Pesquisar neste blogue

12 de dezembro de 2008

Torneio Ponta Delgada Jovem, Sub-14

O Torneio “Ponta Delgada Jovem”, reservado ao escalão de sub-14, inicia-se hoje (sexta-feira) nas instalações do Complexo Desportivo do Clube de Ténis de São Miguel.
Com cerca de duas dezenas de tenistas inscritos, a prova, que tem como cabeças-de-cartaz os micaelenses Martim Sousa e Miguel Botelho, principais favoritos à vitória, contará ainda com a participação de Rui Almeida (Clube de Ténis do Montijo) e João Costa (Clube de Ténis de Sassoeiros), dois atletas continentais que se deslocam aos Açores na tentativa de ganhar mais alguns pontos para o ranking nacional da categoria.
No sector feminino, a búlgara Nádia Belinska é a grande favorita à vitória final.
Os jogos têm início hoje, estando as finais agendadas para o próximo Domingo. Os resultados podem ser acompanhados diariamente no site do Clube de Ténis de São Miguel.

Open da Australia 2009

O Open da Austrália, primeira etapa do Grand Slam 2009 (19 Janeiro-1 Fevereiro), deu ontem a conhecer a lista oficial de participantes e, como se antevia, Frederico Gil (110º ATP) está fora do quadro principal.
Será quase impossível que ocorram dez desistências, visto que o último tenista a entrar directo ocupa a 100ª posição mundial e mais quatro surgem na melhor grelha com o chamado ranking protegido (uma média dos três últimos meses em que estavam a competir, antes de ficarem seis meses parados devido a lesões).
A alternativa reside agora na passagem pelo qualifying, uma decisão a ser tomada na próxima semana, na conversa entre o treinador João Cunha e Silva e Frederico Gil, mas também Rui Machado, cujo ranking (153º) lhe dá igualmente acesso à fase de qualificação. Tudo indica que ambos acabem por disputar o qualifying que, com o novo sistema, passa a atribuir mais pontos para o ranking ATP.
In: O Jogo

Neuza Silva na Alemanha

Depois de nesta temporada já ter participado em provas de interclubes em França e na Holanda, a campeã nacional, Neuza Silva, acaba de assinar contrato para, em 2009, representar um clube alemão da 1.ª Divisão.
Tal facto deve-se à progressiva subida da tenista setubalense no ranking mundial, que a levou a atingir a sua melhor posição de sempre com um 160.º posto na tabela WTA.
Neuza Silva, recente vencedora do Masters/CIMA pela segunda vez, parte no próximo dia 27 para Auckland, Nova Zelândia, para ali iniciar a temporada de 2009, seguindo depois para Melbourne, Austrália, onde irá jogar o qualifying da primeira etapa do Grand Slam, tal como sucedeu este ano.
Em relação a Frederica Piedade, a finalista do Masters/CIMA tenciona fazer a pré-temporada na Argentina.
In: Record

Masters Médis Copa Ibérica 2008

Arrancou hoje, sexta-feira (12 de Dezembro), a partir das 10 horas, nos courts cobertos do Clube de Ténis do Estoril, o Masters Médis Copa Ibérica 2008, numa organização da João Lagos Sports. Até ao próximo sábado (dia 13) disputa-se a derradeira jornada dos Campeonatos Internacionais de Veteranos, numa prova reservada aos quatro melhores tenistas das respectivas nove categorias individuais. Paralelamente à competição, o Masters Médis Copa Ibérica contará ainda no sábado, a partir das 15 horas, com a realização de um Pro-Am e uma clínica de ténis, com a participação de inúmeros convidados. A entrada é livre!

Dos 36 participantes do Masters Médis Copa Ibérica 2008, destaque para o sexto classificado do ranking mundial de +45 anos, Albert Meca Saavedra, que, depois dos triunfos no Estoril, Madrid e Vilamoura, procurará este fim-de-semana assinar nova vitória em território nacional. Igualmente invicto na presente temporada encontra-se o madrileno Buenaventura Velazquez, cabeça-de-cartaz na categoria de +55 anos. António Trindade (75 anos) fecha o trio de ases para o Masters Médis Copa Ibérica 2008, competindo na variante de +70 anos, na busca de mais um título – ele que soma actualmente um total de 30 troféus na competição.

Outros participantes a ter em conta são os líderes dos respectivos rankings: Clive da Silva (Ing, +40 anos), José Carlos Ralheta (Por, +60 anos), Nuno Allegro (Por, +65 anos), Luísa Gouveia (Por, +40 anos), Pilar Herranz Palomo (Esp, +50 anos) e Carmen Alvarez Leal (Esp, +60 anos).

As meias-finais arrancam então amanhã, a partir das 10 horas, estando agendadas as finais para sábado (10 horas), sob a supervisão do juiz-árbitro, Gonçalo Cassiano Neves.

Para o dia 13, sábado, a partir das 15 horas, está agendado um torneio no formato Pro-Am que, para além de alguns dos competidores do Masters Médis Copa Ibérica 2008, contará com a participação de João Lagos (director do Estoril Open) e João Mira Gomes (secretário de Estado da Defesa) e os antigos profissionais Bernardo Mota (actual seleccionador nacional sub-18, antigo campeão nacional absoluto e ex-membro da selecção portuguesa da Taça Davis), José Pedro Silva (ex-campeão nacional de Infantis 1994 e de Cadetes 1999, e vice-campeão nacional de Juniores 2000), e os outrora líderes do ranking nacional FPT, Nuno Almeida (1997) e André Mota (2000). Para este mesmo torneio, aguarda-se ainda a confirmação da presença do presidente do Sporting Clube de Portugal e também do Clube de Ténis do Estoril, Filipe Soares Franco.

Uma vez finalizada a competição no Masters Médis Copa Ibérica 2008, tem lugar uma clínica de ténis, dirigida por Luis Filipe Silva (vice-campeão nacional absoluto individual e campeão nacional de pares 1981), com as participações de Joana Lemos (ex-piloto), Rita Calçada Bastos (actriz TVI), Catarina Flores (empresária), entre outros.

Centro Desportivo Nacional do Jamor

O Centro Desportivo Nacional do Jamor conta a partir do próximo dia 13 de Dezembro com seis campos de ténis em recinto coberto, de piso duro, num investimento de três milhões de euros, fundamental para a alta competição e selecções nacionais. O Centro de Alto Rendimento será inaugurado, sábado, dia 13 de Dezembro, pelas 11h30 e contará, entre outras individualidades, com a presença do Ministro da Presidência - Dr.º Silva Pereira e do Secretário de Estado do Desporto e Juventude – Dr.º Laurentino Dias.
Esta infra-estrutura está englobada na rede nacional de Centros de Alto Rendimento e tem como grande objectivo apoiar os jogadores de topo que, desta forma, em dias de chuva, podem treinar neste espaço. A gestão dos campos é da responsabilidade do Centro Desportivo Nacional do Jamor, cabendo à Federação Portuguesa de Ténis (FPT) apresentar um programa de ocupação dos mesmos.
José Corrêa Sampaio, presidente da FPT, salienta a importância das novas estruturas “Trata-se de campos fundamentais para a prática da modalidade ao mais alto nível. Os nossos atletas de alta competição e as nossas selecções nacionais passam agora a ter outro tipo de condições para a sua actividade regular. O dia 13 de Dezembro é uma data histórica no ténis português e o Centro de Alto Rendimento dá assim o enquadramento necessário para o futuro Centro Nacional de Treino. Passamos a ter um espaço privilegiado e a possibilidade de treinar durante o Inverno de acordo com as exigências europeias”.

Open Juvenil McDonalds - Portimão - Sub-14 e Sub-18, nível B

Em virtude da interrupção dos jogos na parte da tarde de Sábado e durante todo o dia de Domingo, devido à chuva, obrigou a que a prova apenas terminasse na 3ª Feira, com a realização de uma verdadeira 'maratona' de jogos na 2ª feira, que se prolongaram até perto das 22h00. Obrigou igualmente ao cancelamento das provas de pares e dos quadros B.
No entanto, devido ao esforço da organização e com a colaboração de todos os participantes (atletas, Pais e Treinadores), conseguiu-se levar até ao fim as provas de singulares.No Domingo à tarde e para possibilitar o término das provas de qualificação, a organização fez deslocar os 14 jogos que faltavam, para os cobertos do Hotel Alfamar em Albufeira, o que possibilitou encerrar as qualificações e iniciar-se os quadros principais na 2ª feira, embora só tenha sido possível iniciar a maioria dos jogos a meio da manhã, em virtude do excesso de humidade existente nos campos devido à muita chuva que tinha caído no dia anterior.
Os quadros femininos: Sub14 e Sub18, foram possíveis terminar ainda na 2ª feira à noite. Em Sub18, ANA CLARO levou de vencida INÊS SILVA na Final por 6/0 e 6/1 e, em Sub14, venceu ANA FILIPA SANTOS em virtude do abandono da sua adversária, LUISA ALMEIDA, pois não podia ficar para 2ª Feira para disputar a Final devido a compromissos escolares.
Nos rapazes e em Sub18, venceu DIOGO SOARES na Final frente a DIOGO ROCHA, em jogo realizado na 3ª feira de manhã, por 4/6, 6/2 e 6/1. Em Sub14, a vitória sorriu ao 'algarvio', CHRISTOPHER RASPIN, que beneficiou a desistência do principal favorito à vitória, o açoreano FERNANDO SOUSA, cabeça de série nº 1 da prova, que viu-se impossibilitado de disputar a Final na 3ª Feira de manhã, em virtude do voo de regresso aos Açores estar marcado para a madrugada de 3ª feira. Nas meias-finais, CHRISTOPHER RASPIN venceu NUNO DEUS por 6/0 e 6/2 (jogo realizado na 3ª Feira) e na outra meia-final, FERNANDO SOUSA venceu o seu colega de clube, DIEGO TOSTE, por 6/1 e 6/1.
A organização lamenta o facto da chuva ter estragado o normal desenrolar da prova, que estava recheada de alguns dos melhores valores nacionais destes escalões e que iria possibilitar em condições normais à realização de excelentes embates, tanto em singulares como em pares, facto confirmado pelo elevado número de jogos disputados em terceiros sets nos jogos de singulares disputados na 2ª feira.
In: www. tenisportimao.com

Portugal-Andaluzia , Sub-16, Sevilha

A selecção Sub 16 de Portugal disputa, de amanhã a domingo, um encontro amigável com a Federação Andaluza de Ténis (FAT) com vista à comemoração de mais um aniversário da FAT, em Sevilha, Espanha.
Os quatro atletas convocados são: Rita Vilaça (AA Coimbra) e Bárbara Luz (AA Coimbra) capitaneados por Pedro Pereira; Francisco Ramos (CT Porto) e Vasco Mensurado (Qtª. Marinha) capitaneados por Vitor Ferreira.
In: FPT

Ostrava Open, ETA sub-14

O jovem tenista, Frederico Silva de 13 anos conquistou hoje a passagem a mais uma ronda do torneio Ostrava Open, na Republica Checa, onde ainda não perdeu um único set, vencendo o inglês Edwards por 6/2 e 6/3, na terceira eliminatória.
Nesta competição também joga Gonçalo Loureiro que se ficou pela segunda ronda, em singulares, ao defrontar-se ante o francês Py, acabando por ceder.
Na vertente de pares, a dupla lusa de Frederico e Gonçalo vai, hoje, entrar em court para discutir a passagem à final frente à equipa inglesa de Bambridge e Wyop.
In: FPT

Prince Cup 2008

Patricia Martins, depois do brilharete no Eddie Herr, participou na Prince Cup 2008, onde perdeu na 2ª ronda do QP de sub-14 femininos.
Na 1ª ronda venceu Clementina Riobueno por duplo 6/2 e perdeu depois, num renhido embate, por 6/2, 0/6 e 12/14 frente a Julija Kulibaba.
Djessica Bezerra esteve na qualificação, tendo perdido na 2ª ronda, depois de vencer a russa Panferova por 5/7, 6/3 e 10/2. A derrota surgiu frente a Sara Boevska, pelos parciais de 0/6 e 5/7.
Já João Barra, no sector masculino, fez um brilharete, tendo conseguido chegar à 3ª ronda, onde desistiu por doença, que esperamos, nada de grave tenha ocorrido.
Na 1ª ronda, venceu Mugeyicius por 6/3 e 6/2 e na 2ª venceu Rodrigo Encinas por 6/4,3/6 e 11/9.
Em pares, perdeu na 1ª ronda.
João Brito perdeu na 1ª ronda frente a um australiano por 1/6 e 0/6.

ITF $ 15.000 R. Checa ATP

Leonardo Tavares foi eliminado nos quartos de final do torneio checo, ao perder pelos parciais de 5/7 e 1/6, frente ao local Daniel Lustig.
Nas rondas anteriores, destaca-se o facto de ter vencido na 1ª ronda o 4º CS, o polaco Panfil.

7 de dezembro de 2008

Masters FPT/CIMA

Neuza Silva venceu no inicio desta tarde a final feminina do Masters FPT/CIMA de 2008, derrotando na final Frederica Piedade por 4/6, 6/3 e 6/2.
Depois de no 1º set, de longe o melhor e o mais disputado, Frederica ter apresentado um nível tenistico muito interessante, Neuza Silva conseguiu contrariar o melhor jogo de fundo de court de Frederica, aproveitando um ratio de erros não forçados que aumentou substancialmente a caminho do 3º set.
O jogo que decidiu a contenda ter-se-á realizado no 6º jogo do 2º set, quando Frederica teve 3 BP para igualar a 3/3, não o conseguiu fazer, dando a Neuza o ânimo que lhe faltou no 1º set.
Daqui a pouco vai iniciar-se a final masculina, com algum atraso, por certo, uma vez que ainda decorre a final do Masters em Cadeira de Rodas, entre Paulo Espirito Santo e Carlos Leitão.

Masters FPT/CIMA

António Dória acabou de vencer a final do Masters PNDT, masculino, vencendo na final Diego Herrera pelos parciais de 4/2 e 4/1.
António Dória mostrou um ténis de altissímo nível, desde do serviço à resposta, não deixando o Diego sequer esboçar qualquer reacção, apesar de, aqui e ali, ter igualmente arrancado aplausos da assistência com algumas jogadas mais virtuosas.
Dória será, por certo , um dos apelidos de que mais ouviremos falar nos próximos 3/4 anos, sendo que o vencedor do Masters 2008 está a jogar o suficiente para fazer a cabeça em água aos melhores do escalão de sub-12.
Salientamos ainda a presença de quase meia centena de pessoas no Pavilhão dos Lombos, em Carcavelos, o que muito nos apraz registar.

Masters FPT/CIMA

Beatriz Bento venceu esta manhã a final do Masters do PNDT 2008, frente a Joana Neves, pelos parciais de 4/1 e 4/0.
Num jogo de um único sentido, a jovem do Ace-Team não deu qualquer hipótese à jovem tenista nortenha, assumindo o jogo desde inicio e festejando cada ponto com um profissionalismo e atitude vencedora muito interessante.
No fim, parece-nos que temos, mais uma vez, muita matéria prima para trabalhar e a Beatriz e a Joana serão nomes a reter num futuro muito próximo.
Já se joga a final masculina, entre António Dória e Diego Herrera, com vantagem de 4/2 no 1º set para o mais novo dos Dória.

Masters FPT/CIMA

Sem surpresa, Rui Machado e Leonardo Tavares são os finalistas do quadro masculino da edição de 2008 do Masters FPT-CIMA, prova que encerra o calendário dos principais eventos realizados sob a alçada da Federação Portuguesa de Ténis.
No dia de hoje, Leonardo Tavares foi o primeiro a carimbar o passaporte para a final, depois de derrotar José Ricardo Nunes, num encontro sem grande história. Tirando os primeiros quatro jogos, Leo foi sempre superior e, uma vez em vantagem, não mais tirou o pé do acelerador, conquistando um triunfo (6-3 e 6-1) mais do que merecido.
No fim da contenda, o tenista espinhense estava bastante satisfeito: "O Masters é, para mim, o torneio mais importante do calendário nacional. Tê-lo vencido já 5 vezes é um motivo de orgulho e vou procurar ganhá-lo outra vez". Sobre o adversário da final, Leonardo afirmou não ter "qualquer preferência", dizendo-se confiante no seu arsenal técnico-táctico, que tem agora mais um recurso: "Com as constantes lesões, tem sido complicado servir da melhor maneira. Praticamente só agora estou a usar o meu primeiro serviço e isso tem-me trazido muitas vantagens".
Uma coisa parece certa: a história da final de amanhã, frente a um Rui Machado que hoje bateu Hugo Anão em dois tie-breaks (7-1 e 7-5), deverá ser bem diferente da "contada" no passado mês de Setembro, em igual fase do Campeonato Nacional Absoluto.
Não só porque Leonardo tirará mais partido deste piso instalado no Pavilhão Desportivo Quinta dos Lombos, como também pelo facto de Machado se encontrar já muito desgastado, depois de uma época bem longa, ainda para mais vindo de um torneio em Puebla, no México, onde esteve até ao passado sábado.
Ainda assim, o pupilo de Cunha e Silva, que este ano trepou mais de 600 lugares na hierarqua mundial masculina (é o 153º), conta por vitórias os jogos realizados e parte como favorito para o embate de amanhã (16h).
Conseguirá a "dobradinha" Nacional Absoluto-Masters ou será Leo a fazer o "tri" em Carcavelos?
No capítulo feminino, Neuza Silva e Frederica Piedade irão, também elas, reeditar a final do Nacional Absoluto de Setembro. Hoje, Neuza bateu a jovem Maria João Koehler, por 6-2 e 6-4, ao passo que Frederica, aparentemente algo mal-tratada da coxa esquerda, jogou o quanto-baste para derrotar Catarina Ferreira (6-3 e 6-2).
Em conversa com os jornalistas, Neuza mostrou-se muito satisfeita com a vitória, tendo considerado que foi "mais inteligente na gestão dos momentos importantes". "Quando ela começou a crescer, no segundo set, eu soube desacelerar o ritmo de jogo e voltar a ficar por cima".
A nº2 portuguesa no ranking mundial (n.d.r.: Michelle Brito é a 1ª) reiterou a sua confiança numa vitória final, até porque, segundo ela, este ano se encontra "muita melhor fisicamente nesta fase".E o aspecto físico poderá muito bem ser um ponto chave no encontro de amanhã (12h30), porquanto Frederica Piedade exibiu algumas debilidades nesse capítulo no seu confronto com Catarina Ferreira, actuando com uma coxa elástica na perna esquerda e coxeando, inclusivé, ocasionalmente.
Fazemos votos que tudo se resolva a tempo da final, que promete vir a animar o público que se deslocar ao court instalado no pavilhão da Quinta dos Lombos.
Relembramos, a entrada é gratuita.
Eis o programa completo do último dia deste Masters FPT-CIMA de 2008:
10h30 - Finais do Masters PNDT
Joana Neves vs. Beatriz Bento
Diego Herrera vs. António Dória
Não antes das 12h30 - Final Feminina do Masters FPT/CIMA
Neuza Silva vs. Frederica Piedade
Seguido de -
Final do Campeonato Nacional de Ténis em Cadeira de Rodas
Paulo Espírito Santo vs. Carlos Leitão
Não antes das 16h - Final Masculina do Masters FPT/CIMA
Rui Machado vs. Leonardo Tavares