em todo o lado e em portugal não há nem uma, por isso não me surpreende nada que percamos com a selecção da andaluzia, alías a andaluzia, á partida, era favorita para este embate, e só vieram a confirmar o seu favoritismo

    ResponderEliminar
  12. Caro anónimo das 23:13, o nosso ténis está como o seu nível de escrita...cheio de erros.

    ResponderEliminar
  13. Os resultados obtidos contra a selecção de andaluzia, para mim não foram maus. O menos bom foi de facto o do Kiko Ramos (estranho). O resultado do vasco foi muito bom, pois tem ainda com 14 anos e só mede 1,5?. Quando crescer será diferente, pois tem um ténis de ATP, muito peso de bola e muito talento. Muito trabalho e humildade é o que se lhe pede pois tem tudo para vingar. A Barbara Luz, uma hiper talentosa, está estgnada é urgente fazer alguma coisa, pois pode ser mais uma promessa perdida, espero bem que não para bem do ténis femenino Português.
    Mas de facto as condições de treino são muito más. Temos alguns miúdos a treinarem-se menos de 1 hora por dia (por causa da escola) e dizem que querem ser profissionais, isso é impossível.
    Não é possível atingir a alta competição sem dedicação exclusiva e com uma escola adaptada a estes atletas, pois nem tudos podem pagar academias. Por isso se vão perdendo os talentos...
    Por último meus amigos, dizer mal não custa, o que é complicado ajudar a construir algo de bom para o ténis.
    Eu faço uma proposta: uma associação para servir o ténis.

    TF

    ResponderEliminar
  14. Temos um lote de bons jogadores, para mim é um facto.

    O Martim, o Miguel Almeida, A Koehler, o Francisco Dias, A Patrícia Martins, a Bárbara Luz, O Vasco Mensurado, O Gonçalo Loureiro, a Joana Vale Costa, entre outros, são todos jogadores, dentro dos seus escalões, de bom nível internacional.

    Não vejo onde está a falta de atletas nos escalões juvenis.

    Talvez atirar mais certeiro seja a chave.

    ResponderEliminar
  15. De facto vejo jogadores com potencial para terem nivel internacional. Bom nivel intenacional, já não consigo afirmar. O problema número 1 são os treinadores portugueses, que são no minimo de uma qualidade duvidosa, para não dizer calamitosa. A vaidade e a preguiça são entre muitos, os predicados dos nossos treinadores. Vedetas de "trazer por casa". OLÉ !!!

    ResponderEliminar
  16. Estes anónimos "sábios do ténis" porque não utilizam a sabedoria de criticar os outros em próprio usofruto? Quem sabe? Até pode acontecer, que consigam criar o Federer Português o melhor dos melhores dos Anónimos! Criem a vossa própria academia com os melhores treinadores do mundo e arredores, ponham os vossos filhos anónimos a simplesmente jogar ténis, tirem-nos da Escola, ou então criem uma estrutura escolar em Portugal para esse fim, ou mandem-nos embora para outro país, "porque este não presta"...concordo mas façam-no com os vossos próprios filhos, não critiquem aquilo que os outros fazem com muito esforço e dedicação, nenhum daqueles a quem chamam vedetas treina um terço do que se treina lá fora, acredito que nem mesmo o Mensurado.
    Muitos dos que falam terem sido maravilhas será que o foram em torneios internacionais aos 14 anos? Não me parece!
    Bem, boa sorte para o anónimo das 18:46, que se vai esforçar, e revolucionar o ténis português, um bem-haja, são pessoas destas que nós precisamos.

    ResponderEliminar
  17. o mensurado treina por volta de 4 a 5 horas por dia. o kiko ramos ta a ter uma disciplina por dia , o resto do tempo passa a jogar

    ResponderEliminar
  18. Se calhar num pais como o nosso onde o que ha mais e mediocridade, as pessoas que realmente sabem, nem tem paciencia para ca ficar ou tentar mudar alguma coisa. Por isso e que portugal esta cada vez pior.
    E ver cada vez mais gente qualificada e com muita capacidade a sair do pais e a entrarem africanos(as) e brasileiros(as) para o crime.
    Aqui o que se passa e que enquanto nao se criar uma estrutura seria, com treinadores serios e que tenham ja realmente algumas provas dadas, nada se podera fazer. A nao ser que apareça um Nadal que ate um tio aparentemente inexperiente conseguiu fazer dele o que se ve (com muito merito, isso nao esta em questao). Mas como ha um Nadal em cada 1000000000000 jogadores, nao me parece que nos venha a calhar a nos um.
    Falem antes de pensar sff, e quando nao sabem do que falam, sff calem-se.

    Quanto a questao dos vedetismos e notoria, a presunçao de jogadores e treinadores portugueses (sem se saber bem porque mas enfim). Uma pessoa vai ao estoril open e ve o Nieminem, Gonzalez, Lopez e respectivos treinadores, grande parte deles param, dao autografos. quem conhece minimamente o estoril open e so uma questao de se aproximar da sala de jogadores e ver la as sumidades portuguesas.
    Acho que o Federer quando entrou la este ano ate se deve ter assustado...

    Sera possivel haver cada vez menos jogadores e a FPT estar a tornar cada vez mais dificeis os torneios (mais escassos, com menos premios, menos competitivos)??? Eu acho que nao e preciso tirar um curso para ver isto mas nao sei, talvez esteja enganado. E certo que metade da FPT anda la so para sacar o seu dinheiro ao final do mes, sendo tratados por drs. e profs. sem sequer terem acabado o 12 mas ao menos podiam fazer algo de util pelo tenis mas esta visto que nao.

    Bem haja

    MF

    ResponderEliminar