Pesquisar neste blogue

5 de janeiro de 2007

Czech International Junior Indoor Championship Sub-16 - 7th Tennisline Cup

É o 1º grande torneio do ano da ETA, no escalão de sub-16, categoria 2.
Realiza-se entre 8 e 14 de Janeiro em Pribam, na República Checa.
Em masculinos, estão inscritos no quadro principal os portugueses Rodrigo Carvalho e Pedro Lopes. Portugal não vai ter participação na variante feminina.
Rodrigo Carvalho é o actual 218º no ranking da ETA e tem como participações a salientar os torneios madeirenses do verão passado, onde, no Funchal, venceu o torneio na variante de pares.
Pedro Lopes está no 353º lugar e dele recordamos a vitória no ano passado na final de pares do torneio de sub-14 de Angra do Heroísmo.

Open da Australia - GA - ITF Junior - Gastão Elias


Confirma-se que Gastão Elias prescindiu da participação do primeiro torneio australiano do circuito mundial, sendo que a sua inscrição no Yes Optus e no Open da Australia ainda se mantêm.

Ao que Manuel Perez no O Jogo nos diz, Gastão está a acompanhar uma súbita doença do seu treinador Luis Nascimento e mantem-se em Barcelona , em estágio na academia BTT, de onde seguirá na próxima semana para o continente australiano.
O jornal portuense afirma que Gastão participará no 2º torneio do circuito australiano, e , de facto, o seu nome mantem-se na lista de inscritos como 15º CS , o mesmo acontecendo no Open da Australia.

Vasteras 2007

Começa neste Domingo a 2ª etape dos torneios suecos do circuito mundial de Juniores ITF, com a realização do Vasteras 2007.
Inscritos estão Martim Trueva, 4º CS do quadro masculino e Maria Guerreiro, igualmente inscrita no quadro principal da variante feminina.
Os quadros de qualificação começam amanhã, e os jogos dos portugueses serão na próxima 2ª feira.

Salk Open ITF G3, Suécia

Terminou a participação portuguesa do torneio centenário Salk de Estocolmo, com a derrota de Maria Guerreiro na variante de pares, na 2ª ronda, pelos parciais de 6/4, 3/6 e 2/6.

4 de janeiro de 2007

Lagos Team: Nicau, Godinho e Rocha são as novas aquisições

Depois do arranque em Setembro com o ex-número um português Rui Machado e o número 14 mundial de juniores de 2006 Pedro Sousa, o ‘Team Lagos’ apresenta os mais recentes elementos que escolheram aderir ao projecto de alta competição idealizado por João Lagos e Manuel de Sousa: o actual número dois português Gonçalo Nicau, o recente finalista do Masters FPT/Cima Tiago Godinho e o internacional Diogo Rocha.

«O ‘Lagos Team’ é ainda um projecto em formação, mas que parte de um patamar já muito elevado», revela João Lagos. «Congratulo-me pela recente adesão de jogadores portugueses tão credenciados como o Gonçalo, o Tiago e o Diogo – uma adesão qualitativa que vem fortalecer ainda mais o grupo, numa altura em que continuamos a finalizar a composição da estrutura técnica e a analisar tanto potenciais candidaturas como as infrastruturas de Monsanto que servem de base de treino».

Os novos ‘recrutas’ juntam-se ao grupo a partir do início de Janeiro. Para além dos seis jogadores já conhecidos, o ‘Lagos Team’ mantém-se atento a tenistas portugueses de vários escalões etários com o potencial tenístico requerido e a ambição de chegar mais longe. Os nomes ainda estão no sigilo.

Salk Open ITF G3, Suécia



Na 2ª jornada da competição Miguel Alves foi derrotado pelo suiço Maiga pelos parciais de 5/7 e 2/6.

Em pares masculinos, a dupla Trueva/Alves foi eliminada na 1ª ronda pelos parciais de 4/6 e 2/6.

Em pares femininos, Maria Guerreiro e a sua parceira Cunningham venceram a 1ª ronda pelos parciais de 7/6, 3/6 e 6/4 e defrontam hoje a dupla Barthel/Hanssen.

3 de janeiro de 2007

Salk Open ITF G3, Suécia


Não foi uma jornada feliz para os portugueses na estreia europeia do circuito mundial de Juniores.

Em Estocolmo, Martim Trueva foi eliminado na 1ª ronda pelo convidado da organização, o sueco Berta, em 3 sets, com os parciais de 4/6, 6/1 e 4/6.

Miguel Alves, que defrontou o búlgaro Dimitrov( 150 ITF), venceu por 6/3 e desistência, indo na 2ª ronda defrontar o suiço Maiga, que as primeiras informações vindas da Suécia davam como adversário do português na 1ª ronda.

Em pares os portugueses defrontam na 1ª ronda a dupla sueca Eriksson/ Jonasson.

Em femininos, Maria Guerreiro não foi feliz e perdeu por duplo 6/1. Em pares e fazendo dupla com a britânica Cunningham, jogará hoje a 1ª ronda contra a dupla da casa Kristofersson/Storm.

2 de janeiro de 2007

Rankings 2007


Já estão disponíveis os rankings para o inicio do ano , para o escalão Júnior da ITF.


Como já saíram os jogadores de 1988, o ranking masculino é agora comandado pelo eslovaco Klizan com 937.5 pontos, apenas mais 2.5 pontos que o francês Eysseric. Em relação aos portugueses, Gastão é agora o melhor português, no 20º lugar, com 460 pontos. João Sousa é 61º, com 285 pontos e Martim Trueva 307º com 91.25 pontos. Seguem-se Miguel Alves ( 371), Vitor Silva ( 725) e João Bastos ( 748). Destaque ainda para o luso-brasileiro Alexandre Resende que, finalmente aparece como português na tabela, no 963º lugar.

Em femininos, Michelle subiu até ao 65º lugar, com 357.50 pontos, sendo que Maria Guerreiro é agora 529ª classificada e Maria João Koehler 623ª. A classificação feminina continua a ser liderada pela grande dominadora do circuito em 2006, a russa A. Pavlyuchenkova, com 1968.75 pontos.

Salk Open ITF G3, Suécia


Já estão em court os primeiros jogos de 2007 e no que diz respeito aos portugueses, os primeiros confrontos da época são na Suécia, onde se joga o 1º torneio europeu do escalão júnior.

O Salk Open, que este ano comemora a sua centésima edição, joga-se em Estocolmo até ao próximo fim de semana.

Três portugueses estão inscritos e em femininos Maria Guerreiro ( 596 ITF ) iniciará hoje a sua participação no quadro principal, com o confronto com a polaca Cieplucha ( 385 ITF ).

Miguel Alves ( 530 ITF ), que vai jogar contra o suiço Riccardo Maiga ( 573 ITF ) e Martim Trueva ( 445 ITF ) que vai defrontar o sueco Daniel Berta ( 1638 ITF )também estão na 1ª ronda de masculinos e deles se esperam bons resultados, especialmente de Martim, que terminou 2006 em grande.

Boa sorte aos portugueses neste arranque de época.

Ano Novo, Vida Nova

Sejam todos bem vindos a 2007, ano que esperamos que seja o ano da confirmação do ténis português, aquém e além fronteiras.
Aos tenistas portugueses será exigido uma maior capacidade de sofrimento para poderem alcançar os melhores resultados possíveis.
Aos dirigentes portugueses deverá ser exigido uma maior transparência na gestão do panorama tenístico nacional, bem como uma correcta definição da estratégia multi-anual necessária a apoiar os nossos valores mais promissores.
Para 2007, esperamos todos que Frederico Gil confirme o excelente ano de 2006 e que o seu objectivo seja aproximar-se o mais possível do Top 100.
Para Frederica Piedade, que esqueça rapidamente a 2ª metade de 2006 e que ataque, sem reservas, este novo ano com as armas que a levaram a ser a melhor portuguesa de todos os tempos.
Para Leonardo Tavares, Gonçalo Nicau, Pedro Sousa, só para citar alguns, que 2007 vos traga subidas consistentes no ranking mundial e que possamos rapidamente ter 4 ou 5 portugueses dentro do Top 500.
Para Neuza Silva, Ana Catarina Nogueira, Catarina Ferreira que se aproximem cada vez mais de Frederica Piedade e, sobretudo para Neuza, que 2007 só confirme o espectacular ano de 2006 da jovem atleta de Paulo Lucas.
Para os mais novos, a grande esperança e os maiores desejos da minha parte. Michelle, Gastão, Miguel Almeida, Patricia Martins, Maria João Koehler, Martim, Barbara Luz, Vasco Mensurado, Maria Guerreiro, Katia, Miguel Alves, Ana Claro, Demi, entre muitos outros grandes valores que despontaram e/ou confirmaram o seu valor em 2006. Para eles, que este ano seja o ano da confirmação que todos esperamos e que possam ter, da parte das entidades oficiais, públicas e privadas, todo o apoio necessário.
Da minha parte, tudo farei para continuar a divulgar o ténis português de uma forma simples, honesta, sem objectivos que não os que enuncio, sem agendas escondidas e sem ataques inócuos que nada ajudam a defender este desporto de que todos nós gostamos.
UM BEM HAJAM PARA TODOS E FELIZ 2007