Pesquisar neste blogue

13 de outubro de 2007

I Torneio Internacional Abama - Espanha ITF G5

Barbara Luz iniciou hoje da melhor maneira a sua participação na qualificação deste torneio espanhol de júniores, vencendo por duplo 6/2 a espanhola Yaiza Romer, em jogo da 1ª ronda.

12 de outubro de 2007

Curacao Junior Open 2007 ITF G5

Demi Rodrigues não conseguiu chegar , pela 2ª vez consecutiva, a uma final de um torneio ITF, tendo sido derrotada pela germânica Twelker, por 1/6 e 4/6.
Em pares, curiosamente, o mesmo resultado, 1/6 e 4/6.
Independentemente deste resultado, Demi tem já assegurada uma subida, mais uma, até bem perto do Top 400 ITF, tornando-se claramente a 2ª melhor portuguesa do momento mas ainda longe de Michelle Larcher de Brito, que se encontra bem dentro dos top 40.
Agora Demi vai viajar até Saint Michael, nos Barbados, para o First Caribbean International International Junior Championships 2007 , um G4 ITF.

I Torneio Internacional Abama - Espanha ITF G5

Começa amanhã em Tenerife o Torneio de júniores da Academia Sanchez-Casal, com a presença de Francisco Franco Dias no quadro principal e de Bibiana Almeida ( WC para o quadro principal ) e Barbara Luz ( WC para a qualificação).
Apesar de inscritos, Ana Claro e Carlos Ferra não estão presentes.
Logo que possível, apresentaremos os quadros dos jogos deste fim de semana, com a presença de Barbara Luz na qualificação.
Contaremos, durante todo o torneio, em apresentar aqui informações tão actualizadas quanto possível, uma vez que o Blog conseguiu uma contratação de última hora junto da comitiva nacional para nos contar ao pormenor a presença dos lusos por terras de Saramago ( ok, não é em Tenerife mas é ao lado ).
Força, portugas.

ITF $ 10.000 Espinho WTA

Vamos ter uma portuguesa na final do torneio de Espinho já que amanhã um dos lugares no encontro de Domingo será discutido entre Catarina Ferreira e Ana Catarina Nogueira.
Catarina venceu esta tarde Sylwia Zagorska por 7/6 e 6/2 enquanto Nogui bateu Nicole Riner por duplo 6/3.
O destaque vai para a tenista em part-time Ana Catarina Nogueira que continua a mostrar que bem podia estar bem mais perto de Neuza e Frederica.
Catarina Ferreira aparenta, por seu lado, estar no seu melhor de sempre e procura aqui os pontos suficientes para entrar em rankings bem mais condizentes com o valor tenístico que tem.

ITF $ 15.000 Espinho ATP

Leonardo Tavares venceu, esta tarde João Sousa em jogo dos quartos de final do torneio Solverde, em Espinho, pelos parciais de 7/5 e 6/4.
Leo continua a senda de bons resultados e João terá feito um dos seus melhores torneios como profissional, ele que está no último ano de júnior. Finalmente os 4 anos já passados em Barcelona aparentam estar dar os seus frutos.
Amanhã na meia final Leonardo deverá defrontar o argentino Villagran( 4º CS ), que discutia hoje com o monegasco Balleret ( 6º CS ) uma vaga nas meias finais .

Escola de Ténis Nuno Café

Alguns atletas do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos), pertencentes às selecções regionais de Lisboa de Sub 10 e Sub 12, estiveram presentes, na passada terça-feira, na inauguração da repavimentação e iluminação dos campos da Escola de Ténis Nuno Café, na Boa Hora, em Lisboa, onde tiveram a oportunidade de jogar durante uma hora e meia com os ex. tenistas João Cunha e Silva e o espanhol Javier Sanchez.
Este evento organizado pela Escola de Ténis Nuno Café, em parceria com a GreenSet, contou com a presença de150 pessoas, entre os quais 100 jovens, e teve o apoio da Lizzaram, Achro e Yonex.
In: FPT
NR: São estas iniciativas que têm que ocorrer muitas vezes, as necessárias para que o ténis juvenil em Portugal atraia mais empresas que o apoiem, e que mais miúdos ganhem paixão e capacidades para jogar este desporto que todos nós gostamos.
Valeu a iniciativa e aqui estaremos para a divulgar, esta e outras de igual teor. Daí ter " elevado" o nome dos patrocinadores do mesmo, que estão de parabéns.

ITF $ 50.000 Joue Les Tours WTA

Neuza Silva , depois de uma derrota algo inesperada na variante de singulares, mantem-se no torneio de pares onde joga as meias finais frente à dupla checa Cetkovska/Strycova.
Ontem, nos quartos de final , Neuza e Nooni venceram por 6/0, 4/6 e 11/09.

ITF $ 25.000 Saltillo WTA

Frederica Piedade tentará esta sexta-feira garantir a presença na final do torneio de pares , depois de ter vencido nos quartos de final pelos parciais de 6/2 e 6/3.
Na meia final defronta a dupla Feys da Bélgica e Mekel da Holanda.

Curacao Junior Open 2007 ITF G5

Demi Rodrigues disputa hoje a sua 2ª meia final consecutiva, ao ter vencido ontem nos quartos de final a venezuelana Oriana Escalante por 6/4 e 6/4.
Hoje, no jogo de acesso à final, Demi Rodrigues vai defrontar a germânica Kim Alena Twelker, 8ª CS da competição e actual nº 666 do ranking ITF.
Em pares, Demi também já está nas meias finais, depois da vitória de ontem por 6/2 e 6/0.
Neste jogo defrontará de novo Twelker que joga com a sua compatriota Lotz.

11 de outubro de 2007

ITF $ 10.000 Espinho WTA

Sem grandes dificuldades, Catarina Ferreira apurou-se hoje para os quartos-de-final do Solverde Tennis Cup, por sua vez, Charlotte Pires desistiu no respectivo encontro da 2.ª ronda do torneio internacional (prize – money de 10 mil dólares), que decorre em Espinho.
Com Ana Catarina Nogueira já apurada para os quartos-de-final, hoje foi a vez de Catarina Ferreira seguir o exemplo, vencendo a eslovaca Romana Tabakova, pelos parciais de 6/2 e 6/4.
Já Charlotte Pires foi forçada a abandonar o encontro que a opunha à espanhola Irene Rehberger Bescos, devido a dores musculares, numa altura em que cedia por 3/6 e 0/1.
Amanhã, nos quartos-de-final, Catarina Ferreira enfrenta a polaca Sylwia Zagorska, 779.ª classificada na hierarquia mundial, e Ana Nogueira mede forças com a 7.ª pré-designada, a suíça Nicole Riner (637.ª WTA).
Resultados (Encontros que envolvem portuguesas)
2.ª Ronda
Ana Catarina Nogueira – Liuodmila Nikoian (Arm), 2/6, 6/2 e 6/0
Catarina Ferreira – Romana Tabakova (Esl), 6/2 e 6/4
Charlotte Pires – Irene Rehberger Bescos (Esp), 3/6 e 0/1, desistência de Charlotte Pires
Quartos-de-final
Ana Catarina Nogueira – Nicole Riner (Sui)
Catarina Ferreira – Sylwia Zagorska (Pol)

ITF $ 15.000 Espinho ATP

Leonardo Tavares e João Sousa continuam em grande plano no Solverde Tennis Cup e, hoje, garantiram o apuramento para os quartos-de-final do torneio internacional de Espinho (prize-money de 15 mil dólares), onde, amanhã, vão enfrentar-se.
O jovem João Sousa vive no Solverde Tennis Cup o seu grande momento da presente época e quiçá da sua ainda curta carreira. Depois de eliminar, ontem, o 1.º cabeça-de-série, o espanhol Adrien Menendez Maceiras, n.º 238 do Mundo, hoje foi a vez de derrotar o austríaco Marco Mirnegg, que ocupa o lugar 472 no ranking ATP, vencendo por 6/3 e 4/1, altura em que o adversário desistiu do encontro. Deste modo, o vimaranense segue para os quartos-de-final, onde vai encontrar o outro português ainda em prova, Leonardo Tavares.
Um grande duelo em perspectiva para amanhã entre João Sousa e Leonardo Tavares, que para assegurar um lugar entre os oito melhores do torneio internacional de Espinho teve de ultrapassar o eslovaco Martin Klizan (394.º ATP), num duro embate de três parciais (6/2, 4/6 e 7/5) e quase 3h00 de duração. Trata-se da segunda vitória, no espaço de uma semana, do jogador orientado por Nuno Marques sobre o jovem eslovaco, de 18 anos.
Resultados (Encontros que envolvem portugueses)
2.ª Ronda
João Sousa – Marco Mirnegg (Aut), 6/3 e 4/1, desistência de Mirnegg
Leonardo Tavares – Martin Klizan (Esl), 6/2, 4/6 e 7/5
Quartos-de-final
João Sousa – Leonardo Tavares, amanhã
In: FPT

I Torneio Internacional Abama - Espanha ITF G5

Realiza-se na próxima semana, em Tenerife, o I torneio Internacional Abama, numa organização da famosa academia de ténis Sanchez-Casal, torneio esse que contar para o ranking mundial de júniores e que está cotado de G5.
Presença portuguesa muito interessante.
Em masculinos, Francisco Dias, até ver na qualificação, e Carlos Ferra, fora desta lista mas, pensamos nós, com possibilidade de jogar a qualificação.
Em femininos, teremos Ana Claro e Bibiana Almeida, convidada, no quadro principal e Barbara Luz, como convidada ( de luxo, acrescento eu) para disputar a qualificação.
Curiosamente, o site oficial do torneio informa que o mesmo é de G3...enquanto que o site da ITF diz que é de categoria 5...espanholices.

Rankings ETA

Não existiram quaisquer alterações nos rankings dos sub-16 e sub-14 para esta semana.
Assim, em sub-14 masculinos, Francisco Ramos mantem a liderança do contigente português, ocupando a 59ª posição, seguido agora de Vasco Mensurado em 147º, João Monteiro em 157º, João Barra em 187º , Diogo Rocha em 241º, e João Fazendeiro em 253º.
Em femininos, a liderança continua a pertencer a Barbara Luz , na 35ª , secundada por Patricia Martins na 81ª, Inês Xavier em 140ª, Margarida Moura em 290ª e Barbara Ribeiro em 355ª.
Em sub-16, masculinos, Miguel Almeida é 54º, sendo seguido por José Alves em 170º , Francisco Franco Dias em 190º, Martim Trueva em 282º, Vasco Mensurado em 388º e Francisco Ramos em 522º .
Em femininos, a melhor portuguesa é Barbara Luz, na 170ª , seguida de Patricia Martins na 182ª, depois temos Ana Claro na 223ª, Maria João Koehler em 250ª e Demi Rodrigues em 413ª.

Curacao Junior Open 2007 ITF G5

Como tinhamos adiantado ontem, Demi Rodrigues venceu o seu encontro da 2ª ronda por duplo 6/4 e vai agora defrontar nos quartos de final a venezuelana Oriana Escalante, jogadora fora do Top 1000 ITF mas que eliminou na ronda anterior uma das CS.
Em pares, a dupla de Demi venceu por falta de comparência e já está nos quartos de final, onde defrontam a dupla constituída por Shenelle Mohammed de Trinidad e Fausthyara Pietersz , jogadora local.
Ambos os jogos ocorrerão hoje, sendo que o de singulares será o de abertura no court principal do complexo de ténis de Willemstad.

ITF $ 25.000 Saltillo WTA

Frederica Piedade foi afastada na 1.ª ronda do Torneio de Saltillo, México, prova dotada de um prize – money de 25 mil dólares.
Diante da jovem colombiana Mariana Duque Marino (248.ª WTA), vice – campeã do Roland Garros Júnior, Frederica acabou por ceder pelos parciais de 4/6 e 3/6.
Resta agora a variante de pares, onde a segunda portuguesa mais bem cotada no ranking mundial joga hoje os quartos-de-final.
In: FPT

10 de outubro de 2007

ITF $ 50.000 Joue Les Tours WTA

Terminou a participação de Neuza Silva no torneio francês, com uma derrota por duplo 4/6 frente a Kutuzova.
Mantem-se ainda na variante de pares, onde jogará a 2ª ronda.

Curacao Junior Open 2007 ITF G5

E pronto, a Demi acabou de nos dizer: Olá: Ganhei 6/4 6/4.
Agora esperamos, depois do jogo de pares, uma informação menos telegráfica e mais do tipo, "joguei bem, fiz 3 ases e 2 DP, amanhã jogo frente à Antónia, etc,etc...".
Para além das brincadeiras sérias, Demi continua em boa forma e depois de ter reentrado no Top 500 de júniores, vai tentar nesta série de torneios nas ilhas na América Central, amealhar pontos suficientes que lhe permitam encerrar o ano bem mais perto de Michelle Larcher de Brito.

Masters Nacional de sub-10 - PNDT

Depois do êxito que foi o masters nortenho e a estreia do Nuno Marques do lado de lá do ténis, realizam-se este fim de semana, no C. T. Monsanto o Masters para a zona centro, no Vilamoraténis o masters da região Sul, no CT São Miguel o dos Açores enquanto o da Madeira se vai realizar no Complexo de Ténis da Ribeira Brava.
No Masters do Norte, o consagrado em masculinos foi Rafael Marques da ET Cires que rubricou uma exibição sem mácula, com os seguintes resultados:
Na fase de RR, venceu consecutivamente Afonso Cortez do CT Porto por 4/0, Tomas Almeida do SC Alberto Sousa por 4/0 e Pedro Pereira do AE Juntos igualmente por 4/0.
Na fase de Knock-Out, venceu Nuno Borges da ET Maia por 4/1, Bruno Medeiros da ET Nuno Alegro por 4/0, Francisco Caldas do CT Braga por 4/ 2 e , na final, venceu Ricardo Gomes do SCAS por 4/0 e 4/0.
Em femininos, a grande vencedora foi Luisa Almeida da ET Nuno Alegro, que, na fase de RR, venceu Mónica Rego do CT Braga por 4/0 e Laura Pereira da HD Dinis por 4/0 para depois, no quadro final, derrotar Joana Neves do SC Porto por 4/1, Margarida Correia do CT Braga por 4/0 e na final vencer Mafalda Fernandes do CT porto por 4/0 e 4/0.
O Masters Nacional vai realizar-se na Quinta dos Lombos, no fim de semana de 7 e 8 de Dezembro, onde estarão os 32 apurados dos masters regionais, sendo que dois deles serão por convite.
Fica aqui pois o convite, levem os miúdos, filhos, primos, sobrinhos, vizinhos e amigos aos locais referidos para um fim de semana diferente e apoiem os jovens futuros campeões.

ITF $ 10.000 Espinho WTA

Ana Catarina Nogueira dá mostras de atravessar um excelente momento de forma - numa altura em que já não se dedica a tempo inteiro ao ténis – , depois de eliminar a 1.ª favorita, a servia Ana Timotic, na 1.ª ronda, hoje voltou a vencer, apurando-se para os quartos-de-final da prova feminina do Solverde Tennis cup, torneio internacional dotado de um prize – money de 10 mil dólares, a decorrer em Espinho.
Frente à arménia Liuodmila Nikoian, que frequentemente participa em provas nacionais, “Nogui” cedeu o primeiro parcial, por 2/6, invertendo de seguida o rumo aos acontecimentos, para vencer com os parciais de 2/6, 6/2 e 6/0.
As restantes portuguesas em prova – Catarina Ferreira e Charlotte Pires – só amanhã cumprem os respectivos encontros da 2.ª ronda.
Resultados (Encontros que envolvem portuguesas)
2.ª Ronda
Ana Catarina Nogueira – Liuodmila Nokoian (Arm), 2/6, 6/2 e 6/0
Catarina Ferreira – Romana Tabakova (Esl), amanhã
Charlotte Pires – Irene Rehberger Bescos (Esp) amanhã
In: FPT

ITF $ 15.000 Espinho ATP

O júnior João Sousa cometeu hoje a enorme proeza de eliminar o cabeça-de-série n.º 1, na ronda inaugural da prova masculina, do Solverde Tennis Cup, torneio internacional com um prize – money de 15 mil dólares, a decorrer em Espinho. Leonardo Tavares também venceu e segue para a 2.ª ronda.
O desafio era de grande exigência, mas o jovem de 18 anos correspondeu a grande altura. João Sousa despachou, literalmente, o espanhol Adrien Menendez Maceiras, n.º 238 do ranking mundial, em apenas duas partidas, com os parciais de 7/5 e 6/3.
Um adversário de respeito, que este ano já vencera o Challenger de Córdoba, de 125 mil dólares, porém, o facto de ser colega de treinos do jovem vimaranense, na Escola Barcelona Total Ténis, pode ter sido determinante para o desfecho deste encontro. “Foi a minha melhor vitória de sempre e que me deixa confiante para seguir em prova. Quer eu quer o Adrian conhecemo-nos muito bem, treinamos juntos, e hoje fui eu quem melhor soube aproveitar os pontos fracos", declarou João Sousa.
Na 2.ª ronda da prova, Sousa terá a companhia de Leonardo Tavares que – ontem não conseguiu terminar o respectivo encontro, em virtude da falta de luz natural – hoje venceu o segundo parcial ao australiano Andrew Coelho, por 7/6, o suficiente par alcançar a vitória, uma vez que ontem ganhara o primeiro set, por 6/4.
Amanhã, Leonardo Tavares reencontra o eslovaco Martin Klizan (394.º ATP), que defrontou e venceu no Porto Open, enquanto João Sousa mede forças com o austríaco Marco Mirnegg (472.º ATP).
Resultados (encontros que envolvem portugueses)
1.ª Ronda
João Sousa – Adrian Menendez Maceiras (Esp), 7/5 e 6/3
Leonardo Tavares – Andrew Coelho (Aus), 6/4 e 7/6
Miguel Almeida – Benjamin Balleret (Mon), 1/6 e 2/6
Rui Machado – Timo Nieminen (Fin), 1/6, 6/3 e 2/6
Frederico Marques – José António Sanchez de Luna (Esp), 2/6 e 1/6
Pedro Sousa – Clement Morel (Mon), 6/4, 2/6 e 0/6
2.ª Ronda
Leonardo Tavares - Martin Klizan (Esl)
João Sousa - Marco Mirnegg (Aut)
In: FPT

9 de outubro de 2007

OPEN XVI ANIVERSÁRIO SECÇÃO DE TÉNIS DA AAUTAD

Piscando o olho ao Outono, o característico mês de Outubro, que cheira ainda um pouco à vindimadura e assiste à queda das primeiras folhas, foi assinalado entre os tenistas da Associação Académica com mais um aniversário e consagrou Sandro Carvalho (ex-nº2 do ranking nacional júnior) com uma “dobradinha”

A Secção de Ténis da AAUTAD soprou as dezasseis velas no primeiro fim-de-semana de Outubro em mais uma edição do Open Aniversário, prova integrada no calendário oficial da Federação Portuguesa de Ténis.
Apesar de ser ainda considerado por muitos como um desporto de elites, Amadeu Fernandes, da Secção de Ténis da Academia Transmontana, ambiciona que esse estigma seja ultrapassado. “Desejamos que apareça cada vez mais público e praticantes e que as nossas provas sejam cada vez mais divulgadas e reconhecidas. Nos últimos anos contribuímos para a promoção do ténis e é isso que queremos continuar a fazer na cidade e região. A missão não é fácil, mas o entusiasmo não é menor que a ambição.”
No plano desportivo, para além da habitual modalidade de singulares masculinos, a competição englobou ainda a prova de pares, o que conferiu ao torneio mais um elemento de acesa competitividade.
Nesta prova, os courts da UTAD foram palco de “animados” encontros, tendo sido por certo o invulgar perfume das vindimas um importante “tónico” nas prestações dos atletas da AAUTAD. Com efeito, colocando 2 elementos nas ½ finais e realizando o pleno na final, o domínio dos estudantes foi evidente.
Sandro Carvalho, quiçá auxiliado por Dionísio, Deus da vinha e da... inspiração (pronto, ok, as “barraquinhas” da Recepção ao Caloiro também!), depois de ter conquistado diversos títulos juvenis, arrebatou, finalmente, o seu primeiro torneio sénior.
Na desejada final, o atleta da Associação Académica bateu o seu colega de equipa por um set e... meio, isto é, 6/1 e 4/0.
O outro representante dos estudantes, Guilherme Saraiva, alcançou uma saborosa final, mas nesta fase da prova sucumbiu face ao seu oponente (e ao barulho das praxes) e optou (!) pela desistência. Um caso a rever!
Na vertente de pares, a final, também disputada por duas equipas da AAUTAD, proporcionou momentos de grande qualidade, entre a parceria Sandro Carvalho / Paulo Guerra e os colegas Francisco Andrade / Amadeu Fernandes.
O derradeiro encontro foi, de facto, a cereja no topo do bolo, pois revelou-se uma partida emocionante e “looonga”!
Cumprindo a máxima de Aquilino Ribeiro (recentemente trasladado para o Panteão Nacional), “Alcança quem não cansa!”, e depois de 3 sets e cerca de 3 horas (!) de contenda, finalmente, o tandem Carvalho / Guerra (na foto) alcançou meritoriamente o apetecido título.
Esta vitória foi particularmente especial para Paulo Guerra, pois, após vários anos de “amor à camisola”, decidiu abraçar outro projecto /clube. Na hora da mudança, acrescentou que “A emoção que existe em mim apenas é equiparável ao quanto este clube e as pessoas com quem me cruzei me deram enquanto jogador, que eu sempre tentei retribuir com lealdade e dedicação. Os amigos não dizem adeus, dizem até breve!”
E todos... concordaram!
No final, a habitual cerimónia de entrega dos troféus (gentilmente cedidos pela Câmara Municipal de Vila Real) premiou os diferentes vencedores e finalistas e encerrou mais este Open Aniversário. Parabéns a todos!

Resultados
½ Finais Singulares:
Guilherme Saraiva (AAUTAD / nº221) vs João Teixeira (TC Chaves / n-c) - 6/4, 6/4
Sandro Carvalho (AAUTAD / n-c) vs Pedro Teixeira (CCPAD / n-c) - 6/1, 6/0

Final:
Sandro Carvalho vs Guilherme Saraiva - 6/1, 4/0 (desistência)

Final Pares:
Sandro Carvalho / Paulo Guerra vs Francisco Andrade / Amadeu Fernandes - 4/6, 7/5, 6/3

NR: O texto é todinho do nosso amigo Amadeu, a quem agradecemos as virtuosidades linguísticas.....

ITF $ 50.000 Joue Les Tours WTA

Não lhe chamaria vingança, talvez desforra mas Neuza Silva terá querido demonstrar que a derrota em Madrid foi mesmo obra do acaso e da tendinite.
A espanhola Campos Molina foi trucidada hoje por Neuza , em jogo da 1ª ronda do torneio francês, pelos parciais de 6/0 e 6/2 e está tudo dito.
Na 2ª ronda vai defrontar a ucraniana Kutuzova, WTA 175 e que cometeu a proeza de afastar na ronda inicial uma das CS, a hungara Nagy, Top 140 do ranking feminino.
Em pares, Neuza joga com a sueca Nooni e venceram a dupla nº3 do torneio ( Nagy/Sfar) pelos parciais de 6/3 e 6/1. Jogam agora frente à dupla que eliminou Magali da competição, constituída pela bielorussa Kuryanovich e pela eslovaca Sucha.

ITF $ 25.000 Saltillo WTA

Frederica Piedade é a 7ª CS deste torneio mexicano, em terra de má memória para o desporto português.
Na 1ª ronda o sorteio ditou como adversária de Frederica a colombiana Duque Marino, uma júnior que já é a 248ª classificada no ranking WTA e 34ª ITF, finalista do open júnior de Roland Garros, depois de ter vencido Michelle Larcher de Brito nos QF.
A colombiana está em grande forma, vem de uma vitória em Juarez e de uma meia final em Bogota, ambos torneios de $ 25.000.
Mais dificil era impossível.
Em pares, Frederica jogará com a brasileira Vaisemberg de novo, são a dupla nº2 do torneio e defrontam na 1ª ronda Clarke-Magana do México e Lepore da Argentina.

Curacao Junior Open 2007 ITF G5

Enquanto esperamos pela " inside information on site " da nossa correspondente nas Antilhas Holandesas, Demi Rodrigues defronta na 2ª ronda de singulares e na 1ª de pares a costa riquenha Andrea Gonzalez, tenista fora do Top 1000 ITF.
Em pares, Demi faz dupla com a dominicana Maria Bernardez e são a dupla nº 2 da competição.
Ambos os jogos a realizar na quarta-feira.

8 de outubro de 2007

Curacao Junior Open 2007 ITF G5

Isto é o que eu chamo interactividade.
A Demi Rodrigues informa-nos que ganhou esta tarde o seu jogo da 1ª ronda frente à colombiana Hadad pelos parciais de 6/3, 3/6 e 6/4.
Obrigado Demi pela informação, ficando desde já nomeada para "informadora " oficial do blog sobre este torneio....
Já agora, seria bom saber igualmente com quem jogas na 2ª ronda ( Gonzalez ou Albertsz ) e se já se sabe algo sobre o torneio de pares....
Mais uma coisinha.... sem importância alguma para os portugas, aqui, neste cantinho plantado à beira-mar.... como é que está o tempo por aí ?

ITF $ 50.000 Joue Les Tours WTA

Magali De Lattre já está fora do torneio francês, depois de ter perdido hoje na 1ª ronda da variante de pares, pelos parciais de 2/6 e 6/7.
Neuza Silva só amanhã jogará nas duas variantes.
Em singulares defrontará uma LL, a espanhola Yera Campos Molina, WTA 495.
A basca é uma espinha atravessada na garganta de Neuza já que, recorde-se, derrotou copiosamente a campeã nacional, em Madrid, por 1/6 e 2/6, quando Neuza começou a ter problemas com as suas novas raquetes.
Veremos pois, neste jogo, se tal resultado foi apenas um infortúnio de Neuza ou se a espanhola se vai tornar uma " mal-amada" para os que veneram a tenista lusa.

Curacao Junior Open 2007 ITF G5

Depois da brilhante presença na passada semana num ITF G4 em Trinidad e Tobago, Demi Rodrigues continua por terras centro-americanas, estando agora nas Antilhas Holandesas para o Open de Curacao, que se disputa esta semana em Willemstad.
Como 4ª CS da competição, vai defrontar na 1ª ronda a colombiana Melissa Hadad, nº 905 ITF, uma tenista que nos parece ao alcance de Demi e que em Junho de 2007 venceu Teresa Araújo na Guatemala, na qualificação de um G4.

Masters Zona Norte do Circuito Nacional de Sub 10 – PNDT

Decorreu na passada sexta-feira, no Clube Ténis do Porto, o Masters da Zona Norte, o primeiro dos cinco Masters Inter-Regionais que integram o Circuito Nacional Sub 10, do Programa Nacional de Detecção de talentos (PNDT). A prova contou com a organização da Federação Portuguesa de Ténis e da NUNO MARQUES - TENNIS & SPORTS EVENTS, nova empresa promotora de eventos desportivos.
Dos 44 atletas convocados e apurados para este Masters, nenhum quis deixar de participar neste momento histórico, com muita alegria e entusiasmo de atletas, pais, mães, treinadores e dirigentes.
Entre as 09h30 e as 20h00 – período em que decorreu a prova – realizaram-se 100 encontros envolvendo os 44 participantes, distribuídos entre singulares masculinos, femininos, pares masculinos e femininos.
Rafael Marques (Escola Ténis Cires) e Luisa Almeida (Escola de Ténis Nuno Alegro) sagraram-se campeões do Masters da Zona Norte, vencendo na final Ricardo Gomes (Sport Club Alberto Sousa) e Mafalda Fernandes (Clube Ténis do Porto), respectivamente.
Estes quatro atletas são os primeiros apurados para o Masters Nacional que terá lugar em Lisboa, nos dias 7 e 8 de Dezembro, na Quinta dos Lombos, durante o Masters FPT / CIMA.
Pares Masculinos
Ricardo Gomes / Tiago Lourenço (SC Alberto Sousa) – Bruno Medeiros / Nuno Borges (ET Nuno Alegro / ET Maia) 4/0
Pares Femininos
Mafalda Fernandes / Joana Neves (CT Porto / SC Porto) – Luisa Almeida / Sara Lourenço (ET Nuno Alegro / CT Paços Brandão) 4/1
A prova de pares acabou por ser a novidade e o grande sucesso da competição com uma adesão de 100 por cento dos atletas. A introdução da variante de pares nas provas locais será, inclusive, uma das novidades do Circuito Nacional de Sub 10 para 2008.
Nuno Marques obteve desta forma mais um sucesso na sua carreira, agora como organizador de eventos desportivos através da NUNO MARQUES - TENNIS & SPORTS EVENTS
In: FPT

Rankings

Em masculinos , Frederico Gil ganhou 3 posições e é agora 136º, seguido de Leonardo Tavares em 665º, Gastão Elias em 744º, Rui Machado em 813º e Gonçalo Nicau em 834º.
No ranking WTA, Neuza Silva está na 202ª posição, seguida de Frederica Piedade em 257ª, Michelle Larcher de Brito em 363ª, Catarina Ferreira em 602ª e Magali De Lattre em 711º.
Em júniores masculinos, Gastão está na 30ª posição, seguido de João Sousa na 121ª, Martim Trueva na 193ª e Miguel Almeida na 208ª.
Em femininos, Michelle é 33ª, seguida de muito longe por Demi Rodrigues em 490ª, subindo mais de 120 lugares, Maria Guerreiro em 625ª e Filipa Correia em 1070ª.

ITF $ 10.000 Espinho WTA

Ana Catarina Nogueira foi a grande protagonista dos encontros de hoje da 1.ª ronda, na prova feminina, do Solverde Tennis Cup, ao bater a cabeça-de-série n.º1, a servia Ana Timotic (467.ª WTA), por 6/3 e 6/1. No duelo entre portuguesas, Charlotte Pires superiorizou-se a Marina Gallo, pelos parciais de 6/0 e 6/3. Amanhã é a vez de Catarina Ferreira e Joana Pangaio entrarem em competição no torneio internacional de Espinho, que atribui um prize – money de 10 mil dólares.
1.ª Ronda
(Encontros que envolvem portuguesas)
Ana Catarina Nogueira – Ana Timotic (Srv), 6/3 e 6/1
Marina Gallo – Charlotte Pires, 0/6 e 3/6
Catarina Ferreira – Marcela Koek (Hol), amanhã
Joana Pangaio – Marina Melnikova (Rus), amanhã
In: FPT

ITF $ 15.000 Espinho ATP

Rui Machado, Pedro Sousa, Frederico Marques e Miguel Almeida foram hoje afastados na 1.ª ronda da prova masculina do Solverde Tennis Cup, torneio internacional com um prize-money de 15 mil dólares, a decorrer em Espinho. Leonardo Tavares e João Sousa só amanhã entram em competição.
Os quatro portugueses hoje em prova não conseguiram contrariar o favoritismo dos adversários, mais cotados e experientes. Rui Machado cedeu frente ao finlandês Timo Niemen, 8.º pré-designado, por 1/6, 6/3 e 2/6; Pedro Sousa foi afastado pelo monegasco Clement Morel, pelos parciais de 6/4, 3/6 e 0/6, após ter ganho o primeiro set; Frederico Marques caiu às mãos do espanhol Jose António Sanchez de Luna (3/6 e 0/6); e por fim, o campeão nacional de cadetes, Miguel Almeida, foi eliminado pelo jogador do Mónaco, Benjamin Belleret, 6.º favorito, com os parciais de 1/6 e 2/6.
Desta forma, a representação portuguesa fica reduzida a Leonardo Tavares e João Sousa que só competem amanhã.
Resultados
1.ª Ronda
(Encontros que envolvem portugueses)
Miguel Almeida – Benjamin Balleret (Mon), 1/6 e 2/6
Rui Machado – Timo Nieminen (Fin), 1/6, 6/3 e 2/6
Frederico Marques – José António Sanchez de Luna (Esp), 3/6 e 0/6
Pedro Sousa – Clement Morel (Mon), 6/4, 3/6 e 0/6
João Sousa – Adrian Menendez Maceiras (Esp), amanhã
Leonardo Tavares – Andrew Coelho (Aus), amanhã
In: FPT

7 de outubro de 2007

O blog faz UM ano !!!!

O tenisportugues.blogspot.com faz um aninho de vida.
Os aniversários, sobretudo os emblemáticos como é o primeiro, são sempre tempo de celebração mas também de retrospectiva e análise mais ou menos freudiana, um contar de espigardas, um contabilizar de erros e oportunidades perdidas, enfim, um olhar para trás para melhor se olhar para a frente.
Relembro o que escrevi no 1º post, e que aqui vos trago de novo:
"O meu nome é Rui Miguel Barata e sou um entusiasta do ténis, apesar de fraco praticante. Recentemente tenho prestado particular atenção à evolução do ténis português, que é e vale muito mais do que o Estoril Open ou a Taça Davis.
Pretende-se divulgar o jogo em si, mas também dar apoio aos portugueses que defendem, todas as semanas, o nome do nosso país em Portugal e por esse mundo fora.
Gostaria de receber informações, por mais irrelevantes que sejam, sobre jogadores com ou sem ranking, sobre pequenos ou grandes torneios nacionais e internacionais, para que, regularmente, possamos aferir da situação do ténis em Portugal.
Participo regularmente em fóruns nacionais e internacionais sobre Ténis e estou aberto a sugestões, criticas ou reclamações."
Podia bem escrevê-lo agora, pois tudo o que esperava se concretizou, com a excepção da participação( ou melhor da falta dela ) dos verdadeiros intervenientes do jogo, isto é, os clubes e agremiações que fazem do ténis um modo de estar na sociedade.
As excepções também as tive e não posso deixar de agradecer a alguns que, amiúde, não quiseram deixar de informar, de participar, de partilhar informação com todos nós: O João Blaize, o Paulo Lucas, o pessoal do Ace-Team, o João Saro do Lusoténis, o Manuel Perez do Jogo, o Morais do Mundodotenis, o Feliciano do blog da Michelle, entre muitos outros , anónimos ou não, que colocaram aqui os mais de 600 comentários aos meus quase 1600 posts, ou que, mais informalmente utilizaram o mail disponível para todos em rui1968@gmail.com .
Em 365 dias este blog obteve mais de 66.000 page views e mais de 50.000 hits únicos.
Agradeço também aos pais de muitos atletas que, pessoalmente, me foram informando dos resultados dos seus filhos, em torneios portugueses e estrangeiros, aos que me agradeceram a divulgação da sua evolução, nos bons e maus momentos, e também aos que não se coibiram de me criticar, sempre de uma forma construtiva, apontando erros, indicando caminhos, dando sugestões.
Contava, sinceramente, nesta fase do campeonato, estar num outro patamar mas a vida nem sempre corre para o lado em que apostamos e vamos ter que adiar por mais algum tempo esse salto em frente.
Finalmente uma palavra se agradecimento para as minhas mais que tudo aqui em casa. A mamã Carla, pela paciência de me ver , empolgado muitas vezes, teclando para uma caixa de texto, com 535 janelas abertas no velhinho monitor da Samtron, e a perguntar o que é que me deu na cabeça para tamanha devoção... e a mais pequena, a menina dos meus olhos, uma Michelle em potência ( a minha Wilson que o diga, raspadinha até ao tutano de tanto bater no chão), Beatriz de seu nome, 4 anos de muita vida e que o que mais gosta no blog é da publicidade da BetWin, porque está sempre a mexer e a mudar. Amo-vos.
Para o ano cá estaremos, por certo com mais de 150.000 page views, 3000 posts e , espero, 1500 comentários da vossa parte.
Bem hajam todos e que todos por aqui possamos estar em 2008, cheios de saúde e de bom ténis português.

ITF $ 50.000 Joue Les Tours WTA

Depois da eliminação de Magali na qualificação, caberá a Neuza Silva representar as cores lusas neste torneio francês.
Para a campeã nacional a 1ª ronda reservou uma das qualificadas enquanto que em pares o sorteio ditou um possível encontro entre as duas portuguesas na 2ª ronda.

ITF $ 10.000 Benicarlo WTA

Bibiana Almeida foi eliminada na 1ª ronda da qualificação deste torneio espanhol, perdendo frente à norte-americana Daisy Ames por 4/6 e 0/6.

ITF $ 15.000 Porto ATP

Em grande forma está Leonardo Tavares.
Depois de ontem ter eliminado o nº 2 da competição, hoje, na final, venceu o troféu com todo o mérito, frente ao nº1 do torneio, o argentino Cristiano Villagran, ganhando por 4/6, 6/1 e 6/2, vitória esta que lhe permitirá dar um salto enorme no ranking, para bem perto do Top 500 ATP.
Vamos esperar que a veia ganhadora continue em Espinho.

ITF $ 10.000 Porto WTA

Frente a Katerina Vankova, CS nº1 da competição e nº 401 do ranking WTA, Catarina Ferreira não foi capaz de conquistar o seu primeiro título WTA, perdendo por 3/6 e 2/6 a final do torneio do Porto.
Ainda assim excelente torneio para a pupila de João Cunha e Silva, que parece querer dar um salto muito interessante no ranking neste final de época.
Vamos aguardar com muita expectativa a sua prestação em Espinho.

ITF $ 10.000 Porto WTA

Catarina Ferreira, 5.ª cabeça-de-série, conquistou ontem a primeira presença em finais internacionais na sua carreira, ao apurar-se para a final da competição feminina do Porto Open, prova da ITF, dotada de um prize – money de 10 mil dólares, que termina hoje no Complexo Desportivo Monte Aventino, no Porto.
Depois de ceder a primeira partida por 1/6, Catarina Ferreira puxou dos galões e, galvanizada pelo apoio de um público entusiasta, deu a volta aos acontecimentos, derrotando a holandesa Marcela Koek (554.ª WTA), pelos parciais de 1/6 e 6/2 e 6/3. Um momento único e de grande emoção para a jogadora orientada por João Cunha e Silva. “É um momento muito especial, porque esta será a minha primeira final. Foi uma sensação única com o público a puxar por mim, num jogo muito duro”, revelou.
Neste domingo, Catarina vai lutar pela conquista do primeiro título internacional diante da 1.ª favorita, a checa Caterina Vankova (404.ª WTA), que afastou Ana Catarina Nogueira nos quartos-de-final da prova.
In: FPT

ITF $ 15.000 Porto ATP

Leonardo Tavares alcançou ontem o seu melhor resultado na presente época, ao assegurar o apuramento para a final da competição masculina do Porto Open, prova da ITF, que atribuiu um prize-money de 15 mil dólares, e que termina hoje no Complexo Desportivo Monte Aventino, Porto.
Frente ao espanhol David Marrero Santana, 2.º pré-designado, Leonardo Tavares cedeu o set inaugural, recuperando de forma espectacular nos restantes parciais, vencendo por 4/6, 7/5 e 6/3. No final do encontro, "felicidade" era a palavra de ordem no discurso de Leonardo Tavares. “Reagi rápido, tomei a iniciativa do jogo e servi muito bem durante o encontro. Estou muito feliz pela vitória, já que este é o meu melhor resultado este ano”, declarou.
Agora, resta apenas ultrapassar o derradeiro e decisivo confronto, para Leonardo Tavares erguer o troféu do torneio internacional portuense. O adversário na final de hoje é o cabeça-de-série n.º 1, o argentino Christian Villagran, que ocupa o lugar 293 no ranking ATP, um jogador que Leonardo Tavres conhece bastante bem e com quem já disputou uma final. “Das duas vezes que atingi finais em Challengers, uma dela foi contra o Villagran, já lá vão três anos, num torneio na Bolívia. Ele é um jogador muito completo, consistente e com uma esquerda muito forte”, referiu.
Para chegar à final, Christian Villagran derrotou o croata Franko Skugor, por duplo 6/4.
In: FPT