Pesquisar neste blogue

2 de março de 2010

$10,000 Faro 2010 ITF Masculino

Terminou esta segunda-feira a participação dos portugueses na Qualificação do Faro Futures 2010, evento internacional disputado na capital algarvia até ao próximo dia 7 de Março e que distribui 10 mil dólares em prémios monetários.

Treze portugueses resistiram à primeira ronda do Qualifying, mas apenas 4 lograram qualificar-se para a terceira e penúltima fase do Quadro qualificatório: Diogo Soares, Frederico Silva, Francisco Dias e Vasco Mensurado, nem mais do que quatro das maiores esperanças do ténis nacional.

Na 3ª ronda do Qualifying, os jovens lusos, ainda sem ranking mundial, defrontaram tenistas mais cotados e acabaram por não resistir.

Diogo Soares, jovem pupilo de João Cunha e Silva, de 18 anos de idade, cedeu diante do espanhol Javier Mati, nº698 mundial, por concludentes  6-0 6-2.

O jovem Frederico Silva, campeão europeu de pares e campeão nacional de singulares, no escalão de sub-14, com apenas 14 anos, viu o seu magnífico percurso ser interrompido pelo alemão Holger Fischer, nº840 ATP, cedendo com os parciais de 6-0 6-4. Aos 14 anos, Frederico saiu de Faro de cabeça erguida e poderá ameaçar a qualificação para Quadros Principais de torneios internacionais num futuro próximo.

Quem também saiu derrotado em dois sets foi Vasco Mensurado, que diante de Nikala Scholtz não conseguiu oferecer grande resistência e cedeu por 6-3 6-2.

Francisco Dias foi quem esteve mais perto de alcançar a última ronda do Qualifying, já que, diante do polaco Mateusz Szmigiel, nº865 mundial e 5º cabeça de série, saiu derrotado por 1-6 6-0 7-5.

Apesar do insucesso dos tenistas lusos na qualificação, três portugueses irão marcar presença no Quadro Principal, beneficiando de wild cards. Os finalistas do Campeonato Nacional Absoluto de 2009, Martim Trueva e Gonçalo Pereira, e José Ricardo Nunes foram os premiados pelo organizador do evento.

Na 1ª ronda do Quadro Principal, José Ricardo Nunes irá defrontar Gonçalo Pereira, garantindo um português na segunda ronda, e Martim Trueva irá medir forças com o espanhol Cesar Ferrer-Victoria, nº565 ATP. 
In:bolamarela.com

28 de fevereiro de 2010

Challenger de Meknes, €30.000 ATP

Rui Machado, 121ºATP e 5ºCS, foi incapaz de se superiorizar a Oleksandr Dolgopolov Jr., 101º e 3ºCS, na final do Challenger de Meknes, competição discutida em terra-batida e que oferece 30,000 euros e alojamento aos jogadores. Com este resultado, Machado não renovou o título conquistado no ano transacto e continua sem nenhum troféu na presente temporada.

Depois de ter tido uma excelente prestação no serviço no encontro das meias-finais, Machado voltou a revelar muitas dificuldades nesta pancada. Só no primeiro set, o tenista português cometeu seis duplas-faltas e cedeu por duas vezes o seu serviço. Rui esteve em desvantagem durante boa parte do set, impediu que Dolgopolov fechasse o parcial a 4-5, mas o seu serviço voltou a traí-lo e oferecer nova chance ao ucraniano, que desta feita serviu com autoridade para fechar o set.

O segundo parcial foi bastante mais desequilibrado. O português venceu o primeiro jogo e chegou a dispor de oportunidades para quebrar o serviço do rival logo de seguida, mas a partir daí foi perdendo intensidade e permitindo que Dolgopolov assumisse o comando do marcador. O russo rapidamente chegou à confortável vantagem de 1-5, acabando por fechar no seu serviço ao segundo match-point.

Esta foi a segunda derrota de Machado diante de Dolgopolov Jr, depois de no ano passado ter cedido nos quartos-de-final do Challenger de Orbetello. O português regressa agora a Portugal, onde irá disputar no próximo fim-de-semana, no Complexo Desportivo da Maia, a eliminatória da Taça Davis diante da Dinamarca.

In: bolamarela