Pesquisar neste blogue

12 de janeiro de 2008

Les Petits As - ETA sub-14, Cat. 1

João Barra, Vasco Mensurado, e Frederico Silva em masculinos, Patricia Martins e Joana Valle Costa em femininos, são os distintos tenistas lusos que defenderão o nome de Portugal naquele que, provavelmente, será o mais conceituado torneio de sub-14 no Velho Continente, o torneio Les Petits As, que se realiza todos os anos, na abertura do ano civil, na localidade de Tarbes, em França.
Chamado por muitos o Mundial de sub-14, conta este ano com a presença estreante de Frederico Silva e Joana Valle Costa, duas das maiores promessas do ténis juvenil em Portugal.
Curiosos estaremos também sobre a prestação do João, do Vasco e da Patricia, estes já mais batidos nestas andanças.
O torneio realiza-se na última semana de Janeiro e dele iremos dar conta aqui, no vosso blog de sempre....

31 comentários:

  1. Será que neste escalão não haverá jogadores e jogadoras que talvez tenham mostrado algo mais que os seleccionados? A ver vamos as suas prestações....que sinceramente espero que nos orgulhem

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente parecem-me os nomes mais adequados e não me parece que outros conseguissem fazer melhor do aquilo que este grupo poderá fazer.

    ResponderEliminar
  3. a beatriz coelhor ou sofia araujo parecem jogadoras bem mais adaptadas a estas andanças do que a menina chorona.

    ResponderEliminar
  4. A chorona , mesmo chorona lá vai ganhando.
    Tomara muitas meninas de 12 anos terem a garra e jogarem como ela.
    Mas eu gosto muito de a ver jogar mesmo a chorar.

    ResponderEliminar
  5. Deduzo que a menina chorona seja a Joana Valle Costa. Para além de chorona é uma grande mal criada, e o que me choca é ver as figuras que faz, a levar warnings, a insultar as adversárias, tudo isto com Treinador e Pai a assistir, impávidos e serenos, como vi quando perdeu com a Djessica Bezerra no A de Sub 14 do Estoril em Dezembro, que nem sequer se dignou a apertar a mão à adversária no final do jogo! Uma vergonha! Que ela joga bem, joga, agora o resto... A federação devia pensar bem se são atletas com atitudes destas que devem representar o País!

    ResponderEliminar
  6. Sim também concordo. para representar o país não basta jogar

    ResponderEliminar
  7. estes 2 ultimos anónimos deveriam ter visto o federer antes dos 19 anos.E tb deveria ter visto a final em estepona que a Joana jogou, para ver o q é q a adversária dela e todo o publico espanhol fizeram, e tb dveria ter visto os espanhois a jogarem no intercidades em monsanto no ano passado nos jogos de sub 14 e sub, tb deveria ter visto o Gastão Elias aos 12, 13, 14 anos e ainda agora no ultimo ano nos future em lagos,tb deveria ver a michele brito aos 9,10,11,12,13 e mesmo agora.
    Ninguem pode julgar o comportamento de um(a) atleta de competição sobretudo com 12 anos!!!!Já viu o q aconteceu ao Scolari ( com a Servia) com 60 anos e nem estava a jogar.Os bons treinadores e os bons Pais devem é falar depois dos jogos, não, durante,pq não é preciso ser psicologo para se saber q a mente nessa altura não ouve nada.
    Tentem pensar antes de escrever.
    E as adversárias que neste momento ainda ganham á Joana, ainda têm sorte de ela não conseguir ainda dominar esse ímpeto, pq qd conseguir coitadinhas dessas menina

    ResponderEliminar
  8. A Joana é uma grande atleta, muito trabalhadora, com muita garra e vontade de vencer. Tem um enorme potencial e uma pancada que a distingue de todas as restantes atletas, com uma ponta final incrível… e quem joga contra ela sabe do que estou a falar, infelizmente há poucas miúdas a jogar assim, porém não se esqueçam que esta miúda fez os doze anitos à pouco tempo e para tão tenra idade ninguém lhe pode tirar o mérito de jogar como joga. Alem disto não é nenhuma profissional em idade adulta portanto a sua formação está em pleno desenvolvimento, o que deixa uma margem para algo menos desejável que possa acorrer, e se num jogo ou noutro o seu comportamento não é o mais correcto para a pessoa A, B ou C, paciência, retirem-se! Ninguém tem o direito de julgar uma miúda desta idade, será certamente corrigida por alguém competente se for o caso recebendo formação e apoio nesse sentido. Se leva warnings, aí está um ponto a melhorar posteriormente, faz parte da evolução e quanto ao choro, isso não é para todos, também são poucos os que conseguem libertar ou exteriorizar a sua angustia por algo menos bom que ocorreu e jogar ao mesmo tempo e mesmo ganhar! A meu ver quem deve representar o país é realmente quem joga ténis com a força desta miúda. Ficou mais que provado no intercidades que ocorreu em Monsanto que os meninos(as) delicados e bem comportados do ténis nacional ficaram a perder em relação à agressividade dos Espanhóis e também à sua “Má Educação” como dizem. E como o anónimo anterior disse, em Estepona, qualquer uma florzinha do nosso ténis se amedrontava com o panorama em que a Joana Jogou, e ganhou. Tudo é necessário na sua devida medida se por vezes há um ou outro excesso, vamos corrigi-lo com mais trabalho. A Joana que não fique triste com os disparates e que continue o seu caminho com a coragem que tem tido até agora. Tomáramos nós em Portugal termos pelo menos 100 ou 200 choronas como esta! Um beijinho da tua amiga! És uma querida.Boa sorte em Tarbes.

    ResponderEliminar
  9. Quem dera ao anónimo das 14:18 ser por um dia,um dos malcriados do top 100 mundial.Eu gostava imenso.

    ResponderEliminar
  10. Segundo li algures por aí a Justine Henin não tinha mto bom feitío e está lá no seu melhor posto de top mundial. Cotuma-se dizer - anginhos só no céu! Beijocas Joana. Jogas muito miúda!

    ResponderEliminar
  11. Espero que a Joana, que tem realmente muito bom ténis, seja bem acompanhada depois dos jogos debatendo o seu comportamento, para que tal como esses casos de sucesso - Federer e Henin - acima citados, possa melhorar e ser um exemplo como é o Federer, pois é um campeão extremamente educado!
    No entanto, apesar da idade, e de acreditar que o Treinador ou Treinadores do clube que a Joana representa, falam com a Joana depois dos jogos, duas coisa são inegáveis: a Joana porta-se muito mal e joga muito bem. Ficava muito contente se conseguisse corrigir com a ajuda do Treinador(es) e dos Pais essa conduta, que digam o que quiserem, defendam como quiserem, ainda deixa muito a desejar! Entretanto tenho muita pena, não tenho nada contra ela, mas dos jogos que vi dela, impressionou-me tanto o bom ténis, como a falta de fair play a insultar entredentes as adversárias, não as cumprimentar no final, os choros, enfim...
    Que cresça, que aprenda a dominar o mau feitio, que seja mais educada, que mostre uma linguagem corporal mais positiva e aí teremos uma verdadeira campeã!

    ResponderEliminar
  12. resposta ao anonimo das 14.18 temos mta pena k pense assim mas esses comentarios ja ultrapassam o normal.ja parou para pensar k esta a ser de uma injustica brutal.a joana ultimamente tem tido jogos exemplares de conduta e por uma situacao esta a crucificar uma crianca de 12 anos sem ter direito de se defender e de uma cobardia total.vamos la ser adultos construtivos e deixar de dizer mal dos outros e olhar mos para ns proprios primeiro como seres humanos.assim este pais nao vai longe so se diz mal mal mal....ja chega e vamos la trabalhar para sermos um pais como deve ser....k raio de lazer k so sabem ver os defeitos dos outros e pior de criancas em formacao...

    ResponderEliminar
  13. O Federer é realmente um campeão Educado, mas não reza a história que da idade da Joana e já bem mais velho o fosse, ou seja, educado até já seria pois a educação vem do berço, mas sim temperamental enquanto jogador, num entando erro após erro foi construindo o que é hoje, mas como já foi dito, esta atleta ainda tem muito caminho a percorrer,não se preocupem que a miuda tem pessoas competentes para a ensinarem e aos poucos fazerem um bom trabalho. Não vamos estalar os dedinhos e eis que tudo se resolve, não é?Além disso não me parece nada bem falarem assim de uma miúda desta idade que até já nos deu algumas vitórias lá fora mesmo com a pouca experiência que dizem ter, ao seviço da selecção.

    ResponderEliminar
  14. Não é só a Joana que insulta entre dentes, se é que o faz como a anónima das 14:18 diz, mas basta encostar-se às redes de qualquer court num torneio e ouve das mais educadas meninas palavrinhas bem desagradáveis, não sei qual a razão de tanta revolta com a Joana? Não queiram tapar o sol com a peneira, porque uns mais introvertidos outros mais explosivos formam todos os atletas um bonito ramalhete de jovens em plena formação, giríssimos cada um com a sua personalidade. E já agora quem é quem para alterar a personalidade de alguém? Aqueles aos quais tentam tapar os seus erros, jamais evoluirão, não passarão da cepa torta pois são Perfeitos, aqueles a quem apontam mais o dedo, por exemplo neste caso, tenho a certeza que evoluirão.

    ResponderEliminar
  15. Não só por ser amiga dela, mas acho que ela merece ser vista! Ela tem um grande ténis! Pode ser chorona mas é trabalhora e lutadora!
    Todos nós sabemos que é um torneio dificil e ela vai dar o seu melhor!

    Ela pode ser assim agora mas quando for mais velha quem vai estar no top é ela!

    Vá miuda Boa sorte para lá e não ligues a que certos dizem!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. um adulto k tem a coragem de humilhar assim uma crianca em publico nao merece respeito de ninguem pois so prova k nao acredita na evolucao e depois isto nada tem a ver com educacao mas sim com emocao e isso tb se ensina a contolar. ja vi tantos adultos com de bem educados desmancharem se todos e mostrarem realmente quem sao.por isso o meu desprezo para kem fala assim de criancas e acho k todos nos ja demos demasiado valor a estes comentarios perturbados de uma pessoas pouco lucida e k esta eskecida k tantas pedras manda k um dia......la vao elas para a sua cabecinha tonta..deixem la a crianca k tem um potencial elevadissimo e deixem o treinador e tds os k o rodeiam educarem na a contralar as suas emocoes pois por akilo k conheco da joana e uma miuda muito kerida intelegentissima para a idade e temperamental mas se ela usar isso no jogo tanto melhor.deeem tempo ao tempo e deixem se de fantasias pois e muito feio falarem se assim de criancas.e sao estes adultos k nos temos e uma triteza.deixem a joana em paz e concentrem se no melhor da vida k e as criancas...............

    ResponderEliminar
  17. Aos pais da Joana um enorme abraço.
    A vossa filha é uma querida, lido com ela quase que diariamente e nunca me faltou ao respeito. Em jogo é temperamental o quanto necessário para quem ambiciona algo mais do que ganhar um torneio aqui e outro acolá, sobretudo é uma miúda emotiva de sentimentos à flor da pele, transparente e genuína.
    Muitos dos cumprimentos dos atletas em geral, no fim dos jogos, são uma autêntica farsa, pois muitos deles apertam a mão do adversário e ao mesmo tempo dizem quase que em surdina, pois não vá alguém ouvir, o que querem. Não me parece que miúdos como a Joana se dêem a esse trabalho se estão desapontados, pois sinceramente preferem não o fazer esquecendo-se porem, na sua ingenuidade, dos olhares maldosos. Muitas vezes miúdas mais velhas e com mais experiência até no banco dizem algumas coisas desagradáveis ou até antes dos jogos começarem…para intimidarem as mais novas.
    Rita os teus filhos são fantásticos, com capacidade de trabalho incrível, responsáveis, com carácter e personalidades excelentes. Vocês são uns óptimos pais, continuem a semear com sabedoria colhendo com paciência!
    E já agora para finalizar “gostaria que acreditassem que os jovens que mais decepcionam hoje poderão ser os que mais alegria darão no futuro. Basta investir neles.” Do livro Pais Brilhantes professores fascinantes de Augusto Cury, já agora aconselho.
    A vossa amiga das castanhas. Beijocas.

    Um abraço também ao Pedro Felner, que demonstra sabedoria e bom senso ao reconhecer o valor dos atletas pelo seu trabalho, pelo qual passo a ter uma maior simpatia do que até então.

    ResponderEliminar
  18. sou psicologa de vez em quando vou com o meu sobrnho aos de tenis e por acaso vi um jogo desta menina com a patricia martins no qual ela se portou exemplarmente e com um tenis elevadissimo'nem sabia que ela tinha 12 anos.e de uma crueldade o que este anonimo diz e expos as suas opinioes.nao ,nao e assim, problema aki nao e a joana mas sim mais vasto que nao vou perder tempo a aprofundar.vou sim e mandar uma mens a joana .se por acaso os teus pais nao te impediram de ler isto(que era o melhor)entao digo te que isto se chama critica destrutiva de um adulto que nao esta lucido no qual deves pensar,falar com os adultos que te rodeiam e formam e depois deita no caixote do lixo'e claro joana que a quem tenha de trabalhar a direita'pes'esquerda etc'tu que tens um bom tenis essa garra toda desliga te do espaco exterior e trabaha a tua mente.as vezes o proprio advessario ou o publico mexem connosco por alguma razao e faz com que nos desfocalizemos do principal e nao damos o nosso melhor.e isso que tens de trabalhar.pelo o que sei e tenho observado tens um excelente treinadot e uns pais muito equilibados eles certamente te irao ajudar.nao penses nos outros.nao queiras fazer tudo de ma vez+o desporto e uma licao de vida.garra joana e nao te esqueca a crueldade faz parte desta sociedade e tambem tens que aprender a viver com isso..
    para o anonimo isto nao e ma educacao amuitos livros que deveruia ler'contactar com criancas in loco e aprender....
    isto aprende se no campo,na vidaq com muitas experiencias....
    e a vida..
    emocoes adrenalina.....pode comecar por aqui...
    ou sera que nunca pisou o risco?...
    as vezes os mais calados sao os piores em adloscentes sabia?
    a raiva frustacao fica acumulada interiormente e explode na idade critica de muitas formas....e nas meninas e bem mais cedo.....e mais facil educar umajoana pois sabe se o k vai la dentro...do ao contrario....

    ResponderEliminar
  19. Fico contente que a Joana tenha tanto apoio! Estou certo, que com tanto apoio, de pessoas tão qualificadas, a Joana corrigirá essa conduta menos feliz muito mais depressa. Que fique bem claro, que não estou a crucificar ninguém. Fiz este comentário sobre a Joana, que como outros jovens atletas, porta-se mal, é um facto, como faria sobre outro qualquer. Há muitos outros jovens que têm a mesma vontade de ganhar, e não se comportam assim. No entanto, está visto que a Joana vai corrigir esses maus comportamentos, de certeza! De qualquer maneira, mantenho a opinião, quem não se sabe comportar no court não deve representar a selecção nacional seja ele quem for. Espero que a Joana se torne uma grande campeã em todos os sentidos!
    Parece que para dar a opinião em Portugal só pode ser elogios? A Joana tem tudo para ser uma grande jogadora, mas AINDA não se porta bem, que para mim está incluído no conceito de Campeã! É grave apregoar que nas selecções só devem estar os melhores exemplos? Escrevi isto no outro post e pareceu-me que fui claro "Ficava muito contente se conseguisse corrigir com a ajuda do Treinador(es) e dos Pais essa conduta, que digam o que quiserem, defendam como quiserem, ainda deixa muito a desejar! Entretanto tenho muita pena, não tenho nada contra ela, mas dos jogos que vi dela, impressionou-me tanto o bom ténis, como a falta de fair play a insultar entredentes as adversárias, não as cumprimentar no final, os choros, enfim...
    Que cresça, que aprenda a dominar o mau feitio, que seja mais educada, que mostre uma linguagem corporal mais positiva e aí teremos uma verdadeira campeã!"
    Cumprimentos a todos e muita sorte para a Joana que bem vai precisar se quer ter sucesso no ténis!

    ResponderEliminar
  20. nao vale a pena este anonimo so ve o k lhe convem.a joana tem melhorao a olhos vistos ela so ve o mal.basta de comentarios estupidos pode fazer se criticas sem humilhar as criancas.o ponto aqui e muito mais complexo para este anonimo.basta.ja vi injusticas bem maiores no tenis e nao houve tanto alarido.vamos mas e trabalhar e deixar de tanta parvoice pois quando se mexe tanto num assunto sem se dar a cara so vem a frustacoes dos adultos ao de cima.ja se viu que este anonimo nao gosta dela e pronto.nao respondam mais estamos a dar trele para que?assim isto nunca mais acaba e quem se magoa sao as crianca.este pessoal ta mesmo doente de mediatismo!pobres jovens na mao destes adultos'por isso e tantos jovens deixam o tenis em portugal!tanto patriotismo agora porque'NEM COM OS MAIS VELHOS EU TENHO VISTO ISTO!que vergonha

    ResponderEliminar
  21. o anonimo que nao gosta da joana deve estar sempre on line portanto adora escrever e nota se que tem muita raiva e pouco fair play.deve haver algo mais....mas tou de acordo ja chega coitada da joana
    mudemos de assunto todos

    ResponderEliminar
  22. este anonimo quer a forca dizer mal da joana ta bem claro
    acabemos com isto nao e nada moral podemos prejudicar qualquer crianca seja joana ou outra que leia isto
    e um pessimo exemplo
    e como as revistas cor de rosa e paradeitar a reputacao abaixo
    que vergonha falar assim de uma crianca

    ResponderEliminar
  23. este adulto tb devia dominar a raiva que tem do sistema e desta menina
    devia ser proibido falar assim das criancas em publico

    ResponderEliminar
  24. eu ate acho que este anonimo nao sabe escrever esta sempre a dizer o mesmo mas por outras palavras.e uma fixacao

    ResponderEliminar
  25. Joana Valle Costa è sem duvida uma excelente jogadora mas não vale a pena tapar o sol com uma peneira pois só quem não viu ela jogar é que não sabe que há aspectos a serem corrigidos rápidamente pelos seus treinadores e pais pois caso contrário ela terá algumas desilusões.

    ResponderEliminar
  26. claro que tem de corrigir mas ta tudo maluco ou que?tenho visto muitas meninas de bem fazerem pela calada e por aqui se ve como sao os adultos s falam por escrito e bem mais comodo tao dar mto valor a joana ainda bem senao nao se falava tanto dela

    ResponderEliminar
  27. meu deus a criancas tem acessoaiso e de uma maldade estrondosa o todos vos estao a fazer tenho uma profunda vergonha de todos vos
    e desilusao porque?se ea nao for tenista aprende a mesma mta coisas sobre a vida a controlar se por exemolo
    o desporto nao serve so para ser campeao entao no tenis que e super diicuil ou quase impossivel num pais tao pobre
    o gastao e michelle e que fizeram bem so indo embora la a milhoes e nao a tempo para estas picardias
    meu deus que pobres que nos somos de espirito.esta menina tao pequenina vai ter de lidar com tanta maldade pois deus queira que ela seja uma grande mulher
    nao interessa no tenis ou noutra coisa
    quem fez isto ta habituado a dar cabo da reputacao das pessoas por escrito
    assim e muito facil e muito comodo
    com criancas de 12 anos

    ResponderEliminar
  28. Somos adultos nao crianças!
    Voçes é que parecem crianças de 7 anos...
    Vamos mas é dizer BOA SORTE a Joana e aos restantes!

    Boa Sorte Joana, Patricia, Vasco, Frederico e Joao!

    ResponderEliminar
  29. eskecem se k em portugal mesmo tendo muito dinheiro e dificil ser jogador de tenis.isti so se comente agora pk sao criancas de 12 13 14 anos pois kuando passarem para cadetes tudo isto desaparece porque gracas a deus eles sao mais lucidos e tem os pes bem assentes na terra.a milhoes a jogarem tenis em todo o mundo e corrupcao da grossa como ja se provou.
    la fora a mil miudas bem piores k esta treinadores a meterem se pais etc ve se mesmo k nao conhecem a realidade
    la fora e o salve se kem puder
    vao ver e deixem se de hipocrisias
    ve se mesmo k nao saem daqui da aldeia.
    isto e so para destabilizar o k escrevem aki mas acho que desta vez nao vai resultar
    deixem se actos heroicos porque os portugueses nao tem nada disso ate bem pelo contrario nunca dao a cara
    tem toda a razao boa sorte aos meninos e meninas apesar de tds nos sabermos que e um torneio muito forte e nao temos hipoteses da para els conhecerem a realidade e talvez os motive a trabalharem mais embora saibamos que em portugal e muito dificil.comeca logo pela falta de ajudas apoios profissionalismo e o facto de a nossa galinha ser melhor que a outra,so querem um bom assim nunca vamos fazer tenistas.deixem as criancas terem experiencias e nao falem mal de ninguem pelas costas k e mto feio
    desilusoes duvido k haja por akele lado apesar dela ter uma tenra idade tem quem lhe mostre a realidade.
    e uma familia mto realista nao sonha sem ter bases

    ResponderEliminar
  30. sou amiga da joana e axo k voces sao uns cotas horriveis .eu tb jogo e digo mto pior k el.nao sou e infantil e digo sem ninguem ver.toda a gente faz isso.
    eu nao vou jogar mais este desporto fatela onde os cotas so falam de nos.a meninas ai bem piores e com a escola toda.
    nao jogo mais k horror

    ResponderEliminar
  31. Vou começar por dizer que se voces dizem qeu a Joana se porta mal em campo, reparem na figura ridicula que estao a fazer! educação ? nem assinar os comments têm coragem. Façam comentarios construtivos, que valam a pena. Estao se a ridicularizar aos olhos dos outros.
    Conheço a Joana ha muito tempo e o irmao dela, e posso-vos dizer que a força qeu eles têm é incrivel.
    Joaninha, sei perfeitamente que es o orgulho de muita gente, e sei que te esforças imenso e que lutas. Nao te preocupes, chorar e a melhor forma de nos expressarmos. e voces se nao choram e porque nao têm sentimentos e se choram escondidos e porque tem vergonha de admitir quem sao.
    Se choras quando perdes é optimo, é porque nao estas contente.
    Acredita que vale a pena todo esse esforço, e que estes comentarios todos sao so inveja. e posso-vos dizer que a inveja nao tira a dor. Por isso parem de criticar miudos de 10, 11, 12, 13 anos. E olhem para voces. Se dao assim atnta importancia a joaninha é porque ela realmente vos afecta. por isso Joana, continua. Tens todo o meu apoio. FORÇA MIUDAA! (deixa-os perderem tempo aqui a comentarem, enquanto tu continuas a treinar para continuar a ser a melhor).

    ResponderEliminar