Pesquisar neste blogue

9 de dezembro de 2006

Masters FPT/CIMA 2006 - Dia D



Termina hoje, oficialmente, a época de 2006 do ténis português, com a realização das finais do Masters FPT/CIMA, que reuniu a elite do ténis português em Carcavelos.


Depois de um Round Robin, ficaram apurados para as meias finais de ontem as tenistas Joana Pangaio, Ana Catarina Nogueira, Neuza Silva e Frederica Piedade. As duas últimas justificaram o seu favoritismo e venceram os seus jogos ( Neuza sobre Joana e Frederica sobre Nogui), tendo encontro marcado para as 12 horas de hoje, na final do Masters feminino.


Nos masculinos foi tudo mais surpreendente.

Muitos esperavam uma final entre Frederico Gil e Gonçalo Nicau ( afinal são os dois melhores tenistas portugueses no ranking ATP), alguns, poucos, davam como outsiders Hugo Anão ( uma excelente época, cheia de regularidade), Leonardo Tavares ( depois da lesão, só vitórias até ao Masters, 3 torneios nacionais) ou mesmo Pedro Sousa, o "puto" da Taça Davis mas que tem dado tão boa conta de si. Mas foi Tiago Godinho que se tornou no outsider.

No grupo M, Frederico Gil foi 1º mas perdeu com Vasco Antunes o que deu a este a oportunidade de se apurar para as meias finais, batendo Pedro Sousa por um set e isto apesar de ter perdido o jogo entre ambos....

No Grupo A, era tudo mais complicado.
Tiago Godinho foi a grande surpresa, ganhando os seus 3 jogos e mostrou porque poderá uma das grandes surpresas para 2007, se apostar em torneios pontuáveis para o ATP. O outro lugar foi ocupado por Leonardo Tavares o que mostrava uma continuidade nos bons resultados que o pupilo de Nuno Marques vinha fazendo.

Nas meias finais de ontem, a vitória de Tiago Godinho era previsível ( 6/1 e 6/1 ) mas o jogo entre Frederico Gil e Leonardo Tavares deveria ter sido um dos jogos mais equilibrados do torneio. Tal não aconteceu com vitória de Leonardo por 6/2 e 6/1 e a final com Tiago Godinho.

O jogo é hoje e terá honras de transmissão televisiva na Dois, a partir das 15 horas.

Prince Cup 2006



Depois de Brites Soares, Sofia Araújo também foi eliminada, esta na 2ª ronda de qualificação, pela coreana S. Jang, em dois sets, 6/2 e 6/1.

Em sub-12, Vasco Mensurado inicia hoja a sua participação. Dele espera-se muito depois da excelente campanha num torneio em França no mês passado.

Vasco já tem adversário para hoje, é um atleta da Florida, Elio Levi.

Patricia Martins também inicia a sua participação neste torneio hoje, defrontando na 1ª ronda do quadro principal de sub-12 a canadiense Kai Broomfield.

TIM Essonne 2006



É um dos torneios juvenis mais prestigiados na Europa, este que se realiza em França, na zona de Saint Genevieve des Bois. Conta como categoria 1 para o ranking ETA de sub-14.

Por este torneio já passaram jogadores que se tornaram tenistas de topo alguns anos mais tarde, de onde se salienta Dementieva em 1994, Gasquet em 1998 e Rafael Nadal em 1999.

Inscritos quatro portugueses, dois deles ( João Monteiro e Francisco Ramos ) no quadro principal e outros dois nas qualificações ( Bernardo Bastos e Inês Xavier).

Os jogos destes últimos começam hoje e os do quadro principal na próxima segunda feira.

Inês Xavier, com CS nº 9, já está na 2ª ronda da qualificação. Jogará hoje ainda contra a francesa Gabrille Storai.

O mesmo se passa com Bernardo Bastos que, sendo 16º CS, também passou, sem jogar à 2ª ronda. Nesta encontrará o francês Laurent Lokoli.

Open de Gotemburgo Sub-14

Francisco Ramos em grande.
Depois de ter ganho as duas primeiras rondas, Francisco encontrava nos quartos de final o CS nº 2 do torneio, o germânico Wagner.
Demonstrando uma enorme categoria, Francisco Ramos venceu o 1º set por 6/1 e, quando vencia por 3/1 no 2º set, o alemão desistiu por lesão, atirando Francisco Ramos para as meias finais do torneio, onde irá defrontar um outro alemão, Leif Berger, um jogador sem ranking e que vem da qualificação.
O jogo é esta manhã e postaremos o seu resultado logo que o mesmo nos chegue.
Com os pontos já amealhados, Francisco Ramos estará à porta do Top 100 de sub-14, que conseguirá atingir se vencer o jogo de hoje.

Orange Bowl 2006 VI

Terminou a aventura portuguesa neste torneio GA da ITF.
Gastão Elias, em singulares , não resistiu à maior experiência e maturidade do norte-americano Donald Young, perdendo em claros dois sets pelos parciais de 6/3 e 6/2.
Em pares, Gastão também perdeu, neste caso em 3 sets, por 4/6, 7/5 e 2/6, contra a dupla Arsenov/Jebavy.
Os poucos pontos amealhados ( no total 27.5 pts.) manterão Gastão no Top 50.
Na semana que se aproxima, Gastão Elias e João Sousa jogarão a Copa Yucatan, no México, torneio de G1.

7 de dezembro de 2006

Open de Gotemburgo Sub-14

Francisco Ramos continua a brilhar no Inverno gelado da Suécia.
Depois de ontem ter eliminado o CS nº7 deste torneio de grupo 3 da ETA, já hoje, pela manhã, venceu mais uma etape desta aventura, batendo o inglês Ireland em 3 sets, pelos parciais de 6/1, 3/6 e 6/4.
O apuramento para os quartos de final torna este torneio na melhor prestação do jovem pupilo de Nuno Marques e que terá agora a sua prova de fogo, já que irá defrontar o nº2 do torneio, o germânico Albert Wagner, nº 31 ETA sub-14 e que este ano já foi finalista de um torneio deste nível, na Finlândia.
Para já os 20 pontos conquistados vão levar Francisco Ramos para um lugar mais perto do Top 100 e a uma subida importante para quem chegou a este torneio como 271 melhor sub-14 europeu.

Casely Camps Junior International

Depois da eliminação na Prince Cup, a atleta açoreana Brites Soares não perdeu tempo e já iniciou a sua particpação num torneio internacional para sub-16, que se realiza em Miami, na Fundação de Tennis Casely.
Inscrita no quadro principal, já efectuou a 1ª ronda , vencendo a costa-riquenha E.Reifer em dois sets por 6/4 e 6/2.
Na 2ª ronda jogará com a norte-americana Brandy Ben.

Na próxima semana e igualmente neste torneio, jogará uma nova etape, antes da sua participação no OrangeBowl para os mais novos, onde está inscrita na companhia de Vasco Mensurado,João Barra, Miguel Almeida, Sofia Araújo e Patricia Martins.

Copa Yucatan 2006

Começa na próxima 2ª feira e é mais um dos grandes torneios de final de ano, classificado como G1 e que decorrerá no México nos courts do Club Campestre de Yucatan em Merida.
Este torneio, cuja a origem remonta a 1987, conta no seu rol de ganhadores com grandes nomes do ténis mundial, dos quais salientamos J.Tipsarevic e I. Abramovic ( 2000), A. Roddick ( 1999), S.Grosjean ( 1996), entre outros.
A presença portuguesa vai ser assegurada pela dupla do costume, Gastão Elias e João Sousa que competirão no Quadro Principal. Este será o ultimo torneio de 2006 para os dois portugueses, sendo que Gastão Elias regressará em 2007 possivelmente com um Top10 debaixo do braço e deverá ser Cabeça de Série na sequência de eventos que disputará nos primeiros meses do próximo ano.

Copa Internacional Juvenil Club Casablanca 2007



Torneio de final de ano, a realizar em Tlalnepantla, Mexico, conta como GA para o ranking ITF Junior. O início da competição está marcado para o dia de Natal.
Torneio de grandes tradições, conheceu no passado vencedores como Donald Young e A. Wosniak ( 2005), M. Baghdatis ( 2002), Nicolas Massu ( 1996), Goran Ivanisevic ( 1987) e, lembram-se os mais velhinhos, Nuno Marques que em 1986, derrotou Ivasinevic na final de singulares e foi ainda finalista em pares.
Curiosamente o 1º torneio junior de Casablanca foi somente de exibição e Ivan Lendl foi semifinalista.
Na edição deste ano vamos contar com a presença de uma portuguesa, Michelle Larcher de Brito, que contará neste torneio amealhar os primeiros pontos para o ranking ITF 2007 e que, na semana seguinte competirá no CoffeeBowl da Costa Rica, G1.
Aguardamos ansiosamente pelo fim de 2006 e inicio de 2007.

Masters FPT/CIMA 2006

Resultados completos do dia de ontem:

Joana Pangaio - Mª João Koehler, 6/4, 2/6, 6/4
Gonçalo Nicau – Hugo Anão, 6/1, 6/4
Ana C. Nogueira - Kátia Rodrigues, 6/0, 6/2
Tiago Godinho - Leonardo Tavares, 6/1, 6/7 (3), 6/2
Neuza Silva - Catarina Ferreira, 6/2, 6/0
Pedro Sousa - Vasco Antunes, 6/3, 7/6 (0)
Inês Santos - Frederica Piedade, 1/6, 3/6
Frederico Gil - João Ferreira, 6/1, 6/2

O grande destaque vai para Tiago Godinho ( que já tinhamos gostado de ver na Golegã) que interrompeu a senda de vitória de Leonardo Tavares, mas a vitória de Pedro Sousa ( que pode ser uma das surpresas no apuramento) também é de realçar.

Depois da 2ª jornada, em femininos tudo decidido, com o apuramento de Ana Catarina Nogueira, Joana Pangaio, Frederica Piedade e Neuza Silva para as meias-finais.
Em masculinos, tudo por decidir já que todos os oito jogadores podem passar à fase final da competição.
Os jogos para hoje são os seguintes:

Katia Rodrigues - Maria João Koehler
Leonardo Tavares - Hugo Anão
Joana Pangaio - Ana Catarina Nogueira
Gonçalo Nicau - Tiago Godinho
Frederica Piedade - Neuza Silva
Vasco Antunes - Frederico Gil
Catarina Ferreira - Inês Santos
João Ferreira - Pedro Sousa

Prince Cup 2006

Brites Soares foi eliminada na 2ª ronda da Prince Cup, perdendo contra a egípcia Y.Ebada por duplo 6/1.
Sofia Araújo, CS nº2 das qualificações em sub-12, joga hoje, no final do dia, contra a coreana S.Jang.

Orange Bowl 2006 V - Gastão x 2



O miúdo da Lourinhã continua a mostrar no OrangeBowl a razão da sua contratação para a IMG Academy.

Sem espinhas, mandou o lituano Berankis para casa mais cedo ( coitado, também perdeu em pares ) e em apenas dois sets, 6/4 e 6/2, carimbou o passaporte para os oitavos de final do torneio, onde defrontará o Cs nº2, o norte-americano Donald Young.

Considerado por muitos o novo Blake, Young já foi nº1 mundial júnior mas a opção de jogar sobretudo torneios ATP fizeram-no cair para fora do Top10. De qualquer das formas, foi semi-finalista no US Open e é sempre favorito em torneios júniores em que participa.

Será este o grande jogo da jornada de hoje e é o único que envolve cabeças de série.

No restante quadro, saliente-se a presença de Nicolas Santos, Luncanu, Beidas, Chekhov e Arsenov, com quem Gastão se pode cruzar na próxima ronda.

Em pares, Gastão também venceu ontem por 6/4 e 7/5 e defrontará hoje a dupla francesa Inzerillo/Piro.

João Sousa, tal como em singulares, foi eliminado na 1ª ronda perdendo ontem em 3 sets, pelos parciais de 6/3, 3/6 e 4/6.

O jogo de singulares de Gastão começa às 14 horas e o de pares às 19 horas.

6 de dezembro de 2006

Orange Bowl 2006 IV - Update

Gastão Elias continua em grande no OrangeBowl, um Grade A do circuito internacional Júnior. Na 2ª ronda eliminou o seu antigo carrasco, o lituano Berankis, pelo parciais de 6/4 e 6/2.
Nos oitavos de final espera-o um antigo nº1 mundial júnior e grande coqueluche dos americanos, Donald Young, aqui creditado como CS nº2 , 14 mundial ITF e 493 ATP.
Donald Young tem, no entanto, desiludido bastante quem dele esperava muito apesar de ter recuperado alguma da sua credibilidade nos meses anteriores, onde chegou aos quartos de final de dois challengers americanos e foi semifinalista do USOpen para juniores. O seu melhor resultado este ano aconteceu em Abril , quando venceu em singulares e pares o EasterBowl, na Califórnia.
Recorde-se que em Roland Garros, Young foi afastado por Pedro Sousa nos oitavos de final, pelos parciais de 2/6, 6/2 e 6/4.

Open de Gotemburgo Sub-14

Está a decorrer em Gotemburgo, Suécia, uma das últimas provas do calendário europeu da ETA, neste caso para sub-14, prova essa que acontece simultaneamente com a de sub-16. Ambas pontuadas como de categoria 3.
Duas presenças portuguesas a destacar.
José Alves participou nas qualificações de sub-16, e ficou isento da 1ª ronda por ser 7º cabeça de série mas não resistiu ao sueco Selander na 2ª ronda, sendo eliminado pelos parciais de 3/6 e 2/6.
Em sub-14, Francisco Ramos (271 ETA )ficou no quadro principal e tinha como adversário na 1ª ronda um tenista da Estónia, de seu nome ( é verdade sim senhor...) Taavi Annus, que se apresentava como nº 99 do ranking europeu e 7º CS.
Sem se intimidar, Francisco Ramos mandou hoje o estónio para casa mais cedo do que ele esperava, vencendo por concludentes 6/2 e 6/1.
Na 2ª ronda, o tenista português de 13 anos vai enfrentar o inglês James Ireland ( sem ranking ETA), em jogo a realizar amanhã.
Francisco Ramos é jogador do Clube de Ténis do Porto e vice-campeão nacional de sub-14.

Masters FPT/CIMA 2006

No primeiro encontro desta manhã, Joana Pangaio assegurou practicamente um lugar nas meias-finais femininas, derrotando a WC Maria João Koehler em 3 sets, pelos parciais de 6/4, 2/6 e 6/4.
Gonçalo Nicau bateu, sem problemas, Hugo Anão por 6/1 e 6/4 e Ana Catarina Nogueira venceu facilmente Katia Rodrigues por 6/0 e 6/2.
Com estes resultados Joana Pangaio e Ana Catarina Nogueira já estão apuradas para as meias-finais.

Prince Cup 2006

Começou no passado Sábado e vai decorrer até ao próximo dia 15 um dos mais emblemáticos torneios juvenis norte-americanos, a Prince Cup, organizada pela não menos famosa academia de ténis de Patricio Apey.
O seu mentor é um velho conhecido do mundo do ténis, de origem chilena e que em tempos foi uma das mais promissoras figuras do ténis sul-americano, chegando mesmo, enquanto júnior, a atingir as meias finais de Wimbledon, em 1957. Treinou a equipa da Taça Davis chilena por vários anos, até fundar a sua Academia, em 1979.
Nos anos 80, treinaram com ele alguns campeões como Mercedes Paz, Patricia Tarabini e Bettina Fulco e mais recentemente tem apostado no desenvolvimento do ténis juvenil, nomeadamente na Florida.
O torneio abrange todos os escalões etários até aos 18 anos, cujo torneio contará como G4 para o ranking ITF Junior.
Com mais de 1000 inscrições, o torneio foi dividido em várias fases, sendo que a que já decorre é a dos escalões de sub-14, com a presença de portugueses.
Assim, Brites Soares é a 12ª cabeça de série e começou o seu torneio com uma vitória na 1ª ronda sobre a norte-americana Rebecca Bodine em 3 sets, pelos parciais de 2/6, 6/1 e 10/4.
Os jogos das 2ª e, eventualmente, 3ª ronda disputaram-se ontem e postaremos aqui os resultados da tenista açoreana logo que os mesmos estejam disponíveis.
Já saíram os quadros das qualificações do escalão mais jovem, sub-12, onde no quadro feminino, Sofia Araújo é a 2ª cabeça de série, ficando isenta da 1ª ronda. A sua estreia deverá ocorrer amanhã.
Também inscritos mas já no quadro principal de sub-12 estão, em rapazes, Vasco Mensurado e em raparigas, Patricia Martins. Os seus jogos começam na próxima sexta-feira.
Na próxima semana disputam-se os quadros principais de sub 16 e sub 18 onde se encontram inscritos Miguel Almeida e Miguel Miranda no primeiro e Alexandre Resende no segundo.

Masters FPT/CIMA 2006

Resultados completos da 1ª jornada do Masters:

Joana Pangaio - Kátia Rodrigues – 6/2, 6/2

Tiago Godinho -Hugo Anão, 6/1, 6/4

Ana C. Nogueira - Maria João Koehler, 6/2, 6/2

Leonardo Tavares - Gonçalo Nicau, 7/6 (4), 6/3

Neuza Silva - Inês Santos, 6/2, 6/2

Vasco Antunes - João Ferreira, 6/4, 6/4

Frederica Piedade - Catarina Ferreira, 6/2, 6/2

Frederico Gil - Pedro Sousa, 6/3, 6/1

Saliente-se a 19ª vitória consecutiva de Leonardo Tavares desde que reiniciou a época após lesão prolongada, a vitória de Frederico Gil sobre Pedro Sousa, na estreia deste no Masters e a vitória de Tiago Godinho sobre Hugo Anão.
Hoje os destaques vão para os cofrontos entre Tiago e Leonardo, entre Anão e Nicau e entre Neuza e Catarina.
Todos os jogos para hoje :

Maria João Koehler vs Joana Pangaio

Hugo Anão vs Gonçalo Nicau

Ana Catarina Nogueira vs Katia Rodrigues

Tiago Godinho vs Leonardo Tavares

Neuza Silva vs Catarina Ferreira

Pedro Sousa vs Vasco Antunes

Inês Santos vs Frederica Piedade

Frederico Gil vs João Ferreira

Orange Bowl 2006 IV

Foi um dia mau para Michelle, talvez o pior na sua curta mas promisora carreira.
A derrota em singulares contra a bem mais experiente israelita Gluskho não deslustra em nada a portuguesa mas para uma mente vencedora é sempre marcante. Talvez por isso e ainda ontem Michelle, emparceirando com Christina Liles, tenha igualmente perdido na 1ª ronda de pares deste torneio, contra a dupla Clayton/Jones e de novo em 3 sets, com os parciais de 2/6, 6/4 e 3/6.
Um merecido descanso para Michelle que, ao que parece, não irá ao México para a Copa Yucatan e que regressará à competição na Costa Rica, para o CoffeeBowl, na 1ª semana de Janeiro. Existe ainda a possibilidade de participar no GA de Casablanca, na última semana do ano mas só durante o dia de amanhã saberemos.
Ao contrário do que dissemos ontem, João Sousa e Gastão Elias vão jogar a variante de pares. Têm existido alguns problemas de comunicação da USTA para o exterior, com resultados errados e jogos alterados. Pelo facto, as nossas desculpas.
Hoje teremos então o tão esperado jogo de Gastão na 2ª ronda de singulares e no final do dia os jogos de pares.
Gastão fará equipa com o croata Denis Zmak e defrontarão a dupla constituída pelo coreano Oh e o australiano vedeta Tomic. Já João Sousa, tendo como parceiro o espanhol Roumenov, jogará contra a dupla do bem conhecido americano Krajicek e o seu compatriota Jenkins.
Termino com a reportagem no local do site juniortennis.com sobre o jogo de Michelle:
«Finally, Julia Gluskho (ISR) outlasted qualifier, Michelle Larcher de Brito (POR) in a brilliant three setter, 6-4; 3-6; 7-6(3). The match that started at 9:00am, entertained spectators for over two and a half hours. "She is only 13," said Julia, after the emotionally draining match. "We are friends off the court and we play doubles together sometimes."»

5 de dezembro de 2006

Orange Bowl 2006 III - Michelle afastada

Michelle perdeu em 3 sets e está afastada do OrangeBowl de 2006.
Para a história fica o resultado de 6/4, 3/6 e 7/6 (3) que não será alheio a um certo cansaço de Michelle que efectuou 8 jogos em pouco mais de uma semana.
Resta agora o torneio de pares onde Michelle pode jogar ainda hoje a 1ª ronda.

Masters FPT/CIMA 2006



Começou hoje o torneio final do circuito naciona de ténis, que reúne a elite do ténis português no court do Pavilhão Desportivo dos Lombos, em Carcavelos.

A jornada de hoje já tem o primeiro resultado com a vitória de Joana Pangaio sobre Katia Rodrigues por duplo 6/2, integrando o Grupo C.

Hugo Anão perdeu contra o seu colega da Ace-Team Tiago Godinho, por 6/1 e 6/4, isto no grupo A e Ana Catarina Nogueira venceu Maria João Koehler no Grupo C por 6/2 e 6/2 .
Já esta tarde, Leonardo Tavares confirmou o seu bom momento de forma, vencendo Gonçalo Nicau por 7/6 e 6/3, em jogo do grupo A. O jogo de amanhã entre Leonardo e Tiago Godinho apurará o primeiro semi-finalista do Masters, na vertente masculina.
Os outros jogos da tarde do 1º dia do Masters são os seguintes: Neuza Silva - Inês Santos ; João Ferreira - Vasco Antunes ; Catarina Ferreira - Frederica Piedade e Frederico Gil - Pedro Sousa.
Recordo que o Masters atribui 30.200 € de prémios, sendo que o vencedor masculino arrecadará 6.000 € e o feminino 4.000 €, curiosamente os mesmos valores do circuito ( ver nota de rodapé).

Logo que existam mais resultados disponíveis serão actualizados neste post.
Nota de Rodapé: Soubemos hoje ( perdoem-nos a nossa ignorância) que o resultado do Masters não será pontuável para a classificação do circuito FPT/CIMA pelo que a tabela classificativa do circuito não é provisória ( como se afirma no site da Federação) mas definitiva.
Paulo Lucas dixit : «O formato competitivo deste Masters é já conhecido. Participam os 16 melhores tenistas sendo organizadas duas poules de quatro jogadores em masculinos e femininos, apurando-se para as meias-finais de Sexta-feira os dois primeiros e, depois, os finalistas de Sábado. Esta é uma prova que culmina a época e como tal optámos por não a considerar como pontuável para o Ranking».
Assim:
Ranking Top 12 Masculino , pontos e compensação monetária

1 FREDERICO GIL 4462 6.000 €
2 HUGO ANAO 3439 3.500 €
3 GONÇALO NICAU 2289 2.500 €
4 JOAO FERREIRA 1566 1.500 €
5 LEONARDO TAVARES 1422 1.250 €
6 VASCO ANTUNES 1354 1.000 €
7 TIAGO GODINHO 1217 750 €
8 NUNO PASCOA 1090 500 €
9 DIOGO MOTA 1068 400 €
10 NUNO MARQUES 1015 300 €
11 JOSÉ RICARDO NUNES 736 200 €
12 GASTÃO ELIAS 685 100 €

Ranking Top 12 Feminino pontos e compensação monetária

1 NEUZA SILVA 4195 4.000 €
2 ANA CATARINA NOGUEIRA 3852 2.500 €
3 CATARINA FERREIRA 1998 1.600 €
4 KATIA RODRIGUES 1662 1.000 €
5 MAGALI LATTRE 1644 800 €
6 JOANA PANGAIO 1372 625 €
7 FREDERICA PIEDADE 885 475 €
8 INES SANTOS 804 350 €
9 BÁRBARA LUZ 613 250 €
10 MARIA GUERREIRO 586 175 €
11 CARLA CAETANO 519 125 €
12 INÊS MOURA 492 100 €

Orange Bowl 2006 III



Primeiro dia em Key Biscaine.

Gastão Elias, fazendo valer o seu estatuto de cabeça de série venceu, como esperado, o germânico Kleftakos por 7/6 e 6/0 , assegurando a passagem à 2ª ronda. Também como era esperado, João Sousa não resistiu ao indiano Rupesh Roy, perdendo por 1/6 e 4/6 . Acabou assim o torneio para João Sousa, dado que em masculinos, os portugueses não participam na variante de pares. Em femininos, Michelle faz parceria com Christina Liles, a quem ganhou na qualificação e defrontam na 1ª ronda a dupla americana composta por Clayton/Jones.

Michelle só hoje joga, pela hora de almoço, com a israelita Gluskho.

Dos jogos de ontem, destaques, em masculinos, para as vitórias do convidado Wil Spencer que bateu o carrasco de Sousa no EddieHerr, o checo Jebavy, CS nº 6, por 4/6, 6/4 e 7/5 , a vitória de um outro convidado, igualmente norte-americano Chase Buchanan que bateu o boliviano 7º CS Velasco por 5/7, 6/2 e 6/4 e para a vitória do russo Zinyakov sobre o 15º CS, o chileno Urzua-Rivera por 6/2 e 6/1.

Em Femininos, a CS nº 1 ficou pelo caminho logo na 1ª ronda. De facto, a japonesa Morita perdeu com a tenista de Taipé, Kai-Chen Chang por 6/2 e 7/6. A companheira de Michelle na academia, a belga Hendler que tão boa conta de si tinha dado no EddieHerr, perdeu na 1ª ronda com a 16ª CS, a georgiana Kalashnikova por 6/2, 1/6 e 6/0. A outra CS eliminada foi a mexicana Pulido-Velasco ( 14ª) que caiu às mãos de M. Burdette, convidada da organização.

Se Michelle vencer o seu jogo de hoje, vai defrontar a norte-americana R. Zsilinzka, que a portuguesa despachou na 1ª ronda do EddieHerr. A americana é a 10ª CS do torneio.

Gastão Elias já tem adversário para amanhã, defrontando o lituano Ricardas Berankis na 2ª ronda. Berankis, de 16 anos ,é o actual nº 68 do ranking junior e o nº 1538 do ranking ATP. Deste jogador Elias não tem boas recordações dado que perdeu os dois jogos que contra ele realizou, o 1º no G4 IBM Trinidade e Tobago em Março de 2005, o lituano venceu o torneio e derrotou Gastão na 2ª ronda por 7/6, 4/6 e 4/6 e o 2º, no mês seguinte, em Guadalupe, nos quartos de final de um torneio que igualmente Berankis venceu, com os parciais de 7/6 e 6/1. Neste torneio, Gastão venceu a variante de pares.

Berankis esteve recentemente no EddieHerr e foi eliminado na 1ª ronda pelo campeão brasileiro Nicolas Santos por 4/6, 6/1 e 1/6. Quem também o conhece é Pedro Sousa que lhe ganhou nos quartos de final do G1 austríaco Isospeed, torneio brilhantemente ganho pelo português. O melhor resultado do lituano foi a vitória, em singulares e pares, do G2 de Casablanca , em Junho passado. É pois um adversário dificil mas ao alcance do português.

4 de dezembro de 2006

Ranking : Semana 49

No ranking masculino ATP, destaque para a subida espectacular de Pedro Sousa, que é agora o 6º melhor português, em 992º lugar, subindo 425 lugares. Frederico Gil não conseguiu atingir o objectivo de estar no Top 150 até ao fim do ano, quedando-se, nesta semana, pela 154ªposição . Gonçalo Nicau ( 533), Rui Machado (756 ), Gastão Elias ( 938) e Leonardo Tavares ( 978)completam o Top 6 nacional. Destaques ainda para a subida de Gonçalo Nicau ( 2 posições )e a descida abrupta de Rui Machado ( 169 posições) .
No WTA , a grande novidade, já esperada, foi a subida de Neuza Silva a 2ª melhor portuguesa, com um salto de 27 lugares, para 461ª, ultrapassando Magali De Lattre, que manteve a sua 477ª posição. Frederica Piedade caiu 39 lugares e ocupa agora a 253ª posição.
Em Juniores, as alterações nos rapazes são poucas, Pedro Sousa mantem a 16ª posição e Gastão Elias subiu para a 49ª. João Sousa está no 119º lugar.
Em raparigas, Michelle Larcher saltou 23 lugares para 72ª , com Maria Guerreiro ( 505) e Maria João Koehler ( 705) cada vez mais longe. Michelle é a mais nova das 300 melhores Juniores do mundo.
Michelle está agora a menos de 50 pontos da 50ª posição pelo que uma passagem à 3ª ronda do OrangeBowl daria à portuguesa margem suficiente para o final do ano, dado que não participará ( pelo menos inscrita não está ) na Copa Yucatan no México, na próxima semana.

Orange Bowl 2006 II



Fim de semana sem descanso para Michelle Larcher de Brito. Eliminada no EddieHerr na 6ª feira, no Sábado e como CS nº1 da qualificação do OrangeBowl, já tinha dois jogos à sua espera.

Em ambos, vitórias fáceis por 6/1 e 6/3 frente à norte-americana Marlena Ryan ( ITF 1656) e, mais à tarde, sobre a eslovaca Veronika Ciganikova ( ITF 288) por 6/2 e 6/4. Já ontem, na ronda final de qualificação, Michelle derrotou a venuzuelana Marina Giral ( CS nº11 e ITF 192) , por 6/4 e 6/4, garantindo assim acesso ao quadro principal do famoso torneio de Key Biscaine, nos courts onde se realizam os torneios profissionais Nasdaq 100 . Michelle terá hoje um merecido dia de descanso e o seu jogo de estreia neste torneio só ocorrerá amanhã. A adversária será a israelita Julia Glusko ( 129 ITF e 807 WTA), que perdeu na 2ª ronda do EddieHerr com a croata Tanjic e que recentemente perdeu frente a Neuza Silva, num future em Israel por 3/6 e 0/6.
João Sousa e Gastão Elias jogam hoje a 1ª ronda da variante masculina. A Gastão o sorteio colocou no seu caminho o germânico Dimitris Kleftakos ( ITF 97) enquanto João Sousa irá defrontar o indiano Rupesh Roy ( ITF 49 ) que é um dos Cabeças de Série, o 14º. O germânico de 17 anos perdeu na 1ª ronda do EddieHerr e tem como melhor resultado uma vitória num G3 no Egipto e uma final num G2 do mesmo país, em Agosto deste ano. Já experimentou torneios ATP, perdendo nas qualificações de um circuito de Futures na Suiça, em Setembro do ano passado.
O adversário de João Sousa foi eliminado do EddieHerr por Jeff Dadamo logo na 1ª ronda e já venceu dois Grade 3 este ano, nos EUA e na India. Foi semifinalista em Wimbledon(GA) em pares e o seu melhor resultado em singulares foi uma semi-final num G1, Open de Tóquio. O indiano de 17 anos só competiu em juniores em 2006 pelo que será um adversário dificil de bater para o jovem português.

Resumo da Semana 48

Eddie Herr International Junior Tennis Championships 2006 G1
Michelle Larcher de Brito perdeu nos Quartos de final com Sorana-Mihaela Cirstea por 6-4 2-6 5-7 60 pts.
Michelle Larcher de Brito perdeu em Pares na 2ª ronda com Chernyakova/Radwasnka por 3/6 e 2/6 20 pts.
Gastão Elias perdeu nos oitavos de final com Chekhov por 6/2, 6/7 e 4/6 30 pts.
Gastão Elias perdeu em Pares na 2ª ronda com Inzerillo/Piro por 5/7, 6/1 e 3/6 20 pts.
João Sousa perdeu na 2ª ronda com Jebavy por 2/6 e 1/6 20 pts.
João Sousa perdeu em Pares na 2ª ronda com Beidas/Kecki por 7/6, 5/7 e 5/7 20 pts.

Equador Junior Open 2006 G5 ITF Juniores
Alexandre Resende perdeu na 2ª ronda com Saavedra por 5/7 e 2/6 5 pts.
Alexandre Resende perdeu em Pares nos oitavos de final com Quiroz/Rodriguez por 6/2, 2/6 e 2/6 5 pts.

Esta semana temos a participação de Michelle Larcher de Brito, Gastão Elias, e João Sousa no OrangeBowl, GA do circuito ITF Juniores.
No Gotemburgo Open, ETA U16, participação de Francisco Ramos e José Alves

Campeonato Nacional por Equipas - 1ª Divisão



AA Coimbra, em femininos, e VRS António/Condiana, em masculinos, são os clubes campeões Nacionais da I Divisão de 2006, competição que terminou ontem no Clube de Ténis da Quinta da Marinha.
No torneio feminino realizaram-se os encontros finais com o CIT Leiria e o Carcavelos T. a igualarem 3-3 e a AA Coimbra a bater o CT Porto por 5-1.
Já em masculinos, VRS António desistiu de jogar os encontros de hoje, já que os triunfos de Sábado foram suficientes para renovar o título, e da mesma forma o GA Duque apresentou desistência, descendo de Divisão. Em dia de folga para o CT Porto, os únicos jogos cumpridos foram entre o CET Oeiras e o Ace Team/Massimo Duti para apurar os terceiros e quarto lugares.
O CETO levou a melhor ao vencer por 4-2 e terminou em terceiro lugar.
Agora, para terminar a época, falta o Masters, que começa na próxima 3ª feira.