Pesquisar neste blogue

12 de janeiro de 2008

ITF $ 10.000 North Miami Beach ATP

Gastão Elias já está na 3ª ronda do torneio de qualificação, depois de ter vencido o sul africano Crowley por 6/4 e 6/2.
Na 3ª partida defrontará o norte-americano Joel Kincaid, tenista que faz hoje 21 anos e que procura a sua primeira qualificação para o quadro principal de um Future.

ITF $ 10.000 Albufeira ATP

Resultados parciais da 1ª ronda de qualificação:
Sebastião Guimarães - Ferrer Vitoria ( ESP ) 1º CS
Gonçalo Mareco - Serguei Tarasevitch ( BLR )
João Pina - Kevin Botti ( FRA ) 1/6 1/6
Kevin Barragão - Alen Bisevac ( AUT) 1/6 1/6
Eduardo Salsa - Guy Michelevitz ( ISR) 1/6 2/6
Gonçalo Falcão - Beaus Barquin ( ESP ) 3/6 2/6
Pedro Palha - Alexander Hutchings ( GBR)
Restantes jogos amanhã.

Tens 15 anos? Então viaja !!!!

Pedro Cordeiro fez a defesa de que o melhor programa proporcionado a um jovem é pô-lo a viajar no circuito dos respectivos escalões e definiu os 15 anos como a idade crucial para se fazer uma aposta clara. "Aos 17 anos já será tarde, isto mesmo levando em linha de conta se um jogador tem possibilidades de transfomar-se num caso sério na modalidade."
A afirmação de Cordeiro encaixa-se na filosofia que a direcção federativa pretende adoptar para esta temporada, na qual cessam um conjunto de apoios a torneios internacionais levados a cabo em Portugal ao longo de 2007, em ambos os sexos, incluindo Futures e Challengers e, inclusive, o Estoril Open.
Dado o enorme montante financeiro envolvido, esta situação não poderá repetir-se em 2008 e a opção foi canalizar essas verbas concentrando os apoios apenas no sector juvenil. "Pelo menos, pensamos que irão manter-se os valores e até poderá haver o caso de um reforço", afirma Santos Costa a propósito desta questão que envolve o pagamento de 720 bolas a quem organizar torneios para os escalões de 12, 14 e 16 anos e de 1.000 bolas para os juniores, além do apoio aos custos da arbitragem.
Como contrapartida, a FPT tem palavra na escolha dos "wild cards"."Se isso significa que os jovens vão ter mais dinheiro para os seus programas será uma boa notícia", reagiu Cordeiro, para voltar a acentuar: "O que de melhor se pode dar a um jovem é um bom enquadramento técnico com treinador e apoio nas viagens. Depois dos 15 anos, se não tiverem apoios começam a ser seduzidos para outras actividades além do ténis e a aposta deixa de fazer sentido."
Recorde-se que esta ideia foi colocada em prática no ano passado e foi lançada sob a responsabilidade de Paulo Lucas, director técnico nacional.
In: Record

INTERNATIONAUX DE TENNIS DES HAUTS DE FRANCE, ETA sub-16 Cat. 1

Na última semana de Janeiro realiza-se na localidade francesa de Marcq en Baroeul este importante torneio de sub-16, este ano algo pobre, em número não em qualidade, no que à presença portuguesa diz respeito.
Um jardim de Margaridas ( a Fernandes, a Moura e a Figueira ) perfumará a pequena localidade francesa, todas na fase de qualificação nesta 20ª edição deste torneio de categoria máxima e que contará para o ranking da ETA de sub-16 e, obviamente, para o ranking do Blog....

Les Petits As - ETA sub-14, Cat. 1

João Barra, Vasco Mensurado, e Frederico Silva em masculinos, Patricia Martins e Joana Valle Costa em femininos, são os distintos tenistas lusos que defenderão o nome de Portugal naquele que, provavelmente, será o mais conceituado torneio de sub-14 no Velho Continente, o torneio Les Petits As, que se realiza todos os anos, na abertura do ano civil, na localidade de Tarbes, em França.
Chamado por muitos o Mundial de sub-14, conta este ano com a presença estreante de Frederico Silva e Joana Valle Costa, duas das maiores promessas do ténis juvenil em Portugal.
Curiosos estaremos também sobre a prestação do João, do Vasco e da Patricia, estes já mais batidos nestas andanças.
O torneio realiza-se na última semana de Janeiro e dele iremos dar conta aqui, no vosso blog de sempre....

ITF $ 25.000 Tampa Bay WTA

Frederica Piedade arranca a época com uma vitória, dado que venceu hoje o torneio de pares , ganhando o jogo da final pelos parciais de 6/2, 6/7 e 10/7.
E o resto é conversa, não é Frederica?
Parabéns.

ITF $ 25.000 Tampa Bay WTA

Frederica Piedade está em 2008 com garras de querer recuperar o estatuto que, por mérito lhe pertence, de ser a melhor portuguesa em termos de ranking, de todos os tempos.
Exceptuando o facto de ter perdido logo na ronda de abertura frente à esperança/certeza Pervak, Piedade, com a ajuda preciosa da argentina Esperon está na final do torneio pares, onde defrontam a dupla Dentoni de Itália e Pivovarova da Russia.
Para chegarem a esta final, deixaram pelo caminho, nas meias, a dupla nº2 do torneio, pelos parciais bem renhidos de 6/7, 6/4 e 10/6.

ITF $ 10.000 North Miami Beach ATP

Com um quadro à GS, de 128 jogadores na qualificação, Gastão Elias é o 1º CS da fase prévia deste Future na Florida e entrou com tudo, arrasando o norte-americano Paretta por duplo 6/0 na 1ª ronda.
Na 2ª defronta o sul africano Keith Crowley, um jovem de 19 anos ainda sem ranking.

ITF $ 10.000 Albufeira ATP

Afinal, a turma portuguesa sempre resolveu não faltar ao 1º dia de aulas e apareceu em força na ronda inaugural da qualificação do future de Albufeira.
Assim, os jogos que envolvem portugueses na 1ª ronda de qualificação são os seguintes:
Sebastião Guimarães - Ferrer Vitoria ( ESP ) 1º CS
Gonçalo Mareco - Serguei Tarasevitch ( BLR )
João Pina - Kevin Botti ( FRA )
Kevin Barragão - Alen Bisevac ( AUT)
Eduardo Salsa - Guy Michelevitz ( ISR)
Gonçalo Falcão - Beaus Barquin ( ESP )
Pedro Palha - Alexander Hutchings ( GBR)

ITF $ 10.000 Mallorca 1 ATP

João Sousa abriu o ano de 2008 da melhor maneira, com uma vitória na ronda inaugural da qualificação do 2º future espanhol deste ano, em Mallorca.
Como 9º CS, João Sousa defrontou e venceu o francês Yannick Thivant , perlos parciais de 6/4 e 7/5.
Na 2ª ronda defronta o espanhol Guaita-Pais, ATP 1484.

11 de janeiro de 2008

Miguel Almeida

O jovem Miguel Almeida foi contemplado, ainda em 2007, pelo programa Travel Grant da ITF, recebendo um prémio monetário de 1200 dólares para participar em quatro torneios do Circuito Júnior.
Como sétimo jogador mais jovem com melhor classificação no Ranking ITF Júnior, entre aqueles que nasceram em 1992, Miguel Almeida recebeu uma bolsa da ITF, ao abrigo do programa Travel Grant, que lhe permitiu competir em quatro torneios: no Orange Bowl, no Eddie Herr e em mais duas provas na Sérvia.
Alberto Almeida, pai do atleta, que, juntamente com a Federação Portuguesa de Ténis (FPT), tratou da candidatura ao programa, pensa já numa nova candidatura em 2008."Este ano, em princípio, vamos voltar a fazer a candidatura. Esta bolsa visa apoiar jovens que tenham hipóteses de alcançar o top 100 mundial do Ranking Júnior. Em Portugal faltam partners, já fiz alguns contactos, mas as pessoas não se mostram interessadas. Pode ser que o sucesso do Gastão e da Michelle mude um pouco esta realidade", explica o pai do jovem de 15 anos.
Neste momento, Miguel Almeida (147.º ITF Júnior) está em época de exames na escola — frequenta o 10.º ano —, pelo que, uma possível presença no Grand Slam Júnior da Austrália ficou gorada. E quanto ao futuro, Alberto Almeida mostra-se apreensivo: "Ando preocupado com a questão do treinador. Desde Março que não tem. Ainda não encontrei uma solução, mas o futuro deve passar pelo estrangeiro".
Durante cerca de dois meses, Miguel Almeida fez alguns estágios em diferentes Academias nos Estados Unidos. "Foi uma boa experiência. Aprendi muito e conheci imensas pessoas. Estive com muitos treinadores, que corrigiram muitas coisas no meu jogo", conta o jovem tenista, que para esta época ainda sonha com uma participação num torneio do Grand Slam Júnior. "Sei que vai ser difícil, mas vou tentar estar no Roland Garros ou em Wimbledon, mas tenho que melhorar o meu ranking", refere.
O Circuito ATP está também na mira de Miguel Almeida para 2008. "Vou fazer alguns Futures, sobretudo em Portugal, para tentar marcar os primeiros pontos no ranking ATP", diz o Campeão Nacional de Cadetes, que "gostaria imenso de participar no Estoril Open", reconhecendo, no entanto, que "é muito difícil estar presente com um número de jogadores tão reduzido no qualifying".
In: FPT

ITF $ 25.000 Tampa Bay WTA

Depois de ser afastada na 1.ª ronda de singulares, Frederica Piedade mantém-se na competição de pares do torneio ITF St.Leo – Tampa Bay, 25 mil dólares, na Flórida, Estados Unidos.
Frederica Piedade cedeu frente à jovem russa Ksenia Pervak (307.ª WTA), por 6/3 e 6/2, na 1.ª ronda do quadro principal, mas em pares já está nas meias-finais.
A portuguesa faz dupla com a argentina Soledad Esperon e já superaram duas eliminatórias. Na 1.ª ronda derrotaram a dupla Dabrowski (Canadá) / Rao (Índia), por 6/3 e 6/1, e nos quartos-de-final bateram a dupla Gerards (Holanda) / Inoue (Estados Unidos), pelos parciais de 6/2 e 7/5.
Na discussão por um lugar na final, Frederica Piedade e Soledad Esperon defrontam a dupla 2.ª favorita, Chvojkova (Rep. Checa) / Dekmeijere (Letónia).
In: FPT

10 de janeiro de 2008

Open da Australia - WTA

Neuza Silva foi eliminada na 1ª ronda da qualificação do Open da Australia, perdendo frente à checa Benesova, 5ª CS, por 6/7 e 2/6.

Open da Australia - WTA

Neuza Silva em grande, apesar de ter perdido o 1º set frente a Benesova por 6/7, depois de ter estado a vencer por 5/2. Marcará a diferença a experiência em torneios GS entre as duas tenistas mas nada está perdido para Neuza Silva, que , por esta altura, deve ter posto em sentido a jogadora checa.
O 2º set vai cair para o lado da setubalense, temos fé...
Vamos lá, Neuza...

9 de janeiro de 2008

Open da Australia - WTA

Está a iniciar-se o jogo de estreia de Neuza Silva num torneio GS, com o jogo da 1ª ronda da qualificação do Open da Australia, onde defronta a checa Benesova.
Boa sorte para a Neuza.

ITF $ 25.000 Tampa Bay WTA

Frederica Piedade só hoje joga o seu encontro de singulares mas já ontem conheceu o sabor da vitória, dado que, na 1ª ronda do torneio de pares, venceu pelos parciais de 6/3 e 6/1.
PS: Um amigo do blog informa-nos que a Frederica perdeu por 3/6 e 2/6.

ITF $ 10.000 Wesley Chapel - USA - ATP

Gastão Elias não começou o ano da melhor maneira, tendo sido eliminado na 1ª ronda deste future norte-americano, pelos parciais de 2/6 e 6/7.
Melhores dias virão para o 6º júnior mundial até porque o adversário é um Top 500 e daí a derrota nas ser " preocupante".

Open da Australia - WTA

A campeã nacional, Neuza Silva, cumpriu o objectivo de estar presente na qualificação para o Open da Austrália, a sua primeira participação no qualifying de um torneio do Grand Slam, enfrentando, amanhã, a checa Iveta Benesova, n.º 116 do ranking mundial, na 1.ª ronda. O quadro principal arranca na próxima segunda-feira.
Neuza Silva é a terceira portuguesa a participar no Open da Austrália, ainda que na fase de qualificação, depois de Deborah Fiuza, em 1974, - cedeu na 1.ª ronda do quadro principal - e de Frederica Piedade, em 2005, - ficou-se pela 1.ª ronda do qualifying - , é agora a vez da portuguesa mais bem classificada no ranking mundial (206.ª WTA) lutar por um lugar no quadro principal do Slam de Melbourne.
In: FPT

7 de janeiro de 2008

ITF $ 10.000 Albufeira ATP

É já na próxima semana que se disputa o 1º torneio ITF em Portugal, em Albufeira.
Falaremos, por certo, do dito lá mais para o final da semana mas fica, para já, o apontamento que na lista de inscritos não consta, repito, não consta, qualquer português.....

Ranking do Blog

Dado que só Barbara Luz jogou na 1ª semana de 2008, ela é a natural líder do ranking do blog, com 30 pontos conquistados, 10 pela meia final e 20 por ter vencido a 3º CS do torneio nos quartos de final.
Para a semana a jovem conimbricense já deverá ter companhia mas, por uma semana, é a estrela da companhia.

Rankings Juniores

Na tabela ITF, em masculinos, Gastão Elias mantem a 6ª posição, seguido de Martim Trueva em 140ª, Miguel Almeida em 147ª e bem longe, por Francisco Franco Dias em 820ª e Francisco Charters em 887ª.
Em femininos, Michelle mantem a liderança do pelotão português, na 19ª posição, seguida de Demi Rodrigues em 330ª e de Barbara Luz, que nem um meteorito, já está na 611ª posição do ranking mundial.
Filipa Correia e Maria João Koehler fecham o Top mil feminino no que a tenistas lusas diz respeito.

Rankings

Os lugares das portuguesas no ranking WTA quase não sofreram alterações esta semana. Neuza Silva continua a encabeçar a lista mantendo-se no 206.º lugar seguida por Michelle Brito em 296.º.
A única alteração da semana é protagonizada por Frederica Piedade que subiu uma posição encontrando-se agora no 300.º posto do ranking mundial.
Na primeira actualização do ano a tabela dos portugueses cotados no ranking ATP não sofre grandes alterações. Frederico Gil, no 141.º lugar continua a liderar mantendo uma considerável distância do segundo português mais bem cotado no ranking mundial – Leonardo Tavares (513.º).
Em 3º lugar está Gastão Elias (637.º), seguido de Rui Machado (732.º), João Sousa (952.º), Frederico Marques (1122.º), Gonçalo Nicau (1268.º) e Pedro Sousa (1484.º).
In: FPT

ITF $ 25.000 Tampa Bay WTA

Frederica Piedade já conhece a sua adversária na 1ª ronda deste torneio inaugural do circuito ITF Feminino em 2008 e saiu-lhe a fava, defrontando a russa Ksenia Pervak, WTA 308 e actual nº14 do ranking mundial de júniores.
Em pares, Piedade fará dupla com a argentina Esperon e defrontam a dupla Dabrowski do Canada e Rao da India.
Boa sorte para a Frederica, ela que inicia aqui um périplo por alguns torneios americanos, tendo prescindido da participação na FED Cup.

ITF $ 10.000 Wesley Chapel - USA - ATP

Gastão Elias abre as hostilidades em 2008 num torneio perto de " casa", disputando o quadro principal deste future de $ 10.000 de prize-money.
Na 1ª ronda o jovem luso defronta o canadiano Roman Pokrajac, ATP 574, um jovem de 20 anos que practicamente só joga no continente americano.
Em caso de vitória, Gastão pode muito bem encontrar o 2º CS do quadro, o sérvio Bozoljac.

Qatar ITF Junior Open 2008 G5

Barbara Luz abriu o ano internacional para o ténis luso e, para amostra, promete coisas no minimo interessantes para 2008.
No final de 2007 a jovem tenista de Coimbra, agora orientada por Gonçalo Portas, tinha passado quase um mês na Africa profunda, disputando alguns torneios de final de época que lhe permitiram subir mais de 1000 lugares no ranking ITF.
Com a limpeza de final de ano, Barbara tinha entrado no Top 800 e aproveitando esse facto, surgia aqui, no Qatar, como 6ª CS da competição.
Tanto em singulares como em pares, Barbara Luz chegou às meias finais, perdendo ambas com a CS nº1 da competição .
Para Barbara significa mais uma subida de 160 lugares e o Top 500 ali tão perto e aguardamos ansiosamente a participação de Barbara Luz nos torneios europeus, onde o nível tenistico será, seguramente , mais apertado, ainda que de igual importância pontual.
Parabéns Barbara.

6 de janeiro de 2008

A aventura musical do nosso amigo Bruno Ávila

Já por aqui escreveu e sobre causa nobre e não podíamos de deixar de dar o nosso pequeno contributo para internacionalizar os açorianos SemprAleste, liderados pelo mítico Bruno Ávila, rosto da comunicação do CTS Miguel, nos Açores.
Estão à vontade para comentar, que o Bruno tem grande poder de encaixe. De qualquer das formas, quando os meninos andarem nas MTV's desse mundo, não se podem esquecer que foi aqui que viram o video pela 1ª vez....



A Blogmania tenistica anda no ar...

De uma assentada, convidamos os nossos leitores a visitar dois novos espaços sobre o ténis, na blogosfera, um mais comercial e outro que, acredito eu, é uma nobre homenagem a este blog, pelo menos pela parecença do nome.
http://tenisportugues1.blogspot.com/ : o nosso amigo Júlio Andrade , acérrimo defensor da poupança de energia ( o blog em tons de preto é uma ideia genial ) reconhece que o nome do link não é muito original ( lol ) mas promete mudar logo que lhe surja outro nome diferente . Força Júlio, qualquer coisa é só apitar....
http://www.ferfiltenis.blogspot.com/ : site dedicado a questões comerciais mas mantendo o leitor informado das coisas que normalmente não se fala quando se fala de ténis: do equipamento. Eis uma óptima oportunidade de ficarmos todos mais esclarecidos sobre cordas, raquetes e afins. Desejo ao Fernando Filipe a melhor sorte do mundo e 10% de desconto na minha 1ª compra....

JBGroupClassic 2008

Michelle Brito (296.ª WTA), que teve como parceira a russa Elena Dementieva (11.ª WTA), cedeu, ontem, em Hong Kong, na final de pares do torneio de exibição JB Group Classic, frente à dupla Venus Williams (Estados Unidos, 8.ª WTA) / Caroline Wozniacki (Dinamarca, 60.ª WTA), por duplo 4/6.
Depois da presença neste torneio de exibição, juntamente com algumas das melhores tenistas da actualidade, Michelle deverá fazer a estreia oficial, em 2008, no torneio de 25 mil dólares - Surprise, Az, nos Estados Unidos, cujo quadro principal arranca a 14 de Janeiro.
In: FPT