Pesquisar neste blogue

24 de novembro de 2007

Gastão Elias

Duas ou três palavras para o miúdo da Lourinhã.
Gastão faz hoje 17 anos e por isso tem aqui esta referência.
Gastão será, a par de Michelle, uma das referências portuguesas ao nível do ténis sub-18 e que já conseguiram alguma projecção internacional.
Ambos já estão debaixo da alçada da IMG e deles se espera muito nos próximos anos.
Endereçamos igualmente os nossos cumprimentos à familia Elias, pelo esforço, muitas vezes, quase desumano, para manter acessa a chama do desporto que o Pepe da Lourinhã mais gosta: o Ténis.
Parabéns miúdo e que contes muitos e com muitas vitórias.

ITF $ 25.000 Beloura-Sintra 2 WTA

Resultados dos jogos da 1ª ronda de qualificação do torneio de Sintra, hoje disputada:

Sylwia Zagorska (POL) v Margarida Moura (POR) 6/1 ; 6/2
Tetyana Arefyeva (UKR) v Marina Gallo (POR) 6/1 ; 6/0
Katia Rodrigues (POR) v Veronica Seruca (POR) 6/3 ; 6/1
Joana Pangaio-Pereira (POR) v (wc)Sabrina Stewart (GBR) 6/2 ; 6/1
Margarida Figueira (POR) v Rita Esteves de Freitas (POR) 0/6 ; 0/6
Magali De Lattre (POR) v Soetkin Van Deun (BEL) 6/7 ; 4/6
Catarina Branco (POR) v Diana Batista (POR) 2/6 ; 6/7
Veronica Saucedo (ARG) v Filipa Correia (POR) 4/6 ; 6/1 ; 5/7
Alise Vaidere (LAT) v Charlotte Pires (POR) 6/2 ; 6/1

Na 2ª ronda, jogos com portuguesas:

Anne Schaefer ( GER) v Katia Rodrigues ( POR)
Joana Pangaio ( POR) v Ana Timotic (SRB)
Rita Freitas (POR) v Nicole Clerico (ITA)
Diana Batista (POR) v Marina Shamayko (RUS)
Filipa Correia (POR) v Lisa Sabino (ITA)

Challenger Lima - $ 50.000 ATP

Depois de um brilhante 2º set ( afinal não é qualquer um que dá 6/1 ao Luis Horna ), Gil não resistiu ao peruano no 3º set, perdendo por 3/6.
No entanto , Frederico desperdiçou 4 BP a 3/5, tendo Horna fechado o encontro no 1º e único MP que teve.
Fica assim concluída a participação de Frederico Gil no torneio de Lima, regressando o campeão português ao nosso país para as últimas duas semanas de competição.

ITF $ 25.000 Beloura-Sintra 2 WTA

Estes são os jogos que envolvem a participação de portuguesas na 1ª ronda de qualificação do 2º torneio da Beloura-Sintra, com um prize-money de $ 25.000.
Sylwia Zagorska (POL) v Margarida Moura (POR)
Tetyana Arefyeva (UKR) v Marina Gallo (POR)
Katia Rodrigues (POR) v Veronica Seruca (POR)
Joana Pangaio-Pereira (POR) v (wc)Sabrina Stewart (GBR)
Margarida Figueira (POR) v Rita Esteves de Freitas (POR)
Magali De Lattre (POR) v Soetkin Van Deun (BEL)
Catarina Branco (POR) v Diana Batista (POR)
Veronica Saucedo (ARG) v Filipa Correia (POR)
Alise Vaidere (LAT) v Charlotte Pires (POR)

Challenger Lima - $ 50.000 ATP

Frederico Gil e Luis Horna já jogam em Lima, no Peru, o seu encontro dos quartos de final deste Challenger sul-americano que encerrará a época profissional além fronteiras para o campeão nacional.
No 1º set, Luis Horna venceu o português por 2/6 mas no 2º set Gil retribuíu na mesma moeda e deixou alguns trocos a mais, batendo o peruano por 6/1...
Vamos aguardar pelo 3º set mas cá para mim, o Manuel Perez ainda tem que vir aqui dar a mão à palmatória....

Os nossos tenistas ao Raio X - VIII

Hoje gostaria de vos apresentar um miúdo de apenas 6 anos de idade, filho de Pedro Ferreira, que teve a honra de inaugurar esta nossa brincadeira séria.
O Pedro Guimarães Ferreira, que treina com o Toco no Lawn Ténis Clube da Foz, com a idade que tem, respondeu ao que tinha que responder mas relevo dois ou três aspectos que considero interessantes: como ídolos, tem Rafael Nadal e Leonardo Tavares, o que não deixa de ser curioso mas motivante para o Leo, gostaria muito de ver o Federer no Estoril ( papá Pedro, é favor marcar na agenda, tipo prenda de Natal, fora de época ...) e apesar da idade, já quer treinar todos os dias para poder jogar uns torneios de sub-10 " só para ver como é "....
Finalmente, à pergunta aberta final do questionário, o miúdo escreveu o mais importante:
Adoro jogar Ténis.
Ora aí está e a foto, apesar de já ter uns mesitos, diz tudo.
E um dia ainda este blog vai ser famoso por ter dado a primeira projeccção mediática ao miúdo Pedro Ferreira.
Bora lá, miúdo.....

23 de novembro de 2007

ITF $ 10.000 Barcelona ATP

Mais uma vez Rui Machado foi traído por uma lesão, cujo a origem ainda desconhecemos, quando disputava a meia final do torneio catalão.
Frente ao francês Eysseric, Rui Machado desistiu quando perdia por 5/7 e 1/3.
Ainda assim , um bom torneio para o tenista português e vamos esperar que a lesão não o impeça de disputar o Nacional de Clubes e o Masters nacional.

Gothemburg Open, Eta sub-14 e sub-16, Cat. 3

Os Atletas do Sport Club do Porto, Inês Xavier, 330ª classificada no ranking de Sub 16 da ETA (European Tennis Association), e José Tinoco, 104º classificado no ranking de Sub 14 da ETA vão estar presentes a partir de 2ª feira, dia 26 de Novembro, na cidade de Gotemburgo a disputar o "Gothenburg Open", torneio de categoria 3, nos escalões de Sub 14 e Sub 16. Serão acompanhados pelo seu Treinador, Ricardo Cortes.
Informação gentilmente cedida pelo Pedro Canedo do Sport Club do Porto, a quem agradecemos e a quem pedimos que continue a mandar informações sobre a participação de tenistas do seu clube, neste e noutros torneios vindouros.
É para isto que aqui estamos. Obrigado.

ITF $ 25.000 Cidade do México WTA

Michelle Larcher de Brito não conseguiu ultrapassar a experiência de Clarissa Fernandez e perdeu nos quartos de final por 3/6 e 5/7.
Terá sido o último torneio de 2007 ( ? ) para a jovem lusa que assim termina em beleza o seu primeiro ano como profissional, dentro do Top 300 WTA.
Michelle entretanto cancelou a sua participação no torneio da Academia IMG, o G1 Eddie Herr mas mantem a sua participação no GA Orange Bowl, que se disputa na 1ª semana de Dezembro.

22 de novembro de 2007

Politiquices !!!!

Anda acessa a polémica no post do Rui Machado ( sim o post era sobre o RUI MACHADO e não sobre o Cunha e Silva e/ou o CETO !!!) , discutindo-se o sexo dos anjos, este é melhor que aquele, fulano é melhor que beltrano ( não me venham corrigir, p.f. ) , este sabe mais , o outro é mais velho , aquele consegue melhores resultados, enfim, deixem dizer-lhes , uma ENORMISSÍMA perda de tempo.
Mas, já agora, que por aí andam tantos comensais de volta dos repastos aqui servidos, pensando eu ( santa ignorância... ) que toda a gente ia aplaudir o regresso do Rui Machado a Portugal, sempre posso ir adiantando um assunto, esse sim, que pode dar pano para mangas.
Dele sei pouco, confesso, apenas rumores e conversas de café,mas deverão haver por aí fiéis leitores com algumas informações que podem e devem partilhar, dentro do saudavél e respeitoso ambiente de " parada e resposta" já criado neste blog ( já agora agradeço a generalidade dos últimos posts, pela sua elevação e respeito pelas ideias dos outros, assim sim, escuso de perder muito tempo em apagadelas sucessivas).
Será possível, num futuro próximo, i.e. 2008, o Sport Lisboa e Benfica formar uma Academia/Escola/Clube de ténis ??? Alguém quer partilhar alguma " inside information" sobre isto ou será pura especulação.... E se sim, com que apoios técnicos ? Algum clube da capital ? Da Linha de Cascais? Da linha de Sintra ?
Já agora, deixem de lado os fervores clubísticos, até porque, no que ao Futebol se refere, ontem já tratámos dos carimbos para os Alpes. Parabéns Portugal.

ITF $ 25.000 Cidade do México WTA

Segundo um dos nossos amigos leitores ( que terá falado com a própria pelo telefone e a quem agradeço a disponibilidade para aqui colocar a informação) e segundo algumas informações que circulam em fóruns da especialidade, parece que a Michelle venceu o seu encontro da 2ª ronda e já está nos quartos de final.
Aguardamos apenas pela informação oficial do resultado para podermos festejar mais uma grande vitória da miúda, que caminha a passos largos para terminar o ano como 2ª melhor portuguesa no ranking mundial, o que não deslustra o percurso de Frederica Piedade mas só confirma uma época de sonho para a tenista da Academia IMG.
PS: Michelle venceu por 6/3 e 6/1 !!!!! . Joga amanhã frente a Clarissa Fernandez da Argentina, WTA 484. Em caso de vitória pode voltar a enfrentar Rosana De Los Rios, com quem tem umas contas a ajustar.
Em pares, perderam por 4/6 e 0/6.

ITF $ 10.000 Barcelona ATP

Rui Machado parece estar embalado para triunfar em Barcelona, onde se encontra a disputar aquele que será o seu último torneio internacional de 2007.
Nos quartos de final, nova vitória e por números de novo folgados, 6/1 e 6/2, frente a Guillerme Olaso, ATP 461, perfeitamente incapaz de suster a embalagem do português, que, como se sabe, está a jogar " quase em casa".
Na meia final deverá ter que jogar frente ao antigo nº1 mundial de júniores, o francês Eysseric, o que não deixará de ser um excelente teste para a auferir da forma do português, agora que se aproxima o Nacional de Clubes e o Masters.

André Lopes - de Espinho para Sassoeiros

Será talvez a contratação da época ( ...) , a passagem de André Lopes da Escola de Ténis de Espinho para a zona da capital, onde fará parte, em Sassoeiros, da equipe técnica da nova estrutura profissional de ténis feminino de Paulo Lucas.
Já tentámos obter um comentário de André Lopes a esta transferência mas até ao momento ainda não foi possível obter uma reacção do selecionador nacional de sub-16 masculinos.
Desejamos ao André toda a sorte do mundo porque a sua disponibilidade, profissionalismo e simpatia encantou-nos por ocasião do Open da Golegã, onde trocámos algumas impressões sobre o actual estado de coisas no ténis português.
Paulo Lucas continua a formar a sua equipa, que será composta, para além de Neuza, por algumas jogadoras vindas do leste e , quem sabe, por mais alguma interessante aposta do DTN da FPT.

Peru Junior Open G5 ITF

Alexandre Resende foi derrotado na ronda incial deste G5 peruano, ao perder com Stefen Zornosa da Colômbia por 2/6 e 0/6.
Em pares as coisas também não correram bem e derrota igualmente na ronda inicial por 3/6 e 2/6.
O Alexandre segue agora para o Equador, onde disputará mais um G5 sul-americano e onde jogará igualmente no quadro principal.

Challenger Lima - $ 50.000 ATP

Frederico Gil demonstrou hoje que se encontra em grande forma, derrotando copiosamente o brasileiro Miele por 6/0 e 6/1, apurando-se para os quartos de final deste challenger peruano.
Gil deverá ter que defrontar Luis Horna, jogador da casa, ATP 81 e 2º CS da competição.
Ou me engano muito ou os peruanos vão apanhar a desilusão do torneio.
Força Gil....

ITF $ 25.000 Beloura-Sintra WTA

Razia total entre as portuguesas presentes no torneio da Beloura, em Sintra.
Magali perdeu por 0/6 e 4/6, Frederica perdeu por 2/6, 7/6 e 2/6 e Neuza saíu derrotada por 4/6 e 2/6.
Uma 2ª ronda aziaga para as cores nacionais, agravada pelo facto de em pares, Neuza ter também perdido, pelos parciais de 6/1, 3/6 e 7/10.
Enfim, para a semana temos mais e, esperamos nós, melhor....

ITF $ 25.000 Cidade do México WTA

Sem grandes ou nenhumas preocupações ou chatices, Michelle é bem capaz de ter garantido ontem um lugar na história, não só do ténis português, como do ténis mundial, depois de ter vencido na 1ª ronda do torneio mexicano e com isso ter praticamente garantido um lugar dentro das 300 melhores do mundo no final do ano, quando ainda não fez 15 anos de idade !!!!.
Resultado de 6/3 e 6/4, sendo que na 2ª ronda defronta a americana Nicole Leimbach, WTA 635.
Para ajudar a festa, vitória também em pares, 6/2 e 6/2 e apuramento para os quartos de final, onde, com a jovem de 15 anos Moreno-Kaste, defrontam a dupla nº1 da competição, Rosana De Los Rios e Surina De Beer.

21 de novembro de 2007

ITF $ 25.000 Beloura-Sintra WTA

Na conclusão da 1ª jornada do torneio de Sintra, vitória para Frederica Piedade pelos parciais de 2/6, 6/4 e 6/2 e derrota de Demi Rodrigues, frente à 1ª CS, pelos parciais de 3/6 e 0/6.
Assim, na 2ª ronda, Magali De Lattre defronta a 5ª CS, a suiça Stefanie Voegele, Frederica Piedade joga com a espanhola Soler-Espinosa e Neuza Silva joga igualmente com uma nuestra hermana, de seu nome Cospostizo De Andres.
Em pares, a dupla de Neuza Silva/Cabeza-Candela já está nos quartos de final, defrontando a dupla Clerico de Itália e Pereira do Brasil.

ITF $ 10.000 Barcelona ATP

Depois de bater o 1º CS, Rui Machado continua em grande e já está nos quartos de final, depois da vitória de hoje por 6/3 e 6/2.
No acesso à meia final defronta outro espanhol , Guillermo Olaso, ATP 461 ( o seu melhor de sempre), com quem o Rui tem umas contas a ajustar desde do inicio do mês, quando perdeu com este mesmo tenista em 3 sets, no torneio de Vilafranca.
It's pay back time, Rui...força.

ITF $ 15.000 Kampala - Uganda ATP

Frederico Marques foi eliminado na 2ª ronda do torneio ugandês, depois de perder com o 5º CS pelos parciais de 3/6, 6/4 e 2/6.

Mais um record.... ( que chato, outra vez)

Palavras para quê.
Novembro tem sido um mês verdadeiramente alucinante, com a queda consecutiva de records de visitantes, page-views, comentários, mails, enfim, um fartote.
Pois ontem, terça-feira, o blog teve 477 visitantes únicos ( a meta dos 500 vai cair este mês, de certeza absoluta...) e a espantosa cifra de 613 page-views, ultrapassando por 40 o recorde atingido na 2º feira.
A tendência em relação ao mês passado é de + 34%, quase, quase o aumento do gasóleo desde do inicio do ano.....
Obrigado a todos, mais uma vez.

Challenger Lima - $ 50.000 ATP

Sortes diferentes para os portugueses, na 1ª ronda de singulares.
A vitória de Gil era mais ou menos esperada e aconteceu, pelos parciais de 6/3 e 6/2 mas a derrota de Leonardo, frente a um forte candidato à vitória no torneio já se revestiu de contornos mais dramáticos, com o luso a ceder apenas no tie-break do 3º set, depois de ter perdido o 1º, por 1/6 e vencido o 2º por 6/2 !!!.
Frederico vai agora defrontar o brasileiro Andre Miele na 2ª ronda da competição.
O brasileiro é o actual nº 405 ATP e um excelente jogador de pares, tendo vencido em 2007 dois torneios futures e tendo sido finalista em mais dois. Em singulares o melhor que conseguiu foram duas finais.
Em pares, os lusos já ontem tinham perdido frente à dupla nº1 pelos parciais de 2/6 e 5/7.

ITF $ 50.000 Knoxville ATP

Vale mais tarde do que nunca, vai atrasado mas fica a informação que Gastão Elias participou na qualificação deste torneio norte-americano, como 6º CS, mas foi derrotado logo na ronda inaugural, em 3 sets, pelos parciais de 7/5, 3/6 e 2/6 pelo norte-americano Ryan Haviland.

20 de novembro de 2007

ITF $ 25.000 Beloura-Sintra WTA

Dia positivo para as cores nacionais no torneio de Sintra.
Magali De Lattre, nossa " convidada " de hoje no blog venceu, convicentemente a italiana Lisa Sabino por 6/1 e 6/3.
Neuza Silva ainda perdeu o 1º set por 6/7 mas depois despachou a búlgara Evtimova por duplo 6/1 nos sets seguintes.
A derrota do dia e por parciais desnivelados foi para Catarina Ferreira, por 0/6 e 1/6.
Em pares, derrotas para 3 duplas com portugueses, restanto apenas a dupla de Neuza Silva para salvar a honra do convento.

Masters FPT/CIMA - Incrível

Por mão amiga chegou-nos a informação que a Federação Portuguesa de Ténis pondera, no Masters que se vai realizar na Quinta dos Lombos, no inicio de Dezembro, não entregar, no local e no momento, como tem sido hábito, os prémios monetários devidos aos atletas em relação à sua classificação final.
Assim, pondera a Federação pagar apenas os prémios monetários relativos ao torneio em si e pagará aos atletas os prémios relativos à sua classificação final em 2008, quando as verbas governamentais entrarem nos cofres da FPT.
Já se sabia, ou pelo menos, se suspeitava, que as finanças lá para os lados de Linda A Velha não andavam bem mas chegar a este ponto é pouco menos do que ridículo.
Espera-se uma reacção muito negativa dos jogadores, representados na AJTP, que reunirão ainda esta noite para responder à pretensão da FPT.
No fundo, apenas esperamos que tudo isto seja um mal entendido e que tudo esteja resolvido até ao Masters. Afinal, para muitos jogadores, o $$$$ que provém deste torneio é absolutamente necessário para planear uma pré-epoca como deve ser e ficar na expectativa de quando receberão esse dinheiro que lhes é devido será, para muitos, a " morte do artista".
Enfim, coisas de 3º mundo e muitos ainda gozam com o Frederico Marques andar a competir no Rwanda e no Uganda....

ITF $ 15.000 Kampala - Uganda ATP

Depois de ontem ter perdido na 1ª ronda de pares ( 6/2 ; 3/6 ; 5/10 ), Frederico Marques logrou hoje a passagem à 2ª ronda deste torneio de $ 15.000 no Uganda, tendo vencido o irlandês Farron-Mahon por 7/5 e 6/3.
Na 2ª ronda defrontará o britânico Edward Seator, 5º CS e 577 ATP.
Parabéns pois ao Frederico, por mais um ponto para o ranking ATP.

Os nossos tenistas ao Raio X - VII

Retomando a nossa " caminhada no deserto ", hoje apresentamos as respostas de uma tenista que foi noticia recentemente por ter rescindido com o seu treinador de sempre, Paulo Lucas.
Falamos de Magali De Lattre.
Em jeito de prêambulo, agradeço e reconheço a coragem de Magali em expôr as suas respostas, numa altura tão conturbada da sua carreira. É preciso coragem e , muitas vezes, os mais fortes não a teêm, nestes maus momentos mas também nos bons.
Em relação ao seu actual momento, Magali, depois da rotura com Paulo Lucas ( a quem agradeçemos o facto de ter passado o questionário à Magali), diz-nos que está a treinar no CNG, por iniciativa própria e sem ajuda exterior. Em 2008 rumará para o estrangeiro para efectuar a pré-epoca e por lá ficará alguns meses, não descurando, no entanto, o regresso a Portugal.
Magali reconheçe que o ténis português está a evoluir, pouco mas evoluí na medida dos apoios que ( não ) tem e que, segundo ela, podiam levar o nosso nível tenístico mais além.

Na humildade que lhe reconhecemos, tem como exemplo máximo a Neuza Silva, por quem nutre profunda admiração e respeito, pessoal e profissional.

O pior momento de Magali foi a lesão no torneio de Montemor, não só pelo facto de sentir que estava a jogar bem e com veia ganhadora, mas porque fazia anos nesse semana e gostaria de ter dado a si própria uma boa prenda de anos. Apesar das contrariedades da época, levantou a cabeça e participou no maior número de torneio possível, que lhe permitiram manter o seu ranking perto do Top 700 WTA.

Para 2008, Magali ainda não decidiu, na práctica, o que irá fazer. Está numa fase de reflexão e só mais tarde tomará o melhor rumo para si e para a sua carreira.
Espera mais e melhor apoio por parte da FPT, sobretudo, argumenta Magali, para quem faz cerca de 30 torneios por época, a maior parte dos quais no estrangeiro.
Considera o PNDT uma excelente iniciativa que poderá dar ao nosso ténis mais e melhor competição e trazer para o futuro alguns dos miúdos que começam agora a competir neste desporto que Magali tanto gosta.

Uma palavra final nossa para a Magali: Independentemente do que decidir, Magali será sempre umas das melhores jogadoras de ténis profissional em Portugal dos últimos anos. Apesar dos resultados terem tardado a aparecer ( as lesões não explicam tudo...), acreditamos que uma preparação séria e cuidada no futuro, proporcionarão outros rumos e outras consequências para o jogo de Magali e que se irão reflectir no ranking que, por certo, ocupará no final de 2008.

Especialmente para ela, o blog gostaria de endereçar o nosso voto de simpatia e de força para uma época que se avizinha decisiva para o seu futuro.

Obrigado Magali, pela tua coragem e por todas as vezes que defendeste e defenderás o nome de Portugal por esse mundo fora.

Peru Junior Open G5 ITF

Para não corrermos o risco da falta grave da passada semana, que aqui cometemos, com o luso brasileiro Alexandre Resende, aqui estamos, para vos dizer que o miúdo estará esta semana no Perú, onde disputará o quadro principal deste G5 de final de época no continente sul-americano.

Rankings Juniores

Sem grandes alterações esta semana, exceptuando o caso de Alexandre Resende, que num G5 na Bolivia, conseguiu chegar à 2ª ronda ( algo que nos escapou... ) e subir cerca de 100 lugares na classificação mundial de júniores.
29.º Gastão Elias, 510,00
125.º João Sousa, 263,75
165.º Martim Trueva, 223,75
215.º Miguel Almeida, 183,75
422.º Miguel Alves, 96,25
673.º João Bastos, 52,50
798.º Vítor Silva, 38,75
1037.º Gonçalo Pereira, 22,50
1129.º Francisco Dias, 20,00
1186.º Alexandre Resende, 17,50
1211.º Francisco Charters, 16,25
1416.º Manuel Marcelo, 10,00
1673.º Kevin Belhaj, 5,00
1844.º Luís Claro, 3,75
2052.º Tomás Valle Costa, 2,50
2056.º Pedro Palha, 1,25

Ranking Feminino
40.ª Michelle Brito, 432,50
356.ª Demi Rodrigues, 116,25
641.ª Maria Guerreiro, 56,25
1096.ª Filipa Correia, 21,25
1108.ª Maria João Koehler, 21,25
1187.ª Charlotte Pires, 18,75
1187.ª Ana Claro, 18,75
1635.ª Teresa Araújo, 7,50
1653.ª Verónica Seruca, 6,25
1928.ª Marina Gallo, 3,75
2047.ª Rita Vilaça, 2,50
2127.ª Bárbara Luz, 1,25

Pedro Sousa

Manuel Perez, no O Jogo, traz-nos uma noticia que não deve surpreender ninguém.
O miúdo Pedro Sousa estará numa fase muito importante da sua carreira, com muitas dúvidas sobre o ano de 2008.
"Tal como Rui Machado, Pedro Sousa também foi uma das "vítimas" do encerramento do Lagos Team. Mas ao contrário do algarvio, que vai passar a treinar no CETO, o actual vice-campeão nacional ainda não sabe aquilo que o futuro lhe reserva. "Para já, o Pedro não sabe se vai continuar a jogar, ou se vai para a Faculdade, e a decisão será tomada até ao final do ano", explicou a O JOGO o seu pai/treinador Manecas.
Perante tal cenário, desconhece-se também se no caso de optar pela continuidade no ténis Pedro Sousa irá treinar no CIF, no CETO ou nos EUA. Três opções em cima da mesa a aguardar o final de um período de reflexão do jogador de 19 anos que terminou a época passada no 14º lugar do ranking mundial de juniores e cuja transição para o profissionalismo está longe de correr de feição. Para além de ter estado lesionado, disputou este ano apenas seis encontros internacionais. "
Não posso deixar de acrescentar um pequeno sublinhado. Convivemos com o Pedro no Open da Golegã e vimos três dos seus jogos, incluíndo a final frente a Hugo Anão.
A noção que tivémos e que aqui deixámos bem claro é que o Pedro é, como poucos, um predestinado para o ténis. Com a atitude correcta ( muito longe daquela que demonstrou na Golegã) terá todas as condições para singrar neste desporto. Falta-lhe, talvez, mais algum músculo e, reafirmo, uma melhor atitude perante o jogo.
Entre os seus colegas de profissão, diga-se, esta opinião é unânime. Teremos muita pena se o Pedro desistir do ténis e, na falta de incentivos por cá, então que rume aos Estados Unidos e re-equacione os seus métodos de treino, fisico e tácticoi e que alguém lhe possa retirar o melhor que tem dentro dele, ou seja, o prazer do ténis como desporto e sublime a capacidade técnica verdadeiramente invulgar que, amiúdes vezes, apresentou no Open da Golegã.
Força Pedro, estaremos por aqui para te apoiar.

Rui Machado

Noticia de O Jogo

"Rui Machado encerra esta semana, nos courts do Real Club Polo de Barcelona, uma campanha internacional que não correu como desejava. Ontem, na primeira ronda de um future de 10.000 dólares, o algarvio alcançou uma das melhores vitórias da temporada, ao vencer, por 6-3 e 6-4, o espanhol Bartolome Salva-Vidal, primeiro cabeça-de-série e 310º mundial.
Num momento da sua carreira em que assume estar a atravessar uma crise de confiança, Machado acaba por recolher um precioso tónico tendo em vista um final de temporada em que irá defender o título no Nacional de Clubes, ao serviço do CTVR Sto. António, e participar no Masters FPT/CIMA.
Para já, no culminar de um ano internacional em que regista o mesmo número de encontros ganhos e perdidos (15-15), o algarvio confirma a ligação ao treinador João Cunha e Silva e depois desta passagem pela Catalunha irá integrar o grupo de competição do Clube Escola de Ténis de Oeiras. "
NR: Será uma boa noticia para o Rui mas, acrescentamos nós, será uma melhor noticia para Frederico Gil. Desde de sempre que Gil nunca teve, junto a si, tanto em treino como em competição, alguém que ombreasse com o nível de jogo que foi apresentando em 2007.
Depois de ter chegado, para ficar, ao Top 200, pede-se a Gil aquele pequeno grande salto que lhe permita chegar aos melhores 100 do mundo e isso poderá ser conseguido em 2008, tendo o Rui ao seu lado, em treino e em competição.
Faltará a este último conseguir mais alguns bons resultados, como o de ontem, para ganhar, mais do que os pontos, o tónico fundamental para conseguir expor em campo o potencial que todos lhe reconhecem.
Aguardamos pois, com expectativa, o desenho da nova época para os dois melhores tenistas portugueses da actualidade para perceber até onde poderão ir em 2008.

ITF $ 25.000 Cidade do México WTA

Naquele que deverá ser o último torneio profissional que Michelle Larcher de Brito disputará em 2007, é o primeiro em que a jovem de 14 anos disputará como cabeça de série o que nos levaria a acrescentar mais alguns adjectivos sobre a meteórica carreira da tenista portuguesa.
Como 6ª CS da competição, Michelle enfrentará na 1ª ronda a boliviana Maria Fernanda Alvarez Teran, WTA 470 e que vem de duas vitórias em torneios de $ 10.000 na Colômbia e no Perú.
Um teste importante para a portuguesa, apesar de que a boliviana se dar melhor em terra batida do que em piso duro.
Ao contrário do que tem sido hábito, Michelle jogará em pares também, com a norte-americana Moreno-Kaste e defrontam a dupla Garcia do Brasil e Holden do México.
Se conseguir amealhar a vitória na 1ª ronda de singulares, Michelle ficará muito perto de atingir o Top 300 mundial no final do ano o que seria a culminar extasiante de um 1º ano como profissional a todos os níveis notável.
Força miúda....

Rankings

Frederico Gil subiu, esta semana, dois lugares na tabela do ranking ATP e ocupa o143.º posto, mantendo-se como o português mais bem posicionado na hierarquia mundial.
Na vice - liderança, entre os jogadores nacionais, está Leonardo Tavares (504.º) que ganhou sete posições. Seguem-se Gastão Elias (631.º), João Sousa (966.º), Pedro Sousa (1018.º); Gonçalo Nicau (1079.º) e Frederico Marques (1061.º).

143.º (+2) Frederico Gil, 297,00
504.º (+7) Leonardo Tavares, 50,00
631.º (-2) Gastão Elias, 29,00
791.º (-4) Rui Machado, 16,00
966.º (-9) João Sousa, 9,00
1018.º (-6) Pedro Sousa, 7,00
1079.º (-7) Gonçalo Nicau, 6, 00
1161.º (0) Frederico Marques, 5,00
Neuza Silva subiu um lugar na actualização, desta semana, do ranking mundial e ascendeu ao 203.º posto, liderando as representantes nacionais cotadas na tabela.
Seguem-se Frederica Piedade (295.ª), que tem a jovem Michelle Brito (308.ª) cada vez mais perto de si na cotação WTA, Catarina Ferreira (467.ª), Ana Catarina Nogueira (703.ª), Magali de Lattre (714.ª) e Carla Caetano (1041.ª).
203.ª (+1) Neuza Silva, 144,00
295.ª (-3) Frederica Piedade, 81,50
308.ª (+4) Michelle Brito, 77,00
467.ª (+4) Catarina Ferreira, 37,00
703.ª (-1) Ana Catarina Nogueira, 14,00
714.ª (+1) Magali de Lattre
1041.ª (+3) Carla Caetano, 3,75
In: FPT

19 de novembro de 2007

ITF $ 25.000 Beloura-Sintra WTA

A surpresa do alinhamento da 1ª ronda do torneio da Beloura é a presença de Demi Rodrigues no sorteio, ela que irá defrontar logo na abertura a 1ª CS, a belga Caroline Maes.
Magali De Lattre joga frente à italiana Lisa Sabino, enquanto outra italiana está no caminho de Frederica Piedade, de seu nome Corinna Dentoni.
Neuza Silva joga frente à bulgara Dia Evtimova e Catarina Ferreira joga com Anastasia Sevastova.
Em pares, Piedade é 3ª CS, com a australiana Wheleer e defrontam Hawkins/Woerle, Neuza é 4ª CS , com a espanhola Cabeza-Candella e jogam frente às italianas Menna/Sabino, Filipa Correia e Veronica Seruca defrontam Mascherini/Schaefer e Demi Rodrigues com Marina Gallo jogam contra as brasileiras Cortez/Vaisemberg, dupla nº2 do torneio.

ITF $ 10.000 Barcelona WTA

Sem espinhas!!!
6/3 e 6/4 foram os parciais da grande vitória de Rui Machado sobre o 1º CS do torneio.
Na 2ª ronda, Rui defrontará outro espanhol, Abraham Gonzalez-Jimenez, ATP 1373 e que nos parece bem acessível ao jogo do luso.
Vamos lá, Rui, agora só o caneco....

Challenger Lima - $ 50.000 ATP

Para finalizar a tournee sul-americana, Frederico Gil e Leonardo Tavares deram um saltinho até ao Perú, para disputarem ambos no quadro principal, este Challenger de $ 50.000 de prize-money.
Leonardo Tavares joga frente ao nº5 da competição, o uruguaio Pablo Cuevas, ATP 122, enquanto Frederico Gil, 8º CS, defronta o local Renato Chavez, vindo da qualificação.
Em pares Gil e Leo defrontam a dupla nº1 da competição, composta por Cuevas e Schwank.

ITF $ 25.000 Beloura-Sintra WTA

Nenhuma das portuguesas envolvidas na qualificação desta 1ª edição do torneio da Beloura conseguiu ultrapassar a 2ª ronda, sendo que os seus resultados foram os seguintes:
1ª ronda:
Katia Rodrigues- Sarah Schneider ( GER ) 6/3 ; 6/1
Marina Gallo - Veronica Saucedo ( ARG ) 4/6 ; 3/6
Rita Freitas - Alise Vaidere ( LAT ) 2/6 ; 1/6
Barbara Luz - Suzanna Dos Anjos ( BRA ) 1/6 ; 2/6
Ana Catarina Nogueira - Laura Thorpe ( FRA ) 1/6 ; 4/6
Veronica Seruca - Tatiana Arefyeva ( UKR) 0/6 ; 1/6
Maria João Koehler - Filipa Correia 6/2 ; 3/6 ; 6/1
Barbara Ribeiro - Bye
Joana Pangaio - Charlotte Pires 6/2 ; 6/0
Margarida Moura - Bye
2ª ronda:
Katia Rodrigues - Claire De Gubernatis ( FRA ) 0/6 ; 4/6
Maria João Koehler - Stella Menna ( ITA ) 0/6 ; 2/6
Barbara Ribeiro - Romana Jenshen ( NED ) 1/6 ; 1/6
Joana Pangaio - Joana Cortez ( BRA ) 3/6 ; 4/6
Margarida Moura - Marcella Koek ( NED ) 0/6 ; 0/6
No quadro principal estarão Neuza Silva, 3ª CS, Frederica Piedade, Catarina Ferreira e Magali De Lattre, estas duas últimas como convidadas.

ITF $ 10.000 Barcelona WTA

É o 42º future por terras de Espanha, este que se realiza esta semana em Barcelona.
Rui Machado é a presença portuguesa e , na 1ª ronda, defronta o 1º CS da competição, o espanhol Salva-Vidal, ATP 310, que regressa a Espanha depois de 3 semanas na América do Sul, onde não conseguiu resultados de monta nos Challengers de Assuncão,Montevideu e Belo Horizonte.

ITF $ 15.000 Kampala - Uganda ATP

Nos courts de terra batida do Complexo de Tennis do Lugogo, realiza-se esta semana um Future ugandês, com a presença de Frederico Marques.
Na 1ª ronda do quadro principal, Frederico jogará frente ao irlandês Tristan Farron-Mahon, tenista que vem da qualificação.
Em pares, Marques reedita a dupla da passada semana com o francês De Souza e defrontam na 1ª ronda uma dupla do Egipto.
Boa sorte, pois, para o Frederico.

18 de novembro de 2007

Considerações de fim-de-semana

Afazeres profissionais impediram-me de estar por aqui durante este fim-de-semana e eis que sou surpreendido ( ou talvez não ) por uma enxurrada de comentários, a propósito de uma discussão tão inerte e irrelevante que não mereceria comentário tão longo do amigo Pedro Bívar.
Alguns ainda não perceberam que os posts sobre os atletas são feitos de acordo com as informações dadas por eles e não por qualquer tipo de pesquisa ou investigação feita por mim ou por outra pessoa.
Muito sinceramente, não caberá neste espaço , ou melhor naquele espaço, saber se o tenista A ou B veio daqui ou dacolá, se teve bons ou maus treinadores, a não ser que, como é obvio, o refiram no inquérito.
Mas não será possível escrever alguma coisa em Portugal sobre ténis para surgirem logo grandes teorias maquiavélicas de bons ou maus profissionais, de condutas menos próprias ou de queda imediata para a brejeirice ou ofensa ???.
Como ( felizmente) sou um outsider destas guerrices tão inócuas como gratuitas, apagarei os posts que são para mim e serão para o comum dos mortais ofensas directas a cada um dos intervenientes referidos. Não poderei escolher entre os falsos e os verdadeiros, sobretudo se versam assuntos sobre os quais desconheço a história de base. E, diga-se, são histórias das quais não quero saber.
É um facto que , ao que parece, alguns estúpidos analfabetos se lembraram de pousar por aqui para excrementar verbalmente o melhor dos seus pensamentos. Como este blog não é o Big Brother e eu não estou, não posso, nem quero estar 24 horas ligado, existirão sempre para alguns os seus 15 minutos de fama, que valha-nos isso, serão sempre os únicos que terão.
Só mais uma palavra para os tenistas visados: Espero que neste meu propósito de divulgar os mais e menos conhecidos intervenientes do ténis português ( um dos anónimos " inteligentes" acha que estes são uma escolha minha para os melhores tenistas portugueses, imagine-se...) tenha conseguido passar a mensagem que, de tão simples que era, parece que causa mais brado do que a reprimenda do Rei D.Juan ao Chavez: só quero que as pessoas saibam mais um pouco das pessoas por detrás dos nomes e dos resultados.
Se alguns mentecaptos atarrancados acham que conseguirão afugentar-me deste meu propósito, estão enganados no sitio onde querem pastar. Amanhã, cá estarei, com os posts de sempre e com mais tenistas ao raio X, dos mais conhecidos aos nomes de que nunca ouviram falar.
Quer queiram, quer não e como já disse aos que acham que não devo apagar comentários, repito agora aqui, com maior destaque:
A festa é minha, a música fui eu escolhi e só dança quem quer. Quem não gostar, haverá outros bailaricos no bairro.