Pesquisar neste blogue

26 de janeiro de 2008

ITF $ 10.000 Kaarst WTA

Sem ter cedido ainda qualquer set, Neuza Silva já está na final do evento de 10000$ de Kaarst, na Alemanha. A setubalense não permitiu quaisquer veleidades à checa Darina Sedenkova (que, recorde-se, eliminou a segunda cabeça-de-série, Caroline Maes, nos oitavos-de-final), vencendo por 7-5 e 6-3.
Na final da prova, Neuza encontrará Renee Reinhard (nº689 mundial), uma holandesa que vem de 13 vitórias consecutivas e que, esta semana, surpreendeu logo na ronda inaugural, ao eliminar a checa Sandra Zahlavova, primeira cabeça-de-série e nº175 WTA.
Força Neuza, já só falta uma!

Narva Cup, Estonia, ETA sub-14, Cat. 3

Nem Gonçalo Loureiro nem Diogo Rocha conseguiram ultrapassar os seus adversários nos quartos de final, que, curiosamente, são os dois finalistas do torneio.
O Gonçalo perdeu por 0/6 e 0/6 enquanto o Diogo foi derrotado pelos parciais de 4/6, 7/5 e 0/6.
No entanto as boas noticias chegam da variante de pares onde o Diogo e o Andre Silva venceram o torneio.
Depois de terem vencido na meia final a dupla Loureiro/Costa por 6/3 e 7/5, bateram na final a dupla Fomkins da Letónia e Herrmann da Inglaterra por 3/6, 6/3 e 10/3.
Parabéns pois, a todos, pelo prestigio que deixaram em tão longinqua terra.

Les Petits As - ETA sub-14, Cat. 1

Joana Valle Costa foi hoje eliminada na 2ª ronda do torneio de qualificação, perdendo pelos parciais de 5/7 e 6/7.
Igual sorte teve João Barra, que perdeu pelos parciais de 1/6 e 0/6.
Já Danyal Sualehe salvou a honra do convento, apurando-se para a 3ª ronda, depois da vitória de hoje pelos parciais de 6/1 e 6/4.
Aguarda adversário que será, por certo, francês.

25 de janeiro de 2008

Carlos Ramos na final do AO !!!

É mais uma que nos enche de orgulho.
A final masculina do Open da Australia entre Djokovic e o surpreendente Tsonga vai ser dirigida pelo português Carlos Ramos.
Palavras para quê.

Les Petits As - ETA sub-14, Cat. 1

Começou hoje um dos maiores torneios mundias de sub-14, o Les Petits As, por onde já passaram nomes como Federer, Nadal, Ivanovic ou Henin.
Na ronda de qualificação feminina, Joana Valle Costa esteve isenta e defronta amanhã, pelas 10h. portuguesas, a francesa Jennifer Zerbone.
Em masculinos, os dois portugueses presentes na qualificação também ficaram isentos da ronda inicial de qualificação.
João Barra , pelas 08.30 de amanhã, defronta Enzo Coacaud de França, enquanto Danyal Sualehe joga frente a Simon Formont, de França, logo após o almoço, quando forem em Portugal 13.30h.
Este é igualmente um torneio que tem resultados em directo e com quadros online, diferenciados por courts, enfim, um regalo para a vista e para os internautas e mais um espantoso exemplo de como fazer as coisas bem feitas.
Recordo que em masculinos, Vasco Mensurado e Frederico Silva estarão no quadro principal e que em femininos teremos em jogo Patricia Martins.
Boa sorte para todos.

INTERNATIONAUX DE TENNIS DES HAUTS DE FRANCE, ETA sub-16 Cat. 1

Por erro do site oficial do torneio, assumimos a presença de uma atleta portuguesa na fase de qualificação deste torneio o que não corresponde à realidade.
De facto, neste escalão, com nome de Ana, só podia ser Ana Claro ( como e muito bem observou um nosso leitor) mas tal a situação também não correspondia o ranking apresentado no site oficial.
Trata-se sim, de Johana Curto, uma luso francesa que compete defendendo as cores francesas.
No entanto poder-se-á dar o caso de a mesma ter adoptado a nossa bandeira mas tal ainda não consta dos rankings da ETA.
Vamos pois aguardar.
Esperamos , no entanto, a presença de Margarida Moura e de Margarida Figueira no quadro principal.

ITF $ 10.000 Murcia 1 ATP

João Sousa continua a competir em Espanha e é o 10º CS da qualificação do torneio de Murcia, em mais um Future disputado em terras de nuestros hermanos.
É o 10º CS e está dispensado da 1ª ronda por um bye.
Com igual estatuto estará Frederico Marques ( obrigado ao leitor pela chamada de atenção) que estará igualmente dispensado da ronda inicial de qualificação, ele que é o 14º CS.
Boa sorte para o João e para o Frederico.

ITF $ 10.000 Albufeira 3 ATP

São oito os portugueses que tentam a sua sorte no 3º Future português de 2008, que se disputa em Albufeira, no Algarve.
Os jogos que envolvem portugueses são os seguintes:
Roque Rocha - Andrei Daraban ( ROM )
Rui Machado - Gregor Repina ( SLO )
Hugo Anão - Thomas Schoorel ( NED )
Gonçalo Falcão - Tim Goransson ( SWE )
Vasco Antunes - Milos Sekulic ( SWE )
Tiago Godinho - Pierre Metienier ( FRA )
Pedro Sousa - Omar Bahrouzyan ( OMA )
Kevin Barragão - Bas Van Der Valk ( NED )
Boa sorte a todos, saudando aqui particularmente os regressos à competção de Hugo Anão e de Rui Machado.

ITF $ 10.000 Kaarst WTA

Neuza Silva já está nas meias finais do torneio alemão depois de um percurso até agora irrepreensível da campeã nacional.
Na 2ª ronda ganhou à sérvia Kozic por 7/6 e 6/3 e nos quartos de final venceu a russa Anastasia Poltoratskaya, 8º CS, pelos parciais de 6/3 e 6/2.
No jogo de acesso à final, defrontará a checa Darina Sedenkova.
Em pares, Neuza ficou-se pela meia final, tendo perdido para a dupla holandesa Ewijk/Harmsen por 5/7 e 4/6.

ITF $ 10.000 Boca Raton ATP

Gastão Elias está a um jogo da final do torneio de Boca Raton, depois de ter vencido hoje o norte-americano El Mihdawy por 5/7, 7/5 e 6/1.
Com sabor a desforra, Gastão defrontará amanhã o canadiano Pokrajac, depois deste o ter eliminado prematuramente no torneio da passada semana.
Em grande o miúdo da Lourinhã.

ITF $ 10.000 Boca Raton ATP

Gastão Elias terá conseguido hoje, na Florida, uma das mais importantes vitórias da sua carreira, tendo batido o CS nº1, o sérvio Bozoljac, ATP 201, pelos parciais de 5/7, 6/3 e 7/6.
Nos quartos de final Gastão Elias defronta um qualifier, El Mihdawy, dos EUA, que Gastão conhece do OrangeBowl de 2007.
Para além da vitória, Gastão Elias marcará 50 pontos de bónus no nosso ranking, prémio para quem vence um dos dois primeiros CS de cada torneio.
Grande Gastão e Parabéns.

Narva Cup, Estonia, ETA sub-14, Cat. 3

Henrique Costa não conseguiu seguir as pisadas de Gonçalo Loureiro e perdeu na 2ª ronda do torneio, pelos parciais de 3/6 e 3/6.
Por seu lado, Diogo Rocha continua a justificar o seu estatuto de 2º CS, tendo vencido facilmente o seu oponente de hoje, pelos parciais de 6/1 e 6/3.
Em pares, temos a certeza que uma das duplas portuguesas estará na final, já que se encontram na meia final, depois de Loureiro/Costa terem batido a dupla nº3 por 4/6, 7/6 e 10/6 e Rocha/Silva terem batido a dupla nº2 por 6/2 e 6/4.
Parabéns aos miúdos na longíqua Estónia.

24 de janeiro de 2008

FED Cup

Se a missão de Portugal no Grupo 1 da Zona Europa/África da Fed Cup se antevia extremamente complicada, a divulgação dos nomes das convocadas das outras selecções torna o panorama mais negro.
A equipa nacional (Neuza Silva, Ana Nogueira, Magali de Lattre e Maria João Koehler) segue, no próximo domingo, para Budapeste, onde entre os dias 30 e 2 de Fevereiro lutará pela manutenção. O sorteio dos quatro grupos terá lugar apenas terça-feira, mas Portugal corre o risco de, por exemplo, ser colocado na mesma poule da Sérvia de Ana Ivanovic (3ª mundial) e Jelena Jankovic (4ª).
Já agora, atente-se na cotação das líderes de outras poderosas selecções:
Patty Schnyder/15ª (Suíça);
Victoria Azarenka/25ª (Bielorrússia);
Agnes Szavay/19ª (Hungria);
Agnieszka Radwanska/28ª (Polónia);
Iona Olaru/57ª (Roménia);
Caroline Wozniacki/64ª (Dinamarca);
Sofia Arvidsson/80ª (Suécia);
Anne Kremer/84ª (Luxemburgo).
In: O Jogo

www.lusotenis.com

Informação importante que chega do nosso amigo João Saro é o novo endereço do Lusoténis em www.lusotenis.com.
Espero que tudo se normalize e que este importante e pioneiro espaço internauta se mantenha online por muitos e bons anos.
Demos lá um salto e voilá, uma novidade que transcrevemos abaixo:
A organização do Estoril Open abriu as inscrições para os juízes-de-linha e apanha-bolas para 19ª edição do maior torneio português que conta "somente" com a presença do número um mundial, o suiço Roger Federer.
Quem tiver interessado, terá apenas de contactar a organização e fazer uma formação obrigatória nos dias 9 e 10 de Fevereiro no Estádio Nacional.
Aqui ficam as informações:
Apanha-bolas
Idade mínima 11 anos
Raquel Mascarenhas - 969 860 352 rmascarenhas@lagossports.com
Juízes-de-linha
Idade mínima 17 anos
Teresa Mascarenhas - 965 420 732 mascarenhasteresa@gmail.com

O ranking do Blog

Mais alguns nomes que entram para o nosso ranking muito próprio e o destaque vai para o miúdo Gonçalo Loureiro que se assume no 4º lugar depois de ter vencido as duas primeiras rondas no torneio da Estónia mas, sobretudo, por ter vencido um dos CS da competição o que, no nosso ranking, dá uns importantes pontos de bónus.
Com o aumentar do número de atletas vamos recebendo algumas propostas de alterações e resolvemos aceitar uma, do nosso leitor Andrade que é a de duplicar os pontos conseguidos em determinado torneio em caso de vitória no mesmo, o que achamos perfeitamente justo.
Por exemplo, se Neuza vencer na Alemanha o torneio onde está esta semana, para além dos 35 pontos que poderá conseguir ( ao que poderá juntar mais alguns se até lá vencer CS ) somará mais 35 de bónus por vencer a competição.

ITF $ 10.000 Boca Raton ATP

Depois de ter sido eliminado em pares, Gastão Elias terá ganho o seu encontro da 1ª ronda da competição de singulares, pelos parciais de 7/6 e 6/3, informação gentilmente cedida pelo André, do www.bolamarela.com .
Obrigado André e parabéns Gastão.

Narva Cup, Estonia, ETA sub-14, Cat. 3

Nos jogos finais da 1ª ronda, uma jornada 100% vitoriosa para os tenistas lusos.
Diogo Rocha, 2º CS, venceu pelos parciais de 6/3, 4/6 e 6/3 e defronta na 2ª ronda o finlandês Marko Karonen.
Henrique Costa também venceu, por claros 6/2 e 6/4 e joga agora frente a Herkko Polanen da Finlândia, 5º CS do torneio.
Gonçalo Loureiro já está nos quartos de final, depois de ter vencido o 8º CS, o russo Mozgovoy, pelos parciais de 7/6, 2/6 e 6/4. Aguarda adversário que pode muito bem ser o 1º CS da competição, o belga Coppejans.
Em meninas, singulares, Beatriz Coelho perdeu na ronda inaugural frente à 7ª CS, pelos parciais de 5/7 e 1/6.
Em pares Beatriz perdeu também por falta de comparência ( não sabemos se dela ou da sua companheira de torneio).

Teen Tennis Bolton , ETA sub-14, Cat. 1

Patrícia Martins cedeu nos oitavos-de-final do Teen Tennis, torneio da categoria máxima do Circuito ETA Sub 14, a decorrer em Bolton, Inglaterra. A atleta do Ace Team foi afastada pela 4.ª favorita, a norte-americana Grace Min, por 4/6 e 0/6.
A jovem de 13 anos mantém-se, todavia, na variante de pares, onde já está nos quartos-de-final. Patrícia e a sérvia Isidora Radojkovic tiveram um bye (apuramento directo) na 1.ª ronda, e venceram a dupla Jeanjean (Fra) / Khazaniuk (Isr), por 6/3 e 6/2, na ronda seguinte.
Em masculinos, a dupla João Barra / Vasco Mensurado – ambos eliminados em singulares – cedeu, por duplo 3/6, ante a dupla norte-americana Asami / Richmond, na 2.ª ronda.
In: FPT
NR: No quadro de consolação masculino, tanto João Barra como Vasco Mensurado perderam na 2ª ronda, depois de um bye na 1ª ronda.

ITF $ 10.000 Kaarst WTA

A campeã nacional Neuza Silva apurou-se para a 2.ª ronda do torneio ITF Kaarst (10 mil dólares), na Alemanha, ao vencer a qualifier sérvia, Zorica Petrov, por 6/2 e 6/3.
Na variante de pares, Neuza e a ucraniana Beygelzimer seguem para a 2.ª ronda, após receberem um bye (apuramento directo).
In: FPT

22 de janeiro de 2008

Narva Cup, Estonia, ETA sub-14, Cat. 3

André Silva perdeu, naturalmente, o seu encontro da 1ª ronda do torneio de Narva, na Estónia, frente a um dos favoritos da competição, o italiano Stefano Napolitano, pelos parciais de 0/6 e 2/6.
Em pares, vitória da dupla Loureiro/Costa por 6/2 e 6/1. Na próxima ronda defrontam a dupla nº3 do torneio, composta pelo russo Mozgovoy e o belga Viroux.
Diogo Rocha e André Silva também venceram por 6/4 e 7/5 e defrontam a dupla nº2, os belgas Coppejans/Storme.
Em pares femininos, Beatriz Coelho ( com Odegaard) venceu por 6/3 e 6/3 e defronta agora a dupla nº1 do torneio, composta pelas russas Afanesyeva e Semenova.
Andreia e a Beatriz Santos perderam pelos parciais de 1/6 e 3/6.
Amanhã jogam os restantes portugueses.

ITF $ 10.000 Boca Raton ATP

Gastão Elias já conhece o seu 1º adversário no torneio de Boca Raton, na Florida, na 1ª ronda do Future norte-americano.
O miúdo da Lourinhã vai defrontar o norte-americano vindo da qualificação, Chris Lam, ATP 647.
Em pares, o português fará dupla com o finalandês Kontinen, são a dupla nº3 da competição e vão defrontar uma dupla sueca convidada da organização, composta por Jendelund/Siljestrom.

ITF $ 10.000 Mallorca 2 ATP

João Sousa foi afastado na 1ª ronda do torneio maiorquino, ao perder frente ao CS nº4 pelos parciais de 4/6 e 2/6.

ITF $ 10.000 Albufeira 2 ATP

José Ricardo Nunes foi afastado do Future algarvio, depois de ter perdido na 1ª ronda, frente ao canadiano Chvojka pelos parciais de 6/4, 2/6 e 6/2.

ITF $ 10.000 Kaarst WTA

Neuza Silva é a 3ª CS do torneio alemão e defronta na ronda inaugural uma das tenistas vinda da qualificação, a sérvia Zorica Petrov, jogadora que actualmente não possui ranking WTA.
Em pares, a campeã nacional joga com a ucraniana Beygelzimer e são a dupla nº1 do torneio, aguardando adversárias vindas da qualificação.

Teen Tennis Bolton , ETA sub-14, Cat. 1

Patricia Martins já está na 3ª ronda do torneio britânico de Bolton, um dos mais importantes de sub-14 que se disputam por terras de Sua Majestade.
6/4 e 6/4 foram os parciais que colocaram a jovem lusa no caminho da 4ª CS do torneio a norte-americana Grace Min.

Teen Tennis Bolton , ETA sub-14, Cat. 1

João Barra foi eliminado na 1ª ronda deste Cat.1 inglês em sub-14, que se disputa em Bolton, ao perder com o britânico Luke Bambridge pelos parciais de 2/6 e 2/6.
Vasco Mensurado não teve melhor sorte e perdeu com o canadiano Edward Nguyen por igual resultado.
Em pares os lusos são os 8º CS e estão já na 2ª ronda, depois de um bye, esperando adversários.
Amanhã Patricia Martins joga o seu jogo da 2ª ronda, depois de um bye na 1ª, porque é a 13ª CS , e defronta a convidada local Katty Dunne.
Em pares, Patricia fará dupla com a sérvia Radojkovic, são 4ª CS e já estão na 2ª ronda, depois de bye na 1ª, esperando igualmente adversárias.

21 de janeiro de 2008

Narva Cup, Estonia, ETA sub-14, Cat. 3

Gonçalo Loureiro abriu as hostilidades lusas no torneio da Estónia, vencendo o seu adversário da 1ª ronda pelos parciais de 6/4 e 7/5.
Os restantes portugueses jogarão amanhã.
Em meninas, Andreia Bicho pouco mais conseguiria fazer frente à nº 1 do torneio, perdendo pelos parciais de 0/6 e 3/6.
Em pares masculinos, Loureiro e Henrique Costa defrontam uma dupla local, Burdakov/Tjurin enquanto Diogo Rocha e André Silva defrontam Bucens e Lapins da Letónia.
Em pares femininos, Beatriz Coelho faz dupla com a norueguesa Odegaard e defrontam a dupla Chubarova da Russia e Kurasbediani da Georgia.
Beatriz Santos e Andreia Bicho vão, por seu lado, defrontar a russa Vasilyeva e a ucraniana Boyanovska.

ITF $ 10.000 Mallorca 2 ATP

João Sousa conseguiu, com duas vitórias, o apuramento para o quadro principal do torneio espanhol.
Como 3º CS, isento na ronda inicial, bateu consecutivamente os espanhóis Guaita Pais por duplo 7/6 e Sanchez Patino por 6/0 e 6/2.
Na 1ª ronda do quadro principal, João Sousa mede forças com o 4º CS do torneio, o italiano Andrea Arnaboldi, ATP 398.

ITF $ 10.000 Albufeira 2 ATP

Tal como na passada semana, José Ricardo Nunes continua a ser o único português no quadro principal de singulares no 2º Future de Albufeira.
Como convidado, o jovem algarvio vai defrontar na 1ª ronda o canadiano Erik Chvojka, ATP 664.

ITF $ 10.000 Kaarst WTA

Depois da presença no qualifying do Open da Austrália (cedeu na 1.ª ronda), Neuza Silva compete esta semana no torneio ITF Kaarst, 10 mil dólares, na Alemanha.
Mercê do seu 204.º lugar no ranking WTA, a campeã nacional surge como 3.ª cabeça-de-série, atrás da checa Sandra Zahalavova (1.ª CS e 177.ª WTA) e da belga Carolina Maes (2.ª CS e 188.ª WTA). Neuza Silva ainda não conhece a sua adversária na 1.ª ronda, numa altura em que decorre o qualifying da prova.
In: FPT

AT Porto entrega prémio de 2007

No passado dia 19 de Janeiro, num almoço em Lousada (Casa de Juste), a ATPorto entregou todos os prémios de 2007, a jogadores, jogadoras e Clubes.
Foram entregues os prémios aos Campeões e Vice-Campeões dos Campeonatos ATPorto individuais (Taça Dr. Avides Moreira) e de Inter-Clubes, dos Campeonatos do Minho e do Douro e ainda aos pequenos vencedores, finalistas e semi-finalistas do Masters Mini-CIR 2007.
Foram também homenageados os jogadores e Clubes Campeões e Vice-Campeões Nacionais e todos os jogadores que, desde 2005, têm jogado a Liga Atlântica pelas Selecções da ATPorto, em todos os escalões etários (desde os sub 12 anos aos veteranos + 60 anos).
Antes, de manhã, na moderna relva sintética do Campo de Hockey Complexo Desportivo de Lousada, houve uma Concentração de 25 jogadores/as das Selecções ATPorto (Benjamins – sub 10) e uma acção de fomento para as crianças de Lousada.
Pela mesma hora, numa sala do Complexo Desportivo de Lousada, houve uma sessão de informação e esclarecimento dirigida a todos os pais dos jovens jogadores convocados e dirigida pelo corpo técnico das Selecções ATPorto [prof. Rui Silva (coordenador), Vitor Ferreira, Ângela Cardoso, Paulo Pereira, Diana Costa e Albino Mendes].
A sessão serviu para identificar e explicar os objectivos do programa para 2008, informar sobre os resultados dos testes já realizados ao abrigo do Protocolo com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e entregar de dossier com documentação informativa, incluindo relatório dos testes físicos e da prestação no court, do que cada jogador fez em 2007.
E depois, a todos pais e convidados presentes, o Vereador do Desporto de Lousada — Prof. Eduardo Vilar — apresentou e fez uma visita guiada às instalações do Complexo Desportivo de Lousada (balneários, salas de apoio e centro de estágio), onde estão a ser construídos os primeiros courts (6 de terra batida) das projectadas instalações do Lousada Ténis Atlântico, que irão estar ao serviço dos projectos do ténis da região e do ténis nacional.

ITF $ 10.000 Albufeira 2 ATP

Restantes resultados das rondas de qualificação, envolvendo portugueses:
1ª ronda :
Pedro Palha - Tom Moore 2/6 , 6/7
Kevin Barragão - Manuel Cavaco 6/1 , 6/3
Roque Rocha - Beaus Barquin 4/6 , 0/6
2ª ronda :
Kevin Barragão - Ante Pavic ( CRO) 1/6 , 5/7

Narva Cup, Estonia, ETA sub-14, Cat. 3

André Silva apurou-se para o quadro principal do torneio estoniano, depois de vencer o CS nº1 da qualificação por falta de comparência deste último, o marroquino Benmoussa.
No quadro prinicipal o André apanha um outro CS, o 4º do quadro principal, o italiano Stefano Napolitano.
Diogo Rocha é o 2º CS e joga frente ao tenista da casa Reinis Bucens.
Gonçalo Loureiro defronta um outro estoniano, Denis Amelin, enquanto Henrique Costa joga frente ao norueguês Joachim Bjerke.
Em femininos, saiu a fava a Andreia Bicho que vai defrontar a nº1 do torneio, a russa Ekaterina Semenova.
Beatriz Coelho também defronta uma das CS, a 7ª, a grega Maria Sakkari.
Boa sorte para todos.

20 de janeiro de 2008

Descansem que hoje é Domingo

Pela 1ª vez , tenho que interromper esta animada discussão sobre comportamentos dentro e fora dos courts e peço-vos, aproveitem para descansar, ver ténis, aprenderem que este blog não é uma feira de vaidades.
Bom fim de semana.

7th REALSPORT OPEN 14 , ETA sub-14, Cat.2

Patricia Martins foi afastada da final deste torneio depois de ter perdido frente à actual nº 15 do ranking ETA, pelos parciais de 2/6 e 2/6.
Ainda assim um bom torneio da jovem lusa que , tal como Barbara Luz, prometem e muito em 2008.