Pesquisar neste blogue

7 de dezembro de 2008

Masters FPT/CIMA

Sem surpresa, Rui Machado e Leonardo Tavares são os finalistas do quadro masculino da edição de 2008 do Masters FPT-CIMA, prova que encerra o calendário dos principais eventos realizados sob a alçada da Federação Portuguesa de Ténis.
No dia de hoje, Leonardo Tavares foi o primeiro a carimbar o passaporte para a final, depois de derrotar José Ricardo Nunes, num encontro sem grande história. Tirando os primeiros quatro jogos, Leo foi sempre superior e, uma vez em vantagem, não mais tirou o pé do acelerador, conquistando um triunfo (6-3 e 6-1) mais do que merecido.
No fim da contenda, o tenista espinhense estava bastante satisfeito: "O Masters é, para mim, o torneio mais importante do calendário nacional. Tê-lo vencido já 5 vezes é um motivo de orgulho e vou procurar ganhá-lo outra vez". Sobre o adversário da final, Leonardo afirmou não ter "qualquer preferência", dizendo-se confiante no seu arsenal técnico-táctico, que tem agora mais um recurso: "Com as constantes lesões, tem sido complicado servir da melhor maneira. Praticamente só agora estou a usar o meu primeiro serviço e isso tem-me trazido muitas vantagens".
Uma coisa parece certa: a história da final de amanhã, frente a um Rui Machado que hoje bateu Hugo Anão em dois tie-breaks (7-1 e 7-5), deverá ser bem diferente da "contada" no passado mês de Setembro, em igual fase do Campeonato Nacional Absoluto.
Não só porque Leonardo tirará mais partido deste piso instalado no Pavilhão Desportivo Quinta dos Lombos, como também pelo facto de Machado se encontrar já muito desgastado, depois de uma época bem longa, ainda para mais vindo de um torneio em Puebla, no México, onde esteve até ao passado sábado.
Ainda assim, o pupilo de Cunha e Silva, que este ano trepou mais de 600 lugares na hierarqua mundial masculina (é o 153º), conta por vitórias os jogos realizados e parte como favorito para o embate de amanhã (16h).
Conseguirá a "dobradinha" Nacional Absoluto-Masters ou será Leo a fazer o "tri" em Carcavelos?
No capítulo feminino, Neuza Silva e Frederica Piedade irão, também elas, reeditar a final do Nacional Absoluto de Setembro. Hoje, Neuza bateu a jovem Maria João Koehler, por 6-2 e 6-4, ao passo que Frederica, aparentemente algo mal-tratada da coxa esquerda, jogou o quanto-baste para derrotar Catarina Ferreira (6-3 e 6-2).
Em conversa com os jornalistas, Neuza mostrou-se muito satisfeita com a vitória, tendo considerado que foi "mais inteligente na gestão dos momentos importantes". "Quando ela começou a crescer, no segundo set, eu soube desacelerar o ritmo de jogo e voltar a ficar por cima".
A nº2 portuguesa no ranking mundial (n.d.r.: Michelle Brito é a 1ª) reiterou a sua confiança numa vitória final, até porque, segundo ela, este ano se encontra "muita melhor fisicamente nesta fase".E o aspecto físico poderá muito bem ser um ponto chave no encontro de amanhã (12h30), porquanto Frederica Piedade exibiu algumas debilidades nesse capítulo no seu confronto com Catarina Ferreira, actuando com uma coxa elástica na perna esquerda e coxeando, inclusivé, ocasionalmente.
Fazemos votos que tudo se resolva a tempo da final, que promete vir a animar o público que se deslocar ao court instalado no pavilhão da Quinta dos Lombos.
Relembramos, a entrada é gratuita.
Eis o programa completo do último dia deste Masters FPT-CIMA de 2008:
10h30 - Finais do Masters PNDT
Joana Neves vs. Beatriz Bento
Diego Herrera vs. António Dória
Não antes das 12h30 - Final Feminina do Masters FPT/CIMA
Neuza Silva vs. Frederica Piedade
Seguido de -
Final do Campeonato Nacional de Ténis em Cadeira de Rodas
Paulo Espírito Santo vs. Carlos Leitão
Não antes das 16h - Final Masculina do Masters FPT/CIMA
Rui Machado vs. Leonardo Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário